Sie sind auf Seite 1von 45

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENAS SUPERINTENDNCIA DE CONTROLE DE ENDEMIAS

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO 2011 - 2012

Agosto /2011

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

SECRETRIO DE ESTADO DA SADE - GIOVANNI GUIDO CERRI SECRETRIO ADJUNTO - JOS MANOEL DE CAMARGO TEIXEIRA COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENAS MARCOS BOULOS CENTRO DE VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA - ANA FREITAS RIBEIRO DIVISO DE ZOONOSES - MELISSA MASCHERETTI SICILIANO VIGILNCIA SANITRIA - MARIA CRISTINA MEGID INSTITUTO ADOLFO LUTZ - ALBERTO JOS DA SILVA DUARTE CENTRO DE RESPOSTAS RPIDAS GIZELDA KATZ CENTRO DE VIROLOGIA NCLEO DE DOENAS DE TRANSMISSO VETORIAL AKEMI SUZUKI DIVISO PATOLOGIA - MARINA MAEDA SUCEN - SUPERINTENDNCIA DE CONTROLE DE ENDEMIAS - VIRGLIA LUNA CASTOR DE LIMA DIRETORIA DE COMBATE AOS VETORES - DALVA MARLI V. WANDERLEY COORDENADORIA DE REGIES DE SADE AFFONSO VIVIANI JUNIOR COORDENADORIA DE GESTO DE CONTRATOS DE SERVIOS DE SADE - NILSON FERRAZ PASCHOA COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E SADE - SILVANY LEMES CRUVINEL PORTA

EQUIPE TCNICA - CLLIA M. S. S. ARANDA, GERUSA FIGUEIREDO, SARA ROMERA, CLAUDIA VALENCIA MONTERO, ANTONIO HENRIQUE ALVES GOMES, IRMA TERESINHA RODRIGUES NEVES FERREIRA, FLORA BARBOSA TELES, MARIZA PEREIRA, IVANI BISORDI, TEREZA CRISTINA GUIMARES, ANA CECLIA FRANA, ROBERTA SPINOLA, ASTRID MARIA TOLOI, MARINGELA GUANAES BORTOLO DA CRUZ, CRISTIANE MARIA TRANQUILLINI REZENDE.

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Introduo
A transmisso de dengue apresenta caracterstica de sazonalidade, com incio da transmisso a partir do ms de outubro ou novembro e pico de transmisso entre os meses de maro e abril, com ondas de aumento do nmero de casos em intervalos de trs a cinco anos. A figura 1 apresenta uma srie histrica do nmero de casos de dengue autctones confirmados por semana epidemiolgica no ESP de 2000 a 2011. Nos anos de 2006 e 2007 nota-se uma antecipao no incio de transmisso da dengue quando comparado com 2001, bem como o gradativo aumento no nmero de casos em anos de transmisso subsequentes. Os anos de 2008 e 2009 foram marcados por uma reduo de mais de 90% de casos confirmados quando comparado aos anos anteriores. Em 2010 e 2011, observa-se um novo aumento, 2010 representa at a presente data o ano de maior nmero de casos confirmados da doena no Estado de So Paulo. Em 1981, os sorotipos DENV 1 e DENV 4 foram isolados no Brasil, em uma epidemia de dengue ocorrida em Boa Vista. Aps um intervalo de cinco anos sem registro de casos no pas, detectou-se a recirculao do sorotipo DENV 1 nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Cear, Pernambuco e Bahia. Quatro anos depois, em 1990, o DENV 2 entrou no pas e, em 2001, detectaram-se os primeiros casos de DENV 3. Desde ento, os trs sorotipos circulam de forma heterognea no pas nas reas com transmisso. No Estado de So Paulo a introduo do sorotipo DENV 1 se deu em 1987, o DENV 2 em 1997 e o sorotipo DENV 3 em 2002. Neste mesmo ano a vigilncia epidemiolgica confirmou a circulao simultnea dos trs sorotipos. No final de 2009 com a proposta de monitoramento de circulao viral realizado pela Secretaria de Estado da Sade demonstrou, a partir de resultados de isolamento viral realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, a re-emergncia do sorotipo DENV 1 no ESP, representando 75,2% do total de positivos seguido de 21,7% de DENV 2 e 3,1% de DENV 3 em 2010, mantendo as seguintes propores em 2011: 94,1% DENV 1, 3,5% DENV 2, 0,5% DENV 3 e 1,9% DENV 4 (figura 2). Em 2010 foram detectados os primeiros casos de DENV 4 na regio norte nos Estados de Roraima, Amazonas e Par. No incio de 2011 foi registrado no Piau, Cear, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. A confirmao da circulao do sorotipo DENV 4 no ESP ocorreu no primeiro semestre de 2011 nos municpios de So Jos do Rio Preto, Paulo de Faria e Catanduva. A circulao do sorotipo DENV 4 no estado poder acarretar aumento de transmisso, tendo em vista o alto nmero de suscetveis na populao, alm da possibilidade do aparecimento de casos graves em funo a circulao prvia dos 3 outros sorotipos.

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Figura 1 - Distribuio dos casos confirmados de dengue autctones por semana epidemiolgica de incio dos sintomas, Estado de So Paulo - 2000 a 2011.

Fonte: SINANW e SINAN NET. Dados provisrios atualizados em 10/06/2011.

Figura 2 - Distribuio dos sorotipos de dengue segundo Grupo de Vigilncia Epidemiolgica dos municpios solicitantes, Estado de So Paulo - 2011.

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

A vigilncia epidemiolgica da dengue no Estado tem como objetivo evitar o surgimento de infeces em reas livres de circulao, detectar precocemente a transmisso e a ocorrncia de casos e epidemias, reduzir a letalidade das formas graves da doena e monitorar os sorotipos virais em circulao. A fim de atingir este objetivo, a SES-SP elaborou este plano para o perodo de julho de 2011 a junho de 2012, incorporando propostas que complementam as estratgias de vigilncia e controle intersetoriais e integradas j previstas no Programa de Vigilncia e Controle da Dengue da SES-SP. Esta proposta ser apresentada ao Grupo Tcnico de Vigilncia em Sade da CIB-SP e submetido Comisso Intergestores Bipartite para apreciao de aprovao. A estratgia proposta composta por aes intersetoriais integradas nos mesmos eixos propostos pelo Programa de Vigilncia e Controle da Dengue da SES-SP: Vigilncia Epidemiolgica e laboratorial; Controle Vetorial e Vigilncia Sanitria; Assistncia; Aes Integradas de Educao em Sade, Comunicao e Mobilizao Social; Capacitao de Recursos humanos; Gesto e recurso financeiro.

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Objetivos
Geral Fortalecer a gesto municipal para as aes de vigilncia e controle de dengue no Estado de So Paulo.

Especficos
Identificar reas de maior vulnerabilidade para ocorrncia de dengue no Estado no perodo de 2011 2012; Apoiar tecnicamente as regies prioritrias para elaborao de diagnstico situacional da dengue regional/municipal para o perodo de julho de 2011 a junho de 2012 que permitam propor aes de intensificao de vigilncia e controle adequada a cada realidade; Discutir a investigao casos graves e bitos de dengue junto s equipes dos Grupos de Vigilncia Epidemiolgica (GVEs); Realizar os exames laboratoriais especficos necessrios para o diagnstico de dengue subsidiando as aes de Vigilncia Epidemiolgica; Estimular o credenciamento de laboratrios na rede IAL para realizao do teste ELISA de captura de anticorpos IgM kit comercial; Ampliar a realizao de monitoramento de circulao viral em reas prioritrias do ESP definidas pela Vigilncia Epidemiolgica; Propor aes de vigilncia e controle diferenciadas nas regies com confirmao da circulao de DENV 4; Implementar o protocolo de manejo clnico para o atendimento aos pacientes suspeitos de dengue (enfoque especial as unidades 24 horas); Fortalecer a organizao municipal e regional da assistncia ao suspeito de dengue; Capacitar os profissionais de sade nos temas de manejo clnico, avaliao de risco e organizao de servios; Executar aes para diminuio da oferta de criadouros de formas imaturas de Aedes aegypti; Definir estratgias de comunicao para a mdia local/regional e grande mdia com os enfoques da situao epidemiolgica, preveno, alerta ao sistema de sade e informao populao; Desenvolver aes de comunicao e mobilizao social.

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Critrio para seleo dos municpios


1. Municpios avaliados como risco alto e muito alto para ocorrncia de dengue; 2. Municpios Prioritrios do Programa Nacional de Controle da Dengue - PNCD (anexo I); 3. Municpios polo da regio com risco de disperso do vrus e transmisso de dengue, no includos nos prioritrios pelo PNCD - Registro e So Jos dos Campos; 4. Municpios com transmisso de dengue no perodo de julho a dezembro de 2011.

Populao alvo - Profissionais da rea da sade e das vigilncias epidemiolgicas e sanitrias dos municpios das regionais com maiores ndices de transmisso de dengue e nmero de bito por dengue; - Servidores municipais de controle de vetores; - Servidores regionais da SUCEN.

Metas
Identificar reas de vulnerabilidade para ocorrncia de dengue nos municpios do ESP para o perodo de julho de 2011 a junho de 2012 por meio de instrumento padro (anexo II); Realizao de cinco Oficinas macro regionais para atualizar as propostas de intensificao das aes de vigilncia e controle municipais/regionais; Apoiar tecnicamente as equipes de vigilncia municipais na investigao de 100% dos bitos por dengue no ESP; Capacitar e atualizar pelo menos 3 profissionais da sade das regies prioritrias nos temas de manejo clnico, avaliao de risco e organizao de servios; Realizar exames especficos para diagnstico de dengue em 100% dos casos internados e dos bitos notificados com suspeita de infeco por dengue; Realizar monitoramento do sorotipo viral em todos os municpios prioritrios definidos pela Vigilncia Epidemiolgica; Avaliar a situao da transmisso de DENV4 em reas novas e apoiar tecnicamente aes diferenciadas de vigilncia e controle; Atualizar as 645 planilhas municipais da Organizao de Servios para Ateno Dengue em 2012, pactuando a assistncia regional nos 64 Colegiados de Gesto Regional (CGR);

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Capacitar em servio e supervisionar a realizao um ciclo de visitas casa-a-casa nos imveis das reas urbanas prioritrias dos municpios selecionados no perodo de agosto a dezembro; Capacitar em servio, supervisionar e apoiar os municpios selecionados para realizao de 100% das pesquisas e tratamento dos Pontos Estratgicos de acordo com a Norma Tcnica; Capacitar em servio, supervisionar e apoiar os municpios selecionados para realizao de 100% das pesquisas tratamento dos Imveis Especiais de acordo com a Norma Tcnica; Orientar e/ou suplementar os municpios para a realizao do bloqueio imediato em 100% das reas delimitadas nos municpios selecionados com confirmao de casos; Apoiar 100% dos municpios selecionados para realizao de aes de mobilizao social com nfase na eliminao de focos do mosquito na divulgao dos sinais e sintomas da dengue e na procura de servio de sade quando da suspeita da doena; Identificar e mapear os Pontos Estratgicos (PE) e Imveis Especiais (IE) cadastrados ou licenciados de risco para presena de vetor nos 57 municpios prioritrios pelo PNCD; Integrar as bases de dados de PE e IE do controle de vetor e da vigilncia sanitria.

Eixo 1 - Vigilncia Epidemiolgica e laboratorial Os objetivos da Vigilncia Epidemiolgica e Laboratorial podem ser sintetizados na: deteco precoce da transmisso e ocorrncia de casos, monitoramento de sorotipo viral em circulao, investigao de bito e reduo da letalidade. A notificao de casos suspeitos realizada pelos profissionais de sade das unidades de sade pblicas e/ou privadas, mediante instrumentos de coleta de dados do Sistema de Informao de Agravos de Notificao (SINAN). A Ficha Individual de Notificao (FIN) e a Ficha Individual de Investigao (FII) so as principais fontes de deteco dos casos suspeitos de dengue. Deve-se garantir agilidade no fluxo de informao dos suspeitos de dengue dos servios de atendimento para as vigilncias epidemiolgicas e destas para os servios de controle de vetores municipais. Da mesma forma, municpios que necessitarem de servios complementares do nvel regional e central devem garantir agilidade no repasse dessas informaes aos Grupos de Vigilncia Epidemiolgica e SUCEN regionais. fundamental garantir a qualidade e o preenchimento das informaes, bem como a agilidade na coleta e encaminhamento para os servios de vigilncia municipal uma vez que essas informaes sero fonte de dados essenciais para detectar precocemente a circulao viral e garantir o desencadeamento oportuno das aes de controle e preveno

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

no nvel local. Deve haver uma boa comunicao e agilidade de envio de informao entre as equipes dos servios de sade, as vigilncias epidemiolgicas e o controles de vetores municipais (figura 3). Conforme estabelecido na Portaria N 104, de 25 de janeiro de 2011, item I do Anexo II, que define a relao de doenas, agravos e eventos em sade pblica de notificao compulsria imediata os casos suspeitos ou confirmados de doena grave (Dengue com complicao - DCC, Febre Hemorrgica da Dengue FHD e Sndrome do Choque da dengue - SCD) devem ser notificados s Secretarias Municipais e Estaduais em no mximo 24 horas da suspeita inicial. Trechos relevantes da portaria acima citada: ...Art. 4 Adotar, na forma do Anexo II a esta Portaria, a Lista de Notificao Compulsria Imediata - LNCI, referente s doenas, agravos e eventos de importncia para a sade pblica de abrangncia nacional em toda a rede de sade, pblica e privada. ... 1 As doenas, agravos e eventos constantes do Anexo II a esta Portaria, devem ser notificados s Secretarias Estaduais e Municipais de Sade (SES e SMS) em, no mximo, 24 (vinte e quatro) horas a partir da suspeita inicial, e s SES e s SMS que tambm devero informar imediatamente SVS/MS... ... 1 Na impossibilidade de comunicao SMS, a notificao ser realizada SES, cabendo a esta instituio disponibilizar e divulgar amplamente o nmero junto aos Municpios de sua abrangncia;... ... 4 A notificao imediata realizada pelos meios de comunicao no isenta o profissional ou servio de sade de realizar o registro dessa notificao nos instrumentos estabelecidos... ... 5 Os casos suspeitos ou confirmados da LNCI devero ser registrados no SINAN no prazo mximo de 7 (sete) dias, a partir da data de notificao. A confirmao da suspeita realizada atravs de investigao epidemiolgica da presena dos critrios de definio de DCC, FHD e SCD e a confirmao laboratorial diagnstica no laboratrio de referncia IAL central. A classificao dos casos graves e bitos so realizados pelo municpio de ocorrncia e/ou residncia do caso. Dificuldades para classificar ou encerrar o caso so objeto de discusso com o GVE e, se necessrio, com a Diviso de Zoonoses do CVE/CCD/SES-SP.

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Figura 3 - Fluxograma do sistema de informao do caso suspeito de dengue.

Fonte: Secretaria de Vigilncia em Sade/ MS.

A vigilncia laboratorial realizada pela rede Dengue do Estado de So Paulo, coordenada pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), constituda por uma Unidade Central e 12 Centros de Laboratrios Regionais (CLR) e Laboratrios Municipais credenciados. Cada laboratrio est devidamente equipado para realizar provas laboratoriais conforme tabela 1 do anexo III. Os laboratrios do IAL recebem amostras para anlises de segunda a sexta-feira das 7 s 17 horas. Em perodos epidmicos o expediente poder ser estendido para finais de semana e feriados, em esquema de planto definidos pelo Laboratrio e informado Vigilncia Epidemiolgica.

10

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Tabela 1 - Prazo de liberao de resultados de dengue pelo Instituto Adolfo Lutz, ESP 2011.

Prazo da liberao dos resultados Esse prazo depende da anlise a ser realizada (triagem de exames feita de acordo com as datas de incio dos sintomas e da colheita da amostra) ELISA-IgM in house Dengue: mnimo de 3 dias teis ELISA-IgM Dengue kit comercial: mnimo de 2 dias teis Inibio da Hemaglutinao: mnimo de 5 dias teis NS1 - imunocromatogrfico: mnimo de 1 dia til NS1 - ELISA: mnimo de 2 dias teis Isolamento de vrus em Cultura de Clulas: mnimo de 10 dias teis RT-PCR: mnimo de 5 dias teis RT-PCR + Sequenciamento: mnimo de 20 dias teis RT-PCR em Tempo Real: mnimo de 2 dias teis
Fonte: Programa de Vigilncia e Controle da Dengue, SES-SP.

Resultados e laudos O prazo mnimo para anlise contado a partir do recebimento da amostra no Laboratrio Passado o perodo mnimo estabelecido para o exame, os resultados podero estar disponveis no SIGH

Com o objetivo de oferecer maior agilidade o IAL vem implantando a descentralizao de exames para os municpios credenciados. Para isso, os municpios devem apresentar solicitao de integrao do laboratrio sob gesto municipal na rede de Dengue do Estado de So Paulo, preencher o cadastro especfico e assumir compromisso de informar dados de produo e de estoque ao IAL, assegurando o repasse dos resultados Vigilncia Epidemiolgica. O IAL oferece capacitao tcnica, superviso e garante o repasse de kits fornecidos pela CGLAB aos laboratrios pblicos (anexo III). Atualmente, alm do Ncleo de Doenas de Transmisso Vetorial (NDTV) e dos 12 Centros de Laboratrios Regionais outros sete laboratrios credenciados na rede IAL realizam o diagnstico sorolgico de dengue (tabela 1, anexo III). O diagnstico laboratorial das infeces pelo vrus dengue pode ser feito por meio de pesquisa virolgica (isolamento viral, deteco de genoma viral - RT-PCR, histopatolgico seguido de pesquisa de antgenos virais por imunohistoqumica) ou pesquisa sorolgica (captura de anticorpos IgM, deteco de anticorpos IgG e captura de protena NS1). As amostras devem ser encaminhadas com a ficha de solicitao de exame do SINAN corretamente preenchidas e transportadas conforme estabelece o fluxo preconizado pelo IAL. A coleta e o transporte das amostras so de responsabilidade dos municpios, conforme recomendao do anexo III. No ESP a confirmao sorolgica (ELISA de captura de anticorpos IgM) de dengue realizada para todos os casos suspeitos, at que seja atingido o coeficiente de incidncia segundo populao (tabela 2). Todos os casos suspeitos de dengue devem ser confirmados laboratorialmente at atingir o limite para confirmao por critrio clnico-epidemiolgico (tabela 2).

11

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Tabela 2 - Critrio de confirmao de dengue por vnculo clnico-epidemiolgico, segundo populao e coeficiente de incidncia, Estado de So Paulo.

n de habitantes 100.000 Entre 100.001 a 149.999 Entre 150.000 a 249.999 250.000

Coeficiente de Incidncia* 300 casos/ 100.000 habitantes 200 casos/ 100.000 habitantes 150 casos/ 100.000 habitantes 100 casos/ 100.000 habitantes

Fonte: Programa de Vigilncia e Controle da Dengue, SES-SP. *Para o clculo do coeficiente de incidncia utilizado o nmero de casos autctones confirmados no perodo de sazonalidade da dengue dividido pela populao (nmero de casos autctones com base nos dados do SINAN e populao IBGE). Considera-se o perodo da sazonalidade aquele compreendido entre a SE 27 at a SE 26 do ano seguinte.

Os exames de isolamento de vrus, Inibio da Hemaglutinao e RT-PCR convencional disponveis para atender rede tem aplicao restrita apenas para casos/situaes especiais. O exame de isolamento de vrus ser utilizado para avaliao da genotipagem dos vrus circulantes. O nmero de amostras e material para sua realizao ser definido pelo IAL em conjunto com a Diviso de Zoonoses CVE seguindo critrios como: representatividade do Estado, severidade da doena e bitos, (re)introduo em reas sem transmisso no ltimo ano. Similarmente, o teste de Inibio da Hemaglutinao ser realizado seguindo critrios do laboratrio, para auxiliar na elucidao de casos em que os resultados de outros exames foram inconclusivos. A RT-PCR ser empregada como exame complementar ao diagnstico de casos graves e bitos, e outros casos inconclusivos. A deteco de NS1 ser empregada como mtodo de triagem de amostras Denguepositivas para serem submetidas sorotipagem por meio de RT-PCR em Tempo Real. Os kits sero adquiridos com recursos do IAL, respeitando-se a estimativa feita para o Estado (quadro de custo e capacidade laboratorial), e sero utilizados nos Laboratrios abaixo listados, na proporo de 2 kits ELISA/ms no 1 semestre e 1 kit ELISA/ms no 2 semestre. Cada kit proporciona a anlise de aproximadamente 80 amostras. A realizao de exames especficos ser disponibilizada segundo critrios definidos pelo laboratrio (tabela 1, anexo III).

12

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Eixo 2 - Controle de Vetor No que diz respeito ao componente vetorial da dengue sabido que, assim como de outras doenas transmitidas por vetores, o seu controle exige trabalho minucioso e radical. Ao longo do tempo tem-se observado que as atividades que vem sendo desenvolvidas pelos municpios geralmente no atingem totalidade do espao urbano e por vezes no encontram respaldo na referncia tcnica, que norteia a norma para a realizao das atividades que devem ser realizadas em perodos interepidmicos e epidmicos, e que so de responsabilidade municipal. As avaliaes realizadas in loco e a anlise das informaes geradas pelos municpios, disponveis no sistema de informao entomolgico ratificam esta afirmao. Nos ltimos perodos interepidmicos foram investidos recursos, por parte do Estado, em capacitao de equipes municipais nas diversas reas de atuao para o efetivo controle da dengue. Os resultados obtidos apontam avanos, tendo sido observado ao longo do primeiro semestre de 2011 que 59,6% dos municpios que apresentaram transmisso de dengue tiveram os bloqueios realizados pelas suas prprias equipes, 27,3% necessitaram de suplementao das equipes da SUCEN e em 13,1% o controle das formas adultas do vetor foi realizado apenas pela SUCEN. Alm disto, pode-se observar que mesmo nos locais onde h infra-estrutura para o trabalho de controle, no ocorre regularidade na avaliao das atividades realizadas com comprometimento do planejamento das aes futuras, as quais deveriam ser embasadas nesta avaliao levando a perda de racionalidade, comprometendo a qualidade do trabalho e, conseqentemente, resultando no menor impacto das mesmas. Desta forma, e considerando que o sucesso das aes de controle de dengue resultado de uma conjuno de esforos das esferas estadual e municipal, prope-se que, no perodo desfavorvel transmisso, correspondente ao segundo semestre do ano, se acompanhe mais proximamente as aes executadas pelos municpios, auxiliando-os no processo de avaliao e planejamento. A integrao dos servios estaduais de vigilncia epidemiolgica, sanitria, laboratrio e do controle de vetores fundamental para obteno de resultados. Alm disso, prope-se, tambm a utilizao de ferramentas atualizadas, como o geoprocessamento, o que poder permitir mais facilidade para o acompanhamento da ocorrncia dos casos, aes de bloqueio realizadas e controle de imveis de risco em municpios de maior importncia epidemiolgica. Em consulta literatura foi verificado que publicaes recentes sobre o controle da dengue em Singapura apontam a integrao da vigilncia epidemiolgica e controle de vetores como um dos requisitos para melhora no controle da transmisso de dengue no pas. Por outro lado o acompanhamento da situao dos municpios ao longo do tempo permitir que a SUCEN atravs das suas equipes, com capacidade de concentrao de recursos humanos, equipamentos e mobilidade pelo Estado, possa planejar sua atuao de

13

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

maneira a suplementar a ao municipal no controle da transmisso instalada em curto espao de tempo e em reas mais extensas, condies imprescindveis para o controle da dengue, principalmente no incio do perodo de transmisso. Uma srie de problemas de ordem administrativa e jurdica tem dificultado a mobilizao dessas equipes. Pretende-se com o presente Plano apresentar propostas para contorn-los, permitindo a SUCEN atuar dentro da especificidade que lhe pertinente. A estratgia de controle vetorial a ser adotada para o perodo interepidmico 2011-2012 tem como pressuposto um trabalho intenso de diminuio da oferta de criadouros e reduo da populao de formas adultas do vetor em reas com deteco de transmisso, ao lado da intensificao do controle em reas com manuteno da transmisso de dengue. No controle vetorial sero priorizadas as seguintes aes: Controle em imveis de maior risco: 1. Associar ao tratamento qumico o uso de mecanismos legais para a melhoria das condies ambientais destes tipos de estabelecimentos, devido ao carter efetivo que apresentam estas medidas. Para tanto deve-se investir na parceria com a vigilncia Sanitria empregando check list para diagnstico e conduta a ser adotada e incluso dos imveis no cadastro da VS para monitoramento ambiental. a) Atividade em Pontos Estratgicos: As aes devero ser desenvolvidas de acordo com a rotina estabelecida na norma tcnica no decorrer dos meses de agosto a outubro. Neste perodo a estratgia a priorizao dos municpios selecionados para acompanhamento por parte da SUCEN, mediante diagnstico da capacidade para a realizao desta atividade, sendo proposto capacitar em servio, orientar e acompanhar aqueles que apresentam condies estruturais e avaliar a situao dos que demonstram insuficincia de estrutura, buscando alternativas que permitam a realizao das aes. A SUCEN dever subsidiar as equipes com equipamentos de pulverizao e, quando necessrio, atuar de forma suplementar para garantir a execuo das mesmas. No perodo em que h elevao dos indicadores, entre os meses de novembro de 2011 a janeiro de 2012, ser proposta a intensificao, realizando na primeira pesquisa de novembro o tratamento de 100% dos todos os criadouros com gua e na pesquisa seguinte, quando do encontro de larvas, o tratamento seletivo conforme a norma tcnica. b) Atividade de Imveis Especiais: A avaliao da execuo desta atividade tem demonstrado deficincias no cumprimento da norma tcnica, tanto em termos de periodicidade das visitas, quanto na totalidade dos imveis cadastrados e qualidade do trabalho. Considerando a elevada positividade destes imveis e sua importncia na circulao viral, devem ser empreendidos

14

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

esforos conjuntos no sentido de garantir a execuo e manter a positividade em nveis mais baixos do que aqueles que vm sendo constatados neste perodo. Como parte considervel dos imveis cadastrados nesta categoria prpria do Estado, a SUCEN se prope a recuperao do projeto j existente de preveno de dengue em reparties pblicas e encaminhar a Secretaria da Sade e esta ao Governador de Estado para divulgao as demais Secretarias de Estado. 2. Eliminao sustentvel de recipientes: a) Atividade Casa a casa: Atividade realizada pelos municpios nas reas urbanizadas prioritrias selecionadas com base em indicadores entomolgicos pretritos, no perodo de agosto a setembro. Ser realizada capacitao em servio e acompanhamento em campo para garantir a qualidade das aes, a participao da populao e a diminuio e/ou eliminao da reposio de potenciais criadouros. Baseado em indicadores preconizados na norma tcnica, devem ser selecionadas reas para intensificao das aes nos meses de novembro e dezembro, visando eliminao de criadouros potenciais ou especficos, utilizando controle qumico focal quando necessrio. b) Atividades em municpios no infestados: Nos ltimos anos, tem se notado uma tendncia de infestao em municpios ainda sem a domiciliaco do vetor, seguida imediatamente da ocorrncia de casos autctones. Isso tem causado alguns problemas para o enfrentamento dessa nova situao nesses locais, devido falta de estrutura encontrada. As atividades previstas para municpios no infestados restringem-se pesquisa de Pontos Estratgicos (sem tratamento qumico) e pesquisa de armadilhas. A partir da identificao da transmisso o municpio, alm da necessidade de realizao das atividades previstas para municpios infestados (visitas casa a casa, tratamentos de imveis de risco, avaliao de densidade larvria, etc.), dever executar os bloqueios para conteno da transmisso. Isso tem causado uma srie de inconvenientes, como a demora para adequao dessa estrutura, e conseqente expanso da rea de transmisso. Prope-se articulao da SUCEN junto aos gestores para formao de equipe mnima mais estruturada, de forma a atuar em delimitaes de foco quando de sua deteco, e em bloqueios, na eventualidade de transmisso. Atuao precoce nos locais com deteco de casos: H a necessidade de integrao das vigilncias epidemiolgicas e controle de vetores municipal e estadual na identificao de locais (bairros ou municpios) nesta situao, para rpida interveno das aes de controle vetorial. A busca ativa de casos suspeitos definir a extenso da rea a ser trabalhada. a. Municpios com persistncia da transmisso:

15

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Sero selecionados os municpios nesta categoria, de forma conjunta entre vigilncia epidemiolgica e controle de vetores, com base na situao epidemiolgica do momento e necessidade de acompanhamento das aes para a sua interrupo com ou sem suplementao por parte do Estado. b. Municpios em incio de transmisso: A partir da deteco dos casos e estrutura local para aes de controle, dever ser analisada, pela vigilncia epidemiolgica e controle de vetores municipal e estadual, a situao luz das informaes referentes existncia de casos suspeitos identificados pela busca ativa e a extenso da rea delimitada para bloqueio, alm da necessidade de suplementao das aes de nebulizao pela SUCEN. c. Municpios com circulao de sorotipo 4: Caso seja identificada circulao desse sorotipo, devem ser priorizadas aes no sentido de delimitar reas mais abrangentes para o controle do vetor. No atual momento foram selecionados em conjunto com a vigilncia epidemiolgica 15 municpios estratgicos para monitoramento da circulao viral na regio de So Jos do Rio Preto - So Jos do Rio Preto, Mirassol, Catanduva, Votuporanga, Cedral, Catigua, Nova Aliana, Icem, Paulo de Faria, Cardoso, Monte Aprazvel, Bady Bassit, Riolndia, Tanabi e Irapu. A SUCEN dar retaguarda para a realizao dos bloqueios em momento oportuno, quando for constatada capacidade estrutural limitada nesses municpios, assim como se responsabilizar pela capacitao e superviso das aes em campo. Planejamento conjunto para acompanhamento da situao de transmisso por meio de Geoprocessamento. Sero selecionados municpios de grande porte para utilizao de geoprocessamento para anlise espacial da distribuio dos casos e apoio no planejamento das aes de bloqueio das formas larvrias, adultas e o controle nos imveis de risco.

Eixo 3 - Vigilncia Sanitria A Vigilncia Sanitria tem papel importante no controle da dengue. Sua atuao deve ocorrer de forma integrada e articulada com as demais instituies que tenham interface com o tema, inclusive fruns colegiados, como os Comits de Bacia Hidrogrfica. Para alm do combate direto aos mosquitos, questes associadas qualidade do ambiente, especialmente nas cidades, so fundamentais para minimizar riscos da proliferao da doena. O saneamento ambiental garantido por um conjunto de medidas e intervenes nos fatores de risco associados propagao do vetor, o mosquito Aedes aegypti.

16

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

A limpeza dos ambientes, a aplicao das boas prticas em todas as etapas de gesto de resduos slidos, a manuteno de reservatrios de gua devidamente cobertos, so exemplos de aes que devem ser valorizadas por todos. O saneamento ambiental uma forma de se promover sade. No que tangue os aspectos relacionados s aes rotineiras de vigilncia sanitria, as inspees de campo so iniciativas importantes e efetivas para o combate da doena. As inspees sanitrias para avaliao e gerenciamento de cenrios que favoream criadouros dos mosquitos vetores da dengue no se limitam aos lotes residenciais, pois abrangem tambm o comercio, as indstrias, os prdios institucionais e outras atividades geradoras de risco da proliferao da dengue. A partir da identificao de irregularidades a Vigilncia Sanitria municipal e/ou regional comunica as situaes de risco coordenao de dengue no mbito municipal e estadual. A Vigilncia Sanitria, investida que de poder de polcia administrativa, pode ser requerida diante da identificao da existncia de criadouros de larvas ou mosquitos transmissores da dengue pelas equipes de controle de endemias ou agentes comunitrios de sade. Os Pontos estratgicos (borracharias, ferros-velhos, rodovirias, ferrovirias, logradouros pblicos, cemitrios, locais com fins de lazer ou religiosos, piscinas de uso pblico, dentre outros) e os Imveis especiais (escolas, shopping centers, presdios, clubes, hospitais, asilos, dentre outros) so locais sujeitos inspeo sanitria, seja no contexto do licenciamento sanitrio (Portaria CVS N04, de maro de 2011), de denncias ou de programas especiais. Em situaes nas quais o trabalho de vigilncia sanitria prejudicado (imveis fechados, abandonados ou com acesso no permitido pelo proprietrio) e h riscos concretos de transmisso da dengue, possvel solicitar autorizao judicial para acesso esses locais crticos, conforme orientaes constantes no manual Amparo Legal Execuo das Aes de Campo (PNCD/MS, 2006), disponvel em <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/dengue_amparo_legal_web.pdf>. Em julho de 2009 foi publicado o Comunicado CVS 162, que dispe sobre o cadastramento e vistoria de Ecopontos, assim como a Portaria Conjunta CVS/SUCEN 8, que dispe sobre a criao de grupo tcnico para implementao de aes preventivas no controle do vetor da dengue, dirigidas aos setores da indstria, do comrcio e construo civil que produzem ou comercializam materiais passveis de serem criadouros de Aedes aegypti ou propiciam condies para a proliferao desse vetor. O Centro de Vigilncia Sanitria (CVS) est elaborando um Comunicado e um Roteiro de Inspeo de referncia para as equipes de Vigilncia Sanitria no combate dengue.

17

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Eixo 4 Organizao da Assistncia O Estado de So Paulo apresenta uma populao de aproximadamente 40.000.000 de habitantes distribudas em 645 municpios, que compe 64 Regies de Sade, agrupados em 17 Departamentos Regionais de Sade, com 49.000 leitos disponveis para o SUS (base CNES 2009). Nesta dimenso a SES-SP vem trabalhando na tica da descentralizao organizada do sistema. A organizao dos fluxos de referncia e contra referncia especializada entre os diversos servios dos municpios impe a conformao de uma rede regionalizada, hierarquizada. Partindo da premissa que a regulao das referncias intermunicipais de responsabilidade do gestor estadual, como coordenador do processo de construo das programaes, pactos, desenho da regionalizao e das redes, a Secretaria Estadual de Sade de So Paulo, desenhou os fluxos entre as regies e Departamento Regionais de Sade, conformando Complexos Reguladores Regionais. Os Fluxos e as Grades so ferramentas necessrias para o atendimento de urgncia em todo o estado de So Paulo, estando aqui distribudas conforme CMRR: Complexo Regulador Sul/Sudeste congrega a regio do DRS I Grande So Paulo, DRS XVII Taubat, DRS XII Registro, DRS XVI Sorocaba e DRS IV Baixada Santista totalizando 150 municpios; Complexo Regulador Centro/Leste congrega a regio do DRS VII Campinas e DRS X Piracicaba totalizando 68 municpios; Complexo Regulador Centro/Oeste congrega a regio do DRS VI Bauru, DRS IX Marlia e DRS XI Presidente Prudente totalizando 176 municpios; Complexo Regulador Noroeste congrega a regio do DRS XV So Jos do Rio Preto, DRS V Barretos e DRS II Araatuba totalizando 160 municpios; Complexo Regulador Nordeste congrega a regio do DRS XIII Ribeiro Preto, DRS VIII Franca, DRS III Araraquara e DRS XIV So Joo da Boa Vista totalizando 92 municpios.

18

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Figura 4 Mapa da composio por DRS dos Complexos Reguladores no Estado de So Paulo 2007.

O Caderno do Sistema de Regulao de Urgncia do Estado de So Paulo o instrumento norteador que identifica todos os hospitais de referncia por nvel de complexidade e especialidades e leitos de UTI existentes, atravs das Grades construdas por regio e departamento. A regulao do paciente coordenada pela CRUE-SP com as respectivas CMRR para exercerem as aes de regulao de urgncia inter hospitalares, ininterruptamente, ou seja, com funcionamento 24 horas. A CMRR realiza o atendimento das solicitaes de urgncia e emergncia. Para tanto, dispe de profissionais Mdicos Reguladores e TARM (tcnicos auxiliares de regulao mdica), bem como ferramentas de trabalho que auxiliam no melhor desempenho da Central, conforme as definies de Regulao Mdica. Dentre as ferramentas a serem utilizadas na Central, torna-se imprescindvel o conhecimento dos profissionais quanto o preenchimento da Ficha de Solicitao dos Casos e a utilizao das grades e fluxos de encaminhamentos j determinados e pactuados em cada Macrorregio de Sade. Para normatizar a CMRR, estipulam-se orientaes para atendimento e encaminhamento dos casos regulados. - Primeira etapa: Recepo do chamado - Segunda etapa: Abordagem do Caso - Terceira etapa: Resoluo dos casos Vale ressaltar que as solicitaes envolvem diretamente o contato prvio de mdico para mdico.

19

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Como j descrito anteriormente, todas as referncias encontram-se no Caderno do Sistema de Regulao de Urgncia do Estado de So Paulo. Para os perodos epidmicos as referncias estruturadas nas Grades so as que prevalecem, considerando sempre a avaliao de risco segundo os critrios preconizados nas diretrizes do Ministrio da Sade, conforme o estadiamento do caso e a necessidade de leitos de observaes, internao ou UTI. Os Complexos Reguladores visam aperfeioar os fluxos dos servios de suas respectivas reas de abrangncia de acordo com a programao pactuada. Cada macro regio identifica sua dinmica de atendimento de sade e integra os dispositivos de regulao do acesso, tais como Centrais de Internao, Centrais de Consultas e Exames, Centrais de Urgncias e demais Protocolos Assistncias. Em 2010, foram realizadas Oficinas Regionais com os gestores municipais e regionais para discutir a Organizao da Assistncia da Dengue no mbito municipal e regional. O produto final da Oficina foi elaborao de 645 Planilhas com a Organizao dos Servios para assistncia Dengue que foram pactuadas nos 64 CGRs.

Eixo 5 Aes Integradas de Educao em Sade, Comunicao e Mobilizao Social O objetivo geral dessas aes a adeso das pessoas e da sociedade organizada, de maneira consciente e voluntria, para o enfrentamento da problemtica da dengue. O Comit Estadual de Mobilizao contra Dengue foi criado em outubro de 2002 por ato do Secretario Estadual de Sade com objetivo de planejar, coordenar e acompanhar as aes de mobilizao social. Atualmente, o Comit Estadual est constitudo pelos seguintes setores: - Setor pblico da sade: Conselho de Secretrios Municipais de Sade, CVE, CVS, Conselho Regional de Farmcia, Coordenao de Vigilncia em Sade do Municpio de So Paulo, Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, Conselho Regional de Medicina do Estado de So Paulo, Conselho Regional de Psicologia e SUCEN. - Outras reas do setor pblico: CETESB (Companhia Tecnolgica de Saneamento Ambiental), Secretaria Estadual da Educao, Defesa Civil, SABESP, Empresa de Correios e Telgrafos, Secretaria do Meio Ambiente, Imprensa Oficial do Estado e Empresa Metropolitana de gua e Energia. - Setor empresarial: Federao Brasileira de Bancos, Servio Social da Construo Civil, Associao. Paulista de Supermercados, Sindicato da Habitao, FACESP, CRECI, Federao das Indstrias do estado de So Paulo, Associao Nacional da Indstria de Pneumticos, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, VIVO e Rede Bandeirantes de Televiso.

20

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

- Setor de transportes: SOCICAM Terminais de Passageiros, METR, CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitano), ECOVIAS, SEST/SENAT, EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), ARTESP (Agencia Reguladora de Transportes), NOVA DUTRA e DERSA. - Outros: Federao de Mulheres Paulistas e Confederao das Mulheres do Brasil. Atividades Prioritrias: o Realizao de reunies peridicas com Comit Estadual para planejamento e avaliao de aes de preveno da dengue dirigidas ao publico interno e externo s instituies; o Realizao de campanhas estaduais de sensibilizao da populao. o Atividades em Imveis Fechados para Venda e Locao por meio de parceria com Conselho Regional de Corretores de Imveis; o Divulgao de orientaes tcnicas em cursos de manuteno predial dirigido a sndicos, porteiros e zeladores por meio de parceria com SECOVI Sindicato da Habitao; o Orientao tcnica para CIPA ou grupos internos s instituies para aes de manuteno de ambiente saudvel nos imveis especiais; o Parceria com Secretarias de Educao municipais e estadual em apoio a atividades em escolas dirigidas a alunos, professores, funcionrios e pais de alunos e realizao de videoconferncia dirigida aos professores da rede estadual de ensino; o Parcerias para divulgao de informaes e produo de folhetos; o Parceria com Servio Social da Construo Civil (SECONCI) e Sindicato da Construo Civil (SINDUSCON) para realizao de trabalho voltado s obras de construo com o fim de evitar focos de proliferao dos mosquitos, especialmente em obras paradas; o Parceria com CRECI, METRO, SOCICAM e outras entidades para produo e veiculao de filme sobre preveno da dengue. O Comit Estadual tem atividades previstas para o perodo de agosto de 2011 a maro de 2012 para mobilizao da populao e participao das aes de controle de dengue, descritas no Anexo IV. Alm disso, no perodo de intensificao do controle vetorial, os municpios sero orientados a realizar aes de comunicao social envolvendo os comits municipais de mobilizao contra a dengue. O objetivo manter a populao informada sobre a exposio ao risco de contrair a doena, seus sinais e sintomas e a importncia da busca do servio de

21

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

sade para atendimento, notificao dos casos, situao de infestao local e medidas de controle vetorial. importante que sejam divulgadas as atividades que esto sendo realizadas pelo poder pblico, bem como o destaque para a importncia da participao ativa da populao na vigilncia e controle da doena, ressaltando que a soma de esforos que possibilita o xito do programa de controle. Nos meses de novembro e dezembro de 2011 ser realizada campanha de sensibilizao da populao, com divulgao massiva para populao com mensagem que associe a eliminao do mosquito (recipientes com gua e larvas) com a ocorrncia de casos de dengue, sua gravidade e medidas de controle utilizando temas como: Para evitar a dengue, o melhor a fazer no deixar o mosquito nascer! e/ou No deixe a dengue estragar suas frias. Na divulgao das aes realizadas pelo Estado e Municpios podero ser utilizados os diversos canais de comunicao das instituies parceiras do Comit Estadual de Mobilizao contra Dengue. A campanha de mdia dever contemplar informaes sobre: O que Notificar casos? Por qu? Como fazer? E Para que? Deve ainda destacar a relao entre notificao de casos e aes de bloqueio da transmisso que so desencadeadas e como a populao pode participar das aes de reduo de criadouros. Em janeiro e fevereiro de 2012, alm das medidas permanentes de eliminao de criadouros, devero ser divulgadas as condutas adequadas quando da ocorrncia de casos de dengue em crianas e idosos. Deve ser elaborada e divulgada Nota ou Orientao Tcnica para divulgao aos profissionais de sade, rgos de representao de classe, COSEMS e estabelecimentos de sade e outros. importante criar e divulgar um canal especfico de comunicao da populao com o setor de sade, em geral: DISQUE DENGUE. No ms de fevereiro, a Campanha Estadual de Mobilizao Social dever se relacionar com a poca do carnaval e 0orientar para cuidados para eliminao de criadouros do mosquito, alerta aos viajantes para os sintomas da dengue e a procura aos servios de sade. Outros detalhamentos Detalhamento da Campanha de Mdia para Preveno e Controle da Dengue da SES-SP 2011 2012 poder ser encontrado no anexo IV.

22

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Eixo 6- Capacitao de Recursos Humanos Conforme estabelecido no Plano de Intensificao das Aes de Vigilncia e Controle da Dengue 2010-2011, ao longo do segundo semestre de 2010 foram realizadas aes educativas, com capacitaes para profissionais da sade, oficinas preparatrias para monitores dos nveis regionais (SUCEN/GVE/GVS/IAL), seminrio sobre hierarquizao de servios em situaes epidmicas para Diretores Regionais de Sade com aplicao do protocolo de avaliao e clnico do Ministrio da Sade, estabelecimento de referencia/contra-referncia regional e apoio de servio suplementar, oficinas macro regionais para diagnstico situacional e elaborao de proposta de intensificao das aes de vigilncia e controle, capacitao em aes de controle de vetor, descritos a seguir: Capacitaes para municpios prioritrios: Capacitao de agentes para realizao de bloqueio de transmisso em municpios abaixo de 10 mil habitantes que tiveram transmisso em 2010 e municpios no includos no Plano de Estruturao de 2009 (elaborados e executados pela SUCEN); Realizao de cinco Oficinas macro regionais para municpios prioritrios e regies Metropolitanas da Grande So Paulo, Baixada Santista e Campinas com durao de 3 dias. Capacitao para 65 municpios com a participao de 1 coordenador de controle de vetor, 1 coordenador da vigilncia epidemiolgica, 1 coordenador da vigilncia sanitria e Secretrios Municipais de Sade dos municpios selecionados, diretor do Departamento Regional de Sade (DRS), Regionais da SUCEN, GVEs e GVSs e nvel central (tabela 3); Realizao de capacitao regional por GVEs para profissionais de sade, nvel mdio e universitrio com foco no manejo clnico do suspeito de dengue para mdicos, avaliao de risco e conduta par enfermagem, organizao de servios e treinamento bsico de vigilncia epidemiolgica em dengue (tabelas 4 e 5).

23

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Tabela 3 - Oficinas macro regionais do Plano de Intensificao das Aes de Vigilncia e Controle da Dengue para municpios Prioritrios do PNCD e Regies Metropolitanas da Grande So Paulo, Baixada e Campinas, ESP - 2010.

Sede do Treinamento S J Rio Preto Ribeiro Preto Campinas

Outras regionais participantes Jales, Araatuba, P Prudente Araraquara, Barretos, Marlia, Assis, Bauru, Franca, Sorocaba Piracicaba, So Joo da Boa Vista, Taubat

N municpios participantes 10 17 17

Secretrios Municipais participantes

Barretos, Ribeiro Preto, Marlia,

Santos

Caraguatatuba

13

Itanham, Guaruj, Mongagu, Santos (representante), Ubatuba, Perube, Ilha Bela, Cubato (representante), So Sebastio, Bertioga Guarulhos 15

So Paulo Total

Osasco, Santo Andr, Moji das Cruzes

10 65

Tabela 4 Treinamento bsico de vigilncia epidemiolgica em dengue, por Grupo de Vigilncia Epidemiolgica, ESP - 2 semestre de 2010.

REGIONAIS Araraquara Barretos Franca Ribeiro Preto Caraguatatuba Registro Santos So Jos dos Campos Taubat Marlia Presidente Prudente Presidente Venceslau Franco da Rocha Piracicaba Total

TOTAL de profissionais treinados 75 33 39 67 19 15 30 8 8 44 28 26 64 64 520

24

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Tabela 5 Capacitaes para profissionais de sade, nvel mdio e universitrio com foco no manejo clnico do suspeito de dengue para mdicos, avaliao de risco e conduta par enfermagem e organizao de servios por Grupo de Vigilncia Epidemiolgica, ESP - junho a dezembro de 2010.
Treinamento Treinamento de avaliao de Manejo de risco clinico para para mdicos enfermeiros N N participantes participantes 202 131 Treinamento de organizao de servio N chefes de servios participantes 106

Data

GVE

Outros

5 e 6 .10.2010 19 e 20.10.2010 19 e 20.10.2010 17.11.10 (Centro) 18.11.10 (Norte) 23.11.10 (Sul)

So Jos do Rio Preto Barretos Campinas Araatuba So Paulo So Paulo So Paulo

30 0 0

108 50 108 126 121 139 81 57 90 57 102 23 186 123

53 33 68 46 66 44 60 50 86 37 52 11 46 48

85 39 42 44 64 60 71 49 86 55 90 28 44 56

0 0 0 0 0 0 40 20 0 0 4 0 29 18 0 14 0

24.11.10 (Sudeste) So Paulo 1.12.10 (Leste) 26 e 27.10.2010 So Paulo P. Prudente P.Venceslau 4 e 5.11.2010 Piracicaba So Joo da Boa Vista Osasco Franco da Rocha Marlia Assis Ribeiro Preto 10 e 11.11.2010 Araraquara Franca 17 e 18.11.2010 23 e 24.11.2010 Bauru Botucatu Jales So Jos dos Campos Taubat Mogi das Cruzes Sorocaba

4 e 5.11.2010

9 e 10.11.2010

109 57 93

58 46 57

108 53 57

35 18 33 2 12

23 e 24.11.2010

68 64

39 61

36 91

9 60

2 e 3.12.2010

25

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012 Itapeva Santos 7 e 8.12.2010 Caraguatatuba Registro 7 e 8.12.2010 Total Sto Andre Diadema 30 GVEs 2.250 1.243 1.464 41 70 16 35 124 29 40 10 11 61 41 58 14 27 60 38 9 3 28 7 0 409

Eixo 7- Gesto e recursos financeiros No estado de So Paulo o enfrentamento da dengue requer um aporte de recursos considervel, tripartite e intersetorial. O financiamento realizado com recursos prprios do Tesouro do Estado, Tesouro dos Municpios e recursos de Transferncias Intergovernamentais. marcante e histrico no Estado os investimentos realizados diretamente nos municpios pela SUCEN. Tambm de se assinalar o volume de investimentos realizados na capacitao de profissionais por todo o Estado e o contingente de recursos humanos, tanto do nvel central como do nvel regional, colocados a disposio dos municpios.

Estratgias de ao:
Elaborao do mapeamento das reas de vulnerabilidade para ocorrncia de dengue em todos os municpios do ESP para o perodo de julho de 2011 a junho de 2012 por meio de instrumento padro (anexo II); Avaliao de reas de vulnerabilidade para ocorrncia de dengue em todos os municpios do ESP atravs de instrumento padro para prioridade de ao (anexo II); Realizao de cinco oficinas macro regionais com objetivo de atualizar o diagnstico situacional e construo proposta de ao para 2011 2012 coordenadas pelo gestor regional (coordenao da DRS) com o apoio tcnico dos Grupos de Vigilncia Epidemiolgica e Sanitria, Instituto Adolfo Lutz Regional e SUCEN regional. O produto final das Oficinas ser a elaborao do Plano Municipal de Intensificao das Aes de Vigilncia e Controle de Dengue 2011-2012 e das Planilhas de Organizao de Servios para Ateno Dengue segundo a avaliao de Risco; Implantao da sala de situao nos 17 Departamentos Regionais de Sade (anexo V); Monitoramento peridico das aes de intensificao de vigilncia e controle regional e municipal (anexo V). Ressalta-se a importncia de da designao de um coordenador

26

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

municipal das aes desenvolvidas pela Vigilncia Epidemiolgica, Vigilncia Sanitria, Controle de Vetor e Assistncia; Elaborao e implantao de instrumento de notificao rpida dos casos suspeitos de dengue grave dos servios de sade para as VE municipais, GVE e CVE (em cumprimento ao item I do Anexo II da Portaria N 104, de 25 de janeiro de 2011 que define a relao de doenas, agravos e eventos em sade pblica de notificao compulsria imediata); Realizao de capacitao regionalizada para profissionais de sade, nvel mdio e superior, em vigilncia epidemiolgica (TBVED); Realizao de treinamentos regionalizados nos seguintes temas: 1-manejo clinico com nfase em extremos de idade e comorbidades, 2-avaliao de risco e 3-organizao de servio, fluxo de atendimento, referncia contra-referncia (Organizao CRS integrado CCD/CVE); Elaborao de material didtico para treinamento de profissionais de sade em servio nos temas de manejo e avaliao de risco (treinamento de 15 minutos); Orientao da importncia da utilizao e distribuio da carteira de acompanhamento dos casos suspeitos de dengue nos servios de sade em todos os nveis de ateno; Articulao para otimizao de leitos de hidratao a todos os suspeitos classificados nos grupos B com exames alterados, C e D do protocolo de manejo clnico do Ministrio da Sade; Normatizao tcnica para: Encaminhamento de amostra biolgica dos casos graves e bitos suspeitos de dengue para IAL-Central com a informao de tratar-se de CASO GRAVE ou BITO na solicitao de exame; Envio de amostras para o monitoramento do(s) sorotipo(s) circulante(s) ou introduzido(s) nos municpios definidos pela Vigilncia Epidemiolgica, de acordo com a capacidade operacional do Laboratrio em reas de transmisso (tabela 3 do anexo III). O monitoramento da circulao de sorotipo viral poder ser realizado nos municpios no prioritrios pelo PNCD aps avaliao dos Grupos de Vigilncia Epidemiolgica e IAL; Realizao dos exames especficos para dengue na Rede IAL, seguindo critrios definidos pelo Laboratrio (anexo III); Utilizao do mtodo de deteco de NS1 como triagem de amostras Dengue-positivas para serem submetidas sorotipagem por meio de RT-PCR em Tempo Real; Implementao do credenciamento de laboratrios municipais de Sade Publica para a descentralizao do teste ELISA de captura de anticorpos IgM kit comercial (anexo III);

27

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Elaborao de Comunicado e Roteiro de Inspeo de referncia para as equipes de Vigilncia Sanitria no combate dengue; Estratgias das aes de controle de vetor esto descritas no Eixo 2; Insero da pauta dengue nas mdias regionais; Definio de estratgias de comunicao para a mdia local/regional e grande mdia; Definio estratgias de comunicao especfica para profissionais de sade com os enfoques: o Na identificao dos sintomas dos casos graves e riscos relacionados s comorbidades; o Na importncia da notificao para desencadear aes de bloqueio bem como para dar ao Estado a dimenso epidemiolgica da doena, e da realizao do exame em tempo oportuno. Criao do slogan e identidade do material de comunicao que ser produzido (cartaz, folder, cartilha).

28

Anexo I
Tabela 1 - Municpios prioritrios de dengue segundo critrio de classificao, Estado de So Paulo, 2009.
Municpio prioritrio 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. Americana Andradina Araatuba Araraquara Araras Assis Barretos Barueri Bauru Bebedouro Birigui Campinas Caraguatatuba Catanduva Cubato Fernandpolis Guaruj Hortolndia Ibitinga Itanham Itapevi Itapira Jaboticabal Jandira Limeira Lins Marlia Mato Mirassol Mogi Guau Moji Mirim Osasco Penpolis Perube Piracicaba Pirassununga Praia Grande Ribeiro Preto Rio Claro Santa Brbara d'Oeste Santos So Joo da Boa Vista So Jos do Rio Preto So Sebastio Populao (habitantes) 203.283 56.505 181.143 199.132 113.645 97.725 112.804 264.619 355.675 77.430 109.451 1.056.644 94.598 114.069 127.702 63.414 304.274 201.049 52.582 85.977 201.995 71.850 72.614 110.325 278.776 72.568 223.454 77.682 54.350 138.494 87.800 713.066 59.183 57.151 365.440 70.912 244.533 558.136 189.834 187.908 417.518 83.369 414.272 72.236 Anos de transmisso 8 9 10 10 10 6 10 8 8 9 10 10 7 9 10 9 10 8 8 6 6 5 8 7 8 8 8 8 9 8 7 8 8 6 9 5 10 10 8 9 10 4 10 9 Incidncia Acumulada 427,0 8008,1 5353,2 874,3 434,7 322,3 3801,3 1011,6 744,2 5433,3 6363,6 977,5 1937,7 3376,0 4026,6 3328,9 2579,3 1030,1 793,0 1371,3 1435,2 794,7 555,0 2320,4 464,9 3217,7 837,3 408,1 6966,0 661,4 526,2 441,8 3082,0 789,1 1779,5 328,6 4994,0 2370,2 1191,0 483,2 6703,7 50,4 7358,9 3081,566 Critrio de seleo* 3 3 2,3 2,3 3 3 2,3 3 2,3 3 3 1,2,3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 2,3 3 3 3 3 3 3 3 2,3 3 3 2,3 3 3 2,3 2 2,3 3

45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57.

So Vicente Sertozinho Sorocaba Sumar Taquaritinga Taubat Tup Votuporanga So Paulo Franca Presidente Prudente Guarulhos Olmpia

328.522 109.565 576.312 237.135 55.372 270.918 64.078 80.819 10.990.249 327.176 206.164 1.279.202 50.215

10 9 4 9 7 2 9 10 9 8 9 9 9

3909,936 1212,979 49,79941 1807,831 599,581 13,28815 1267,206 1679,061 45,50397 41,56784 273,0836 180,6595 4311,461

3 3 2 3 3 2 3 3 1,2 2 2 1 3

Fonte: SES-SP *Critrio 1 - Ser capital de estado ou possuir populao acima de um milho de habitantes; Critrio 2 - Ser sede de Departamento Regional de Sade e ter tido transmisso de dengue nos ltimos dez anos; Critrio 3 - Ter populao acima de cinqenta mil habitantes, transmisso de dengue em pelo menos cinco dos ltimos dez anos e incidncia acumulada acima de trezentos casos por cem mil habitantes.

Anexo II
Identificao de reas de maior vulnerabilidade para ocorrncia de dengue no Estado de So Paulo no perodo de 2011 2012 O objetivo dessa avaliao identificar municpios de maior vulnerabilidade para ocorrncia de dengue no Estado de So Paulo no perodo de 2011 e 2012 construiu-se mapa de vulnerabilidade utilizando os parmetros proposto na Nota Tcnica n 118/ 2010 CGPNCD/DEVEP/SVS/MS. Foi construda uma matriz para a classificao de risco de transmisso por municpio, agregando quatro indicadores:

Indicador 1 - Incidncia de dengue nos anos epidmicos entre 2001 a 2010 - Casos confirmados autctones por municpio de infeco (fonte SINAN W e NET); - Perodo de sazonalidade SE 27 a SE 26, populao DATASUS do ano anterior a avaliao; - Foram considerados os anos com coeficiente de incidncia acima de 100 casos por 100.000 habitantes, includos os anos 2001, 2006, 2007, 2010 e 2011 (Tabela 1). - Os valores de incidncia foram distribudos em ordem decrescente para clculo dos interquartis/ano, atribuindo os valores: primeiro quartil zero; segundo quartil 1; terceiro quartil 5 e quarto quartil 10. Foi realizada a soma dos valores atribudos para cada um dos anos analisados, sendo o resultado da soma novamente categorizado com os seguintes valores: primeiro quartil 1; segundo quartil 2; terceiro quartil 3 e quarto quartil 4; - A esse indicador foi atribudo peso 4. Tabela 1 Distribuio do numero de casos confirmados autctones e coeficiente de incidncia por 100.000 habitantes, ESP de 2001 a 2011.
Ano 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Total de casos (SE 27 a 26) 47.577 36.907 20.871 2.656 4.982 54.354 98.733 9.112 6.862 188.484 76.367 Coeficiente de incidncia (SE 27 a 26) 128,47 98,08 54,67 6,86 12,70 134,40 240,49 21,87 16,73 455,45 185,12 Populao (DATASUS) 37.032.403 37.630.105 38.177.734 38.709.339 39.239.362 40.442.820 41.055.761 41.663.568 41.011.635 41.384.089 41.252.160

Fonte: SINANW e SINAN NET. Atualizado em julho de 2011.

Indicador 2 - Densidade populacional - Calculada utilizando-se populao da rea urbana IBGE censo 2010 no numerador e rea urbanizada em km2 no denominador para cada municpio; - Os valores foram dispostos em ordem decrescente e categorizados com os seguintes valores: primeiro quartil 1; segundo quartil 2; terceiro quartil - 3 e quarto quartil 4; - A esse indicador foi atribuido peso 1.

Indicador 3 - Srie histrica usando a positividade de ponto estratgico (PE) no terceiro trimestre dos anos de 2007 a 2010 - Os valores foram categorizados de acordo com os intervalos interquartis, atribuindo a cada quartil os valores conforme descrito no indicador 1; - A esse indicador foi atribudo peso 1.

Indicador 4 - Valores dos ndices de infestao predial obtidos nos LIRAs realizado em outubro de 2011 (no includo nessa avaliao) - Considerar os valores atualizados de infestao predial obtidos no ms de outubro de 2011 por municpio; - Os valores sero dispostos em ordem decrescente e categorizados com os seguintes valores: primeiro quartil 1; segundo quartil 2; terceiro quartil - 3 e quarto quartil 4; - A esse indicador ser atribuido peso 2. Nova avaliao de vulnerabilidade dever ser realizada quando esses dados forem disponveis. Esta avaliao considerou apenas os indicadores disponveis at a presente data (indicadores 1, 2 e 3). Os valores finais de cada indicador foram somados e os resultados obtidos foram ordenados e categorizados novamente em quartis, os quais definiram a vulnerabilidade de cada regio (Figura 1): rea 1 primeiro quartil, risco baixo; rea 2 segundo quartil, risco moderado; rea 3 terceiro quartil, risco alto e rea 4 quarto quartil, risco muito alto. As regies localizadas nas reas 3 e 4 refletem maior vulnerabilidade para a circulao do vrus da dengue.

Figura 1 - Classificao das reas de vulnerabilidade para ocorrncia de dengue por municpio de infeco, Estado de So Paulo, 2011 - 2012.

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Anexo III
Tabela 1 - Laboratrios que realizam sorologia para dengue (ELISA de captura de IgM e ELISA ou teste Imunocromatogrfico para deteco de NS1), Estado de So Paulo - 2011.

LABORATRIO 1NcleodeDoenasdeTransmisso VetorialNDTV/IALCentral

MUNICPIO SoPaulo

2IALCentrodeLaboratrioRegional 3IALCentrodeLaboratrioRegional 4IALCentrodeLaboratrioRegional 5IALCentrodeLaboratrioRegional 6IALCentrodeLaboratrioRegional 7IALCentrodeLaboratrioRegional 8IALCentrodeLaboratrioRegional 9IALCentrodeLaboratrioRegional 10IALCentrodeLaboratrioRegional 11IALCentrodeLaboratrioRegional 12IALCentrodeLaboratrioRegional 13Laborat.ZoonoseseDoenas TransmitidasporVetores/Pref.Munic 14Laborat.VigilnciaSanitria/Pref. Munic.deGuarulhos 15LaboratrioIdeAraatuba 16Laborat.Municipalde Votuporanga 17LaboratrioEstadualdeJales 18Laborat.MunicipaldeSJRio Preto 19Laborat.Municipalde Fernandpolis

PresidentePrudente RibeiroPreto SoJosdoRioPreto Santos Campinas RioClaro Sorocaba Marlia Bauru/SP SantoAndr Taubat SoPaulo Guarulhos Araatuba Votuporanga Jales SoJosdoRioPreto Fernandpolis

METODOLOGIA Isolamentodevrus/Imunofluorescncia Indireta(sorotipagemdeisolados); InibiodaHemaglutinao;RTPCR;RT PCRemTempoReal,ELISAIgMinhouse; ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA. ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA. ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA;RT PCRemTempoReal ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial;NS1FitaeELISA ELISAIgMcomercial ELISAIgMcomercial ELISAIgMcomercial ELISAIgMcomercial

Fonte: Instituto Adolfo Lutz CCD/SES-SP em julho de 2011.

34

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Tabela 2 - Normas para coleta, armazenamento e transporte de amostras biolgicas para pesquisa de dengue, Instituto Adolfo Lutz.
Diagnstico Tcnica Amostra Biolgica/ Coleta Volume/ Quantidade Transporte Conservao Observao -Colher sangue at o 3 dia aps o Soro Plasma Sangue total de puno pericrdica post mortem 1. Isolamento de Vrus Cultura de Clulas Material de necrpsia ou bipsia: fragmento de fgado, pulmo, bao, rins, corao, linfonodos Obs: usar tubo estril e preferencialmente tubos criognicos -fragmentos de 1-2cm de cada rgo
3 o

incio dos sintomas (na contagem, no considerar -3ml plasma de soro ou nitrognio lquido ou gelo seco ou gelo reciclvel (at no mximo 6 horas) Freezer -70C ou Nitrognio lquido sintomas) -Podem ser usados tubos com gel separador, sem conservante -Colocar fragmentos de cada rgo em tudos separados e identificados. Obs.: Sorotipagem pela tcnica de Imunofluorescncia -3ml de soro colhido Tubos em estante em
o Freezer -20 C o Colher amostra aps o 6 dia do incio

dia

de

inio

dos

ELISA IgM (kit comercial ou Soro mtodo in house) sangue

sem anticoagulante ou sem anticoagulante

acondicionada gelo reciclvel em

ou

o 4C

por <12

dos sintomas considerar sintomas) o

(na contagem, no dia do incio dos

-6ml de sangue, colher caixa de isopor, com

perodo horas

2. Sorologia

Inibio de Hemaglutinao Soro

a a -3ml de soro (1 e 2 Tubos

estante em

o Freezer -20 C

a 1 amostra: fase aguda da doena a 2 amostra: fase convalescente (15 a a 20 dias aps a 1 amostra)

amostras)

acondicionada gelo reciclvel

ou

o 4C

por <12

caixa de isopor, com

perodo horas

Deteco de converso sorolgica

35

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Deteco de antgeno NS1 Sangue total Plasma soro

-3 ml de soro (preferencialmente)

Tubos

em

estante em

Armazenar em geladeira por perodo < 24 horas

Disponvel para casos graves e bitos suspeitos de dengue. Colher amostra


o at o 3 dia do incio dos sintomas (na

acondicionada

-3 ml de sangue total caixa de isopor, com (colher em tubo com gelo reciclvel anticoagulante)

contagem, no considerar o dia do incio dos sintomas) Em caso de resultado inconclusivo, solicitar nova amostra no 6 dia, para realizar MAC-ELISA

-3 ml de soro colhido Soro plasma Sangue total 3. Biologia Molecular PCR Cogulo Fragmentos de tecido fresco -3ml de sangue ou criognicos cogulo colhido sem Tubos em Nitrognio lquido anticoagulante ou gelo seco fragmentos de 1-2cm3. Obs: usar tubo estril Obs: enviar em tubo criognico estril Frasco de boca larga contendo formol Temperatura ambiente Acondicionar cada fragmento em frasco distinto, com identificao do rgo, nome do paciente legvel e data da coleta tamponado a 10%, na quantidade de 20 vezes do volume do fragmento Freezer -70oC sem anticoagulante Colher amostra at o 5o dia aps o incio dos sintomas Material de necrpsia: colher amostras at no mximo 8 horas aps o bito

Fragmentos de tecidos Histopatologia e Fragmentos de tecidos: crebro, de 1cm a 2cm de 4. Patologia Imunohistoqumica corao, pulmo, fgado, bao rins cada e linfonodos a 10% rgo, fixados em formol tamponado

36

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

*Tubos criognicos- so de polipropileno, com tampa de rosca, resistentes a temperaturas extremamente baixas (196C negativos), e com fechamento hermtico. NUNCA utilizar frascos de vidro para transportar materiais em Nitrognio lquido! Envolver tubos com gaze e saco plstico e amarrar com barbante comprido, que deve ser preso s alas do balo ou no canister. Papeletas de solicitaes de exames contendo, no mnimo, as seguintes informaes: n SINAN, Unidade solicitante, Municpio/Estado solicitante, nome do paciente, idade, sexo, data do incio dos sintomas, data de coleta da amostra, exame solicitado, suspeita clnica. TODAS as amostras (sangue, soro ou vsceras), especialmente aquelas destinadas a isolamento de vrus e RT-PCR, devero estar contidas em tubos estreis; fragmentos de tecidos devero ser contidos em tubos separados, e identificados com nome do paciente e tipo de tecido. Fragmento de tecidos fresco, destinadas ao Isolamento de vrus e/ou RT-PCR devem ser armazenadas e transportadas em baixssima temperatura, PORM, fragmentos de tecidos fixados em formalina tamponada a 10%, devem ser transportados em temperatura ambiente.

37

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Tabela 3 Capacidade operacional da Rede de Laboratrios de Dengue, Estado de So Paulo - 2011.

Exames disponveis ELISA de captura de IgM Deteco de NS1 (ELISA e imunocromatogrfico) RT-PCR em Tempo Real RT-PCR convencional Isolamento de vrus Inibio da Hemaglutinao
tabela 1.

Exames at atingir coeficiente de incidncia* 2.400/ms - 1 semestre 1.200/ms - 2 semestre 600/ms Aplicao restrita Aplicao restrita Aplicao restrita

* Coeficiente de incidncia para confirmao de dengue por vnculo clnico-epidemiolgico segundo populao estabelecida na

Tabela 4 - Prazo de liberao de resultados de dengue pelo Instituto Adolfo Lutz, ESP 2011.
Prazo da liberao dos resultados Esse prazo depende da anlise a ser realizada (triagem de exames feita de acordo com as datas de incio dos sintomas e da colheita da amostra) ELISA-IgM in house Dengue: mnimo de 3 dias teis Inibio da Hemaglutinao: mnimo de 5 dias teis NS1 - imunocromatogrfico: mnimo de 1 dia til NS1 - ELISA: mnimo de 2 dias teis RT-PCR: mnimo de 5 dias teis RT-PCR + Sequenciamento: mnimo de 20 dias teis RT-PCR em Tempo Real: mnimo de 2 dias teis
Fonte: Programa de Vigilncia e Controle da Dengue, SES-SP.

Resultados e laudos O prazo mnimo para anlise contado a partir do recebimento da amostra no Laboratrio Passado o perodo mnimo estabelecido para o exame, os resultados podero estar

Isolamento de vrus em Cultura de Clulas: mnimo de 10 dias teis disponveis no SIGH

38

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Tabela 5 Custo de exames laboratoriais para diagnstico de Dengue, de acordo com a capacidade operacional da Rede de Laboratrios de Dengue, ESP 2011 2012.

Capacidade MESES Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul NS1
a

Capacidade Custo R$ 14400 14400 14400 14400 14400 14400 28800 28800 28800 28800 28800 28800 28800 28800 R$
b

Capacidade Custo R$ 48000 48000 48000 48000 48000 48000 48000 48000 48000 48000 48000 48000 48000 48000 R$
b

qPCR 600 600 600 600 600 600 600 600 600 600 600 600 600 600

ELISA-IgM a 2000 2000 2000 2000 2000 2500 1500 5000 10000 12000 18000 17000 4000 2000

Custo R$ b 18000 18000 18000 18000 18000 22500 13500 45000 90000 108000 162000 153000 36000 18000 R$

1200 1200 1200 1200 1200 1200 2400 2400 2400 2400 2400 2400 2400 2400

Total
Proposta Fonte de recursos
a b

26400

316.800,00

8400

672.000,00
Programa de Dengue /SES-

82000

738.000,00

IAL

SP

PNCD/ MS

Necessidades estimadas com base no perodo de julho.2010 a julho.2011 - Valores estimados/exame: NS1 R$ 12,00; qPCR R$ 80,00; ELISA IgM R$ 9,00

39

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Anexo IV
Campanha de Mdia para Preveno e Controle da Dengue 2011 - 2012

A comunicao em sade deve ser voltada para participao efetiva da populao com o propsito de melhoria do sistema pblico de sade em todas as suas dimenses . O objetivo deve ser o de ampliar a viso da divulgao e persuaso para a proposio de debate pblico a respeito de temas de interesse da sade pblica e assegurar aos indivduos informaes suficientes para a ampliao de sua participao cidad nas polticas de sade. Perodos: Novembro e Dezembro de 2011 Divulgao massiva para populao: associao direta entre eliminao do mosquito (recipientes com gua e larvas), ocorrncia de casos de dengue, divulgar a informao de que dengue pode ser grave e medidas de controle do mosquito. Campanha Estadual de Mobilizao Social para eliminao de criadouros (novembro de 2011) Relacionar a poca com os cuidados No deixe a dengue estragar suas frias. Divulgar as aes que sero realizadas pelo Estado e municpios -

Divulgao dos sinais e sintomas de dengue, estmulo procura do servio de sade para atendimento e notificao dos casos. Informar o que Notificar, por que, como, fazer, quando e para que. Destacar a relao entre notificao de casos e o desencadeamento das aes de bloqueio da transmisso e como a populao pode participar das aes de controle (reduo de criadouros). Janeiro e Fevereiro de 2012 Divulgar para a populao a conduta adequada em casos de dengue, quando em crianas e idosos, detalhando os sinais de alerta para dengue grave. Para profissionais de sade: elaborar e divulgar nota ou orientao tcnica sobre procedimentos quanto a casos suspeitos de dengue grave, para ampla divulgao junto aos profissionais de sade, rgos das categorias profissionais da sade, COSEMS, estabelecimentos de sade e outros. Dar continuidade a divulgao dos sinais e sintomas de dengue, estmulo a procura do servio de sade para atendimento e notificao dos casos. Dar continuidade a divulgao de estimulo a participao da populao e como pode participar das aes de controle (reduo de criadouros).

40

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Criar e divulgar para a populao canal aberto de comunicao com a sade, em geral DISQUE DENGUE Em maro de 2012 - Campanha Estadual de Mobilizao Social para eliminao de criadouros. Relacionar a poca com os cuidados No deixe a dengue estragar sua festa ou No deixe gua parada! Divulgar para a populao as aes que sero realizadas pelo Estado e municpios, alerta aos sinais e sintomas de dengue e medidas de eliminao de criadouros.

41

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Anexo V
Orientao para implantao da Sala de Situao de Dengue Reunies de trabalho com interlocutores de dengue nas reas da Vigilncia Epidemiolgica, Vigilncia Sanitria, SUCEN regional, IAL regional e Departamento Regional de Sade j so realizadas sistematicamente em algumas regionais do Estado. A sala de situao uma abordagem que pretende fortalecer a gesto regional das aes integradas de Dengue com a participao desses interlocutores regionais com o objetivo de monitorar, avaliar e propor estratgias de interveno para o enfrentamento de dengue na regio. Os encaminhamentos das salas de situao regionais devem ser levados aos Gestores Municipais e/ou CGRs.

Objetivos secundrios: - Receber, consolidar e analisar as informaes epidemiolgicas, entomolgicas, assistenciais e de mobilizao social para o enfrentamento da dengue na regio; - Elaborar semanalmente/quinzenalmente o boletim integrado de dengue no perodo de novembro de 2011 a junho de 2012; - Discutir pontos relevantes relacionados aos bitos de dengue na regio com nfase no fluxo e qualidade da assistncia (organizao do servio para atendimento do suspeito de dengue, implantao do protocolo de manejo clnico, profissionais treinados); - Estabelecer prioridades de ao frente as informaes analisadas; - Elaborar e executar resposta integrada s situaes de emergncias para o enfrentamento da dengue; - Elaborao de plano de comunicao de risco.

Composio: Coordenao: a ser definida pelo grupo Composio: Departamento Regional de Sade, Grupo de Vigilncia Epidemiolgica, Grupo de Vigilncia Sanitria, Instituto Adolfo Lutz Regional e SUCEN regional. Sugesto de tpicos a serem analisados para subsidiar a discusso e elaborao de propostas na sala de situao regional. Vigilncia Epidemiolgica: Situao epidemiolgica da dengue na regio: o n de casos, casos graves, bitos, letalidade, coeficiente de incidncia, internao, deslocamento de faixa etria (ano corrente e srie histrica); o Regio, municpios mais acometidos;

42

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

o Avaliar a notificao de casos suspeitos pelos servios de sade e agilidade do repasse da informao para a VE; o Avaliar a agilidade e qualidade das informaes no SINAN; o Avaliar agilidade da informao para o Controle de Vetor. Vigilncia Laboratorial: Situao epidemiolgica da dengue na regio: o Avaliar agilidade do encaminhamento de amostras para exames especficos; o Avaliar agilidade dos resultados para os servios de sade e vigilncia; o Avaliar o envio de amostras para monitoramento do(s) sorotipo(s) circulante(s) ou introduzido(s) nos municpios definidos pela Vigilncia Epidemiolgica; o Avaliar o encaminhamento de amostras para exames especficos dos casos suspeitos de dengue grave e/ou bito; o Avaliar a indicao e necessidade de utilizao do mtodo de deteco de NS1 como triagem de amostras Dengue-positivas para serem submetidas sorotipagem por meio de RT-PCR em Tempo Real nos municpios previamente definidos pela Vigilncia Epidemiolgica em conjunto com IAL; o Discutir implementao do credenciamento de laboratrios municipais de Sade Publica para a descentralizao do teste ELISA de captura de anticorpos IgM kit comercial; o Elaborao de consolidado dos resultados sorolgicos, por meio de NS1 e RT- PCR, segundo critrios estabelecidos; o Elaborao de consolidado da identificao dos sorotipos pela regio e municpios; Controle de Vetores: Situao entomolgica na regio: o Monitoramento do ndice de infestao predial por meio do LIRAa; o Proporo semanal de imveis visitados por rea de risco; o Relatrio semanal das aes de bloqueio. Vigilncia Sanitria: Mapeamento dos Pontos Estratgicos (PE) e Imveis Especiais (IE) cadastrados/ licenciados da VISA em conjunto com Controle de Vetor municipal/regional; Adoo do Roteiro de Inspeo de referncia para as equipes de Vigilncia Sanitria no combate dengue.

43

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

Assistncia/ Regulao: Nvel regional: Nmero dirio de internaes por dengue nos hospitais de referncia estabelecidos e pactuados nos CGRs (por meio do Instrumento da Planilha Municipal de Organizao de servios); Monitoramento dos leitos disponveis para dengue; Diagnstico situacional da regio: o Avaliar a hierarquizao dos nveis de ateno ao paciente de acordo com a complexidade requerida pelas manifestaes clnicas do caso (classificao de risco do suspeito de dengue estabelecida no protocolo de manejo clnico); o o Implantao do protocolo de manejo clnico do Ministrio da Sade nos servios; Implantao de unidades de referncia secundria para enfrentamento de dengue em reas prioritrias: o Funcionamento 24 horas; o Atendimento ambulatorial referenciado e que possibilite acompanhamento agendado; o Instalaes que possibilitem observao dos pacientes, hidratao VO e EV o Disponibilidade e/ou acesso facilitado a exames o Profissionais capacitados para atendimento; o Referncia/contra referncia com servios da ateno primria e terciria local e/ou regional; Utilizao de carteiras de acompanhamento e protocolo de atendimento; Existncia de planos de estruturao de servios de sade, especialmente da ateno bsica; Integrao com sade suplementar, cooperativas e associaes mdicas; Discusso da necessidade de capacitao de profissionais mdicos e enfermeiros da ateno bsica nos locais de trabalho: UBS, UPAS, PS, hospitais pblicos e privados, mobilizados por meio do CRM, APM e Sindicato dos mdicos; Mobilizao social: Discusso e elaborao de plano de comunicao de risco pautado nos principais ns crticos relacionados assistncia, controle de vetor, vigilncia epidemiolgica e sanitria. Ressalta-se que as epidemias de dengue tm repercusso em vrios nveis da sade individual e coletiva inclusive no mbito poltico social. As estratgias de comunicao de de urgncia para monitoramento dos casos (hemograma, raios-X, ultrassonografia); Nvel municipal, quando indicado elencar municpios prioritrios:

44

PLANO DE INTENSIFICAO DAS AES DE VIGILNCIA E CONTROLE DA DENGUE ESTADO DE SO PAULO, 2011 - 2012

risco tm o carter de reduzir este impacto tanto do ponto de vista de gesto municipal quanto da sade da populao. Tendo um plano de comunicao que prev aes para situaes de emergncia possvel pautar a mdia regularmente e no ser pautado pelo sensacionalismo e comoo que os diferentes meios de comunicao de massa podem promover. As questes discutidas na sala de situao e que resultam na formulao das aes a serem implantadas so fatos que podem se tornar noticias de interesse para toda a populao.

Exemplo do Fluxo de Operacionalizao

Informao enviada pelas reas tcnicas

Sala Regional de Situao de Dengue - 2012

Informao capturada na mdia

Apresentao do consolidado das informaes e estratgias de ao

Equipe de apoio (reas tcnicas)

Reunio da sala de situao semanal ou emergencial data horrio

Representante DRS e representantes municipais

Validao das informaes, discusso, deciso e definio de aes de intensificao Elaborao de informe tcnico semanal

GESTORES REGIONAIS E MUNICIPAIS 45

Das könnte Ihnen auch gefallen