Sie sind auf Seite 1von 2

Educar o educador

Jos Manuel Moran


Especialista em mudanas na educao presencial e a distncia

Texto inspirado no captulo primeiro do livro: MORAN, Jos Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediao Pedaggica. 16 ed. Campinas: Papirus, 2009, p.12-17

Aprender a ensinar Um dos eixos das mudanas na educao passa pela transformao da educao em um processo de comunicao autntica e aberta entre professores e alunos, principalmente, incluindo tambm administradores, funcionrios e a comunidade, principalmente os pais. S vale a pena ser educador dentro de um contexto comunicacional participativo, interativo, vivencial. S aprendemos profundamente dentro deste contexto. No vale a pena ensinar dentro de estruturas autoritrias e ensinar de forma autoritria. Pode at ser mais eficiente a curto prazo - os alunos aprendem rapidamente determinados contedos programticos - mas no aprendem a ser pessoas, a ser cidados. Com ou sem tecnologias avanadas podemos vivenciar processos participativos de compartilhamento de ensinar e aprender (poder distribudo) atravs da comunicao mais aberta, confiante, de motivao constante, de integrao de todas as possibilidades da aula-pesquisa/aulacomunicao, num processo dinmico e amplo de informao inovadora, reelaborada pessoalmente e em grupo, de integrao do objeto de estudo em todas as dimenses pessoais: cognitivas, emotivas, sociais, ticas e utilizando todas as habilidades disponveis do professor e do aluno. Cada um de ns professores/pais colabora com um pequeno espao, uma pedra, na construo dinmica do "mosaico" sensorial-intelectual-emocional de cada aluno. Ele vai organizando continuamente seu quadro referencial de valores, idias, atitudes, a partir de alguns eixos fundamentais comuns como a liberdade, a cooperao, a integrao pessoal. S podemos educar para a autonomia, para a liberdade com autonomia e liberdade. Uma das tarefas mais urgentes educar o educador/pai para uma nova relao no processo de ensinar e aprender, mais aberta, participativa, respeitosa do ritmo da cada aluno, das habilidades especficas de cada um. importante termos educadores/pais com um amadurecimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organizar a aprendizagem. Pessoas abertas, sensveis, humanas, que valorizem mais a busca que o resultado pronto, o estmulo que a repreenso, o apoio que a crtica, capazes de estabelecer formas democrticas de pesquisa e de comunicao.

Aprender a ensinar
S podemos ensinar at onde conseguimos aprender. E se temos tantas dificuldades em ensinar, entre outras coisas, porque aprendemos pouco at agora. Se admitssemos nossa ignorncia quase total sobre tudo - tanto docentes como alunos - estaramos mais abertos para o novo, para aprender. Mas ao pensar que sabemos muito, limitamos nosso foco, repetimos frmulas, avanamos devagar.

Sabemos muito, mas no sabemos o principal. Temos conhecimentos pontuais, mas nos falta o referencial maior, o que d sentido ao nosso viver. Por que e para que aprendemos? Quando s temos objetivos utilitaristas - como conseguir um diploma, um emprego, ganhar dinheiro - isso concentra nossos esforos, mas estreita nosso raio de viso, de percepo. Temos vises parciais, que se constroem com dificuldade e esto inseridas numa dinmica informativa voltil. Se aceitamos isso profundamente e com confiana, poderemos comear a procurar com menos ansiedade, a intercambiar nossas pequenas descobertas, a estarmos mais atentos a tudo, a no acreditar em verdades dogmticas, simplistas. Perceberemos que a realidade muito mais complexa do que as explicaes cientficas e que, ao mesmo tempo, iremos apoiandonos na cincia para avanar a partir dela sem cair em explicaes sem consistncia. Ensinar no s falar, mas comunicar-se com credibilidade. falar de algo que conhecemos intelectual e vivencialmente e que, pela interao autntica, contribua para que os outros e ns mesmos avancemos no grau de compreenso do que existe. Ensinaremos melhor se mantivermos uma atitude inquieta, humilde e confiante com a vida, com os outros e conosco, tentando sempre aprender, comunicar e praticar o que percebemos at onde nos for possvel em cada momento. Isso nos dar muita credibilidade, uma das condies fundamentais para que o ensino acontea. Se inspirarmos credibilidade, poderemos ensinar de forma mais fcil e abrangente. A credibilidade depende de continuar mantendo a atitude honesta e autntica de investigao e de comunicao, algo no muito fcil numa sociedade ansiosa por novidades e onde h formas de comunicao dominadas pelo marketing, mais do que pela autenticidade. S pessoas livres - ou em processo de libertao - podem educar para a liberdade, podem educar livremente. S pessoas livres merecem o diploma de educadoras. Necessitamos de muitas pessoas livres na educao que modifiquem as estruturas arcaicas, autoritrias do ensino. S pessoas autnomas, livres podem transformar a sociedade.

Das könnte Ihnen auch gefallen