Sie sind auf Seite 1von 2

IMPACTOS EOLICA Os equipamentos de pequeno porte tm impacto ambiental geralmente desprezvel.

J os impactos ambientais de parques elicos podem ser classificados em: Uso da terra em parques elicos as turbinas devem estar suficientemente distanciadas entre si para evitar a perturbao causada no escoamento do vento entre uma unidade a outra. Estes espaamentos devem ser no mnimo de 5 a 10 vezes a altura da torre. Contudo a rea do parque pode ser aproveitada para produo agrcola ou atividades de lazer; Rudo as turbinas de grande porte geram rudo audvel significativo, de forma que existe regulamentao relativa sua instalao na vizinhana de reas residenciais.Entretanto, nas turbinas mais modernas o nvel de barulho tem sido reduzido. O rudo proveniente de duas fontes: o prprio fluxo de ar nas ps e os mecanismos (gerador, caixa de reduo); Impactos visuais as ps das turbinas produzem sombras e/ou reflexos mveis que so indesejveis nas reas residenciais; este problema mais evidente em pontos de latitudes elevadas, onde o sol tem posio mais baixa no cu. Dentre outros parmetros que se podem relacionar so: o tamanho da turbina, seu design, nmeros de ps, cor e nmeros de turbinas em uma fazenda elica. As mquinas de grande porte so objetos de muita visibilidade e interferem significativamente nas paisagens naturais; por isso podem existir restries sua instalao em algumas reas (por exemplo, em reas tursticas ou reas de grande beleza natural); Aves em fazendas elicas ocorre mortalidade de aves por impacto com as ps das turbinas (acredita-se que os animais no conseguem enxerg-las, quando esto em movimento), por isso no recomendvel a sua instalao em reas de migrao de aves, reas de reproduo e reas de proteo ambiental. Interferncia eletromagntica esta acontece quando a turbina elica instalada entre os receptores e transmissores de ondas de rdio, televiso e microondas. As ps das turbinas podem refletir parte da radiao eletromagntica em uma direo, tal que a onda refletida interfere no sinal obtido.

Utilizao do terreno Os parques elicos tem a vantagem de permitirem que o terreno ocupado seja utilizado para outros fins, agrcolas por exemplo, no entanto no devemos esquecer que a implantao de obstculos ou o aumentos da rugosidade do terreno implica uma diminuio da produo do parque. De uma forma geral a instalao de parques elicos no afecta significativamente o habitat natural. A rea ocupada por um parque elico no excessiva quando comparada com outros tipos de aproveitamentos (hdricos por exemplo). A relao entre a rea varrida pelas ps e a potncia dos aerogeradores de aproximadamente 3 m2/kW. Como exemplo, podemos observar que um aerogerador de 500 kW ter um comprimento de ps de aproximadamente 21 m. Estudos aerodinmicos comprovam que os aerogeradores devem estar distribudos pelo terreno de forma que o funcionamento de cada aerogerador no seja afectado pelas perturbaes aerodinmicas dos aerogeradores vizinhos. Estes factos implicam que a disposio dos aerogeradores respeite uma distncia mnima entre eles de 5 vezes o comprimentos das ps. Assim, como regra prtica podemos admitir que a rea requerida por um parque elico de 0.08 a 0.13 km2/MW (8-13 MW/km2). Emisso de rudos. A emisso de rudos nos aerogeradores devida ao funcionamento mecnico e ao efeito aerodinmico. Para aerogeradores com dimetro do rtor superior a 20 m os efeitos aerodinmicos so os que mais contribuem para a emisso de rudos.

Os rudos emitidos pelos aerogeradores decresce entre os 50dB junto ao aerogerador e os 35dB a uma distncia de 450m. Os efeito fisiolgicos, sobre o sistema auditivo, e a afectao de diferentes funes orgnicas apenas sentida a partir dos 65dB. No entanto, valores mais altos que 30 dB podem provocar efeitos psquicos sobre o homem sendo o nvel de rudo recomendvel inferior a 40 dB. O rudo de 40 dB corresponde a uma distncia dos aerogeradores de 200 m. Sendo esta a distncia entre aerogeradores e habitaes respeitada na Europa. Impacto visual Os modernos aerogeradores, com alturas das torres de 40 m e comprimento das ps de 20 m, constituem obviamente uma alterao visual da paisagem. O impacto visual muito difcil de avaliar. No entanto, existem alguns efeitos incomodativos que podem ser contabilizados tais como: o efeito de sombras em movimento e reflexes intermitentes. O primeiro pode ser evitado com uma correcta planificao do parque. O efeito das reflexes intermitentes, devidas incidncia do sol sobre as ps em movimento, pode ser evitado utilizando pinturas opacas. Pintar os aerogeradores com as cores da paisagem uma boa soluo para minimizar o impacto visual. Por vezes nas proximidades de instalaes militares sugerida uma pintura de camuflagem para evitar que os aerogerados constituam pontos de referncia. Balano Energtico A energia gasta para produzir, instalar e para operao e manuteno de um aerogerador tpico produzida por esse mesmo aerogerador em menos de meio ano. Este facto torna a energia elica numa das energias mais atractivas em termos de planeamento energtico mundial. Aves Em alguns casos de parques localizados em zonas de migrao de aves, tais como Tarifa no sul de Espanha, tem-se observado um elevado numero de aves mortas pelo movimento de rotao das ps. No entanto, estes incidentes no constituem um caso srio na grande maioria dos parque. A forma de evitar estes incidentes uma correcta planificao na localizao dos parques evitando as rotas de migrao. Interferncias electromagnticas Os aerogeradores, em alguns casos podem reflectir as ondas electromagnticas. Isto implica que podem interferir e perturbar sistemas de telecomunicaes. Estas interferncias no so significativas. No entanto, necessrio efectuar estudos mais detalhados quando o parque se situa junto de aeroportos ou de sistemas de retransmisso. Segurana Quanto a segurana das pessoas, tem-se verificado que os sistemas elicos esto entre os sistemas de produo de energia elctrica mais seguros. tendo sido registrados apenas casos raros de pessoas feridas por pedaos partidos das ps ou por pedaos soltos de gelo.

Das könnte Ihnen auch gefallen