Sie sind auf Seite 1von 4

Pintura - Operrios (Tarsila do Amaral)

Escrito por CEEP Seg, 17 de Janeiro de 2011 00:54

Operrios Tarsila do Amaral

Contextualizao da Obra

Tarsila do Amaral (1886 1973) foi uma das mais importantes pintoras brasileiras. conhecida principalmente por sua participao no Movimento Modernista brasileiro durante as dcadas de 20 e 30. Integrou junto com Oswald de Andrade o movimento antropofgico, que tinha como princpio devorar a produo artstica e cultural europia e ressignific-la ao modo brasileiro. Seu quadro mais conhecido, Abapur (1928), foi um dos smbolos desse movimento.

1/4

Pintura - Operrios (Tarsila do Amaral)


Escrito por CEEP Seg, 17 de Janeiro de 2011 00:54

Outro momento relevante da carreira de Tarsila conhecido como Pau Brasil, quando a temtica central de seus quadros foi a representao do Brasil por meio de suas paisagens, fauna, flora, folclore e pessoas.

O quadro Operrios foi pintado em um momento em que Tarsila esteve ligada politicamente ao comunismo. No incio dos anos 30 Tarsila esteve na Unio Sovitica e participou de reunies do Partido Comunista Brasileiro. Nesta poca, a poltica e a temtica do trabalho fizeram-se presentes em duas de suas obras: Operrios e Segunda Classe (1933).

Ambas as telas ilustram o momento politico e social brasileiro do incio dos anos 30: industrializao, migrao de trabalhadores, consolidao do capitalismo industrial e de uma classe de trabalhadores marginalizada e explorada.

2/4

Pintura - Operrios (Tarsila do Amaral)


Escrito por CEEP Seg, 17 de Janeiro de 2011 00:54

Temas relevantes

O pas passa no incio dos anos 30 por profundas mudanas polticas, econmicas e sociais. O Brasil deixa neste momento de ser um pas meramente agro-exportador, dominado politicamente por sua aristocracia rural, e consolida gradualmente seu projeto de industrializao. Os recursos naturais, os investimentos pblicos e privados e o trabalho so organizados para atender a este processo, transformando significativamente a vida nas metrpoles. So construdas fbricas s centenas, e milhares de migrantes se deslocam do interior do pas rumo as cidades industrializadas, especialmente So Paulo e Rio de Janeiro.

O governo de Getlio Vargas assume o compromisso na poca de garantir a consolidao do projeto industrial brasileiro, construindo gradualmente as condies para a o crescimento de um capitalismo de carter nacionalista. Aumenta significativamente a classe de operrios urbanos, que trabalham nas fbricas em pssimas condies. A explorao do trabalho e a falta de perspectiva dos trabalhadores faz com que aumentem o nmero de greves e lutas por direitos. Isso exige do governo a criao de uma poltica de constante represso aos seus movimentos organizados e de ataque a grupos de orientao socialista ou anarquista.

No decorrer da dcada de 30, os sindicatos passam a ser controlados pelo governo, os partidos de esquerda caem na ilegalidade e centenas de militantes so presos, mortos ou exilados. Na mesma dcada o governo regulamenta as leis trabalhistas, organizando a produo capitalista e ajudando a conter a insatisfao dos trabalhadores, expostos a situaes de trabalho em geral degradantes.

O quadro de Tarsila do Amaral um retrato do conjunto de operrios das fbricas brasileiras. Os rostos sobrepostos remetem massificao do trabalho e s condies de vidas nas cidades. Esto representadas diversas etnias, fazendo referncia migrao de diferentes locais do Brasil e do mundo para as metrpoles. A expresso dos operrios representados de tristeza, indiferena, cansao. Representam as pssimas condies de trabalho a que esto submetidos, e a falta de perspectivas que predomina no contexto de opresso da chamada Era Vargas. O quadro, juntamente com Segunda Classe, uma expresso do crescimento capitalista no Brasil e do preo pago pelos trabalhadores para que seu xito fosse garantido.

3/4

Pintura - Operrios (Tarsila do Amaral)


Escrito por CEEP Seg, 17 de Janeiro de 2011 00:54

Ficha tcnica:

Nome da Obra: Operrios.

Autora: Tarsila do Amaral

Tcnica: Olo Tela

Ano: 1933

4/4

Das könnte Ihnen auch gefallen