Sie sind auf Seite 1von 4

1

Moral, tica e Direito Direito e Moral -Hans Kelsen (1881-1873) desenvolveu uma teoria sobre o Direito que teve e ainda tem muita repercusso: a Teoria Pura do Direito. -A cincia Pura do Direito uma teoria exclusivamente normativa, independente de todo fato e de toda lei positiva. -As normas das quais se ocupa tal Cincia do Direito so normas enquanto significaes e no normas enquanto atos. As leis so leis puras, anlogas a identidades ou essncias. -No que no possam se ligar a fatos, mas precedem os fatos, isto , so a priori. As normas e leis no so vazias, tm seu prprio contedo, mas este contedo ideal e no real. -Essa teoria conhecida como formalismo jurdico. -A preocupao de Hans Kelsen , semelhana da Fsica, desenvolver um conjunto de princpios jurdicos que antecedem a experincia e possam constituir-se nos fundamentos de um direito universal, independente de qualquer influncia da moral social.

-Essa teoria a grande inspiradora do positivismo jurdico atual. Embora, ao final de sua vida, o prprio Kelsen tenha reconhecido a influncia da moral na construo e aplicao da ordem jurdica, tais consideraes no tiveram repercusso no ambiente acadmico, preferindo-se sua posio inicial a de que possvel construir e aplicar a ordem jurdica sem uma consulta prvia ao mundo dos valores e moral social construda. -Essa posio (Kelsen e positivistas) sofre crtica de parte de um nmero considervel de jusfilsofos: -Se o Direito no considerasse a realidade ftica e axiolgica de uma sociedade, a norma jurdica seria um fantasma de direito(Rudolf von lhering). Um conjunto de termos ocos que viveria uma vida de mentira sem possibilidade efetiva de realizao. -A norma jurdica viveria numa torre de marfim, isolada, margem das realidades, auto-suficiente, procurando em si mesma o seu prprio princpio e seu prprio fim. -Abstraindo-se do homem e da sociedade, alhear-se ia de sua prpria finalidade e de suas funes, passaria a ser uma pura idia, criao cerebrina e arbitrria. -A norma jurdica deve vislumbrar as circunstncias efetivas (costumes, dificuldades, valores etc..) em que se acham situados seus destinatrios.

- por meio dela que o Direito almeja atingir o equilbrio social, impedindo a desordem e os delitos, procurando proteger a sade e a moral pblica, resguardando os direitos e as liberdades das pessoas. -A norma jurdica, uma vez gerada, no fica estagnada, mas continua a ter vida prpria, mantendo-se na medida em que integre os fatos de sua alada e os valores com que os pretende reger. -O Direito no se resume norma jurdica. Esta compreenso do mundo jurdico deve-se a uma exig6encia didtica ou instrumental ou a uma postura legalista, prpria do positivismo jurdico. O Direito compe-se de trs elementos interligados: fato, valor e norma. -Miguel Reale: O direito uma ordenao externa (heteronmica) das relaes sociais, que tem por substrato a integrao normativa de fatos e valores. tica e Direito -Distino entre um ato eticamente qualificvel e um ato considerado do ponto de vista jurdico: um o ato moral e o outro o ato legal. ATO MORAL: aquele que brota da autonomia (normas internas) do sujeito, isto , nasce de uma deciso livre, movida pela conscincia do dever em vista de uma determinada norma tica.

-Este ato praticado no pelo temor de receber uma sano externa, mas porque o sujeito est firmemente convencido de sua necessidade. -ATO LEGAL: o ato que tem por base a heteronomia (normas externas). O sujeito que o pratica no movido pela prpria vontade, mas por fatores externos. Este ato movido pelo temor de receber punio externa ou pelo desejo de receber uma recompensa. -tica e Direito se referem mesma realidade: o comportamento humano. Possuem perspectivas diferentes, mas tm por fim a mesma meta: o bem-estar do homem. -Enquanto a tica tem presente sobretudo a dimenso subjetiva do homem, enquanto indivduo, o Direito visa a sua dimenso objetiva, enquanto membro de uma sociedade. A conquista do bem estar pelo homem no se d exclusivamente numa dimenso. Assim, o dilogo entre esses dois campos imprescindvel. -A grande meta que se almeja por meio do dilogo entre tica e Direito a da conquista da justia, que, certamente, ser mais difcil enquanto ambas permanecerem distanciadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen