Sie sind auf Seite 1von 9

Da Srie: JOGOS PARA O PENSAMENTO GEOMTRICO

Tecelagem Utilizando Tabuinhas Perfuradas Por Aury de S Leite


Propomos aqui trabalhar com tecelagem utilizando produtos industrializados: o Eucatex Perfurado e linhas coloridas de l. Sobre os teres prope-se que a costura seja feita de forma regular, isto , com desenhos repetitivos e bem organizados. Os tecidos regulares realizados sobre os teares permitiro a proposta de interessantes Jogos Para o Pensamento onde se dever procurar adivinhar, a partir do traado existente em uma das faces do tear, o traado existente no verso do mesmo.

9.1.- Analisando o Vocabulrio


Como iremos falar de tecelagem seria bom que examinssemos em algum dicionrio o significado das palavras relacionadas a esta arte: a Arte da Tecelagem. Para facilitar listamos abaixo algumas destas palavras retiradas de dois importantes dicionrios da Lngua Portuguesa.

9.1.1.- Dicionrio Houaiss:


Tecelagem: designao comum a qualquer cosedura. Cosedura: ato ou efeito de coser; costura. Tear: artefato ou mquina destinada ao fabrico de tecidos, malhas, tapetes etc. Trama: o conjunto de fios que se cruzam no sentido transversal de um tecido. Urdidura: conjunto de fios dispostos longitudinalmente no tear e pelos quais passa o fio da trama Tecido: que se teceu; confeccionado com fios; urdido

9.1.2.- Dicionrio Aurlio:


Tecelagem: Trabalho ou indstria de tecelo. Tecelo: aquele que tece pano ou trabalha em teares; tecedor. Tear: Aparelho ou mquina destinada a produzir tecidos. Trama: conjunto dos fios passados no sentido transversal do tear. Urdidura: conjunto de fios dispostos no tear paralelamente ao seu comprimento, e por entre os quais passam os fios da trama.

Tecido: Produto artesanal ou industrial que resulta da tecelagem regular de fios de l, seda, algodo, ou outra fibra natural, artificial ou sinttica.

9.2.- Fabricando os Nossos Teares


Os teres devem ser fabricados com Eucatex Perfurado onde as perfuraes devem ser paralelas tanto na horizontal como na vertical. Por uma questo prtica iremos produzir estes teres com duas e com trs filas horizontais com 12 furos em cada fila, como as mostradas a seguir

9.2.1- Jogos Para o Pensamento


A costura a ser realizada sobre os teares deve ser regular, isto , os tecidos apresentados devem ser bem estruturados e repetitivos, ou seja, devem apresentar-se de forma bem organizada. Vamos a seguir apresentar vrios tecidos e propor que se realizem alguns Jogos Para o Pensamento, onde se dever procurar adivinhar, a partir do traado existente em uma das faces do tear, o traado existente no verso do mesmo.

9.2.1.1.- JPPG#1 - Jogo Para o Pensamento Geomtrico #1


Suponha que as trs tabuinhas apresentadas a seguir so transparente e desenhe sobre a figura o trajeto do barbante.

JPPG #1.1)

JPPG #1.2)

JPPG#1.3)

9.2.1.2.- JPPG#2 - Jogo Para o Pensamento Geomtrico #2


Verifique se a trama a seguir est correta:

9.2.1.3.- JPPG#3 - Jogo Para o Pensamento Geomtrico #3


Desenhe as solues possveis para o trajeto do fio da trama acima.

Soluo: H pelo menos duas solues para este problema, veja a seguir. Para melhor entender os desenhos faa um sombreado a lpis sobre as linhas que passam por traz do nosso tear.

9.2.1.4.- JPPG#4 - Jogo Para o Pensamento Geomtrico #4


Suponha que as duas tabuinhas (com trs filas de furos) apresentadas a seguir so transparentes e desenhe sobre a figura o trajeto do barbante.

JPPG#4.1)

JPPG#4.2)

9.3.- A Matemtica do processo de tecelagem


Ns podemos introduzir coordenadas que localizem os pontos de nossos dois teares o com duas linhas e o com trs linhas. Basta para isto pensarmos nos teares como sendo matrizes que contm linhas e colunas que podem ser numeradas. Assim poderemos nos referir a um dos furos como sendo, por exemplo: furo(2,3) ou f(2,3) onde o primeiro elemento do par ordenado, o nmero 2 representa a linha, e o nmero 3, representa a coluna onde se encontra o furo, ou simbolicamente: furo(linha,coluna) veja em verde o furo f(2,3). Para facilitar ainda mais, podemos adotar a notao flinha,coluna, que para o exemplo dado ficaria: f2,3.
Coluna 10 Coluna 11 Coluna 12 Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Coluna 4 Coluna 5 Coluna 6 Coluna 7 Coluna 8 Coluna 9

Linha 1 Linha 2

9.3.1.- Coordenadas para teares com duas filas de furos:


Coluna 10 Coluna 11 Coluna 12 Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Coluna 4 Coluna 5 Coluna 6 Coluna 7 Coluna 8 Coluna 9

Linha 1 Linha 2

Veja que no desenho acima temos o seguinte: O f2,2 assinalado em em amarelo; O f2,6 marcado em vermelho Em azul, o furo de coordenadas 1 e 10, ou seja, f1,10.

9.3.2.- Coordenadas para teares com trs filas de furos:


Coluna 10 Coluna 11 Coluna 12 Coluna 1 Coluna 2 Coluna 3 Coluna 4 Coluna 5 Coluna 6 Coluna 7 Coluna 8 Coluna 9

Linha 1 Linha 2 Linha 3

Confira as coordenadas dos pontos coloridos da figura acima: amarelo: 1 e 3; marrom: 3 e 5


verde: 2 e 9; azul: 3 e 12.

9.3.2.1.- JPPG#5 - Jogo Para o Pensamento Geomtrico #5


Tome um tear com 2 linhas e com 12 colunas e elabore a seguinte tecelagem cuja seqncia de coordenadas dada a seguir:

JPPG#5.1)
Verso: entra por de f1,1 + Frente: at f2,2 + Verso: at f1,3 + Frente: at f1,4 + Verso: at f2,5 + Frente: at f1,6 + Verso: at f1,7 + Repetir at finalizar.

Veja o resultado do JPPG#5.1 a seguir:

JPPG#5.2)
Frente: (entra por) f2,1 + Verso: at f1,1 + Frente: at f2,2 + Verso: at f1,3 + Frente: at f2,4 + Verso: at f1,5 + Repetir at finalizar.

Veja o resultado do JPPG#5.2 a seguir:

9.3.2.2.- JPPG#6 - Jogo Para o Pensamento Geomtrico #6


JPPG#6.1)
Tome um tear com 3 linhas e com 12 colunas e elabore a seguinte tecelagem cuja seqncia de coordenadas dada a seguir:
Verso: (entra por) f3,1 + Frente: at f2,1 + Verso: at f1,1 + Frente: at f1,2 + Verso: at f2,2 + Frente: at f3,2 + Verso: at f3,3 + Frente: at f3,4 + Verso: at f2,4 + Frente: at f1,4 + Verso: at f1,5 + Frente: at f2,5 + Verso: at f3,5 + Frente: at f3,6 + Verso: at f3,7 + Repetir at finalizar.

Confira aqui o resultado do JPP#05 anterior:

JPPG#6.2)
D o conjunto inicial de coordenadas que permita elaborar o seguinte tecido:

H pelo menos trs solues para o JPPG#6.2, confira-as a seguir:

Frente: f(1,1) + Verso: at f(2,1) + Frente: at f(3,2) + Verso: at f(3,1) + Frente: at f(2,2) + Verso: at f(1,2) + Frente: at f(1,3) + Repetir at finalizar.

Frente: f(1,1) + Verso: at f(2,2) + Frente: at f(3,1) + Verso: at f(3,2) + Frente: at f(2,1) + Verso: at f(1,2) + Frente: at f(1,3) + Repetir at finalizar.

Frente: f(1,1) + Verso: at f(3,1) + Frente: at f(2,2) + Verso: at f(2,1) + Frente: at f(3,2) + Verso: at f(1,2) + Frente: at f(1,3) + Repetir at finalizar.

9.3.2.3.- Sugestes
Usando um tear com 3 linhas e 12 furos e os fios de l reproduza primeiro o JPPG#6.1 e em seguida o JPPG#6.2 para ento: a) Conferir as coordenadas do JPP#6.1. e propor um novo conjunto de coordenadas que mantenha o que foi tecido na frente, modificando o verso, se for possvel; b) Conferir as coordenadas do dos trs resultados do JPPG#6.2 acima e buscar novas solues que mantenham o que foi tecido na frente, modificando o verso, se for possvel.

9.4.- Algumas Aplicaes Notveis da Tecelagem


O trabalho com as tabuinhas de tecelagem pode ser notavelmente ampliado, como se ver pelas sugestes dadas a seguir: Pode-se utilizar tabuinhas mais amplas com, por exemplo, 10 por 10 furos, ou at maiores, permitindo a elaborao de tecidos simtricos; Pode-se utilizar fios de l de diversas cores em teares amplos como o sugerido acima medindo 10 por 10 ou at mais; A perfurao das tabuinhas no precisa ter as colunas alinhadas verticalmente, sendo que apenas as linhas devem estar na horizontal, o que permitir que tenhamos os furos em diagonal, como mostrado a seguir. Parece que existe um material perfurado da Eucatex, ou talvez seja similar de um concorrente, com este tipo de perfurao:

Crianas e adultos privados de viso podem tirar proveitos bastante notveis do uso das tabuinhas perfuradas;

As crianas e adultos privados de viso podero utilizar ao invs de l colorida, podero utilizar fios de espessuras ou de texturas diferentes no caso de teares mais amplos.

Das könnte Ihnen auch gefallen