Sie sind auf Seite 1von 146

LEI ORGNICA DO MUNICPIO DE VALENA 4 Edio - Revisada, atualizada e ampliada Valena - Bahia

Ns, Vereadores do Municpio de Valena, no uso de nossas atribuies legais e no exerccio dos poderes a ns outorgados pela Carta Magna de 1988, pela Constituio do Estado da Bahia, nos termos do artigo 33da Lei Orgnica do Municpio de Valena, de 31 de maro de 1990, de sua 1 Emenda Substitutiva, de 1 de julho de 2002, e demais institutos legais, sob a proteo de Deus e com o apoio da Comunidade Valenciana, unidos com o escopo de preservar o Estado Democrtico de Direito e os Direitos e Garantias Fundamentais do homem (como a liberdade, a igualdade, o combate a qualquer forma de opresso, preconceito, explorao do homem pelo homem, etc.), velando pela prevalncia da Paz e pela Justia social, promulgamos a 2 Emenda Substitutiva Lei Orgnica do Municpio de Valena, revisando-a, atualizando-a, ampliando-a e apresentando sua 3 Edio.

Valena, 10 de junho de 2008

A MESA DA CMARA MUNICIPAL DE VALENA, nos termos do Artigo 45, inciso IV, da Lei Orgnica do Municpio de Valena, de 31 de maro de 1990, promulga a seguinte Emenda Substitutiva Lei Orgnica. Fica alterada a Lei Orgnica do Municpio de Valena, passando a vigorar com a redao seguinte.

TTULO I - Da Organizao do Municpio CAPTULO I - Dos Fundamentos da Organizao Municipal

Art. 1. O Municpio de Valena integra a unio indissolvel da Repblica Federativa do Brasil e do estado da Bahia, e tem como fundamentos: I. Autonomia II. Cidadania III. Dignidade da pessoa humana;

IV. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Pargrafo nico So objetivos fundamentais dos cidados deste municpio e de seus representantes: I. Assegurar a construo de uma sociedade livre, justa e solidria; II. Garantir o desenvolvimento local e regional; III. Contribuir para o desenvolvimento estadual e nacional; IV. Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as de sigualdades sociais na rea urbana e na rea rural; V. Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade, religio e quaisquer outras formas de discriminao.

Art. 2. O Municpio, objetivando integrar a organizao, planejamento e a execuo de funes pblica de interesse regional comum, pode associar-se aos demais municpios limtrofes e ao Estado, para formar a regio administrativa do Baixo Sul. Pargrafo nico- O Municpio poder, mediante autorizao de lei municipal, celebrar convnios, consrcio, contratos com outros municpios, com instituies pblicas ou privadas ou entidades representativas da comunidade para planejamento, execuo de projetos, leis e servios.

CAPTULO II - Da Organizao Poltico-Administrativa

Art. 3. O Municpio de Valena, dotado de autonomia poltica, administrativa, financeira e legislativa, reger-se- por esta Lei Orgnica,

votada e aprovada pela sua Cmara Municipal e demais leis que adotar na forma da Constituio Estadual e da Constituio Federal. 1 - So smbolos do Municpio de Valena, a Bandeira, o Hino e o Braso Municipal, assim como outros definidos em Lei. 2 - A sede do Municpio d-lhe o nome e tem a categoria de cidade. Art. 4. So poderes do Municpio, independentes e harmnicosentre si, o Legislativo e o executivo. Art. 5. Constituem bens do municpio todas as coisas mveis e imveis,direitos e aes que a qualquer ttulo lhe pertenam. Art. 5 - A. O Municpio de Valena poder, mediante lei, firmar convnios, consrcios, contratos com instituies pblicas, privadas ou entidades representativas da comunidade, bem como associaes de moradores, autarquias estaduais ou federais e rgos congneres sem fins lucrativos, com a Unio, os Estados ou Municpios para planejamento, execuo de leis, projetos, servios ou decises com prvia autorizao do poder legislativo.

Art. 5 - B. Ao Municpio incumbe, na sua rbita de atuao, concretizar os objetivos expressos na Constituio Federal do Brasil, dentre eles, a eleio de representantes para o Legislativo e para o Executivo, em responsabilidade e transparncia de ao, garantindo amplo acesso dos meios de comunicao aos atos e informaes, bem como a participao, fiscalizao e controle populares, nos termos da Constituio federal e desta Lei Orgnica. Art. 5 - C. So assegurados, na sua ao nominativa e no mbito de jurisdio do Municpio, a observncia e o exerccio dos princpios da liberdade, legalidade, igualdade, justa distribuio dos benefcios

e encargos pblicos. Art. 5 - D. Os direitos e as garantias expressas nesta Lei Orgnica no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios adotados pela Constituio Federal, Estadual e por ela prpria.

CAPTULO III - Da Diviso Administrativa do Municpio

Art. 6. O Municpio poder dividir-se, para fins exclusivamente administrativos, em bairros, distritos, vilas e povoados. Pargrafo nico Constituem os bairros as pores contguas do territrio da sede, com denominao prpria, representando meras divises geogrficas desta.

Art. 7. O Distrito a parte do territrio do municpio, dividido para fins administrativos de circunscrio territorial e de jurisdio municipal, com denominao prpria. Pargrafo nico O Distrito poder subdividir-se em vilas e povoados, de acordo com a lei.

Art. 8. Os distritos sero criados, organizados, suprimidos ou fundidos por lei aps consulta plebiscitria populao diretamente interessada, observada a legislao estadual e o atendimento aos requisitos estabelecidos no art. 9, desta Lei Orgnica.

1. A criao do Distrito poder efetuar-se mediante fuso de dois ou mais distritos, que sero suprimidos, sendo dispensada, nessa hiptese, a verificao dos requisitos do art.9, desta Lei Orgnica.

2. A extino do Distrito somente se efetuar mediante consulta plebiscitria populao da rea interessada.

3. O Distrito ter o nome da respectiva sede.

Art. 9. So requisitos para a criao de Distrito:

I. Populao, eleitorado e arrecadao no inferiores quinta parte exigida para a criao de Municpio; II. Existncia, na povoao-sede, de pelo menos cinqenta mo radores, escola pblica, posto de sade e posto policial. Pargrafo nico. A comprovao do atendimento s exigncias enumeradas neste artigo far-se- mediante: I. declarao de estimativa de populao, emitida pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. II. Certido, emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral, certifican do o nmero de eleitores; III. Certido, emitida pelo agente municipal de estatstica ou pela repartio fiscal do Municpio, certificando o nmero de moradores; IV. Certido dos rgos fazendrios do Estado e do Municpio certificando, a arrecadao na respectiva rea territorial; V. Certido, emitida pela Prefeitura ou pelas Secretarias e Educao, de sade e de Segurana Pblica do Estado, certificando a existncia de escola pblica e de postos de Sade e policial na povoao-sede.

Art. 10. Na fixao das divisas sero observadas as seguintes normas:

I. Evitar-se-o, tanto quanto possvel, formas assimtricas, estrangulamentos e alongamentos exagerados;

II. Dar-se- preferncia para a delimitao, s linhas naturais, facilmente identificveis; III. Na existncia de linhas naturais, utilizar-se- linha reta, cujos extremos, pontos naturais ou no, sejam facilmente identificveis e tenham condies de fixidez; IV. vedada a interrupo de continuidade territorial do Municpio, ou Distrito de origem.

Pargrafo nico - As divisas distritais sero descritas trecho a trecho, salvo, para evitar duplicidade, nos trechos que coincidirem com os limites municipais.

Art. 11. mantido o territrio do Municpio, cujos limites s podero ser alterados, atendidas a Constituio Federal e a legislao estadual. Pargrafo nico - Qualquer alterao territorial, compreendida a criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios s podero ser feitas na forma da Lei Complementar Estadual n 02/1090, dentro do perodo determinado por lei complementar federal, preservando a continuidade e a unidade histrico-cultural do ambiente urbano, dependente de consulta prvia s populaes interessadas, mediante plebiscito, aps a divulgao dos Estudos de

Viabilidade Municipal, apresentadas na forma da Lei, atendido o estabelecido no art.54 da Constituio Estadual.

Art. 12. A instalao do Distrito far-se- mediante reunio convocada especialmente para este fim, com presena da Cmara de vereadores, representante do Poder Executivo e representante do Poder Judicirio.

CAPTULO IV - Das Competncias Seo I - Da Competncia Privativa

Art. 13. Ao Municpio compete prover a tudo quanto diga respeito ao seu peculiar interesse e ao bem- estar de sua populao, cabendo-lhe, privativamente, dentre outras, as seguintes:

I. Administrar seu patrimnio; II. Legislar sobre assuntos de interesse local; III. Suplementar a legislao Federal e Estadual no que couber; IV. Instituir e arrecadar os tributos de sua competncia; V. Aplicar suas rendas, prestando contas e publicando balancetes, nos prazos fixados em lei; VI. Criar, organizar e suprimir distrito, observada a legislao estadual; VII. Organizar o quadro e estabelecer o regime de seus servidores; VIII. Organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, inclusive o de limpeza, coleta e destinao final do lixo, incluindo o de transporte coletivo que tem carter essencial; IX. Manter, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, programas de educao pr-escolar e de ensino fundamental; X. Prestar, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servios de atendimento sade da populao, notadamente a assistncia nas emergncias mdico-hospitalar de pronto socorro, por seus prprios servios ou mediante convnio com instituio

especializada; XI. Promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial do Municpio, mediante planejamento e controle do uso, parcelamento e ocupao do solo, especialmente em sua zona urbana; XII. Elaborar e executar a poltica de desenvolvimento urbano com o objetivo de ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais das reas habitadas do Municpio e garantir o bem estar de seus habitantes; XIII. Elaborar e executar, com a participao das associaes representativas da comunidade, o plano diretor como instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana; XIV. Dispor, mediante lei especfica, sobre o adequado aproveitamento do solo urbano no edificado e sub-utilizado ou no utilizao, podendo promover o parcelamento ou edificao compulsria, tributao progressiva ou desapropriao, na forma da Constituio Federal, caso o seu proprietrio no promova seu adequado aproveitamento;

XV. Constituir a guarda municipal destinada proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei; XVI. Participar da gesto regional, na forma que dispuser a lei estadual; XVII. Ordenar o trnsito nas vias pblicas e a utilizao do sistema virio local. XVIII. Dispor sobre os servios funerrios, a administrao dos cemitrios pblicos e a fiscalizao dos cemitrios particulares, se existirem, quando existirem; XIX. Disciplinar localizao, instalao e funcionamento de

mquinas, motores, estabelecimentos comerciais, industriais e de servios prestados ao pblico; XX. Regulamentar, licenciar, permitir, autorizar e fiscalizar a fixao de cartazes, anncios e faixas, bem como a utilizao de quaisquer outros meios de publicidade e propaganda, nos locais sujeitos ao poder de poltica municipal; XXI. Elaborar o Plano Plurianual, as Diretrizes Oramentrias e o Oramento Anual, com base em planejamento adequado, estimando a receita e fixando a despesa; XXII. Fixar, fiscalizar e cobrar tarifas ou preos pblicos, inclusive pedgio e servios de txi; XXIII. Disciplinar o trnsito local, sinalizando as vias urbanas e suas estradas municipais, instituindo penalidades e dispondo sobre a arrecadao das multas, especialmente as relativas ao trnsito urbano, observada a legislao pertinente; XXIV. Adquirir bens, inclusive por meio de desapropriao; XXV. Instituir, executar e apoiar programas educacionais e culturais que propiciem o pleno desenvolvimento da criana e do adolescente; XXVI. Publicar na imprensa local, da regio ou da capital, os seus atos, leis, balancetes mensais, o balano anual de suas contas e o oramento anual; XXVII. Dispor sobre administrao, utilizao e alienao dos bens pblicos; XXVIII. Estabelecer normas de edificao, loteamento, arruamento e zoneamento urbano e rural, bem como as limitaes urbansticas convenientes a ordenao do seu territrio, observando o plano diretor municipal e a lei federal;

XXIX. Conceder e renovar licena para localizao e funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais, prestadores de servios e quaisquer outros. XXX. Cassar licena que houver concedido ao estabelecimento que se tornar prejudicial sade, higiene, ao sossego alheio, segurana, aos outros bons costumes ou ao meio ambiente, fazendo cessar a atividade ou determinando o fechamento do estabelecimento; XXXI. Estabelecer servides administrativas necessrias a realizao de seus servios, inclusive dos seus concessionrios; XXXII. Regulamentar a disposio, o traado e as demais condies dos bens pblicos de uso comum; XXXIII. Dispor sobre a utilizao dos logradouros pblicos, disciplinando-os: a)os locais de estacionamento; b)os servios de carga e descarga, a tonelagem mxima permitida; e horrios previamente estabelecidos. c)a denominao, numerao e emplacamento. d)a realizao de obras para facilitar o acesso dos deficientes fsicos. XXXIV. Regulamentar o servio de veculos de aluguel, inclusive o uso de taxmetro; XXXV. Conceder, permitir ou autorizar os servios de transporte coletivo e de txis, fixando as respectivas tarifas; XXXVI. Fixar e sinalizar as zonas de silncio, trnsito e trfego em condies especiais; XXXVII. Disciplinar os servios de carga e descarga e fixar a

tonelagem mxima permitida a veculos que circulem em vias pblicas municipais; XXXVIII. Tornar obrigatria a utilizao da estao; XXXIX. Ordenar as atividades urbanas, fixando condies e horrios para funcionamento de estabelecimentos industriais, comerciais, bem como regulamentar e fiscalizar a sua utilizao; XL. Organizar e manter os servios de fiscalizao necessrios ao exerccio do seu poder de polcia administrativa; XLI. Disciplinar os locais de vendas dos gneros alimentcios,

bem como fiscalizar peso, medidas e as condies sanitrias; XLII. Dispor sobre a apreenso, depsito e destino de animais e mercadorias apreendidas em decorrncia de transgresso da legislao municipal; XLIII. Dispor sobre o registro, vacinao e captura de animais com a finalidade precpua de erradicar as molstias de que possam ser portadores ou transmissores; XLIV. Estabelecer e impor penalidades por infrao de suas leis e regulamentos; XLV. Promover os seguintes servios: a)mercados, feiras e matadouros; b)construo e conservao de estradas e caminhos municipais; c)transportes coletivos estritamente municipais; d)iluminao pblica; e)limpeza pblica. XLVI. Prover sobre a limpeza dos logradouros pblicos, o transporte e o destino do lixo domiciliar, hospitalar, clnicos e de

outros resduos, inclusive, implantar o processo adequado para o seu tratamento; XLVII. Dispor sobre o controle da poluio ambiental, visual e sonora; XLVIII. Dispor sobre os espetculos e diverses pblicas; XLIX. Dispor sobre a administrao, a utilizao e a alienao de bens do Municpio. L. Dispor sobre o comrcio ambulante; LI. Planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades pblicas. LII. Exercitar o poder de polcia administrativa, bem como organizar e manter os servios de fiscalizao necessrios ao seu exerccio. 1. As competncias previstas neste artigo no esgotam o exerccio privativo de outros, na forma da lei, desde que atenda ao peculiar interesse do Municpio e ao bem-estar de sua populao e no conflite com a competncia federal e estadual. 2. As normas de loteamento e arruamento a que se referem o inciso XXVIII deste artigo devero exigir reserva de reas destinadas a:

I. zonas verdes e demais logradouros pblicos; II. vias de trfego e de passagem de canalizaes pblicas, de esgotos e guas pluviais nos fundos dos vales; III. passagem de canalizaes pblicas de esgoto e de guas pluviais com largura mnima de dois metros nos fundos de lotes, cujo desnvel seja superior a um metro da frente ao fundo. 3. A Guarda Municipal corporao civil, destinada ao policiamento

administrativo da cidade, compete assegurar a guarda e proteo dos bens pblicos. I-Incluem-se entre as atividades da Guarda Municipal: a) a proteo dos parques, jardins, monumentos em seus prdio e edifcios pblicos; b) o zelo pelo patrimnio pblico nos limites do poder de polcia do Municpio; c) a segurana das Autoridades municipais; d) guardas auxiliares do trnsito para controle nos estacionamentos da Prefeitura e auxlio ao policiamento do trnsito da cidade; e) guarda de segurana para coadjuvar no policiamento da cidade para as demais atividades no especificadas acima. II-O uso de arma de fogo pela Guarda Municipal obedecer ao Regulamento pela Federal E estadual. III- A lei que dispuser sobre a Guarda Municipal estabelecer sua organizao e competncia.

SEO II - Da Competncia Comum.

Art. 14. da competncia administrativa comum do Municpio, do estado e da Unio observada a lei complementar federal, no exerccio das seguintes medidas: I. Zelar pela guarda da Constituio Federal, da Constituio Estadual e das Leis destas esferas de governo, das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico; II. Cuidar da sade e assistncia pblica, da proteo e garantia das pessoas portadoras de deficincias;

III. Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; IV. Impedir a evaso, destruio e descaracterizao de obras de arte, e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural; V. Proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia; VI. Proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; VII. Preservar as florestas, a fauna, a flora e os manguezais; VIII. Fomentar a produo agropecuria e demais atividades econmicas, inclusive a artesanal e organizar o abastecimento alimentar; IX. Promover programas de construo de moradias e melhoria das condies habitacionais e de saneamento bsico; X. Combater as causas de pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos; XI. Registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seu territrio; XII. Estabelecer e implantar a poltica de educao para a segurana do trnsito; XIII. Planejar e promover a implantao do sistema de defesa civil, par atuao em caso de situao de emergncia ou de calamidade pblica. Pargrafo nico- A cooperao do Municpio com a Unio e o estado, tendo em vista o equilbrio de desenvolvimento e do bem estar na sua rea territorial, ser feita de acordo com a lei complementar federal;

SEO III - Da Competncia Suplementar

Art. 15. Ao Municpio compete suplementar a legislao federal e a estadual no que couber e naquilo que disser respeito ao seu peculiar, visando adapt-lo realidade local. Pargrafo nico. O municpio no exerccio da competncia suplementar:

I. Legislar sobre as matrias sujeitas s normas gerais da Unio e do Estado, respeitadas apenas as que se ativerem aos respectivos campos matrias de competncia reservados s normas gerais. II. Poder legislar competncia privativa da Unio e do estado, nas hipteses em que houver repercusso no mbito local e justificado interesse.

CAPTULO V - Das Vedaes

Art. 16. vedado ao Municpio: I. estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los,, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico; II. recuar f aos documentos pblicos; III. criar distines entre brasileiros ou preferncias entre si; IV. subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos pertencentes aos cofres pblicos, quer pela imprensa, radio, televiso, servio de alto falante ou qualquer outro meio de comunicao,

propaganda poltico-partidria, ou fins estranhos administrao; V. outorgar isenes ou anistia fiscais de dbitos da competncia do municpio sem autorizao legislativa ou permitir a remisso de dvidas sem interesse pblico justificado, sob pena de nulidade do ato; VI. Admitir pessoas para cargos ou empregos pblico sem prvia aprovao em concursos publico, na forma prevista em lei, ressalvada as nomeaes para cargo e comisso declarada em lei de livre nomeao e exonerao.

CAPITULO VI - Da Administrao Pblica Seo I - Dos Princpios e Procedimentos

Art. 17. A Administrao Pblica Direta e Indireta do Municpio obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficincia, motivao e interesse pblico, transparncia e participao popular, bem como aos demais princpios estabelecimentos na Constituio Federal e, tambm ao seguinte: I. Garantia da participao dos cidados e de suas organizaes representativas na formulao, controle e avaliao de polticas, planos e decises administrativas, atravs de conselhos, colegiados, audincias pblicas, alm dos mecanismos previstos nas Constituies Estadual e Federal e nos que a lei determinar, de conformidade com o art. 48 da LRF; II. Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

III. a investidura em cargo ou empregos pblico, depende de aprovao prvia de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para em comisso declarado em lei, de livre nomeao e exonerao; IV. o prazo de validade de concurso pblico ser de dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo; V. durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego de carreira; VI. as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso serem preenchidos por servidores de carreia, nos casos, condies e percentuais mnimos previsto em lei, destinam-se apenas s atribuies direo, chefia e assessoramento; VII. a lei reservar percentual de cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso; VIII. a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender necessidade temporria de excepcional interesse pblico; IX. a lei fixar a relao de valores entre a maior e a menor remunerao dos servidores pblicos, observados como limites, os valores percebidos como remunerao em espcie pelo Prefeito; X. a remunerao dos servidores pblico e os subsdios do Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores e Secretrios Municipais somente

podero ser fixados ou alterados por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices; XI. os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo; XII. vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para efeito de remunerao de pessoal do servio pblico; XIII. os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico, no sero computados, par fins de concesso de acrscimos ulteriores; XIV. o subsdio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos municipais so irredutveis, ressalvado o disposto nos incisos XIII, XII, deste artigo, e nos artigos 29-A, 1, 39, 4, 150, II, 153, III e 153, 2, I, da Constituio Federal; XV. vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XXII: a) a de cargos de professores; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; c) a de dois cargo ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; XVI. a proibio de acumular estende-se a empregados e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedade de economia mista, suas subsidirias e sociedades controladas, diretas ou indiretamente, pelo poder pblico; XVII. nenhum servidor ser designado para funes no constantes das atividades de cargo que ocupa, a no ser em substituio e, se acumulada, com gratificao de lei;

XVIII. a administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma de lei; XIX. somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresas pblicas, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao; XX. depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participao delas em empresas pblicas; XXI. ressalvados os casos determinados na legislao federal especifica, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, a qual somente permitir ao cumprimento das obrigaes; XXII. a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros dos Poderes Executivo e Legislativo do Municpio, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais de qualquer outra natureza, no podero exercer o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal; 1. A publicidade dos atos, programas, obra, servio e campanhas dos rgos pblicos municipais, devero ter carter educativo, informativo

ou social, dela no podendo constar nomes, smbolos, ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos. 2. A no observncia do disposto nos incisos II e IV deste artigo implicar a nulidade de atos e a punio da autoridade responsvel, nos termos da lei. 3. A lei disciplinar as formas de participao do usurio na administrao pblica direta e indireta, regulando especialmente: I. as reclamaes relativas prestao de servios pblicos em geral, asseguradas a manuteno de servios de atendimento ao usurio e a peridica, externa e interna, na qualidade dos servios; II. o acesso aos usurios a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observando o disposto no art.5,X e XXXIII, da Constituio Federal; III. a disciplina da representao contra o exerccio negligente ou abusivo de cargo, emprego ou funo na Administrao Pblica. 4. Os atos de improbidade administrativa importaro em suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio, na forma de gradao prevista na Legislao Federal, sem prejuzo da ao pena cabvel. 5. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado, prestadores de servios pblicos, respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. 6. A lei estabelecer ao prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que cause prejuzos ao errio, ressalvadas as respectivas aes de ressarcimento.

7. A lei dispor sobre os requisitos e as restries ao ocupante de cargo ou emprego da administrao direta ou indireta que possibilite o acesso a informaes privilegiadas. 8. A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgo e entidades da administrao direta e indireta, poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desemprego para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: I. prazo de durao do contrato; II. os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidades dos dirigentes; III. a remunerao do pessoal. 9. O disposto no inciso XI aplica-se s empresas pblicas e s sociedades de economia mista e suas subsidirias, que recebero recursos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios para pagamento de despesas ou de custeio em geral.

10. vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art.40 ou arts. 42 e 142, todos da Constituio Federal, com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Lei Orgnica, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. 11.Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumulveis na forma desta Lei Orgnica, vedada a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia no art.40 da Constituio Federal.

12. A administrao Municipal fica obrigada, nas licitaes sob as modalidades de tomadas de preo e concorrncias, fixar preos teto ou preos base, devendo manter servio adequado para o acompanhamento permanente dos preos e pessoal apto para projetar e orar os custos reais das obras e servios a serem executados. 13. Semestralmente, a administrao direta e indireta publicar, no rgo oficial no Municpio, quando houver, ou no local de costume, relatrios das despesas com a propaganda e publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas, especificando os nomes dos veculos de divulgao. Art. 18. Todos tm o direito a receber dos rgos pblicos municipais, informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestados no prazo de quinze dias teis, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana das instituies pblicas. Pargrafo nico. So assegurados a todos, independentemente do pagamento de taxas: I. o direito de petio aos Poderes Municipais para defesa de direitos e esclarecimentos de situaes de interesse pessoal; II. a obteno de certides e cpias de atos referentes ao inciso anterior.

Seo II - Dos Servidores Pblicos Municipais

Art. 19. O Municpio instituir conselho de poltica de administrao e remunerao de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes.

1. A fixao dos padres de vencimentos e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar: I. a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; II. os requisitos para a investidura; III. as peculiaridades dos cargos. 2. Aplicam-se aos servidores municipais os direitos seguintes: I. salrio mnimo,fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia cm moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene e previdncia social, com reajuste peridicos que lhe preservam o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; II. garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel; III. dcimo terceiro salrio cm base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; IV. remunerao do trabalho noturno superior ao diurno; V. salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador nos termos da lei; VI. durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; VII. repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; VIII.remunerao dos servios extraordinrios em pelo menos cinqenta por cento da hora normal;

IX. gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais que o salrio normal; X. licena a gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; XI. licena a paternidade, nos termos da lei; XII. proteo do mercado de trabalho da mulher, nos termos da lei; XIII. reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de norma de sade, higiene e segurana; XIV. proibio de diferenas de salrios, de exerccio de funes e de critrios de admisso por motivo de sexo, idade,cor, credo ou estado civil; XV. licena par tratamento de interesse particular, sem remunerao; XVI. o direto de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especifica; XVII. seguro contra acidentes de trabalho; XVIII. aperfeioamento pessoal e funcional; XIX. o municpio permitir a seus servidores, na forma da lei, a concluso de cursos em que estejam inscritos, desde que possa haver compensao, com a prestao do servio pblico, salvo excees que sero regulamentadas por lei complementar. 3. O regime jurdico dos servidores da administrao pblica, direta e indireta, das autarquias e das fundaes pblicas dever ser estabelecidas em lei, observado a iniciativa privativa em cada caso. 4. A lei dispor sobre o estatuto do servidor pblico municipal. 5. O membro do poder, detentor de mandato eletivo e os Secretrios Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio

fixado em parcelas nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, obedecido, em qualquer caso, o dispo no art.17, X e XXII, desta Lei Orgnica; 6 Lei municipal poder estabelecer a relao entre a maior e a menor remunerao dos servidores pblicos, obedecido, em qualquer caso, o disposto art. 17, XXII, desta Lei Orgnica. 7. Os Poderes Executivo e Legislativo publicaro anualmente os valores do subsdio e da remunerao dos cargos e empregos pblicos. 8. Lei municipal disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes em cada, rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade. Art.20. O servidor pblico municipal ser aposentado nos termos das Constituio Estadual e Federal. Art.21. Ao servidor pblico municipal da administrao direta, autarquia e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposies: I. tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo; II. investindo do mandato de Prefeito ou vice-prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; III. investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou

funo, sem prejuzo de remunerao do cargo eletivo e no havendo compatibilidade, ser aplicada a norma do inciso anterior; IV. em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio do mandato eletivo, seu tempo ser contado para todos os efeitos legais exceto para promoo por merecimento; V. para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse. Art. 22. Aplica-se aos servidores pblicos municipais, para efeito de estabilidade, o dispo no art.41 da Constituio Federal. 1. O servidor pblico estvel s perder o cargo:

I. em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II. mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III. mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. 2. Invalidada por sentena judicial a demisso do servidor estvel, ser ele reintegrado, e o eventual da vaga, se estvel, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. 3.Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento. 4. Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade.

Art.23. livre a associao profissional ou sindical do servidor pblico na forma da lei federal, observando o seguinte: I. haver uma associao para os servidores da administrao direta, das fundaes e das autarquias. II. assegurado o direito de filiao de servidores, profissionais da rea de sade, associao sindical de sua categoria. III. os servidores da administrao indireta, da empresas pblicas e de economia mista, podero associar-se em sindicato prprio; IV. ao sindicato dos servidores pblicos municipais cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais de categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas. V. a Assemblia Geral fixar a contribuio que ser descontada em folha, para custeio do sistema confederativo da representao sindical respectiva, independentemente da contribuio prevista em lei. VI. nenhum servidor ser obrigado a filiar-se ou manter-se filiado ao sindicato;

VII. obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho; VIII. o servidor aposentado tem direito a votao e ser votado no sindicato da categoria; Art.24. Aos Servidores Pblicos Municipais, assegurado o direito de greve, competindo a estes decidir sobre a oportunidade de exerclo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Art.25. A Lei dispor em caso de greve, sobre o atendimento de servios e atividades essenciais populao (comunidade). Pargrafo nico Entende=se por servios e atividades essenciais,

aqueles cuja interrupo poderia por em perigo a vida, segurana e sade da populao. Art.26. assegurado a participao dos servidores pblicos municipais, por eleies, nos colegiados da administrao pblica em que seus interesses profissionais ou previdencirios sejam objeto de discusso e deliberao. Art.26. A Nenhum servidor poder ser diretor ou integrar conselho de empresa fornecedora ou que realize qualquer moralidade de contrato com o Municpio, sob pena de demisso. Art.27. Haver uma instncia colegiada administrativa para dirimir controvrsias entre Municpio e seus servidores pblicos, garantida na sua composio. Art.27- A. Ao servidor municipal assegurada a percepo de auxlio para alimentao e transporte, e assistncia mdico-hospitalar, odontolgico, laboratorial gratuita (Plano de Sade), ficando cada poder autorizado pela regulamentao do mencionado plano de sade, nas condies que a lei estabelecer. Art.27- B. vedada a participao de servidor pblico no produto de arrecadao de tributos e multas, dividas ativa e nus da sucumbncia.

Art.27- C. A Lei de diretrizes Oramentrias dispor sobre a poltica salarial aplicvel aos servidores municipais, com obrigatria previso da periodicidade dos reajustes com ndices nunca inferiores aos da inflao.

TITULO II - Do Poder Legislativo CAPTULO I - Disposies gerais

Art. 28- O Poder Legislativo exercido pela Cmara Municipal, composta de Vereadores representantes da comunidade em nmero proporcional populao do Municpio nos limites previsto no artigo 29, IV da Constituio Federal, eleitos na mesma forma da Constituio. 1. O mandato dos Vereadores de quatro anos; 2 .A eleio dos Vereadores se d at noventa dias do trmino do mandato, em pleito direto e simultneo aos demais municpios; 3. O nmero de Vereadores, aps a promulgao desta lei, passar a ser 10(dez). 4. O nmero de vereadores, em cada Legislatura, ser alterado de acordo com o disposto na Constituio Federal e estadual at 31 de Dezembro do ano anterior da eleio; 5. So condies de elegibilidade para o mandato de Vereadores na forma da lei federal: I. a nacionalidade brasileira II. o pleno exerccio dos direitos polticos; III. a alistamento eleitoral; IV. o domiclio eleitoral na circunscrio; V. a filiao partidria; VI. ser alfabetizado. VII. Possuir mais que dezoito anos de idade

6. Cada legislatura ter durao de quatro anos, compreendendo, cada ano uma sesso legislativa. 7. vedado aos Poderes municipais a delegao recproca de atribuio,

salvo nos casos previstos nesta Lei Orgnica. 8. O cidado investido na funo de um dos Poderes no poder exercer a de outro, salvo nas excees previstas nesta Lei Orgnica. Art. 29. Ao Poder Legislativo assegurada a autonomia financeira e administrativa, e sua oramentria ser elaborada dentro do percentual das receitas correntes do Municpios, a ser fixado na Lei de Diretrizes Oramentrias, observados os limites pela Constituio Federal, nunca inferior ao seu limite mximo. 1. A Cmara Municipal no gastar mais de 70% ( setenta por cento) de sua arrecadao total com despesa de folha de pagamento, includo o gasto com o subsidio dos Vereadores. 2. Constitui crime de responsabilidade do Presidente da Cmara Municipal o desrespeito ao 1 deste artigo. Art. 30. As sesses da Cmara realizada fora do recinto destinado ao seu funcionamento, so considerados nulas, com exceo das sesses solenes, itinerantes e nos casos previstas no 1 artigo. 1. Comprovada a impossibilidade de acesso quele recinto ou outra causa que impea a sua utilizao, podero ser realizadas em outro local no Municpio, por deciso da maioria absoluta dos seus membros. 2. As sesses solenes podero ser realizadas fora do recinto da Cmara. 3 - As Sesses Ordinrias da Cmara podero ser realizadas em local adaptado para realizao de Sesso Ordinria Itinerante, dentro dos limites do Municpio de Valena, por proposio de um dos Vereadores e aprovada por maioria simples dos seus integrantes, considerando-se nulas as que se realizarem, contrariando o disposto neste artigo, salvo por motivo de fora maior, previamente autorizada pelo Plenrio.

Art.31. As sesses sero pblicas, salvo deliberao em contrrio de dois teros dos Vereadores, adotada em razo de motivo relevante. Art.32. As sesses somente podero ser abertas com a presena de, no mnimo um tero dos membros da Cmara. Pargrafo nico- Considerar-se- presente sesso, o Vereador que assinar o livro de presena at o incio da Ordem do Dia, participar dos trabalhos do Plenrio e das votaes.

CAPTULO II - Das Competncias da Cmara Municipal

Art. 33. Cabe Cmara Municipal, com a sano do Prefeito, dispor sobre todos as matrias da competncia do Municpio, especialmente sobre: I. sistema tributrio municipal, arrecadao e distribuio de suas rendas; II. plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de credito e divida pblica; III. planos e programas municipais de desenvolvimento, inclusive plano diretor Municipal IV. bens do domnio do Municpio: a) autorizar a concesso de direito real de uso de bens municipais; b) autorizar a concesso administrativa de uso de bens municipais; c) autorizar a alienao de bens imveis; d) autorizar a aquisio de bens imveis, salvo quando se tratar de doao sem encargo.

V. Transferncia temporria da seda do Governo Municipal; VI. Criar, transformar e extinguir cargos, empregos ou funes pblicos do Municpio, bem como fixar e alterar os vencimentos dos servidores municipais; VII. Organizao das funes fiscalizadores da Cmara Municipal VIII. Normatizao da cooperao, das associaes representativa no planejamento municipal e outras formas de participao popular na gesto municipal; IX. Normatizao da iniciativa popular de projetos de lei de interesse especfico do Municpio, dos distritos, vilas ou de bairros, atravs de manifestao de, pelo menos, cinco por cento de eleitorado; X. Criao, organizao e supresso de distrito; XI. Criao, estruturao e competncia das Secretarias Municipais e rgos da administrao pblica; XII. Criao, transformao, extino e estruturao de empresas pblicas, sociedades de economia mista, autarquias e fundaes pblicas municipais; XIII. Organizao dos servios pblica municipais; XIV. Denominao e alterao de prprios, vias e logradouros pblicos, vedada homenagem a pessoas vivas; XV. Organizao do Sistema Municipal de Ensino; XVI. Concesso de auxlio e subvenes; XVII. Estabelecer normas urbansticas, particularmente as relativas a loteamento e zoneamento; XVIII. Fixar e alterar os subsdios dos Vereadores, do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretrios Municipais. Art. 34. Compete privativamente a Cmara Municipal exercer as

seguintes atribuies, dentre outras: I. eleger os membros de sua Mesa Diretora e destitu-los, na forma regimental; II. elaborar e votar seu regimento interno; III. dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino de cargos, empregos e funes de seus servidores e iniciativa de lei para fixao e alterao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na Constituio Federal, nesta Lei Orgnica e na Lei de diretrizes Oramentrias; IV. resolver definitivamente sobre convnios, consrcios ou acordos que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio Municipal; V. autorizar o Prefeito e o Vice-Prefeito a se ausentarem do Municpio, quando a ausncia exercer a quinze dias; VI. sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem o poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; VII. estabelecer e mudar temporariamente a sua sede; VIII. julgar, anualmente, as contas prestadas pelo Prefeito e apreciar os relatrios sobre a execuo dos plano de governo; IX. proceder tomada de contas do Prefeito, atravs de comisso especial, quando no apresentadas a Cmara Municipal, at o dia 31 de maro de cada ano; X. decretar a perda do mandato do Prefeito e dos Vereadores, nos casos indicados na Constituio Federal, nesta Lei Orgnica e na legislao federal aplicvel; XI. Fiscalizar e controlar diretamente, os atos do Poder Executivo,

incluindo os da administrao indireta e fundaes pblicas, acompanhando a sua gesto e avaliando seu resultado operacional, com auxlio do Tribunal de Contas do Municpio. XII. Deliberar sobre o adiamento ou a suspenso de suas reunies; XIII. representar ao Ministrio Pblico, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Prefeito e o Vice-Prefeito e os Servidores Municipais pela prtica de crime contra a administrao pblica que tomar conhecimento; XIV. criar comisso particular de inqurito sobre fato determinado e prazo certo, mediante requerimento de um tero de seus membros; XV. aprovar previamente por voto secreto aps argio pblica e escolha de titulares e respectivos suplentes de cargos e membros de Conselhos que a lei determina; XVI. conceder licena ao Perfeito, Vice-Perfeito e aos Vereadores para o afastamento do exerccio de cargo; XVII. apreciar vetos, somente podendo rejeit-los atravs de deciso da maioria absoluta de seus membros. XVIII. Convocar o Secretrio do Municpio ou autoridade equivalente para prestar esclarecimentos sobre assuntos referentes administrao, aprazando dia e hora para o comparecimento, importando a ausncia sem justificao adequada em crime de responsabilidade, punvel na forma da legislao federal; XIX. Julgar o Prefeito e o Vice-Prefeito e os Vereadores, nos casos previstos em lei;

XX. Decidir sobre participao em organismo deliberativo regional,

e entidades intermunicipais; XXI. Autorizar o Prefeito, por deliberao da maioria absoluta de seus membros, a contrair emprstimos, regulando-lhes as condies e respectiva aplicao, e quando de interesse do Municpio. XXII. Conceder titulo de cidado honorrio ou conferir homenagem a pessoa que, reconhecidamente tenham prestado relevantes servios ao Municpio ou nele se tenham destacado pela atuao exemplar na vida pblica ou particular, mediante aprovao de dois teros dos membros da Cmara; XXIII. Solicitar a interveno do Estado, no Municpio; XXIV. Fixar o subsdio de vereadores, do perfeito , vice-perfeito e secretrios municipais, em cada legislatura, para a subseqente, observados os limites e descontos legais tomando por base a receita do municpio, at sessenta dias antes das eleies municipais, observando o que dispem os arts. 37, XI; 39 4; 150, II, 153, III e 153, 2, I, da Constituio Federal; XXV. Solicitar informaes ao Prefeito sobre os assuntos referentes Administrao. XXVI. Convocar plebiscito e autorizar referendo; XXVII. Deliberar sobre o adiamento e a suspenso de reunies. Art. 35. A Cmara Municipal, pelo seu Presidente, bem como, quaisquer de suas comisses, podem convocar Secretrio Municipal para que preste pessoalmente informaes sobre assunto previamente determinado,importando crime contra a administrao pblica a ausncia sem justificao adequada ou a prestao de informaes falsas, na segunda Sesso Ordinria subseqente ao recebimento da convocao.

1. Os Secretrios Municipais podem comparecer Cmara Municipal ou a qualquer de suas comisses, por sua iniciativa e mediante entendimento com Presidente respectivo, para expor assunto de relevncia de sua Secretria 2. A Mesa da Cmara Municipal pode encaminhar pedidos escritos de informao aos Secretrios Municipais, importando crime contra a administrao pblica, a recusa ou no atendimento no prazo de quinze dias corridos, bem como a prestao de informaes falsas.

CAPTULO III - Do Funcionamento da Cmara

Art.36- A Cmara Municipal, reunir-se-, anualmente, de 2 de fevereiro a 17 de julho e 1 de agosto a 22 de dezembro. 1. As reunies marcadas para essas datas sero transferidas para a primeira tera-feira subseqente quando recarem em dias no teis; 1- A. A Cmara se reunir em sesses ordinrias, extraordinrias ou solenes, conforme dispuser o seu Regimento Interno. 2. A sesso legislativa ordinria no ser interrompida sem a deliberao dos projetos de lei de diretrizes oramentrios e oramento anual. 3-A. A posse ocorrer em sesso especial de cunho solene, que se realizar independentemente de nmero sob a Presidncia do vereador mais idoso entre os presentes, ou declinando este da prerrogativa, pelo mais idoso dentre ao que aceitarem. 4 . A convocao extraordinria da Cmara Municipal far-se-:

I. pelo Prefeito, quando este a entender necessrio; II. Presidente da Cmara para o compromisso e a posse do Prefeito e do vice-prefeito e Vereadores; III. Pelo Presidente da Cmara ou a requerimento da maioria dos membros da Casa, em caso de urgncia ou interesse pblico relevante; IV. Pela Comisso Representativa da Cmara, conforme previsto no art. 41, desta Lei Orgnica. 5. Na sesso legislativa extraordinria, a Cmara somente deliberar sobre a matria para a qual for convocada.

6. As deliberaes da Cmara sero tomadas por maioria de voto, presente a maioria de seus membros , salvo disposio em contrrio constante na Constituio Federal e nesta Lei Orgnica. 7. Depender do voto favorvel da maioria absoluta dos membros da Cmara a aprovao e as alteraes dos seguintes matrias: I. regimento interno da Cmara; II. cdigo tributrio do Municpio; III. cdigo de obras ou edificaes; IV. estatuto dos servidores pblicos municipais; V. criao de cargos e aumento de vencimentos; VI. recebimento de denncia contra Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores; VII. fixao de vencimentos do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores; VIII. rejeio de veto do Prefeito; IX. Convnios. X. a mudana de local de funcionamento da Cmara Municipal; XI. a aprovao de leis complementares;

XII. A aprovao de moes. 8 . Depender do voto favorvel de dois teros dos membros da Cmara: I. a aprovao e alterao do plano Diretor Municipal e da poltica de desenvolvimento; II. concesso de servios e direitos; III. alienao e aquisio de bens imveis; IV. distribuio de componentes da Mesa; V. deciso contraria ao parecer prvio do tribunal de contas sobre as contas do executivo e da Cmara Municipal; VI. emenda Lei Orgnica; VII. denominao e alterao de prprios, vias e logradouros pblicos. VIII. Concesso de Ttulo de cidado Honorrio e Comendas em geral 9 - As sesses sero pblicas, salvo deliberao em contrrio de dois teros dos vereadores, adotada em razo de motivo relevante. 10- a Cmara Municipal dever realizar audincia pblica visando a discusso do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e da Lei Oramentria (LOA), conforme estabelecido em Lei Complementar Municipal, ou mesmo outro assunto relevante de interesse pblico. Art. 37. A Mesa da Cmara se compe de um Presidente, de um Vice-Presidente, e um Secretrio, eleitos para um mandato de 02 (dois)anos, no permitida a reconduo do presidente. 1. As atribuies dos membros da Mesa e forma de substituio, a eleies para a sua composio e os casos de destituio so

definidos no Regimento Interno, alm daquelas previstas nesta Lei Orgnica. 2. O Presidente representa o Poder Legislativo. 3 - O vice-presidente assumir para substituir o presidente, nas suas faltas, impedimentos de licena. 4. Na constituio da Mesa assegurada, tanto quanto possvel a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da Casa. 5. Em casos de sesso solene ou especial, na ausncia dos membros da Mesa o Vereador mais idoso presente assumir a Presidncia. 6. Qualquer componente da Mesa poder ser destitudo da Mesa, pelo voto de dois teros da Cmara, quando faltoso, omisso ou ineficiente no desempenho de suas atribuies regimentais, elegendo-se outro Vereador para a complementao do mandato. Art. 38. A Cmara Municipal reunir-se- s dez horas do dia primeiro de janeiro, no primeiro ano de cada Legislatura, para a posse de seus membros e eleio da Mesa Diretora. 1. A posse ocorrer em sesso solene, que se realizar com a presena mnima de 1/3 dos Vereadores diplomados, sob a Presidncia do vereador mais idoso entre os presentes, ou declinando este da prerrogativa, pelo mais idoso dentre os que aceitarem. 2. O Vereador que no tomar posse a sesso prevista no pargrafo anterior dever faz-lo dentro de quinze dias corridos do incio do funcionamento normal da Cmara, sob pena de perda do mandato, salvo motivo justo, aceito pela maioria absoluta dos membros da Cmara. 3. Logo aps a posse, havendo maioria absoluta dos membros

da Cmara, os Vereadores elegero os componentes da Mesa, que sero automaticamente empossados. 4 .Inexistindo nmero legal, o Vereador escolhido como Presidente na forma do 1 deste artigo, permanecer na presidncia e convocar sesses dirias at que seja eleita a Mesa. 5. A eleio da Mesa da Cmara, para o segundo binio, far-se- na ltima reunio da segunda sesso legislativa, considerando-se automaticamente empossados os eleitos, a partir de primeiro de janeiro do ano subseqente. 6. No ato de posse e no trmino do mandato os Vereadores devero fazer de seus bens, as quais ficaro arquivadas na secretaria da Cmara. Art.39. A Cmara Municipal ter comisses permanentes e temporrias, constitudas na forma e com as atribuies previstas no Regimento Interno ou no ato de que resultar sua criao. 1. s comisses permanentes em razo da matria de sua competncia cabe: I. discutir e votar projeto de lei, proceder estudos emitindo pareceres especializados e realizar investigaes, em carter permanente e transitrio; II. realizar audincia pblica com entidades da sociedade civil; III. convocar secretrios Municipais e dirigentes de entidades da administrao indireta para prestar informaes sobre assuntos inerentes s suas atribuies; IV. receber peties, reclamaes, representaes ou queixas da qualquer pessoa ou entidade contra atos ou omisses das autoridades pblicas municipais; V. solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidado.

VI. Apreciar programas de obras, planos municipais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer. VII. Exercer, no mbito de sua competncia, a fiscalizao dos atos do Executivo e da administrao indireta. 2. As comisses parlamentares de inqurito que tero poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, alm de outros previstos no Regimento Interno, sero criadas mediante requerimento de um tero dos Vereadores que compem a Cmara, para apurao de fato determinado e por prazo certo, sendo suas concluses, se for o caso, encaminhadas do Ministrio Pblico para que promova a responsabilidade cvel ou criminal dos infratores. 3. As Comisses especiais criadas por deliberao do Plenrio, sero destinadas ao estudo de assuntos especficos e a representao da Cmara em congresso, solenidades ou outros atos pblicos. 4- As Comisses Processantes, criadas na forma que dispuser o Regimento Internam da Cmara, atuaro no caso de cassao pela prtica de infrao poltico-administrativa do Prefeito ou de Vereador, observando-se os procedimentos e as disposies previstas na lei federal aplicvel e nesta Lei Orgnica. Art. 40. Na constituio da Mesa e de cada comisso assegurada a representao proporcional dos partidos ou de blocos parlamentares que participam da cmara. Art.41. Os partidos polticos podero ter lderes e vice-lderes na Cmara, que tero seus porta-vozes com prerrogativas constantes do Regimento Interno. 1. A indicao dos lderes ser feita em documento subscrito

pelos membros das representaes majoritrias, minoritrias, blocos parlamentares ou partidos poltico Mesa nas vinte e quatro horas que se seguirem instalao do primeiro perodo legislativo anual. 2. Os lderes indicaro os respectivos vice-lderes, dando conhecimento Mesa da Cmara dessa designao. Art. 42. Alm de outras atribuio prevista no Regimento Interno, os lderes indicaro os representantes partidrios nas Comisses da Cmara. Pargrafo nico. Ausente ou impedido o lder, suas atribuies sero exercidas pelo vice-lder. Art.43. a Cmara Municipal, observado o disposto nesta Lei Orgnica, compete elaborar seu Regimento Interno, dispondo sobre sua organizao, polcia e provimento de cargos de seus servios e, especialmente sobre: I. sua instalao e funcionamento; II. posse de seus membros; III. eleio da Mesa, sua composio e suas atribuies; IV. nmero de reunies mensais ; V. comisses; VI. sesses; VII. deliberaes; VIII. todo e qualquer assunto de sua administrao interna. Art. 44. O Secretrio Municipal, ou ocupante de cargo da mesma natureza, a seu pedido, poder comparecer perante o Plenrio ou qualquer comisso para expor assunto e discutir projeto de lei, ou qualquer outro ato normativo relacionado com seu servio administrativo.

Art. 45. A Mesa da Cmara, dentre outras atribuies, compete: I. tomar todas as medidas necessrias regularidade dos trabalhos legislativos; II. propor projeto que criem ou extingam cargos nos servios da Cmara e fixem os respectivos vencimentos; III. apresentar projetos de lei dispondo sobre abertura de crdito suplementares ou especiais, atravs do aproveitamento total ou parcial das consignaes oramentrias da Cmara; IV. promulgar a Lei Orgnica e suas emendas; V. representar, junto ao Executivo, sobre necessidade de economia interna; VI. contratar pessoal, na forma da lei, por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico; Art. 46. Dentre outras atribuies, compete ao Presidente da Cmara: I. representar a Cmara em juzo e fora dele; II. dirigir, executar e disciplinar trabalhos legislativos e administrativos da Cmara; III. interpretar e fazer cumprir o Regimento Interno; IV. promulgar as resolues e decretos legislativos; V. promulgar as leis com sano tcita ou cujo veto tenha sido rejeitado pelo Plenrio, desde que no aceita esta deciso, em tempo hbil, pelo Prefeito; VI.fazer publicar os atos da Mesa, as resolues, decretos leis que vier a promulgar; VII. autorizar as despesas da Cmara; VIII. Representar por deciso da Cmara, sobre a inconstitucionalidade da lei ou ato municipal;

IX. Solicitar, por deciso da maioria absoluta da Cmara, a interveno no Municipio, nos casos admitidos pela Constituio Federal e pela Constituio Estadual; X. Manter a ordem no recinto da Cmara podendo solicitar a fora necessria para esse fim; XI. Encaminhar ao Tribunal de Contas dos Municpios, a prestao de contas da Cmara.

CAPTULO IV - Do Processo Legislativo Seo I - Disposies gerais

Art.47. O processo legislativo municipal compreende a elaborao de: I. Emendas Lei Orgnica; II. Leis complementares; III. Leis ordinrias; IV. Leis delegadas; V. Decretos legislativos; VI.Resolues.

Seo II - Da Emenda Lei Orgnica

Art.48. A Lei Orgnica Municipal poder ser emendada mediante proposta: I. de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara Municipal; II. do Prefeito Municipal; III. de iniciativa popular subscrita por, no mnimo, cinco por cento dos eleitores do Municpio;

1. A proposta dever ser votada em dois turnos com interstcio mnimo de dez, e aprovada por dois teros dos membros da Cmara Municipal. 2. E emenda Lei Orgnica do Municpio ser promulgada pela Mesa da Cmara, com o respectivo nmero de ordem 3. A matria constante da proposta da emenda rejeitada ou havida por prejudicada no poder ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa, salvo quando reapresentada pela maioria absoluta dos membros da Cmara Municipal ou por cinco por cento do eleitorado do Municpio.

4. A Lei Orgnica no poder ser emendada na vigncia de estado de stio ou de interveno do Municpio. 5. A emenda Lei Orgnica fica sujeita a referendo facultativo, que ser realizado,se requerido no prazo de 60 (sessenta) dias,pela maioria dos membros da Cmara ou por cinco por cento de eleitorado do Municpio, ficando a promulgao sob condio suspensiva. 6. A proposta de emenda ser dirigida Mesa da Cmara Municipal e publicada no rgo interno da Casa, no rgo oficial do Municpio, quando houver, ou no local de costume, e em jornal de circulao do Municpio. 7. assegurada a sustentao de emenda Lei Orgnica por representante dos signatrios de sua propositura Lei Orgnica.

Seo III - Das leis

Art.49. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a

qualquer Vereador ou Comisso; ao Prefeito e aos cidados na forma e nos casos previstos nesta Lei Orgnica. 1. So de iniciativa exclusiva do Prefeito as leis que disponham sobre: I. composio ou modificao de efeito da Guarda Municipal; II. criao, transformao ou extino de cargos,funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica, bem como a fixao da remunerao correspondente; III. servidores pblicos do Poder Executivo, seu regime jurdico, provimento de cargo, estabilidade e aposentadoria; IV. criao, estruturao e atribuio das secretarias ou departamentos equivalentes e rgo da administrao pblica; V. matria oramentria, e a que autorize a abertura de crditos ou conceda auxlios e subvenes. 2. A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao a Cmara Municipal, de projeto de lei subscrito por no mnimo, cinco por cento do eleitorado do Municpio, distribudo; pelo menos, por dois distritos, com no menos de 1%(um por cento) dos eleitores de cada um deles. 3. No ser admitido aumento da despesa prevista nos projetos de iniciativa exclusiva do Prefeito Municipal. 4. da competncia exclusiva da Mesa da Cmara a iniciativa das leis que disponham sobre: I. autorizao para abertura de crditos suplementares ou especiais atravs do aproveitamento total ou parcial das consignaes oramentrias da Cmara; II. fixao e alterao da remunerao dos servidores do Poder Legislativo Municipal;

III. fixao e alterao dos subsdios dos Vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito e dos Secretrios Municipais. 5. Nos projetos de competncia da Mesa da Cmara no ser admitida emenda que aumente, a despesa prevista, ressalvado o disposto no inciso II deste artigo, desde que assinada pela metade dos membros da Cmara. 6. Decretar estado de calamidade pblica. 7. Os projetos oriundos do Poder Executivo devero vir acompanhados de cpias digitalizadas. Art.50. As leis complementares somente sero aprovadas se obtiveram maioria absoluta dos votos dos membros da Cmara Municipal, observados os demais termos de votao das leis ordinrias. 1. Sero leis complementares, dentre outras previstas nesta Lei Orgnica: I.cdigo tributrio do Municpio; II. cdigo de obras; III. cdigo de posturas; IV. plano diretor de desenvolvimento integrado do Municpio; V. lei instituidora de regime jurdico dos servidores municipais; VI. lei orgnica instituidora da guarda municipal; VII. lei de criao de cargos, funes ou empregos pblicos. 2. O projeto de lei que implica em defesa dever ser acompanhado de indicao das fontes de recursos. Art.51. O Prefeito, havendo interesse pblico relevante devidamente justificado, poder solicitar urgncia para apreciao dos projetos de sua iniciativa. 1. Solicitada a urgncia a Cmara dever se manifestar em at quarenta e cinco dias corridos, sobre a proposio contados da obra

em que foi feita a solicitao. 2. Esgotado o prazo previsto no pargrafo anterior sem deliberao pela Cmara, ser a proposio includa na Ordem do Dia, sobrestandose s demais proposies, para que se ultime a votao. 3. O prazo previsto no 1 no corre no perodo de recesso da Cmara, nem se aplica aos projetos de lei complementar. Art.52. Concluda a votao, a Cmara Municipal, no prazo de at quinze dias corridos, enviar o projeto de lei aprovado ao Prefeito, que, aquiescendo, o sancionar . 1. Se o Prefeito considerar o projeto no todo ou em parte inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico, vet-lo- total ou parcialmente no prazo de quinze dias teis contados da data recebimento e comunicar, dentro de quarenta e oito horas, ao Presidente da Cmara, os motivos do veto. 2. O veto parcial somente abranger texto integral de artigo, de pargrafo, de inciso ou de alnea. 3. Decorrido o prazo de quinze dias teis, o silncio do Prefeito importar em sano. 4. O veto ser apreciado pela Cmara, dentro de trinta dias corridos, a contar de seu recebimento, s podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Vereadores, em estatuto secreto. 5. Se o veto for mantido, ser o texto enviado ao Prefeito para promulgao. 6. Esgotado sem deliberao o prazo estabelecido no 4, que no flui durante o recesso da Cmara Municipal, o veto ser colocado na ordem do dia da sesso imediata, sobrestadas as demais proposies, at sua votao final, ressalvadas as matrias referidas

no art. 51. 7. A no promulgao da lei no prazo de quarenta e oito horas pelo Prefeito, nos casos dos pargrafos 3 e 5 criar para o Presidente da Cmara a obrigao de faz-lo em igual prazo. 8. Na apreciao do veto a Cmara no poder introduzir qualquer modificao no texto aprovado. Art.53. a matria constante de projeto de lei rejeitado, somente poder constituir objeto de novo projeto, no mesmo perodo legislativo (anual), mediante proposta da maioria absoluta dos membros da Cmara. Art.54. As leis delegadas sero elaborados pelo Prefeito, que dever solicitar a delegao Cmara Municipal. 1. Os atos de competncia privativa da Cmara, a matria reservada a lei complementar, os planos plurianuais, oramentos e diretrizes oramentrios, no sero objetos de delegao. 2. A delegao ao Prefeito ser efetuada sob a forma de decreto legislativo, que especificar o seu contedo e os termos de seu exerccio. 3. O decreto legislativo poder determinar a apreciao do projeto pela Cmara que a far em votao nica, vedada a apresentao de emenda. Art.55. Os projetos de resoluo disporo sobre matrias de interesses internos da Cmara e os projetos de decretos legislativos sobre os demais casos de sua competncia privativa. Pargrafo nico. Nos casos de projeto de resoluo e do projeto de decreto legislativo, considerar-se- encerrada com a votao final da norma jurdica, que ser promulgada pelo Presidente da Cmara.

CATTULO V - Da Fiscalizao Contbil, Financeira, Oramentria e Patrimonial.

Art. 56. A fiscalizao contbil, financeira e oramentria, operacional e patrimonial do Municpio e das entidades da administrao direta e indireta, quando legalidade, legitimidade, economicidade das subvenes e renncia de receitas ser exercida pela Cmara Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno de cada Poder. Pargrafo nico Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, entidade ou privada, que utiliza, arrecada, guarde ou administre dinheiro, bens e valores pblicos ou pelos quais o Municpio responda ou que em nome deste, assuma obrigaes de natureza pecuniria. Art.57. O controle externo da Cmara ser exercido com o auxlio do Tribunal de contas dos Municpio e compreender a apreciao das contas do Municpio, o desempenho das funes de auditoria financeira e oramentria, bem como o julgamento das contas dos administradores e demais responsveis por bens e valores pblicos. 1 . As contas devero ser apresentadas at sessenta dias do encerramento do exerccio financeiro. 2 . Se at esse prazo no tiverem sido apresentadas as contas, a Comisso Permanente de Fiscalizao o far em trinta dias; 3. Apresentadas as contas, o Presidente da Cmara atravs de edital colocar, pelo prazo de sessenta dias, disposio de qualquer muncipe, para exame e apreciao, o qual poder questionarlhes a legitimidade, na forma da lei;

4. Vencido o prazo do pargrafo anterior, as contas e as questes

levantadas sero enviadas ao Tribunal de Contas para emisso do parecer prvio; 5. Recebido o parecer prvio, a Comisso Permanente de Finanas e Oramento sobre ele e sobre as contas dar seu parecer em 08(oito) dias teis. 6. Os Vereadores podero ter acesso a relatrios contbeis, financeiros peridicos referentes a despesas dos investimentos realizados pela Prefeitura, desde que requeridas por escrito, obrigando-se o Prefeito ao cumprimento do disposto neste artigo no prazo mximo de 08(oito) dias corridos, sob pena de responsabilidade; 7. Somente pela deciso de dois teros dos membros da Cmara Municipal deixar de prevalecer o parecer prvio do Tribunal de Contas. 8. Rejeitadas as contas, sero estas, imediatamente remetidas ao Ministrio Pblico para fins de direito. 9. As contas relativas aplicao dos recursos transferidos pela Unio e pelo Estado sero prestadas na forma da legislao federal em vigor podendo o Municpio suplementar essas contas, sem prejuzo de incluso na prestao anual de contas. Art. 58. As contas a que se refere o 1 do artigo anterior ficaro disposio, durante todo o exerccio, na Cmara de Vereadores e no rgo tcnico responsvel por sua elaborao, para consulta e apreciao pelos cidados e instituio da sociedade. Art.59. A Comisso Permanente de Finanas e Oramento, diante de indcios de despesas no autorizadas, ainda que bob forma de investimento no programados ou de subsdios no aprovados ou tomando conhecimento de irregularidade, poder solicitar da autoridade

responsvel que, no prazo de 08(oito) dias corridos, preste os esclarecimentos necessrios.

1. No prestados os esclarecimentos, ou considerados estes insuficientes, a comisso permanente de fiscalizao solicitar ao Tribunal de Contas pronunciamento conclusivo sobre a matria em carter de urgncia; 2. Entendendo o tribunal de Contas irregular a despesas ou o ato ilegal, a Comisso Permanente de Fiscalizao, se julgar que o gesto possa causar dano irreparvel ou grave leso economia pblica, propor a Cmara Municipal a sua sustao. Art. 60. Os Poderes Legislativo e Executivo mantero de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual a execuo dos programas de governo e dos oramentos do Municpio; II. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia de gesto oramentria, financeira e patrimonial, nos rgos e entidades da administrao Pblica, bem como da aplicao de recursos pblicos municipais por entidade de direito privado; III. exercer o controle das operaes de credito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do municpio; IV. apoiar o controle externo no exerccio de sua misso instituio. 1. Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimentos de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia Cmara Permanente de Fiscalizao da Cmara Municipal sob

pena de responsabilidade solidria. 2. Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legitima para, na forma da lei, denunciar irregularidade ou ilegalidade perante a Comisso Permanente de Fiscalizao da Cmara Municipal.

CAPTULO VI - Dos Vereadores

Art.61. Os Vereadores so inviolveis pelas suas opinies, palavras e votos no exerccio do mandato. 1. Os Vereadores no sero obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas, em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. 2. Os Vereadores tero acesso s reparties pblicas municipais para se informarem sobre qualquer assunto de natureza administrativa, podendo, para todo, requerer a apresentao de cpias dos documentos que se focam necessrios ao pleno exerccio de poder de fiscalizao, em conformidade com o Art.57, 6. Art. 62. vedado ao Vereador: I. desde a expedio do Diploma: a) firmar ou manter contrato com Municpio, com suas autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista ou com suas empresas concessionrias de servio pblico, salvo quando o contrato obedecer a clusulas uniformes; b)aceitar cargo, empresas ou funo no mbito da administrao pblica direta ou indiretamente, salvo quando aprovao em concurso pblico e observado o disposto no art.38 da Constituio Federal.

II. desde a posse: a) ser proprietrio controlador ou diretor de empresas que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurdica de direito pblico do Municpio, ou nela exercer funo remunerada; b) ocupar cargo, funo ou emprego, na administrao pblica direta ou indireta do Municpio, de que seja exonerado ad nutun, salvo o cargo de Secretrio Municipal ou cargo da mesma natureza, desde que se licencie do mandato;

c) exercer outro cargo eletivo seja federal, estadual ou municipal; d) Patrocinar causa em que seja interessada em qualquer entidade a que se refere inciso I a. Art. 63. Perder o mandato o Vereador: I. que infringir das proibies estabelecidas no artigo anterior; II. cujo procedimento for declarado incompatvel com o decoro parlamentar e atentatrio s instituio vigentes; III. que deixar de comparecer, no perodo legislativo (anual) tera parte das sesses ordinrias da Cmara, salvo doena comprovada, licena ou misso autorizada pela edilidade; IV. que perder ou tiver suspenso os direitos polticos: V. quando decretar a Justia Eleitoral, nos casos constitucionalmente previstos; VI. que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado; VII. que se utilizar do mandato para a prtica de atos de corrupo ou de improbidade administrativa; VIII. que fixar residncia fora do Municpio.

1. incompatvel como decoro parlamentar, alm dos casos definidos no Regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas aos Vereadores ou a percepo de vantagens indevidas; 2. Caber ao Regimento Interno da Cmara definir os procedimentos incompatveis com o decoro parlamentar, podendo instituir outras de penalidade para condutas menos graves, em ateno ao princpio da gradao segundo a gravidade da infrao, bem como regular o procedimento de apurao respectivo, garantida ampla defesa. 3. Nos casos dos incisos I II VI a perda do mandato ser declarado pela Cmara por voto secreto e maioria de 2/3, mediante a provocao da Mesa ou de Partido Poltico representado na casa, assegurada ampla defesa. 4. Nos casos previstos nos inciso III a VI, a perda declarada pela Mesa da Cmara, de ofcio ou mediante provocao de qualquer de seus membros ou de Partido Poltico representado na Casa, assegurada ampla defesa. 5. A renncia de Vereador submetido a processo que vise ou possa levar a perda do mandato nos termos desse artigo tero seus efeitos suspensos at deliberaes finais que tratam os 2 e 3. Art.64. O Vereador poder licenciar-se: I. por motivo de doena, com subsdios integrais; II. para tratar, sem remunerao de interesse particular, desde que o afastamento no ultrapasse cento e vinte dias por perodo legislativo; III. para desempenhar misses temporrias de carter cultural ou interesse do Municpio. IV. Em caso de Vereadora gestante licenciada pela Cmara, pelo prazo de 120 (cento e vinte dias), sem prejuzo da remunerao.

1. No perder o mandato, considerando-se automaticamente licenciado, o vereador investido no cargo de Secretrio Municipal ou em cargo da mesma natureza, conforme previsto no art. 62 a, 62 II b, desta Lei Orgnica. 2. Ao Vereador licenciado nos termos do inciso III, a Cmara poder determinar o pagamento de auxlio especial, no valor que estabelecer e na forma que especificar. 3. O auxlio de que trata o pargrafo anterior poder ser fixado no curso da legislatura e no ser computado para o efeito de clculo dos subsdios dos Vereadores. 4. A licena para tratar de interesse particular no ser inferior a 30(trinta dias ) e o Vereador poder reassumir o exerccio do mandato antes do trmino da mesma, desde que comunique o Presidente e o faa em sesso perante a Mesa. 5. Independentemente de requerimento, considerar-se- como licena o no comparecimento s reunies, de Vereador privado temporariamente de sua liberdade, em virtude de processo criminal em curso.

6. Na hiptese do 1. O vereador poder optar pela remunerao do mandato. Art. 65. Dar-se- a convocao do suplente de vereador nos casos de vaga, de licena ou impedimento. 1. O suplente convocado dever tomar posse no prazo de 15 (quinze )dias contados da data de convocao, salvo justo motivo aceito pela Cmara, quando se prorrogar o prazo. 2. Enquanto a vaga a que se refere o pargrafo anterior no for preenchida, calcular-se- o quorum em funo dos Vereadores.

Art. 66. Os subsdios dos Vereadores sero fixados por lei de iniciativa da Cmara Municipal, no ltimo ano da legislatura para vigorar na subseqente, at trinta dias antes das eleies municipais, observados os limites e critrios estabelecidos na Constituio Federal e nesta Lei Orgnica. 1. No prejudicaro o pagamento dos subsdios aos Vereadores presentes, a no realizao de sesso por falta de quem e a ausncia de matria a ser votada, e no recesso parlamentar, os subsdios sero pagos de forma integral. 2. A mesma lei que fixar os subsdios dos Vereadores fixar tambm o valor da parcela indenizatria, a ser pago aos Vereadores, por sesso extraordinria, observado o limite estabelecido na Constituio Federal e nesta Lei Orgnica. 3.Em nenhuma hiptese ser remunerada mais de uma sesso extraordinrio no dia, qualquer que seja a sua natureza. 4. Os subsdios e a parcela indenizatria fixados na forma do artigo anterior, podero ser revisto anualmente, por lei especfica, sempre na mesma data e sem distines de ndices. 5. Na fixao dos subsdios de que trata o caput deste artigo e na reviso anual prevista no pargrafo anterior, alm de outros limites previstos na Constituio Federal e nesta Lei Orgnica, sero ainda observados os seguintes: I. o subsdio mximo do Vereador corresponder a: a) 20% (vinte por centro) do subsdio dos Deputados Estaduais, quando a populao do Municpio for at dez mil habitantes; b) 30% (trinta por cento) do subsdio dos Deputados Estaduais, quando a populao do Municpio for de dez mil e um a

cinqenta mil habitantes; c) 40% (quarenta por cento) do subsdio dos Deputados Estaduais, quando a populao do Municpio for de cinqenta mil e um a cem mil habitantes; d) 50% (cinqenta por cento) do subsdio dos Deputados Estaduais, quando a populao do Municpio for de cem mil e um a trezentos mil habitantes; e) 60% (sessenta por cento) do subsdio dos Deputados Estaduais, quando a populao do Municpio for de trezentos mil e um a quinhentos mil habitantes; f) 70% (setenta por cento) do subsdio dos Deputados Estaduais, quando a populao do Municpio for superior a quinhentos habitantes; II. o total da despesas com os subsdios e a parcela indenizatria previstos neste artigo no poder ultrapassar o montante de 5% da receita do Municpio, nem o limite geral de comprometimento aplicado s despesas com pessoal previsto em lei complementar federal. 6. Para os efeitos do inciso II do pargrafo anterior entende-se como receita do Municpio, o somatrio de todas as receitas, exceto: I. a receita de contribuio de servidores destinadas constituio de fundos ou reservas para o custeio de programas de previdncia social, mantidos pelo Municpio, e destinados a seus servidores; II. operaes de crdito; III. receita de alienao de bens mveis e imveis; IV. transferncias oriundas da Unio ou do Estado, atravs

de convenio ou no, para a realizao de obras ou manuteno de servios tpicos das atividades daquelas esferas de Governo;

TTULO III - Do Poder Executivo CAPTULO I - Do Prefeito e do Vice-Prefeito

Art. 67. O Poder Executivo Municipal exercido pelo Prefeito, com funes polticas,executivas e administrativa, auxiliado pelos Secretrios Municipais ou ocupantes de cargos da mesma natureza. Pargrafo nico. Aplicam-se as condies de elegibilidade para Prefeito e Vice-Prefeito o disposto no art. 28, 5 desta Lei Orgnica e idade mnima de 21 anos. Art. 68. A eleio do Prefeito e Vice-Prefeito, para mandato de quarto anos, dar-se- mediante pleito direto e simultneo realizado em todo pas, at noventa dias antes do trmino do mandato dos que devem suceder. 1. A eleio do Prefeito importar a do Vice-Prefeito com ele registrado. 2.Ao Vice-Prefeito ser atribudo um gabinete na Prefeitura municipal com estrutura administrativa para que possa auxiliar o Executivo municipal. Art. 69. O Prefeito e o Vice-Prefeito tomaro posse em sesso da Cmara Municipal, no dia 1 de janeiro do ano subseqente eleio, prestando compromisso de manter, defender e cumprir a Constituio Federal, a Constituio Estadual e esta Lei Orgnica, observar as leis e promover o bem geral do municpio. 1. Se, decorridos dez dias corridos da data fixada para a posse, o

Prefeito ou Vice-Prefeito, salvo motivo de fora maior, justificada e aceito pele cmara, no tiver assumido o cargo, este ser declarado vago pelo Plenrio.

2. Enquanto no ocorrer a posse do Prefeito, assumir o Vice-Prefeito, e, na falta ou impedimento deste, o Presidente da Cmara. 3. conferido ao Prefeito eleito aps quinze dias corridos, da proclamao dos resultados oficiais das eleies, o direito de visita em toda a documentao, mquinas, veculos, equipamentos e instalaes da Prefeitura, para tomar cincias da real situao em que o Municpio se encontra, para fins de planejamento de sua gesto. Art. 70. Substituir o Prefeito, no caso de impedimento, e sucederlhe no caso de vaga, o Vice-Prefeito. 1. O Vice-Prefeito alm de outras atribuies que lhes forem conferidas por lei complementar auxiliar o Prefeito sempre que por ele convocado para misses especiais. 2. A investidura do Vice-Prefeito sem Secretarias Municipais no impedir as funes previstas no pargrafo anterior. 3. O Vice-Prefeito no poder recusar a substituir o Prefeito sob pena de extino do mandato. Art.71. Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-Prefeito ou vacncia dos respectivos cargos, ser chamada ao exerccio do cargo de Prefeito o Presidente da Cmara Municipal. Pargrafo nico. O Presidente da Cmara Municipal no poder se recusar a assumir o cargo de Prefeito, sob pena de perda de seu cargo legislativo, salvo se do exerccio resultar incompatibilidade eleitoral, caso em que, sendo candidato a outro cargo eletivo, ter que

renunciar ao cargo da Mesa da Cmara, no mesmo prazo fixado em lei para desincompatibilizao. Art.72. Verificando-se a vacncia do cargo de Prefeito e inexistindo o Vice-Prefeito, observar-se- o seguinte: I. Ocorrendo a vacncia nos trs primeiros anos do mandato dar-se eleio Noventa dias aps a sua abertura, cabendo aos eleitos completar o perodo dos seus antecessores. II. Ocorrendo a vacncia no ltimo ano do mandato, assumir O Presidente da Cmara que completar o perodo. Pargrafo nico. Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo dos antecessores. Art. 73. O Prefeito e o Vice-Prefeito no podero sem licena da Cmara ausentar-se do Municpio por perodo superior a quinze dias corridos, sob pena de perda do mandato. 1. O Prefeito regularmente licenciado ter direito a perceber os subsdios quando: I. impossibilitado de exercer o cargo por motivo de doena ou deciso judicial devidamente comprovada; II. em gozo de frias; III. A servio ou em misso de representao do Municpio, devendo, no prazo de quinze dias corridos, contados do final do servio ou misso, enviar, Cmara Municipal relatrio circunstanciado dos resultados da sua viagem. 2. O Prefeito gozar frias anuais de trinta dias, sem prejuzo dos subsdios, ficando a seu critrio a poca para usufruir o descanso. 3. Os subsdios do Prefeito sero fixados por lei de iniciativo da Cmara Municipal, dentro dos limites e critrios estabelecidos na

Constituio Federal e nesta Lei Orgnica. 4. Os subsdios do Vice-Prefeito sero fixados na forma do pargrafo anterior, em quantia que no exceda a cinqenta por cento daquele atribudo ao Prefeito. Art. 74. Na ocasio de posse e ao trmino do mandato, o Prefeito e o Vice-Prefeito faro declarao de seus bens, as quais ficaro arquivadas na Cmara. Art.75. Investido no mandato, o Prefeito no poder exercer cargo, empregos ou funo na administrao pblica direta ou indireta, seja no mbito federal, estadual, municipal ou mandato eletivo, ressalvado a posse em virtude de concurso pblico, sendo-lhe facultado optar pela remunerao ou subsdio. 1. No poder patrocinar causar contra o Municpio e suas entidades. 2. No podero desde a passe, firmar ou manter contrato com o Municpio ou suas entidades. ( 3. Igual) 3. No poder desde a posse, firmar comprar ou manter contrato com o Municpio, suas entidades ou com pessoas que realizem servios ou obras municipais. 4. Perder o mandato o Prefeito, que assumir outro cargo ou funo na administrao pblica direta ou indireta.

CAPTULO II - Das Atribuies e Responsabilidades do Prefeito

Art. 76. Ao Prefeito, como chefe da administrao, compete dirigir, fiscalizar e defender os interesses do Municpio, bem como adotar, de acordo com a lei, todas as medidas administrativas de interesse

pblico, desde que no exceda as verbas oramentrias. Art. 77. Compete ao Prefeito, dentre outras atribuies: I. representar o Municpio em Juzo ou fora dele; II. nomear e exonerar os secretrios Municipais e demais cargos, nos termos da lei; III. exercer, com o auxlio dos Secretrios Municipais, a direo superior da administrao; IV. iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previsto nesta Lei Orgnica; V. decretar, nos termos da lei, a desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou interesse social; VI. expedir decretos, portarias e outros atos administrativos; VII. sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como decretos, regulamentos, portarias para sua fiel execuo; VIII. vetar projetos de lei total ou parcialmente; IX. dispor sobre a organizao e o funcionamento da administrao municipal, na forma da lei; X. comparecer ou remeter mensagem e plano de governo Cmara Municipal por ocasio da abertura da sesso legislativa, expondo a situao do Municpio e solicitando as providencias que julgarem necessrias; XII. fixar as tarifas dos servios pblicos concedidos, permitidos e autorizados, bem como daqueles explorados pelo prprio Municpio, conforme critrios estabelecidos na legislao municipal; XIII. enviar a Cmara M:unicipal o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e a proposta de oramento nesta Lei Orgnica; XI. prestar anualmente, a Cmara Municipal, dentro de quarenta e cinco dias corridos, aps a abertura da sesso legislativa, as

contas referentes ao exerccio anterior; XIV. prover os cargos pblicos municipais na forma da lei; XV. colocar disposio da Cmara, os recursos correspondente s dotaes oramentrias a ela destinada,at o dia vinte de cada ms, dentro dos limites estabelecidos na Constituio Federal, nunca inferior ao limite mximo, nela estabelecido; XVI. encaminhar aos rgos competentes os planos de aplicao e as de contas exigidas em lei; XVII. fazer publicar os atos oficiais; XVIII. comunicar populao mensalmente, por meios eficazes, informaes sobre receitas e despesas da Prefeitura, bem como, sobre planos e programas em implantao; XIX. prestar a Cmara, dentro de quinze dias corridos, as informaes pela mesma solicitadas, salvo, prorrogao a seu pedido e por prazo determinado, em face de complexidade da matria ou da dificuldade de obteno dos dados pleiteados; XX. prover os servios e obras da administrao pblica; XXI. superintender a arrecadao dos tributos, bem como a guarda e aplicao da receita, autorizando as despesas e pagamentos dentro das disponibilidades oramentrias ou dos crditos votados pela Cmara; XXII. cessar a licena que houver concedido ao estabelecimento cuja atividade venha a se tornar prejudicial sade, higiene, segurana, ao sossego e aos bons costumes; XXIII. aplicar multas previstas em leis e contratos, bem como rev-las quando impostas irregularmente; XXIV. resolver sobre os requerimentos, reclamaes ou representaes

que lhe forem dirigidas; XXV. oficializar,obedecidas as normas urbansticas aplicveis, as vias e logradouros pblicos, mediante denominao aprovada pela Cmara; XXVI. aprovar projetos de edificao e plano de arruamento e zoneamento urbano; de acordo com o PDM. XXVII. Organizar os servios internos das reparties criadas por lei, sem exercer as verbas para tal destinadas; XXVIII. Contrair emprstimos e realizar operaes de crditos mediante prvia autorizao da Cmara; XXIX. Providenciar sobre a administrao dos bens do Municpio e sua alienao, na forma da lei; XXX. Organizar e dirigir nos termos da leis, os servios relativos s terras do Municpio; XXXI. Desenvolver o sistema virio do Municpio; XXXII. Conceder auxlio, prmios e subvenes, nos limites das respectivas verbas a oramentrias e do plano de distribuio, prvia e anualmente aprovado pela Cmara; XXXIII. providenciar sobre o incremento do ensino; XXXIV. estabelecer a diviso administrativa do Municpio, de acordo com a lei; XXXV. solicitar o auxlio das autoridades policiais do Estado para garantir do cumprimento de seus atos; XXXVI. solicitar, obrigatoriamente, autorizao da Cmara para ausentar-se do Municpio por tempo superior a quinze dias corridos; XXXVII. adotar providncias para conservao e salvaguarda do patrimnio municipal;

XXXVIII. publicar at trinta dias corridos, aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria; XXXIX. permitir o uso de bens municipais por terceiros, com a prvia autorizao da Cmara Municipal. XL. Celebrar convnios com entidades pblicas ou particulares, com prvia autorizao do poder Legislativo, remetendo cpia fiel do inteiro teor dos instrumentos respectivos Cmara Municipal de Valena, no prazo de 15 (quinze) dias corridos, contados da data da assinatura. XLI. Remeter a Cmara Municipal, dia 20 de cada ms, as parcelas das dotaes oramentrias que devem ser despendidas por duodcimos; XLII. Abrir crdito extraordinrio nos casos de calamidade pblica, comunicando o fato Cmara Municipal. XLIII. Expedir os atos referentes situaes funcional dos servidores. XLIV. Nomear e demitir servidores, nos termos da lei. XLV. Determinar a abertura de sindicncia e a instaurao de inqurito administrativo. Pargrafo nico. O Prefeito poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos IX e XV, deste artigo . XLVI. Decretar estado de calamidade publica. Art. 78. At trinta dias antes do trmino do mandato, o Prefeito Municipal entregar ao seu sucessor e publicar, relatrio da situao da administrao municipal que conter, dentre outras, informaes autorizadas sobre: I. Dvida do Municpio, por credor, com as datas dos respectivos

vencimentos, inclusive das dvidas a longo prazo e encargos decorrentes de operaes de crdito, informando sobre a capacidade da administrao municipal de realizar operaes de crdito de qualquer natureza: II. Medidas necessrias regularizao das contas municipais perante o Tribunal de Contas ou rgo equivalente, se for o caso; III. Prestaes de contas de convnios, celebrando com organismos da Unio e do Estado, bem como do recebimento de subvenes ou auxlios; IV. Situao dos contratos com concessionrias e permissionrias de servios pblicos; V. Estado de contratos de obras e servios em execuo ou apenas formalizados, sobre o que foi realizado e pago e o que h por executar e pagar, com os prazos respectivos; VI. Transferncias a serem recebidas da Unio e do Estado por fora de mandamento constitucional ou de convnio; VII. Projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo em curso na Cmara Municipal, para permitir que a nova administrao decida quando convenincia de lhes dar prosseguimento, acelerar o seu andamento ou retir-los; VIII. Situao dos servidores do Municpio, seu custo, quantidade e rgo em que esto lotados e em exerccio. Art. 78- A. O atual Prefeito constituir uma Comisso de inventrio que ter a finalidade de levantar o inventrio dos bens patrimoniais, mveis e imveis, e dos documentos e valores que devero ser entregue ao novo titular eleito.

Art.78-B. A comisso de que trata o artigo anterior dever ser instalada com antecedncia mnimade 10( dez) dias teis em relao data por lei estabelecida PA Ra a posse e transmisso do cargo 1 de janeiro do exerccio subseqente quele em que ocorreram as eleies. Art. 78-C. Comporo a Comisso de Inventrio servidores da respectiva Prefeitura, devendo ser a mesma presidida por membro escolhido pelo atual titular. Pargrafo nico. Dever ainda participar da Comisso, na qualidade de membro, um ou mais representantes do Prefeito eleito, se este o indicar a data prevista no art. 78 B. Art. 78- D. Concludos o trabalho da Comisso, o Presidente e demais membros rubricaro todas as peas e relaes produzidas, que passaro afazer parte integrante do Termo de transmisso de Cargo. Seo nica. Da Responsabilidade do Prefeito, da Perda e Extino do Mandato Art. 79. Os crimes que o Prefeito Municipal praticar, no exerccio do mandato ou em decorrncia dele, por infrao penais comuns ou por crimes de responsabilidade, sero julgados perante o Tribunal de Justia do Estado. !. A Cmara Municipal, tomando conhecimento de qualquer ato do Prefeito que possa configurar infrao penal comum ou crime de responsabilidade, nomear comisso especial para apurar os fatos que no prazo de trinta dias corridos, devero ser apreciados pelo Plenrio. 2. Se o Plenrio entender procedentes as acusaes determinar o envio do apurado Procuradoria Geral da Justia para as providncias;

se no, determinar o arquivamento, publicando as concluses de ambas decises. 3. Recebida a denncia contra o Prefeito, pelo Tribunal da Justia, a Cmara decidir sobre a designao do Procurador para assistente de acusao. 4. O Prefeito ficar suspenso de suas funes com o recebimento de denncia pelo Tribunal de Justia, que cessar, se at cento e oitenta dias corridos, no tiver concludo o julgamento. 5. So crimes de responsabilidade do Prefeito aqueles definidos pela legislao federal. Art. 80. So infraes poltico-administrativas do Prefeito, (Crime de Responsabilidade), sujeitas ao julgamento pela Cmara Municipal e sancionadas com a cassao do mandato: I. Impedir o funcionamento regular do Poder Legislativo; II. Impedir o exame de livros, folhas de pagamento e demais documentos que devam constar dos arquivos da Prefeitura, bem como a verificao de obras e servios municipais, por comisso de investigao da Cmara ou auditoria, regularmente instituda; III. Desatender, sem motivo justo, as convocaes ou os pedidos de informaes da Cmara, quando feitos a tempo e na forma regular; IV. Relatar a publicao ou deixar de publicar as leis e atos oficiais sujeitos a essa formalidade; V. Deixar de apresentar Cmara no devido tempo, o projeto de lei de diretrizes oramentrias e a proposta oramentria anual VI. Descumprir o oramento aprovado para exerccio financeiro; VII. Praticar, contra expressa disposio de lei, ato de sua competncia, ou omitir-se na sua prtica;

VIII. Omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do Municpio, sujeitos administrao Municipal; IX. Ausentar-se do Municpio, por tempo superior ao permitido em lei, ou afastar-se da Prefeitura sem autorizao da Cmara Municipal; X. Proceder de modo incompatvel com a dignidade e o decoro do cargo. Art. 81. O processo de cassao do mandato do Prefeito pela Cmara, por infraes definidas no artigo anterior, obedecer ao seguinte rito: I. a denncia escrita da infrao poder ser feita por qualquer eleitor, com a exposio dos fatos e indicao das provas; se o denunciante for Vereador, ficar impedido de votar sobre a denncia e de integrar a Comisso Processante. Se o denunciante da Cmara, passar a Presidncia legal, para os outros do processo, e s voltar, se necessrio para completar o quorum julgamento. II. De posse da denncia, o Presidente da Cmara, na primeira sesso ordinria, determinar a sua leitura e consultar a Cmara sobre o seu recebimento. Decidido o recebimento, pelo voto de dois tero de seus membros, na mesma sesso ser constituda a Comisso Processante, com trs Vereadores sorteados dentre os desimpedidos, os quais elegero desde logo o Presidente e o relator; III. Recebendo o processo, o Presidente da Comisso iniciar os trabalhos dentro de cinco dias teis, notificando o denunciado, com a remessa de cpia da denncia e dos documentos que a instrurem, para que no prazo de dez dias teis, apresente defesa prvia, Poe, escrito, indique as provas que pretende produzir e arrole testemunhas, at o mximo de oito. Decorrido o prazo de defesa, a

Comisso Processante emitir parecer em cinco dias teis, opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denncia, a qual, neste caso, ser submetida ao Plenrio. Se a comisso opinar pelo prosseguimento, o Plenrio designar, desde logo, o inicio da investigao e determinar os atos e diligncias que se fizerem necessrias para o depoimento do denunciado e inquirio de testemunhas; IV. O denunciado dever ser intimado e informado de todos os atos do processo, pessoalmente ou na pessoa do seu Procurador, com antecedncia mnima de vinte e quatro horas, sendo-lhe permitido o procurador, assistir as diligencias e audincias, bem como formular perguntas s testemunhas e requerer o que for de interesse da defesa; V. Concluda a instruo, ser aberta vista do processo ao denunciado, para razes finais de cinco dias teis e aps a Comisso Processante emitir Parecer Final, pelo procedncia ou improcedncia da acusao,e solicitar ao Presidente da Cmara a convocao de sesso para julgamento. Na sesso de julgamento, o processo ser lido integralmente e , a seguir, os Vereadores que o desejarem podero manifestar-se verbalmente pelo tempo mximo de dez minutos cada um, e, ao final, procedente o denunciado ou seu Procurador ter o prazo mximo de duas horas para produzir a sua defesa oral; VI. Concluda a defesa proceder-se- a tantas votaes secretas quantas forem as infraes articuladas na denncia . Considerarse- definitivamente afastado do cargo o denunciado que for declarado, pelo voto de dois teros, pelo menos, dos Membros da Cmara, incurso em qualquer das infraes definidas no art. 79 desta

Lei Orgnica. Concludo o julgamento, o Presidente da Cmara proclamar imediatamente o resultado e far lavrar ata que consigne a votao secreta sobre cada infrao, e , se houver condenao expedir o competente decreto legislativo de cassao do mandato do Prefeito; VII. O processo a que se refere este artigo dever estar concludo dentro de noventa dias corridas contados da data em que se efetivar notificao inicial do denunciado. Transcorrido o prazo sem julgamento o processo ser arquivado, sem prejuzo de nova denncia, ainda que sobre os mesmos fatos. Pargrafo nico. Caso a Comisso Processante opine pelo prosseguimento do processo, o Prefeito, ficar suspenso de suas funes,

cessando o afastamento se o processo no for julgado no prazo previsto no inciso VI deste artigo. Art. 82. vedado ao Prefeito assumir cargo ou funo na administrao pblica direta ou indireta, ressalvada a posse em virtude de concurso pblico, bem como desempenhar funo de administrao em qualquer empresa privada, observados os preceitos da Constituio Federal. 1. O descumprimento do disposto neste artigo importar em perda do mandato. 2. As incompatibilidades declaradas no art. 63, seus incisos e alneas, desta Lei Orgnica estendem-se, no que forem aplicveis ao Prefeito e aos Secretrios Municipais ou ocupantes de cargos da mesma natureza. Art. 83. Ser declarado vago pela Cmara Municipal, o cargo de

Prefeito quando: I. Ocorrer falecimento, renncia ou condenao, por crime funcional ou eleitoral; II. Deixar de tomar posse, sem motivo justo aceito pela Cmara, dentro do prazo de dez dias corridos; III. Perder ou tiver suspensos os direitos polticos; IV. Ocorrer cassao de mandato nos termos do art. 81 desta Lei Orgnica.

CAPITULO III - Dos Secretrios Municipais

Art. 84. So auxiliares diretos do Prefeito os Secretrios Municipais ou ocupantes de cargos da mesma natureza. Pargrafo nico. Os cargos so de livre nomeao e demisso pelo Prefeito. Art.85. Os Secretrios Municipais, como agentes polticos, sero escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exerccio dos direitos polticos. 1. Compete aos Secretrios Municipais, alm de outras atribuies estabelecidas nesta Lei Orgnica, aquelas da lei referida no artigo seguinte: I. exercer a orientao, coordenao e superviso dos rgo e entidades da administrao municipal na rea de sua competncia e referendar os atos e decretos assinados pelo Prefeito; II. expedir instruo para a execuo das leis, decreto e regulamento; III. apresentar ao Prefeito relatrios peridicos de sua gesto

na Secretaria; IV. praticar os atos pertinentes s atribuies que lhe forem outorgadas ou delegadas pelo Prefeito. V. Comparecer Cmara Municipal sempre que convocados pela mesma, para prestao de esclarecimentos oficiais. 2. O descumprimento do inciso IV deste artigo, sem justificao, importa em crime de responsabilidade. Art.86. Lei complementar dispor sobre a criao, estruturao e competncia dos Secretrios Municipais. 1. A Chefia do Gabinete do Prefeito e a Procuradoria Geral do Municipal, tero estrutura de Secretaria Municipal. 2. Nenhum rgo da administrao pblica municipal, direta ou indireta, deixar de ter vinculao estrutural e hierrquica. Art. 87 . Lei Municipal, de iniciativa do Prefeito, poder criar administrao de bairros e distritos, na forma da Lei. Pargrafo nico. Aos administradores de bairros e distritos, como representantes do Poder Executivo, compete: I. Cumprir e fazer as leis, resolues, regulamentos e, mediante instruo expedidas ele o Prefeito, os atos pela Cmara e por ele aprovados; II. Atender as reclamaes das partes e encaminh-las ao Prefeito, quando se tratar de matria estranha s suas atribuies III. Fiscalizar os servios que lhes so afetos IV. Prestar contas ao Prefeito mensalmente ou quando lhes forem solicitadas. Art. 88. Os Secretrios ou ocupantes de cargos da mesma natureza so solidariamente com o Prefeito pelos atos que assinarem, ordenarem ou praticarem.

Art. 89. Os subsdios dos Secretrios Municipais sero fixados per lei de iniciativa da Cmara Municipal, dentro dos limites e critrios estabelecidos na Constituio Federal e nesta lei Orgnica. Pargrafo nico. Os secretrios Municipais de trinta dias, sem prejuzo dos subsdios. Art. 90. Os auxiliares diretos do Prefeito apresentaro declarao de bens no ato da posse e no trmino do exerccio do cargo, que contar dos arquivos da Prefeitura.

CAPTULO IV - Da Procuradoria Geral do Municpio

Art. 91. A Procuradoria Geral do Municpio a instituio que representa, como advocacia geral, o Municpio, judicial e extra-judicialmente, cabendo-lhe, nos termos de lei complementar que dispuser sobre sua organizao e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurdicos ao Poder Executivo. 1 - A Procuradoria Geral do Municpio tem por chefe o Procurador Geral do Municpio nomeado pelo Prefeito dentre integrantes da carreira de Procurador Municipal, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros da Cmara Municipal, para mandato de dois anos, permitida a reconduo por uma nica vez. 2. A destituio do Procurador Geral do Municpio pelo Prefeito, dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta da Cmara Municipal. Art.92. O ingresso na carreira de Procurador Municipal far-se- mediante concurso pblico de provas de ttulos, assegurada a participao da sub-seo, da Ordem dos Advogados do Brasil, em sua

realizao. Inclusive na elaborao do programa e quesitos das provas observadas, nas nomeaes, a ordem de classificao.

CAPTULO V - Da Guarda Municipal

Art. 93. O Municpio poder constituir guarda municipal fora auxiliar destinada proteo de seus bens, servios e instalaes, nos termos da Constituio Federal e lei complementar. 1. A lei complementar de criao da Guarda Municipal dispor sobre acesso, direitos, deveres, vantagens e regime de trabalho, com base na hierarquia e disciplina. 2. A investidura nos cargos de guarda municipal far-se- mediante concurso pblico de provas ou de provas e ttulos.

TTULO IV - Da Organizao Administrativa CAPTULO I - Da Estrutura Administrativa

Art. 94.A Administrao Municipal constituda dos rgos integrados na estrutura administrativa da Prefeitura e de entidades dotados de personalidades jurdica prpria. 1. Os rgos da administrao direta que compe a estrutura da Prefeitura se organizam e se coordenam, atendendo aos princpios tcnicos recomendveis ao bem desempenho de suas atribuies. 2. As entidades dotadas de personalidades jurdicas prpria que compem a administrao indireta do Municpio se classificam em: I. Autarquia o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprias, para executar atividades

tpicas da administrao pblica que requeira, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada; II. Empresa pblica entidade dotada de personalidade jurdica de direito, com patrimnio e capital do Municpio, criada por lei, para explorao de atividades econmicas que o Municpio seja levado a exercer por fora de contingncia ou convenincia administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito; III. Sociedade de economia mista, entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei, para explorao de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria ao Municpio ou a entidade da administrativa indireta; IV. Fundao pblica a entidade dotada de personalidade jurdica, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgo ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos do Municpio e de outras fontes. 3. A entidade que trata o inciso do pargrafo anterior adquire personalidade jurdica com a inscrio da escritura pblica de sua constituio no Registro Civil de Pessoas Jurdicas.

CAPTULO II - Dos Atos Municipais Seo I - Da Publicidade dos Atos Municipais.

Art. 95. A publicao das leis e dos atos municipais far-se- em rgo da imprensa local, regional, pela internet ou por afixao na

sede da Prefeitura ou da Cmara Municipal, conforme o caso. 1. A escolha do rgo de imprensa para a divulgao das leis e dos atos administrativos farse- atravs de licitaes, observada a legislao pertinente, em que se levaro em conta no s as condies de preo, como as circunstncias de freqncia, horrio, tiragem e distribuio. 2. Nenhum ato produzir efeito antes de sua publicao. 3. A publicao dos atos no normativos pela imprensa, poder ser resumida. Art.96. O Poder Executivo far publicar na imprensa oficial do Municpio, quando houver, pela internet e no local de costume: I. Mensalmente, o balancete resumido das receitas e das despesas; II. Mensalmente, os montantes de cada um dos tributos arrecadados e os recursos recebidos; III. Anualmente, at quinze de maro,pelo rgo oficial do Estado, as contas de administrao, constitudas do balano financeiro, do balano patrimonial, do balano oramentrio e demonstrao das variaes patrimoniais, em forma sinttica. IV. Bimestralmente, at o dia 30 (trinta) dias subseqentes, o relatrio resumido da execuo oramentria de que trata o artigo 52, da Lei Complementar 101/2000. V. Quadrimestral mente, at 30 (trinta) dias aps o encerramento do perodo a que corresponder, os relatrios de gesto fiscal de que trata o art. 54, da Lei Complementar 101/2000. VI. O Poder Executivo dever se adequar Lei Municipal n.1.923, de 25 de maro de 2008.

Pargrafo nico. Ao Poder Legislativo caber publicar o disposto no inciso IV e V.

Seo II - Dos Livros

Art. 97. O Municpio manter os livros que forem necessrios ao registro de seus servios.

1. Os livros sero abertos, rubricados e encerrados pelo Prefeito ou pelo Presidente da Cmara, conforme o caso, ou por funcionrio desligado para tal fim. 2. Os livros referidos neste artigo podero ser substitudos por fichas ou outro sistema, convencionalmente autenticado.

Seo III - Dos Atos Administrativos

Art. 98. Os atos administrativos de competncia do Prefeito devem ser expedidos com obedincia s seguintes normas: I. Decreto, numerado em ordem cronolgica, nos seguintes casos: a) regulamentao de lei; b) instituio, modificao ou extino de atribuio no constantes de lei; c) regulamentao interna dos rgo que forem na administrao municipal; d) abertura de crditos especiais e suplementares, at o limite autorizado por lei, assim como de crditos extraordinrios; e) declararo de utilidade pblica ou necessidade social, para

fins de desapropriao ou de servido administrativa; f) aprovao de regulamento ou de regime das entidades que compem a administrao municipal; g) permisso de uso dos bens municipais, conforme a lei; h) medidas de execuo do plano diretor de desenvolvimento integrado do Municpio; i) normas de efeitos externos, no privativos da lei; j) fixao e alterao de preos. k) Contratos e convnios celebrados nas esferas municipal, estadual e federal, devero ser numerados em ordem cronolgica anualmente. II. Portaria nos seguintes casos: a) provimento e vacncia dos cargos pblicos e demais atos de defeitos individuais; b) lotao nos quadros de pessoal; c) abertura de sindicncia e processos administrativos, aplicao de penalidades e demais atos individuais de efeito internos; d) outros casos determinados em lei ou decreto. III. Contrato nos seguintes casos: a) admisso de servidores para servios de carter temporrio nos termos desta Lei Orgnica e Constituio Federal. b) execuo de obras e servios municipais, nos termos da lei. Pargrafo nico. Os atos constantes dos incisos II e III deste artigo podero ser delegados.

Seo IV - Das Proibies

Art.99. O Prefeito, o Vice-Prefeito, os vereadores e os Secretrio do

Prefeito, bem como as pessoas ligadas a quaisquer deles por matrimnio ou parentesco afim ou consangneo at o terceiro grau ou por adoo, no podero contratar com o Municpio, subsistindo a proibio at seis meses aps findas as respectivas funes. Pargrafo nico. No se incluem nesta proibio os contratos cujas clusulas e condies sejam a todos os interessados. Art. 100. A pessoa jurdica em debito com o sistema de seguridade social como estabelecido em lei federal, no poder contratar com poder pblico nem dele receber benefcios ou incentivos fiscais ou crditos.

Seo V - Das Certides.

Art. 101. A Prefeitura e a Cmara so obrigadas a fornecer ao interessado, no prazo mximo de quinze dias corridos, certides dos atos, contratos, desde que requeridas para fins de direito determinado, sob pena de responsabilidade da autoridade ou servidor que negar ou retardar a sua expedio, No mesmo prazo devero atender s requisies judiciais se outro prazo no for fixado pela autoridade judicial. Pargrafo nico. As certides relativas ao Poder Executivo sero fornecidos pelo Secretario ou, ocupante de cargo da mesma natureza, de administrao da Prefeitura, exceto as declaratrias de efetivo exerccio do Prefeito, que sero fornecidas pelo Presidente da Cmara.

CAPTULO III - Dos Bens do Municpio.

Art. 102. So Bens municipais: I. bens mveis e imveis de seu domnio pleno, direito ou til: II. direitos e aes que a qualquer titulo pertencem ao Municpio. III. guas fluentes emergentes e em depsitos, localizadas exclusivamente em seu territrio. IV. renda proveniente do exerccio de suas atividades e da prestao de servios. Art. 103. A alienao, o gravame ou cesso de bens municipais, a qualquer titulo subordina-se existncia de interesses pblicos devidamente justificados e sero sempre precedidas de avaliao, autorizaes legislativas e de processo licitatrio, conforme as seguintes normas: I. quando imveis, depender de autorizao legislativa e concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos: a) doao, devendo constar obrigatoriamente do contrato os encargos do donatrio, o prazo de seu cumprimento e a clausula de retrocesso, sob pena de nulidade do ato: b) permuta; c) na reaquisio do domnio til de imvel sob o regime enfitutico.

II. Quando mveis, depender de licitaes, dispensada esta nos seguintes casos: a) Doao que ser permitida exclusivamente para fins de interesse social: b) Permuta; c) Aes, que sero vendidas em Bolsa.

Art. 104. O Municpio, preferencialmente venda ou doao de seus bens imveis, outorgar concesso de direito real de uso, mediante prvia autorizao legislativa e concorrncia. Art. 104- A. vedada a aplicao da receita de capital derivada da alienao de bens que integram o patrimnio pblico para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei. Art. 104- B. A venda a proprietrios lindeiros de imveis remanescentes, resultantes de obras pblicas ou de modificao de alinhamentos, inaproveitveis para edificaes, depender de prvia avaliao e autorizao legislativa. Art. 105. A aquisio de bens, por compra ou permuta, depender de prvia avaliao e de autorizao legislativa. Art. 106. O uso de bens municipais por terceiros poder ser feito mediante concesso, permisso ou autorizao, conforme o caso e o interesse pblico o exigir. 1. A concesso administrativa de bens pblicas de uso comum s poder ser outorgada para finalidades escolares, de assistncia social, de sade, turstica ou de atendimento s calamidades pblicas. 2. Na concesso administrativa de bens pblico de usos especiais e dominiais, concessionria de servios pblicos e entidades assistenciais ser dispensada a licitao. 3. Os bens patrimoniais do Municpio devero ser classificados: I. pela sua natureza; II. em relao a cada servio. 4. Dever ser feita, anualmente, a conferncia da escriturao patrimonial com os bens existentes, e, na prestao de contas exerccio, ser includo o inventrio de todos os bens municipais.

CAPTULO IV - Das Obras e Servios Municipais

Art.107. Nenhum empreendimento de obras e servios do Municpio poder ter incio sem prvia elaborao do plano respectivo, no qual, obrigatoriamente, consiste: I. a viabilidade do empreendimento, sua convenincia e oportunidade para o interesse comum; II. os pormenores para a sua execuo; III. os recursos para o atendimento das respectivas despesas; IV. os prazos para o seu inicio e concluso, acompanhados da respectiva justificao: valor da obra e quantos empregos diretos. 1. Nenhuma obra, servio ou melhoramento, salvo casos de extrema urgncia, ser valor da obra quantos empregos diretos executada sem prvio oramento do seu custo. 2. As obras pblicas podero ser executadas pela Prefeitura, por autarquias e demais entidades da administrao indireta, e, por terceiros, mediante licitao. Art.108. A concesso ou a permisso de servio pblico depender de autorizao legislativa e contrato precedido de licitao. Art. 106. 1. Sero nulas de plano direito as permisses, as concesses, bem como quaisquer outros ajustes feitos em desacordo com o estabelecido neste artigo. 2. Os servios permitidos ou concedidos ficaro sempre sujeitos regulamentao e fiscalizao do Municpio, incumbido, aos que os executem, sua permanente atualizao e adequao s necessidades dos usurios.

3. O Municpio poder retomar, sem indicao, os servios permitidos ou concedidos, desde que executados em o ato ou contrato, bem como aqueles que se revelarem insuficientes para o atendimento dos usurios. 4. As concorrncia para a concesso de servios pblicos devero ser precedidas de ampla publicidade, observada a legislao federal pertinente. Art. 108- A. O Municpio prestar diretamente, ou sob regime de permisso ou concesso, sempre por meio de licitao, os servios pblicos de sua competncia, disciplinando e organizando-os mediante lei que dispor sobre: I. regime das empresas concessionrias e permissionrias de servios pblicos, o carter especial de seu contrato e de sua prorrogao, bem como as condies de caducidade, fiscalizao e resciso de concesso ou permisso. II. Os direitos dos usurios. III. A poltica tarifria. IV. A obrigao de manter servio adequado. Art.108-B. vedada administrao direto e a indireta a contratao de servios e obras com empresas que no atendam s normas relativas sade, segurana do trabalho e proteo do meio ambiente, nos termos da lei. Art. 108- C. As obras e servios de grande vulto, que envolvam endividamento considervel e impliquem em significativa alterao do aspecto da cidade, com reflexos sobre a vida e os interesses da populao, sero submetidas a plebiscito, a critrio da Cmara Municipal, por deliberao da maioria absoluta dos Vereadores.

Art. 108- D. O Municpio se adequar Lei n 1.939, de 13 de maio de 2008.

Art. 109. As tarifas dos servios pblicos devero ser fixadas pelo Executivo, tendo-se em vista a sua justa remunerao. Art.110. Nos servios, obras e concesses do Municpio, bem como nas compras e alienaes, ser adotada a licitao, nos termo da lei. Art. 111. O Municpio poder realizar obras e servios de interesse comum, mediante convnio com Estado, a Unio ou entidades particulares, bem assim, atravs de consrcios, com outros Municpios de acordo com a lei.

TTULO V - Da Tributao e Do Oramento CAPTULO I - Do Sistema Tributrio Municipal Seo I - Das Disposies Gerais

Art. 112. O Municpio poder instituir os seguintes tributos: I. imposto; II. taxas, em razo do exerccio do Poder de Polcia ou pela utilizao efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuintes ou postos a sua disposio; III. contribuio de melhoria, decorrentes de obras pblicas. 1. Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei o patrimnio, os rendimentos e as atividades

econmicas do contribuinte. 2. As taxas no podero ter base de clculo prprio de impostos.

3. A legislao municipal sobre matria tributaria respeitar as disposies da lei complementar federal: I. sobre conflito de competncia; II. regulamentao s limitaes constitucionais do poder de tributar; III. as normas gerais sobre: a) definio dos tributos a suas espcies, bem como fatos geradores, base de clculos de contribuies e impostos; b) obrigao, lanamento, crdito, prescrio e decadncia tributrios; c) adequado tratamento tributrio ao ato cooperativo pelas sociedades cooperativas. 4. O Municpio poder instituir contribuio, cobradas de seus servidores para o custeio em benefcio destes, de sistema de previdncia e assistncia social. Art.112- A. Lei complementar estabelecer: I. As hipteses de incidncia, base de clculo e sujeitos passivos da obrigao tributria. II. O lanamento e a forma de sua notificao. III. Os casos de excluso, suspenso e extino de crditos tributrios. IV. A progressividade dos impostos. Pargrafo nico. O lanamento tributrio observar o devido processo legal.

Seo II - Das Limitaes do Poder de Tributar.

Art. 113. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado ao Municpio: I. exigir ou aumentar tributos sem lei que o estabelea;

II. instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontre em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos; III. cobrar tributos; a) em relao a fatos geradores ocorridos antes do inicio da Lei que os houver institudo ou aumentados; b) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicado a Lei que os institui ou aumentou. IV. Utilizar tributo com efeito de confisco; V. Estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens por meios de tributos intermunicipais, ressalvada a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo Municpio; VI. Instruir imposto sobre: a) patrimnio, rendo ou servios da Unio ou do Estado e de outros municipais; b) templos de qualquer culto; c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos,inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituio de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos,

atendidos os requisitos da lei federal; d) livros, jornais, peridicos e o papel destinado sua impresso. VII. Estabelecer diferena tributria entre bens e servios de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino. VIII. Outorgar isenes e anistias fiscais, ou permitir a remisso da dvida, sem interesse pblico justificado, sob pena de nulidade do ato; 1. A vedao do inciso VI, a, extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios vinculados s suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. 2. As vedaes do inciso VI a e a do pargrafo anterior no se aplicam ao patrimnio, a renda e aos servios relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados ou que haja contra prestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativo ao bem imvel. 3. As vedaes expressas no inciso VI, alneas b e c , compreendem somente o patrimnio, a renda e os servios relacionados com as finalidades essncias da entidades nelas mencionadas. 4. A lei determinar medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que indicam sobre mercadorias e servios. 5. Qualquer anistia ou remisso que envolva matria tributria s poder ser concedidas atravs de lei municipal especfica de interesse pblica justiado.

Seo III - Dos Impostos dos Municpios.

Art.114. Compete ao municpio instituir impostos sobre: I. propriedade predial e territorial urbana; II. transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como cesso de direitos sua aquisio. III. servios de qualquer natureza, no compreendidos na competncia do Estado, definidos em lei complementar prevista no art. 155, II da Constituio Federal 1. Sem prejuzo da progressividade no tempo a que se refere o art. 182, 4,II da Constituio Federal, o imposto previsto no inciso I poder: a - ser progressivo em razo do valor do imvel; e b - ter alquotas diferentes de acordo com a localizao e o uso de imvel. 2. O imposto previsto no inciso II: a) no incide sobre a transmisso de bens ou direitos incorporados ao patrimnio de pessoa jurdica em realizao de capital,nem sobre a transmisso de bens ou direitos decorrentes de fuso, incorporao, ciso ou extino de pessoa jurdica,salvo se, nesses casos, a atividade do adquirente for compra e venda desses bens ou direitos, locao de bens imveis ou arrendamento mercantil; b) compete ao Municpio em razo da localizao do bem. 3. Em relao ao imposto previsto no inciso III, cabe lei complementar

a - fixar as suas alquotas mximas; b - excluir da sua incidncia exportao de servios para o exterior.

Seo IV - Das Receitas Tributrias Repartidas

Art.115. Pertencem ao Municpio: I. o produto da arrecadao do imposto da Unio sobre renda e provento de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer ttulo, por ele, suas autarquias e pelas fundaes que instituir ou manter; II. cinqenta por centro do produto da arrecadao do imposto da Unio sobre a propriedade territorial rural relativamente aos imveis neles situados; III. cinqenta por cento do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre a propriedade de veculos automotores licenciados em seu territrio; IV. a sua parcela de vinte e cinco por cento do produto da arrecadao do imposto do Estado sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestao de servios de transporte interestadual e de comunicao, ICMS, na forma de pargrafo seguinte; V. a sua parcela de vinte e dois por cento inteiros e cinco dcimos por cento do produto da arrecadao dos imposto sobre renda e provento de qualquer natureza e sobre produtos industrializados, atravs do Fundo de Participao dos Municpios em transferncias mensais na proporo do ndice apurado pelo Tribunal de Contas da Unio; VI. a sua parcela dos vinte e cinco por cento relativos aos dez por

cento que o Estado receber da Unio do produto da arrecadao do imposto sobre produtos industrializados,na forma do pargrafo nico deste artigo. Pargrafo nico. As parcelas do ICMS a que faz jus o Municpio sero calculadas conforme dispuser Lei Estadual, assegurando-se que no mnimo, trs quartas partes sero na proporo do valor adicionado nas operaes realizadas no seu territrio. Art.115- A . vedada a reteno ou qualquer restrio entrega e ao emprego dos recursos atribudos ao Municpio nesta seo, neles compreendidos os adicionais e acrscimo relativos a imposto. Pargrafo nico. A vedao prevista neste artigo no impede a Unio e dos Estados de condicionarem a entrega de recursos: I. ao pagamento de sues crditos, inclusive de suas autarquias; II. ao cumprimento do disposto no art. 198,2, II e III da Constituio Federal. Art. 115 B. Caber a lei complementar federal ou estadual: I. definir valor adicionado para fins do disposto no art. 115, pargrafo nico; II. estabelecer normas sobre a entrega dos recursos especialmente sobre os critrios de rateio dos fundos de que trata o art. 115, inciso V, objetivando promover o equilbrio socioeconmico entre o Estado e o Municpio; III. dispor sobre o acompanhamento pelo Municpio do clculo das quotas e da liberao das participaes previstas no art. 115 e inciso V. Pargrafo nico. O Tribunal de Contas da Unio efetuar o clculo das quotas referentes aos fundos de participao a que alude o

inciso II. Art. 116. O Municpio acompanhar o clculo das quotas e a liberao de sua participao nas receitas tributrias a serem repartidas pela Unio e pelo Estado na forma da lei complementar federal. Art. 117. O Prefeito divulgar, at o ltimo dia do ms subseqente ao da arrecadao, o montante de cada um dos tributos arrecadados e os recursos recebidos.

CAPTULO II - Das Finanas Pblicas.

Art. 118. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I. o plano plurianual; II. as diretrizes oramentrias; III. os oramentos anuais; 1 -A lei que instituir o Plano Plurianual estabelecer as diretrizes, os objetivos e metas da Administrao Municipal direta e indireta, abrangendo os programas de manuteno e expanso das aes de governo, e nenhum investimento, cuja execuo ultrapasse o exerccio financeiro, poder ser iniciado sem prvia incluso no Plano Plurianual ou sem lei que autorize a incluso. 2 - A lei de diretrizes Oramentrias, de carter anual, compreender: I. As prioridades e metas da administrao Municipal. II. As orientaes para elaborao da Lei Oramentria Anual. III. Os ajustamentos do Plano Plurianual decorrentes de reavaliao da realidade econmica e social do Municpio. IV. As disposies sobre a alterao da legislao tributria. V. As aplicaes dos agentes financeiros de fomento, com a

apresentao de prioridades. VI. A projeto das despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente. VII. Dispor tambm sobre: a) Equilbrio entre receitas e despesas; b) Critrios e forma de limitao de empenho, a ser efetivada nas hipteses previstas no art. 9 e no inciso II 1 do art.31 da lei complementar n101/2000; c) Normas relativas ao contrato de custos e avaliao dos resultados dos programas financeiros com recurso dos oramentos; d) Demais condies e exigncia para transferncia de recursos a entidades pblicas e privadas. 3. O Poder executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. 4. Os Planos e programas municipais, distritais, de bairros, regionais e setoriais previstos nesta Lei Orgnica sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pela Cmara Municipal, aps discusso com entidades representantes da Comunidade. 5. A lei oramentria anual compreender: I. o oramento fiscal referente aos Poderes Legislativo e Executivo, seus fundos, rgo e entidades da administrao direta e indireta. Inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico Municipal; II. o oramento de investimento das empresas em que o Municpio direta ou indiretamente detenha a maioria do capital social com direito a voto; III. a proposta de lei oramentria ser acompanhada de

demonstrativo do efeito sobre receitas e despesas decorrente de isenes, anistias, remisses e benefcios de natureza financeira e tributria. IV. O programa analtico de obras, especificando as Secretarias e os Departamentos.

6. Os oramentos previsto no 5, I e II deste artigo, compatibilizados com o plano plurianual tero entre suas funes, a de reduzir desigualdades entre distritos, bairro e regies, segundo critrio populacional. 7. A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo, na proibio, a autorizao para abertura de crdito suplementares e contrao de operao de crdito, ainda que por antecipao da receita, nos termos da lei. 8. Obedecero s disposies de lei complementar federal especifica legislao municipal referente a: I. exerccio financeiro; II. vigncia ,prazos, elaborao e organizao do plano plurianual, da lei de diretrizes oramentrias anual; III. normas e gesto, financeira e patrimonial da administrao direta e indireta, bem como instituio de fundos. 9. O Poder Legislativo, atravs do seu Presidente, poder, por meio de decreto, suplementar as dotaes oramentrias deste Poder ,por anulao ou remanejamento de dotao sem alterar os valores globais consignados na lei de oramentos. Art. 119.Os projetos de lei relativos aos Planos Plurianual, s Diretrizes Oramentrias e Proposta do Oramento Anual sero

apreciados pela Cmara Municipal na forma do Regimento Interno, respeitados os dispositivos deste artigo. 1. Caber Cmara Permanente de Finanas e Oramentos: I. examinar e emitir parecer sobre os projetos e propostas referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Prefeito; II. examinar e emitir parecer sobre os planos e programas de investimentos e exercer o acompanhamento e fiscalizao oramentrias, sem prejuzo de atuao das demais Comisso da Cmara.

2. As emendas s sero apresentadas perante a comisso, que sobre elas emitir parecer escrito. 3. As emendas ao projeto de lei do oramento anual aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovados caso: I. sejam compatveis com o plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II. indiquem os recursos necessrios e admitidos apenas os proveniente de anulao de despesas, excludas as que incidam sobre: a) dotao para pessoal e seus encargos; b) servios da dvida municipal; III. sejam relacionadas: a) com a correo de erros ou omisses; b) com os dispositivos do projeto de lei 4. As emendas ao Projeto de lei de diretrizes oramentrias no podero ser aprovadas quando incompatveis com o plano plurianual 5. O Prefeito enviar mensagem Cmara Municipal para propor

modificao dos projetos e proposta a que se refere este artigo enquanto no iniciada a votao, na Comisso, da parte cuja alterao proposta. 6. Os Projetos de lei Oramentrias de que trata esta lei Orgnica devero os seguintes prazos para encaminhamento e apreciao: I. para o primeiro ano da nova legislatura: a) o plano plurianual, com entrada na Cmara at o dia 30 de abril e devoluo dia 30 de junho do mesmo ano; b) as diretrizes Oramentrias, com entrada at o dia 15 de agosto e devoluo at o dia 30 de setembro do mesmo ano; c) o Oramento anual, com entrada at o dia 31 de outubro e devoluo prevista at o dia 15 de dezembro do mesmo ano ; II - para os demais anos da legislatura: a) as Diretrizes Oramentrias, com entrada at o dia 15 de maio e devoluo prevista at o dia 30 de junho de cada ano; b) os Oramentos anuais, com entrada at 31 de outubro e devoluo prevista at o dia 15 de dezembro de cada ano . III A Cmara no entrar em recesso a aprovao dos projetos de leis oramentrias. 7. Aplicam-se aos projetos e proposta mencionadas neste artigo, no que no contrariar o disposto nesta sesso s demais normas relativas ao processo legislativo. 8. Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio de proposta e oramento anual, ficarem sem despesas correspondentes, podero ser utilizados conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. Art. 119- A. O Poder Legislativo encaminhar ao Setor de Planejamento

e Oramento, at sua respectiva proposta oramentrio, exclusivamente para efeito de consolidao na proposta de oramento do Municpio, no cabendo qualquer tipo de anlise ou apreciao de seus aspectos de mrito e contedo, atendidos os princpios constitucionais, estabelecidos a esse respeito. Pargrafo nico. Fica assegurado ao Poder Legislativo Municipal, alm da observncia do estabelecido na Lei de Diretrizes Oramentrias, o limite de despesas estabelecido no art. 29 A da Constituio Federal , fixado o valor do repasse a que faz jus em 8% (oito por cento) do valor das receitas efetivamente arrecadas no exerccio financeiro do ano anterior e que creditado at o dia 20(vinte) de cada ms, em forma de duodcimo, independentemente da proporcionalidade estabelecida entre o valor total das dotao do Poder Legislativo e o oramento geral do Municpio.

Art.120. Aplicam-se aos projetos de lei de diretrizes oramentrias, do oramento anual e do plano plurianual, no que no contrariar o disposto nesta seo, as regras gerais do processo legislativo. Art. 121. So vedadas: I. o inicio de programas ou projetos no includos na lei oramentrias; II. a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes diretas que excedem os crditos oramentrios ou adicionais; III. a realizao de operaes de crdito que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizao mediante crditos suplementares e especiais com a finalidade precisa, aprovadas pela Cmara Municipal por maioria absoluta; IV. a vinculao de receita de imposto a rgo, fundo ou despesas,

ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os art. 115 e inciso V do mesmo artigo, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade e para manuteno e desenvolvimento do ensino, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198,2, e 212 da Constituio Federal, e a prestao de garantias s operaes de credito por antecipao de receita, previstas no artigo . 118, 7, bem como o disposto no 4 deste artigo; V. A abertura de credito suplementar ou especial sem prvia autorizao legislativa, por maioria, absoluta, e sem indicao dos recursos correspondente; VI. A transposio, o remanejamento ou transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa, por maioria absoluta; VII. A concesso ou utilizao de crditos ilimitados; VIII. A utilizao, sem autorizao legislativa especfica por maioria absoluta, de recursos do oramento anual para suprir necessidades ou cobrir dficit de empresas, fundaes ou fundos do Municpio; IX. A instituio de fundos de qualquer natureza sem prvia autorizao legislativa, por maioria absoluta; 1. Nenhum investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro poder ser iniciado sem prvia incluso no plano plurianual ou sem que autorize a incluso, sob pena de crime contra a administrao. 2. Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizao, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio,

caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente. 3. A abertura de crdito extraordinrio somente ser admitido para atender as despesas imprevisveis e urgente, decorrentes de calamidades pblicas, pelo Prefeito. 4. permitida a vinculao de receitas prprias geradas pelos impostos a que se refere o art.114, e dos recursos de que tratam os art. 115 V do mesmo artigo, para a prestao de garantia ou contra garantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta. Art. 122. Os recursos correspondentes s dotaes oramentrias compreendidos os crdito suplementares e especiais destinados Cmara Municipal, ser-lhes-o entregues at o dia vinte de cada ms. Pargrafo nico. Os recursos de que se trata o caput deste artigo no podero ser superiores aos limites mximos definidos pela Constituio Federal, nem inferiores em relao proporo fixada na Lei Oramentria. Art. 123. A despesas com o pessoal ativo e inativo do Municpio no poder exceder 54%( cinqenta e quatro por cento) da receita corrente liquida, s se admitindo contratao de pessoal se houver dotao oramentria suficiente e prvia autorizao legal. 1. A concesso de qualquer vantagem ou aumento de remunerao, a criao de cargos ou alterao de estrutura de carreiras, bem como a admisso de pessoal, a qualquer ttulo, pelos rgos e entidades da administrao direta ou indireta, mantidas pelo Municpio, s podero ser feitas se: I. se houver prvia dotao oramentria suficiente para atender s projetos de despesas de pessoal e aos acrscimos dela decorrentes:

II. Houver autorizao especfica na Lei de Diretrizes Oramentrias. 2. Na verificao do atendimento dos limites definidos neste artigo, no sero computadores as despesas: I. de indenizao por demisso de servidores ou empregados; II. relativas a incentivos demisso voluntria; III. derivadas da aplicao do disposto do disposto no art. 20, 2. Desta Lei Orgnica. 3 - A repartio dos limites globais desse artigo no poder exceder os seguintes percentuais: I - 6%( seis por cento) para o Legislativo, includo o Tribunal de Contas, quando houver; II - 54% (cinqenta e quatro por cento) para o Executivo.

TTULO VI - Da Ordem Econmica CAPTULO I - Dos Princpios Gerais da Atividade Econmica.

Art. 124. O Municpio, na sua circunscrio territorial e dentro de sua competncia constitucional, assegura a todos, dentro dos princpios da ordem econmica fundada na valorao do trabalho humano e na livre iniciativa, existncia digna, observados os seguintes princpios:

I. autonomia Municipal; II. propriedade Privada; III. funo social da Propriedade; IV. livre concorrncia; V. defesa do Consumidor; VI. defesa do meio-ambiente;

VII. reduo das desigualdades regionais e sociais; VIII. busca do pleno emprego; IX. tratamento favorecido para empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte, s microempresas, s cooperativas e associaes 1. assegurado a todos o livre exerccio de qualquer atividade econmica independentemente de autorizao dos rgos pblicos municipais, salvo nos casos previstos em lei; 2. Na aquisio de bens e servios, o Poder Pblico Municipal, dar tratamento preferencial, na forma da lei, s empresas brasileiras de capital nacional, principalmente as de pequeno porte. 3. A explorao direta da atividade econmica pelo Municpio s ser permitida em caso permitida em caso de relevante interesse coletivo na forma da lei complementar que, dentre outras coisas, especificar as seguintes exigncias para as empresas pblicas e sociedades de economia mista ou entidades para criar ou manter: I. regime jurdico das empresas privadas, inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias; II. proibio de privilgios fiscais no extensivos ao setor privado; III. subordinao a uma secretaria municipal; IV. adequao da atividade ao Plano Diretor, ao Plano Plurianual e s diretrizes oramentrias; V. oramento anual aprovado pela Cmara Municipal. 4. assegurado o exerccio de atividades aos vereadores ambulantes e artesos nos espaos pblicos disponveis, em conformidade com a lei e o regulamento.

Art. 124 - A. Incumbe ao Municpio, dar a mais ampla divulgao dos balanos, oramentos, contratos pblicos e concursos. 1. So instrumentos de transparncias de gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico: os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias; as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio, o Relatrio Resumido da Execuo Oramentrio e Relatrio de Gesto Fiscal; e as verses simplificadas desses documentos. 2. A transparncia ser assegurada tambm mediante incentivo participao popular e realizao de audincias pblicas, durante os processos de elaborao e de discusso dos planos, leis diretrizes oramentrias e oramentos. 3. As contas apresentadas pelo Prefeito ficaro disponveis, durante todo o exerccio, no respectivo Poder Legislativo e no rgo tcnico responsvel pela sua elaborao, para consulta e apreciao pelos cidados e instituio da sociedade. Art.125. a prestao de servios pblicos, pelo Municpio ou sob regime de concesso ou permisso, ser regulada em lei complementar que assegurar: I. a exigncia de licitao em todos os casos; II. definio do carter dos contratos especial dos contratos de concesso ou permisso, casos de prorrogao, condio de caducidade, forma de fiscalizao e resciso; III. os direitos dos usurios; IV. a poltica tarifria; V. a obrigao de manter servios de boa qualidade; VI. mecanismos de fiscalizao pela comunidade e usurios;

Art. 126. O Municpio promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento social e econmico. Art. 127. O Municpio formular programas de apoio e fomento s empresas de pequeno porte, microempresas e cooperativas de pequeno produtores rurais, industriais, comerciais ou de servios, incentivando seu fortalecimento atravs da simplificao das exigncias legais, do tratamento fiscal diferencial e de outros mecanismo previsto em lei.

Captulo II - Da Poltica Urbana.

Art. 128. A poltica de desenvolvimento urbano , executada pelo Poder Pblico Municipal, conforme diretrizes fixadas em lei estadual e federal, tem por finalidade ordenar o plano desenvolvimento das funes da cidade e seus bairro, dos distritos e dos aglomerados urbano e garantir o bem-estar de seus habitantes. 1. O Plano Diretor, aprovado pela Cmara Municipal, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana; 2. A propriedade urbana cumpre a sua funo social quando atende s exigncias fundamentais de ordenao urbana expressas no Plano Diretor; 3. Os imveis urbanos desapropriados pelo Municpio sero pagos com prvia e justa indenizao em dinheiro, salvo nos casos do inciso III, do pargrafo seguinte. 4. O proprietrio do solo urbano includo no Plano Diretor, com rea no edificada, no utilizada nos termos da lei federal, dever promover seu adequado aproveitamento sob pena sucessivamente de:

I. parcelamento ou edificao compulsrios; II. imposto sobre a propriedade predial e territorial urbano progressivo no tempo; III. desapropriao com pagamento mediante ttulos da divida pblica municipal, de emisso previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de at dez anos, em parcelas anuais iguais e sucessivas, asseguradas o valor real da indenizao e os juros legais.

5. Poder tambm o Municpio organizar fazendas coletivas ,orientadas ou administrativa pelo poder pblico destinadas formao de elementos aptos s atividades agrcolas. Art. 129. O Poder Diretor Municipal fixar, normas sobre zoneamento, parcelamento, loteamento, uso e ocupao do solo contemplando reas destinadas s atividades econmicas, reas de lazer, cultura e desportos, residenciais, reserva de interesse urbanstico, ecolgico e tursticas, para o fiel cumprimento do exposto no artigo anterior. 1. Lei complementar estabelecer as formas de participao popular na sua elaborao, garantindo-se a colaborao das entidades profissionais, e o processo de discusso com a comunidade, divulgao, formas de controle de sua execuo e reviso peridica. 2. O Plano dever considerar a totalidade de territrio Municipal. Art. 129 A. O Plano Diretor Municipal dispor, entre outras matrias, sobre: I. Normas relativas ao desenvolvimento urbano. II. Poltica de formulao de planos setoriais. III. Critrio de parcelamento, uso e ocupao do solo, e zoneamento,

prevendo reas destinadas a moradias populares, com facilidade de acesso aos locais de trabalho, servios e lazer. IV. Proteo ambiental. Pargrafo nico. O controle de uso e ocupao do solo urbano implica, entre outras, nas seguintes medidas: I. Regulamentao do zoneamento. II. Especificao dos usos do solo, permitido ou permissveis em relao a cada rea, zona ou bairro da cidade. III. Aprovao ou restrio de loteamentos. IV. Controle das construes urbanas. V. Proteo da esttica da cidade. VI.Preservao das paisagens, dos monumentos, da histria da cultura da cidade.

VII. Controle da poluio. Art. 129-B. Para a elaborao das partes que compem o Plano Diretor Municipal, em especial as relativas delimitao das zonas urbana e agrcola, sistema virio, zoneamento, loteamentos, preservao, renovao, urbana, equipamentos, devero, obrigatoriamente, ser levadas em considerao, entre outras, as seguintes diretrizes: I. O planejamento global do Municpio, com vistas: a) integrao cidade-campo, direcionando-se as diversas reas e regies, segundo critrios recomendveis de ocupao, e na medida do possvel, a sua vocao natural, impondo-se restrines de uso e coibindo-se o adensamento, na faixa do territrio municipal ao longo das divisas com os demais Municpio, destinando-a

produo agrcola e demais atividades compatveis, de forma a constituir um cinturo verde sua volta; b) sua integrao Regio, em especial, relativamente s funes de interesse comum, para facilitar a integrao da organizao, do planejamento e da execuo dessas funes, mediante convnios, nos quais se procurar estipular os usos e atividades recomendveis para as diversas regies, tendo-se em vista, principalmente, evitar a conurbao aberta , com uma ocupao e adensamento desordenado. II. A preservao do meio ambiente, em especial: a) Pela projeo das novas ligaes virias; b) Pela liberao e implantao ordenada de novos loteamentos, de conjuntos habitacionais e assentamentos populares; c) Pela explorao controlada das atividades de minerao, especialmente ao logo do seu principal rio, impondo-se a obrigao da recomposio das reas atingidas,ou ainda o seu adequado aproveitamento alternativo. III. A economia de custos , a funcionalidade e a comodidade urbanas, em especial, pelo planejamento e regulamentao de:

a) Sistemas virios ou vias novas em determinadas regies, com liberao concomitante de loteamentos, com projeo coincidente de vias e com a cobrana obrigatria da contribuio de melhoria; b) Loteamento com a implantao de infra-estrutura recomendvel a cada regio e tipo de loteamento; c) Conjuntos habitantes, com a implantao de infra-estrutura

e equipamentos urbanos e comunitrios, a cargo dos responsveis; d) Condomnios, com limitao de sua dimenso em at um quarteiro, entendido este como a rea compreendida dentro dos segmentos de quatro, quadras, ressalvados os casos indicados em lei, no interesse de preservao ambiental. IV. A aplicao, conforme o caso, entre outros, na forma da lei, dos seguintes institutos jurdicos: a) Contribuio de melhoria; b) Desapropriao para reurbanizao; c) Pagamento, nas desapropriaes amigveis, mediante concesso de ndices construtivos; d) Concesso de ndices construtivos aos proprietrios de imveis tombadas, aos que sofrem limitao em razo do tombamento, ou que cederem ao Municpio, imveis sob preservao. V. A regularizao fundiria, mediante estabelecimento de normas especiais de urbanizao. Art. 129-C. O Plano Diretor Municipal de Desenvolvimento Integrado definir o sistema, diretrizes e bases do planejamento municipal equilibrado, harmonizando-o com o planejamento estadual e nacional. Art. 129-D. A promulgao do Plano Diretor se far se far por lei municipal especifica, aprovada por maioria de dois teros dos votos dos membros da Cmara Municipal, em duas votao, interaladas de dez dias. Art. 129- E. O planejamento municipal ser realizada, na forma de lei, por entidade municipal, que sistematizar, as informao bsicas, coordenar os estudos, elaborar os planos e projetos relativos ao Plano diretor e supervisionar a sua implantao.

Art. 130. Como medida de manter a tranqilidade das reas residenciais e no centro da cidade vedado ao Poder Pblico Municipal; I. Expedir alvar de licena e funcionamento para oficinas,casas noturnas, bares e similares, com servio de som externo; II. Expedir alvar de licena e funcionamento para indstrias e similares dentro de permetro urbano, com exceo da pequena indstria e a empresa artesanal, que por sua natureza no produzam impacto ambiental. III. Expedir alvar de licena e funcionamento pra bares, peixarias, funerrias e casas noturnas no centro da cidade, garantindo a renovao daqueles j existentes. Art. 131. As terras pblicas no utilizadas ou subutilizadas, e as discriminadas sero destinadas prioritariamente a assentamentos de populao de baixa renda e a instalao de equipamentos coletivos. Pargrafo nico. Fica assegurado o uso coletivo de propriedade urbana ocupada, pelo prazo mnimo de cinco anos, por populao de baixa renda desde que requerida em juzo por Entidade representativa da comunidade, qual caber o titulo de domnio e a concesso de uso. Art. 132. O Municpio implantar sistema de coleta, transporte e ou disposio final de lixo, utilizando processos que envolvem sua reciclagem. Pargrafo nico. proibido aterro sanitrio em reas imprprias e a menos de 05(cinco) Km da zona urbana e distante 02(dois) Km da via de acesso principal. Art. 133. Ser criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, com representao de rgos Pblicas, Entidades Profissionais

e de moradores, objetivando definir diretrizes e programas submetidos a Cmara Municipal, alm de acompanhar a avaliar as aes do Poder Pblico na forma da Lei. Art. 133-A. O Municpio dever organizar sua administrao e exercer suas atividades de um processo de planejamento permanente. Art. 133-B. A poltica de desenvolvimento urbano visa a assegurar, entre outros, os seguintes objetivos: I. A urbanizao e regularizao de loteamento. II. O estmulo preservao de reas perifricas de produo agrcola, pecuria e esturia. III. A preservao, a proteo e a recuperao do meio ambiente e da cultura. IV. A criao e a manuteno de parques de interesse urbanstico, social, ambiental, turstico e de utilizao pblica. V. A utilizao racional do territrio e dos recursos naturais, mediante controle da implantao e funcionamento de atividades industriais, comerciais, residenciais e virias. Art.133- C. Entre os setores especiais incluir-se-o os de produo cientfica e cultural, localizados em regies onde se concentram instituies cincia, cultura e s artes, para os quais sero traadas diretrizes peculiares de uso e ocupao do solo. Art. 133-D. O Municpio, por iniciativa prpria, ou com a colaborao do Estado, providenciar o estabelecimento de um sistema estatstico, cartogrfico e de geologia, que servir como base para o planejamento.

TTULO VII - Da Ordem Social

Capitulo I - Das Disposio Gerais

Art.134. a ordem social tem por base o primado do trabalhador e como objetivo o bem-estar e justia social.

Art.135. Ao Municpio cumpre assegurar o bem-estar social, garantindo o pleno de indivduos, especialmente das pessoas portadoras de deficincias, aos bens e servios essenciais ao seu desenvolvimento como pessoas humanas e seres sociais. Art.136. O Municpio assegurar em seus oramentos anuais, a sua parcela de contribuio para financiar a seguridade social. Art. 137. O trabalho obrigao social, garantindo a todos o direito ao empregos e a justa remunerao, que proporcione a existncia digna na famlia e na sociedade. Art. 138. O Municpio manter rgos especializados, incumbidos de exercer ampla fiscalizao dos servios pblicos por ele concedidos e da reviso de suas tarifas. Pargrafo nico. A fiscalizao de que trata este artigo compreende o exame contbil e as percias necessrias apurao das inverses de capital e dos lucros auferidos pelas empresas concessionrias.

CAPTULO II - DA SADE

Art. 139. O Municpio manter, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servio de sade pblica, higiene e saneamento a serem prestados gratuitamente populao. Pargrafo nico . Visando a satisfao do direito sade, garantindo

na Constituio Federal, o Municpio no mbito de sua competncia, assegurar: I. Atendimento integral e universalizado, com prioridade para as atividades previstas, sem prejuzos dos servios assistenciais; II. Participao da comunidade na formulao, gesto e controle das polticas e aes; III. Integrao das aes de sade, saneamento bsico e ambiental; IV. Prestao de assistncia mdica, odontolgica, farmacutica, anlise clinicas e hospitalar s pessoas carentes residentes neste Municpio, desde que no amparado por nenhum rgo previdencirio; V. Acesso a todas as informaes de interesses para a sade; VI. Dignidade e qualidade no atendimento. Art.140. O Municpio aplicar, anualmente, em aes e servios pblicos de sade, recursos nunca menos que o equivalente a percentuais e condies estabelecidos na Constituio da Repblica e em lei complementar federal. 1. Os recursos do Municpio destinados s aes e servios pblicos de sade e os transferidos pela unio para a mesma finalidade sero aplicados por meio do Fundo de Sade que ser acompanhado e fiscalizado pelo Conselho de sade, sem prejuzo dos demais sistemas de controle, regidos pela legislao pertinente em vigor. 2. A assistncia sade livre iniciativa privada, obedecidos os requisitos da lei e as diretrizes da poltica de sade. I. As instituio privadas podero participar, em carter supletivo, do sistema de sade do Municpio, segundo as diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio de direito pblico

ou convnio s entidades filantrpicas; II. No ser permitido o uso no autorizado de agrotxico e de qualquer tipo ou espcie de anabolizantes ( hormnios), na engorda de animais. As infraes a este dispositivo sero consideradas e punidas como crime de responsabilidade. 3- As instituio privadas podero participar, de forma complementar, do Sistema nico de Sade,mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia s entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos, podendo a lei conceder isenes, as que prestem servios de atendimento aos portadores de deficincias. 4. vetado ao Municpio a destinao de recursos pblicos para auxilio e subvenes as instituio privadas com fins lucrativos. 5. Propiciar, por todos os meios a seu alcance, o acesso da populao a todos os programas, aes e servios de sade e as informaes a eles, referentes. 6. O Conselho Municipal de sade fica responsvel pela gerncia do Sistema de Sade Municipal. 7. As aes e servios de sade do Municpio sero desconcentrados nos distritos, onde se formaro conselhos comunitrios de sade, nos termos da lei municipal. Art. 141.Para consecuo dos objetos referidos no art. 138 desta Lei Orgnica, o Municpio dever: I.Controlar e facilitar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamento, equipamentos Imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; II. Executar as aes, de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador;

III. Ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; IV. Participar da formulao da poltica da execuo das aes de saneamento bsico; V. Incrementar, em sua rea de atuao, o desenvolvimento cientifico e tecnolgico; VI. Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendidos o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para o consumo humano; VII. Participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; VIII. Colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho; IX. Promover a implantao e a manuteno de rede local de posto de sade, de higiene, ambulatrio mdicos, depsitos de medicamente e gabinetes, com prioridade em fator das localidades e reas rurais em que no haja servios federais ou estaduais correspondentes; X. Promover a prestao permanente de socorros de urgncias a doentes e acidentados, por seus prprios meios ou atravs de convnios com entidades particulares; XI. A triagem e o encaminhamento de insanos mensais e doentes desamparados quando no seja possvel dar-lhes assistncia e tratamento com os recursos locais; XII. A elaborao de planos e programas locais de sade em harmonia com os sistemas nacional e estadual dessa rea; XIII. Propor combate ao uso de txico. Art. 142. Fica criado o Conselho Municipal de Preveno s drogas

que ser constitudo de profissionais da rea de sade, educao, associao de bairros e instituio de finalidade filantrpicas. Pargrafo nico. A participao nos conselhos comunitrios de sade e em outras formas prevista em Lei ser gratuita e considerada servio social relevante. Art. 142- A. A inspeo mdica, nos estabelecimentos de ensino municipal, ter carter obrigatrio. Art. 142- B. A sade direito de todos os municpios e dever do Poder Pblico, assegurada mediante polticas sociais e econmicas que visem eliminao do risco de doenas e outros agravos e os acessos universal e igualitrio s aes e servios para a sua promoo, proteo e recuperao. Art. 142- C. As aes de sade so de relevncias pblicas, devendo sua execuo ser feita preferencialmente atravs de servios pblico e , complementarmente, atravs de servios de terceiros. Pargrafo nico. vedado ao Municpio cobrar do usurio pela prestao de servios de assistncia sade mantidos pelo Poder Pblico ou contratos com terceiros.

CAPTULO III - Da Assistncia Social

Art. 143. O Municpio articular na sua circunscrio territorial, com recursos da seguridade social, consoante normas gerais federais, os programas de ao governamental na rea de assistncia social,tendo por objetivo precpuo, dentre outros: I. A proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e s pessoas da terceira idade;

II. A ajuda aos desempregados e s famlias numerosas desprovidas de recursos; III. A proteo e encaminhamento de menores abandonado; IV. O recolhimento, encaminhamento e recuperao de desajustados e marginais; V. O combate mendicncias e ao desemprego, mediante integrao ao mercado de trabalho; VI. O agenciamento e a colocao de mo-de-obra local; VII. A habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincias e promoo de sua integrao na vida comunitria; 1. As entidades beneficentes e de assistncia social sediada no Municpio podero integrar os programas referidos no caput deste artigo. 2. A comunidade, por meio de suas organizaes representativas, participar na formulao das polticas e no controle de aes. 3. Na formulao e desenvolvimento dos programas de assistncia social, o Municpio buscar a participao das associaes representativas da Comunidade. 4. facultativo ao Municpio no estrito interesse pblico: I. Conceder subvenes a entidades assistncias privadas declaradas de utilidade pblica, sem fins lucrativos, por lei municipal; II. Firmar convnio com entidade pblica ou privada para prestao de servios social comunidade local; III. Estabelecer consrcios com outros municipal visando o desenvolvimento de servios comuns de sade e assistncia social. Art.144. Compete ao Municpio suplementar, se for o caso, os planos de previdncia social, estabelecidos na lei federal.

Art. 144- A. As aes na rea social sero custeadas na forma do art. 195 da Constituio Federal e organizadas com base nos seguintes princpios: I. Coordenao e execuo dos programas de sua esfera pelo Municpio. II. Participao do povo na formulao das polticas e no controle das aes.

CAPTULO IV - Da Educao, Cultura, Desporto e Lazer

Art. 145. O Municpio estimular o desenvolvimento das cincias, das artes, das letras e da cultura em geral, observando o disposto na Constituio Federal. 1. Ao Municpio compete suplementar quando necessrio,a legislao federal e a estadual dispondo sobre o desenvolvimento cultural da comunidade. 2. A lei dispor sobre fixao de datas comemorativas de alta significao para o Municpio. 3. A administrao municipal cabe, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para franquear sua consulta a quantos dela necessitam 4. Ao Municpio cumpre proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico, e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos. Art. 146. A Educao, enquanto direito de todos, um dever do estado e da sociedade e deve ser baseada nos princpios da democracia, da liberdade de expresso, da sociedade e do respeito aos direitos

humanos, visando a constituir-se em instrumento do desenvolvimento da capacidade de elaborao e de reflexo crtica da realidade. 1. Os recursos para a manuteno e desenvolvimento do ensino compreendero:

I. Vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendido a proveniente de transferncias; II. As transferncias especificas da Unio e do Estado; 2. Os recursos referidos no pargrafo anterior podero ser dirigidos, tambm s escolas comunitrias, confeccionais ou filantrpicas na forma da lei desde que atendidas na prioridade da rede de ensino do Municpio. Art. 147. O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I. Igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III. Pluralismo de idias e de concepes pedaggicas; IV. Gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; V. Valorizao das profissionais de ensino, garantido na forma de lei; VI. Gesto democrtica de ensino, garantida a participao de representantes da comunidade, na forma de lei; VII. Garantia de padro de qualidade. Art. 148. O dever do Municpio com a educao ser efetivado mediante a garantia de: I. Ensino fundamental obrigatrio e gratuito, assegurada, inclusive,

sua oferta gratuita para todos os que a ele no tiverem acesso na idade prpria; II. Atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; III. Atendimento a creche e pr-escolar a crianas de zero a seis anos de idade; IV. Acesso aos nveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criao artstica segundo a capacidade de cada um; V. Oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; VI. Atendimento ao educando, no ensino fundamental, atravs de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade. 1. O acesso ao ensino fundamental obrigatrio e gratuito, constitui direito pblico subjetivo, podendo qualquer cidado e o Ministrio Pblico acionar o poder pblico para exigi-lo ou promover a competente ao judicial, quando for o caso. 2. O no oferecimento do ensino obrigatrio pelo Municpio ou a sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. 3. Compete ao Municpio recensear os educando no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola. Art. 149. O ensino oficial do municpio ser gratuita em todos os nveis e autuar prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil. 1. O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa.

2. O Municpio orientar, por todos os meios, a educao fsica nos estabelecimento municipais de ensino e particulares que recebem auxlio do Municpio. 3. O Municpio ministrar o ensino dos princpios da cultura afrodescendente, com enfoque prtica de capoeira, bem como ensino de cooperativo, turismo e cidadania. Art. 150. O ensino livre iniciativa privada, atendidas as seguintes condies: I. Comprimento das normas gerais de educao nacional; II. Autorizao e avaliao de qualidade pelo rgos competentes. Art. 151. Os recursos do Municpio sero destinados s escolas pblicas, podendo ser dirigidas s escolas comunitrias, confessionais ou filantrpicas, definidas em lei federal que: I. Comprovem finalidade no-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educao; II. Asseguram a destinao de seu patrimnio outra escola comunitria, filantrpica ou confessional ou ao Municpio no caso de encerramento de suas atividades. Pargrafo nico. Os recursos de que trata esse artigo sero destinados a bolsas de estudo para o ensino fundamental, na forma de lei, para os que demonstrarem insuficincia de recursos, quando houver falta de vagas e cursos regulares da rede pblica na localidade da residncia do educando, ficando o Municpio obrigado a investir prioritariamente na expanso de sua rede na localidade. Art. 152. O Municpio auxiliar, pelos meios ao seu alcance, as organizaes beneficentes, culturais e amadoristas, nos termos da lei, sendo que as colegiais, tero prioridade no uso de estgio, campos

e instalaes de propriedade do Municpio. Art. 153. O Municpio manter os professores municipais em nvel econmico, social e moral altura de suas funes. Art. 154. Integram o atendimento ao educando os programas suplementares de materiais didticos escolares, transporte, alimentao e assistncia sade. Pargrafo nico. Ser garantindo o atendimento em creche casulo s crianas de 0(zero) a 06 (seis) anos de idade. Art. 155. O Sistema de Ensino do Municpio ser organizado com base nas seguintes diretrizes, alm daqueles estabelecidas nesta lei Orgnica: I. Adaptao das diretrizes da legislao federal e estadual s peculiaridades locais, inclusive quanto ao calendrio escolar;

II. Manuteno de padro de qualidade atravs do controle pelo conselho Municipal de Educao; III. Gesto democrtica, garantindo a participao de entidades da comunidade na concepo, execuo e avaliao dos processos educacionais; IV. Garantia de liberdade de ensino, de pluralismo religioso e cultural; V. opcional o ensino religioso nos horrios normais de todos os estabelecimentos municipais de ensino; Art. 156. Sero criados os Conselhos Municipais de Educao e Colegiados Escolares, cuja composio e competncias sero definidas em lei, garantindo-se a representao da comunidade escolar e da sociedade. Pargrafo nico. Os Diretores, Vice-Diretores e Orientadores Educacionais

sero escolhidos atravs de eleio direta, na forma da lei; Art. 157. da competncia comum da Unio, do Estado e do Municpio proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia. Art. 158. O Municpio estimular o desenvolvimento das cincias ,das artes, das letras e da cultura em geral, observado o disposto na Constituio Federal. 1. Ao Municpio compete suplementar quando necessrio, a legislao federal e estadual dispondo sobre o desenvolvimento cultural da comunidade. 2. A lei dispor sobre fixao de datas comemorativas de alta significao para o municpio. (Art. 145 2 .) 3. administrao municipal cabe, na forma da lei, a gesto da documentao governamental e as providncias para freqentar sua consulta a quantos dela necessitem.(Art. 145 3.) 4. Ao Municpio cumpre proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgico. (Art. 145 4.) Art. 159. O Municpio apoiar e incentivar a valorizao, a produo e a difuso das manifestao culturais, prioritariamente, as diretamente ligadas sua histria, sua comunidade e aos seus bens, atravs de: I. Criao, manuteno e abertura de espaos culturais; II. Intercmbio cultural e artstico com outros municpios e Estados; III. Acesso livre aos acervos de bibliotecas, museus e arquivos; IV. Aperfeioamento e valorizao dos profissionais da cultura;

Art. 160- Ficam sob a proteo do Municpio os monumentos, as paisagens naturais notvel, os documentos, as obras, os conjuntos e stios de valor histrico, paisagstico, artstico, cultural, arquelogo, paleontolgico, ecolgico e cientifico tombados pelo Poder Pblico Municipal. Pargrafo nico. Os bens tombados pela Unio ou pelo Estado merecero idntico tratamento, mediante convnio. Art. 160- A. O Poder Pblico, com a colaborao da comunidade, promover e proteger o patrimnio cultural municipal, por meio de inventrios, registros, vigilncia, tombamento, desapropriao e outras formas de acautelamento e preservao. 1. Os danos e ameaas ao patrimnio cultural sero punidos na forma da lei. 2. As iniciativas para a proteo do patrimnio histrico-cultural sero estabelecidas em lei. Art. 161. O Municpio promover o levantamento e a divulgao das manifestaes culturais da memria da cidade e realizar concursos, exposies e publicaes para sua divulgao.

Art. 162. O Municpio fomentar as prticas desportivas formais e no formais, dando prioridade aos alunos de sua rede de ensino e a promoo desportiva dos clubes locais Art. 163. Cabe ao Municpio fomentar prticas desportivas de lazer, na comunidade, como direito de cada um, mediante: I. Reserva de espao verdes ou livres, em forma de parques, bosques, jardins e assemelhados, com base fsica de recreao urbana; II. Construo e equipamento de centros poliesportivos e de

centros de convivncia e lazer cultural comunal, respeitando o acesso e circulao de pessoas portadores de deficincia; III. Aproveitamento e adaptao de rios, vales, colinas, lagos, matas e outros recursos naturais, como locais de passeio e distrao. IV. A autonomia das entidades desportivas e educacionais quanto a sua organizao e funcionamento. V. O lazer ativo como forma de bem-estar e promoo social, sade, higiene e educao de todas as faixas etrias e sociais da populao. VI. O estimulo construo, manuteno e aproveitamento de instalaes e equipamentos desportivo, com destinao de rea para atividade desportivas, nos projetos de urbanizao, habitacionais e de construo nas escolas VII. Instalaes de equipamentos adequados prtica de exerccio fsico pelos portadores de necessidades especiais (fsica ou mental), em centro de criatividade ou em escolas especiais, pblicas ou conveniadas. Pargrafo nico. No tocante s aes a que se refere este artigo, o Municpio garantir a participao de pessoas deficientes nas atividades desportivas e de lazer, incrementando o atendimento especializado.

CAPTULO V - Do Meio Ambiente.

Art. 164. O Municpio providenciar, com participao efetiva da populao, a preservao, conservao, defesa, recuperao e melhoria do meio ambiente natural, artificial e do trabalho, atendidas as peculiaridades regionais e locais, em harmonia com o desenvolvimento

social e econmico, para assegurar a todos cidados o direito ao meio ambiente ecologicamente saudvel e equilibrado. 1. Para assegurar a efetividade desse direto, incumbe ao Municpio; I. Preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II. Definir, em lei complementar, os espaos territorial do Municpio e seus componentes a serem especialmente protegido, e forma de permisso para a alterao e supresso,vedada qualquer utilizao que comprometa a integrao dos atributos que justifiquem sua proteo ; III. Exigir na forma da lei,para instalao de obra, atividade ou parcelamento do solo potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudos prticos de impacto ambiental, a que se dar publicidade; IV. Controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; V. Promover a educao ambiental na sua rede de ensino e a conscientizao da comunidade para a preservao do meio ambiente; VI. Proteger a flora e fauna, vedadas, na forma de lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcie ou submetem animais crueldade; VII. Garantir o amplo acesso da comunidade as informaes sobre fontes causadoras da poluio e degradao ambiental; VIII. Distribuir equilibradamente a urbanizao em seu territrio, ordenando o espao territorial de forma a constituir paisagens

biologicamente equilibradas; IX. Criar e manter reas verdes, na proporo definida no Planejamento Municipal, sendo o Poder Executivo responsvel por evitar a instalao de habitaes nessa rea e pela remoo dos invasores ou ocupantes das mesmas; X. Solicitar dos rgos federais e estaduais pertinentes, auxiliando-os no que couber, aes preventivas e controladoras da poluio e seus efeitos, principalmente nos casos que possam direta ou indiretamente: a)prejudicar a sade, a segurana e o bem estar da populao; b)criar condies inadequadas de uso do meio ambiente para fins pblicos, domsticos, agropecurios e comerciais; c) ocasionar danos flora, fauna, ao equilbrio ecolgico, s propriedades fsico-qumicas e esttica do meio ambiente; XI. Criar ou desenvolver reservas e parques naturais e de recreio, bem como classificar e proteger paisagens, locais de interesse da arqueologia de modo a garantir a conservao da natureza e a preservao das valores culturais de interesse histrico, turstico e artstico; XII. Compatibilizar o desenvolvimento econmico e social do Municpio, com a preservao, o melhoramento e a estabilidade do meio ambiente, resguardado sua capacidade de renovao e a melhoria da qualidade de vida; XIII. Prevenir e reprimir a degradao do meio ambiente e promover a responsabilidade dos autores de condutas e atividades lesivas; XIV. Proibir o desmatamento; XV. Combater a eroso e promover, na forma da lei o planejamento

do solo agrcola independentemente de divisas ou limites de propriedades; XVI. Fiscalizar e controlar o uso de agrotxicos e demais produtos qumicos; XVII. Implantar banco de dados sobre o meio ambiente da regio; XVIII. Exigir a utilizao de prticas conservacionistas que assegurem a potencialidade produtiva do solo; XIX. Incentivar a formao de consrcio de Municpios visando a preservao dos recursos hdricos da regio e a adoo de providncias que assegurem o desenvolvimento e a expanso urbana dentre dos limites que garantem a manuteno das condies ambientais imprescindveis ao bem-estar da populao; XX. Promover e manter o inventario e o mapeamento da cobertura vegetal nativa e dos rios, crregos e riachos, componentes das bacias hidrogrficas, visando a adoo de medidas especiais de proteo, bem como promover o reflorestamento, em especial das margens dos rios, visando a sua perenidade. XXI. Criar o fundo Municipal para recuperao ambiental do Municpio, para onde sero canalizados os recursos advindos das penalidades administrativas ou indenizaes, por danos causados ao meio ambiente, em reas protegidas por lei. 2. Os manguezais, as praias, os costes e as matas e demais rea de valor paisagstico do territrio Municipal ficam sob a proteo do Municpio e sua utilizao far-se- na forma de lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente inclusive, quando ao uso dos recursos naturais; 3. Aquele que explorar recursos minerais, inclusive extrao de

areia, cascalho ou pedreira, fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradando de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma de lei. 4. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, s sanes administrativas e penais, independentemente da obrigao. 5. Estipular multa para agentes poluidores de qualquer natureza, que venham atingir a bacia do Rio Uma, seus afluentes e mananciais aquticos, inclusive devastao de manguezais, ou quaisquer aes predatrias, que venham destruir nosso ecossistema. 6. Fica proibida a sada de madeira em toro, de qualquer espcie, para fora do Municpio. 7. As reas verdes, as praas pblicas e outras reas institucionais no podero ser desafetada. 8. O Municpio providenciar desapropriar terrenos nas regies perifricas de Valena, para assentamento das populaes removidas das reas de preservao ambiental. Art. 165. Os aspectos ambientais sero necessariamente considerados na elaborao do planejamento municipal, atravs do Capitulo do Meio Ambiente, que far parte do Plano Diretor do Municpio, com definio dos espaos a serem especialmente protegidos, independentemente dos que j so contemplados nesta Lei Orgnica. Art. 166. Todo produtor que fizer uso de produtos qumicos deve constituir depsito de lixo txico em sua rea de utilizao, obedecendo aos padres estabelecidos pelos rgos tcnicos oficiais. Pargrafo nico. Os depsitos devero ser localizados em reas seguras, longe de passagem de pessoas ou animais, cursos dgua,

moradias, poos e outros casos onde possam causar danos ao meio ambiente e sade de terceiros. Art. 167. Ter preferncia para sua explorao a iniciativa privada eventualmente proprietria de rea turstica, desde que preencha os requisitos legais, e, desde que essas reas no sejam de interesse da comunidade. Art. 168. O Conselho Municipal de Meio Ambiente tm sua composio e competncia definida em Lei, garantindo-se a representao do Poder Pblico, de entidades ambientalistas e demais associaes representativas da comunidade. Art. 169. O Conselho Municipal de defesa do Meio Ambiente ter dentre outras atribuies, que sero definidas em lei complementar, os poderes de licenciar atividades e obras potencialmente causadoras de degradao ambiental, requisitar e apreciar estudo prvio de impacto ambiental. Pargrafo nico. O Municpio criar a licena ambiental para analisar e decidir sobre atividades e obras que possam, significativamente, afetar o meio ambiente e a sade da populao, e suscetvel de coexistir com as licenas Federal ou Estadual, prevalecendo, no entanto, a mais restrita. Art. 170. Da expedio de licenas ambientais, assim como da autuao de infraes administrativa, relacionamento com o meio ambiente e com o patrimnio histrico-cultural, sero enviadas cpias ao Ministrio Pblico desta Comarca. Art. 171. vedado, em todo territrio Municipal, a instalao de usinas nucleares, bem como o depsito de resduos nucleares ou radioativos gerados fora do Municpio de Valena, sendo vedado

tambm o seu transporte na rea territorial do Municpio.

CAPITULO VI - Do saneamento Bsico

Art. 172. Cabe ao Municpio prover sua populao dos servios bsicos de abastecimento dgua, coleta e disposio adequada dos esgotos e lixo, drenagem urbana de guas fluviais, segundo as diretrizes fixadas pelo Estado e Unio. Art. 173. Os servios definidos no artigo anterior so prestados diretamente por rgos municipais ou por concesso a empresas pblicas ou privadas devidamente habilitadas. 1. Sero cobradas taxas ou tarifas pela prestao dos servios na forma da lei. 2. A lei definir mecanismo de controle e de gesto democrtica de forma que as entidades representativas da comunidade deliberem, acompanhem e avaliem as polticas e as aes dos rgos ou empresas responsveis pelos servios. Art. 173 A. Ser elaborado programas anual de saneamento bsico, de responsabilidade do Poder Pblico Municipal, com auxilio do Estado e da Unio. Pargrafo nico. Nos planos sob responsabilidade do Poder Pblico Municipal, devem constar metas e dotaes oramentrias para a soluo dos problemas decorrentes da falta de saneamento bsico. Art. 173- B. A poltica habitacional do Municpio, integrada a da Unio e a do Estado, objetivar a soluo da carncia habitacional de acordo com os seguintes princpios: I. Oferta de lotes urbanizados.

II. Estmulos e incentivos formao de cooperativas populares de habitao. III. Atendimento prioritrio famlia carente. IV. Formao de programas habitacionais pelo sistema de mutiro e auto-construo.

CAPTULO VII - Dos Recursos Hdricos.

Art. 174. A Administrao Pblico manter plano municipal de recursos hdricos e instituir , por lei, sistema de gesto desses recursos, congregando organismo estaduais e a sociedade civil, assegurando recursos financeiros e mecanismos institucionais necessrios para garantir: I. A proteo das guas aes que possam comprometer o seu uso atual ao futuro; II. A defesa contra eventos crticos que ofeream riscos sade e segurana ou prejuzos econmicos sociais; III. A obrigatoriedade de incluso no plano diretor do Municpio de rea de preservao utilizveis para abastecimento da populao; IV. O saneamento das reas inundveis com restries a edificaes; V. A manuteno da capacidade de infiltrao do solo; VI. A implantao de programas permanentes de racionalizao do uso de gua no abastecimento pblico e industrial e sua irrigao. Pargrafo nico. Ser condicionados aprovao por rgos estaduais

de controle ambiental e de gesto de recursos hdricos, os atos de outorga, pelo Municpio, a terceiros, de direitos, que possam influir na qualidade ou quantidade de gua, superficiais e subterrneas. Art. 175. Fica proibido o desmatamento, a descaracterizao e qualquer outro tipo de degradao ao meio ambiente no trecho de cinqenta metros das margens de todos os rios e mananciais ao Municpio. Pargrafo nico. Os infratores promovero a devida recuperao, atravs dos critrios e mtodos definidos em lei, sem prejuzo da reparao dos danos, eventualmente causados. Art. 176. Fica proibido a abastecimento de pulverizao, de qualquer espcie, utilizado para a aplicao de produtos qumicos na agricultura e pecuria, diretamente nos cursos de gua existentes no Municpio.

CAPTULO VIII - Do Transporte Urbano

Art. 177. O sistema de transporte coletivo um servios pblico essencial e que todo cidado tem direito. Art. 178. Caber ao Municpio o planejamento e controle do transporte coletivo e sua execuo poder ser feita diretamente ou mediante concesso. 1. A permisso ou concesso para explorao de servio no poder ser em carter de exclusividade. 2. Os planos de transporte devem priorizar o atendimento populao de baixa renda. 3.A fixao de tarifas dever contemplar a remunerao dos custos operacionais e do investimento compreendendo a qualidade do

servio e o poder aquisitivo da populao. 4. A Lei estabelecer os casos de iseno de tarifas, padres de segurana e manuteno, horrios, itinerrios e normas de proteo ambiental, alm de cumprimento de exigncias constantes do Plano Diretor e de participao popular. 5. O Municpio poder intervir em empresas de transporte coletivo, a partir do momento em que a mesma desrespeito a poltica de transporte coletivo, o plano virio, provoque danos e prejuzos aos usurios ou pratique ato lesivo ao interesse da comunidade. A interveno ser executada pelo Executivo, com aprovao da Cmara.

Art. 179. Dentro outros estabelecidos em lei, sero inseto do pagamento de tarifas nos transportes coletivos Municipais: I. Idosos acima de sessenta e cinco anos, desde que credenciados; II. Policiais e vigilantes em servio e devidamente identificado; III. Crianas at sete anos; IV. Pessoas portadoras de deficincia, com reconhecida dificuldade de locomoo, bem como seu acompanhante. Pargrafo nico. Os estudantes de ensino fundamental, mdio e superior, gozaro de desconto de cinqenta por cento no valor da passagem, desde que devidamente identificados; Art. 180. O Municpio, em convnio com o Estado, promover programas de educao para o trnsito.

CAPTULO IX - Da Famlia, da Criana, do Adolescente, do idoso e dos Deficientes.

Art. 181. O Municpio dispensar proteo especial ao casamento

e assegurar condies morais, fsicas e sociais indispensveis ao desenvolvimento, segurana e estabilidade da famlia. 1. Sero proporcionadas aos interessados todas as facilidades para a celebrao do casamento. 2. A lei dispor sobre assistncia aos idosos, maternidade e aos excepcionais. 3. Compete ao Municpio suplementar a legislao federal e a estadual dispondo sobre a proteo infncia, juventude, s pessoas portadores de deficincias e de terceira idade, garantindose o acesso a logradouros, edifcios pblicos e veculos de transporte coletivo. 4. Para a execuo do previsto no artigo, sero adotadas, entre outras, as seguintes medidas:

I. Amparo s famlias numerosas e sem recursos; II. Promoo de servios de preveno e orientao contra os males so instrumentos da dissoluo na famlia, bem como de recebimento e encaminhamento de renunciais referentes violncia no mbito das relaes familiares; III. Estimulo aos pais e s organizao para a formao moral, cvica, fsica e intelectual da juventude, includos os portadores de deficincias, sempre que possvel; IV. Colaborao com as entidades assistenciais que visem o atendimento, a proteo e a educao da criana; V. Amparo s pessoas da terceira idade, assegurando sua participao na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhe o direito vida;

VI. Colaborao com a Unio, com o estado e com outros Municpios para a soluo de problemas dos menores desamparados ou desajustados, atravs de processos adequados de permanente recuperao. Art. 182. Lei municipal dispor sobre a construo de logradouros e de edifcios de uso pblico, a adaptao de veculos de transporte coletivo, a sonorizao de sinais luminosos de trnsito, a fim de permitir o seu uso adequado por pessoas portadoras de deficincia. 1 - O Municpio providenciar Servios Mdicos para o atendimento de qualquer pessoa portadora de deficincias fsica ou sensorial, garantindo as mesmas, livre acesso a edifcios pblicos e particulares de freqncia abertura populao. 2. Municpio promover o apoio necessrio aos idosos e deficientes, para fins de recebimento do salrio mnimo mensal, previsto no art. 203, inciso V, da Constituio Federal. 3. Os programas de amparo aos idosos sero executados preferencialmente em seus lares. Art. 183- O Municpio criar programas de atendimento especializao para os portadores de excepcionalidade, bem como de deficincia, e de integrao dos portadores desta, mediante treinamento,

dos que forem adolescentes, para o trabalho, a convivncia e a facilitao do acesso aos bens e servios coletivos, com administrao de preconceitos e obstculos arquitetnicos. Art. 184. Aos maiores de sessenta e cinco anos garantida a gratuidade do transporte coletivo urbano. Art. 185. O Municpio garantir proteo especial servidora pblica gestante, adequando ou mudando temporariamente suas funes,

nos tipos de trabalho comprovadamente prejudiciais sade e aos nascituros, sem que disso decorra qualquer nus posteriores par ao Municpio. Art. 186. O Municpio autuar, em cooperao com Unio e o Estado, visando coibir a exigncia de atestado de estetizao e de teste de gravidez como condio para admisso ou permanncia no trabalho. Art. 187. Fica criado o Conselho Municipal de Proteo dos Direitos da Criana e do Adolescente. 1. O Conselho responder pela implantao da prioridade absoluta aos diretos da criana e do adolescente, dos termos do art. 227 da Constituio Federal. 2 .Para o cumprimento efetivo e pleno de sua misso institucional, o conselho ser: I. Deliberativo II. Composto de representantes das polticas pblicas e das entidades representativas da populao; III. Formulador das polticas, atravs de cooperao no planejamento municipal. (Art. 204 da Constituio Federal); IV. Controlador das aes em todos os nveis. ( Art. 204 da Constituio Federal); V. Definidor do emprego dos recursos do Fundo Municipal da criana e do adolescente.

3. O Fundo Municipal da Criana e do Adolescente mobilizar recursos do oramento municipal, das transferncias Estaduais e Federais e de outras fontes. (Art. 195 e 204 da Constituio Federal).

TTULO VIII - Do incentivo Poltica Agrcola, Pesqueira, Comrcio Industria e Turismo CAPITULO I - Da Agricultura

Art. 188. Ser criado o Conselho Municipal de Agricultura que caber juntamente com o executivo colaborar na poltica agrcola que for planejado pelo Conselho em conjunto com os rgos Federais e Estaduais. 1. O Municpio participar em conjunto com os rgos Federais e Estaduais da Poltica agrcola do Pas. 2. O Municpio proteger e incentivar o pequeno produtor com o objetivo de aumentar sua produo estimulando formas associativas de organizao e cooperativista na zona rural e urbana. 3. Dentre os programas de apoio e fomento a pequenos produtores rurais, o Municpio promover a construo de pequenos audes e casas de farinha comunitrias com distribuio de mudas, sementes e alevinos selecionados alm de outras de carter comunitrio social. 4. O executivo criar a Feira do Pequeno Agricultor, com a colaborao do conselho Municipal de Agricultura. Art. 189. Nos projetos de obras pblicas municipais que alcancem pequenos proprietrios ou rurais, em estabelecimento de explorao direta, pessoal ou familiar e quando os mesmos no possuem outro imvel rural, ser garantia a opo de permuta ou indenizao das reas atingidas, por outras semelhantes na localidade, com o respectivo assentamento, para fins de produo agrria.

190. O Municpio de Valena estabelecer convnios que visem, dentre outros objetivos, a construo de benfeitorias, aquisio de maquinrios e tecnologia para aumentar a produo e os nveis de produtividade, bem como para conservar os recursos naturais renovveis existentes nas reas de atividade alimentar. Art. 191. Qualquer pessoa fsica ou jurdica que se dedique produo, beneficiamente, transformao e comercializao de bens agrcola ou de agrotxicos e biocidas, deve submeter-se ao cadastramento e s normas tcnicas da Prefeitura Municipal. 1. A venda de agrotxicos e biocidas, em todo o Municipal, fica sujeita exibio e reteno do receiturio agronmico, emitido por profissional habilitado; 2. O fabrico, comrcio e utilizao inadequada dos produtos referidos no pargrafo anterior sujeitam os seus agentes s penalidades prevista em lei.

CAPTULO II - Da Poltica Pesqueira

Art. 192. Compete ao Municpio, complementares ao Estado e a Unio, elaborar programas de apoio atividade pesqueira, garantindo, por meio de preveno dos cursos e mananciais de guas, bem como de manguezais, que a populao dedicada a essa atividade no sofra interrupo sua subsistncia. 1. Compreende-se nos programas de apoio atividade pesqueira a distribuio de equipamentos prprios ao seu exerccio e a formao de centros e fazendas de pisciculturas destinadas exclusivamente ao pequeno pescador.

2. O Municpio fiscalizar e punir na forma que lhe compete, todas as atividades danosas ao meio ambiente de vida e reproduo da fauna e flora aqutica, de forma a preservar as espcies e conseqentemente, a atividade pesqueira.

3. Dentro as formas de proteo s espcies aquticas compreendese a proibio da pesca em perodo de desova e a pesca predatria. 4. O Municpio fomentar as formas associativas e cooperativas de produo pesqueira, armazenamento e comercializao dos produtos, destinando recursos oramentrios a esse fim. 5. O Municpio promover medidas de educao ambiental junto populao, tendo como objetivo o controle e manejo dos recursos aquticos.

CAPTULO III - Da Indstria

Art. 193. O Municpio cooperar com o Estado na sua poltica de desenvolvimento industrial, mediante os seguintes princpios: I. Observncia da proteo do meio ambiente; II. Prioridade para a transformao ou beneficiamento de matria prima agrria, a fim de estimular a vocao agrcola do Municpio; III. Uso de outros recursos e humanos existentes no prprio mbito Municipal.

CAPTULO IV - Do Turismo

Art. 194. O Poder Pblico Municipal promover o apoio ao turismo no Municpio de Valena, observando as seguintes diretrizes: I. desenvolvimento de infra-estrutura nas principais reas de interesse turstico; II. estmulo produo artesanal local; III. incentivo s manifestaes folclricas locais; IV. desenvolvimento de programas de lazer e entretenimento para a populao local e visitantes; V. proteo ao patrimnio ambiental, cultural e histrico do Municpio, garantindo o acesso livre e seguro dos visitantes s reas de interesse turstico. Art. 195. rgo Municipal de turismo cumprir e exigir das empresas dedicadas atividade turstica na rea do Municpio, divulgao de roteiro que dem nfase exibio de stios histricos, e edificao ou monumentos de efetivo valor artstico e cultural, bem como das paisagens notveis, relacionados oficialmente. Art. 196. As reas de interesse turstico so colocadas sob proteo especial do Poder Pblico, estabelecidos em legislao prpria, em consonncia com o Plano Diretor, as condies de utilizao e ocupao, incluindo-se entre as obrigaes dos seus proprietrias e usurios: I.a de conservar os recursos naturais e paisagsticos; II.a de recuperar, repor ou restaurar os recursos naturais danificados ou destrudos pela sua m utilizao;

TTULO IX - Da Proteo ao Consumidor

Art. 197. Ser criado o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor COMDECOM visando assegurar os direitos e interesse do consumidor. Art. 198. Comisso Municipal de Defesa do Consumidor, compete: I. formular, coordenar e executar programas e atividades relacionadas com a defesa do consumidor buscando, quando for o caso, apoio e assessoria nos demais rgos congneres Estadual e Federal; II. fiscalizar os produtos e servios, inclusive os pblicos; zelar pela qualidade, preo, apresentao e distribuio dos produtos e servios; III. emitir pareceres tcnico sobre os produtos e servios consumidos no Municpio; IV. receber e apurar reclamaes de consumidores, encaminhando-se e acompanhado-as aos rgos competentes; V. propor solues, melhorias legislativa de defesa do consumidor; VI. por delegao de competncia, autuar os infratores, aplicao sanes de ordem administrativa e pecuria, inclusive, exercendo o poder de polcia municipal e, encaminhamento, quando for o caso, ao representante local do Ministrio Pblico as eventuais provas de crimes ou contravenes penais; VII. buscar integrao, por meio de convnios, com os Municpios visando melhorar a consecuo de seus objetivos; VIII. denunciar, publicamente, atravs da imprensa, as empresas infratoras; IX. orientar e educar os consumidores, atravs de cartilhas, manuais, folhetos ilustrado, cartazes e de todos meios de comunicao

de massa; X. incentivar a organizao comunitria e estimular as entidades existentes. Art. 199. Lei complementar regulamentar a implantao da Comisso de Defesa do Consumidor, inclusive instituindo um local de fcil acesso, para atendimento ao pblico, definindo sua estrutura e forma de funcionamento.

DO ATO DAS DISPOSIES GERAIS FINAIS

Art. 1. O Prefeito Municipal e os membros da Cmara Municipal prestaro o compromisso de manter, defender e cumprir a Lei Orgnica do Municpio no ato e na data de sua promulgao. Art. 2. So considerados estveis os servidores pblicos municipais cujo ingresso no seja conseqente de concurso pblico e que, data da promulgao da Constituio Federal, completarem pelo menos, cinco anos continuados de exerccio de funo pblica municipal. 1. O tempo de servio dos servidores referidos neste artigo ser contado como ttulo quando o submeterem a concurso pblico, para fins de efetivao, na forma da lei; 2. Executados os servidores admitidos a outro ttulo, no se aplica o disposto neste artigo aos nomeados para cargos em comisso ou admitidos para funes de confiana, nem aos a lei declara de livre a exonerao. Art. 3. Dentro de cento e oitenta dias corridos, proceder-se- reviso dos direitos dos servidores pblicos municipais inativos e

pensionistas e atualizao dos proventos e penses a eles devidos a fim de ajust-los ao disposto nesta Lei. Art. 4. O Poder executivo reavaliar todos os incentivos fiscais de naturezas setoriais ora em vigor, propondo ao Poder Legislativo as medidas cabveis. Pargrafo nico. A revogao no prejudicar os direitos que j tiverem sido adquiridos, aquela data, em relao a incentivos concedidos sob condies e com prazo. Art. 5. Aps seis meses da promulgao desta Lei, devendo ser regulamentados aos Conselhos Municipais nela criados. Art. 6. A investidura em cargos de Magistrio Pblico depende de aprovao prvia em concurso de provas ou provas e ttulos. Art. 7. O Municpio regulamentar as construes, loteamentos e ogrupamentos e s permitir a execuo dos mesmos mediante prvia urbanizao da rea, com meios-fios, redes de esgotos, gua e eletrificao. Art. 8. Aps 120 dias corridos, da promulgao desta Lei, dever ser elaborado o novo Regimento Interno da Cmara Municipal. Art. 9. A Cmara mandar imprimir esta Lei Orgnica, para distribuio nas escolas, entidades representativas da comunidade, mandando uma cpia para o Ministrio Pblico, Cartrio Eleitoral, Cartrio Cvel e Criminal desta Comarca, ao gabinete da Defensoria Pblica e reparties municipais, gratuitamente, de modo que se faa a mais ampla divulgao do seu contedo.

Art. 10. O Poder executivo enviar, Projeto de Lei determinando os Feriados Municipais.

Art. 11. Incumbe ao Municpio: I.auscultar, permanentemente a opinio pblica. Pra isso, sempre que o interesse pblico no aconselhar o contrrio,os Poderes Executivo e Legislativo divulgaro com a devida antecedncia, os projetos de lei para o recebimento de sugestes ; II. adotar medidas para assegurar a celebridade na tramitao e soluo dos expedientes administrativos, punindo, disciplinarmente, nos termos da lei, os servidores faltosos; III. Facilitar, no interesse educacional do povo, a difuso de jornais e outras publicaes peridicas, assim como a iniciativa privada o incremento especializao de mo-de-obra, assistncia social, sade e aos demais casos de interesse comunitrio. Art. 12. O Municpio no poder dar nome de pessoas a bens de servios pblicos de qualquer natureza. Pargrafo nico. Para fins deste artigo, somente o falecimento, poder ser homenageada qualquer pessoa. Art. 13. Ao termino de 10 anos, a contar da promulgao desta Lei Orgnica, a Cmara Municipal iniciar o processo de reviso do seu texto, com o objetivo de avaliar a aplicao da Lei Orgnica, verificando dos seus dispositivos para o atendimento das necessidades da populao do municpio e o bom andamento dos servios da Administrao Pblica. Art. 14. Esta Lei Orgnica, aprovada pela Cmara Municipal, ser por ela promulgada e entrar em vigor na data de sua publicao, revogada as disposies em contrrio.

SALA DAS SESSES DA CMARA MUNICIPAL DE VALENA, em 10 de junho de 2208

Lei Orgnica do Municpio de Valena, Bahia, Promulgada em 31 de maro de 1990.

Renato Assis Silva- Presidente Dalmar Brito da Magalhes- Vice-Presidente Nadilton Coureiros de Matos-1 Secretario Edvaldo Borges de Andrade 2 Secretario Fidlis Negro Porto- Relator Geral Raimundo Magalhes Costa Priton Francisco Silva Filho Antnio Heraldo Alves dos Santos Odivaldo Jos do Rosrio Soares Ivo Ramos de Andrade Rudval Barreto de Andrade Ubaldo Alves Frana Joo Francisco Aleluia Guimares

A Lei Orgnica do Municio de Valena, Bahia, Promulgada em 31 de maro de 1990, foi totalmente reformada, ampliada em 1 de junho de 2002 pelos vereadores infra-assinadas:

Andr de Oliveira Coutinho- Presidente Florisvaldo Eliote Crispim- 1 Vice-Presidente Antnio Heraldo Alves dos Santos- 2- Vice Presidente Reginaldo de Arajo Silva -1.Secretrio Joo Francisco Aleluia Guimares- 2 Secretrio Raimundo Magalhes Costa Bertolino de Jesus

Martiniano Jos Santos Costa Jos Souza da Hora Filho Jos Franco Farias Jnior Gilvan Conceio Albertino Melo de Souza Gensio Ribeiro de Assis Manoel de Jesus Ges Dorgival da Cruz Lemos

Bertolino de Jesus -Presidente Valdir Conceio de Melo- Vice-Presidente Gensio Ribeiro de Assis Secretrio Reginaldo de Arajo Silva Raimundo Magalhes Costa Jos Sousa da Hora Filho Manoel de Jesus Ges Antnio Heraldo dos Santos Jairo de Freitas Baptista Ubaldo Alves Frana

Das könnte Ihnen auch gefallen