Sie sind auf Seite 1von 4

PRIMEIRO MANUAL DE BIOMATERIAIS WILLIAM S. ROHLING 1- (vernizes cavitarios) trabalho de pashley vernizes cavitarios Comente a pesquisa e a concluso do et al.

(1997) sobre a aplicao de

O verniz cavitrios sela os canalculos dentrios impedindo parcialmente a penetrao de cidos vindo da manipulao de fosfato de zinco. Vedamento marginal dos ions metalicos vindos da amalgama reduzindo o manchamento da dentina em contato com a restauracao 2- (Produtos a base de hidroxido de calcio) Descreva as fases da formao da barreira dentinaria em polpas expostas. Resposta: Zona de necrose superficial Zona granulosa superficial Zona granulosa profunda Zona de proliferao celular Tecido pulpar propriamente dito. 3- (Cimento de oxido de zinco e eugenol) Por que o eugenol confere o efeito antiinflamatorio e efeito sedativo ao cimento de oxido de zinco e eugenol? Antiinflamtario: inibi a producao de prostagladina nao deixando o nervo sensibilizado. Sedativo: inibicao da atividade sensorial da celulas nervosas

locais PRIMEIRO MANUAL DE BIOMATERIAIS WILLIAM S. ROHLING

4- (cimento de fosfato de zinco) Como realizado o controle do tempo de reao de presa(pelo cirurgio-detista e pelo fabricante) do cimento de fosfato de zinco? Fabricante: presena de agua e sais neutralizadores Dentista: velocidade de incorporao de agua e p e tempo de espatulao 1,5 minutos. 5- (Cimento de policarboxilato de zinco) Fale sobre as propriedades da adeso do cimento de policarboxilato de zinco Resposta: Adeso ao dente combinao do cemento com a poro mineral do dente relao de quelao com ions Ca+2 6- (cimento de ionomero de vidro) Como devemos preparar a superficie dental antes da insero do cimento de ionomero de vidro? Aplicao do acido poliacrilico por 20 segundos, lavar e secar suavemente pois o CIV absorve a umidade. 7- (Materiais ultilizados em endodontia, preveno e periodontia) Fale sobre as propriedades de hipoclorito de sodio empregados em endodontia.
Clorexidina: Baixssima toxidez No causa resistncia microbiana

No corrosiva No voltil Inodoro e incolor No poluente Assepsia pr-operatria, assepsia do campo operatrio e em instrumentos cirrgicos, colutrio bucal, tratamento das infeces gengivais e cirurgias odontolgicas e conservantes nos cremes cosmticos.

8- (materiais ultilizados em ortodontia, cirurgia e implantodontia) Quais os tipos de fio de sutura categut que existem? quais as diferenas entre eles?

9 ( Cimento de CIV) Quais a diferena entre o CIV Anidro e o CIV convencional? Descreva as vantagens do CIV Anidro em relacao ao CIV convencional. Resposta: Maior estabilidade de armazenamento Ausencia de acido itaconico o que melhora a adesividade Menor risco de aumento da acidez em decorrencia do aumento da fluidez da mistura Menor viscosidade nos estagios iniciais da reacao Maior facilidade de manipulacao

10- Descreve a composio qumica do liquido do cimento de fosfato de zinco relatando a funo de cada um deles? Resposta: Acido fosfrico, Agua e sais metlicos

Acido fosfrico: (32+\-

5%)

Agua: controla a ionizao do liquido e a velocidade da reaao de resa Sais metlicos: fosfato de alumnio e de zinco ( sais tampes que reduz a velocidade de reao de presa)

Das könnte Ihnen auch gefallen