Sie sind auf Seite 1von 6

A LNGUA DE SINAIS

Uma das crenas da lngua de sinais que ela universal. Nas comunidades de lnguas orais cada pais tem sua prpria lngua e com a lngua de sinais no diferente cada pais possui uma lngua de sinais, por exemplo, a lngua de sinais japonesa, lngua de sinais americana, etc. Em qualquer lugar que haja surdos interagindo haver a lngua de sinais, universal o impulso dos indivduos para a comunicao e, no caso dos surdos esse impulso sinalizado, por isso a lngua dos surdos no pode ser considerada universal, pois no utilizada da mesma maneira por todos os surdos de todas as sociedades ela varia de acordo com o pas. A lngua de sinais dos surdos natural, pois evolui como parte de um grupo cultural do povo surdo. So consideradas artificiais as lnguas estabelecidas por um grupo de indivduos com algum propsito especfico. Exemplo: esperanto e o gestuno so exemplos de lnguas artificiais, cujo objetivo estabelecer comunicao internacional, um tipo de lngua auxiliar. Sobre a Gramtica da lngua de sinais importante saber que o reconhecimento lingustico tem marca nos estados descritivos do lingustico americano William Stokoe em 1960, e neste mesmo ano desenvolveu-se uma teoria de lngua em que as estruturas e categorias gramaticais podiam ser associadas a padres lgicos universais de pensamento Stokoe descreveu os nveis fonolgicos e morfolgicos da lngua americana de sinais que so: configurao de mo; ponto de articulao e movimento. Na dcada de 1970 os linguistas Robbin Battison e Edward S. Klima conduziram os estudos da gramtica mais aprofundados sobre a gramtica descrevendo um quarto parmetro: a orientao da palma da mo. Ficou demonstrado que dois sinais com os mesmos outros trs parmetros iguais, poderiam mudar de significado de acordo com a orientao da palma da mo, e esse contraste recebe o nome de par mnimo, onde a orientao da palma da mo faz a distino de significado, sendo validada, portanto, com mais de um parmetro. Vrios verbos fazem a flexo verbal dependendo da orientao da palma da mo. Os sinais tambm podem ser realizados com uma ou duas mos. A configurao de mo diz respeito forma da mo e a orientao da palma da mo indica que o sinal tem direo e que sua inverso, em alguns sinais, pode alterar o significado do sinal. A locao refere-se ao lugar, podendo ser realizado em alguma parte do corpo como, por exemplo, em frente o queixo. O movimento pode ou no estar presente nos sinais. As mos no so o nico veculo usado nas lnguas de sinais para produzir informao lingustica, os surdos fazem uso extensivo de marcadores no manuais como, por exemplo: traos de lnguas orais, entonao, velocidade, ritmo, sotaque, expresses faciais (movimento de cabea, olhos, boca,

sobrancelha, etc.) so elementos gramaticais que compem a estrutura da lngua. Analisando esses parmetros percebemos que as lnguas orais e as lnguas de sinais so similares em seu nvel estrutural, ou seja, so formadas a partir de unidades simples que, combinadas, formam unidades mais complexas. As lnguas orais e de sinais se diferem quanto forma como as combinaes das unidades so constitudas. Enquanto as lnguas de sinais incorporam unidades simultaneamente, as lnguas orais tendem a organiz-las. As investigaes lingusticas apontam e descrevem a existncia de caractersticas lingustico-estruturais que marcam as lnguas humanas naturais. A crena ainda muito forte na sociedade ouvinte, de que a lngua de sinais dos surdos no tem gramtica est ancorada nas crena de que falamos a seguir: a de quedas no passariam de mmicas e pantomimas. Para demonstrar a diferena entre a mmica e os sinais Klima & Belluge conduziram um estudo onde foi constatado que houve uma simplificao e uma estilizao nos movimentos. Outra diferena entre pantomimas e mmicas que a pantomima faz com que veja o objeto e o sinal faz com que veja o smbolo convencionado para esse objeto. O pensamento de que a lngua de sinais mmica um preconceito muito grave, que vai alm da discusso sobre a legitimidade lingustica ou mesmo sobre quais quer relaes que ela possa ter ou no com a lngua de sinais. Tudo isso tambm esta ligado s ideias que muitos ouvintes tm sobre os surdos, uma viso de anormalidade, deficiente, mudo, etc. A lngua de sinais possui todas as caractersticas lingusticas da lngua humana natural. O canal comunicativo diferente que o surdo usa para se comunicar no anula a existncia de uma lngua natural, complexa e genuna como a lngua de sinais. Vale lembrar ainda que os surdos apresentam conceitos abstratos na lngua de sinais, podem expressar sentimentos, emoes e quaisquer ideias de sentimentos abstratos. A lngua de sinais pode tambm discutir filosofia, poltica, literatura, assuntos cotidianos, etc... alm de transitar por diversos gneros discursivos, cria poesias, faz apresentaes, etc. Existe uma crena em que a lngua de sinais considerada uma representao pantommica. Embora exista um grau elevado de sinais icnicos destaca-se que essa caracterstica no exclusiva da lngua de sinais. Alm disso, mesmo sinais mais icnicos tendem a se diferenciar de uma lngua de sinais para outra. Existe tambm a crena de que a lngua de sinais seriam mais conceituadas do que as lngua orais, mas na verdade todas as lnguas so conceituais, a diferena a formao de cada lngua pois a complexidade inerente a todas as lnguas humanas e naturais.

Os surdos foram privados de se comunicarem em sua lngua natural sculos. Vrios estudos tm apontado a dificuldade que os surdos tm para se comunicarem com a populao ouvinte. Em 1988 Padden & Humphries mostram que as escolas proibiam a lngua de sinas entre os surdos e foravam a fazer a leitura labial, quando eram pegos eram castigados fisicamente como, por exemplo, amarravam as mos dentro da sala. Por ser proibida a lngua de sinais eram usadas as escondidas, as pessoas visavam como um cdigo secreto era vista como algo extico, obsceno e extremamente agressivo j que era exposto o corpo demais ao sinalizar. Muitas das pessoas se confundem em pensar que a lngua de sinais o alfabeto manual. Mais no o alfabeto manual utilizado para soletrar manualmente as palavras, no uma lngua, e sim um cdigo de representao das letras alfabticas. Essa soletrao utilizada para nomes prprios, lugares, siglas ou algum vocabulrio no existente na lngua de sinais que ainda no tenha sinal, pois imaginam- se como seria entediante uma conversa tendo que soletrar. No Brasil, o alfabeto manual composto de 27 formatos incluindo o . Muitos podem pensar que a lngua de sinas mmica, ela tambm no igual a todos os pases nem inventada, so muitos as crenas entre a populao. No alfabeto manual britnico feito co as duas mos, isso depende de cada pas a configurao das mos. Tambm existe um alfabeto para surdos- cegos da mesma forma que o soletramento britnico usa para as duas mos com a diferena que precisam pegar na Mo do interlocutor para tatear o sinal. A lngua de sinais americana e brasileira tem sua origem na lngua francesa de sinais. Foi em 1855 que um surdo Francs chegou no Brasil com o apoio do imperador dom Pedro II para criar a primeira escola para surdos brasileiros.

A LIBRAS falada no Brasil apresenta uma unidade?


O sociolinguista Marcos Bagno faz uma bela discusso em torno da desconstruo de alguns mitos sobre a lngua portuguesa em seu famoso livro Preconceito lingustico - o que , como se faz, escrito em 1999. Segundo o pesquisador, o mito da UNIDADE LINGSTICA NO BRASIL o maior e mais srio de todos, pois est presente no discurso no somente da populao, mas de ,muitos intelectuais .Portanto, dizer que todos os brasileiros falam o mesmo portugus uma inverdade, na mesma proporo em que se torna inverdade dizer que todos os surdos usam a mesma LIBRAS. H pouco tempo atrs a lngua de sinais era considerada uma lngua sem escrita. A ideia de representar as lnguas de sinais remete-nos ao primeiro encontro de pesquisadores, nos Estados Unidos, organizado por Judy Shepard- kegl , e de um grupo de surdos adultos aprende a escrever os sinais de acordo com o SignWriting. Para muitos ouvintes que desconhecem a carga semntica dos termos: surdo, surdo-mudo e deficiente auditivo remetem , utilizam-se termos como deficiente, por entender que seria o termo correto e no a palavra por entender como um desrespeito ao surdo.

A interpretao na LIBRAS tem tido uma importante representao na interao entre surdos e ouvintes , pois na grande maioria os intrpretes mantm um maior contato com a lngua de sinais a partir de laos entre famlias , esta interao oferece ao surdo maior convvio social. Outro ponto de suma importncia e esclarecimento a ideia que temos e que os surdo vivem no mundo do silncio, o barulho ou rudo perceptvel aos ouvidos , o barulho se e o silncio se transformam adquirindo uma outra verso a da viso,onde atravs de uma dinmica de objetos ou pessoas manifestadas em forma de movimentos e conversas e expresses faciais se torna perceptvel ao entendimento do surdo. o som no tem um significado inerente, mas pode ter uma mirade de interpretaes e selees . Padden & Humphries (1988:92) ser surdo em sua lngua e linguagem prpria Perlin(2004:72) vlido ressaltar que se respeitamos a lngua de sinais e o direito do surdo a ser educado em sinais, devemos tambm respeitar a ideologia e a vontade de outros surdos a tambm optar pelo aprendizado a oralizao da lngua portuguesa.

O surdo tem uma identidade e uma cultura prpria?


Sim. E este assunto muito discutido entre surdos e ouvintes em muitos ambientes sociais. A pesquisadora Karin Strobel desconstri a ideia de que existe a cultura dos surdos: Ao analisarmos sua historia, vemos que a cultura surda foi marcada por muitos esteretipos, seja atravs da imposio da cultura dominante, seja das representaes sociais que narram o povo surdo como seres diferentes. [...] Esta uma reflexo importante a ser feita atualmente, porque as metodologias citadas no foram criadas pelo povo surdo e sim por ouvintes. No digo que seja errado, o que quero dizer que essas metodologias no seguem a cultura surda... [...]. Na opinio do escritor, quando dito que o surdo tem Cultura Prpria exprimem a ideia de que de um grupo que precisa se distinguir da maioria ouvinte para marcar visibilidade. A principal caracterstica do surdo seu jeito de ser, sentir e se relacionar com o mundo. E a cultura do povo surdo visual. Ouve-se muito dizer, que uma pessoa muda pelo fato de no ouvir, mas isto mito. Em 1960, foi reconhecida a lngua de Sinais. A verdade que o surdo fala em uma linguagem prpria. Na escrita, pessoas surdas tm mais dificuldades no aprendizado, pois a Lngua Portuguesa tem uma grande relao fnica, que no dominada pelos surdos. E a insegurana to grande, onde a dificuldade fica maior. A quem acredite que, o surdo no aprende as matrias escolares por tem mais dificuldade do que ouvintes, mas, pode-se ressaltar que no uma questo de dificuldade, e sim de oportunidade, de que se estude em uma

escola onde reconhea as diferenas entre os alunos e proporcione professores especializados na lngua de sinais, para que se promova uma alfabetizao a todos. O uso da lngua de sinais atrapalha o aprendizado da lngua de sinais? No. A dificuldade surge a partir das repetitivas sesses de treino para que se aprenda a lngua majoritria. Mas, no extremamente necessrio que o surdo domine a lngua Portuguesa para que se sobreviva em sociedade onde a maioria ouvinte, este assunto j foi defendido por professores de portugus. Mas isto no significa que o Portugus no tenha um papel fundamental para a vida dos surdos. Alm da lngua de sinais, alguns surdos tem a facilidade de fazer leitura labial, mas no so tosos que dominam esta arte. E para que isto acontea. necessrio que treino para o desenvolvimento de tal habilidade. A surdez considerada como uma anormalidade uma vez que vista como um dficit, pois a sociedade baseada em o que normal e anormal e o normal ouvir. Muitos cientistas realizaram estudos sobre os fatores hereditrios da surdez, um deles foi realizado por Groce na ilha de Martha's Vineyard, pois a proporo era de 1 surdo para cada 155 recm-nascidos. Neste estudo a grande ocorrncia da surdez entre familiares e geraes fez com que a surdez fosse considerada um fator gentico ou hereditrio, sendo transmitida atravs de um gene recessivo. A questo da hereditariedade tambm foi estudada por Alexandre Graham Bell, que liderava campanhas proibindo o agrupamento de surdos, pois considerava a surdez uma anormalidade da raa humana. A surdez pode ter varias causas, podendo ter aproximadamente 70 tipos de surdez hereditria, onde 50% esto associadas a outras anormalidades. J as causas congnitas esto relacionadas no contato do embrio ou feto como o vrus da rubola, sfilis, toxoplasmose, citomegalovrus e herpes tendo tambm as anomalias craniofaciais, hiperbilirrubinemia, meningite bacteriana entre outros. O grau de surdez varia de leve a profunda podendo a leve se agravar e com o tempo se tornar profunda. Com relao surdez profunda o uso de aparelhos auditivos faz com que se obtenham apenas rudos fortes, que so desagradveis, e no a restabilizao da audio. Essa restabilizao, compreenso dos sons voclicos e consonantais atravs dos aparelhos auditivos podem ser identificados somente pelos indivduos que tem surdez moderada ou leve.

Sendo necessrio um acompanhamento com profissionais aps o inicio do uso dos aparelhos para que o individuo surdo consiga uma melhor deteco, discriminao e reconhecimento dos sons e compreenso da linguagem. O implante coclear tambm bem polemico, pois alem de ser um mtodo invasivo, as respostas auditivas nem sempre so alcanadas, pois dependem de vrios fatores: idade do surdo, tempo de surdez, condies do nervo auditivo, quantidade de eletrodos implantados, situao da cclea, trabalho fisioterpico do fonoaudilogo, acompanhamento peridico do medico para ativao e ajustes no dispositivo do implante, etc sendo que a satisfao entre surdos implantados nem sempre positiva. O desenvolvimento cognitivo-linguistico no comprometido pela surdez, e sim pela falta de acesso a uma lngua, pois quando os surdos conseguem acesso ao uso da lngua de sinais este desenvolve tanto habilidades cognitivas e lingsticas quanto sociais. Pois com o acesso a lngua de sinais o surdo consegue se desenvolver em sua totalidade, comunicando com outras pessoas podendo construir sua prpria identidade e subjetividades, a linguagem essencial para todos os aspectos do desenvolvimento de uma pessoa. Podemos atravs dos aspectos e questo abordada ate agora sobre a surdez chegar concluso de que apesar das grandes conquistas j alcanadas como a oficializao das LIBRAS, o uso de interpretes, formao nas reas de licenciaturas e no ensino superior para surdos, a incluso de LIBRAS em alguns currculos, ainda se observa grande resistncia na aplicao desses direitos. Contudo no podemos deixar de acreditar e lutar para que a populao consiga compreender e enxergar o surdo de outra forma, para que seus direitos sejam no s compreendidos mais aplicados na sua totalidade e assim quebrando as crenas e preconceitos ainda vividos pelos surdos.

Das könnte Ihnen auch gefallen