Sie sind auf Seite 1von 70

APONTAMENTOS TEORIA MUSICAL DE

ISABEL FERREIRA Julho de 2011

Notao Musical
Nota musical - elemento mnimo de um som, formado por um nico modo de vibrao regular do ar. De acordo com a sua frequncia os sons receberam nomes, so as sete notas musicais que se repetem. D R Mi F Sol L Si Cifras A B C D E F G Letras usadas para representarem as notas. Este sistema tem origem grega. Mais tarde surgiram L, Si, D, R, Mi, F, Sol de origem latina. Como as escalas gregas comeavam em L ento a correspondncia a seguinte: A L B Si C D D R E Mi F F G Sol

As notas tm alturas diferentes. O nosso ouvido pode perceber se os sons so mais graves ou mais agudos. O que nos informa graficamente a altura da nota a sua posio na pauta, em relao clave usada. Os sons mais graves aparecem mais abaixo e os mais agudos mais acima.

D R Mi F Sol L Si D Si L Sol F Mi R D
Figura 1 Representao da altura das notas na pauta musical.

Pauta musical ou Pentagrama o conjunto de 5 linhas e 4 espaos que se contam de baixo para cima, onde so grafadas as notas musicais. Cada linha e espao correspondem a uma tecla branca no piano.

Figura 2 Pauta musical espaos e linhas

Linhas suplementares So linhas que se acrescentam acima ou abaixo da pauta musical, no sentido de a ampliar. As linhas suplementares podem ser: Superiores quando acrescentadas acima da pauta Inferiores - quando acrescentadas abaixo da pauta

Linhas e espaos suplementares superiores

Linhas e espaos suplementares inferiores Figura 3 Linhas complementares superiores e inferiores

Clave um sinal colocado no incio da pauta musical, sobre uma das linhas, determinando o nome das notas musicais que esto grafadas sobre a mesma. Existem claves D, Sol e F.

Figura 4 Vrias claves

As mais usadas so as claves de F sobre a 4 linha, Sol sobre a 2 e D

A clave de Sol colocada sobre a 2 linha

Todas notas sobre esta linha sero Sol

Figura 5 Clave de sol e nota sol sobre a segunda linha

A clave de F colocada sobre a 4 linha

Todas as notas colocadas sobre esta linha sero F

Figura 6 Clave de F colocada sobre a 4 linha

Endecagrama - o conjunto de 11 linhas e 10 espaos, contados de baixo para cima, onde so grafadas as notas musicais. Virtualmente, o conjunto de dois pentagramas unidos por uma linha suplementar. O D central situa-se na 6 linha.

D central e linha suplementar

Figura 7 Endecagrama

Usado, por exemplo, para o teclado em que as notas mais graves at ao D3 so notadas nas 5 linhas inferiores com clave de f e as notas tocadas acima de D 3 so grafadas nas 5 linhas superiores com clave de sol.

Figura 8 Correspondncia entre as notas no endecagrama e as teclas do teclado.

Cada nota pode durar mais ou menos tempo Durao o tempo que a nota dura. um tempo relativo no contado em segundos mas sim de acordo com uma unidade estabelecida. Valor da nota de acordo com a sua durao em relao a uma unidade, a nota ter um valor. O que nos informa o valor a sua representao grfica (figura ou desenho). Figura de valor: As figuras que representam o valor da nota so constitudas por cabea, haste e um ou mais colchetes. A semibreve no tem haste, nem colchete e a sua cabea no pintada. As notas com valor menor do que a mnima so pintadas. As notas com valor = ou menor do que a mnima possuem haste. As notas com valor menor que a semnima tm um ou mais colchetes.

Figura 9 Constituio da Figura de Valor

Por uma questo esttica podemos representar as figuras de valor que possuem colchete em clulas rtmicas:

Figura 10 Clulas rtmicas

Tabela 1 - Classificao quanto ao valor da nota:


Figura de valor Nome Breve Semibreve Valor O dobro da Semibreve no usamos 4 tempos UNIDADE 1/1 a nota com maior valor actualmente 2 tempos 1/2 da semibreve Nmero * 1 2

Mnima

4 Semnima 1 tempo 1/4 da semibreve Metade da semnima meio tempo 1/8 da semibreve 8

Colcheia

Metade da Colcheia Semicolcheia 1/16 da semibreve

16

Fusa

A metade da Semicolcheia 1/32 da semibreve

32

Semifusa

A metade da Fusa 1/64 da semibreve

64

*(denominador da fraco de compasso - ver mais frente)

Esquema 1 Valor relativo das figuras musicais

Pausa - o silncio na msica que tem uma durao varivel. Cada figura das notas musicais tem o seu tempo de silncio correspondente e smbolo grfico que o representa.

Figura 11 Correspondncia entre a figura de valor e respectiva figura de valor negativa ou pausa com a mesma durao.

Compasso e frmula de compasso


Compasso a diviso da pauta que comporta um determinado nmero de notas de determinado valor Travesso uma barra vertical que divide os compassos

Frmula de Compasso

Travesso

Compasso

Figura 12 Frmula de compasso, Compasso e travesso

Fraco ou frmula de compasso o smbolo em forma de frao que aparece no incio das partituras. uma fraco que determina a quantidade de notas dentro de um compasso e o seu valor.

Figura 13 Frmula de compasso. Relao entre denominador e valor relativo da figura de nota

O nmero superior ou numerador indica a quantidade de notas que preenchem o compasso. O nmero inferior ou denominador indica a qualidade ou valor relativo da figura da nota. De acordo com a tabela apresentada na pg. 6. Ento no primeiro caso o compasso deve ser preenchido por duas mnimas (nota de valor 2); no segundo caso ocompasso deve ser preenchido por 3 semnimas (nota de valor 4; e no ltimo caso deve ser preenchido por 3 colcheias (nota de valor 8). Apesar de serem uma frao, as frmulas no so lidas como tal. Deve-se ler dois por dois, trs por quatro, trs por oito e assim por diante.

Figura 14- Preenchimento do compasso de acordo com a frmula de compasso

Um compasso pode incluir notas mais longas ou mais curtas que uma batida, desde que a soma de todas as notas dentro do compasso totalizem o nmero de batidas especificado na frmula do compasso. O mesmo acontece quando se usam pausas

Figura 15 Vrias possibilidades de preenchimento dos compassos

Compassos simples e compassos compostos Os compassos simples so aqueles cujo tempo se pode dividir por 2 notas e o composto so aqueles cujo tempo se pode dividir por 3 notas (denominador). Normalmente podemos diferenciar os compassos simples dos compostos pelo numerador. Os compassos simples utilizam 2, 3, 4, 5 ou 7 no numerador. J os compostos utilizam 6 (binrio x 3), 9 (ternrio x 3) ou 12 (quaternrio x 3) (Olhar para o numerador).

Figura 16 Compasso Simples e Compasso composto

Pontos e ligaduras So marcaes que alteram o valor da nota.


Quando colocamos um ponto direita da figura o seu valor aumenta em metade do seu valor.

Figura 17 Ponto de aumento e seus efeitos

A ligadura de durao um sinal em forma de arco que soma o valor de duas ou mais notas. Neste caso, o som da primeira nota prolongado at a ltima nota ligada. A ligadura tambm pode unir figuras de diferentes compassos, como no segundo exemplo.

Figura 18 - Ligadura de durao

Oitava a distncia que uma nota percorre at se repetir a si mesma com o dobro da frequncia (uma oitava acima) ou com metade da frequncia (uma oitava abaixo).

Figura 19 Parte de um teclado. Oitava/ Notas enharmnicas

Notas enharmnicas so notas que podem ter dois nomes, apesar de serem tocadas do mesmo modo e emitirem o mesmo som Observe a tecla indicada pela cor azul. Na partitura, podemos escrev-la como D sustenido ou R bemol, mas em qualquer dos casos tocada na tecla assinalada.

Figura 20 - Notas enharmnicas

10

Tom e semitom
Tom a distncia entre duas notas que admitem entre si um som intermdio. Semitom a distncia entre 2 notas que no admitem entre si um som intermdio.

Figura 21 - Tom e Semitom

Sabemos que a distncia entre D e R, R e Mi, F e Sol, Sol e L, L e Si de tom, assim como entre D# e R#, F# e Sol#, Sol# e L# pois h uma tecla (som) a meio. A distncia entre Si e D, Mi e F de semitom pois no admitem um som entre si (as teclas esto juntas). O mesmo se passa entre D e D#, D# e R, R e R#, R # e SOL, SOL e SOL# e L, L e L#, L# e SI

Acidentes so sinais que alteram o tom da nota quando colocados ao seu lado na
pauta. # - sustenido quando colocado ao lado da nota eleva-a em meio tom. No exemplo a nota fica elevada em meio tom. No teclado, deixa de ser tocado na tecla branca e passa a ser tocada na tecla preta seguinte.

Figura 22 Sustenido e seus efeitos

11

Si# o mesmo que D e Mi# o mesmo que F. - bemol baixa a nota em meio tom. No exemplo o bemol colcado ao lado da nota D faz com que fique mais baixo meio tom e seja tocada na tecla anterior (tecla Si meio tom abaixo).

Figura 23 - Bemol e seus efeitos

- Dobrado sustenido colocado ao lado da nota eleva-a em 1 tom

- Dobrado bemol colocado ao lado da nota baixa-a 1 tom. - Bequadro quando surge elimina todos os acidentes que estavam a ser utilizados na pauta.

Intervalos e Graus - Parte 1


Graus da Escala Cada nota de uma escala tem um nome especial, chamado de GRAU DA ESCALA. A classificao das notas feita entre a tnica e as demais notas. Os graus so nmeros em algarismos romanos que representam a posio e nome dado a cada nota da escala.

12

I (primeiro grau) Tnica II. (segundo grau) Supertnica III. (terceiro grau) Mediante IV. (quarto grau) Subdominante V. (quinto grau) Dominante VI.(sexto grau) Superdominante VII.(stimo grau) Sensvel

Figura 24- Representao dos graus da escala de D M

Embora os 6 primeiros graus sejam iguais para escalas maiores e menores, o 7 grau especial e se estiver meio tom abaixo da tnica chamado sensvel. A tnica, mediante e dominante so importantes para a formao dos acordes

Intervalos Distncia entre a primeira nota de uma escala e cada uma das outras notas dessa mesma escala. Tomemos como exemplo a escala de D Maior

Figura 25 Graus e intervalos

13

Escalas (Diatnica Maior e menor)


Escala uma sucesso de 8 sons, sendo o oitavo a repetio do primeiro H vrios tipos de escalas, de acordo com a relao das notas entre si: Escala diatnica; Escala cigana; Escala cromtica; Escala extica; Escala harmnica; Escala maior; Escala menor; Escala menor harmnica; Escala pentatmica, etc. Escala diatnica maior uma sucesso de 8 sons em que o 8 a repetio do primeiro, formada por 5 tons e 2 semitons que se encontram do III para o IV grau e do VII para o VIII.

Figura 26 Frmula da Escala Diatnica Maior

Esta frmula tem como base a escala de D e a relao das notas entre si:

Mi

Sol

Si

Figura 27 Aplicao da frmula da escala maior escala de D M

14

Se iniciarmos a escala noutra nota usando apenas as notas naturais esta relao no se mantm. Por exemplo. Sol L Si D R Mi F Sol

Se ouvssemos esta sucesso de notas, o nosso ouvido detectaria que algo no estaria bem, pois o intervalo entre mi e f e entre f e sol no est de acordo com a frmula. Entre mi e f temos apenas semitom e no tom, e entre f e sol temos um tom e no semitom. Ento, para corrigirmos isto, usamos os acidentes, colocando um sustenido ao lado de f. Sol L Si D R Mi F# Sol

Usando as cifras:: C D E G A B F D E F# A B C# G E F# G# B C# D# A F G A C D E bB G A B D E F# C A B C# E F# G# D B C# D# F# G# A# E C D E G A B
F a nica escala diatnica maior com

bemol. Se sustenissemos o A (L) alterariamos a distncia G-A de 1Tpara 1 T, ento bemolizamos B para mantermos a frmula.

15

Escalas menores:

Embora apenas exista um tipo de escala diatnica maior, existem 3 tipos de escalas menores: o o o Escala menor natural Escala menor harmnica Escala menor meldica

A escala menor natural uma escala com 5 tons e dois semitons, sendo que os ltimos encontram-se do II para o III grau e do V para o VI grau. Neste caso a escala de referncia a escala de L menor.

Escala Menor Natural de C Escala Menor Natural de D Escala Menor Natural de E

C D E

D E F#

Eb F G

F G A

G A B

Ab Bb C

Bb C D

C D E

Para formarmos as outras escalas partimos da frmula e utilizamos os acidentes para a respeitar. A escala menor harmnica uma escala, em que partindo da escala menor natural, se eleva o VII grau em meio tom

Em seguida podemos ver a converso das escalas anteriores em escalas harmnicas.

+1/2t

16

Escala Menor Harmnica de C Escala Menor Harmnica de D Escala Menor Harmnica de E

C D E

D E F#

Eb F G

F G A

G A B

Ab Bb C

B C# D#

C D E

A escala menor meldica uma variao da escala menor natural, em que se eleva em meio tom o VI e VII grau.

+1/2t

+1/2t

Meldica

Escala Menor Meldica de C Escala Menor Meldica de D Escala Menor Meldica de E

C D E

D E F#

Eb F G

F G A

G A B

Ab Bb C

B C# D#

C# D# F

17

Por exemplo: A escala de D menor natural Pela armadura (*ver armadura de clave mais frente) podemos ver que nesta escala as notas Mi, L e Si so bemolizadas.

Para a transformamos numa escala de D menor harmnica, queremos aumentar o VII grau que o Sib. Para isso colocamos o bequadro ao lado do Si de forma a anular o bemol, o que significa que subiu a nota em meio tom, passando de Si bemol a Si.

Para a transformamos numa escala de D menor meldica, queremos aumentar o VI e o VII grau que so o Lb e o Sib. Para isso colocamos o bequadro ao lado de L e de Si de forma a anular o bemol, o que significa que as notas subiram em meio tom, passando de Lb a L e de Sib a Si.

18

Intervalos - Parte 2
O intervalo de primeira, tambm conhecido como prima, ocorre quando duas notas iguais, na mesma altura, so tocadas consecutivamente. Ou quando notas iguais so tocadas juntas, num acorde, dizemos que esto em unssono. Embora tenham duraes diferentes, sendo a mesma nota tocada mais de uma vez, esto num intervalo de primeira. Quando duas notas ocupam a mesma linha ou espao, elas esto a um intervalo de 1, ou prima. O intervalo de D Para D ou para D # ou para Db um intervalo de 1.

As notas podem estar perpendiculares ou sobrepostas. Quando as notas esto perpendiculares encontram-se num intervalo de 2 e quando esto directamente sobrepostas encontram-se num intervalo de tera. medida que as notas ficam mais distantes, o tipo de intervalo aumenta.

Estes Intervalos so intervalos genricos. Genricos pois no calculado pelo nmero de semitons, apenas determinado pela distncia entre as notas dentro do pentagrama. Intervalos especficos Para uma preciso melhor do clculo utilizamos a expresso intervalo especfico:

19

Vejamos os exemplos: Unssono duas notas iguais tocadas em simultneo Intervalo de 2 menor = formado por 1 semitom Intervalo de 2 Maior = formado por 2 semitons Intervalo de 3 menor = formado por 3 semitons Intervalo de 3 Maior = formado por 4 semitons Intervalo de 4 Perfeita/Justa = formado por 5 semitons Intervalo de 5 Perfeita/Justa = formado por 7 semitons Intervalo de 6 menor = formado por 8 semitons Intervalo de 6 Maior = formado por 9 semitons Intervalo de 7 menor = formado por 10 semitons Intervalo de 7 Maior = formado por 11 semitons Intervalo de 8 Perfeita/Justa = formado por 12 semitons

20

Armadura

Armadura de Clave

Figura 28 Armadura de clave

A armadura da clave o nome que se d ao conjunto dos acidentes colocados ao lado da clave na pauta musical, indicando que as notas correspondentes localizao na pauta onde a armadura foi escrita, devem ser tocadas sempre um semitom acima ou abaixo de seu valor natural, conforme se usem sustenidos ou bemis, respectivamente, na armadura.

Ento deixamos de escrever os acidentes ao lado das notas porque, pela armadura, sabemos que as notas correspondentes ao longo da pea tm esses acidentes. O efeito da armadura, isto as notas que ela afecta, transformando-as em sustenidos ou bemis, permanece por toda a pea ou movimento, a menos que seja anulado por outra armadura ou por um bequadro. Pode ainda surgir um acidente ocasional, especfico para uma dada nota na pea, que no est na armadura. A armadura geralmente escrita imediatamente aps a clave no incio da pauta musical embora possa aparecer em outro local da partitura, especialmente aps um compasso iniciado por uma barra dupla. Esta a escala em Si maior, escrita com os acidentes que identificam a tonalidade

21

E aqui a mesma escala (so tocadas as mesmas notas) escrita usando-se a armadura da clave.

Por exemplo, uma armadura com cinco sustenidos colocada no incio de uma pea. Todas as notas F, D, Sol, R e L que aparecerem na msica, em qualquer oitava sero executadas sustenidas. Na escala acima a nota L, a penltima nota, tocada como um L sustenido mesmo estando uma oitava acima da posio onde o sustenido na nota L foi indicado na armadura. No exemplo abaixo verificamos o que acontece quando se pretende anular esse efeito para determinada nota. Precede-se a nota por algum acidente (bequadro ou outro um acidente especfico), como podemos ver no segundo compasso.

Existe uma ordem para os sustenidos e bemis na armadura: Sustenidos: F D Sol R L Mi Si Bemis: Si MI L R Sol D F Geralmente, quando h apenas um sustenido, este F #. Pois o primeiro sustenido da ordem dos sustenidos e o tom SolM ou o seu relativo menor mi menor. Atravs da armadura podemos determinar o tom em que est escrita a pea.

22

Se a armadura contiver bemis: Se a armadura tiver um bemol apenas, partida, a pea encontra-se no tom de F pois a nica escala diatnica maior que contm apenas um bemol em Si.

Quando possui mais do que um bemol olhamos para o penltimo bemol. Neste caso, est no tom de mi bemol maior.

Quando a armadura contm sustenidos, o que determina o tom o ltimo sustenido ao qual acrescentamos tom. Por exemplo, neste caso o ltimo seria r # logo, logo o tom seria mi maior.

Clculo da Armadura de Clave Existem 30 armaduras diferentes (15 para escalas maiores e 15 para escalas menores). Usando o mtodo de clculo da armadura, s preciso memorizar sete.

-1 FM

0 DM

1 SolM

2 RM

3 LM

4 MiM

5 SiM

Neste mtodo de clculo, cada armadura ganha um valor numrico baseado na quantidade e no tipo dos acidentes. Sustenidos so positivos; bemis so negativos.

23

Esses sete valores precisam ser memorizados antes que possamos ir adiante. fcil porque a mesma ordem dos sustenidos que j aprendemos antes. F D Sol R L Mi Si. O F j sabemos que -1 porque tem 1 bemol, depois fechamos a mo e vamos abrindo os dedos pela ordem dos outros: D punho fechado = zero acidentes e levantamos 1 dedo para cada um dos seguinte, representando os sustenidos de cada escala.

D b

D#

A seguir, vamos comparar D Bemol, D, e D Sustenido Maior. Se comeamos em D Maior e subtramos 7, chegamos a D Bemol Maior. Se comeamos em D Maior e adicionamos 7, chegamos a D Sustenido Maior. Essas duas relaes numricas podem nos ajudar a calcular armaduras que no conhecemos.

Regra: Para calcular uma armadura de um tom bemol subtramos 7, para calcular uma armadura de tom sustenido adicionamos 7.

Por exemplo, vamos calcular a armadura de Mi Bemol Maior. Primeiro, sabemos pela sequencia memorizada que Mi Maior, que tem um valor numrico de 4. Para converter para Mi Bemol Maior, subtramos 7. O resultado -3; logo, Mi Bemol Maior tem 3 bemis.

Para calcular a armadura de F Sustenido Maior, partimos do valor numrico de F Maior que sabemos que -1, adicionamos 7. O resultado 6; logo, F Sustenido Maior tem 6 sustenidos.

A seguir, examinaremos as escalas menores. Vamos comparar D Maior com D Menor.

24

D M (D Maior)

d m (D menor)

O Valor numrico de D maior 0, o dedo menor -3 (os bemis so negativos)

Regra: Para converter uma escala maior em sua paralela menor, subtramos 3.

Para calcular R Menor, partimos de R Maior, que 2 e subtramos 3. O resultado -1. Logo, R Menor tem 1 bemol.

Para calcularmos F Menor. Partimos do valor numrico de F Maior, que -1 e subtramos 3. O resultado -4. Logo, F Menor tem 4 bemis. -1-3=-4

Algumas armaduras exigem duas converses. Por exemplo, para calcular Sol Sustenido Menor: Comeamos com o Sol Maior, que tem um valor numrico de 1. Adicionamos 7 para chegar ao Sol Sustenido Maior. Por fim, subtramos 3 para convert-lo a Sol Sustenido menor. O resultado 5. Sol Sustenido Menor tem portanto 5 sustenidos.

Introduo aos acordes


Acorde uma combinao simultnea de 3 ou mais notas (Por exemplo na viola o acorde de D tem mais do que trs notas). Os acordes so constitudos a partir de uma nota fundamental e tomam o nome dessa nota. Damos o nome de "baixo" nota mais grave do acorde (ela fica sempre por baixo das outras notas na pauta). Quando os acordes esto no estado fundamental a nota fundamental o baixo. Quando os acordes esto em inverso (ver mais frente) a fundamental no o baixo.

25

Acordes maiores Os acordes maiores so constitudos pelo I, III, V graus. Existindo 2 tons ou 4 semitons entre o I e III graus e 3 tons entre o 1 e V grau,

Por exemplo:

Figura 29 Trade maior

Este o acorde de C M (D Maior) [C, E, G], mas poderamos acrescentar outras notas, como por exemplo uma das notas que j fazem parte da sua formao mas uma oitava acima. Acorde menor Constri-se como o acorde maior, usando o I, III e IV grau da escala. A diferena que entre o I e o III grau o intervalo de 3 menor (isto de 3 semitons).

Figura 30- TYTriade menor

II

III

IV V

C D bE F G V V 1 T + 1 st = 2 st + 1 st = 3st O acorde de C m (d menor) formado por Cm [C, bE, G]

Acordes relativos So acordes que tm a tera e a quinta iguais e apenas a tnica diferente, o que os torna muito semelhantes. As escalas a partir dos quais so formados tm o mesmo nmero de acidentes.

26

Por exemplo, L menor o acorde relativo de D maior. CM [ C, E, G] Am [A, G, E]

Os acordes so escritos na pauta da seguinte forma: No exemplo abaixo temos 3 acordes formados por semibreves

Figura 31 Representao dos acordes na pauta

Ciclo das Quintas e Ciclo das Quartas


O Ciclo das Quintas e o Ciclo das Quartas so a progresso das notas separadas pelo intervalo de uma quinta justa ascendente (Ciclo das Quintas) ou de uma quarta justa ascendente (Ciclo das Quartas). Estes ciclos so muito teis como ferramenta auxiliar para definio dos acidentes fixos nas escalas maiores, formao de acordes, memorizao dos acordes relativos menores. O Ciclo das Quintas definir os acidentes "sustenidos" e o Ciclo das Quarta definir os acidentes "bemis". Assim facilmente construmos a armadura de clave de cada escala e sabemos a formao dos acordes

Crculo das Quintas Partindo-se da Escala de D Maior, a partir da Quinta ascendente teremos a Escala de Sol Maior. Na nova Escala, colocando-se um sustenido no Grau VII, neste caso o F, teremos F sustenido (F #), ou seja, nesta Escala, o acidente fixo F#. Nesta nova Escala (Sol Maior), a partir da Quinta ascendente teremos a Escala de R Maior. Na nova Escala, mantendo-se o F Sustenido e colocando-se um sustenido no Grau VII, neste caso o C, teremos D sustenido (C #), ou seja, nesta escala os acidentes fixos so F # e C# e assim sucessivamente.

27

Ao final teremos os sete possveis sustenidos e sua ordem de incidncia, ou seja, F# / C# / G# / D# / A# / E# / B#. Nota: sabemos qual o sustenido a acrescentar mesmo sem saber qual VII grau pois j sabemos a ordem dos sustenidos: F / D / Sol / R / L / Mi / Si
Escala ou Tonalidade Maior D (C) Sol (G) R (D) L (A) Mi (E) Si (B) F sustenido (F#) D sustenido (C#) Qtde. de Acidentes 0 1 2 3 4 5 6 7 F F / D F / D / Sol F / D / Sol / R F / D / Sol / R / L F / D / Sol / R / L / Mi F / D / Sol / R / L / Mi / Si

Sustenidos

Tambm sabemos qual o relativo menor, basta contar trs graus para trs na primeira escala. Por exemplo na escala de D: D Si L. No ciclo eles estaro tambm separados por intervalos de 5.

Crculo das Quartas O Ciclo das Quartas, para a identificao da sequncia de incidncia dos bemis, semelhante ao Ciclo das Quintas, porm, aplicando a Quarta Ascendente para formar as Escalas e colocando-se um bemol nos Graus IV de cada Escala, partindo-se da Escala de D Maior. Assim, ao aplicar a Quarta Ascendente Escala de D Maior, teremos a escala de F Maior. Na nova Escala, colocando-se um bemol no Grau IV - neste caso, o Si teremos Si bemol (Bb), ou seja, nesta Escala, o acidente fixo Bb. Nesta nova Escala (F Maior), a partir da Quarta Ascendente, teremos a Escala de Si bemol Maior. Nesta nova Escala, mantendo-se o Si bemol (que agora a Tnica da nova Escala) e colocando-se um bemol no Grau IV - neste caso, o Mi - teremos Mi bemol (Eb), ou seja, nesta escala os acidentes fixos so Bb e Eb, e assim sucessivamente.

28

No final teremos os sete possveis bemis e sua ordem de incidncia, ou seja, Bb / Eb / Ab / Db / Gb / Cb / Fb.
Escala ou Qtde. de Tonalidade Acidentes Maior D (C) F (F) Si bemol (Bb) Mi bemol (Eb) L bemol (Ab) R bemol (Db) Sol bemol (Gb) D bemol (Cb) 0 1 2 3 4 5 6 7 Si Si / Mi Si / Mi / L Si / Mi / L / R Si / Mi / L / R / Sol Si / Mi / L / R / Sol / D Si / Mi / L / R / Sol / D / F

Bemis

QUARTAS

QUINTAS

Figura 32 Crculo das quintas e das quartas

29

Acordes - Inverses
Um acorde est em seu estado fundamental, quando a tnica (ou fundamental) est no baixo (nota mais grave do acorde). Inverso: ocorre quando as notas so reorganizadas de modo que, a nota mais grave do acorde no seja a tnica (ou fundamental). Podemos dividir essa reorganizao das notas em trs inverses: 1 Inverso - quando a tera vai para o baixo.

2 Inverso - quando a quinta vai para o baixo.

Trade - Trade um acorde formado por 3 notas. As suas trs notas constituintes so a fundamental, nota mais grave e que d o nome ao acorde, a 3, tambm chamada nota modal, que determina o carcter do acorde (maior ou menor) e a 5. Ttrade - o acorde consistido de quatro notas, organizados para formarem intervalos de teras sobrepostas. Exemplo em Do maior e l menor C7M - T 3M 5J 7M CM7 [C, E, G. B] Am7 - T 3m 5J 7m Am7 [A, C, E, G]

3 Inverso - quando a stima vai para o baixo.

30

Como j foi explicado, a frmula de formao dos acordes (com 3 notas) tem por base a I, III e V de cada escala correspondente a diferena est nos respectivos intervalos. Para formar os ACORDES DIMINUTOS, o intervalo entre a I(primeira) e a III(terceira), de 1tom e meio e entre a III(terceira) e V(quinta), tambm de 1tom e meio. Mais uma vez vamos somar os intervalos. A distncia entre a I(primeira) e a III(terceira) tem que ter 1tom e meio. Ento soma-se: D# + R + MIb = 1tom e meio. Fica sendo a III(terceira), um MIb. A distncia entre a III(terceira) e a V(quinta) tambm tem que ter 1tom e meio. Ento soma-se: MI + F + SOLb = 1tom e meio. Fica sendo a V(quinta) a nota SOLb. Veja a sequncia de todos os acordes diminutos: .: Acorde C (d com diminuta) :.

.: Acorde D (r com diminuta) :.

.: Acorde E (mi com diminuta) :.

.: Acorde F (f com diminuta) :.

31

.: Acorde G (sol com diminuta) :.

.: Acorde A (l com diminuta) :.

.: Acorde B (si com diminuta) :.

ACORDES AUMENTADOS. A base da triade sempre a mesma I, III e V da escala correspondente onde a diferena se d pela soma dos intervalos. Os ACORDE AUMENTADOS tem que ter 2 tons entre a I(primeira) e a III(terceira) e 2tons entre a III e a V(quinta). Vamos somar os intervalos: A distncia entre a I(primeira) e a III(terceira) tem que ter 2tons. Ento soma-se: D# + R + R# + MI = 2tons. Nesse caso a nota MI no teve auterao porque tem a distncia de 2tons entre a I(primeira) e a III(terceira). A distncia entre a III(terceira) e a V(quinta) tem que ter 2tons. Ento soma-se: F + F# + SOL + SOL# = 2tons. Como a V(quinta) nota foi acrescida de 1/2 meio tom, ela torna-se SOL#.

.: Acorde C(#5)(d aumentado) :.

32

.: Acorde D(#5)(r aumentado) :.

.: Acorde E(#5)(mi aumentado) :.

.: Acorde F(#5)(f aumentado) :.

.: Acorde G(#5)(sol aumentado) :.

.: Acorde A(#5)(l aumentado) :.

33

Acorde B(#5)(si aumentado) :.

Transposio
Podemos transpor qualquer msica de tom facilmente. Basta sabermos qual o intervalo entre o tom em que est a msica e o tom par ao qual a queremos passar e aumentar ou diminuir cada cifra de acordo com essa diferena.

A D C

E A G

A D C

A7 D7 C7 Tom original - C (D M)

Deus est aqui Aleluia A D E A D7 G A D A7 F G C To certo como o ar que eu respiro D C# F#m G F# Bm F E Am To certo como o amanh que se levanta B E Em A Dm G To certo como eu te falo A D C E podes me ouvir
Transposio para tom D (R M) Transposio para tom A (L M)

Tirar msica de ouvido

34

A maior parte das msicas respeitam uma determinada sequncia de acordes. So acordes que esto dentro de um campo harmnico da nota que confere o tom msica.

IM

IIm

IIIm7 IVM

VM

VImR

VIIo

(M maior m menor m7 menor de stima R relativo o aumentado)


Acorde Tonal (Maior)

Relativo Menor
Dm Ebm Em Fm F#m Gm G#m Am Bbm Bm Cm C#m Em Fm F#m Gm G#m Am A#m Bm Cm C#m Dm D#m F Gb G Ab A Bb B C Db D Eb E G Ab A Bb B C C# D Eb E F F# Am Bbm Bm Cm C#m Dm D#m Em Fm F#m Gm G#m Bo Co C#o Do D#o Eo E#o F#o Go G#o Ao A#o

C Db D Eb E F F# G Ab A Bb B

A maior parte das msicas usam 4 acordes principais. E alguns graus levam a outros.

http://www.youtube.com/watch?v=5pidokakU4I&feature=player_embedded#at=47

35

APONTAMENTOS TEORIA MUSICAL DE

ISABEL FERREIRA Julho de 2011

Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.Salmos 138:2

Notao Musical
Nota musical - elemento mnimo de um som, formado por um nico modo de vibrao regular do ar. De acordo com a sua frequncia os sons receberam nomes, so as sete notas musicais que se repetem. D R Mi F Sol L Si Cifras A B C D E F G Letras usadas para representarem as notas. Este sistema tem origem grega. Mais tarde surgiram L, Si, D, R, Mi, F, Sol de origem latina. Como as escalas gregas comeavam em L ento a correspondncia a seguinte: A L B Si C D D R E Mi F F G Sol

As notas tm alturas diferentes. O nosso ouvido pode perceber se os sons so mais graves ou mais agudos. O que nos informa graficamente a altura da nota a sua posio na pauta, em relao clave usada. Os sons mais graves aparecem mais abaixo e os mais agudos mais acima.

D R Mi F Sol L Si D Si L Sol F Mi R D
Figura 1 Representao da altura das notas na pauta musical.

Pauta musical ou Pentagrama o conjunto de 5 linhas e 4 espaos que se contam de baixo para cima, onde so grafadas as notas musicais. Cada linha e espao correspondem a uma tecla branca no piano.

Figura 2 Pauta musical espaos e linhas

Linhas suplementares So linhas que se acrescentam acima ou abaixo da pauta musical, no sentido de a ampliar. As linhas suplementares podem ser: Superiores quando acrescentadas acima da pauta Inferiores - quando acrescentadas abaixo da pauta

Linhas e espaos suplementares superiores

Linhas e espaos suplementares inferiores Figura 3 Linhas complementares superiores e inferiores

Clave um sinal colocado no incio da pauta musical, sobre uma das linhas, determinando o nome das notas musicais que esto grafadas sobre a mesma. Existem claves D, Sol e F.

Figura 4 Vrias claves

As mais usadas so as claves de F sobre a 4 linha, Sol sobre a 2 e D

A clave de Sol colocada sobre a 2 linha

Todas notas sobre esta linha sero Sol

Figura 5 Clave de sol e nota sol sobre a segunda linha

A clave de F colocada sobre a 4 linha

Todas as notas colocadas sobre esta linha sero F

Figura 6 Clave de F colocada sobre a 4 linha

Endecagrama - o conjunto de 11 linhas e 10 espaos, contados de baixo para cima, onde so grafadas as notas musicais. Virtualmente, o conjunto de dois pentagramas unidos por uma linha suplementar. O D central situa-se na 6 linha.

D central e linha suplementar

Figura 7 Endecagrama

Usado, por exemplo, para o teclado em que as notas mais graves at ao D3 so notadas nas 5 linhas inferiores com clave de f e as notas tocadas acima de D 3 so grafadas nas 5 linhas superiores com clave de sol.

Figura 8 Correspondncia entre as notas no endecagrama e as teclas do teclado.

Cada nota pode durar mais ou menos tempo Durao o tempo que a nota dura. um tempo relativo no contado em segundos mas sim de acordo com uma unidade estabelecida. Valor da nota de acordo com a sua durao em relao a uma unidade, a nota ter um valor. O que nos informa o valor a sua representao grfica (figura ou desenho). Figura de valor: As figuras que representam o valor da nota so constitudas por cabea, haste e um ou mais colchetes. A semibreve no tem haste, nem colchete e a sua cabea no pintada. As notas com valor menor do que a mnima so pintadas. As notas com valor = ou menor do que a mnima possuem haste. As notas com valor menor que a semnima tm um ou mais colchetes.

Figura 9 Constituio da Figura de Valor

Por uma questo esttica podemos representar as figuras de valor que possuem colchete em clulas rtmicas:

Figura 10 Clulas rtmicas

Tabela 1 - Classificao quanto ao valor da nota:


Figura de valor Nome Breve Semibreve Valor O dobro da Semibreve no usamos 4 tempos UNIDADE 1/1 a nota com maior valor actualmente 2 tempos 1/2 da semibreve Nmero * 1 2

Mnima

4 Semnima 1 tempo 1/4 da semibreve Metade da semnima meio tempo 1/8 da semibreve 8

Colcheia

Metade da Colcheia Semicolcheia 1/16 da semibreve

16

Fusa

A metade da Semicolcheia 1/32 da semibreve

32

Semifusa

A metade da Fusa 1/64 da semibreve

64

*(denominador da fraco de compasso - ver mais frente)

Esquema 1 Valor relativo das figuras musicais

Pausa - o silncio na msica que tem uma durao varivel. Cada figura das notas musicais tem o seu tempo de silncio correspondente e smbolo grfico que o representa.

Figura 11 Correspondncia entre a figura de valor e respectiva figura de valor negativa ou pausa com a mesma durao.

Compasso e frmula de compasso


Compasso a diviso da pauta que comporta um determinado nmero de notas de determinado valor Travesso uma barra vertical que divide os compassos

Frmula de Compasso

Travesso

Compasso

Figura 12 Frmula de compasso, Compasso e travesso

Fraco ou frmula de compasso o smbolo em forma de frao que aparece no incio das partituras. uma fraco que determina a quantidade de notas dentro de um compasso e o seu valor.

Figura 13 Frmula de compasso. Relao entre denominador e valor relativo da figura de nota

O nmero superior ou numerador indica a quantidade de notas que preenchem o compasso. O nmero inferior ou denominador indica a qualidade ou valor relativo da figura da nota. De acordo com a tabela apresentada na pg. 6. Ento no primeiro caso o compasso deve ser preenchido por duas mnimas (nota de valor 2); no segundo caso ocompasso deve ser preenchido por 3 semnimas (nota de valor 4; e no ltimo caso deve ser preenchido por 3 colcheias (nota de valor 8). Apesar de serem uma frao, as frmulas no so lidas como tal. Deve-se ler dois por dois, trs por quatro, trs por oito e assim por diante.

Figura 14- Preenchimento do compasso de acordo com a frmula de compasso

Um compasso pode incluir notas mais longas ou mais curtas que uma batida, desde que a soma de todas as notas dentro do compasso totalizem o nmero de batidas especificado na frmula do compasso. O mesmo acontece quando se usam pausas

Figura 15 Vrias possibilidades de preenchimento dos compassos

Compassos simples e compassos compostos Os compassos simples so aqueles cujo tempo se pode dividir por 2 notas e o composto so aqueles cujo tempo se pode dividir por 3 notas (denominador). Normalmente podemos diferenciar os compassos simples dos compostos pelo numerador. Os compassos simples utilizam 2, 3, 4, 5 ou 7 no numerador. J os compostos utilizam 6 (binrio x 3), 9 (ternrio x 3) ou 12 (quaternrio x 3) (Olhar para o numerador).

Figura 16 Compasso Simples e Compasso composto

Pontos e ligaduras So marcaes que alteram o valor da nota.


Quando colocamos um ponto direita da figura o seu valor aumenta em metade do seu valor.

Figura 17 Ponto de aumento e seus efeitos

A ligadura de durao um sinal em forma de arco que soma o valor de duas ou mais notas. Neste caso, o som da primeira nota prolongado at a ltima nota ligada. A ligadura tambm pode unir figuras de diferentes compassos, como no segundo exemplo.

Figura 18 - Ligadura de durao

Oitava a distncia que uma nota percorre at se repetir a si mesma com o dobro da frequncia (uma oitava acima) ou com metade da frequncia (uma oitava abaixo).

Figura 19 Parte de um teclado. Oitava/ Notas enharmnicas

Notas enharmnicas so notas que podem ter dois nomes, apesar de serem tocadas do mesmo modo e emitirem o mesmo som Observe a tecla indicada pela cor azul. Na partitura, podemos escrev-la como D sustenido ou R bemol, mas em qualquer dos casos tocada na tecla assinalada.

Figura 20 - Notas enharmnicas

10

Tom e semitom
Tom a distncia entre duas notas que admitem entre si um som intermdio. Semitom a distncia entre 2 notas que no admitem entre si um som intermdio.

Figura 21 - Tom e Semitom

Sabemos que a distncia entre D e R, R e Mi, F e Sol, Sol e L, L e Si de tom, assim como entre D# e R#, F# e Sol#, Sol# e L# pois h uma tecla (som) a meio. A distncia entre Si e D, Mi e F de semitom pois no admitem um som entre si (as teclas esto juntas). O mesmo se passa entre D e D#, D# e R, R e R#, R # e SOL, SOL e SOL# e L, L e L#, L# e SI

Acidentes so sinais que alteram o tom da nota quando colocados ao seu lado na
pauta. # - sustenido quando colocado ao lado da nota eleva-a em meio tom. No exemplo a nota fica elevada em meio tom. No teclado, deixa de ser tocado na tecla branca e passa a ser tocada na tecla preta seguinte.

Figura 22 Sustenido e seus efeitos

11

Si# o mesmo que D e Mi# o mesmo que F. - bemol baixa a nota em meio tom. No exemplo o bemol colcado ao lado da nota D faz com que fique mais baixo meio tom e seja tocada na tecla anterior (tecla Si meio tom abaixo).

Figura 23 - Bemol e seus efeitos

- Dobrado sustenido colocado ao lado da nota eleva-a em 1 tom

- Dobrado bemol colocado ao lado da nota baixa-a 1 tom. - Bequadro quando surge elimina todos os acidentes que estavam a ser utilizados na pauta.

Intervalos e Graus - Parte 1


Graus da Escala Cada nota de uma escala tem um nome especial, chamado de GRAU DA ESCALA. A classificao das notas feita entre a tnica e as demais notas. Os graus so nmeros em algarismos romanos que representam a posio e nome dado a cada nota da escala.

12

I (primeiro grau) Tnica II. (segundo grau) Supertnica III. (terceiro grau) Mediante IV. (quarto grau) Subdominante V. (quinto grau) Dominante VI.(sexto grau) Superdominante VII.(stimo grau) Sensvel

Figura 24- Representao dos graus da escala de D M

Embora os 6 primeiros graus sejam iguais para escalas maiores e menores, o 7 grau especial e se estiver meio tom abaixo da tnica chamado sensvel. A tnica, mediante e dominante so importantes para a formao dos acordes

Intervalos Distncia entre a primeira nota de uma escala e cada uma das outras notas dessa mesma escala. Tomemos como exemplo a escala de D Maior

Figura 25 Graus e intervalos

13

Escalas (Diatnica Maior e menor)


Escala uma sucesso de 8 sons, sendo o oitavo a repetio do primeiro H vrios tipos de escalas, de acordo com a relao das notas entre si: Escala diatnica; Escala cigana; Escala cromtica; Escala extica; Escala harmnica; Escala maior; Escala menor; Escala menor harmnica; Escala pentatmica, etc. Escala diatnica maior uma sucesso de 8 sons em que o 8 a repetio do primeiro, formada por 5 tons e 2 semitons que se encontram do III para o IV grau e do VII para o VIII.

Figura 26 Frmula da Escala Diatnica Maior

Esta frmula tem como base a escala de D e a relao das notas entre si:

Mi

Sol

Si

Figura 27 Aplicao da frmula da escala maior escala de D M

14

Se iniciarmos a escala noutra nota usando apenas as notas naturais esta relao no se mantm. Por exemplo. Sol L Si D R Mi F Sol

Se ouvssemos esta sucesso de notas, o nosso ouvido detectaria que algo no estaria bem, pois o intervalo entre mi e f e entre f e sol no est de acordo com a frmula. Entre mi e f temos apenas semitom e no tom, e entre f e sol temos um tom e no semitom. Ento, para corrigirmos isto, usamos os acidentes, colocando um sustenido ao lado de f. Sol L Si D R Mi F# Sol

Usando as cifras:: C D E G A B F D E F# A B C# G E F# G# B C# D# A F G A C D E bB G A B D E F# C A B C# E F# G# D B C# D# F# G# A# E C D E G A B
F a nica escala diatnica maior com

bemol. Se sustenissemos o A (L) alterariamos a distncia G-A de 1Tpara 1 T, ento bemolizamos B para mantermos a frmula.

15

Escalas menores:

Embora apenas exista um tipo de escala diatnica maior, existem 3 tipos de escalas menores: o o o Escala menor natural Escala menor harmnica Escala menor meldica

A escala menor natural uma escala com 5 tons e dois semitons, sendo que os ltimos encontram-se do II para o III grau e do V para o VI grau. Neste caso a escala de referncia a escala de L menor.

Escala Menor Natural de C Escala Menor Natural de D Escala Menor Natural de E

C D E

D E F#

Eb F G

F G A

G A B

Ab Bb C

Bb C D

C D E

Para formarmos as outras escalas partimos da frmula e utilizamos os acidentes para a respeitar. A escala menor harmnica uma escala, em que partindo da escala menor natural, se eleva o VII grau em meio tom

Em seguida podemos ver a converso das escalas anteriores em escalas harmnicas.

+1/2t

16

Escala Menor Harmnica de C Escala Menor Harmnica de D Escala Menor Harmnica de E

C D E

D E F#

Eb F G

F G A

G A B

Ab Bb C

B C# D#

C D E

A escala menor meldica uma variao da escala menor natural, em que se eleva em meio tom o VI e VII grau.

+1/2t

+1/2t

Meldica

Escala Menor Meldica de C Escala Menor Meldica de D Escala Menor Meldica de E

C D E

D E F#

Eb F G

F G A

G A B

Ab Bb C

B C# D#

C# D# F

17

Por exemplo: A escala de D menor natural Pela armadura (*ver armadura de clave mais frente) podemos ver que nesta escala as notas Mi, L e Si so bemolizadas.

Para a transformamos numa escala de D menor harmnica, queremos aumentar o VII grau que o Sib. Para isso colocamos o bequadro ao lado do Si de forma a anular o bemol, o que significa que subiu a nota em meio tom, passando de Si bemol a Si.

Para a transformamos numa escala de D menor meldica, queremos aumentar o VI e o VII grau que so o Lb e o Sib. Para isso colocamos o bequadro ao lado de L e de Si de forma a anular o bemol, o que significa que as notas subiram em meio tom, passando de Lb a L e de Sib a Si.

18

Intervalos - Parte 2
O intervalo de primeira, tambm conhecido como prima, ocorre quando duas notas iguais, na mesma altura, so tocadas consecutivamente. Ou quando notas iguais so tocadas juntas, num acorde, dizemos que esto em unssono. Embora tenham duraes diferentes, sendo a mesma nota tocada mais de uma vez, esto num intervalo de primeira. Quando duas notas ocupam a mesma linha ou espao, elas esto a um intervalo de 1, ou prima. O intervalo de D Para D ou para D # ou para Db um intervalo de 1.

As notas podem estar perpendiculares ou sobrepostas. Quando as notas esto perpendiculares encontram-se num intervalo de 2 e quando esto directamente sobrepostas encontram-se num intervalo de tera. medida que as notas ficam mais distantes, o tipo de intervalo aumenta.

Estes Intervalos so intervalos genricos. Genricos pois no calculado pelo nmero de semitons, apenas determinado pela distncia entre as notas dentro do pentagrama. Intervalos especficos Para uma preciso melhor do clculo utilizamos a expresso intervalo especfico:

19

Vejamos os exemplos: Unssono duas notas iguais tocadas em simultneo Intervalo de 2 menor = formado por 1 semitom Intervalo de 2 Maior = formado por 2 semitons Intervalo de 3 menor = formado por 3 semitons Intervalo de 3 Maior = formado por 4 semitons Intervalo de 4 Perfeita/Justa = formado por 5 semitons Intervalo de 5 Perfeita/Justa = formado por 7 semitons Intervalo de 6 menor = formado por 8 semitons Intervalo de 6 Maior = formado por 9 semitons Intervalo de 7 menor = formado por 10 semitons Intervalo de 7 Maior = formado por 11 semitons Intervalo de 8 Perfeita/Justa = formado por 12 semitons

20

Armadura

Armadura de Clave

Figura 28 Armadura de clave

A armadura da clave o nome que se d ao conjunto dos acidentes colocados ao lado da clave na pauta musical, indicando que as notas correspondentes localizao na pauta onde a armadura foi escrita, devem ser tocadas sempre um semitom acima ou abaixo de seu valor natural, conforme se usem sustenidos ou bemis, respectivamente, na armadura.

Ento deixamos de escrever os acidentes ao lado das notas porque, pela armadura, sabemos que as notas correspondentes ao longo da pea tm esses acidentes. O efeito da armadura, isto as notas que ela afecta, transformando-as em sustenidos ou bemis, permanece por toda a pea ou movimento, a menos que seja anulado por outra armadura ou por um bequadro. Pode ainda surgir um acidente ocasional, especfico para uma dada nota na pea, que no est na armadura. A armadura geralmente escrita imediatamente aps a clave no incio da pauta musical embora possa aparecer em outro local da partitura, especialmente aps um compasso iniciado por uma barra dupla. Esta a escala em Si maior, escrita com os acidentes que identificam a tonalidade

21

E aqui a mesma escala (so tocadas as mesmas notas) escrita usando-se a armadura da clave.

Por exemplo, uma armadura com cinco sustenidos colocada no incio de uma pea. Todas as notas F, D, Sol, R e L que aparecerem na msica, em qualquer oitava sero executadas sustenidas. Na escala acima a nota L, a penltima nota, tocada como um L sustenido mesmo estando uma oitava acima da posio onde o sustenido na nota L foi indicado na armadura. No exemplo abaixo verificamos o que acontece quando se pretende anular esse efeito para determinada nota. Precede-se a nota por algum acidente (bequadro ou outro um acidente especfico), como podemos ver no segundo compasso.

Existe uma ordem para os sustenidos e bemis na armadura: Sustenidos: F D Sol R L Mi Si Bemis: Si MI L R Sol D F Geralmente, quando h apenas um sustenido, este F #. Pois o primeiro sustenido da ordem dos sustenidos e o tom SolM ou o seu relativo menor mi menor. Atravs da armadura podemos determinar o tom em que est escrita a pea.

22

Se a armadura contiver bemis: Se a armadura tiver um bemol apenas, partida, a pea encontra-se no tom de F pois a nica escala diatnica maior que contm apenas um bemol em Si.

Quando possui mais do que um bemol olhamos para o penltimo bemol. Neste caso, est no tom de mi bemol maior.

Quando a armadura contm sustenidos, o que determina o tom o ltimo sustenido ao qual acrescentamos tom. Por exemplo, neste caso o ltimo seria r # logo, logo o tom seria mi maior.

Clculo da Armadura de Clave Existem 30 armaduras diferentes (15 para escalas maiores e 15 para escalas menores). Usando o mtodo de clculo da armadura, s preciso memorizar sete.

-1 FM

0 DM

1 SolM

2 RM

3 LM

4 MiM

5 SiM

Neste mtodo de clculo, cada armadura ganha um valor numrico baseado na quantidade e no tipo dos acidentes. Sustenidos so positivos; bemis so negativos.

23

Esses sete valores precisam ser memorizados antes que possamos ir adiante. fcil porque a mesma ordem dos sustenidos que j aprendemos antes. F D Sol R L Mi Si. O F j sabemos que -1 porque tem 1 bemol, depois fechamos a mo e vamos abrindo os dedos pela ordem dos outros: D punho fechado = zero acidentes e levantamos 1 dedo para cada um dos seguinte, representando os sustenidos de cada escala.

D b

D#

A seguir, vamos comparar D Bemol, D, e D Sustenido Maior. Se comeamos em D Maior e subtramos 7, chegamos a D Bemol Maior. Se comeamos em D Maior e adicionamos 7, chegamos a D Sustenido Maior. Essas duas relaes numricas podem nos ajudar a calcular armaduras que no conhecemos.

Regra: Para calcular uma armadura de um tom bemol subtramos 7, para calcular uma armadura de tom sustenido adicionamos 7.

Por exemplo, vamos calcular a armadura de Mi Bemol Maior. Primeiro, sabemos pela sequencia memorizada que Mi Maior, que tem um valor numrico de 4. Para converter para Mi Bemol Maior, subtramos 7. O resultado -3; logo, Mi Bemol Maior tem 3 bemis.

Para calcular a armadura de F Sustenido Maior, partimos do valor numrico de F Maior que sabemos que -1, adicionamos 7. O resultado 6; logo, F Sustenido Maior tem 6 sustenidos.

A seguir, examinaremos as escalas menores. Vamos comparar D Maior com D Menor.

24

D M (D Maior)

d m (D menor)

O Valor numrico de D maior 0, o dedo menor -3 (os bemis so negativos)

Regra: Para converter uma escala maior em sua paralela menor, subtramos 3.

Para calcular R Menor, partimos de R Maior, que 2 e subtramos 3. O resultado -1. Logo, R Menor tem 1 bemol.

Para calcularmos F Menor. Partimos do valor numrico de F Maior, que -1 e subtramos 3. O resultado -4. Logo, F Menor tem 4 bemis. -1-3=-4

Algumas armaduras exigem duas converses. Por exemplo, para calcular Sol Sustenido Menor: Comeamos com o Sol Maior, que tem um valor numrico de 1. Adicionamos 7 para chegar ao Sol Sustenido Maior. Por fim, subtramos 3 para convert-lo a Sol Sustenido menor. O resultado 5. Sol Sustenido Menor tem portanto 5 sustenidos.

Introduo aos acordes


Acorde uma combinao simultnea de 3 ou mais notas (Por exemplo na viola o acorde de D tem mais do que trs notas). Os acordes so constitudos a partir de uma nota fundamental e tomam o nome dessa nota. Damos o nome de "baixo" nota mais grave do acorde (ela fica sempre por baixo das outras notas na pauta). Quando os acordes esto no estado fundamental a nota fundamental o baixo. Quando os acordes esto em inverso (ver mais frente) a fundamental no o baixo.

25

Acordes maiores Os acordes maiores so constitudos pelo I, III, V graus. Existindo 2 tons ou 4 semitons entre o I e III graus e 3 tons entre o 1 e V grau,

Por exemplo:

Figura 29 Trade maior

Este o acorde de C M (D Maior) [C, E, G], mas poderamos acrescentar outras notas, como por exemplo uma das notas que j fazem parte da sua formao mas uma oitava acima. Acorde menor Constri-se como o acorde maior, usando o I, III e IV grau da escala. A diferena que entre o I e o III grau o intervalo de 3 menor (isto de 3 semitons).

Figura 30- TYTriade menor

II

III

IV V

C D bE F G V V 1 T + 1 st = 2 st + 1 st = 3st O acorde de C m (d menor) formado por Cm [C, bE, G]

Acordes relativos So acordes que tm a tera e a quinta iguais e apenas a tnica diferente, o que os torna muito semelhantes. As escalas a partir dos quais so formados tm o mesmo nmero de acidentes.

26

Por exemplo, L menor o acorde relativo de D maior. CM [ C, E, G] Am [A, G, E]

Os acordes so escritos na pauta da seguinte forma: No exemplo abaixo temos 3 acordes formados por semibreves

Figura 31 Representao dos acordes na pauta

Ciclo das Quintas e Ciclo das Quartas


O Ciclo das Quintas e o Ciclo das Quartas so a progresso das notas separadas pelo intervalo de uma quinta justa ascendente (Ciclo das Quintas) ou de uma quarta justa ascendente (Ciclo das Quartas). Estes ciclos so muito teis como ferramenta auxiliar para definio dos acidentes fixos nas escalas maiores, formao de acordes, memorizao dos acordes relativos menores. O Ciclo das Quintas definir os acidentes "sustenidos" e o Ciclo das Quarta definir os acidentes "bemis". Assim facilmente construmos a armadura de clave de cada escala e sabemos a formao dos acordes

Crculo das Quintas Partindo-se da Escala de D Maior, a partir da Quinta ascendente teremos a Escala de Sol Maior. Na nova Escala, colocando-se um sustenido no Grau VII, neste caso o F, teremos F sustenido (F #), ou seja, nesta Escala, o acidente fixo F#. Nesta nova Escala (Sol Maior), a partir da Quinta ascendente teremos a Escala de R Maior. Na nova Escala, mantendo-se o F Sustenido e colocando-se um sustenido no Grau VII, neste caso o C, teremos D sustenido (C #), ou seja, nesta escala os acidentes fixos so F # e C# e assim sucessivamente.

27

Ao final teremos os sete possveis sustenidos e sua ordem de incidncia, ou seja, F# / C# / G# / D# / A# / E# / B#. Nota: sabemos qual o sustenido a acrescentar mesmo sem saber qual VII grau pois j sabemos a ordem dos sustenidos: F / D / Sol / R / L / Mi / Si
Escala ou Tonalidade Maior D (C) Sol (G) R (D) L (A) Mi (E) Si (B) F sustenido (F#) D sustenido (C#) Qtde. de Acidentes 0 1 2 3 4 5 6 7 F F / D F / D / Sol F / D / Sol / R F / D / Sol / R / L F / D / Sol / R / L / Mi F / D / Sol / R / L / Mi / Si

Sustenidos

Tambm sabemos qual o relativo menor, basta contar trs graus para trs na primeira escala. Por exemplo na escala de D: D Si L. No ciclo eles estaro tambm separados por intervalos de 5.

Crculo das Quartas O Ciclo das Quartas, para a identificao da sequncia de incidncia dos bemis, semelhante ao Ciclo das Quintas, porm, aplicando a Quarta Ascendente para formar as Escalas e colocando-se um bemol nos Graus IV de cada Escala, partindo-se da Escala de D Maior. Assim, ao aplicar a Quarta Ascendente Escala de D Maior, teremos a escala de F Maior. Na nova Escala, colocando-se um bemol no Grau IV - neste caso, o Si teremos Si bemol (Bb), ou seja, nesta Escala, o acidente fixo Bb. Nesta nova Escala (F Maior), a partir da Quarta Ascendente, teremos a Escala de Si bemol Maior. Nesta nova Escala, mantendo-se o Si bemol (que agora a Tnica da nova Escala) e colocando-se um bemol no Grau IV - neste caso, o Mi - teremos Mi bemol (Eb), ou seja, nesta escala os acidentes fixos so Bb e Eb, e assim sucessivamente.

28

No final teremos os sete possveis bemis e sua ordem de incidncia, ou seja, Bb / Eb / Ab / Db / Gb / Cb / Fb.
Escala ou Qtde. de Tonalidade Acidentes Maior D (C) F (F) Si bemol (Bb) Mi bemol (Eb) L bemol (Ab) R bemol (Db) Sol bemol (Gb) D bemol (Cb) 0 1 2 3 4 5 6 7 Si Si / Mi Si / Mi / L Si / Mi / L / R Si / Mi / L / R / Sol Si / Mi / L / R / Sol / D Si / Mi / L / R / Sol / D / F

Bemis

QUARTAS

QUINTAS

Figura 32 Crculo das quintas e das quartas

29

Acordes - Inverses
Um acorde est em seu estado fundamental, quando a tnica (ou fundamental) est no baixo (nota mais grave do acorde). Inverso: ocorre quando as notas so reorganizadas de modo que, a nota mais grave do acorde no seja a tnica (ou fundamental). Podemos dividir essa reorganizao das notas em trs inverses: 1 Inverso - quando a tera vai para o baixo.

2 Inverso - quando a quinta vai para o baixo.

Trade - Trade um acorde formado por 3 notas. As suas trs notas constituintes so a fundamental, nota mais grave e que d o nome ao acorde, a 3, tambm chamada nota modal, que determina o carcter do acorde (maior ou menor) e a 5. Ttrade - o acorde consistido de quatro notas, organizados para formarem intervalos de teras sobrepostas. Exemplo em Do maior e l menor C7M - T 3M 5J 7M CM7 [C, E, G. B] Am7 - T 3m 5J 7m Am7 [A, C, E, G]

3 Inverso - quando a stima vai para o baixo.

30

Como j foi explicado, a frmula de formao dos acordes (com 3 notas) tem por base a I, III e V de cada escala correspondente a diferena est nos respectivos intervalos. Para formar os ACORDES DIMINUTOS, o intervalo entre a I(primeira) e a III(terceira), de 1tom e meio e entre a III(terceira) e V(quinta), tambm de 1tom e meio. Mais uma vez vamos somar os intervalos. A distncia entre a I(primeira) e a III(terceira) tem que ter 1tom e meio. Ento soma-se: D# + R + MIb = 1tom e meio. Fica sendo a III(terceira), um MIb. A distncia entre a III(terceira) e a V(quinta) tambm tem que ter 1tom e meio. Ento soma-se: MI + F + SOLb = 1tom e meio. Fica sendo a V(quinta) a nota SOLb. Veja a sequncia de todos os acordes diminutos: .: Acorde C (d com diminuta) :.

.: Acorde D (r com diminuta) :.

.: Acorde E (mi com diminuta) :.

.: Acorde F (f com diminuta) :.

31

.: Acorde G (sol com diminuta) :.

.: Acorde A (l com diminuta) :.

.: Acorde B (si com diminuta) :.

ACORDES AUMENTADOS. A base da triade sempre a mesma I, III e V da escala correspondente onde a diferena se d pela soma dos intervalos. Os ACORDE AUMENTADOS tem que ter 2 tons entre a I(primeira) e a III(terceira) e 2tons entre a III e a V(quinta). Vamos somar os intervalos: A distncia entre a I(primeira) e a III(terceira) tem que ter 2tons. Ento soma-se: D# + R + R# + MI = 2tons. Nesse caso a nota MI no teve auterao porque tem a distncia de 2tons entre a I(primeira) e a III(terceira). A distncia entre a III(terceira) e a V(quinta) tem que ter 2tons. Ento soma-se: F + F# + SOL + SOL# = 2tons. Como a V(quinta) nota foi acrescida de 1/2 meio tom, ela torna-se SOL#.

.: Acorde C(#5)(d aumentado) :.

32

.: Acorde D(#5)(r aumentado) :.

.: Acorde E(#5)(mi aumentado) :.

.: Acorde F(#5)(f aumentado) :.

.: Acorde G(#5)(sol aumentado) :.

.: Acorde A(#5)(l aumentado) :.

33

Acorde B(#5)(si aumentado) :.

Transposio
Podemos transpor qualquer msica de tom facilmente. Basta sabermos qual o intervalo entre o tom em que est a msica e o tom par ao qual a queremos passar e aumentar ou diminuir cada cifra de acordo com essa diferena.

A D C

E A G

A D C

A7 D7 C7 Tom original - C (D M)

Deus est aqui Aleluia A D E A D7 G A D A7 F G C To certo como o ar que eu respiro D C# F#m G F# Bm F E Am To certo como o amanh que se levanta B E Em A Dm G To certo como eu te falo A D C E podes me ouvir
Transposio para tom D (R M) Transposio para tom A (L M)

Tirar msica de ouvido

34

A maior parte das msicas respeitam uma determinada sequncia de acordes. So acordes que esto dentro de um campo harmnico da nota que confere o tom msica.

IM

IIm

IIIm7 IVM

VM

VImR

VIIo

(M maior m menor m7 menor de stima R relativo o aumentado)


Acorde Tonal (Maior)

Relativo Menor
Dm Ebm Em Fm F#m Gm G#m Am Bbm Bm Cm C#m Em Fm F#m Gm G#m Am A#m Bm Cm C#m Dm D#m F Gb G Ab A Bb B C Db D Eb E G Ab A Bb B C C# D Eb E F F# Am Bbm Bm Cm C#m Dm D#m Em Fm F#m Gm G#m Bo Co C#o Do D#o Eo E#o F#o Go G#o Ao A#o

C Db D Eb E F F# G Ab A Bb B

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, no para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Joo 3:16-17

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo suave e o meu fardo leve. Jesus em Mateus 11:28-30

Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o far. Salmos 37:5 NO H MAIOR AMOR DO QUE O AMOR DE DEUS.

35

Das könnte Ihnen auch gefallen