Sie sind auf Seite 1von 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDADE JUNDIAI

Curso: Tecnlogo Analise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais

Participantes:

Sumrio
Etapa 1............................................................................................................................................. 1 Viso geral de sistemas operacionais. (evoluo e tipos de SOs) ................................................... 1 Etapa 2............................................................................................................................................. 3

Conceitos bsicos de SO: hardware e software. Concorrncia. Estrutura do Sistema Operacional. Processos e Threads. ....................................................................................................................... 3 Bibliografia ...................................................................................................................................... 5

Etapa 1 Viso geral de sistemas operacionais. (evoluo e tipos de SOs)


Um sistema operacional apenas um conjunto de rotinas executadas pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usurios.

Uma das funes bsica do sistema operacional a facilidade de acesso aos recursos do sistema que consistem em um computador ou sistema computacional onde tem vrios dispositivos acoplados com, por exemplo, monitor de vdeo, unidade de discos, CD/DVD etc., para a maioria dos usurios podem parecer simples, existe um conjunto de rotinas especificas que so controladas pelo sistema operacional, exemplos: posicionar a trilha para leitura e gravao em um disco, informar o final da execuo destes procedimentos, transferncia de dados para memria entre outros.

Cabe ao Sistema operacional fazer a parte de interface entre o usurio e os recursos computacionais da maquina, tornando este trabalho mais transparente e eficiente diminuindo erros e aumentando a produtividade.

E a outra funo o compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida, hoje em dia vrios usurios compartilham diversos recursos do sistema computacional, so necessrios medidas para controlar esses recursos, geralmente compartilhamos recursos para aperfeioar a produo e diminuir os custos sendo possvel mais de um usurio utilizar os mesmos recursos, e isso precisa ser gerenciado, para um processo no atrapalhar o outro, assim sendo o sistema operacional e responsvel necessrio para organizar e proteger esses recursos.

Para manter o funcionamento desses recursos necessrio um profissional dedicado que o Administrador de Sistemas, esse profissional pode ter curso superior completo ou cursos especializados com cargas horrias entre duzentas ou quatrocentas horas. A experincia profissional prvia requerida dos titulares para o exerccio pleno das atividades de aproximadamente quatro anos.

O profissional que desempenha essa funo deve ter slidos conhecimentos em conceitos de Hardware e Software. Tambm necessrio ter conhecimento profundo dos sistemas operacionais, seu comportamento e funcionamento em como resolver problemas com rapidez, eficincia, qualidade e acima de tudo segurana. Podemos dizer que um Administrador de Sistemas, trabalha muito ao lado do Administrador de Redes e do Gerente de T.I.

Quais as funes exercidas por este profissional e em que consiste cada uma delas?

O modelo de trabalho de cada empresa sugere a forma como esse profissional atua dentro dela. Um modelo genrico, ou seja, comum na maioria das empresas, esse profissional fica responsvel pela rea de Infra Estrutura. Com base no que pesquisamos esse profissional cuida do park de equipamentos de T.I, ou seja, todos os Servers e Workstations e seus respectivos Sistemas Operacionais, updates, services packs, backups, backup restore onde simulado um problema com perdas e recuperao de dados. responsvel tambm por manter todo esse processo em perfeito funcionamento, sendo capaz de analisar e resolver problemas de baixo ou alto nvel de dificuldade, tendo em vista que todos os sistemas devem estar operando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comente: uma carreira que exige conhecimento tcnico especfico? uma carreira que exige conhecimento tcnico multidisciplinar?

Este profissional no precisa ser arquiteto de software ou desenvolvedor. Ele precisa conhecer o que estes fazem e qual linguagem utilizam. Quando um problema acontece, o administrador de sistemas e sua equipe precisam agir de forma rpida e precisa. Para isso utilizam tcnicas que aprendem em treinamentos diversos no sistema que esto trabalhando.

O administrador precisa conhecer um pouco de tudo no ramo que atua. Sua principal tarefa lidar com a alta disponibilidade dos sistemas. Sendo assim, precisa se manter atualizado, com cursos em certificaes em dia. Podemos dizer que este profissional precisa ter conhecimento interdisciplinar, deve pr-ativo e boa comunicao, pois na maioria das vezes vai resolver problemas que envolvem todas as reas da Tecnologia da Informao.
Etapa 2 Conceitos bsicos de SO: hardware e software. Concorrncia. Estrutura do Sistema Operacional. Processos e Threads.

Atualmente existem vrios sistemas operacionais on-line disponveis. Se bem que ainda esto engatinhando quando comparados aos sistemas operacionais que conhecemos. Tais sistemas funcionam mais como um aplicativo que roda na internet do que propriamente dito como um sistema operacional.
3

Para rodar um Sistema Operacional On-Line preciso que ele esteja hospedado em um servidor, ou seja, preciso ter uma mquina, com hardware e software que possa ser acessado e ento ser usado. Seu funcionamento baseado em mquinas virtuais, onde o sistema hospedeiro utiliza os mesmos recursos de hardware e software do sistema primrio.

possvel programar muitas funcionalidades e aplicativos, claro que no to fcil como o que conhecemos e trabalhamos normalmente. preciso ter noes intermedirias de programao para internet, para escolher um SO On-Line. Aplicativos e funcionalidades precisam ser desenvolvidos, programados em linguagens especficas para depois ser implantado e disponibilizado para os usurios. um tanto complicado em termos de facilidade de uso, quando se trata de adicionar ou remover aplicativos.

Se formos comparar um SO On-Line com um SO Tradicional, vamos ter grandes diferenas, como podemos observar abaixo.

Vantagens: Mobilidade Com internet disponvel no necessrio transportar dados em dispositivos de armazenamento. Informao em tempo real. Facilidade de acesso. Customizao de acordo com nvel de usurio/profissional/empresa, etc. Compartilhamento de recursos de hardware e software. Controle mais eficiente de aplicativos, programas, softwares e afins instalados. (Administrao de T.I) Excelente se bem projetado para empresas, a exemplo de um call center. preciso um levantamento para saber se vale o investimento.

Desvantagens: Baixo poder de processamento, uma vez que o recurso compartilhado. Sujeito disponibilidade dos meios de comunicao. Determinadas aplicaes podem rodar sem a necessidade de conexo com servidor.
4

Grande disponibilidade de mo de obra para desenvolver aplicaes compatveis que fazem o que um SO tradicional faz sem complicaes. Baixo poder de customizao. Pssimo para usurios particulares.

Os sistemas operacionais on-line realizam algumas das mesmas funes bsicas de um SO Tradicional. preciso ressaltar que, um S.O on-line quando inicializado, j esta rodando em um S.O tradicional. Dessa forma, o gerenciamento de hardware realizado pelo S.O tradicional, toda e qualquer solicitao do S.O on-line tratada pelo S.O tradicional.

O exemplo que podemos citar seria de uma mquina virtual que podemos caracterizar como sendo um sistema operacional on-line. Este controla os processos em andamento obedecendo politicas pr-determinadas, como espao em disco, quantidade de memria, etc.

Um sistema operacional on-line no existe sem um sistema operacional tradicional, haja vista que embora seja citado como sistema operacional, na verdade um sistema hospedado sobre o Sistema Operacional Tradicional.

Bibliografia

http://www.apinfo.com/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Webtop http://idgnow.uol.com.br/idgnow2/internet/2006/08/04/idgnoticia.2006-08-04.0782232007 Pesquisas na Internet sobre os Sistemas Operacionais On-Line abaixo: eyeOS. NetVibes;
5

Goowy;

Das könnte Ihnen auch gefallen