Sie sind auf Seite 1von 15

A MDIA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA E DE CIDADANIA: UMA EXPERINCIA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

RESUMO
Anglica Andrade Moth Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
angelicamothe@gmail.com

Carla Cardoso Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF


carlacardos@gmail.com

Carlos Henrique Medeiros de Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF


chmsouza@gmail.com

Daniella Costantini das Chagas Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF
dany.costantini@gmail.com

A acessibilidade e democracia nas informaes oferecidas e disponveis na Internet so fatores que motivam a crescente e atraente participao efetiva nas Redes Sociais e o aproveitamento das potencialidades miditicas da web. No processo ensinoaprendizagem, a utilizao dessa ferramenta torna-se importante para o estreitamento do relacionamento entre docente e discente e tambm o aproveitamento na aquisio e assimilao de contedo. Mas como essa ferramenta assimilada por alunos da Educao de Jovens e Adultos (EJA)? Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso proposto mediante o desenvolvimento de um projeto pedaggico interdisciplinar, desenvolvido com alunos do 5 e 6 ano de escolaridade da EJA da Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros, em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. No projeto foram usados jornais impressos e online como ferramentas para despertar o interesse pela leitura, escrita, conhecimentos gerais, formao da cidadania e pelo crescimento cultural, social e profissional do aluno. Foi possvel, durante a anlise, observar a experincia de adultos em processo de alfabetizao frente s novas tecnologias e as dificuldades dos chamados imigrantes digitais (SMALL, 2008), perfil destes estudantes, com idades variveis entre 15 a 65 anos. Foi possvel identificar, ainda, que o projeto contribuiu para a familiarizao dos alunos com a prpria tecnologia usada, algo antes indito em sua rotina.

Joo Candido Ventura Neto Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ


joaosucubu@gmail.com

Palavras-Chave: EJA, imigrantes digitais, jornais.

INTRODUO
Informao e contedo so obtidos a qualquer momento, em qualquer parte do mundo e por qualquer pessoa, com a utilizao da Internet em grande escala. Este fato caracteriza o ritmo acelerado em que se vive na sociedade atual, onde necessrio se manter informado e acompanhar as atualizaes constantes, no s as tecnolgicas, mas as que ocorrem em diversos setores da sociedade, acarretando uma busca pela informao cada vez mais instantnea. E para dinamizar, tambm, o processo ensinoaprendizagem, este fator deve ser utilizado a favor do educador e educandos, em sala de aula. Com base na viso de Paulo Freire, o objetivo da educao possibilitar um desenvolvimento amplo e dinmico ao aluno, desde o perodo sensrio-motor. A escola deve, portanto, partir dos processos de assimilao do discente, com atividades desafiadoras que provoquem questionamentos e promovam a descoberta e a construo do conhecimento. Para construir esse conhecimento, Freire sugere uma pedagogia progressiva e emancipadora que deve deixar espao para que o aluno construa seu prprio conhecimento, sem se preocupar em repassar conceitos prontos, algo que geralmente ocorre no mtodo de ensino tradicional, tornando o aluno um ser passivo, onde so depositados os conhecimentos. No entanto, as concepes do discente combinam-se s informaes advindas do meio, como resultado de uma interao, na qual o sujeito sempre um elemento ativo, ao procurar, ativamente, compreender o mundo que o cerca, e buscar resolver as interrogaes que esse mundo provoca. Em tempos onde a Internet deixa de ser apenas uma ferramenta para ser extenso do homem, como profetizou McLuhan, na dcada de 60, em seu Os Meios de Comunicao como Extenses do homem, esta tecnologia deve ser bem utilizada e aproveitada como um aporte para o ensino escolar de forma interdisciplinar. Um novo tempo, um novo espao e outras maneiras de pensar a so exigidos, portanto, nesta sociedade da informao. Desta forma, pensar na realidade atual da educao implica analisar o contexto dessas novas configuraes sociais e desse novo patamar tecnolgico. Souza e Gomes (2009) afirmam que:
A questo das novas tecnologias e conceitos como saber flexvel, aprendizagem cooperativa, interdisciplinaridade, transdisciplinariedade, currculo integrado, redes de aprendizagem e educao continuada e distncia comeam a se fazer cada vez mais presentes nos ambientes acadmicos e polticos, sobretudo quando est em pauta a

discusso sobre a necessidade de renovao dos processos educacionais, (SOUZA E GOMES, 2009, p.36).

Torna-se necessria, ainda segundo os autores, a criao de


(...) um novo estilo de pedagogia que incorpore as novas tecnologias e favorea, ao mesmo tempo, os aprendizados individualizados e o aprendizado coletivo, em rede. (...) As novas tecnologias da informao e da comunicao (NTICs) e o ciberespao apenas as viabilizam e potencializam se utilizadas adequadamente em um contexto pedaggico, (SOUZA E GOMES, 2009, p.37).

Kenski (1998), tambm aponta essa questo ao explicar que


(...) o estilo digital engendra, obrigatoriamente, no apenas o uso de novos equipamentos para a produo e apreenso de conhecimentos, mas tambm, novos comportamentos de aprendizagem, novas racionalidades, novos estmulos perceptivos(...). Seu rpido alastramento e multiplicao, em produtos e em novas reas, obriga-nos a no mais ignorar sua presena e importncia, (KENSKI, 1998, p.61).

notrio, portanto, que estas novas tecnologias tm oportunizado ferramentas mais dinmicas para facilitar o processo Ensino/Aprendizagem. A utilizao de Internet, por meio de instrumentos como jornais on-line e sites variados podem dinamizar o ensino, embora no possuam linguagens especficas para este fim. No entanto, o presente artigo, que partiu de um estudo de campo, visa contribuir para as discusses sobre o papel do professor como mediador, utilizando as novas tecnologias de forma mais participativa, trabalhando com projetos colaborativos e equilibrando o presencial e o virtual e suas possibilidades.

NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAO


Na contemporaneidade, educao e comunicao j so vistos como sequncias de um processo cada vez mais inter-relacionado e so necessrios para fazer do ensino um exerccio de democracia. As Novas Tecnologias da Informao e Comunicao (NTICs) ganham destaque, por esta vez, no mbito educacional contemporneo. Segundo aponta o professor Adilson Citelli (2000),
(...) O mundo dos media passou a dialogar de maneira mais ou menos integrada s aulas e s prticas escolares; numa tenso e, nveis e graus derivados dos vrios centros de presso que disputam o mercado da troca de informaes, de conhecimentos e, eventualmente, de saberes, (CITELLI, 2000, p.18).

Desta forma, Citelli mostra que professores e alunos precisam conhecer novas linguagens, tecnologias e suas funes no conhecimento, apresentando as NTICs como uma estratgia educacional, apontando para o docente, que este deve reconhecer e valorizar aquela como uma nova maneira de elaborar, circular, receber a informao, o conhecimento. Este conceito tambm apontado por Lcia Santaella (2004) ao afirmar que
3

(...) a tecnologia computacional est fazendo a mediao das nossas relaes sociais, de nossa auto-identidade e do nosso sentido mais amplo de vida social. O telefone celular, o fax porttil, o computador notepad e vrias outras formas eletrnicas de extenso humana se tornaram essenciais vida social e se constituem nas condies para a criao da cibercultura (...). (SANTAELLA, 2004, p.105).

Manuel Castells tambm contribui para o pensamento ao registrar, anteriormente Santaella, que
As redes interativas de computadores esto crescendo exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicao, moldando a vida e, ao mesmo tempo, sendo moldadas por ela. (...) As mudanas sociais so to drsticas quanto os processos de transformao econmica e tecnolgica. (CASTELLS, 1999, p.40).

interessante observar que a maioria dos avanos tecnolgicos que fazem parte do processo da evoluo da comunicao conduz, em grande parte dos casos, maior democratizao do saber e da informao. Ressalta-se, desta forma, que o dilogo media-escola auxilia na abertura do discurso pedaggico e tambm na insero crtica do aluno por meio de atividades como reflexo sobre slogans publicitrios, programas de rdios, discursos formadores de opinio, noticirios de TV, entre outros exemplos, que devem estimular o mundo escolar. Segundo Souza (2003), o maior benefcio proporcionado pelo instrumento tecnolgico a transformao social, no que tange troca de conhecimento entre as pessoas atravs da reciprocidade, conceitos tambm abordados por Philippe Perrenoud (2000), sobre as competncias fundamentais em uma cultura tecnolgica, sobretudo na utilizao de tecnologias. O autor defende que uma cultura tecnolgica de base tambm necessria para pensar as relaes entre a evoluo dos instrumentos tecnolgicos, as competncias intelectuais e a relao com o saber que a instituio pretende formar. Contudo, deve-se pensar em uma pedagogia e uma didtica consciente das transformaes, que nos submeta s novas tecnologias, tendo na metodologia pedaggica a anlise da evoluo dos recursos e dos modos de acesso ao saber produtivo, na luta contra o fracasso e a excluso social. Assim sendo, as tecnologias podem reforar a contribuio dos trabalhos pedaggicos e didticos contemporneos, pois permitem que sejam criadas situaes de aprendizagens produtivas, complexas, em que a informao e a dimenso interativas so assumidas pelos atores. Trata-se de uma mudana de paradigma, uma vez que se defende a idia de os docentes se concentrarem na criao, na gesto e na regulao de situaes de aprendizagens. No processo ensino-aprendizagem, a utilizao dessa ferramenta torna-se importante para o estreitamento do relacionamento entre docente e discente e tambm o

aproveitamento na aquisio e assimilao do contedo, base onde se consolida a sociedade.


A disseminao dos meios de comunicao de massa um dado que a escola no pode ignorar, porque eles tm um peso importante nas vidas das crianas e escola cumpre levar em conta esse dado e a procurar responder a essas necessidades de diferentes maneiras, seja em termos de se adequar a essa nova situao, seja em termos de incorporar alguns desses instrumentos ao seu prprio processo de trabalho. (CITELLI, 2000, p.19).

A escola no deve ignorar, tambm, a disseminao dos meios de comunicao no processo de ensino dos jovens e adultos. Como se d essa prtica o que ser analisado a seguir.

A COMUNICAO EM UMA NOVA DINMICA CULTURAL


A noo da comunicao recobre uma multiplicidade de sentidos. Essa teoria, colocada por Armand e Michle Mattelart (1999, p. 9), revela a abrangncia trazida por este conceito, que, mediante a proliferao das tecnologias, acrescentou novas vozes a essa polifonia. A comunicao, como um campo de conhecimento acadmico, estuda os processos de comunicao humana e o intercmbio de informao entre os indivduos e, em meio presena das tecnologias, tem sido potencializada em todos os seus processos. Tais mudanas transcorrem na sociedade contempornea, onde a cultura altamente dinmica, e onde possvel observar em meio a tantas transformaes trazidas com a apreenso das novas tecnologias principalmente no universo da informao o nascimento de uma nova cultura: a cibercultura. Inicialmente pode-se afirmar que a cibercultura abrange o que acontece no ciberespao e s formas de comunicao mediadas pelo computador. Sua emergncia provoca profundas mudanas no que diz respeito tambm ao humano, transformando a natureza das relaes dos homens com a tecnologia e entre si. Tal fato tambm se deve, no apenas criao e desenvolvimento dos adventos tecnolgicos em si, mas tambm comunicao, que capaz de construir pontes entre as cincias, mediar relaes e evoluir prontamente em seus processos. Mediante tais acontecimentos, importante ressaltar que esse cenrio do ciberespao, da cibercultura e da comunicao, propcio ao estmulo da produo humana. Para Lcia Santaella (2003, p. 82) cada indivduo pode tornar-se um produtor, criador, compositor, montador, apresentador, difusor de seus prprios produtos. Alm disso, a autora ainda afirma que

A natureza dessa cultura essencialmente heterognea. Usurios acessam o sistema de todas as partes do mundo, e, dentro dos limites da compatibilidade lingstica, interagem com pessoas de culturas sobre as quais, para muitos, no haver provavelmente um outro meio direto de conhecimento. Por isso mesmo tambm uma cultura descentralizada, reticulada, baseada em mdulos autnomos. (SANTAELLA, 2003, p. 103 e 104).

J o autor Wilson Dizard Jr. (2000) colabora com as idias aqui apresentadas ao utilizar-se do discurso dos analistas econmicos John Browning e Spencer Reiss para afirmar que
A mdia velha divide o mundo entre produtores e consumidores: ns somos autores ou leitores, emissoras ou telespectadores, animadores ou audincia; como se diz tecnicamente, essa a comunicao um-todos. A nova mdia, pelo contrrio, d a todos a oportunidade de falar, assim como de escutar. Muitos falam com muitos, e muitos respondem de volta. (DIZARD, 2000, p. 23).

Ou seja, um novo canal de comunicao foi aberto nesta era miditica, onde possvel realizar intercmbios de conhecimento e produo, de modo que essa dinmica auxilie na autonomia dos atores envolvidos nesta interao. Aquela pode ser usada para fins positivos principalmente nas instituies de ensino onde o foco justamente a informao e o conhecimento. No ambiente de rede e na cultura nele presente tambm possvel identificar a difuso do que Pierre Lvy (1999) cunhou como inteligncia coletiva, que consiste na unio de conhecimentos em geral de cada indivduo. Neste pano de fundo, no h a submisso a quaisquer tipos de restries, pois a rede de computadores um universo sem totalidade; logo, h um mundo inteiro a ser explorado e descoberto. Cada explorador um ator que participa desse processo ativamente, influenciando e sendo influenciado, descobrindo e sendo descoberto e essas caractersticas trazem um novo rumo ao modo de vida social e aos indivduos. Um rumo dinmico, repleto de uma diversidade de elementos a serem descobertos e todos podem ser possveis descobridores. A prpria comunicao ganha uma nova dimenso, uma dimenso em rede, que permite que pontes ainda mais extensas sejam construdas, seja entre pessoas ou entre pessoas e o objeto. Conforme aponta Dowbor (2001), as transformaes sociais contemporneas vo alm de das mudanas tecnolgicas de comunicao e informao. Jorge Werthein (2004) tambm refora esta idia afirmando que
As novas tecnologias hoje ocupam um lugar essencial em nossas vidas. Constituem a estrutura de nosso sistema de comunicao, seja local, nacional, internacional ou global. E elas so responsveis por profundas transformaes no relacionamento que temos em todas as reas de nossa vida: no trabalho, em casa, na escola e no lazer.

E na medida em que a educao no uma rea em si, mas um processo permanente de construo de pontes entre o mundo da escola e o universo que nos cerca,

necessrio incluir estas transformaes, e um novo processo de comunicao precisa ser desenvolvido de modo que essas mudanas sejam melhores entendidas e apreendidas e, assim, sejam estabelecidas relaes positivas com o novo. No apenas a tcnica de ensino que muda, incorporando uma nova tecnologia. a prpria concepo do ensino que tem de repensar os seus caminhos. Como aponta Werthein (2004) no basta ter informao: o importante ter a informao e transform-la em conhecimento capaz de gerar mudanas e melhorar a vida das pessoas. Portanto, canalizar as potencialidades dessa nova era meditica para o ensino nas salas de aula com os discentes que precisam adaptar-se a esse novo mundo, como os alunos da EJA, uma opo para aperfeioar o ensino e o trabalho para com este pblico.

EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS


Estima-se que h mais de 31 milhes de pessoas maiores de 14 anos que no completaram os quatro anos de escolaridade. Pequena parcela desse contingente constitui o pblico potencial dos programas de Educao de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos deste sistema so aqueles que na maioria das vezes no conseguiram concluir seus estudos na idade estabelecida como a adequada, os primeiros anos de vida da criana, para a alfabetizao e ensino fundamental. E tambm por aqueles que, por terem comportamentos diferenciados dos demais (repetncia, rebeldia) acabam sendo transferidos para este sistema como soluo do problema. As aulas, geralmente, so ministradas noite, pois o horrio diurno dedicado vida profissional e afazeres domsticos dos alunos. Segundo explica Moura (1999), esses sujeitos que buscam a escola, tardiamente, para se alfabetizar, apresentam inmeras caractersticas que os diferencia das crianas:
Ultrapassam a idade de escolarizao formal estabelecida pelas legislaes educacionais; esto inseridos no sistema produtivo (ou temporariamente fora dele), so os responsveis pela produo dos bens materiais, mas so excludos da participao desses bens. Representam, hoje, em algumas regies do Brasil, da Amrica Latina, e de todos os pases que compe o considerado terceiro mundo, quase metade da populao. E so um contingente tendencialmente crescente, a prevalecerem as atuais polticas e prticas educativas, produtoras de fracasso e excluso escolar (MOURA, 1999, pp.116-117).

Nos ltimos dez anos, a educao vem se estruturando para tentar consolidar a democracia em nosso pas e este sistema de ensino uma das alternativas encontradas e propostas pelo Ministrio da Educao (MEC). Segundo Ribeiro (1996):
O ideal da democracia sempre contemplou o ideal de uma educao escolar bsica universalizada. Atravs dela se pretende consolidar a identidade de uma nao e criar a possibilidade para que todos participem com cidados na definio de seus destinos. Para participar politicamente de uma sociedade complexa como a nossa, uma pessoa precisa ter acesso a um conjunto de informaes e pensar uma srie de problemas que extrapolam suas vivncias imediatas e exigem o domnio de instrumentos da cultura letrada. Um regime poltico democrtico exige ainda que as pessoas assumam valores e atitudes democrticas: a conscincia de direitos e deveres, a disposio para a participao, para o debate de idias e reconhecimento de posies diferente das suas. (RIBEIRO, 1996, p.16).

Com a convivncia diria com os alunos da EJA, percebe-se que h muitos e diferenciados motivos que os trazem de volta escola. Alguns buscam o aprendizado para insero no mercado de trabalho, outros querem apenas realizar o sonho de aprender a ler e escrever, de "se sentir gente, de estar includo em uma sociedade. J outros querem ter mais clareza do mundo que est em constante transformao sua volta, e apenas querem se comunicar, querem ser ouvidos, ter amigos. Mas possvel identificar, tambm, uma grande parcela de adolescentes, que em sua grande maioria no tiveram uma experincia positiva com a escola. Nesta classe multi-etria, cabe ao educador reconstruir este vnculo e estar atento realidade destes alunos.
O mundo dos media passou a dialogar de maneira mais ou menos integrada s aulas e s prticas escolares; numa tenso e, nveis e graus derivados dos vrios centros de presso que disputam o mercado da troca de informaes, de conhecimentos e, eventualmente, de saberes. (CITELLI, 2000, p.18).

Os contedos a serem aplicados aos discentes da EJA so reunidos em apostilas especialmente para esse processo, sendo esses os principais materiais usados para o ensino. Outras ferramentas devem ser sugeridas pelos professores para que haja maior interesse e aproveitamento do ensino.

IMIGRANTES E NATIVOS DIGITAIS EM SALA DE AULA


J foi visto anteriormente que as novas tecnologias devem ser utilizadas para a dinamizao do ensino e trazer resultados positivos ao processo, oportunizando ainda, a cidadania em meio aos discentes. Mas como esse processo de socializao escolar, com a utilizao das NTICs, se manifesta entre os alunos da EJA, especificados anteriormente? Vale ressaltar que, nesta classe multi-seriada encontram-se pessoas que se enquadram nos perfis de Nativos e Imigrantes Digitais, apontados por Prensky (2001) e Gary Small e Gigi Vorgan (2008).

Segundo os pesquisadores, Nativos Digitais so os sujeitos que nasceram depois dos anos 1980, em meio s chamadas Novas Tecnologias da Informao e Comunicao (NTICs); as que esto perfeitamente vontade com toda tecnologia oferecida, desde um simples MP4 at qualquer outro instrumento digital de maior proporo. J os Imigrantes Digitais so as pessoas que nasceram antes da popularizao dos computadores, da Internet, fora do mundo digital, mas que, antes, se vem introduzidos nele; que conheceram computadores e outras tecnologias da Era Digital, j adultos. Segundo explica Marc Prensky (2001),
(...) imagine uma pessoa que nasce num pas onde passa a maior parte da sua vida, at migrar para outro pas, outra cultura, lngua e costumes. Essa pessoa, imigrante, no passa a ser nativo do pas em questo, seja pelo sotaque ou outra caracterstica cultural. Entretanto, para os nativos do pas, a lngua, a cultura, as pessoas so naturais. (PRENSKY, 2001).

Marc Prensky (2001) na publicao Digital natives, digital immigrants registra que os alunos de hoje em dia so diferentes dos das geraes passadas, devido ao ambiente onipresente e o grande volume de interao com a tecnologia. O autor destaca que o Imigrante Digital se adapta ao ambiente em que est inserido e como seus crebros recebem as informaes.
importante fazer esta distino: como os Imigrantes Digitais aprendem como todos imigrantes, alguns mais do que os outros a adaptarem-se ao ambiente, eles sempre mantm, em certo grau, seu sotaque, que , seu p no passado. O sotaque do imigrante digital pode ser percebido de diversos modos, como o acesso internet para a obteno de informaes, ou a leitura de uma manual para um programa ao invs de assumir que o programa nos ensinar como utiliz-lo. Atualmente, os mais velhos foram socializados de forma diferente das suas crianas, e esto em um processo de aprendizagem de uma nova linguagem. (PRENSKY, 2001).

Essas diferenas entre os Nativos e os Imigrantes Digitais so colocadas em questo por Small (2008) ao afirmar que:
Os tpicos imigrantes digitais, pessoas com mais de 30 anos, foram treinados de maneira muito diferente no que se refere socializao e aprendizagem. Fazem as tarefas passo a passo e sempre uma por vez. Eles aprendem metodicamente e executam os trabalhos de forma mais precisa. Com habilidades mais acuradas para o contato social, so mais vagarosos na adaptao e no uso das novas tecnologias. Os nativos digitais so melhores ao tomar decises rpidas e ao agrupar o grande volume de estmulos sensoriais do ambiente.

A observao de Small foi observada durante a aplicao do projeto pedaggico que visa aplicao das linguagens das ferramentas anteriormente citadas, estas trabalhadas em sala de aula, com alunos do 5 e 6 ano de escolaridade da EJA da Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros, em Campos dos Goytacazes (RJ). Estes alunos so de idades variveis, entre 15 e 65 anos, em processo de alfabetizao, e demonstram durante as atividades, as dificuldades dos imigrantes digitais a adaptaremse s tecnologias.
9

O JORNAL NA SALA DE AULA


A mdia jornal, seja em sua verso impressa, ou online, uma ferramenta eficaz no registro dos acontecimentos do presente, do cotidiano de determinadas pocas e torna-se um objeto de pesquisa de valor. Ao ser utilizado como ferramenta na pesquisa ou no ensino escolar, torna-se vivo e repleto de histrias do dia-a-dia, que retratam uma determinada realidade, sob diferentes pontos de vista, conforme a poltica editorial e tica de cada empresa jornalstica. Em sala de aula, a ferramenta se revela muito til na aplicabilidade de diversas disciplinas. Partindo desse pressuposto, a Associao Nacional de Jornais (ANJ) incentiva a implantao no pas do projeto Jornal na Educao, a inspirao para que os autores deste trabalho realizassem o estudo de caso. O projeto Jornal na Educao foi criado h quase 30 anos com a funo de, no s criar futuros leitores, mas propor uma nova forma de pensar e agir atravs da leitura e manuseio do jornal na escola. Conforme apontam as informaes contidas no site

http://verdesmares.globo.com/saladeaula/oprojeto.asp (acessado em 26.08.2010), no Brasil, o hbito desta leitura peridica se forma na seguinte estrutura:
A familiaridade com a imprensa (desde a infncia a partir da experincia domstica com adultos que j o possuem), a necessidade de informao diversificada e de atualidade em virtude do vestibular e em funo da atividade profissional. A essas circunstncias somase uma quarta, que tende a ser extremamente rentvel, que o uso do jornal em apoio s atividades escolares.

E foi com base nessas constataes que a ANJ e empresas jornalsticas a ela vinculadas passaram a investir nesses programas. O site www.anj.org.br (acessado em 26.08.2010) constata que, dos 137 jornais associados entidade, 63 desenvolvem programas de Jornal e Educao, variados e com diferentes complexidades, em 19 estados brasileiros e o Distrito Federal, sendo que as Regies Sudeste e Sul possuem o maior nmero de iniciativas. A preocupao maior seria aproximar as notcias e as empresas comunidade escolar. O site identifica tambm que, com ou sem projeto de Jornal e Educao institudo, comum a publicao de suplementos infantis e/ou juvenis (at mesmo com conselho editorial formado por adolescentes e jovens), a doao de exemplares a escolas, o recebimento de alunos em visita s empresas, a realizao de concursos, a publicao de cadernos dedicados a assuntos especficos de educao, vestibular, e mesmo a realizao de palestras em instituies de ensino e na busca de parcerias com universidades locais.

10

A aplicao do projeto na EJA tem como objetivo, tambm, alm da leitura e da crtica, aproximar os alunos do computador e Internet, utilizando os jornais online com o objetivo de apresentar o jornal (impresso ou online) como um instrumento pedaggico prtico e motivador no processo ensino-aprendizagem. Conforme cita a educadora 26.08.2010):
O estudo e a leitura do jornal dentro de um contexto pedaggico do contedo, em alguns casos, muito mais bem sucedido do que o simples uso do livro didtico. Esse instrumento pedaggico forma um conjunto de cidados mais informados e participantes. A ferramenta pedaggica, que se utiliza com o uso do jornal em sala de aula, prioriza o desenvolvimento acadmico pela informao e tem como objetivo originar uma leitura mais crtica, assim como, esclarecer ao aluno a realidade dos problemas sociais, propiciar o desenvolvimento do raciocnio, aumentar a capacidade de questionamentos e abranger o contedo cultural.

Amlia

Hamze

no

Canal

do

Educador

(no

site

www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/jornal-sala-aula.htm, acessado em

No mesmo texto, Amlia Hanze observa ainda que a leitura costumeira desses peridicos em sala de aula como um espao de divulgao de idias, de opinio e interesses tem contorno multidisciplinar e interdisciplinar e um auxlio aos alunos, enriquecidos em sua capacidade de entendimento,
(...) principalmente ao acrscimo e ampliao do vocabulrio e compreenso de textos, melhora a qualidade das intervenes verbais, alarga as informaes do educando sobre o mundo e tambm sobre a comunidade onde vive. O jornal espelha o jogo de interesses da sociedade e o estudante pode compreender em que sociedade est vivendo e convivendo.

Refletindo os valores de uma sociedade, discursando em seus variados temas, o jornal tem um importante papel interdisciplinar como ferramenta no ensino. A utilizao dos peridicos nas aulas atende a proposta dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), pois as matrias veiculadas servem de base para o desenvolvimento dos temas transversais que do origem s notcias. Hamze aponta ainda que, ensina-se atravs do jornal, a leitura, a interpretao dos assuntos tratados sob um prisma reflexivo e crtico, propiciando aos alunos a oportunidade de se inserir no mundo atravs de uma janela de papel.

UMA OBSERVAO NA EJA


Segundo registra o pesquisador Pierre Lvy (1999), importante e necessrio colocar as pessoas em situao de curiosidade frentes s Novas Tecnologias, em uma possibilidade de explorao do novo. Essas diferenas
No individualmente, no sozinhas, mas juntas, em grupo. Para que tentem se conhecer e conhecer o mundo a sua volta. E, uma vez compreendido esse princpio de

11

base, todos os meios servem. Os meios audiovisuais, interativos, os mundos virtuais, os grupos de discusso, tudo o que quisermos. (LVY, 1999).

Tomando como base a afirmao de Lvy, uma das autoras do trabalho, Anglica Andrade Moth, professora de Lngua Portuguesa na Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros, em Campos dos Goytacazes (RJ), ministrando aulas no 5 e 6 ano de escolaridade na EJA no turno da noite, aplicou o projeto interdisciplinar Jornal na Educao em sala de aula. A motivao foi a percepo por uma falta de estmulo dos alunos em aprender, j que estes chegavam cansados e a prtica de copiar do quadro, ou acompanhar o material especfico para o ensino no EJA, os deixavam ainda mais desestimulados. Com o apoio do grupo de pesquisa Ciber Redes, do Mestrado em Cognio e Linguagem da UENF, a professora se reuniu com coordenadores pedaggicos da escola para apresentao do projeto que j funciona, no ensino fundamental, em outras escolas da cidade, com o objetivo de trabalhar os contedos das disciplinas ministradas em sala de aula dentro de um contexto escolhido pelos alunos e retirado do jornal. Com o grupo de pesquisa, a professora acrescentou ao projeto, o trabalho com jornais online e outras potencialidades oferecidas pela internet. Para fazer a proposta do trabalho na escola, o grupo levou em considerao o sistema interdisciplinar de ensino, uma relao de reciprocidade, de mutualidade, de interao, onde possvel um dilogo maior entre diversas disciplinas. Ou como caracteriza Ivani Fazenda (2008), uma intensidade das trocas entre especialistas e pela integrao das disciplinas num mesmo projeto de pesquisa. Tambm, segundo a autora, por meio da interdisciplinaridade, possvel favorecer aes que se traduzam na inteno educativa de ampliar a capacidade do aluno expressar-se atravs de mltiplas linguagens e novas tecnologias, posicionar-se diante da informao e interagir, de forma crtica e ativa, com o meio fsico e social. Durante um ms, aproximadamente, o projeto foi aplicado da seguinte forma: os professores preparavam, num contexto interdisciplinar, a parte terica do contedo a ser aplicado com os alunos, mas a parte prtica era trabalhada com o jornal. A princpio, foi trabalhada a utilizao do jornal impresso. No incio, os alunos tiveram dificuldades em se adaptar com esta leitura, pois no mantinham o hbito de ler e nem mesmo manusear o jornal. No entanto, o grupo notou que a adaptao foi rpida e as aulas foram se tornando mais interessantes. Durante o manuseio de exemplares locais e nacionais, os alunos trocavam idias, partilhavam textos e assuntos diferenciados, observando, em meio s matrias da mdia impressa, a realidade local de cada um. Desta

12

forma, foram perdendo o medo da pesquisa, j que, inicialmente, tinham muita dificuldade. Foi registrado ainda, que o crescimento cultural da turma foi muito grande, devido a essa ligao do contexto social de cada um com os relatos jornalsticos fazendo com que os discentes interpretassem os textos, uma das maiores dificuldades na prtica de letramento. Em uma segunda parte, o projeto foi aplicado no laboratrio de informtica da escola, que vem sendo utilizado como ferramenta para enriquecimento das aulas. Aps o domnio do jornal impresso, os alunos foram levados para o laboratrio onde puderam acessar diversos jornais online e receberem informaes em tempo real. O grupo registrou que, alm do educador da disciplina que acompanha a turma no momento, um monitor de informtica tambm estava no local, oferecendo suporte aos discentes, j que alguns destes, a maioria de classe social baixa, no sabiam como utilizar computador. Foi possvel, desta forma, perceber que havia alunos que nunca tiveram contato com essa tecnologia. O grupo percebeu a reao dos alunos que ficaram ora emocionados, ora temerosos, ora ansiosos, o que transformou a experincia em uma situao marcante. Durante as aulas no laboratrio, os alunos, divididos em trio em cada computador, tiveram a possibilidade de procurar notcias antigas, atuais e descobrir coisas novas para eles como: previso do tempo, o que vai acontecer nas novelas, horscopo da semana. Ao responderem as atividades propostas pelo educador, pde-se observar que eles dominavam melhor o assunto, pois demonstravam que j tinham lido um nmero maior e variado de textos e discutido entre si, resultando em um maior rendimento da aula. Quando a atividade proposta era produo de texto, os alunos demonstraram maior motivao por estarem diante do computador, do que era novo para eles. Foi notado ainda, que a correo ortogrfica seria um facilitador para essa motivao, assim como os links eletrnicos para leitura que poderiam ser consultados para facilitar a escrita. Segundo aponta Cardoso (2004), a sociedade atual significativamente apoiada nos modernos recursos tecnolgicos, observados no cotidiano pessoal e profissional dos indivduos. De todas as tecnologias, o computador apontado pelo autor como um dos mais presentes, pois nele se baseia a maioria dos recursos tecnolgicos modernos.

13

Foi possvel observar que o computador e a Internet na sala de aula foram recebidos de forma muito especial pelos alunos da EJA, possibilitando, desta forma, uma aprendizagem de forma rpida e natural.

CONSIDERAES FINAIS
Este trabalho foi realizado a fim de apontar um caminho para um melhor aproveitamento e rendimento em sala de aula para os alunos da EJA atravs do uso das novas tecnologias, que claramente favoreceram e aperfeioaram o aprendizado. Tambm importante ressaltar que, embora a sociedade passe por significativas transformaes, se forem pensadas estas mudanas e as implicaes que podem ter os processos de ensino e aprendizagem perante esse cenrio, possvel um confronto de dvidas, mas tambm de certezas. Uma delas que a aplicao destas novas tecnologias implica uma mudana expressiva, porm positiva das formas de ensinar e aprender. Durante a observao de campo, foi possvel registrar a experincia de adultos em processo de alfabetizao frente s novas tecnologias e as dificuldades dos nativos e imigrantes digitais. Foi possvel identificar, ainda, que o projeto contribuiu para a familiarizao dos alunos com a prpria tecnologia utilizada, algo antes indito em suas rotinas. Com a utilizao do jornal impresso, do computador e da Internet em sala de aula, foi possvel concordar com Ivani Fazenda (2008) quanto importncia da interdisciplinaridade para o ensino e ampliao da capacidade do aluno de expressar-se por meio das novas linguagens e tecnologias e interagir, crtica e ativamente com o meio e com o contexto social. O uso do jornal como ferramenta no ensino cria uma nova forma de pensar e agir atravs da leitura e manuseio deste material, e esta prtica traz resultados surpreendentemente positivos. Notou-se, claramente, que esses jovens e adultos tiveram um maior rendimento durante o ms de pesquisa. A idia do grupo de pesquisa propor a utilizao deste trabalho interdisciplinar de forma efetiva nas aulas, j que, foi obtido um resultado positivo durante a aplicao. O assunto no se esgota neste trabalho e ainda pode se desdobrar em novos estudos e apontar novos caminhos para o ensino na Educao de Jovens e Adultos.

14

REFERNCIAS
BRUNNER, Jos Joaquim. Educao no encontro com as novas tecnologias. In: TEDESCO, Juan Carlos (ORG.). Educao e novas tecnologias: esperana ou incerteza? So Paulo, Cortez. UNESCO, 2004. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informao: economia, sociedade e cultura. v.1. So Paulo: Paz e Terra, 1999. CITELLI, Adilson. Comunicao e Educao: a linguagem em movimento. So Paulo: Editora Senaco, 2000. DIZARD, Wilson. A nova mdia: a comunicao de massa na era da informao. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2000. DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do Conhecimento: Os Desafios Da Educao. Abril de 2001. Disponvel em: <http://dowbor.org/tecnconhec.asp >. Acesso em 10 de jun de 2008. FREIRE, Paulo. Educao e Mudana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e distncia. Campinas/SP: Papirus, 2003 (Srie Prtica Pedaggica). ___________________. Novas tecnologias: o redimensionamento do espao e do tempo e os impactos no trabalho docente. Disponvel em: <http://www.scribd.com/doc/283484/RBDE08-07-VANI-MOREIRA-KENSKI>. Acesso em 10 de abril de 2008. LVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34: So Paulo, 1999. MARTINEZ, Jorge H. Gutirrez. Novas tecnologias e o desafio da educao. In: TEDESCO, Juan Carlos (ORG.). Educao e novas tecnologias: esperana ou incerteza?. So Paulo, Cortez. UNESCO, 2004. MATTELART, Arnold e Michle. Histria das Teorias da Comunicao. Edies Loyola, So Paulo, Brasil, 1999. MASSETTO, Marcos T. Mediao Pedaggica e o uso da Tecnologia. In: MORAN, Jos Manuel. Novas Tecnologias e mediao pedaggicas. Campinas, SP: Papirus, 2000. P. 133-172. MCLUHAN, Marshal. Os Meios de Comunicao como extenso do homem (Understanding Media). Editora Pensamento Cultrix Ltda., 8 edio, 1996. MORAN. Jos Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemticas. In: Novas Tecnologias e Mediao Pedaggicas. Campinas, SP: Papirus, 2000. Coleo Papirus Educao. ____________________. Os Espaos de Atuao do Educador com as Tecnologias. Publicado em 2004. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm>. Acesso em:16 de jun de 2008. PERRENOUD, Philippe e outros. As competncias para ensinar no sculo XXI. Porto Alegre, RS: ArtMed, 2002. SANTAELLA, Lucia. Cultura e artes do ps-humano: da cultura das mdias cibercultura. So Paulo: Paulus, 2003. SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de, Maria Lcia Moreira Gomes. Educao e Ciberespao. Braslia: Usina de Letras, 2009. SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. Comunicao, educao e novas tecnologias. Campos dos Goytacazes, RJ: Editora FAFIC, 2003. WERTHEIN, Jorge. Novas Tecnologias e a Comunicao Democratizando a Informao. Artigo publicado, em 03 de fevereiro de 2004, no Observatrio da Sociedade da Informao, de responsabilidade do Setor de Comunicao e Informao da UNESCO no Brasil. 15

Das könnte Ihnen auch gefallen