Sie sind auf Seite 1von 13

4 Endurecimento por Deformao Plstica

4.1 Introduo
Os processos de conformao em sua grande maioria oferecem produtos semi-acabados. Devido a fatores anteriormente mencionados, como dificuldade de escoamento para formar produtos com sees complexas, tolerncias dimensionais e geomtricas abertas devido contrao trmica, distoro por tensionamento interno, alteraes dimensionais devidas recuperao elstica, normalmente esses produtos sofrem um trabalho posterior de acabamento seja por usinagem ou mesmo em muitos casos, por processos de conformao. Alguns processos de conformao possibilitam a obteno de produtos acabados ou muito prximos da condio de utilizao. Normalmente, so processos realizados temperatura ambiente, nos quais destaca-se a utilizao de equipamentos de elevada rigidez, ferramentas de qualidade dimensional e superficial elevada e com a possibilidade de lubrificao eficiente ao longo de todo o processo. Os produtos obtidos apresentam tolerncias dimensionais, rugosidade superficial e tolerncias geomtricas prximas s obtidas em processos de acabamento por usinagem. Outra caracterstica importante desse tipo de processo, a possibilidade de controlarse as propriedades mecnicas do produto atravs da escolha adequada dos parmetros de processamento. BLICKWEDE (1.977) apresenta um interessante quadro comparativo em que o ao AISI 1010, extrudado a frio com reduo de rea de 60% apresenta tenses limites, estrico e dureza prximas do ao AISI 1040, temperado e revenido. Resultados semelhantes foram obtidos para o ao AISI 1040 extrudado a frio a 40% comparado ao ao AISI 8620 beneficiado (Tabela 4.1) Outra anlise interessante feita pelo autor (Tabela 4.2) refere-se reduo de custos, quando peas semelhantes porm de materiais diferentes e obtidas com processos distintos so comparadas em termos de propriedades e de custos. Ressalte-se tambm que para alguns materiais metlicos, o processamento por conformao a frio a nica possibilidade de atingir os nveis de resistncia e dureza indicados para utilizao. Esse um aspecto importante na prtica industrial nos casos em que o emprego de tratamentos trmicos posteriores conformao pode acarretar a queda da qualidade geral do produto. Destacadas as vantagens da conformao a frio, cabe tambm ressaltar as possveis desvantagens relacionadas aos custos de ferramental, equipamentos e preparao, bem como aos limites de conformabilidade que so bem mais reduzidos quando comparados aos do trabalho a quente. Assim, na maioria dos casos, a conformao a frio empregada como etapa de acabamento (por exemplo, na laminao a frio de folhas), ou com pequenas redues de seo transversal em inmeros passes para obteno de sees relativamente simples (como na trefilao de fios ou na extruso e recalque a frio de eixos), ou na conformao de peas prontas a partir de chapas (como na estampagem a frio).

12

Tabela 4.1 - Comparao das propriedades mecnicas de aos tratados termicamente e conformados a frio
Ao AISI 1040 AISI 1010 AISI 8620 AISI 1040

Condio

TR

EF 60%

TR

EF 40%

Tenso limite de resistncia T.L.R. [MPa]

690

690

862

862

Tenso limite de escoamento T.L.E. [MPa]

483

655

586

724

Estrico [%]

60

50

50

40

Dureza [HB]

207

207

248

235

TR - Temperado e revenido EF - Extrudado a frio

Tabela 4.2 - Comparao de custos de peas extrudadas a frio e tratadas termicamente

Ao

Conformao e Tratamento

Propriedades Mecnicas

Custo Normalizado

8620 recozido

Extruso a frio, Cementao, Tempera-Revenido

Dureza: 56-58 HRC T.L.R.: 862 MPa

Material: 0,82 Processo: 0,18 Total: 1,00

1040 esferoidizado

Extruso a frio, Tempera por induo e alvio de tenses

Dureza: 50-52 HRC T.L.R.: 728 MPa

Material: 0,63 Processo: 0,12 Total: 0,75

4.2 Encruamento de Materiais Metlicos


O texto apresentado a seguir foi baseado nos artigos de LONGO e REED-HILL (1.973 e 1.974) e no livro de DIETER. A figura 4.1 extrada de DIETER, apresenta a variao das propriedades mecnicas de um material metlico, quando trabalhado a frio. Observa-se um aumento constante das tenses limites de escoamento e resistncia trao e uma queda acentuada da ductilidade (estrico e alongamento). Para deformaes prximas da linha A, encontra-se o denominado limite de conformabilidade, ou seja, quando a tenso limite de escoamento muito prxima da tenso
13

limite de resistncia, o que associado baixa ductilidade, faz com que o material apresente-se num estado em que a continuidade da deformao leve-o ruptura, inutilizando-o.

ist es er d ite Li m

cia

o tr a

Propriedade

d ite Li m

to en am co es

Es tr i c o

Alo ng am en to

Deformao por trabalho a frio

Figura 4.1 - Variao das propriedades mecnicas em funo da deformao a frio.

O fenmeno metalrgico associado a esse comportamento denominado encruamento ou endurecimento por deformao plstica a frio. O comportamento sob trao de monocristais de metais mostrado na figura 4.2, na qual a tenso uniaxial representada pela tenso de cisalhamento e a deformao linear, pela distoro , presente no plano preferencial de deslizamento.
Estgio III Tenso cisalhante decomposta () Estgio I Estgio II

1 0 1 2
ngulo de toro ()

Figura 4.2 - Curva tenso cisalhante x distoro para monocristais.

Abaixo de uma dada tenso 0 no ocorre deformao plstica significativa. Essa tenso denominada tenso cisalhante crtica decomposta. Observa-se na figura 4.3, que
14

pela decomposio da tenso axial P/A atuante num monocristal monocilndrico pode-se obter a tenso cisalhante r que atua sobre o plano preferencial de deslizamento, na direo preferencial de deslizamento (sistema preferencial de deslizamento). Por exemplo, no caso do Ag de estrutura cfc, o plano preferencial o (111) e a direo preferencial, [110].
P
R

A
Plano de deslizamento

Direo de deslizamento

P
Figura 4.3 - Tenses atuantes num corpo-de-prova monocristalino

Na figura, o ngulo entre o vetor normal ao plano de deslizamento e a direo de trao e o ngulo entre a direo de deslizamento e a direo de trao. Assim, a tenso cisalhante r pode ser calculada:

r=

P cos P = cos cos A cos A

Quando essa tenso cisalhante atinge um valor tal que se inicia o escoamento, denomina-se tenso cisalhante crtica decomposta, que depende no caso de monocristais, principalmente da temperatura e da composio qumica. Assim Ag 99,99% apresenta um valor de 0 igual a 48 g/mm2 enquanto Ag 99,93% apresenta 0 igual a 131 g/mm2. Os valores de 0 obtidos experimentalmente, apresentam-se bem menores que os calculados teoricamente a partir desse modelo. Isto pode ser explicado pela presena de defeitos na rede cristalina dos metais que reduzem os nveis de tenso necessrios, como pode ser observado por ensaios realizados com diversos nveis de defeitos e para materiais livres desses defeitos. Defeitos na rede cristalina, produzem um aumento na energia livre, tanto maior quanto a intensidade e a extenso do defeito. Imperfeies como vazios, tomos em soluo slida (defeitos de ponto) apresentam um efeito menos pronunciado sobre o deslizamento do que os defeitos de linha como as discordncias em cunha (aresta ou de Taylor-Orowan) ou as discordncias em hlice (espiral ou de Burgers) e do que os defeitos de plano como os contornos de gro. Grande parte dos mecanismos de deformao e encruamento de metais relaciona-se com a movimentao de discordncias e sua interao com vazios, tomos de solutos, outras discordncias e contornos de gro. Ultrapassado 0 inicia-se o escoamento, a uma baixa taxa de encruamento, representando o estgio I, conhecido como regio de escoamento fcil. Esse estgio pode no
15

se apresentar em materiais com pequenas quantidades de impurezas, pela deformao a temperaturas elevadas ou pela orientao do cristal de forma que diversos sistemas de deslizamento fossem favorecidos sob trao. Os materiais policristalinos no apresentam esse estgio, pois possuem um nmero elevado de gros aleatoriamente orientados, favorecendo o deslizamento mltiplo desde o incio do escoamento. No estgio II, ou regio de encruamento linear, tem-se um aumento rpido da taxa de encruamento at atingir um valor constante, de tal forma que a tenso cisalhante funo linear da distoro. O coeficiente de encruamento nesse estgio bastante estvel e independente da taxa de deformao e da temperatura empregadas no ensaio. Regies de encruamento semelhantes ao estgio II tm sido observadas no ensaio de materiais policristalinos. No incio do estgio III, ou regio de encruamento parablico, a taxa de encruamento decresce continuamente e a tenso cisalhante passa a ser uma funo parablica da distoro. O incio do estgio III e a taxa de encruamento nesse estgio so fortemente dependentes da temperatura e da taxa de deformao empregadas. Grande parte do comportamento de materiais policristalinos assemelha-se ao estgio III do ensaio de monocristais.

4.3 Mecanismos de Deformao e Recuperao de Metais Mono e Policristalinos


Como destacado anteriormente, os defeitos cristalinos apresentam grande importncia para a deformao plstica dos metais. Grande parte dos mecanismos de deformao e encruamento relacionam-se ao movimento e interao de discordncias ao longo da estrutura do material. No de interesse desse curso aprofundar a teoria das discordncias, o que pode ser feito atravs da leitura dos textos de DIETER (captulos 4 e 5), REED-HILL (1.982) (captulos 4 e 5) e WEERTMAN (1.965). Durante o estgio I (Figura 4.2), a deformao ocorre provavelmente pelo deslizamento num nico sistema (sistema primrio), ativada pela interao de discordncias com defeitos de ponto e pela interseo de discordncias mveis com outras discordncias que cortam os planos de deslizamento. So interaes de pequena amplitude que explicam a pequena taxa de encruamento observada nesse estgio. O estgio II tem incio quando novos sistemas de deslizamento (sistema secundrio) passam a atuar, ocorrendo uma forte interao entre as discordncias do primeiro sistema com as discordncias dos novos sistemas. A taxa de encruamento aumenta consideravelmente. A interao das discordncias nos diversos planos faz com que elas passem a apresentar diversos degraus, em nmero crescente com a continuidade da deformao. Para alguns metais, tambm so formadas discordncias do tipo Lomer-Cottrell e ocorre empilhamento de discordncias. Para ensaios realizados a baixas temperaturas, os mecanismos de deformao permanecem inalterados devido ausncia de energia de ativao suficiente para que surjam outros mecanismos. Nessa situao, o estgio II prolonga-se at a fratura do corpo e o estgio III no observado. Para temperaturas de ensaio mais elevadas e a partir de uma dada temperatura, estabelece-se o estgio III, com o decrscimo da taxa de encruamento, que passa a ser dependente da temperatura e da taxa de deformao. Esse efeito provm da ocorrncia sucessiva da movimentao e interao de discordncias seguida de um processo de recuperao dinmica. Durante a deformao realizada a temperaturas elevadas, ocorre um amolecimento trmico simultneo a um processo de endurecimento atrmico, de tal forma que a tenso de escoamento fortemente dependente da temperatura e da taxa de deformao. Taxas de
16

deformao elevadas correspondem a tempos disponveis menores para a ao dos mecanismos de recuperao dinmica. Ensaios realizados com deformao a quente mostraram que essa explicao valida somente para o caso de materiais com alta energia de falha de empilhamento (EDE) (ou energia de defeito de empilhamento). Para esses materiais, concluiu-se que os mecanismos presentes tanto para recuperao esttica quanto dinmica, so: a escalagem de discordncias em linha e o deslizamento cruzado. No caso de metais c.f.c., os mecanismos para recuperao esttica e para recuperao dinmica so diferentes, pois observou-se que materiais com mesmo grau de deformao recozidos mesma temperatura, apresentavam taxas de recuperao diferentes, sendo a recuperao dinmica mais eficaz que a esttica. Um exemplo interessante, o nquel puro deformado temperatura ambiente apresenta um estgio III bem definido, enquanto que o mesmo material deformado a temperaturas menores no apresenta recuperao esttica temperatura ambiente. A formao de bandas de deslizamento devido ao deslizamento cruzado duplo so os mecanismos associados ao incio do estgio III. Durante os estgios I e II, formam-se barreiras de Lomer-Cottrell onde so ancorados e empilhados grupos de discordncias em anel gerados por fontes de Frank-Read. No estgio II, a quantidade de discordncias empilhadas cresce, ocasionando o aumento da taxa de encruamento. A energia necessria para ativar o mecanismo de deslizamento cruzado menor que a necessria para ultrapassar as barreiras de Lomer-Cottrell, assim, o estgio III ter incio quando as discordncias prximas das barreiras comecem a circund-las movimentando-se por deslizamento cruzado. Devido ao deslizamento cruzado, ativado termica e mecanicamente, um grande nmero de discordncias em hlice so aniquiladas, bem como um grau maior de deformao alcanado. O mecanismo de deslizamento cruzado, responsvel pela recuperao dinmica, ativado nos metais c.f.c., pela recombinao de discordncias parciais. A energia necessria para essa ativao inversamente proporcional EDE do material. Assim, materiais com baixa EDE apresentam a uma mesma temperatura, taxas de recuperao menores que a de um material com alta EDE. O lato alfa (72% Zn) que tem baixa EDE no apresenta estgio III, quando deformado temperatura ambiente. Para metais com alta EDE, que apresentam taxas considerveis de recuperao dinmica, os mecanismos de ativao devem ser outros que no aqueles relacionados com a interao e movimento de discordncias empilhadas em barreiras, visto que tal tipo de estrutura somente foi observada em materiais com baixa EDE. No caso de metais policristalinos com alta EDE, observa-se que durante a recuperao dinmica forma-se uma estrutura celular, com paredes da clula compostas por discordncias em hlice movimentadas por deslizamento cruzado e discordncias em aresta movimentadas por escalagem. Essa configurao a de menor energia livre, com alvio dos campos de tenses. As clulas ou sub-gros apresentam-se como regies cristalinamente perfeitas, com pequenos desvios de orientao e praticamente isentas de discordncias. As paredes das clulas so associadas a emaranhados, j que as discordncias apresentam-se enroladas, entrelaadas e misturadas de forma bastante irregular. A figura 4.4, (a ) e (b), esquematiza a estrutura celular de metais com diferentes graus de deformao. Em (c) e (d) apresentam-se respectivamente microestruturas com subestruturas celulares para o nquel com 5,5% de alumnio deformado 2,7% a 293 K e para o nquel puro deformado 3,1% tambm a 293 K. Fatores como a reduo da temperatura, o aumento da taxa de deformao, a presena de impurezas ou elementos de liga que interagem com as discordncias e diminuem
17

a EDE e defeitos de ponto, impedem a recuperao dinmica, causando um aumento da taxa de encruamento e das tenses necessrias, pois dificultam a ativao dos mecanismos de deslizamento cruzado e escalagem e consequentemente, a formao de uma estrutura celular. Com a formao de clulas, o caminho livre para movimento das discordncias maior o que justifica a menor taxa de encruamento, observada durante a recuperao dinmica.

(c)

(d)

Figura 4.4 - Estrutura celular em material deformado 10% (a) e 50% (b), (c) nquel com 5,5% de alumnio deformado 2,7% a 293 K (d) nquel puro deformado 3,1% a 293 K.

Em situaes como no trabalho a frio de metais, para os quais no h formao de clulas, as discordncias esto distribudas mais uniformemente e consequentemente o caminho livre menor e a probabilidade de interao das discordncias aumentada. Assim, para que se provoque um mesmo grau de deformao, as estruturas recuperadas necessitam de uma densidade de discordncias menor do que aquela necessria para a situao em que a recuperao dinmica no ocorra (como no trabalho a frio, por exemplo). DIETER apresenta alguns valores para densidades de discordncias:

de 105 a 10 6 cm-2 para um metal totalmente recozido de 1010 a 1012 cm-2 para um metal trabalhado a frio

18

4.4 Influncia de Contornos de Gro, Soluo Slida e Partculas de Segunda Fase na Deformao Plstica
Esse item baseou-se nos captulos 6 do DIETER, 5, 7, 8 e 9 do REED-HILL. Nos itens anteriores, foram estudados aspectos da deformao plstica de monocristais, em termos de mecanismos de deformao e recuperao. Muitos desses mecanismos tambm ocorrem nos materiais policristalinos, porm, devido s caractersticas desses materiais, outros mecanismos esto presentes durante a deformao, pela interao com contornos de gro, de subgro, tomos em soluo slida e partculas de segunda fase. a) Influncia dos Contornos de Gro a.1) Contornos de alto ngulo Os contornos de gro, regies cristalinas que delimitam os gros, representam a mudana de orientao cristalina ao longo do material. A energia superficial dos denominados contornos de alto ngulo, apresenta-se elevada o que faz com que essa regio seja preferencial para a ocorrncia de reaes, como difuso, transformao de fase, precipitao e recristalizao, bem como para a concentrao de tomos de soluto e para o bloqueio de discordncias. Os materiais metlicos empregados comercialmente apresentam gros pequenos, orientados aleatoriamente, caractersticas interessantes para o aumento da resistncia mecnica. Os sistemas de deslizamento nesse caso, apresentam-se nas mais diversas direes, o que faz com que cada gro deforme-se de forma diferenciada de seus vizinhos. Devido continuidade do material, os contornos de gro apresentam gradientes de deformao, tanto maiores quanto maior o tamanho de gro e o ngulo do contorno. Os planos de deslizamento ativos em regies prximas ao contornos so vrios e diversificados, incluindo at planos de menor densidade atmica, resultando numa dureza maior nos contornos do que no centro dos gros. Um maior nmero de contornos, ou seja, gros pequenos, faz com que a influncia desses contornos seja maior, acarretando um aumento do encruamento. Uma observao importante a respeito da influncia dos contornos de gro refere-se ao tipo de fratura em metais muito deformados; a baixas temperaturas, as trincas desenvolvem-se atravs dos cristais, ocorrendo a fratura transganular. J a altas temperaturas e baixas taxas de deformao, os contornos tornam-se menos resistentes, propagando as trincas, causando a fratura intergranular O aumento da resistncia mecnica com a diminuio do tamanho de gro foi equacionado empiricamente por HALL e PETCH, como:

0 = i + k'D
onde

0 - tenso de escoamento i - tenso de atrito oposta ao movimento das discordncias k - constante relacionada ao empilhamento das discordncias D - tamanho de gro As definies para os termos i e k assumem que os contornos de gro agem como barreiras ao movimento das discordncias, empilhando-as em seus planos de deslizamento.
19

a.2) Contornos de baixo ngulo No interior dos gros podem ser encontradas regies envolvidas por contornos de baixo ngulo, formados por um arranjo de discordncias-arestas, que causa uma pequena distoro da rede critalina. Subgros podem ser obtidos atravs de pequenas deformaes plsticas seguidas de recozimento de recuperao. Esse processo tambm denominado poligonizao. Os mecanismos envolvidos so o deslizamento e a escalagem de discordnciasarestas. Como a escalagem depende da difuso de lacunas, a poligonizao favorecida por temperaturas elevadas. Um esquema do processo de poligonizao mostrado na figura 4.5 (A e B), extrada de REED-HILL. . Em (C) mostrada uma microestrutura poligonizada de um monocristal de ferro-silcio deformado 8% a frio e recozido por 1 hora a 1100 oC.

(C)

Figura 4.5 (A e B) Movimento de escalagem e deslizamento durante a poligonizao. (C) microestrutura de monocristal de Fe-Si deformado 8% e recozido por 1h a 1100 C.

A presena de subgros aumenta a resistncia de metais recozidos sem contudo causar uma queda aprecivel da dutilidade, como mostrado na figura 4.6, de DIETER. Ao alinhar discordncias nos sub-contornos por poligonizao, impede-se que ocorra deslizamento num sistema primrio, o que explica o aumento da tenso limite de escoamento. J o fato de que o interior dos sub-gros praticamente livre de discordncias e que seus contornos apresentam baixa energia superficial, facilita a continuidade da deformao e conseqentemente, no h queda aprecivel da ductilidade do material.

20

Figura 4.6 - Aumento da resistncia mecnica devida poligonizao.

b) Influncia de Solues Slidas O aumento de resistncia mecnica devido soluo slida depende da diferenas do tamanho dos tomos de soluto e solvente, da distoro causada no reticulado e da valncia relativa entre os elementos. Observa-se que a distribuio de solutos d-se preferencialmente prximo a discordncias, falhas de empilhamento, contornos de gro e sub-gros, que so regies de energia superficial mais elevada. O efeito da adio de solutos o aumento das propriedades mecnicas de resistncia do material metlico, como pode ser observado na figura 4.7, extrada de DIETER.

Figura 4.7 - Aumento da resistncia mecnica devido a soluo slida 21

Tal aumento pode ser explicado pela interao das discordncias com tomos de soluto, especialmente de discordncias-arestas com tomos em soluo slida substitucional, que tendem a retardar seu movimento mas no bloque-lo. Da o efeito limitado do uso de solues slidas na obteno de materiais de elevada resistncia. c) Influncia de Partculas de Segunda Fase Um efeito mais pronunciado no aumento da resistncia mecnica de um material metlico conseguido atravs da obteno de ligas com duas ou mais fases. Analisando-se materiais bifsicos, observa-se que a influncia das partculas de segunda fase sobre a deformao plstica relaciona-se a diversos fatores relativos s partculas tais como tamanho, forma, densidade, distribuio, resistncia, ductilidade, orientao cristalogrfica, energia e ligao superficial. Em termos de tamanho, a segunda fase pode apresentar dimenses prximas do tamanho de gro da matriz, configurando uma estrutura agregada ou apresentar-se distribuda no interior dos gros da matriz, resultando numa estrutura dispersa. O endurecimento causado pela presena da segunda fase ocorre em ligas onde h forte ligao entre a matriz e as partculas. A situao mais comum a de matrizes moles contendo partculas duras. Nesse caso, a quantidade de partculas presentes define o grau de encruamento atingido. Pequenas quantidades causam deformao pronunciada da matriz; para quantidades maiores, matriz e partculas apresentam graus de deformao prximos; ligas em que a maior parte da estrutura composta pelas partculas, apresentam comportamento definido preponderantemente pelas propriedades da segunda fase. Outro fator importante a distribuio das partculas ao longo da matriz, em termos de forma e localizao dessas partculas. A situao ideal a disperso uniforme de partculas finas. Um exemplo interessante que relaciona-se influncia da forma, tamanho e distribuio das partculas de cementita sobre a ductilidade de aos. Estruturas que apresentam cementita esferoidizada so mais dcteis quando comparadas a estruturas em que a cementita apresenta-se na forma lamelar, como na perlita. Os mecanismos envolvidos no endurecimento de materiais metlicos devido presena de partculas de segunda fase esto relacionados com a resistncia mecnica e com o espaamento das partculas. Partculas resistentes que apresentam estruturas cristalinas no coerentes com a matriz, bloqueiam o movimento das discordncias fazendo-as curvar e gerar novos anis de discordncias, ao ultrapassar os precipitados (mecanismo de Orowan), como mostrado na figura 4.8.

Figura 4.8 - Movimento e gerao de discordncias pelo mecanismo de Orowan.

22

Partculas pequenas e macias so deformadas e cortadas pela passagem de discordncias, gerando tenses bem maiores do que as necessrias para o movimento atravs da matriz, conforme esquematizado na figura 4.9.

Figura 4.9 - Movimento de discordncias atravs de partculas pequenas e macias.

4.5 Deformao por Maclas


Para o estudo deste item, vide tpico 4.10 do DIETER e captulo 16 do REED-HILL. A deformao por maclao ocorre devido a tenses aplicadas que causam uma nova orientao no reticulado cristalino. A figura 4.10.a apresenta um esquema do processo de maclao de uma rede cristalina sob a ao de esforos cisalhantes (). Os crculos vazios representam a posio dos tomos que no se moveram e os crculos cheios, as posies finais dos tomos que mudaram de posio durante a maclao. J a figura 4.10.b apresenta maclas de deformao observadas em um ao austentico. O cisalhamento associado maclao apresenta-se uniformemente distribudo num volume do material, sendo que a distncia de movimentao dos tomos restringe-se a apenas uma frao dos espaamento interatmico. Assim, a deformao total provocada pequena se comparada com as deformaes obtidas por deslizamento de planos. A importncia do mecanismo de maclao reside na possibilidade de que atravs da reorientao cristalina, os planos preferenciais de escorregamento passem a ter uma orientao mais favorvel em relao tenso aplicada. Para metais que apresentam estrutura hexagonal compacta, com poucos sistemas preferenciais de escorregamento, a maclao possibilita que os planos basais compactos bloqueados durante o deslizamento, reorientem-se e prossigam o escorregamento. Como exemplo, materiais como o Zn, Cd, Mg e Ti apresentam como plano de macla o (1012) e como direo de macla, a [1011]. Para metais de estrutura cbica, a maclao apresenta pouca importncia para deformao plstica. Metais com estrutura c.f.c. apresentam maclas a temperaturas muito baixas e graus de deformao elevadas. As regies de interseo de maclas tambm apresentam-se como locais preferenciais para nucleao de novos gros durante o recozimento.

23

Figura 4.10.a - Esquema do processo de maclao por cisalhamento.

Figura 4.10.b Maclas de deformao em ao austentico. Fonte: Q. Dai, R. Yang and K. Chen, Deformation Behavior of Fe-Mn-Cr-N Austenitic Steel, Materials Characterization, Volume 42, Issue 1, January 1999, Pages 21-26.

24

Das könnte Ihnen auch gefallen