Sie sind auf Seite 1von 3

Colgio Anglo Brasileiro Aluna: Manuela Sampaio Professora: ngelo Disciplina: Biologia

Ano: 1 V Data: 16/11/11

DNA e RNA
Genes e cidos nuclicos Os cidos nuclicos so substncias presentes em nossas clulas. Elas receberam esse nome pelo fato de terem sido, inicialmente, descobertas no ncleo, embora se saiba atualmente que tambm podem ser encontradas em outras organelas, como as mitocndrias e os cloroplastos. Existem dois tipos de cidos nuclicos: o DNA (do ingls desoxirribonucleic acid ou cido dexorribonuclico) e o RNA (do ingls ribonucleic acid ou cido ribonuclico). Tanto a molcula de DNA como a de RNA so constitudas de unidades menores chamadas de nucleotdios. Cada nucleotdio formado por um grupo fosfato, um acar (desoxirribose no DNA e ribose no RNA) e uma base nitrogenada. Existem cinco tipos diferentes de bases nitrogenadas: timina (T), guanina (G), citosina (C) e adenina (A) so encontradas no DNA. J no RNA, a timina substituda por outra base, chamada de uracila (U). Alm das diferenas j citadas entre o DNA e o RNA, tambm importante observar que, enquanto os nucleotdios do RNA se agrupam numa cadeia simples, a molcula de DNA apresenta duas cadeias emparelhadas e enroladas uma sobre a outra, formando uma estrutura conhecida como "dupla hlice". As cadeias do DNA emparelham-se pelas bases nitrogenadas: adenina com timina e citosina com guanina (A - T; C - G), mantendo-se unidas por pontes de hidrognio.

Esquema das molculas de DNA ( esquerda) e de RNA ( direita); P representa o fosfato e D (na molcula de DNA) a desoxirribose.

Os cromossomos, estruturas presentes no ncleo das clulas dos seres vivos em geral e no citoplasma das bactrias, so constitudos por um longo filamento de DNA associado a certas protenas chamadas histonas. Alguns trechos do DNA presente nesses cromossomos do incio a processos de fabricao de protenas com as mais diversas funes no organismo. Esses trechos de DNA so o que chamamos de genes. Existem trs tipos de RNA: mensageiro (RNAm), ribossmico (RNAr) e transportador (RNAt). Todos eles tambm participam dos processos de sntese protica, cada um apresentando diferentes funes. A duplicao do DNA e a transmisso das informaes genticas

Para que ocorram os processos de diviso celular (mitose e meiose) necessrio que, logo na fase inicial desses processos, ocorra a duplicao dos cromossomos, para que cada nova clula formada receba cpias dessas estruturas. Uma vez que os cromossomos possuem DNA em sua estrutura, a sua duplicao implica na duplicao da molcula de DNA. A compreenso desse processo permite entendermos como se d a transmisso das caractersticas hereditrias.

Esquema da relao entre DNA e cromossomos. Os nucleossomos so constitudos de DNA associado a protenas chamadas histonas.

A molcula de DNA composta por duas cadeias de nucleotdios emparelhadas e enroladas entre si, formando a estrutura de dupla hlice. Algumas dessas seqncias de nucleotdios, s quais damos o nome de genes, so responsveis pela sntese de protenas e esto envolvidas na determinao das caractersticas de um indivduo. Duplicao semiconservativa Para iniciar a duplicao da molcula, d-se, primeiramente, o desemparelhamento e afastamento das duas cadeias, sob a ao de algumas enzimas. Em seguida, nucleotdios livres passam a organizar-se junto a cada uma das cadeias afastadas, emparelhando-se pelas bases nitrogenadas, segundo a regra adenina com timina e guanina com citosina. Pela ao da enzima polimerase do DNA, esses nucleotdios ligam-se entre si, formando duas novas cadeias. Cada uma das cadeias de nucleotdios do DNA inicial serve de molde para a formao de uma nova cadeia e, dessa forma, cada molcula-filha de DNA conserva uma das cadeias da molcula-me e uma cadeia nova. Por isso, a reproduo do DNA chamada de duplicao semiconservativa.

Esquema simplificado da duplicao de um trecho de DNA, mostrando o emparelhamento das bases nitrogenadas e a ligao entre os nucleotdios.

Podemos definir genes como sendo seqncias de nucleotdios do DNA que contm informaes para a sntese de protenas e determinao de caractersticas de um indivduo; e,

como a sequncia de nucleotdios das molculas-filhas de DNA so cpias exatas da sequncia da molcula-me, as informaes genticas so transmitidas da clula-me para as clulas-filhas. Isso significa que todas as clulas de um organismo pluricelular contm as mesmas informaes genticas, porque contm a mesma sequncia de genes. No caso da meiose em que as clulas filhas so gametas, a informao gentica pode ser transmitida aos descendentes dos indivduos, garantindo-se a transmisso das informaes de gerao a gerao e a manuteno das caractersticas prprias de cada espcie, ainda que certas mudanas possam ocorrer em virtude das mutaes gnicas.

DNA e RNA
Substncias qumicas envolvidas na transmisso de caracteres hereditrios e na produo de protenas compostos que so o principal constituinte dos seres vivos. So cidos nuclicos encontrados em todas as clulas e tambm so conhecidos em portugus pelas siglas ADN e ARN (cido desoxirribonuclico e cido ribonuclico). De acordo com a moderna Biologia, o DNA faz RNA, que faz protena (embora existam excees os retrovrus, como o vrus da Aids). DNA O cido desoxirribonuclico uma molcula formada por duas cadeias na forma de uma dupla hlice. Essas cadeias so constitudas por um acar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina). A dupla hlice um fator essencial na replicao do DNA durante a diviso celular cada hlice serve de molde para outra nova. RNA O cido ribonuclico (RNA) uma molcula tambm formada por um acar (ribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (U uracila, A adenina, C citosina ou G guanina). Um grupo reunindo um acar, um fosfato e uma base um "nucleotdeo". Cdigo gentico A informao contida no DNA, o cdigo gentico , est registrada na seqncia de suas bases na cadeia (timina sempre ligada adenina, e citosina sempre com guanina). A seqncia indica uma outra seqncia, a de aminocidos substncias que constituem as protenas. O DNA no o fabricante direto das protenas; para isso ele forma um tipo especfico de RNA, o RNA mensageiro, no processo chamado transcrio. O cdigo gentico, na forma de unidades conhecidas como genes, est no DNA, no ncleo das clulas. J a "fbrica" de protenas fica no citoplasma celular em estruturas especficas, os ribossomos, para onde se dirige o RNA mensageiro. Na transcrio, apenas os genes relacionados protena que se quer produzir so copiados na forma de RNA mensageiro. Cada grupo de trs bases (ACC, GAG, CGU etc.) chamado cdon e especfico para um tipo de aminocido. Um pedao de cido nuclico com cerca de mil nucleotdeos de comprimento pode, portanto, ser responsvel pela sntese de uma protena composta por centenas de aminocidos. Nos ribossomos, o RNA mensageiro por sua vez lido por molculas de RNA de transferncia, responsvel pelo transporte dos aminocidos at o local onde ser montada a cadeia protica. Essa produo de protenas com base em um cdigo a base da Engenharia gentica.

Das könnte Ihnen auch gefallen