Sie sind auf Seite 1von 4

Direito Processual Penal I

Prof. Aceti

Universo

So Gonalo

Data: 10/04/2012

CONDENAO Efeito Principal mas a pena traz uma carga de outros efeitos secundrios, acessrios e reflexos tem natureza penal e extrapenal.

ROUBO

PENA

Sursis - o mesmo que suspenso condicional da pena. Aplica-se execuo da pena privativa de liberdade, no superior a dois anos, podendo ser suspensa, por dois a quatro anos, desde que: o condenado no seja reincidente em crime doloso; a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias autorizem a concesso do benefcio; no seja indicada ou cabvel a substituio por penas restritivas de direitos. Veja Arts. 77 a 82 do Cdigo Penal e Arts. 156 a 163 da Lei de Execuo Penal.

Efeito Extrapenal Art. 91 do CP (Efeito genrico da condenao) Efeito Administrativo Efeito especfico da condenao. (Efeito extrapenal) Aps a condenao temos uma setena penal condenatria com transito em julgado. Ttulo executivo Judicial. Coisa julgada material - Faz coisa julgada dentro e fora do processo.

EFEITOS DA CONDENAO 1. INTRODUO A sentena penal condenatria produz, como efeito principal, a imposio da sano penal ao condenado, ou, se inimputvel, a aplicao da medida de segurana. Produz, todavia, efeitos secundrios,de natureza penal e extrapenal.Os efeitos penais secundrios encontram-se espalhados por diversos dispositivos no CP, no CPP ena LEP, tais como a revogao do sursis e do livramento condicional, a caracterizao da reincidncia no caso de cometimento de novo crime, a impossibilidade de benefcios em diversos crimes (art.155, 2, 171, 1), inscrio no rol dos culpados, etc.Os efeitos extrapenais secundrios esto dispostos nos arts. 91 (efeitos genricos) e 92 (efeitos especficos),ambos do CP. Os efeitos genricos decorrem da prpria natureza da sentena condenatria, abrangem todos os crimes e no dependem de pronunciamento judicial (so automticos); j os efeitos especficos limitam-se a alguns crimes, dependendo de pronunciamento judicial a respeito, e no se confundem com as penas de interdio temporria de direitos, visto que estas so

Direito Processual Penal I

Prof. Aceti

Universo

So Gonalo

Data: 10/04/2012

sanes penais, substituindo a pena privativa de liberdade pelo tempo de sua durao, enquanto aqueles so consequncias reflexas do crime, permanentes e de natureza extrapenal. 2. EFEITOS GENRICOS So efeitos genricos da condenao (art. 91): a) tornar certa a obrigao de indenizar ! a sentena penal condenatria vale como ttulo executivo judicial (CPC, art. 584, II). Dispe o CPP, art. 63, que transitada em julgado a sentena condenatria, podero promover a execuo, no juzo cvel, para efeito de reparao do dano, o ofendido, seu representante legal e seus herdeiros. Assim, no juzo Cvel, no precisar o interessado obrigado a comprovar, autoria, materialidade e ilicitude. Pode a vtima partir diretamente para a execuo, que dever ser movida contra a pessoa que figura no ttulo, na sentena (em outras palavras, o Ru na ao criminal). O responsvel civil que no consta do ttulo (que no foi condenado no processo crime) no poder ser executado, sendo necessria uma ao de conhecimento anterior; se ela no quiser aguardar o desfecho da ao penal, pode ajuizar uma ao civil ex delicto, sendo que, por se tratar de obrigao de indenizar, transmite-se aos herdeiros do agente, at as foras da herana; de ver-se que uma sentena absolutria no impede a ao civil ex delicto, desde que no baseada em inexistncia do fato, negativa de autoria ou que o agente atuou sob o manto de uma excludente de ilicitude; b) perda em favor da Unio: " dos instrumentos do crime ! neste caso, o Estado visa evitar que instrumentos cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito fiquem na posse do condenados. Assim como efeito automtico da condenao, esses bens sero confiscados (e o lesado ou terceiro de boa f devero ter autorizao especial para poderem ficar com tais instrumentos ex: colecionador de armas de guerra). Neste caso, no so confiscados instrumentos que eventualmente foram utilizados para a prtica do delito, mas somente aqueles que, por sua natureza,tem destinao especfica criminosa ou aquelas cujo porte, p. ex. seja proibido dos produtos ou proveitos do crime, ressalvado o direito de lesado e terceiro de boa-f ! visa impedir que o agente tenha proveito com o crime. Deste modo tudo aquilo que o agente, direta ou indiretamente, tenha obtido em decorrncia da prtica do crime, dever ser, em princpio,restitudo ao lesado ou ao terceiro de boa-f, s se operando o confisco em favor da Unio do valor que sobejar, ou quando inexistir lesado ou terceiro de boa-f. Este confisco somente se aplica aos crimes e prescreve com a condenao, mas no suspenso com a concesso do sursis. A pena restritiva de direito de perdimento de bens, acrescida pela Lei 9.714/98 tem preferncia, pois se trata de pena, efeito principal da condenao. 3. EFEITOS ESPECFICOS Os efeitos especficos no so automticos, devendo ser motivadamente impostos na sentena. So efeitos especficos da condenao (art. 92):

Direito Processual Penal I

Prof. Aceti

Universo

So Gonalo

Data: 10/04/2012

a) perda do cargo, funo pblica ou mandato eletivo ! aplica-se aos crimes que o funcionrio pblico tenha cometido com violao de dever se a condenao:for igual ou superior a um ano em caso de crime praticado com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao" for superior a quatro anos por qualquer outro crime; a perda refere-se apenas quele cargo/funo/atividade em que houve o abuso, podendo o condenado ser investido em outro; b) incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela ! em caso de crimes dolosos, apenados com recluso, praticados contra filho, tutelado ou curatelado; tal incapacidade poder ser eliminada pela reabilitao, contudo esta somente atinge os outros filhos, tutelados ou curatelados, no se estendendo quele contra o qual o crime foi cometido; c) inabilitao para dirigir veculo utilizado para a prtica de crime doloso ! no se confunde com a proibio temporria aplicvel aos autores de crimes culposos de trnsito, que pena restritiva. (art. 43, III, CP). Pode atingir inclusive quem no tenha habilitao; pode tal efeito ser eliminado com a reabilitao.

Coisa julgada formal Faz coisa julgada dentro do processo. IMPUTAVEL Pena condenatoria SEMI IMIMPUTAVEL Pena ou medida de segurana condenatria. INIMPUTAVEL Medida de segurana (prazo indeterminado) (medida absolutria) PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE PRIVATIVAS DE DIREITO MULTA Setena absolutoria Art. 63 CPP Reparao Ex- dellicto Inimputavel (Setena absolutria imprpria) - A SETENA QUE IMPE AO INIMPUTAVEL MEDIDA DE SEGURANA ESTA SETENA EU NO POSSO EXCUTAR NO CIVIL. 1 Entro com a ao de cognio depois eu executo. Ao civil ex-delicto Art. 63 do CPP 387 CPP AO EX DELLICTIO (art. 64 cpp) ART 65 CPP FAZ COISA JULGADA NO CIVIL.

Direito Processual Penal I

Prof. Aceti

Universo

So Gonalo

Data: 10/04/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen