Sie sind auf Seite 1von 4

DIGNIDADE!

Nove escritores vivenciam situaes-limite e relatam o comovente trabalho da organizao Mdicos Sem Fronteiras

Mario Vargas Llosa, Eliane Brum, Paolo Giordano, Catherine Dunne, Alicia Gimnez Bartlett, James A. Levine, Esmahan Aykol, Tishani Doshi, Wilfried NSond

PREFCIO Drauzio Varella

a ao da organizao mdicos sem fronteiras (msf) nica na histria da medicina. Nem tanto por respeitar os princpios tradicionais da assistncia mdica, que recomendam prest-la indistintamente, sem restrio de credos, raas ou convices polticas outras organizaes e profissionais da sade tambm o fazem , mas por conduzi-la em escala internacional to abrangente. Em 40 anos de existncia estiveram nos lugares mais inspitos, empobrecidos e violentos dos cinco continentes, com o objetivo de assistir, tratar e levar conforto s populaes atingidas por desastres naturais, guerras, perseguies, deslocamentos humanos, crises na agricultura e epidemias de doenas transmissveis. Ao contrrio da ajuda humanitria do passado, tantas vezes limitada a socorrer com alimentos e agasalhos as vtimas de tragdias suficientemente chocantes para sensibilizar o anestesiado mundo desenvolvido, a msf adotou condutas profissionais baseadas no envolvimento da populao local, desenvolveu tecnologias prprias e adaptou procedimentos de modo a levar as aquisies da medicina moderna aos que vivem nas condies sociais mais humilhantes.
7

dignidade!

Sua presena em regies conflagradas, distantes dos jornais e das telas da tv dos grandes centros urbanos, nas quais a violncia impune praticada de forma sistemtica contra cidados indefesos, fez de seus membros testemunhas insuspeitas para trazer luz os crimes cometidos nas sombras por ditadores sanguinrios, grupos raciais, exrcitos e faces de facnoras travestidos de defensores da vontade popular. Assim aconteceu quando denunciaram o genocdio de Ruanda, os estupros em massa no Congo e os massacres de Srebrenica, entre outros. Em reconhecimento pelo trabalho realizado em 28 anos de atividade, a msf recebeu o Prmio Nobel da Paz em 1999, honraria que a tornou mais conhecida e a ajudou a conseguir mais recursos e meios prticos para ousar voos ainda mais ambiciosos, no atendimento aos mais necessitados, estejam onde estiverem. Neste livro, Mario Vargas Llosa descreve a visita que fez ao acampamento de Bulengo, no Congo, a convite da msf:
Bulengo foi, em 1994, o acampamento do exrcito ruands htu que invadiu o Congo depois de perpetrar a matana de milhares de ttsis no pas vizinho. agora o eixo de um complexo de dezesseis campos de desalojados e refugiados que com a ajuda da Unio Europeia e das organizaes humanitrias d refgio a cerca de 13 mil pessoas.

Essa passagem do captulo Viagem ao corao das trevas ilustra a complexidade das situaes em que realizado o trabalho da msf: prestaram assistncia aos ttsis e foram os primeiros a chamar a ateno do mundo para os massacres sofridos por eles nas mos dos htus. Agora seriam responsveis pelo atendimento mdico dos htus que cruzaram a fronteira para refugiar-se no Congo? Quando ficou claro que havia htus que estavam nos campos de refugiados para reagrupar-se, com a finalidade de retornar a Ruanda para completar o genocdio, os membros da organizao ficaram divididos: estariam contribuindo para fortalec-los? Ou deveriam prestar assistncia aos refugiados htus acantonados em Bulengo e outros campos, em defesa do princpio de que no cabe ao mdico julgar os valores morais dos pacientes atendidos por ele?
8

prefcio

Este livro, que comemora o 40 aniversrio da organizao, de autoria de nove escritores convidados a visitar postos avanados da msf: em zonas remotas da Bolvia, onde os camponeses vivem em casas infestadas pelo inseto que transmite a doena de Chagas; em campos de refugiados na Repblica Democrtica do Congo; entre os rfos da aids no interior do Malui, pas pauprrimo que conta com os servios da msf desde 1986; em Mymensingh, Bangladesh, para acompanhar o combate leishmaniose visceral; entre os imigrantes ilegais afegos, norte-africanos, paquistaneses e georgianos aprisionados na Grcia como se fossem bandidos, para impedir que entrem nos pases da Comunidade Europeia; em Khayelitsha, amontoado gigantesco de casas ao longo da Cidade do Cabo, assolado pela tuberculose endmica; ou no hospital de Mon, no nordeste da ndia, sem gua corrente e com cortes frequentes de eletricidade. Nos relatos resultantes do contato desses escritores com a realidade brutal e impiedosa em que vivem os habitantes dessas regies, a tragdia coletiva e impessoal adquire sua face humana. O drama de passar os dias na pobreza extrema, sob a ameaa permanente de enfermidades graves e da bestialidade dos homens, descrito com sensibilidade e delicadeza por pessoas que se comoveram com os personagens retratados em seus textos, quase sempre mulheres e crianas, os elos mais frgeis da cadeia hierrquica. O resultado um livro que prende a ateno da primeira ltima pgina, porque nos permite entrar em contato com povos de culturas e costumes distintos, acontecimentos surpreendentes e realidades inimaginveis, nas quais o sofrimento parte intrnseca do cotidiano, carga aceita com o ar de fatalidade desesperanada do boi diante do arado; e, ao mesmo tempo, admirar a generosidade, a cooperao mtua, o desprendimento e o altrusmo recproco que no abandonam os seres humanos ainda que nas condies mais desfavorveis.

Das könnte Ihnen auch gefallen