Sie sind auf Seite 1von 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PS-GRADUAO EM GESTO DA COMUNICAO ORGANIZACIONAL INTEGRADA

Claudio Vianna

CONTEXTO OU SOBREVIVNCIA?

Resenha Crtica de Contexto Social e Imaginrio Organizacional Moderno Maria Ester de Freitas Abr/Jun 2000

Salvador - Bahia - Brasil Julho - 2008

Contexto ou sobrevivncia?

Claudio Vianna

"Uma sociedade institui-se criando para si a representao de uma viso de mundo, do seu mundo e do mundo que ela conhece."

Contexto Social e Imaginrio Organizacional Moderno (RAE - Revista de Administrao de Empresas - Abr./Jun. 2000 - So Paulo, v. 40 - n. 2 - p. 6-15) da professora Maria Ester de Freitas, inicia uma problemtica do nivelamento percebido pela racionalidade extrema, atravs da percepo moderna e ps-moderna exercida pela sociedade a si prpria e a todos os elementos conjunturais. Alerta ainda para a fragilidade da identificao dos indivduos, fazendo com que as organizaes modernas adotem posturas referenciais para construo de um imaginrio agregador.

No meu ponto de vista, o processo de globalizao exerce grande influncia, quando trata de aproximar culturas diferentes sem a preocupao de mant-las ntegras. A sociabilizao moderna vista muito mais como um processo de incluso, esmagador de diferenas e determinante de uma representao situacional panormica, fragilizando a individualidade a fim de favorecer a coletividade. Esse comportamento em algum momento transfere para as organizaes a responsabilidade da criao e manuteno de um imaginrio simblico agregador com finalidade de conduo histrica dos fatos.

A professora Maria Ester aponta como causa predominante deste novo momento as mudanas aceleradas constantes, resultando em uma extrema complexidade. O cenrio muda a cada instante e, pela supremacia econmica, as organizaes passam a exercer papeis decisrios, inclusive no mbito poltico. Enquanto isso, a tendncia da rpida destruio dos padres culturais tradicionais, vem significada pela desvalorizao da religio e seus dogmas, a reduo da representatividade dos papeis sexuais, o declnio da tica, entre outros fatores que interferem na estrutura familiar, preconizando a socializao infantil, que formatam a problemtica da integrao social, fazendo existir uma "sociedade adolescentrique", Annatrella (1988).

muito fcil para minha observncia notar essas alteraes comportamentais, mas creio que a imposio da ditadura do dinamismo, da flexibilidade exigida pelas organizaes a favor do desenvolvimento profissional, torna a sociedade vulnervel, tendo na contra-mo do raciocnio a desestruturao psquica do indivduo, fazendo-se quase que obrigatrio o comportamento organizacional reestruturante, criando assim um ciclo vital de dependncia e representao social confortvel para as organizaes produtivas.

Quando a professora Maria Ester diz: "O que percebemos uma sociedade dominada pelo racional e pelos lobbies, o modelo do que ganha mais sem nenhuma relao efetiva entre o trabalho e a remunerao", deixa claro o mundo da superficialidade em que somos obrigados a viver, nos afastando de uma realidade afetiva e sendo conduzido pelas circunstncias para a virtualizao das emoes. Tal fenmeno induz toda uma sociedade ao afrouxamento dos relacionamentos em prol de uma convivncia amistosa e lucrativa, no sentido inclusive de outros benefcios que no o financeiro, levantando a bandeira da representao cnica vivencial vazia, sem estrutura fundamental e atrelada a uma teia de superficialidades.

Paradoxalmente, a autora cita que no cenrio social mais amplo, h um beneficiamento extraordinrio. A sade, o nvel e acesso informao apresentam ndices favorveis, h uma maior longevidade e uma politizao da sociedade. Mas como a professora Maria Ester diz: "O homem ... ... , tambm por ele construdo, ...", revela que as mudanas ocorridas no social tem trazido tambm conseqncias danosas, desde a desestruturao social at a crise identitria, que j motivo de pesquisa e estudos para cientistas polticos, psicanalistas, antroplogos e socilogos. Todo esse magma faz surgir o que Freud chamava de "narcisismo das pequenas diferenas", o individualismo de grupos e tribos.

A autora vai mais fundo afirmando que a dominao da racionalidade na sociedade atual faz desaparecer justificativas para valores sociais de integridade e seriedade. E reafirma a relao de que "no se ganha pelo que se vale, mas se vale pelo que se ganha".

No entender de Castorades (1990, p.131) a caracterstica predominante da sociedade atual o conformismo generalizado, ao invs do individualismo. Para Debord (1967) a responsabilidade da mdia de massa, quando promove pseudo-eventos, pois nos tempos atuais a aparncia vale mais do que qualquer outra coisa, tornando o falso mais valioso do que o verdadeiro (Baudrillard, 1981)

De ante desta situao, as organizaes, sobretudo as mais bem estruturadas, como descreve a autora, tem um grande poder de leitura situacional e agilidade em elaborar respostas favorveis a seus interesses, reequilibrando o cenrio sociolgico. De fato, pela grande capacidade de controle existentes nas organizaes, elas conseguem adaptar o indivduo redistribuindo papeis sociais. E tornam-se o ator central da sociedade, ditando as demais relaes, servindo de orientao para outras instituies. Neste momento a relao com o trabalho (organizao) passa a ser a principal referncia para o indivduo.

Percebo ento que no cenrio montado, as organizaes criam um imaginrio, impondo-o como identidade tanto para a sociedade quanto para o indivduo formador, mostrando-se aptas a proporcionar condies e respostas favorveis para a satisfao dos anseios narcisistas de seus membros, tornando-se a sua principal referncia sciofuncional.

At recentemente, a professora Maria Ester lembra bem que, as grandes empresas, chamadas multinacionais, tinham uma percepo feita pela sociedade de organizaes detentoras de um poder manipulador, restritor e de forte apelo poltico. Uma conotao negativa perante a opinio pblica. Atualmente este cenrio est totalmente modificado. Por uma viso reducionista, a sociedade v o poderio econmico como o fomentador do desenvolvimento, capaz de estruturar por si s a promoo do desenvolvimento fundado no capitalismo.

Vale lembrar que estamos passando por uma crise identitria, que conforma um cenrio propcio para desestruturaes culturais e religiosas, facilitando a adoo social por lideres que revelem em suas atividades segurana e estabilidade. Junto a isto, vemos a estrutura governamental praticamente falida, transferindo a realizao pessoal da sociedade

para as organizaes, como a autora diz: "constroem para e de si uma auto-imagem grandiosa, que vai enraizar-se num imaginrio prprio, que repassado no apenas para seus membros internos mas tambm para a sociedade no seu conjunto". A autora cita que o imaginrio descrito anteriormente se fundamenta em alguns temas que encobrem funes sociais adotadas pelas organizaes.

A empresa-cidad A professora Maria Ester contesta que uma empresa possa ter cidadania, visto a natureza deste conceito. A cidadania est associado ao indivduo e no a uma coletividade. Ela reconhece a importncia das empresas no processo de desenvolvimento, porm cita aspectos construtores da cidadania que no se afinam com interesses de mercado. As empresas na defesa de seus interesses praticam atos completamente opostos aos princpios da cidadania. O ganhar, o fazer dinheiro est acima de qualquer interesse "menor" para as empresas, mesmo que para isso se sacrifique at o prprio indivduo.

A autora no condena o ganhar, pois essa a natureza das empresas. Ressalta sim, o privilgio do apoio cultura e ecologia como discurso de cidadania. Ela analisa que a sociedade reconhece e se identifica atualmente com a marca e no mas apenas com os produtos produzidos por uma ou outra marca. A consolidao de uma marca vale muito para o mercado e a aproximao com a cultura, por exemplo, denota uma afinidade social e uma suposta preocupao das empresas em fomentar essas atividades. certo que tem importncia mas em essncia est o afinamento de interesses que "no devem confundidos com caridade, altrusmo ou mecenato." ser

Da mesma forma, professora Maria Ester aponta a questo ecolgica. Ela diz de forma contundente que no favor nenhum as empresas terem ateno aos danos causados ao meio ambiente em seus processos produtivos. Passa pela manuteno de mercado, visto que as empresas necessitam de uma perenidade de suas atividades. Levantar bandeiras ecolgicas est na moda e chama a ateno da sociedade. E atravs de um discurso articulado foi transformado em diferencial competitivo, se tornando mais atualmente como item de sobrevivncia para as empresas. E ela cita: "Respeitar a ecologia, se no d dinheiro, pode evitar muito prejuzo."

De fato as empresas utilizam dessas ferramentas de marketing para se posicionarem melhor e poderem atingir metas, algumas impostas por normas legais e outras, na grande maioria, de forte influncia psico-social de consumo. O lugar da excelncia Curiosamente, a autora afirma a mudana de significado da palavra "excelncia". Para o momento atual a excelncia um processo contnuo de busca de resultados desejados. Pode ser considerado o fiel da balana sucesso e fracasso. A busca incessante do novo por melhores processos atua de forma paranica nas empresas. A busca da excelncia j se tornou um destino, j ultrapassou qualquer outra dimenso de inteno.

As empresas no mas so excelentes, elas tm de fazer excelncia, perseguir resultados, atingir o "ideal do ego" provocando constantes mutaes para sua prpria superao (Aubert e De Gaulejac, 1992).

Essa mentalidade transferida para o

indivduo que transforma sua carreira

profissional em realizao pessoal. A autora sugere que o indivduo deve ser sempre um heri para se manter no processo da excelncia e ser reconhecido com ator envolvido.

De fato isto ocorre diariamente no cotidiano das empresas, a excelncia passou a ser um nia empresarial, no que eu discorde inteiramente, mas pressiona o ser humano a conduo de sua vida de forma frentica e muito estressante. Possivelmente causando danos considerveis em sua sade que em outro momento pode levar a excluso profissional e por conseqncia a frustrao pessoal.

O lugar da juventude eterna A autora apresenta outro fenmeno da atualidade que revela a relao tempo e organizaes de forma assimtrica com o ser humano. Quanto mais tempo uma organizao viver maior sua necessidade de apresentar-se jovem, atual e moderna. A tecnologia uma grande aliada neste processo.

A palavra de ordem deste momento a "flexibilidade". Ser flexivel para as

empresas uma exigncia de mercado e uma grande instabilidade para a grande maioria dos executivos.

Mais uma vez as organizaes tornam-se referncia pessoal, porque s assim os indivduos podem suportar a presso deste processo, incorporando a eles as necessidades organizacionais.

Muitos so os recursos utilizados pelas empresas para atingirem a flexibilidade, chegando a racionalidade dar lugar irracionalidade de procedimentos. A professora Maria Ester chama a ateno que a flexibilidade excessiva no sedimenta para o desenvolvimento e portanto no garante a sobrevivncia da empresa.

Eu concordo em muito com a autora, porm fico a pensar que a busca insana pela flexibilidade nas organizaes advm da necessidade real de renovao, mas muito mais para um controle de pessoal atravs da instabilidade subversiva de cargos aos quais os indivduos se dispem graas relao estabelecida entre posicionamento profissional e statos social.

A empresa com restauradora da tica e da moralidade A autora cita de forma bastante contundente que as empresas criam cenrios propcios aos seus interesses, no importando os efeitos colaterais de tal construo. O privilgio de estar sempre em um bom momento de consumo de sua produo.

As empresas, segundo professora Maria Ester, apresentam um quadro crnico de "suicdio moral coletivo", que revela de pocas em pocas tentativas de repaginao de imagem e valores, confirmando que os modelos anteriores no andavam bem.

Na atualidade, as empresas se apresentam como modelos a serem seguidos por todos os outros segmentos, no caminho da tica, da moralizao, da transparncia e outros valores nobres atribudos inicialmente apenas a seres humanos.

O ponto em questo no a desqualificao das aes positivas das empresas e sim

a forma que manipulada a informao com o objetivo do convencimento pblico. A autora sugere uma postura mais humilde, por acreditar que desta forma produzir um efeito mais profundo e duradouro na sociedade.

Segundo esse raciocnio, penso que em muitos casos o objetivo realmente mercadolgico. Algumas empresas tem feito aes de forma solidria e com alto comprometimento com a sociedade mas ainda de forma tmida.

A empresa-comunidade A autora diz que o discurso das empresas modernas extrapolam as competncias profissionais e adentram nos comportamentos relacionais. A afirmao empresacomunidade aproxima a empresa do conceito de famlia e de unidade social.

Cada vez mais a influncia das empresas sobre os indivduos ampliada atravs de sistemas articulados e bem arranjados.

A aproximao do conceito do ldico no espao de trabalho um forte apelo emocional com pretenses reais de reduzir diferenas e conflitos.

A bandeira da sociabilizao enobrece o relacionamento entre os colaboradores ao mesmo tempo que interfere na construo mental e atravs de rituais modela conjunturas favorveis produo. Mas uma vez as intenes nobres do privilegiar o indivduo apontam para a necessidade de aumento de produo. Havendo uma conformidade simblica, transferindo valores de igualdade, de cl ou tribo e irmanamente integrada para a sociedade, interferindo no processo de desenvolvimento pessoal e transformando as organizaes como os smbolos referenciais da sociedade ideal.

CONCLUSO

As organizaes esto em eterna transformao, em plena mutao, sempre em busca de novas formas de persuadir o indivduo, se integrando como essncia de vida nas sociedades e revolucionando conceitos medida que interesse. No tiro o mrito de diversas aes das organizaes mas fao pensar que existe "o outro lado da moeda".

O narcisismo das pequenas diferenas, os lobbies, a percepo apurada das organizaes, a crise de identidade vivida atualmente, a busca obstinada pela excelncia e a imposio da flexibilidade como requisito de sucesso faz das organizaes poderosas articuladoras sociais.

As organizaes, com poderosas ferramentas de controle, vm normatizar a vida em sociedade, extrapolando suas fronteiras fsicas.. Neste sentido, as organizaes, criam teias penetrantes em todos os ambientes que despertem interesse s conquistas de seus objetivos.

Em paralelo, estas mesmas organizaes vem prover uma lacuna afetiva e estratificante do psique de seus envolvidos, pleiteando sua maior ateno e praticamente divinificando seus objetivos.

Deve-se ter ateno a estes aspectos das organizaes para um convvio sadio e evolutivo, objetivando a dualidade entre dever e obstinao, com o propsito da no obsolescncia humana.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANATRELLA, Tony. Interminables adolencences: les 12/30 ans. 7. ed. Paris: Cert/Cujas, 1988. AUBERT, N., DE GAULEJAC, V. Le cot de I'excellence. Paris: Seuil, 1992. BAUDRILLARD, Jean, Simulations et simulacres. Paris: Galil, 1981 (Col. Debates). CASTORADES, Comelius. I a crise du processus identificatoire. Connexions, n. 55, p. 123-35, 1990. CASTORADES, Comelius. A instituio imaginria da sociedade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. DEBORD, Guy. La socit du spetacle. Paris: Gallimard, 1967. MAISONNEUVE, Jean. Crise des rituels et no-rituels? Connexions, n.55, p. 29-43, 1990. PALMADADE, Jaqueline. Postmodernit et fragilit identitaire, Connexions, n. 55, p. 7-28, 1990. ROUSTANG, Guy. Primat de I'economique en question et devenir social. Connexions, n.55, p. 101-8, 1990.

Das könnte Ihnen auch gefallen