Sie sind auf Seite 1von 4

Uma Breve Histria dos Direitos da Criana e do Adolescente no Brasil

At 1900 Final do Imprio e incio da Republica


Santa Casa de Misericrdia No se tem registro, at o incio do sculo XX, do desenvolvimento de polticas sociais desenhadas pelo Estado brasileiro. As populaes economicamente carentes eram entregues aos cuidados da Igreja Catlica atravs de algumas instituies, entre elas as Santas Casas de Misericrdia. O sistema da Roda das Santas Casas, vindo da Europa no sculo XIX, tinha o objetivo de amparar as crianas abandonadas e de recolher donativos.

1900 a 1930 A Repblica


Lutas sociais O incio do sculo XX foi marcado, no Brasil pelo surgimento das lutas sociais do proletariado nascente. Liderado por trabalhadores urbanos, o Comit de Defesa Proletria foi criado durante a greve geral de 1917. O Comit reivindicava, entre outras coisas, a proibio do trabalho de menores de 14 anos e a abolio do trabalho noturno de mulheres e de menores de 18 anos. Em 1923, foi criado o Juizado de Menores, tendo Mello Mattos como o primeiro Juiz de Menores da Amrica Latina. No ano de 1927, foi promulgado o primeiro documento legal para a populao menor de 18 anos: o Cdigo de Menores, que ficou popularmente conhecido como Cdigo Mello Mattos. O Cdigo de Menores era endereado no a todas as crianas, mas apenas quelas tidas como estando em "situao irregular" . O cdigo definia, j em seu Artigo 1, a quem a lei se aplicava: " O menor, de um ou outro sexo, abandonado ou delinquente, que tiver menos de 18 annos de idade, ser submettido pela autoridade competente s medidas de assistencia e proteco contidas neste Codigo." (grafia original) Cdigo de Menores Decreto N. 17.943 A de 12 de outubro de 1927 O Cdigo de Menores visava estabelecer diretrizes claras para o trato da infncia e juventude excludas, regulamentando questes como trabalho infantil, tutela e ptrio poder, delinqncia e liberdade vigiada. O Cdigo de Menores revestia a figura do juiz de grande poder, sendo que o destino de muitas crianas e adolescentes ficava a merc do julgamento e da tica do juiz.

1930 a 1945 Estado Novo


Programas assistencialistas O Estado Novo, como ficou conhecido este perodo, vigorou entre 1937 e 1945, sendo marcado no campo social pela instalao do aparato executor das polticas sociais no pas. Em 1942, perodo considerado especialmente autoritrio do Estado Novo, foi criado o Servio de Assistncia ao Menor - SAM. Tratava-se de um rgo do Ministrio da Justia e que funcionava como um equivalente do sistema Penitencirio para a populao menor de idade. Sua orientao era correcional-repressiva. O sistema previa atendimento diferente para o adolescente autor de ato infracional e para o menor carente e abandonado, de acordo com a tabela abaixo: Atendimento no Servio de Assistncia ao Menor Situao irregular Tipo de Atendimento Adolescente autor de ato infracional Internatos: reformatrios e casas de correo Menor carente e abandonado Patronatos agrcolas e escolas de aprendizagem de ofcios urbanos

Alm do SAM, algumas entidades federais de ateno criana e ao adolescente ligadas figura da primeira dama foram criadas. Alguns destes programas visavam o campo do trabalho, sendo todos eles atravessados pela prtica assistencialista como: LBA - Legio Brasileira de Assistncia - a instituio era voltada primeiramente ao atendimento de crianas rfs da guerra. Mais tarde expandiu seu atendimento.

Casa do Pequeno Jornaleiro: programa de apoio a jovens de baixa renda baseado no trabalho informal e no apoio assistencial e scio-educativo. Casa do Pequeno Lavrador: programa de assistncia e aprendizagem rural para crianas e adolescentes filhos de camponeses. Casa do Pequeno trabalhador: Programa de capacitao e encaminhamento ao trabalho de crianas e adolescentes urbanos de baixa renda. Casa das Meninas: programa de apoio assistencial e scio-educativo a adolescentes do sexo feminino com problemas de conduta.

1945 a 1964 - Redemocratizao


Abertura poltica e organizao social O Governo Vargas deposto em 1945 e uma nova constituio promulgada em 1946, a quarta Constituio do pas. De carter liberal, esta constituio simbolizou a volta das instituies democrticas. Em 1950, foi instalado o primeiro escritrio do UNICEF no Brasil, em Joo Pessoa, na Paraba. O primeiro projeto realizado no Brasil destinou-se s iniciativas de proteo sade da criana e da gestante em alguns estados do nordeste do pas. Do ponto de vista da organizao popular, o perodo entre 45 e 64 foi marcado pela coexistncia de duas tendncias: o aprofundamento das conquistas sociais em relao populao de baixa renda e o controle da mobilizao e organizao, que comea a surgir paulatinamente nas comunidades. O SAM passa a ser considerado, perante a opinio pblica, repressivo, desumanizante e conhecido como "universidade do crime". O incio da dcada de 60 foi marcado, portanto, por uma sociedade civil mais bem organizada, e um cenrio internacional polarizado pela guerra fria, em que parecia ser necessrio estar de um ou outro lado.

1964 a 1979 Regime Militar


FUNABEM e Cdigo de 79 O Golpe Militar de 64 posicionou o Brasil, frente ao panorama internacional da guerra fria, em linha com os pases capitalistas. Uma ditadura militar foi instituda, interrompendo por mais de 20 anos o avano da democracia no pas. Em 1967, houve a elaborao de uma nova Constituio, que estabeleceu diferentes diretrizes para a vida civil. A presena autoritria do estado tornou-se uma realidade. O perodo dos governos militares foi pautado, para a rea da infncia, por dois documentos significativos e indicadores da viso vigente: - A Lei que criou a Fundao Nacional do Bem-Estar do Menor (Lei 4.513 de 1/12/64) - A Fundao Nacional do Bem-Estar do Menor tinha como objetivo formular e implantar a Poltica Nacional do Bem Estar do Menor, herdando do SAM prdio e pessoal e, com isso, toda a sua cultura organizacional. A FUNABEM propunha-se a ser a grande instituio de assistncia infncia, cuja linha de ao tinha na internao, tanto dos abandonados e carentes como dos infratores, seu principal foco. - O Cdigo de Menores de 79 (Lei 6697 de 10/10/79) - O Cdigo de Menores de 1979 constituiu-se em uma reviso do Cdigo de Menores de 27, no rompendo, no entanto, com sua linha principal de arbitrariedade, assistencialismo e represso junto populao infantojuvenil. Esta lei introduziu o conceito de "menor em situao irregular", que reunia o conjunto de meninos e meninas que estavam dentro do que alguns autores denominam infncia em "perigo" e infncia "perigosa". Esta populao era colocada como objeto potencial da administrao da Justia de Menores. interessante que o termo "autoridade judiciria" aparece no Cdigo de Menores de 1979 e na Lei da Fundao do Bem Estar do Menor, respectivamente, 75 e 81 vezes, conferindo a esta figura poderes ilimitados quanto ao tratamento e destino desta populao. Estudos A partir de meados da dcada de 70, comeou a surgir, por parte de alguns pesquisadores acadmicos, interesse em se estudar a populao em situao de risco, especificamente a situao da criana de rua e o chamado delinqente juvenil. A importncia destes trabalhos nos dias de hoje grande pelo ineditismo e pioneirismo do tema. Trazer a problemtica da infncia e adolescncia para dentro dos muros da universidade, em plena ditadura militar, apresentou-se como uma forma de colocar em discusso polticas pblicas e direitos humanos.

Dcada de 80 Abertura Poltica e nova Redemocratizao


Bases para o Estatuto A dcada de 80 permitiu que a abertura democrtica se tornasse uma realidade. Isto se materializou com a promulgao, em 1988, da Constituio Federal, considerada a Constituio Cidad. Para os movimentos sociais pela infncia brasileira, a dcada de 80 representou tambm importantes e decisivas conquistas. A organizao dos grupos em torno do tema da infncia era basicamente de dois tipos: os menoristas e os estatutistas. Os primeiros defendiam a manuteno do Cdigo de Menores, que se propunha a regulamentar a situao das crianas e adolescentes que estivessem em situao irregular (Doutrina da Situao Irregular). J os estatutistas defendiam uma grande mudana no cdigo, instituindo novos e amplos direitos s crianas e aos adolescentes, que passariam a ser sujeito de direitos e a contar com uma Poltica de Proteo Integral. O grupo dos estatutistas era articulado, tendo representao e capacidade de atuao importantes. Antonio Carlos Gomes da Costa relata algumas das estratgias utilizadas por este grupo para a incorporao da nova viso nova Constituio: "Para conseguir colocar os direitos da criana e do adolescente na Carta Constitucional, tornava-se necessrio comear a trabalhar, antes mesmo das eleies parlamentares constituintes, no sentido de levar os candidatos a assumirem compromissos pblicos com a causa dos direitos da infncia e adolescncia". Na Assemblia Constituinte organizou-se um grupo de trabalho comprometido com o tema da criana e do adolescente, cujo resultado concretizou-se no artigo 227, que introduz contedo e enfoque prprios da Doutrina de Proteo Integral da Organizao das Naes Unidas, trazendo os avanos da normativa internacional para a populao infanto-juvenil brasileira. Este artigo garantia s crianas e adolescentes os direitos fundamentais de sobrevivncia, desenvolvimento pessoal, social, integridade fsica, psicolgica e moral, alm de proteg-los de forma especial, ou seja, atravs de dispositivos legais diferenciados, contra negligncia, maus tratos, violncia, explorao, crueldade e opresso. Estavam lanadas, portanto, as bases do Estatuto da Criana e do Adolescente. interessante notar que a Comisso de Redao do ECA teve representao de trs grupos expressivos: o dos movimentos da sociedade civil, o dos juristas (principalmente ligados ao Ministrio Pblico) e o de tcnicos de rgos governamentais (notadamente funcionrios da prpria Funabem).

Dcada de 90 Consolidando a Democracia


ECA e realidade A promulgao do ECA (Lei 8.069/90) ocorreu em 13 de Julho de 1990, consolidando uma grande conquista da sociedade brasileira: a produo de um documento de direitos humanos que contempla o que h de mais avanado na normativa internacional em respeito aos direitos da populao infanto-juvenil. Este novo documento altera significativamente as possibilidades de uma interveno arbitrria do Estado na vida de crianas e jovens. Como exemplo disto pode-se citar a restrio que o ECA impe medida de internao, aplicando-a como ltimo recurso, restrito aos casos de cometimento de ato infracional. Desde a promulgao do ECA, um grande esforo para a sua implementao vem sido feito nos mbitos governamental e nogovernamental. A crescente participao do terceiro setor nas polticas sociais, fato que ocorre com evidncia a partir de 1990, particularmente forte na rea da infncia e da juventude. A constituio dos conselhos dos direitos, uma das diretrizes da poltica de atendimento apregoada na lei, determina que a formulao de polticas para a infncia e a juventude deve vir de um grupo formado paritariamente por membros representantes de organizaes da sociedade civil e membros representantes das instituies governamentais. No entanto, a implementao integral do ECA ainda representa um desafio para todos aqueles envolvidos e comprometidos com a garantia dos direitos da populao infanto-juvenil.

Estatuto da Criana e do Adolescente - 18 anos


O Estatuto da Criana e do Adolescente ECA - considerado por muitos especialistas como uma das legislaes mais avanadas do mundo, no que tange ao direito deste pblico especfico, principalmente no que tange: sua modernidade, sua abrangncia, seus princpios, seus avanos e suas fragilidades. A necessidade de uma ampla campanha de difuso e esclarecimento a respeito do ECA, a formao e capacitao dos Conselhos de Direito e dos Conselhos Tutelares, o incremento dos Fundos da Criana e do Adolescente so apresentados como algumas possibilidades concretas para superar os desafios existentes. No dia 13 de julho de 2009, o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) completar 19 anos. Atualmente, o Brasil conta com cerca de 60 milhes de crianas e adolescentes, o que equivale populao da Itlia e representa quase um tero do total de brasileiros. De 1990 a 2008, esses meninos e meninas foram beneficiados por importantes avanos na garantia de alguns de seus direitos fundamentais, como o direito vida e educao. A mortalidade infantil, por exemplo, sofreu uma reduo de 48,7% nesse perodo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, atingindo, em 2007, o ndice de 24 mortes a cada mil nascidos vivos.

Fontes bibliogrficas e pesquisas:

http://www2.camara.gov.br/eventos/frente-parlamentar-em-defesa-dos-direitosda/?searchterm=Direitos%20da%20Crian%C3%A7a%20e%20do%20Adolescente
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/spdca/eca3/
http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/tabid/77/ConteudoId/ 70d9fa8f-1d6c-4d8d-bb69-37d17278024b/Default.aspx

Moreira, Elio Raymundo PROTEO JURDICO-SOCIAL: A DISTNCIA ENTRE O MARCO LEGAL E A PLENA EFETIVAO DO DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE NO BRASIL.

Das könnte Ihnen auch gefallen