Sie sind auf Seite 1von 10

RELATRIO DE VISITA TCNICA VISITA A EMPRESA MERPE CONFORMAO - TM262

Jean Hamamoto GRR20084996 Rodrigo Penteado GRR20085322

Resumo: Nesta visita tcnica realizada na empresa Merpe, foi possvel ser visto vrios processos de conformao aplicados para conformao de chapas, mas neste caso foi focado o processo de conformao por dobramento.

1.

INTRODUO

O objetivo deste relatrio apresentar os processos que so aplicados pela empresa Merpe e tambm indicar as caractersticas e possveis erros dentro do processo, para posteriormente indicar otimizaes possveis. 2. EMPRESA

Situada no Municpio de Araucria, a Merpe uma empresa voltada a fabricao de peas metalrgicas e os seus principais clientes so empresas que produzem placas eltricas e arcondicionados. A empresa gerencia os processos de corte a laser, puncionadeira CNC, dobradeira CNC, prensa, solda, pintura a p e montagem.

3.

PROCESSOS DE FABRICAO Para a fabricao de seus produtos a Merpe executa at onze processos: Tabela 1. Processos de produo Processos Projeto/ Desenho Descrio Projeto para fabricao ou adaptao de modelos fornecidos pelo cliente Elaborao de programa para conformao em mquinas CNC Retirada da matria prima Corte realizado em mquina CNC de corte a laser Chapa, j cortada, submetida a

Programao Estoque Corte Puncionamento

uma puncionadeira CNC Dobramento Soldagem A chapa submetida mquina viradeira Os componentes so montados por meio da solda O produto, j montado, sofre diversos banhos qumicos, para preparao para a pintura O material sofre o processo de pintura a p, com espessura prdeterminada O componente passa por uma estufa contnua, por cerca de 15minutos a uma temperatura de 200C O produto final embalado e encaminhado ao cliente

Banho qumico Pintura

Cura

Embalagem

Entre os processos de dobramento e soldagem e aps a cura existem os processos de controle de qualidade. Todos os processos so realizados dentro da fbrica, porm em barraces diferentes, projeto, programao, estoque e embalagem tm barraces prprios, j o restante da produo localizado no mesmo local, abaixo segue o layout da empresa, com os diferentes ambientes de fabricao.

Figura 2 Layout da fabrica. 3.1 Material estudado Devido a clausulas contratuais no foi possvel acompanhar e fotografar a mesma pea durante todo o processo, desde o corte at a embalagem, assim acompanhamos toda a produo, mas com peas ou componentes diferentes, porm para todas as peas o material era o mesmo, Ao inox 304, com 2mm de espessura. 3.2 Processos 3.2.1 Estoque A empresa mantm um estoque de chapas que so utilizadas no processo de fabricao das peas requeridas pelo cliente.

Figura 3 Estoque de chapas. 3.2.2 Corte e Puncionamento Para iniciar o processo, as chapas passam pelo corte a laser. Devido ao custo da horamquina do corte a laser algumas peas so cortadas pelas puncionadeiras.

Figura 4 Chapas cortadas a laser.

Figura 5 Corte a laser.

3.2.3 Dobramento Depois de cortada, a chapa dobrada na prensa viradeira. Um controle de qualidade realizado no local, verificando o ngulo de dobragem.

Figura 6 Chapa antes do dobramento.

Figura 7 Verificao do ngulo de dobra.

O processo de dobramento da Merpe utiliza uma Prensa Viradeira hidrulica Newton PSH 13530, esta mquina possui um sistema sincronizado composto por servo-vlvulas e rguas lineares de alta preciso comandadas por CNC, isto garante a realizao de dobras descentradas, assim como mantm o paralelismo entre o prensador e a mesa. Tambm possui um prensador descente, acionado por cilindros hidrulicos fixados na estrutura e guiado por prismas revestidos com material autolubrificante e rolamentos. 3.2.4 Controle de qualidade Aps passar pelos processos de dobramento e/ou puncionamento, a pea submetida a um controle de qualidade mais rgido.

Figura 8 Controle de qualidade.

3.2.5 Soldagem Quando os componentes das peas solicitadas precisam ser unidos, eles so soldados aps o controle de qualidade.

Figura 9 Soldagem. 3.2.6 Galvanizao As peas que no necessitam de pintura e que sero expostas a um meio mais agressivo so galvanizadas.

Figura 10 Peas galvanizadas.

3.2.7 Banhos Aps a verificao no controle de qualidade, ou soldagem quando necessrio, a pea submetida a uma sequencia de banhos para preparao para pintura. Tanque 1: Desengraxante Kinstrip 105 Tanque 2: Enxague PH mnimo de 10 a 11 Tanque 3: Decapante Kinstrip Temperatura de 30C a 60C e tempo de 20 a 40 minutos. Tanque 4: Enxgue PH mnimo acima de 4 Tanque 5: Desengraxante Kinstrip 90L Temperatura de 60C a 70C e tempo de 10 a 15 minutos Tanque 6: Refinador Kinfos 17 PH mnimo de 9 a 10 e tempode 10 minutos Tanque 7: Fosfato Tricationico tempo de 10 minutos Tanque 8: Enxague PH mnimo de 5 a 7 Tanque 9: Passivador Kin Temperatura ambiente e tempo de 3 a 5 minutos Tanque 10: Enxague PH mnimo de 5 a 7

Figura 11/12 Tanques. 3.2.8 Pintura As peas so encaminhadas para pintura. A pintura realizada por meia de um spray, e as partculas soatradas para a pea.

Figura 13 Pintura. 3.2.9 Estufa

Na estufa as partculas solidas de tinta se fundem ao material.

Figura 14 Estufa 3.2.10 Montagem Depois de todos os componentes prontos, efetuada a montagem da pea final.

Figura 15 Montagem dos componentes. 3.2.11 Embalagem e Distribuio As peas so embaladas para posterior distribuio

ANLISE

Os defeitos encontrados em todo o processo geralmente esto ligados a ngulos muito agudos ou muito obtusos para a respectiva pea. Outro defeito comum so abas de tamanho desigual. Todos ocorrendo no processo de dobramento. As principais causas destes defeitos so erros na programao ou o mal posicionamento da chapa na prensa. A soluo encontrada pela empresa para evitar estes erros foi a capacitao dos funcionrios. RECONHECIMENTO Os dados aqui levantados pelos alunos foram autorizados pela empresa Merpe para uso pura e exclusivamente acadmico, no podendo ser repassados para outras empresas ou usados para fins de concorrncia. Agradecimentos Agradecemos a cordialidade e ateno de Aparecido Ferreira e empresa Merpe por nos ter recebido e repassado informaes para a elaborao deste documento.

4.

REFERNCIAS

Site: www.merpe.com.br Av. dos Pinheirais, 999 CEP. 83707-762 Araucria Paran Brasil

5.

ABSTRACT CHAIR TM 262 CONFORMAO VISIT TO THE COMPANY MERPE

Abstract. This document show detailed instructions of the technical visit made to the company MERP applied to the production of sheet conformation, suffering various forming processes, we will emphasize the process of folding Palavras-chave: Sheet conformation, folding and pressing.

Das könnte Ihnen auch gefallen