Sie sind auf Seite 1von 6

ADVOCACIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA JURDICA

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA SUBSEO JUDICIRIA DE PICOS- PIAU JEF/PI

Objeto: Auxlio Doena c/ converso em Aposentadoria por Invalidez Enfermidade do Autor: Cegueira (OFTAMOLOGISTA)

ROSALVO DOMINGOS RODRIGUES, brasileiro, casado, lavrador, portador do RG n. 1.495.003 SSP-PI e CPF: 023.807.723-39, residente e domiciliado na Localidade Vaca Brava, S/N, zona rural do municpio de Itainpolis Piau, CEP: 64.565-000, por seu patrono que esta subscreve, com endereo profissional insculpido no rodap, vem respeitosamente presena de vossa Excelncia, com fulcro na legislao previdenciria pertinente espcie, requerer a presente

AO PREVIDENCIRIA DE AUXLIO DOENA C/ CONVERSO EM APOSENTADORIA POR IVALIDEZ


contra o "INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS", com endereo na Rua Coronel Francisco Santos, n 242 - Centro, CEP 64600-000, nesta cidade de Picos-PI, ante os motivos de fato e de direito, que a seguir passa a expor e ao final requerer:

PRELIMINARMENTE
I - DA CONCESSO DOS BENEFCIOS DA JUSTIA GRATUITA
(Leis n 1.060, de 05.02.1.950, 7.210, de 04.07.1986 e artigo 5, inciso LXXIV, da Constituio Federal).

Vale-se o autor da legislao referida para requerer que lhe sejam concedidos os benefcios da justia gratuita uma vez que no rene qualquer condio de custear as mnimas despesas decorrentes do processo.

ADVOCACIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA JURDICA O artigo 4 da Lei 1.060/50, bem como o art. 4 da Lei 7.510/86, disciplina que:
A parte gozar dos benefcios da Assistncia

Judiciria, mediante simples afirmao, na prpria petio inicial, de que no est em condies de pagar as custas do processo e os honorrios de advogado, sem prejuzo prprio ou de sua famlia.

Desta forma, requer o peticionrio lhe sejam deferidos os benefcios da justia gratuita, pelos motivos j alinhavados e, ainda, por ser a nica forma de lhe proporcionar o mais amplo acesso ao poder judicirio, garantia essa que a Constituio Federal elegeu no inciso LXXIV, do artigo 5.

II DOS FATOS 1.1 - O autor requereu junto a r o beneficio de auxlio doena, sob o NB.: 543.803.050-9, o qual foi negado administrativamente, sob a alegao de parecer contrrio da percia mdica (doc. em anexo).

1.2 O requerente desde a sua tenra infncia vive na roa, aprendendo desde cedo a labuta rural, ajudando a famlia na lavoura, os quais eram destinados a subsistncia do ncleo familiar. Rotina essa que perdurou durante toda sua vida, porm, em meados de 2002, perdera a viso de um dos olhos, mas mesmo assim continuou exercendo o seu trabalho na lavoura, quando no inicio de 2011 teve uma perda considervel na acuidade do nico olho que lhe resta, estando impossibilitado de exercer qualquer trabalho, em virtude dessa deficincia visual.
1.3 Ocorre Excelncia, que laborar somente com a viso de um olho j era difcil, e agora com a perda considervel da viso do outro olho, torna-se praticamente inexequvel o labor em qualquer atividade e, alm do mais o requerente no possui instruo escolar para desempenhar outra atividade, sendo que o mesmo analfabeto. 1.4 O autor est passando por srias necessidades, de vrias naturezas, precisando at mesmo de acompanhamento de terceiros para poder se locomover, em virtude da baixa acuidade visual. 1.5 - A incapacidade total e permanente restou configurada pela impossibilidade do autor de se recuperar para o trabalho habitualmente desenvolvido, bem como na impossibilidade de, atravs da reabilitao

ADVOCACIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA JURDICA profissional, exercer outras funes, uma vez que sua incapacidade total e para todas as atividades, que se diga, omniprofissional. 1.6 Como j dito, autarquia r indeferiu o beneficio requerido, alegando falta de incapacidade laborativa, o que uma grande injustia, como uma pessoa quase cega, poder desempenhar o rduo e sacrificante labor rurcola? Para inicio de prova o autor junta aos autos: Atestado Mdico, Laudo Mdicos, Cpia do processo administrativo, dentre outros documentos.

II - DO DIREITO 2.1 Sabemos que o benefcio do auxlio-doena est amparado pela Constituio Federal (art. 201, I) e tambm normatizado pela Lei n. 8.213/91 (art. 59):
O auxlio-doena ser devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.

Por sua vez, o art. 42, enuncia que:


Art. 42. A aposentadoria por invalidez, uma vez cumprida, quando for o caso, a carncia exigida, ser devida ao segurado que, estando ou no em gozo de auxlio-doena, for considerado incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, e serlhe- paga enquanto permanecer nesta condio. 1 A concesso de aposentadoria por invalidez depender da verificao da condio de incapacidade mediante exame mdico-pericial a cargo da Previdncia Social, podendo o segurado, s suas expensas, fazer-se acompanhar de mdico de sua confiana. 2 A doena ou leso de que o segurado j era portador ao filiar-se ao Regime Geral de Previdncia Social no lhe conferir direito aposentadoria por invalidez, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progresso ou agravamento dessa doena ou leso.

Da anlise dos dispositivos legais acima transcritos, se extrai os requisitos necessrios para concesso dos benefcios, so eles: a) qualidade de segurado; b) carncia ao benefcio; c) incapacidade temporria (auxlio-doena) ou permanente (aposentadoria pr invalidez), ou seja, que o segurado se apresente insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. Vejamos a jurisprudncia de nossos tribunais:

ADVOCACIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA JURDICA

PREVIDENCIRIO. TRABALHADOR RURAL. COMPROVAO. AUXLIO-DOENA. CEGUEIRA TOTAL NO OLHO ESQUERDO. IMPOSSIBILIDADE DE REABILITAO PARA O EXERCCIO DE ATIVIDADE QUE LHE GARANTA A SUBSISTNCIA EXAME MDICO PERICIAL. AUSNCIA DE FUNDAMENTAO. APELAO PROVIDA. 1. meramente exemplificativo o rol de

documentos constante do art. 106, parg. nico da Lei 8.213/98, da se poder aceitar qualquer outro indcio de prova material, revelador da realidade e tpicos da cultura rural, a ser complementado com a prova testemunhal; neste caso a Ficha de Associado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira dos ndios/PB, emitida em 14.10.2003 (fls. 15/16) e os testemunhos prestados em juzo demonstram 2. O satisfatoriamente Lei 8.213/91 o a qualidade que de o ao de Trabalhador Rural do apelante. art. 59 da de que, estabelece ser do benefcio segurado auxlio-doena aps devido prazo

cumprimento

carncia exigido pelo mesmo diploma legal, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos. 3. Assim como as demais provas, o Laudo Pericial est sujeito livre apreciao conforme o art. 436 do CPC. do Magistrado, que o Constatado

mesmo carece de fundamentao, sendo elaborado no estilo mltipla escolha, no relatando de forma clara e eficaz os reais problemas de sade do autor, portador de cegueira total no olho esquerdo, deve-lhe ser concedido o benefcio de Auxlio Doena, uma vez que no est reintegrado ao trabalho em atividade
PB

compatvel

com

sua

nova condio fsica. 3. Apelao do particular provida.


(392538 2006.05.99.001177-3, Relator: Desembargador Federal lio Wanderley de Siqueira Filho (Substituto), Data de Julgamento: 05/03/2007, Segunda Turma, Data de Publicao: Fonte: Dirio da Justia Data: 28/03/2007 - Pgina: 1128 - N: 60 - Ano: 2007)

Diante do exposto, fica evidenciado que o requerente cumpre os requisitos para obteno do beneficio ora pleiteado.

ADVOCACIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA JURDICA

III DA ANTECIPAO DE TUTELA 3.1 - A concesso da tutela antecipada exige a presena de certos requisitos, materializados na prova inequvoca que convena da verossimilhana da alegao (caput, art. 273, CPC), conciliada, alternativamente, com o fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao (inciso I) ou ainda, quando caracterizado o abuso de direito de defesa ou mesmo, o manifesto propsito protelatrio do ru (inciso II). Pela regra do inciso I, se conclui, primeiramente, que possvel se mostra a concesso do provimento de urgncia, antes do aperfeioamento da relao jurdica processual ou, no curso do processo, em qualquer momento, ainda que na fase recursal. 3.2 - Douto julgador est claro a verossimilhana da alegao, basta uma pequena vista farta documentao juntada pela autora, como os atestados e laudos mdicos; 3.3- Ademais, a autora passa por dificuldades financeiras, pois est incapacitada de prover seu sustento, e a privao de tratamento e alimentao adequada ameaam a j frgil sade da autora. O perigo na demora da implantao do benefcio pode causar dano irreversvel. 3.4 - A negao inicial mostra claramente o manifesto propsito protelatrio da autarquia, pois, o estado de sade da autora grave, e os documentos j inclusos no processo, so por si s, prova inequvoca da verossimilhana da alegao, ficando evidenciados os requisitos para a concesso de antecipao da tutela, diante do j exposto, requer deste juzo, a ANTECIPAO DE TUTELA VIA LIMINAR.

IV - DO PEDIDO

a) Seja CITADO o INSS, na Rua Coronel Francisco Santos n 242 - Centro, CEP 64600-000, Picos- Piau, na pessoa de seu representante legal, para, querendo, conteste a presente ao sob pena de revelia e confisso; b) Seja concedida a ANTECIPAO DE TUTELA, via medida liminar, face o anteriormente exposto; c) Seja o Ru, in fine, condenado a pagar ao requerente o beneficio de Auxlio-Doena, com posterior converso em Aposentadoria por Invalidez, e tambm as parcelas atrasadas desde o indeferimento na seara administrativa, conforme as leis previdencirias; d) Requer os Benefcios da Justia Gratuita, por ser pobre na forma da lei;

ADVOCACIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA JURDICA e) Protesta provar o alegado por todos os tipos de provas em direito admitidas, tais como, testemunhal, pericial, documental e oitiva do Autor, e demais provas que V. Exa. julgar necessrio; f) Ainda que remota tal possibilidade, o Autor renuncia a valores que sobressaiam competncia deste Douto Juizado. D-se a causa o valor de R$ 622,00 (SEISCENTOS E VINTE E DOIS REAIS), para efeitos meramente legais. Nesses termos, Pede e espera deferimento. Picos (PI), 13 de janeiro de 2012.

_______________________________________________________ ADVOGADO OAB/PI N 8396

Das könnte Ihnen auch gefallen