Sie sind auf Seite 1von 6

Redao Instrues A prova de redao apresenta trs propostas de construo textual.

Para produzir o seu texto, voc deve escolher um dos gneros indicados abaixo: A Reportagem B Crnica C Carta ao leitor O tema nico para os trs gneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. A fuga do tema ou cpia da coletnea anulam a redao. A leitura da coletnea obrigatria e sua utilizao deve estar a servio do seu texto. Independentemente do gnero escolhido, a redao NO deve ser assinada. Tema

PNICO MORAL: ESTRATGIA PARA PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA OU PARA CONTROLAR A SOCIEDADE PELO MEDO?

Coletnea 1. PNICO MORAL Pnicos coletivos ou pnicos morais, como alguns socilogos os denominam so um fenmeno comum, talvez at comum demais. [...] Ocasionalmente o perigo imaginrio, como na onda de pnicos relacionados a bruxas que se espalhou pela Europa nos sculos 16 e 17 e resultou na morte de milhares de pessoas inocentes. [...] J em outras ocasies o perigo real, e no imaginrio, mas os boatos servem para amplific-lo, como no caso da praga que se abateu sobre a Europa em 1348 e retornou em diversas ocasies. [...] Na esfera econmica, um pnico pode bastar para produzir os efeitos cuja possibilidade desperta o medo das pessoas, para comear. Um exemplo vvido e que oferece paralelos desconfortveis com relao situao presente o pnico financeiro que tomou os EUA em 1873. A crise surgiu depois de um surto de gripe eqina e do colapso de um grande banco (o Jay Cooke & Co.) e resultou em uma depresso econmica que durou alguns anos. Em casos de pnico coletivo, comum que surja uma busca por bodes expiatrios. Em outras palavras, grupos ou at mesmo indivduos so culpados por situaes que resultam, ao menos em parte, de debilidades do sistema econmico, social ou poltico. [...] Histrias sobre compls so tema recorrentes nos pnicos. Esses compls so em geral atribudos a grupos que j foram descritos como demnios folclricos. Em outras palavras, pessoas so alvo de preconceitos em determinadas culturas os catlicos (em culturas protestantes), os judeus, os jesutas, os aristocratas, os banqueiros (de olhos azuis ou de olhos castanhos), os maons ou os comunistas. So grupos suspeitos de conspirar para envenenar, infectar, queimar, sequestrar ou empobrecer as pessoas comuns ou para promover um golpe de Estado ou uma revoluo. [...] Histrias sobre viles que envenenam os reservatrios de gua ou satanistas que torturam e matam crianas esto em circulao h muitos sculos (pelo menos desde o sculo 14). Nesse contexto, no parece irracionvel falar em surtos de parania coletiva, desde que no descartemos os pnicos como completamente irracionais, patolgicos ou absurdos. Pode haver bons motivos para uma atmosfera de pnico ou incerteza que leve difuso de rumores desse tipo. Os pnicos podem representar reao excessiva, mas so reao a um problema real. [...] Ser possvel encontrar um caminho intermedirio entre ignorar ameaas reais e sucumbir a pnicos coletivos? Os meios de comunicao tm papel importante e desempenhar quanto a isso.
BURKE, P. Folha de S. Paulo, 3 mai. 2009, p. 5.

2. From: G. F. L. D. To: [EMAIL PROTECTED] Send: Sunday, september 08, 2002 11:42 PM Subject: [Policia-br] SEGURANA PBLICA E PNICO MORAL O PNICO MORAL A expresso pnico moral, utilizada por cientistas sociais, pouco conhecida do pblico em geral. O conceito pode conotar, por exemplo, o pnico ou reao exacerbada a desvios de conduta ou ilcitos, supostamente capazes de ameaar a ordem moral dominante. Mensagens indutoras de pnico moral podem ser disseminadas pela mdia, tendo sua origem em indivduos ou grupos interessados em mudar normas coletivas ou prticas sociais, estando para tanto dispostos a compelir os demais a aceitarem tais mudanas, mesmo sob um clima de medo coletivo e perplexidade.

Os cientistas sociais que tratam do tema, via de regra, esto mais interessados com o fenmeno da dinmica das mudanas sociais e das estratgias da sua promoo, do que propriamente com a validade de postulaes indutoras do pnico moral. A conscincia crtica da nao, ao contrrio, deve examinar cuidadosamente o mrito dessas postulaes indutoras de mais um tipo de pnico. [...] Um exemplo bastante atual da disseminao do pnico moral no Brasil a vinculao de uma alegada falncia do Estado em relao ao crime e violncia praticados por jovens. Tomados como causas dessa situao, so denunciados o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e os ditames do artigo 228 da Constituio Federal quanto idade mnima de responsabilidade penal (18 anos). Segundo o contedo dessas mensagens, o ECA supostamente minaria a autoridade policial, enfraquecendo o Estado e servindo de estmulo para a delinquencia entre jovens brasileiros, no to inocentes com idades menores que 18 anos. A grande discusso gerada entre proponentes do pnico moral e seus oponentes no pode resolver, entretanto, aqui e agora, questes prementes e que requerem aes imediatas da gesto da defesa social e segurana pblica: chamada tica da urgncia. Assim em relao aos jovens de risco que esto delinquindo agora nas ruas, aos traficantes que neste exato momento fazem suas transaes ilcitas e aos internos do sistema prisional que seguem coordenando seus crimes de dentro das prises. no equilbrio entre medidas reativas, necessrias e imediatas, com a implementao articulada de polticas de mdio e longo prazos para a defesa social e a segurana pblica, que o Estado revelar sua correspondncia na gesto de to importantes questes de interesse pblico.
DANTAS, G. F. de L. O pnico moral. Dosponvel em: <http://www.mail-archive.com/policia-br@grupos.com.br/msg09576.html>. Acesso em: 16 out. 2009.

3. E A DISCUSSO AMBIENTAL CHEGA COZINHA Tenho saudades de uns poucos anos atrs, em que as previses sobre o aquecimento global eram modestas, algo como 0,5 a 1 C em um sculo. J em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC, na sigla em ingls) estimava um aumento de 1,5 a 4 C no perodo. Em setembro de 2007, o Centro Hadley, no Reino Unido, com base em estudos sobre clima, previu aumento de temperatura de at 8 C. Mas no em um sculo, e sim em 50 anos. Ento talvez o aquecimento acabe sendo superior a 8 C, e em perodo inferior a 50 anos. O problema deixou de ser daquele bisneto(a) que voc provavelmente no iria conhecer mesmo, e passou a ser uma ameaa para voc e para todos ns. No toa que as seguradoras apoiaram o IPCC e outros grupos de pesquisa. Elas querem saber o que vem pela frente e quanto vai custar a trombada. [...] A discuo pode estar algo atrasada, mas saudvel e muito instrutiva. Um dos aspectos mais importantes desse debate que ele cria uma cultura de inventrio e diagnstico: as empresas esto se capacitando para inventariar suas emisses e discutindo custos e estratgias de reduo. De fato, o marketing ecolgico parece ter se tornado obrigatrio e alastrou-se como uma praga. J reparou como, por todo lado, as petroleiras viraram companhias de energia, os bancos agora so do planeta e as montadoras reinventam caminhos, embora para os mesmos carros, alguns cada vez mais verdes, e amarelos? Ser que, juntando todo o material impresso das campanhas publicitrias que exibem folhas, rvores, mato ou floresta daria para recobrir o que se queimou da floresta amaznica?
GUIMARES, J. R. D. E a discusso ambiental chega cozinha. Disponvel em: <http://cinciahoje.uol.com.br/155082>. Acesso em: 20 out. 2009.

4. 2012, A NOVA DATA PARA O FIM DO MUNDO No dia 21 de dezembro de 2012, um raro alinhamento do Sol com o centro da Via-Lctea dar incio a uma srie de eventos desastrosos. So esperados terremotos, dilvios, pragas e distrbios eletromagnticos que culminaro com o fim dos tempos. No h como ignorar os sinais de que o fim se aproxima: crise econmica mundial, gripe suna, aquecimento global, alteraes no ciclo solar, guerras e desigualdade. A tese catastrofista se espalha e avoluma, incendiada pela internet, e h quem acredite piamente que at 2012 o mundo ir, mas de l no passar. At Hollywood embarcou na onda e lana uma produo milionria em novembro explorando o tema. A origem distinta para previses coincidentes seria a prova cabal para o fim trgico da humanidade. O rol de tragdias identificadas com a data est escrito em profecias das mais variadas culturas: orculos romanos e gregos, o calendrio maia, textos de Nostradamus, a Bblia, o I Ching e at um programa de computador que filtra a internet atrs de tendncias de comportamento. assim, misturando realidade com fico e cincia com religio, que se criou a mais nova profecia para o fim do planeta. Mas o que h de real nessa confuso de histria, astronomia, astrologia e religio?
LOES, J. Isto, So Paulo, 13 mai. 2009, p. 70-71.

5.

Disponvel em: <http://images.google.com.br/imgres>. Acesso em: 6 nov. 2009.

6. A CARNE TICA H algum tempo, uma charge nesta Folha desenhava o horror de uma pessoa que, coberta de sangue, comia um pedao de carne num restaurante. O garom, coitado, envergonhado, dizia ao consumidor da carne algo como: Aqui no permitido comer carne. Os vizinhos de mesa, todos com suas alfaces no prato, olhavam estarrecidos para o prato e a mesa do sanguinrio homem. A cor vermelha de sangue, no guardanapo, amarrado no pescoo da figura animalesca do carnvoro, traa sua insensibilidade para com o sofrimento da picanha em meio batata frita. Algum tempo depois, por conta do debate acerca da forma fascista que assumiu, entre ns, a lei contra o tabaco em locais pblicos, eu dizia nesta coluna que em breve essas pessoas conscientes (tenho desenvolvido um horror todo peculiar por pessoas conscientes) iriam perseguir os carnvoros. [...] Vamos concordar que torturar animais feio, apesar de que grande parte da vida esteja sustentada na necessidade da tortura de alguns seres para que outros continuem a respirar. Tambm vejo nos olhos dos meus cachorros a docilidade de quem veio ao mundo para sofrer, alis como todos ns, vtimas do nascimento. Mas ainda aprecio suculentas picanhas. O que fazer, eu sou incoerente mesmo, amo meus cachorros, mas sou indiferente aos pobrezinhos bezerrinhos. Imagino que essas pessoas conscientes em breve proporo tratamentos de choque para pessoas degeneradas como eu. Tombarei gritando pelo direito s churrascarias. Por que essas pessoas conscientes no falam dos direitos das rculas em continuarem, de forma singela, a fazer fotossntese? Onde est a conscincia deles quando torturam seres inocentes como as berinjelas, trituradas entro nossos dentes horrorosos? No h dvida de que h algo de monstruoso na humanidade, mas o que me espanta nesses conscientes a cegueira para o fato de que a natureza no seja um mar dcil, mas sim um espao de violncia. Esses caras so uns bobos que nunca viraram gente grande, por isso, eles gritam por a rats have rights. Gente grande sabe que a felicidade no faz parte dos planos da natureza. O que escolher? A carne tica ou a rcula santa? Um dia vo sair correndo dando pauladas em que no se converter Santa Alimentao.
POND, L. F. A carne tica. Disponvel em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1210200916.htm>. Acesso em: 20 out. 2009.

7. QUE MEDO Contrariando um clich muito difundido pelo senso comum, ter medo no significa ser covarde. Covardia , sim, no ter coragem de reagir. O medo, assim como outras emoes primrias, est inscrito no cdigo gentico de muitos seres vivos, inclusive no dos humanos. Sua funo avisar o organismo dos perigos. Em geral, portanto, o medo benfico somente quando excessivo (em casos patolgicos de pnico, fobia) pode ser prejudicial. Por outro lado, uma pessoa totalmente destemida no teria vida longa: atravessaria a rua no sinal vermelho, cairia ao se debruar na janela ou no hesitaria em enfrentar um leo. Sob o efeito do medo, aumentam a ateno e a velocidade de reao. As batidas do corao aceleram, a presso sangunea sobe, os acares inundam o sangue e aumentam as secrees da glndula suprarrenal e da parte anterior da hipfise. Esse terremoto psicofsico prepara o corpo para lutar, fugir, imobilizar-se ou fingir no temer. [...] Por trs dos estados de ansiedade h, muitas vezes, tormentos inconscientes que amplificam os medos normais e levam perda do controle. H ainda situaes em que nossa prpria capacidade de prever perigos nos faz cair em armadilhas do falso alarme e de uma ansiedade que brota de ameaas imaginrias. [...] Lidar com nossas assombraes sejam elas concretas ou fictcias um processo de aprendizagem, que implica a aquisio de autonomia e amadurecimento, construdos no contrato com o outro.
FERRARIS, A. O. Que medo. Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/que_medo>. Acesso em: 20 out. 2009.
3

8. QUEM TEM MEDO DO POLITICAMENTE INCORRETO? H algum tempo uma polmica inusitada surgiu nas pginas da imprensa norte-americana. O debate girava em torno do nome da tradicional histria infantil, A Branca de Neve e os Sete Anes. Tomadas pela voga do politicamente correto, alguns crticos reclamarem da nomenclatura sete anes e acabaram por propor uma sada altura: Branca de Neve e os sete verticalmente comprometidos, esquecendo que a prpria Branca de Neve tambm poderia ser entendida como uma ofensa a todos aqueles que no fossem brancos, como a neve. [...] Folclore ou no, essa histria est de volta, agora no Brasil, com a publicao, pela Secretaria dos Direitos Humanos, da cartilha Politicamente Correto & Direitos Humanos. Distribudo pela primeira vez em 2004, na Conferncia Nacional dos Direitos Humanos, o material voltou cena no comeo do ms de maio, em novo seminrio sobre o tema. [...] Mas nada como recorrer prpria cartilha e tomar alguns de seus verbetes. Comecemos com uma coincidncia: o verbete Ano. Na definio da cartilha ficamos sabendo que as pessoas afetadas por nanismo so vtimas de um preconceito particular: o de sempre serem consideradas engraadas. No h nada de especialmente engraado em ter baixa estatura, fato que no toma ningum invlido nem diminui sua dignidade. Ou seja, toma-se a forma pelo contedo e chegamos a uma espcie de beco sem sada. Qual seria a concluso: trocar ano por nanismo ou por verticalmente comprometido: [...] O mesmo ocorre com termos que carregam duplo sentido. Brbaro, por exemplo, deve ser condenado, pois sinnimo de cruel, grosseiro, incorreto, malvado, rude e violento... fato que o etnlogo Claude LviStrauss teria uma vez dito que brbaro aquele que acredita na barbrie, mas e o uso oposto? Como incluir na cartilha uma opo para o outro contexto lingustico, quando brbaro aquele que pratica atos, digamos assim, geniais? [...] Se a inteno da cartilha no cercear, mas refletir, seria preciso inserir esses termos em contextos e mostrar como adquirirem sempre muitos sentidos. Definitivamente no hora de nos fiarmos em nomes... A filosofia da cartilha lembra uma passagem de Lewis Carrol, em Alice no Pas das Maravilhas. Alice precisa beber o lquido de uma garrafa para ficar pequena e passar por uma porta ainda mais diminuta. No entanto, em vez de uma garrafa, Alice encontra duas, com um mesmo rtulo que diz beba-me. Mas o pior que Alice descobre que seus efeitos sero opostos: enquanto o lquido de uma garrafa a far crescer, e muito (impossibilitando assim sua passagem), o outro a deixar pequena e com direito a ganhar o passaporte de entrada para seu novo mundo. E exatamente nesse momento que se trava o seguinte debate: Como posso saber qual das garrafas escolher se os rtulos so iguais?, pergunta Alice. Ao que Humpty-Dumpty responde: Aquele que acredita em rtulos, no mais das vezes se engana. No estamos para entrar no Pas das Maravilhas, mas andamos de certa maneira fisgados pelos rtulos e seu poder de encantar.
SCHWARCZ, L. M. Quem tem medo do politicamente correto? Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1505200511.htm>. Acesso em: 20 out.

9.

Disponvel em: <http://oglobo.com/blogs/arquivos_upload/2009/06/2992850-fim-do-mundo1.jpg>. Acesso em: 16 nov. 2009.

Propostas de Redao A Reportagem A reportagem um gnero discursivo que se caracteriza por apresentar informaes sobre temas especficos. Tem por objetivo transmitir ao leitor informaes novas, objetivas (que possam ser constatadas) e precisas sobre fatos, personagens, ideias e produtos relevantes, com a finalidade de contribuir para formar sua opinio. Seus leitores so as pessoas que procuram se manter informadas e no se satisfazem, apenas, com a leitura das notcias dirias, mas procuram explorar de modo mais aprofundado os vrios aspectos associados a um determinado acontecimento. Pode ter carter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os e orientando os leitores. Suponha que voc seja reprter de um jornal e escolhido para escrever uma reportagem num suplemento semanal do jornal dedicado discusso acerca da previso do fim do mundo para 2012. A ideia de produzir uma reportagem surge da repercusso de uma notcia sobre a previso do fim do mundo veiculada pelo prprio jornal. Sua reportagem, alm de apresentar informaes, dados e depoimentos sobre o fato (quando, como, por que o mundo vai acabar em 2012), deve, com base na coletnea, discutir o tema Pnico Moral: estratgia para a promoo da qualidade de vida das pessoas e/ou forma de manipulao da sociedade? B Crnica A crnica um gnero discursivo no qual, com base na observao e no relato de fatos cotidianos, o autor manifesta sua perspectiva subjetiva, oferecendo uma interpretao que revela ao leitor algo que no percebido pelo senso comum. Assim, o objetivo da crnica discutir aquilo que parece invisvel para a maioria das pessoas. Tambm, visa divertir ou levar reflexo sobre a vida e os comportamentos humanos. A crnica pode apresentar elementos bsicos da narrativa (fatos, personagens, tempo e lugar) e tem como uma de suas tendncias tratar de acontecimentos caractersticos de uma sociedade. Com base nessa tendncia, escreva uma crnica para ser publicada em uma revista semanal, discutindo as formas de disseminao do medo na sociedade atual. Procure fazer reflexes fundamentadas em fatos relacionados violncia urbana, ao aquecimento global, s restries aos alimentos, aos vcios, aos usos da linguagem etc. Por meio do relato e da discusso desses fatos, revele aos leitores da revista as relaes contraditrias que compem as estratgias de produo do Pnico Moral: promover a qualidade de vida ou controlar a sociedade pelo medo. C Carta ao leitor A carta ao leitor um gnero discursivo no qual o leitor manifesta sua opinio sobre assuntos publicados em jornal ou revista, dirigindo-se ao editor (representante do jornal ou da revista) ou ao autor da matria publicada (quando o seu nome revelado). Por ser de carter persuasivo, o autor da carta de leitor busca convencer o destinatrio a adotar o seu ponto de vista e a acatar suas ideia por meio dos argumentos apresentados. Diante da discusso gerada entre proponentes do pnico moral e seus opositores, escreva uma carta de leitor para ser publicada em um jornal ou em uma revista de circulao nacional. O objetivo divulgar sua opinio sobre as consequncias da produo do pnico moral e convencer os leitores de que a posio defendida por voc mais adequada. Para isso, selecione dados da realidade e da coletnea para compor seus argumentos na defesa do ponto de vista quanto divergncia de opinies acerca do pnico moral. Por meio da defesa e da refutao de ideias, voc deve persuadir os leitores a aceitarem o Pnico Moral como estratgia para promoo da qualidade de vida ou como forma de limitar a liberdade das pessoas pelo medo.

Comentrio

Pnico Moral: estratgia para promover a qualidade de vida ou para controlar a sociedade pelo medo? Eis a o tema de Redao do Processo Seletivo de 2010-1 da UFG. Um tema contemporneo, polmico e que, portanto, remete a algumas reflexes, no mnimo, interessantes. Alis, um tema que tem o perfil da UFG. As propostas dos gneros textuais, a saber, Reportagem, Crnica e Carta de Leitor, da forma como foram elaboradas, remetem reflexes acerca do assunto. Em qualquer um dos trs gneros, h de se discutir, refletir acerca do medo disseminado na sociedade atravs de boatos, compls, mdia com o intuito de persuadir o leitor, do texto criado pelo candidato, conforme a situao proposta, da defesa das ideias: o pnico uma forma de manipulao e/ou promove a qualidade de vida do ser humano? Cabem aqui duas observaes: a primeira diz respeito coletnea. H de se louvar a elaborao cuidadosa dos textos que a compem. Os nove textos da coletnea oferecem ao candidato elementos suficientes para que ele defenda tanto a tese de que o pnico coletivo uma estratgia para promover a qualidade de vida quanto para controlar a sociedade pelo medo. Diga-se, de passagem, como todo tema de redao de uma tima universidade deveria ser. A segunda observao remete s propostas de redao pertinentes aos gneros textuais. Todas relacionavam-se ao tema, claro. Mas cada uma com a caracterstica inerente ao seu gnero. Assim, na Reportagem, por ser um texto que tem por objetivo transmitir ao leitor informaes novas, objetivas e precisas sobre fatos e personagens, ideias, com a finalidade de contribuir com a formao da opinio do leitor, oferecia a possibilidade de se discutir os dois prismas do tema: o pnico coletivo contribui para a promoo da qualidade de vida e/ou para a manipulao das pessoas. Alm das informaes, dados e depoimentos elemento caracterstico desse gnero , o candidato poderia assumir um posicionamento acerca do assunto da reportagem outro elemento caracterstico do gnero. Uma leitura atenta proposta de redao do gnero Crnica remetia o candidato construo de seu texto. E isso , no mnimo, genial no Processo Seletivo da UFG. Em outras palavras, crnica um gnero textual que busca, na observao do cotidiano, a leitura subjetiva do cronista: aquilo que ningum enxerga no escapa aos olhos cidos dele. Atravs da mesmice da rotina cotidiana, o cronista faz uma reflexo acerca da vida, dos costumes, do comportamento humano. Pois bem, as instrues da prova orientavam o candidato-cronista a fazer reflexes fundamentadas em fatos relacionados violncia urbana, ao aquecimento global Cop-15? , s restries aos alimentos Sei exatamente aquilo que me faz bem ou no ? , aos vcios lei antifumo? , aos usos da linguagem. Essa a fonte de inspirao cotidiana do candidatocronista. Aps o relato, a discusso do fato escolhido pelo candidato, ele deveria revelar as suas reflexes acerca das relaes contraditrias que compem as estratgias de produo do Pnico Moral: promover a qualidade de vida ou controlar a sociedade pelo medo. Como se v, o conhecimento da caracterstica do gnero crnica era, por si s, a chave para o sucesso dessa empreitada textual. Carta de leitor um gnero de carter persuasivo. Antes de mais nada, cabe ressaltar que se trata de uma carta, ou seja, todas as quatro partes constitutivas desse gnero devem ser apresentadas pelo candidato: local e data, vocativo, corpo da carta e despedida. A exceo se faz assinatura, que, por exigncia da prova, deve ser omitida. O objetivo de uma carta divulgar a opinio de quem a escreve e convencer os seus leitores acerca da validade das ideias por ela transmitida. Assim, a estratgia era selecionar dados, da realidade e da coletnea, alis vastssima, para compor os argumentos que visam a persuaso do leitor quanto divergncia de opinies acerca do Pnico Moral o tema. Atravs da defesa de suas ideias e da refutao da viso de mundo dos seus opositores, o candidato deveria convencer os seus leitores a aceitarem a tese de que o Pnico Moral uma estratgia para a promoo da qualidade de vida ou uma forma de limitar a liberdade das pessoas pelo medo. Alis, o fragmento de texto nmero 8 era vital para a defesa ou refutao da ideia de opresso atravs do medo. Um bom estratagema era usar o conceito de medo do fragmento da prova para poder refletir acerca dele. De resto, e ao cabo, seja qual for o gnero escolhido, o candidato deveria utilizar a coletnea para fundamentar as suas convices. isso!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen