Sie sind auf Seite 1von 2

Roteiro Orientador das Prticas Educativas

Resultados mais importantes do DRP - Os alunos da Escola Municipal Helena Abdala, se mostraram interessados nos assuntos com relao ao Meio Ambiente. Os seus conhecimentos eram bem bsicos mas de importncia, que estudaram na disciplina Cincias, como exemplo: no jogar lixo na rua, bem como a separao do lixo de acordo com as cores das lixeiras, no poluir os rios e a importncia da reciclagem.

Prtica Educativa: Ttulo, tema Ttulo: Mostrando a realidade do destino do lixo e do tratamento da gua e do esgoto.

Descrio e Objetivo da Prtica educativa - Objetivo 1: A prtica educativa teve como objetivo principal esclarecer as duvidas e as curiosidades que os alunos tinham com relao ao meio ambiente. Os principais pontos expostos por ns, foi com relao ao Destino do Lixo e ao Tratamento da gua/Esgoto. -Objetivo 2: Alm do conhecimento, necessrio a mudana de atitude dos alunos perante ao ambiente, para que de alguma forma eles coloquem em prtica o que aprenderam em sala de aula.

Resultado da Prtica Educativa - Podemos destacar como principais resultados a aprendizagem dos alunos e o fim das dvidas que os mesmos tinham com relao ao assuntos expostos e explicados.

- Com idade mdia de 8 anos, mostraram saber bem sobre reciclagem, alegando terem feito brinquedos, lixeiras, pulseiras, casinhas de papelo e outras coisas utilizando materiais reciclveis dentro e/ou fora da escola. -Algumas perguntas feitas pelos alunos: -Como o processo do lixo? Do tratamento da gua? - Como se d a relao dos animais com a gua? - Como a gua vai pra nossa casa? - Porque tem gente que no separa o lixo? - Quais so os tempos de decomposio dos materiais (pneus, garrafas, vidro...)?

Tema: Lixo, esgoto e gua, como estes itens to importantes na nossa vida cumprem seu papel destinado e como retornam para a sociedade atravs de seu tratamento adequado.

-Descrio: A participao dos alunos foi fundamental para que o grupo soubesse como abordlos, eles foram participativos nos ajudando a entender suas dvidas e a preparar uma prtica educativa . Mostraram-se curiosos e apresentaram suas dvidas com relao ao tratamento da gua/Esgoto e do destino do Lixo. Dessa forma, montamos uma aula sobre o Destino do Lixo e outra sobre o Tratamento da gua/Esgoto. No final de cada prtica pedimos que eles colocassem em uma folha em branco o que eles aprenderam conosco em forma de frases ou desenhos, com os trabalhinhos feito por eles, montamos um mural e deixamos exposto, no s para os alunos da sala 6, mas para toda a escola.

- A mudana de conscincia e comportamento dos alunos foram constatados a partir das frases que os prprios alunos escreveram e que deixamos fixadas em um mural, frases que falam o que aprenderam, o que gostaram e as novas atitudes que iro adotar depois da nossa exposio.

Das könnte Ihnen auch gefallen