Sie sind auf Seite 1von 4

EXERCCIOS RESOLVIDOS MUV

Movimento Uniformemente Variado

1. Durante uma corrida de carros, um dos competidores consegue atingir 100km/h desde a largada em 5s. Qual a acelerao mdia por ele descrita?

2. Um mvel, partindo do repouso com uma acelerao constante igual 1m/s se desloca durante 5 minutos. Ao final deste tempo, qual a velocidade por ele adquirida?

3. Um automvel encontra-se parado diante de um semforo. Logo quando o sinal abre, ele arranca com acelerao 5m/s, enquanto isso, um caminho passa por ele com velocidade constante igual a 10m/s. (a) Depois de quanto tempo o carro alcana o caminho? (b) Qual a distncia percorrida at o encontro.

Escreve-se as equaes do muv para o carro e do mu para o caminho: Carro:

Caminho:

Quando

os

dois

se

encontram,

suas

posies

so

iguais,

ento:

(b) Sabendo o momento do encontro, s necessrio aplic-lo em uma das duas funes (do caminho ou do carro).

Logo o carro encontra o caminho 4 segundos aps a sinaleira abrir, a uma distncia de 40 m. 4. Uma motocicleta se desloca com velocidade constante igual a 30m/s. Quando o motociclista v uma pessoa atravessar a rua freia a moto at parar. Sabendo que a acelerao mxima para frear a moto tem valor absoluto igual a 8m/s, e que a pessoa se encontra 50m distante da motocicleta. O motociclista conseguir frear totalmente a motocicleta antes de alcanar a pessoa? Como a acelerao utilizada para frear a moto se ope ao movimento, tem valor negativo, ento:

A motocicleta no ir parar antes de atingir a pessoa.

5. Um corredor chega a linha de chegada em uma corrida com velocidade igual a 18m/s. Aps a chegada ele anda mais 6 metros at parar completamente. Qual o valor de sua acelerao?

Das könnte Ihnen auch gefallen