Sie sind auf Seite 1von 11

5

APRESENTAO
O presente trabalho tem por objetivo analisar o assunto da medida de segurana, instituda na disciplina Direito Penal II, ressaltando suas caractersticas e peculiaridades principais. Esta pesquisa deteve a explicar de forma sucinta os conhecimentos necessrios para apreender de maneira didtica o mencionado assunto. A estrutura desta abordagem acadmica est fundamentada nos artigos do cdigo penal e em autores indicados na bibliografia, contedo programtico e consagrados pela doutrina majoritria vigente da referida disciplina, do curso de Direito da Unama.

INTRODUO
O Direito Penal brasileiro estrutura-se como um conjunto de normas jurdicas determinadoras de infraes penais e suas sanes equivalentes, com fins de regular as relaes dos seres humanos em sociedade. Como salienta Welzel (apud BITENCOURT, 2010, p.32): o Direito Penal aquela parte do ordenamento jurdico que fixa as caractersticas da ao criminosa, vinculando-lhe penas ou medidas de segurana As infraes penais ou crimes tanto podem ser praticados por uma s pessoa, como por vrias pessoas, caracterizando neste ltimo o concurso de pessoas, porm possvel tambm, uma nica pessoa praticar mais de um crime tipificando concurso de crimes. Assim sendo, o cdigo penal brasileiro tipifica em seus artigos como se devem aplicar as penas e em seu artigo 29, caput, disciplina que quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este culminadas, na medida de sua culpabilidade (ANGHER, 2011, p.90).

1. DA MEDIDA DE SEGURANA
As medidas de segurana aplicam-se aos inimputveis (conforme dicionrio Portugus): Aquele que por anomalia psquica, retardo mental no pode responder por si judicialmente. so tambm considerados inimputveis nos termos da lei os menores do 18 e semi-imputveis, o principal alicerce a periculosidade do agente, e tem o objetivo principal de prevenir a repetio da conduta delituosa e assistir o agente do ato para que se trate e no venha a recair, tendo, por tanto, a propriedade de preveno assistencial. Essa preveno almeja a interrupo da periculosidade aps o tratamento que se faa necessrio, para que assim fornea a serenidade/tranquilidade a sociedade.
a Reforma Penal de 1984 adotou, em toda sua extenso, o sistema vicariante, eliminando definitivamente a aplicao dupla de pena e medida de segurana, para os imputveis e semi-imputveis. (...) o fundamento da pena passa a ser exclusivamente a culpabilidade, enquanto a medida de segurana encontra justificativa somente na periculosidade aliada capacidade penal do agente. Atualmente, o imputvel que praticar uma conduta punvel sujeitar-se- somente pena correspondente; o inimputvel, medida de segurana, e o semi-imputvel, o chamado fronteirio, sofrer pena ou medida de segurana, isto , ou uma ou outra, nunca as duas, como ocorre no sistema duplo binrio. (BITENCOURT,

2010,p.780)

A viso deste trema, assim como dito anteriormente, tratar a medida de segurana como um modo de preveno, onde seriam impedidos novos delitos por pessoas que no so completamente capazes ou so completamente incapazes de compreender o carter ilcito do fato, e no como penas. De tal forma, tambm no se acolhe ao pensamento que julga inconstitucional a questo de indeterminao do tempo da medida de segurana sob a exposio resumida de refutar a proibio de penas consideradas perptuas que esto elencadas na Constituio Federal (Art. 5, XLVII, b).

1.1 DISTINO ENTRE PENA E MEDIDA DE SEGURANA Pena: carter retributivo-preventivo; fundamento da aplicao a culpabilidade; determinadas; aplicada aos imputveis e semi-imputveis. Medida de Segurana: natureza preventiva; fundamenta-se na periculosidade; tempo indeterminado, findando quando sana a periculosidade do agente; aplicada aos inimputveis e excepcional semi-imputveis, quando estes precisem de especial

tratamento curativo. 1.2 PRESSUPOSTOS DE APLICAO 1.2.1 Prtica de fato tpico punvel Faz-se necessrio que o agente tenha praticado um ato ilcito e que seja tpico, porm se houver excludentes de criminalidade ou de culpabilidade (por exemplo, a embriaguez completa por caso fortuito ou fora maior) e a no presena de prova vedam tal aplicao. 1.2.2 Periculosidade do agente Exigi-se que o agente que atuou no ilcito penal tpico seja ornado de periculosidade. Como assevera Bitencourt (2010, p.782): Periculosidade pode ser definida como um estado subjetivo mais ou menos duradouro de antissociabilidade. um juzo de probabilidade-tendo como base a conduta antisocial e a anomalia psquica do agente H dois tipos de periculosidade elencadas no Cdigo Penal que so: periculosidade presumida e periculosidade real. A primeira diz respeito quando o agente inimputvel, conforme art. 26, caput do CP/ 40, enquanto a segunda diz-se quando o agente semiimputvel, cabendo ao juiz averiguar se h necessidade de aplicar especial tratamento curativo. 1.2.3 Ausncia de imputabilidade plena O sujeito imputvel no se aplica medida de segurana, apenas pena, enquanto o semiimputvel s de forma excepcional estar propenso medida de segurana, ou seja, caso precise de especial tratamento curativo, do contrrio tambm ficar passvel de pena, porm nunca se aplica as duas e sim uma ou outra (pena ou medida de segurana). Portanto, desde a vedao para aplicar a medida de segurana ao sujeito imputvel, a ausncia de imputabilidade plena foi o pressuposto para adequar tal medida.

1.3 ESPCIES E CUMPRIMENTO DA MEDIDA DE SEGURANA 1.3.1 Internao em hospital de custdia e tratamento psiquitrico So medidas que representam a modalidade detentiva, que na ausncia desta espcie, poder ser realizado em outro estabelecimento apropriado. Essa espcie absorvida para sujeitos inimputveis (se o agente for inimputvel, o juiz determinar sua internao. Se, todavia, o fato previsto como crime for punvel com deteno, poder o juiz submet-lo a tratamento ambulatorial- art. 97, caput do CP) e semi-inimputveis que precisem de especial tratamento curativo (na hiptese do pargrafo nico do art. 26 e necessitando o condenado de especial tratamento curativo, a pena privativa de liberdade pode ser substituda pela internao, ou tratamento ambulatorial, pelo prazo mnimo de 1-um- a 3-trs- anos art. 98 do CP). 1.3.2 Sujeio a tratamento ambulatorial A segunda espcie a medida de segurana restritiva, onde so isentos cuidados mdicos ao sujeito submetido a tratamento sem que necessite internao, que poder vir a ser necessria, objetivando fins curativos, conforme 4 do art. 97 do CP.
O tratamento ambulatorial apenas uma possibilidade que as circunstncias pessoais e fticas indicaro ou no a sua convenincia. A punibilidade com pena de deteno, por si s, no suficiente para determinar a converso da internao em tratamento ambulatorial. necessrio examinar as condies pessoais do agente para constatar a sua compatibilidade ou incompatibilidade com a medida mais liberal.

(BITENCOURT, 2010,p.783) A natureza da pena privativa de liberdade ser o item que decidir a aplicao do tipo de medida de segurana, a qual, caso seja de deteno, aceitar aplicar tratamento ambulatorial, o que neste caso no h imutabilidade, devido em qualquer fase, poder ser aplicada a internao com finalidade curativa. O semi-imputvel percorre duas opes: reduo obrigatria da pena aplicada (art. 26, nico do CP) ou substituio da pena privativa de liberdade por medida de segurana (internao ou tratamento ambulatorial) (art. 98 do CP). Em sntese, Bitencourt (2010, p.783) diz a internao dever ocorrer em hospital de custdia e tratamento ou, sua falta, em outro estabelecimento adequado (art. 96 do CP). J o tratamento ambulatorial dever ser realizado tambm em hospital de custdia e tratamento,mas na sua falta, em outro local com dependncia mdica adequada (art. 101da LEP)

10

Quando nos deparamos com a questo do cumprimento da medida de segurana importante que mencionar que o prazo mnimo de um a trs anos, conforme preceitua os artigos 97, 1, e 98 do CP, invarivel qualquer que seja o crime executado. Utiliza-se como critrio a maior periculosidade do agente. Como j discutido em linhas anteriores que o artigo 97, 1 do CP coloca como tempo indeterminado em relao a tais medidas (internao e tratamento ambulatorial), insistindo enquanto existir a periculosidade, a qual ser analisada com percia mdica. O que mostra a incostitucionalidade de tal preceito, uma vez que entra em conflito com a vedao das penas perptuas, o qual consta na Constituio Federal/88 Assim, acreditamos no haver possibilidade de fazer tal analogia, pois medida de segurana no pena. As medidas de segurana objetivam extinguir a periculosidade do sujeito e, enquanto esta prolongar, permanecer a medida de segurana a fim de que seja abrigada a paz social. No se repele a suposio de a medida de segurana se protraia pela vida toda. 1.4 GARANTIAS QUE REVESTEM A REGULAO DA MEDIDA DE SEGURANA 1.4.1 Legalidade e Jurisdicionalidade Vrios pressupostos so observados no que concerne s garantias que cabem na aplicao das medidas de seguranas, por conseguinte, para que sempre sejam espreitas essas garantias, as mesmas devem ser revestidas pelos princpios da legalidade fracionado nos princpios da anterioridade e da reserva legal - e jurisdicionalidade. Entende-se que nenhuma medida de segurana pode ser aplicada sem essas vigncias, pois assim como a pena, no poder ser aquela imposta sem a base legal, carecendo de lei anterior que defina o ato como tipo penal e punio previamente prevista como consequncia para o ato ilcito praticado. Alm dos princpios da legalidade e jurisdicionalidade, compem-se tambm de todos aqueles presentes na Constituio Federal que possam amparar as aes no emprego das medidas de segurana. Por conseguinte, o juiz o nico responsvel das determinaes para que elas sejam aplicadas e indivduo fundamental nessa conformidade junto lei. 1.4.2 Garantia e Execuo Somente depois de transitada em julgado a sentena que poder ser executada a

11

medida de segurana, seguida da expedio da guia de internamento ou tratamento ambulatorial, a qual obrigatria para o cumprimento da medida estabelecida pelo juiz. Conforme o art. 172 da Lei de Execuo Penal: Ningum ser internado em Hospital de Custdia e Tratamento Psiquitrico, ou submetido a tratamento ambulatorial, para cumprimento de medida de segurana, sem a guia expedida pela autoridade judiciria. O exposto acima so garantias de que s haver a internao ou o tratamento ambulatorial se todos os requisitos legais forem preenchidos, ao passo que nem a todos os inumputveis ou semi-imputveis sero empregadas as medidas, mas somente queles que se enquadrarem nos pressupostos previstos. Visto que, faz-se necessria a busca pela verificao da periculosidade do agente, tambm do quo grande seu potencial para a prtica de novos crimes, observadas as garantias legais cabveis, entre as quais a de que a prtica cometida deve ser tida como criminosa, prevista e punvel pela legislao penal. Outro ponto importante a questo da negativa na possibilidade de aplicao das medidas quando no existirem provas que reiterem a qualificao da autoria do ato ilcito ou do fato, havendo excluso de ilicitude, crime impossvel, no caso de prescrio ou outro motivo que extingua a punibilidade; no podendo mais ser empregada a medida de segurana provisria, como acontecia na vigncia da legislao anterior. 1.5 PRAZO PARA CUMPRIMENTO E AVALIAO CRTICA Exordialmente o prazo previsto para que siga a aplicao das medidas por tempo indeterminado, constando apenas um prazo mnimo de um a trs anos, conforme diz o art. 97, 1, CP. Procedendo ao trmino do prazo far-se- percia mdica, ou na continuidade a mesma deve ser refeita de ano em ano ou sempre que o juiz achar conveniente, art. 97, 2, CP. No h previso no Cdigo Penal de tempo para o fim das medidas aplicadas, porm manifesto falar que isso vai de encontro a vrios princpios constitucionais, assim como o prprio princpio da legalidade, posto o fato de que todos devem saber o valor temporal de sua punio, o que afirma Luiz Flvio Gomes. Conquanto jacente que a mesma disposio constitucional vlida para as penas, mximo de 30 anos, proibio de priso perptua, apesar de no constar expressamente em seu texto, tambm vlida para as medidas de segurana, j que diferentemente ir se ferir princpios fundamentais, como da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, igualdade, etc. Sobre o tema ensina Flvio Gomes (1993, p. 66): terminado o prazo mximo de cumprimento da medida, caso ainda persista a enfermidade mental, nada impede que se d por cessada a execuo penal e se transfira imediatamente o enfermo para estabelecimento

12

administrativo, continuando-se, assim, o tratamento, j agora sem falar em execuo penal, e sim, em providncia puramente administrativa. O caso mais pasmado acontecido no Brasil o do ndio Febrnio do Brasil, o qual entrou num hospital de custdia no Rio de Janeiro aos 27 anos, onde morreu aos 84 anos, permanecendo l por 57 anos, prazo que cumpriu integralmente dentro do hospital, submetido medida de segurana. Retornando a ideia que o Cdigo Penal brasileiro alm de tipificar condutas tambm estabelece as possibilidades de sanes que entre suas espcies encontra-se a medida de segurana que est transcrita no artigo 97 da seguinte maneira: Se o agente for inimputvel, o juiz determinar sua internao (art. 26). Se, todavia, o fato previsto como crime for punvel com deteno, poder o juiz submet-lo a tratamento ambulatorial. No h, ao menos aparentemente, maiores problemas interpretativos no caput do artigo, todavia o 1 merece demasiada ateno por parte do intrprete. Note-se a literalidade presente no cdigo: A internao, ou tratamento ambulatorial, ser por tempo indeterminado, perdurando enquanto no for averiguada, mediante percia mdica, a cessao de periculosidade. O prazo mnimo dever ser de 1 (um) a 3 (trs) anos. Pelo texto da lei, entende-se facilmente que h estipulao temporal somente para o mnimo perodo, porm surge o seguinte questionamento: Poder a medida de segurana durar toda a vida do agente? Numa anlise mais isolada do pargrafo, seria fcil dizer que uma pessoa poderia ficar toda a sua vida sob os efeitos da medida de segurana, bastaria para isso que jamais cessasse a periculosidade que a motivou. Este entendimento se funda na ideia de que a medida visa proteo do responsvel por uma infrao penal e tambm recuperao do mal que ele padece, alm de considerar que no possvel se estimar o tempo necessrio para atingir os escopos da referida sano. A concluso, que inicialmente parece lgica, de que se a medida pretende fazer um bem ao agente, ento extingui-la antes do perfeito resultado seria, no mnimo, uma estupidez. Este pensamento de sano perptua j encontrou ecos na principal corte deste pas, o STF, contudo comum encontrar penalistas que contestam tal entendimento sob a alegao de inconstitucionalidade, j que o imputvel protegido pelo limite de 30 anos para o cumprimento da pena, ento, sob a regncia do princpio da isonomia e da proporcionalidade, o inimputvel no poderia passar dos mesmos 30 anos cumprindo uma medida. H, inclusive, jurisprudncia no Superior Tribunal de Justia que determina: Assim, o tempo de durao mximo da medida de segurana no deve ultrapassar o limite mximo de pena cominada abstratamente ao delito praticado, em respeito aos princpios

13

da isonomia e da proporcionalidade.

CONCLUSO
O Direito Penal deve e necessita estar acompanhando as mudanas que ocorrem no mbito das relaes entre os homens em sociedade. Fatos novos surgem e influem em uma

14

modificao de interpretao com relao s normas jurdicas penais e suas correspondentes penais para que prevalea sempre o ideal tico de justia, sendo esta meta final da ordem jurdica. Diante disso, faz-se necessrio que acadmicos de Direito absorva assuntos relevantes como o tema abordado, e suas peculiaridades, sendo multiplicadores do conhecimento e como operadores do Direito possam fazer os adequados ajustes s leis, aos novos fatos e Constituio. Sendo assim, o Direito Penal tem como objetivo acompanhar as relaes sociais e suas constantes modificaes no que tange as infraes penais e suas respectivas penas, indispensveis harmonia, ao equilbrio e a ordem social em um verdadeiro Estado Democrtico de Direito e Deveres.

REFERNCIAS
ANGHER, Anne Joyce. Cdigo Penal. 8 Ed. So Paulo: Rideel, 2010. BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal: Parte Geral 1. 15 Ed. So Paulo:

15

Saraiva, 2010. BITENCOURT,Cezar Roberto, Tratado de Direito Penal: parte geral - 16 ed. So Paulo: Saraiva, 2011. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Parte Geral. 10 Ed. So Paulo: Saraiva, 2010. Medidas de segurana por tempo indeterminado (perptuas): constitucional. <://www.ambito-juridico.com.br> <acessado em 16/03/2012> impossibilidade

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de Direito Penal. 21 Ed. So Paulo: Atlas, 2004 ZAFFARONI, Eugnio Ral & PIERANELI, Jos Henrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. 7 Ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

Das könnte Ihnen auch gefallen