Sie sind auf Seite 1von 11

DEZ BASES PARA A CONSIDERAO DOS POVOS INDGENAS EM ISOLAMENTO AUTNOMO Artigo COMO SUJEITOS DE DIREITOS HUMANOS

DEZ BASES PARA A CONSIDERAO DOS POVOS INDGENAS EM ISOLAMENTO AUTNOMO COMO SUJEITOS DE DIREITOS HUMANOS
*

Joaqun Herrera Flores**

Traduzido e adaptado por Antonio Henrique Graciano Suxberger, Carlos Roberto Diogo Garcia e Jefferson Aparecido Dias.

RESUMO: A deciso dos povos indgenas que optam por se manter em isolamento autnomo representa uma resposta legtima frente ao sistema hegemnico do mundo globalizado que, atualmente, ao contrrio de garantir direitos para todas as pessoas, est a servio do mercado e da acumulao desenfreada de capital nas mos de poucos. O que se pretende neste trabalho explorar os argumentos que justificam tal postura e apresentar propostas para que eles sejam utilizados para o desenvolvimento de uma conduta emancipadora que nos conduza a uma vida digna de ser vivida. Palavras-chave: Direitos Humanos. Povos Indgenas. Isolamento Autnomo. ABSTRACT: The decision of the indigenous peoples that choose to keep themselves in self-isolation represents a rightful reply to the hegemonic system of the globalized world that, currently, in opposition to guaranteeing rights for all people, is in service of the market and the wild accumulation of capital in the hands of a few. What is intended in this work is to explore the points that justify such position and to present proposals so that they are used for the development of an emancipatory behavior that leads us to a life worthy of being lived. Keywords: Human rights. Indigenous Peoples. Self-Isolation.

* O ttulo do texto em espanhol 10 bases para la consideracin de sujetos de derechos humanos a los pueblos indgenas en aislamiento autnomo, traduzido e adaptado por Jefferson Aparecido Dias, Antonio Henrique Graciano Suxberger e Carlos Roberto Diogo Garcia, doutores em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, Espanha. ** Diretor do Programa Oficial de Ps-graduao em Direitos Humanos e Desenvolvimento, Universidade Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha.

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

127

FLORES, J. H.

I A constatao de ineficcia do atual Direito Internacional dos Direitos Humanos


Algo ocorre com o Direito Internacional dos Direitos Humanos neste turbulento incio do sculo XXI. A partir de mltiplos e distintos contextos sociais e polticos, reiteradamente se denuncia sua ineficcia na hora de enfrentar os graves problemas pelos quais a humanidade atravessa atualmente. Muitos so os temas que recorrentemente aparecem nas crticas: (a) as dificuldades para abordar seriamente os chamados objetivos do milnio com suas constantes prorrogaes e atrasos no momento de sua implementao; (b) a continuidade da poltica de dois pesos, duas medidas em relao aos conflitos que assolam muitas das regies do mundo; (c) a persistncia na manuteno da dualidade estabelecida em 1966 entre direitos individuais, de efetiva aplicao, e direitos sociais, econmicos e culturais, constantemente postergados at que por arte de mgica surjam os recursos necessrios para sua colocao em prtica; e, como ponto final, (d) a dependncia patolgica dos direitos com respeito s fronteiras nacionais (tal e como se afirma no artigo 13 da Declarao Universal de 19481); fronteiras que nada tm de naturais, seno que foram construdas histrica e politicamente como linhas de excluso estabelecidas na base de relaes de fora e de eliminao colonial de outras formas de regulao poltica e jurdica. Estes fatos, e muitos outros, fazem parte do acervo de descontentamento e desesperana que parece ter se instalado nas mentes da ingente multitude de militantes que lutam dia-a-dia pela construo de um mundo melhor utilizando a categoria direitos humanos.

Estas crticas no so um fenmeno novo. A novidade a conscincia de que algo no funciona com esse conjunto de direitos que foram declarados como universais em dezembro de 1948. Transcorreram mais de sessenta anos da assinatura da famosa Declarao Universal e poucos so os seres humanos que acreditam em sua virtualidade na hora de diminuir os efeitos desastrosos do sistema econmico e de relaes sociais que regula a vida cotidiana das pessoas. Nos referimos ao sistema capitalista e seu crculo infernal composto, no mnimo, pelos seguintes quatro elementos: (1) a apropriao privada dos recursos naturais e humanos (com toda sua bagagem de patentes e mltiplas verses do sacrossanto direito de propriedade privada garantido juridicamente nas esferas nacional e internacional); (2) a consequente criao de escassez (baseada na considerao excludente e profundamente antissolidria do critrio axiolgico de eleio racional); (3) a afirmao e reafirmao do mercado autorregulado como nico mecanismo racional de ajuste, correo e distribuio de bens transformados em escassos pelos pontos 1 e 2; e (4) a naturalizao de um fim ou telos insupervel: a contnua e sempre crescente acumulao de capital que permita reiniciar o ciclo com novas apropriaes privadas, novas excluses, novas justificaes dos mercados e mais acumulao. A dvida surge de imediato: poder o imenso e gigantesco arcabouo normativo e jurisprudencial do chamado Direito Internacional dos Direitos Humanos fazer algum arranho, abrir alguma fissura, nessa estrutura de dominao e de explorao que traz consigo o sistema de relaciones sociais, econmicas, polticas e jurdicas do capitalismo, hoje em dia, globalizado?

III O vigor do Polifemo


Como conciliar o emaranhado jurdico e institucional que, como um Polifemo de um olho s, ergue-se gigantesco sobre uma base de desi-

II O crculo infernal institudo pelo sistema capitalista

1 O referido artigo 13 dispe que: 1. Todo ser humano tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. 2.

Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer pas, inclusive o prprio, e a este regressar (PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Manual de Direitos Humanos. 3 edio. So Paulo: Editora Mtodo. 2009)

128

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

DEZ BASES PARA A CONSIDERAO DOS POVOS INDGENAS EM ISOLAMENTO AUTNOMO COMO SUJEITOS DE DIREITOS HUMANOS

gualdades, injustias e exploraes sistemticas? Por acaso os direitos humanos podem conviver com esse contexto econmico capitalista e seguir engordando os compndios do direito internacional sem poder afetar as instituies e as prticas que legitimam e reproduzem a opresso generalizada que sofrem as quatro quintas partes da humanidade? Se todos e todas estamos dotados retoricamente de direitos individuais e sociais (entendidos conjuntamente na Declarao Universal) e materialmente vivemos em condies de injustia ou de privilgio, h alguma forma de conciliar o sonho ou de evitar a esquizofrenia quando proclamamos nossa adeso aos direitos humanos sem levar em considerao tais situaes individuais e coletivas? Estamos acostumados a seguir nossos clssicos ocidentais (Francisco de Vitria2, Hugo Grcio3 e outros) na afirmao de que todos somos seres humanos porque temos os mesmos direitos. Porm, com um simples observar do mundo que nos rodeia vemos que as realidades histricas e sociais tm funcionado de forma a excluir as maiorias oprimidas e subordinadas at do gozo de seus prprios recursos, sempre em benefcio das minorias dominantes nos processos de acumulao do capital. Sendo assim, podemos nos sentir seguros de que as coisas iro mudar porque a doutrina dominante no campo dos direitos humanos nos afirma (contradizendo toda lgica jurdica, sempre dentica, nunca descritiva) que temos os direitos, que estes j esto bem fundamentados e que somente devero ser aplicados no futuro? Essa hipottica aplicao dos direitos poder se realizar no marco da relao social capitalista ou precisar de qualquer tipo de rechao sistmico da mesma? Definitivamente, podem confiar os coletivos tradicionalmente oprimidos, explorados e colocados em situao de subordinao pelo conjunto de relaes sociais capitalistas, no Direito Internacional dos Direitos Humanos como nico instrumento de soluo de seus problemas?

IV A opo pelo critrio de valor de riqueza humana


Est claro que, quando falamos de capitalismo, no tratamos de um fenmeno natural. O capitalismo nada mais que o estabelecimento e generalizao de um determinado tipo de relao social que se institui para formalizar social, poltica e juridicamente a opresso de uns (os mais) em benefcio de outros (os menos). Contudo, devemos ter muito cuidado quando, exercendo a nossa capacidade de crtica, denunciamos a fraqueza dos direitos frente ordem hegemnica que est na sua base. Cada vez que ns culpamos globalmente ao direito (seja nacional ou internacional) pelos problemas que sofrem as maiorias empobrecidas, os idealizadores, produtores e legitimadores do sistema socioeconmico vigente esfregam suas mos. Sorrindo uns e outros, contemplam entusiasmados como mais uma vez erramos o alvo de nossas crticas. Enquanto nos dedicamos, com boas razes, a apontar as debilidades do gigante de um olho s em que consiste o Direito Internacional dos Direitos Humanos, insistentemente destacando sua ineficcia para a resoluo dos problemas da humanidade, as causas reais de referidos problemas se mantm inclumes e sua reproduo histrica permanece assegurada. extremamente necessrio que nos dediquemos crtica do grande Polifemo que s v normas e instituies. Contudo, no devemos nos contentar com essa avaliao negativa e nos deleitar com nossa perspiccia, pois o que estamos fazendo confundir a causa dos problemas com um dos meios que temos ao nosso alcance para tentar solucion-lo. Quando nos conformamos em permanecer assim, o que fazemos esquecer, ocultar ou ignorar: (a) quais so as causas concretas e materiais desse abismo estabelecido entre os direitos reconhecidos constitucional ou internacionalmente e as realidades concretas de subor-

2 VITORIA, Francisco de. Os ndios e o Direito da Guerra. Traduo de Ciro Mioranza. Iju: Uniju, 2006. 3 GROTIUS, Hugo. O Direito da Guerra e da Paz. Iju: Uniju, 2004.

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

129

FLORES, J. H.

dinao submetidas, no mnimo, aos 04 (quatro) pontos do crculo infernal acima citado; (b) que o direito (seja nacional ou internacional) nada mais que um dos instrumentos que temos ao nosso alcance para a construo de um mundo melhor. Agora, se o isolamos do restante dos meios polticos, econmicos, sociais e culturais de que dispomos, de pouco nos servir para tal tarefa; e (c) desatendemos aos fins que devemos perseguir; quer dizer, empenhados como estamos em fazer cada vez mais a crtica incisiva e certeira da impotncia jurdica, no levamos a srio que toda poltica, norma ou prtica social nada mais so que o reflexo de uma deciso tica que legitima, reproduz ou critica o sistema hegemnico de relao social. Se optarmos pelo critrio de valor de eleio racional, as polticas, as normas e as prticas sociais que se realizem sob seu mbito axiolgico potenciaro a obteno de benefcios individuais sem levar em conta as opresses ou excluses coletivas. Porm, se optarmos por outro critrio de valor, por exemplo, o de riqueza humana, as polticas, as normas e as prticas sociais tendero ao desdobramento e apropriao das capacidades humanas individuais e coletivas em prol de uma situao de maior igualdade no que concerne ao acesso aos bens que tornam digna a vida que vivemos. O problema reside em esquecer ou ocultar que toda poltica, norma ou prtica social um produto mais ou menos concreto da assuno de um ou outro critrio tico e axiolgico. Quando no se coloca tal critrio no debate, a deciso permanece intacta, produzindo seus efeitos concretos e materiais. Isto faz com que os resultados normativos e polticos que surgem de referida deciso sejam considerados como algo natural e desprovido de toda justificao ideolgica favorecedora de sua reproduo por todos os sculos.

V A deciso autnoma de isolamento


Acrescentemos um pouco mais de complexidade ao assunto nos aproximando do objeto de nossa argumentao. bem sabido que a lgica da dominao capitalista tem funcionado secu130

larmente estabelecendo fronteiras de diferentes tipos: territoriais, ideolgicas, culturais e econmicas. Esta tendncia fronteiria (que funciona mais como confim insupervel do que como linha porosa e transitvel) tem se legitimado a partir de dualismos nos quais os termos so irreconciliveis e em que um deles sempre funciona como fiel da balana: o pblico e o privado (em benefcio do privado); o mental e o corporal (em benefcio do mental); ns e eles (em benefcio de um ns excludente dos outros); o civilizado e o cultural (no qual o civilizado se apresenta como universal e o cultural como produto primitivo e particular), etc. As polticas coloniais e imperialistas sempre tm funcionado desse modo, garantindo, com isso, sua supremacia poltica, jurdica e cultural. Pois bem, no mundo contemporneo esto acontecendo ao mesmo tempo trs fenmenos sociais que questionam essa natureza-confim do sistema e, ao mesmo tempo, esto questionando a deciso axiolgica que subjaz ao mesmo. Em primeiro lugar, temos os novos movimentos sociais devedores das lutas autnomas operrias e estudantis dos anos sessenta, que esto questionando os confins do que pode se entender por explorao, a qual se estende alm dos muros da fbrica e alcana at os horizontes mais ntimos dos corpos e do desejo. Em segundo lugar, existem os movimentos migratrios compostos de centenas de milhares de pessoas que pretendem escapar das situaes de misria, corrupo e genocdio em que foram afundadas, em grande parte, pelas polticas colonialistas ocidentais. Estes movimentos migratrios questionam os confins de privilgio das sociedades do bem-estar e pedem para entrar nos parasos do consumo irrestrito e do trabalho aparentemente garantido a todos. E, terceiro, as demandas e reivindicaes dos povos indgenas frente s polticas culturais racistas, coloniais e nacionais que confinam as comunidades em reservas sem reservas para se apropriar do mais sagrado de suas cosmovises e prticas culturais: seus territrios e os recursos naturais que neles subjazem. As exigncias dos povos indgenas alcanaram, depois de sculos de lutas, uma normativa internacional que os favorece, engordando, como

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

DEZ BASES PARA A CONSIDERAO DOS POVOS INDGENAS EM ISOLAMENTO AUTNOMO COMO SUJEITOS DE DIREITOS HUMANOS

se isso fosse possvel, o nosso Polifemo. Mas, tais povos sabem por experincia prpria que a no acaba a luta e que a batalha continua a um nvel social, poltico, econmico e cultural. Ademais, hoje em dia muitas dessas comunidades, ao constatar a impotncia do Polifemo e seu nico olho, na hora de proteger suas cosmovises e suas prticas sociais, fogem do contato com a civilizao capitalista, negam-se a serem integradas nos marcos culturais e econmicos das lgicas hegemnicas e, colocando em prtica sua ancestral capacidade de resistncia e luta, decidem autonomamente separar-se daqueles e daquilo que ameaa sua existncia como povos.

VI Os reflexos do contato amistoso e civilizatrio


O grande antroplogo brasileiro Darcy Ribeiro apontava em sua obra Os ndios e a civilizao4 que, entre 1900 e 1957, os povos indgenas da Amrica do Sul sofreram um genocdio sistemtico tanto em nvel populacional como cultural e econmico. Foram dizimados pelo af predatrio do sistema ocidental de desenvolvimento capitalista, pelas incurses violentas dentro de seus territrios, por enfermidades produzidas pelo contato com as nossas propostas civilizatrias e pelas ingerncias religiosas missioneiras que lhes impunham cosmovises contraditrias com suas posturas tradicionais acerca do sagrado. A este memorial de agravos, poderamos acrescentar a invaso dos territrios ancestrais na busca do ouro, da borracha, da madeira, do petrleo, do gs e, recentemente, dos mesmos conhecimentos tradicionais (to importantes para renovar as patentes farmacuticas e o desenvolvimento da indstria agroalimentar transnacional). Segundo Darcy Ribeiro, em menos de 50 (cinquenta) anos, 87 (oitenta e sete) etnias que tinham vivido at o momento isoladas da civilizao capitalista desapareceram junto com tudo

aquilo que elas conservavam em benefcio de sua prpria sobrevivncia e do resto da humanidade, dadas suas estreitas relaes com a manuteno da biodiversidade e dos recursos naturais. No captulo XXV do Livro Primeiro de O Capital5, Karl Marx analisava a desastrosa influncia que as relaes sociais capitalistas (base da denominada civilizao ocidental) tiveram sobre os trabalhadores e artesos que emigraram durante os sculos XVIII e XIX atual Amrica do Norte: proletarizao, alcoolismo, degradao de condies de vida, criao de exrcitos de reserva humanos para serem explorados em benefcio da acumulao de capital, expropriao de seus prprios meios de produo, etc. Zygmunt Bauman afirma, hoje em dia, que a globalizao significa para as regies empobrecidas do nosso planeta a mais prolfica e menos controlada linha de montagem de resduos humanos6 que, em palavras de Antonio Negri e Michael Hardt absolutamente funcional ao capitalismo/colonialismo ocidental: o colonialismo e a subordinao racial funcionam como soluo transitria crise da modernidade europia, no somente no plano econmico e poltico, tambm no que se refere identidade e cultura. O colonialismo constri figuras de alteridade e organiza seus fluxos em um espao que se desdobra em uma complexa estrutura dialtica. A construo negativa dos outros no europeus finalmente o que d uma base e sustenta prpria identidade europia7.

VII - A manifestao de desobedincia e rechao a toda forma de servido voluntria


O colonialismo imperialista e o correspondente genocdio sistemtico dos povos indgenas denunciado por Darcy Ribeiro levado a cabo pelas potncias europias no mundo tem se baseado, ento, nesse desprezo pelos outros e por qualquer forma de vida que se apresente

4 RIBEIRO, Darcy. Os ndios e a civilizao: a integrao das populaes indgenas no Brasil moderno. So Paulo: Companhia das Letras, 1986. 5 MARX, Karl. O capital. vol. I. So Paulo: Abril Cultural, 1983. 6 BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiciadas (La modernidad y sus parias). Barcelona: Paids, 2005, p. 17. 7 HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Imperio. Barcelona: Paids, 2002, p. 123.

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

131

FLORES, J. H.

como uma alternativa ao modelo hegemnico do ocidente. As lutas dos povos indgenas na sia, Oceania, frica e Amrica Latina constituem exemplos que no podem cair sob a cegueira moral do Polifemo que tem representado o Direito Internacional dos Direitos Humanos. O exemplo que esto dando as comunidades que de um modo voluntrio esto colocando em prtica sua deciso autnoma de fugir desse modelo hegemnico est fazendo ir pelos ares as contradies nas quais o nosso gigante pretende sobreviver. Estas comunidades, povos e indivduos se isolam, no por impotncia frente ao genocdio ao qual so submetidos, mas, pelo contrrio, sua fuga o resultado de uma deciso autnoma por no aceitar e no deixar que interfiram, em seus modos de vida, nossos sistemas econmicos e axiolgicos. Ao contrrio de Ulisses e seus companheiros de odissia que fogem da caverna onde Polifemo os mantinha encerrados gritando que eram ningum8, os povos em isolamento autnomo exercem sua mobilidade afirmando sua natureza de sujeitos com capacidade de escolher o lugar onde viver com dignidade. Seu isolamento no somente uma estratgia geogrfica ou fronteiria, um isolamento poltico, social e cultural (impulsionado pela histria da colonizao e da construo artificial das fronteiras nacionais) que deve ser respeitado em toda sua dimenso de deciso tica autnoma em prol da sobrevivncia e da dignidade. Estes processos de isolamento autnomo marcam uma distncia, um espaamento e uma diferena com respeito aos valores hegemnicos com o objetivo genrico de manter as condies materiais e imateriais que garantam sua incluso no humano, mas sem a correspondente integrao no modo de vida e de relaes sociais ocidentais. Tal deciso a mxima expresso de desobedincia e de rechao a toda servido voluntria por parte dos homens e mulheres que compem os povos que se isolam autonomamente. No um mero gesto negativo que os libera de assumir responsabilidades ante suas prprias

aes. Pelo contrrio, ao desertar, ao instituir esse espaamento e essa diferenciao frente hegemonia de valores ocidentais, o que fazem os povos em isolamento autnomo algo muito mais radical que a simples petio de integrao em igualdade: modificam as condies dentro das quais se desenvolvem os conflitos amplificando, com isso, as diferenas ao construir novos cenrios de luta a partir dos quais assumir (e obrigar que os outros assumam) a prpria igualdade sem a integrao nacional. Desse modo, o conflito travado a partir do que se construiu fugindo para defender relaes sociais tradicionais em uma nova perspectiva: a defesa da dignidade a partir do respeito diferena e deciso autnoma de no participar nem se deixar integrar naquilo que se considera a causa de seu extermnio. Em vez de uma submisso alinhada ordem hegemnica sustentada nesse crculo infernal de quatro pontos que vimos anteriormente, este mesmo crculo que aparece como o principal obstculo, como o resduo inerte mais importante para qualquer reconhecimento do outro em sua mesma outredade e alteridade. No se trata, ento, nem de incluso diferencial, nem de excluso identitria, mas de desero como mostra de igualdade na hora de decidir pela prpria forma de vida e pelo lugar onde poder exerc-la do modo mais digno possvel.

VIII A capacidade humana de reao e de questionamento aos dogmas centralizadores


A deciso autnoma de isolamento nos coloca em evidncia que todos, sem exceo, somos animais culturais que reagimos plural e diferenciadamente frente aos entornos de relaes nos quais vivemos. A cultura, entendida como a dimenso comum das prticas sociais, no s patrimnio do privilegiado. tambm parte da natureza de animais culturais que compartem os indivduos que compem todas as formas de vida

8 HOMERO. A Odissia. Traduo de Fernando C. de Arajo Gomes. So Paulo: Ediouro, 2004, p. 280.

132

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

DEZ BASES PARA A CONSIDERAO DOS POVOS INDGENAS EM ISOLAMENTO AUTNOMO COMO SUJEITOS DE DIREITOS HUMANOS

existentes em nosso mundo. Da que o isolamento como deciso autnoma de distanciamento e de diferenciao nada mais que uma reao cultural de quem no aceita a forma em que esto construdas as relaes humanas, econmicas, sociais e culturais que se lhes pretendem impor. Isto no faz dos indivduos e comunidades que a assumam nem vtimas nem heris. No so vtimas, pois no solicitam a incluso na ordem hegemnica em condies de subordinao. Melhor, o isolamento os transforma em agentes sociais dinmicos que, ao dizer no ordem dominante, aumentam a tenso entre a realidade concreta da opresso e a busca de condies dignas de vida. Goste ou no aos ocidentais, o isolamento autnomo dos povos indgenas tem para os movimentos sociais antissistmicos um enorme potencial poltico de superao das categorias tradicionais de igualdade e diferena. No se trata de marginalizar-se esteticamente na diferena, mas sim de exercer a capacidade humana genrica de xodo e de desero frente aos processos de incluso na opresso. Tampouco so heris. A diferenciao e o distanciamento do xodo dos povos que se isolam no tm por que nos conduzir sempre e a qualquer momento a resultados emancipadores. Tudo depender da verificao de ser o isolamento o produto de uma deciso autnoma de desero e de rechao da servido voluntria ou um simples ato de repulsa sem objetivos polticos e culturais a longo prazo. No se trata, efetivamente, de indicar aos indivduos e comunidades que exercem a desero autnoma que atuem de um modo ou de outro. Trata-se de aprender com eles para trabalhar na construo de vontades e singularidades que saibam dizer no e j basta aos processos de incluso subordinada. Definitivamente, no estamos diante dos novos heris da ps-modernidade. Nem, obviamente, estamos idealizando suas pautas culturais e organizativas. Assim, o isolamento como produto de decises autnomas de xodo do sistema hegemnico

pode mostrar a todos ns, que estamos empenhados em construir alternativas, a colocao em marcha de um processo de subjetivao de amplo alcance, por meio de duas posturas: (a) no admitir como modelo de criao de subjetividade as polticas de incluso e/ou representao disponveis pelo sistema; e (b) apresentar a igualdade sem integrao (a no-incluso emancipadora) como uma alavanca para novas modalidades de ser e de questionar as certezas polticas, jurdicas, culturais e epistemolgicas que se do por estabelecidas de uma vez por todas. Como afirma Sandro Mezzadra9, a categoria-metfora do direito de fuga (que ns vemos realizada na deciso autnoma de isolamento) se compe de dois elementos bsicos: (a) a igualdade, entendida como capacidade de escolher a forma de vida e o lugar onde lev-la a cabo; e (b) a no-integrao, entendida como desafio frente aos confins para os quais nos est levando a reduo da cidadania a mero consumo eleitoral e de reproduo sistmica de muitas opresses que ficam invisibilizadas pelo dogma um indivduo, um voto. Por um lado, ento, por um lado, temos a igualdade como compreenso de que todos somos animais culturais dotados de capacidade humana genrica de reagir como entendamos conveniente frente aos entornos de relaes nos quais vivemos; e, pelo outro, a no-integrao, como questionamento das fronteiras nacionais e de todos os dogmas polticos centralizadores que tem impedido sistematicamente o reconhecimento das diferenas dos de fora, dos que ficaram marginalizados sistematicamente do projeto poltico da nao.

IX A superao dos direitos de ser pelos direitos de estar


De acordo com o que at aqui foi exposto, podemos defender que os indivduos, grupos e coletividades que fazem parte dos povos em isolamento so sujeitos com plenos direitos humanos. Em outras palavras, so atores e atrizes

9 MEZZADRA, Sandro. Derecho de fuga. Migraciones, ciudadana y globalizacin. Madri: Traficantes de Sueos, 2005.

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

133

FLORES, J. H.

sociais que tomam seus destinos em suas mos colocando em marcha processos de luta pela dignidade. Ao isolar-se, como produto de uma deciso autnoma de fuga, de xodo e de diferenciao com respeito ao sistema capitalista/colonialista hegemnico, estes povos esto nos obrigando, primeiro, a visibilizar o horror a que conduz a imposio do critrio-valor de eleio racional (sempre funcional em suas consequncias com aquele crculo infernal no qual se sustenta o sistema capitalista/colonialista); e, segundo, a assumir em toda a sua extenso as consequncias de outro critrio-valor, o de riqueza humana, mais de acordo com o desdobramento e apropriao das prprias capacidades humanas de ao e reao frente aos entornos de relaes nos quais se est. Quer dizer, um critrio-valor frontalmente oposto ao ncleo da relao capitalista sempre tendente a expropriar os indivduos e as comunidades de suas prprias foras de produo de vida e de cultura. A deciso autnoma de isolamento, de diferenciao e de xodo do sistema hegemnico que nos propem os povos indgenas em isolamento voluntrio supe a distino, no plano jurdico, de dois tipos de direitos (no mais amplo sentido da palavra direito). Os direitos que surgem do critrio-valor de eleio racional so, expressando-os em poucas palavras, direitos de ser, quer dizer, direitos denenhuma-parte que se possuem de um modo ideal e abstrato, de identidade homognea e excludente das diferenas, de eliminao dos contextos, de autonomia reduzida ao j estabelecido, de liberdade negativa em funo da obteno de benefcios individuais e de igualdade formal perante a lei.
Ao revs, os direitos que surgem do critrio-valor de riqueza humana so direitos de estar, ou seja, direitos espaciais, situados, no ideais, mas conquistveis por meio de lutas e decises ticas autnomas, direitos de diferenciao de toda servido voluntria, direitos de autonomia expansiva em funo das lutas pelo acesso a bens, direitos de liberdade positiva na
134

qual minha liberdade no comea at que comece a tua, e direitos de igualdade material, quer dizer, de criao de condies materiais, imateriais e, obviamente, formais para exercer os direitos anteriores. Os direitos de ser so direitos de incluso excludente, pois so obtidos no marco da nao (artigos 1 e 13 da Declarao Universal de 1948). Seriam direitos identitrios que rechaam a diferena, que no levam em conta as posies e disposies subjetivas dos que os reclamam; direitos que se autoproclamam como no polticos, ou seja, aparecem como se houvessem surgido do vazio ou das meras vontades jurdicas, no solidrias e no igualitrias. Estamos, ento, diante de direitos que se autodenominam como universais, mas que s podem ser usufrudos no marco de uma cidadania estabelecida a priori e sem contar com aqueles que no aceitam ou no foram convocados a discutir sua criao as fronteiras da nao. Definitivamente, estamos frente a direitos que promovem e protegem a incluso entendida como integrao no que hegemnico e rechao de tudo o que no concordar com tal situao. Por sua parte, os direitos de estar podem se caracterizar como direitos de incluso diferenciada sem integrao, ou seja, direitos que se situam na tenso entre identidade e diferena, entre as posies ocupadas e as disposies subjetivas propostas nas lutas. So direitos com um forte contedo poltico enquanto garantidores da criao de espaos de ao individual e coletiva. So direitos solidrios e igualitrios que no podem ser reduzidos aos que se tem pelo simples fato de ser cidado de uma nao. Estamos, ento, diante de direitos que se tem onde a pessoa ou a comunidade estiver, dado que surgem da desconexo entre as garantias jurdicas e a categoria de cidadania (constituem garantias margem do fato de ser ou no cidado). Direitos, finalmente, de incluso sem integrao, de nointegrao emancipadora: direitos de fuga e de assentamento. Vejamos o quadro comparativo entre os direitos de ser e os direitos de estar:

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

DEZ BASES PARA A CONSIDERAO DOS POVOS INDGENAS EM ISOLAMENTO AUTNOMO COMO SUJEITOS DE DIREITOS HUMANOS

DIREITOS DE INCLUSO/INTEGRAO EXCLUDENTE Direitos de nenhuma parte Direitos abstratos e idealmente conseguidos Direitos de identidade homognea monocultural e mononacional Direitos sem contexto social, econmico e/ou cultural Direitos de autonomia reduzida quilo j estabelecido: a liberdade negativa como excluso (minha liberdade termina quando comea a tua) ESCOLHA RACIONAL: obteno da mxima quantidade de benefcio individual com a correspondente expropriao das capacidades e potencialidades humanas dos outros para promover a contnua acumulao de capital Garantias de identidade nacional Garantias que no levam em conta as posies ocupadas no sistema social pelos sujeitos Garantias no polticas (meramente jurdicas) Garantias no solidrias: separao entre direitos individuais e direitos sociais, econmicos e culturais Garantias da igualdade como um fato, como algo que se tem.

DIREITOS DE INCLUSO DIFERENCIADA SEM INTEGRAO Direitos espaciais (considerao dos objetos e as aes que compem a categoria de espao) Direitos situados Direitos de diferenciao transcultural e transnacional Direitos em seus cont extos sociais, econmicos e culturais Direitos de autonomia expansiva: a liberdade positiva como incluso (no integra Dora): minha liberdade comea quando comea a tua. RIQUEZA HUMANA: 1) desdobramento de capacidades e potencialidades humanas; 2) apropriao de tais capacidades em benefcio individual e coletivo Garantias de identidade transna cional Garantias que se situam na tenso entre as posies ocupadas pelos sujeitos no sistema social e suas disposies frente ao mesmo Garantias polticas (de construo de espaos de ao individual e coletiva) Garantias solidrias: concepo integral dos direitos humanos, tanto no mbito nacional como internacional Garantias da igualdade como norma: algo que no se tem naturalmente e que h que se conseguir a partir de lutas sociais e polticas pblicas de interveno

X - Os direitos e deveres nos quais deve se centrar um sistema de garantias


Os indivduos e comunidades que decidem autonomamente a fuga, a diferenciao e o distanciamento do hegemnico (dados os genocdios e invases a que foram submetidos ancestralmente) so sujeitos de plenos direitos humanos enquanto direitos de estar. Estes direitos no se tem por si s, mas sim porque se atua e se luta aonde se est na hora de poder desdobrar e apropriar-se das capacidades humanas genricas que o sistema capitalista/colonial nos expropria. Nesse sentido, a deciso de isolamento autnomo tem muito a ver com a ideia de autonomia expansiva que citvamos mais acima: a criao de condies materiais, imateriais e for-

mais que potenciem, em primeiro lugar, atitudes favorveis ao xodo e manuteno das formas produtivas e culturais que tradicionalmente so respeitosas para com os entornos naturais e humanos; e, em segundo lugar, aptides de empoderamento, de fortalecimento das prprias capacidades para poder atuar e lutar em prol da liberdade positiva: quer dizer, em funo da expanso de nossa liberdade sempre e quando os demais possam exercer tambm sua prpria liberdade. Paradoxalmente, constituem exemplos de assuno de responsabilidades e de deveres para com os outros. Isolar-se autonomamente, como sujeitos crticos de direitos humanos, no implica abandonar nossa capacidade humana de articulao e entrecruzamento tico, econmico e cultural. Ao contrrio, se decide fugir e por em prtica o xodo para reproduzir as condies naturais e culturais de vida digna.
135

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

FLORES, J. H.

Os povos indgenas, que vivem em e para os bosques e as florestas, rejeitam o sistema de valores capitalista/colonial em razo do seu af destrutivo e de apropriao privada dos recursos que devem servir para reproduzir a vida. Com sua deciso, tomam em suas mos a responsabilidade que deveramos assumir todas e todos para acabar com esse crculo infernal de apropriaes, construo de escassez, reclamo de mercados autorregulamentados e de acumulaes contnuas de capital que eliminam toda possibilidade de dignidade individual e coletiva em prol do benefcio privado e imediato. Estes indivduos e comunidades em isolamento autnomo so o maior exemplo de luta pela dignidade que temos hoje em dia. Ao enfrentarem esse crculo infernal capitalista/ colonial, apostam por um acesso igualitrio e no hierarquizado a priori aos bens que fazem digna a vida que vivemos: nico critrio material de dignidade que no se eleva como a coruja de Minerva quando o dano j foi realizado. Por essa razo, devemos ser ousados juridicamente e construir novas garantias que, assumindo os deveres que surgem das lutas pela dignidade, protejam a deciso autnoma de fuga e de diferenciao frente a todos aqueles que a julgam como um obstculo para um desenvolvimento capitalista de traos coloniais.

Este novo sistema de garantias deveria centrar-se nos seguintes 05 (cinco) deveres: (1) deveres culturais de reconhecimento (que nos obriguem seja no mbito nacional como internacional a respeitar a incluso no-integradora); (2) deveres sociais de respeito (que nos obriguem a tomar conscincia e atuar nacional e internacionalmente contra as hierarquias estabelecidas a priori no acesso aos bens que transformam as diferenas em desigualdades); (3) deveres ticos de reciprocidade (que nos obriguem nacional e internacionalmente a devolver o que foi apropriado privadamente em nosso benefcio); (4) deveres polticos de responsabilidade (que nos obriguem nacional e internacionalmente a assumir as consequncias dos genocdios aos quais conduziram as prticas capitalistas/coloniais realizadas em nosso prprio e intransfervel desenvolvimento); e (5) deveres econmicos de redistribuio empoderadora (que nos obriguem tanto no mbito nacional como internacional a cooperar em prol de um desenvolvimento autnomo e instituidor no qual a voz dos povos seja a que prime na hora de aplicar e de reproduzir os recursos vitais). Por fim, conclui-se o presente trabalho com a sntese desta ltima base, conjugando-se os deveres, princpios e direitos que devem ser respeitados quando da deciso autnoma de isolamento dos povos indgenas:

Ampliao do principio de liberda de (contrrio tendncia capitalista de apropriao privada de recursos materiais e imateriais)

Direitos individuais como direitos de autonomia expansiva que potenciem atitudes e aptides de empoderamento e de respeito s decises autnomas de fuga e xodo do sistema hegemnico Direitos sociais, econmicos e culturais como normas jurdicas nacionais e transnacionais que garantam o acesso igualitrio e no hierarquizado a priori aos bens, respeitando as formas tradicionais de proteger e promover os recursos naturais dos povos indgenas Direito a um Desenvolvimento Instituidor (garantir o controle da produo e reproduo dos prprios recursos naturais, culturais e humanos, tanto para povos em contacto com a civilizao capitalista como para povos que tenham decidido autonomamente excluir-se dos efeitos da mesma) Concepo no estatal/nacional de estado de direito: categoria poltica que propicie a garantia de direitos individuais e coletivos que funcionem promovendo a construo de condies polticas e econmicas baseadas em trs conjuntos de diretos: 1) direitos de representao:

Ampliao do princpio de igualdade (contrrio tendncia capitalista de construo de escassez)

Ampliao do princpio de desenvolvimento (contrrio tendncia capitalista generalizao do mercado autorregulado como mecanismo de produo e distribuio de bens transformados em escassos)

136

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

Ampliao do princpio de

Ampliao do princpio de (garantir o controle da produo e desenvolvimento (contrrio tendncia reproduo dos prprios recursos capitalista generalizao do mercado naturais, culturais e humanos, tanto para autorregulado como mecanismo de povos em contacto com a civilizao DEZ BASES PARA A CONSIDERAO DOS POVOS INDGENAS EM ISOLAMENTO AUTNOMO produo e distribuio de bens capitalista como para povos que tenham COMO SUJEITOS DE DIREITOS HUMANOS transformados em escassos) decidido autonomamente excluir-se dos efeitos da mesma) Concepo no estatal/nacional de estado de direito: categoria poltica que propicie a garantia de direitos individuais e coletivos que funcionem promovendo a construo de condies polticas e econmicas baseadas em trs conjuntos de diretos: 1) direitos de representao: que potenciem a igualdade do poder poltico (democracia formal); 2) direitos de participao: que potenciem a distribuio do poder poltico (democracia participativa); e, 3) direitos de desconexo: que potenciem a construo de uma nova garantia jurdica, poltica, social e cultural do reconhecimento e do respeito dos povos em isolamento autnomo para seguir desconectados at que eles mesmos decidam autonomamente reverter sua deciso Direitos econmicos transnacionais e transfronteirios dirigidos a, primeiro, garantir os direitos anteriores no marco da cooperao transnacional e do respeito pelas plurais e diferenciadas formas de vida que comp em nosso planeta; e, segundo, a garantir a criao de condies materiais e imateriais que respeitem o isolamento decidido autonomamente.

Ampliao do princpio de democratizao baseado nos subprincpios de participao, fuga, xodo e diferenciao (contrrios tendncia capitalista homogeneizao e integrao em condies de subordinao garantidas juridicamente no mbito nacional ou transnacional)

Ampliao do princpio de estado do bem-estar (entendido n o somente como forma poltica de interveno vertical, seno como forma social de empoderamento dos habitantes do lugar. Princpio contrrio renovao infinita do crculo dos quatro elementos que compem a base da relao social, produtiva e reprodutiva dos processos de acumulao de capital)

Referncias Bibliogrficas
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiciadas (La modernidad y sus parias). Barcelona: Paids, 2005. GROTIUS, Hugo. O Direito da Guerra e da Paz. Iju: Uniju, 2004. HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Imperio. Barcelona: Paids, 2002. HOMERO. A Odissia. Traduo de Fernando C. de Arajo Gomes. So Paulo: Ediouro, 2004. MARX, Karl. O capital. vol. I. So Paulo: Abril Cultural, 1983.

MEZZADRA, Sandro. Derecho de fuga. Migraciones, ciudadana y globalizacin. Madri: Traficantes de Sueos, 2005. PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio. Manual de Direitos Humanos. 3 edio. So Paulo: Editora Mtodo, 2009. RIBEIRO, Darcy. Os ndios e a civilizao: a integrao das populaes indgenas no Brasil moderno. So Paulo: Companhia das Letras, 1986. VITORIA, Francisco de. Os ndios e o Direito da Guerra. Traduo de Ciro Mioranza. Iju: Uniju, 2006.

Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 5, p. 127-137, outubro/2009

137

Das könnte Ihnen auch gefallen