Sie sind auf Seite 1von 1

AUTORIDADE, LIDERANA E CONFLITOS DE CHEFES Nossa espcie, o ser humano, de animais que vivem em sociedade.

. Toda a sociedade tem um lder (ex.: as abelhas tm a abelha rainha; os lobos tm o lder da matilha etc.). Mas o lder no qualquer um.

A fim de atingir as metas, um lder influencia as atividades do grupo. Esta influncia lhe traz poder, que quando bem utilizado torna-o cada vez mais, capaz de fazer com que os seguidores cumpram suas tarefas. Essa a autoridade que os comandados creditam a um lder.

Contudo, para evitar problemas, faz-se necessrio que os lderes sejam nicos. Numa empresa, por exemplo, um funcionrio deve ter sempre apenas um chefe.

As chefias porm - diferentemente de uma matilha de lobos, onde o mais forte o lder - nem sempre esto capacitadas a serem lderes. Muitas vezes no o mais capaz que ocupa uma posio de chefia. quem detm o cargo de chefia - ou mesmo o dono da empresa - quem manda. Muitas vezes isso perigoso para a organizao.

Para que a liderana seja efetiva, o detentor do cargo de chefia deve estar treinado para exerc-lo e, sempre que possvel, contar com o auxlio da rea de Recursos Humanos da empresa (RH), que deve funcionar como staff (assessoria) para o chefe, ajudando-o a gerir o pessoal. Anteriormente, era a rea de RH que centralizava a tomada das decises referentes s pessoas, ou seja, a chefia imediata tratava do trabalho a ser feito, enquanto o RH se incumbia das relaes humanas. Isso causava conflitos internos e ia contra o paradigma de haver apenas um chefe para cada funcionrio.

Poderamos crer que bastariam essas providncias serem tomadas para que se normalizassem as atividades referentes gesto de pessoal. Porm, nem sempre possvel fazer a distino entre o que responsabilidade de linha (chefias diretas) e o que responsabilidade de staff. Os atritos, ento, acabam ocorrendo quando as chefias discordam das assessorias sobre quem tem a autoridade para a tomada de decises sobre o pessoal ou, terminam por discordar que mtodos utilizar nessa questo.

Esses e outros conflitos, inerentes ao trabalho societariado, ou seja, que envolve mais de uma pessoa, tm como base a disputa do poder dentro das organizaes e dificulta sobremaneira atingir as metas organizacionais colocadas pela alta administrao.

Podem se tomar algumas medidas na empresa para minimizar essa questo:

- Separar claramente, por escrito, as decises sobre os recursos humanos pelas quais as chefias de linha sero responsveis, das que sero de incumbncia exclusiva do pessoal do RH.

- Treinar as chefias de linha nas questes de administrao de pessoal (ex.: liderana, incentivo).

- Treinar as chefias de linha e a assessoria de RH em como podem trabalhar e tomar decises conjuntas. No h forma melhor de realizar isso do que com o job rotation (rotao de atividades) entre o pessoal, incluindo as chefias.

Uma coisa entretanto, precisa ficar bem clara para os administradores e lderes: a empresa s funcionar se cada um souber seu papel nela e mantiver o devido respeito por seus colaboradores e pelas reas adjacentes. Afinal, tal qual numa colmeia, todos tem de trabalhar juntos para o sucesso da empreitada e portanto, no podem se admitir ataques ao grupo.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/autoridade-lideranca-e-conflitos-de-chefias/1836/#ixzz1wN2H9lrx

Das könnte Ihnen auch gefallen