Sie sind auf Seite 1von 2

SEMANA 06 CASO CONCRETO 01

Eldio faleceu deixando como herdeiros dois filhos, Emanuel e Elisngela. Antes de finalizar o inventrio, Emanuel transferiu a propriedade de imvel rural integrante do acervo hereditrio, a ttulo de cesso de direitos hereditrios, a Roberto, sem consultar a irm, pois j havia ficado acertado que o referido bem ficaria, por ocasio da partilha, em propriedade de Emanuel. Neste caso, responda JUSTIFICADA E FUNDAMENTADAMENTE se Elisngela poder anular o contrato celebrado entre Emanuel e Roberto. RESPOSTA: Sim. Elisngela poder anular o contrato celebrado entre Emanuel e Roberto, pois segundo Carlos Roberto Gonalves, o condmino, como todo proprietrio, tem o direito de dispor da coisa. Todavia, se o bem comum for indivisvel, a prerrogativa de vend-lo encontra limitao no art. 504 do Cdigo Civil, que assim dispe: Art. 504. No pode um condmino em coisa indivisvel vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto. O condmino, a quem no se der conhecimento da venda, poder, depositando o preo, haver para si a parte vendida a estranhos, se o requerer no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de decadncia. Pargrafo nico. Sendo muitos os condminos, preferir o que tiver benfeitorias de maior valor e, na falta de benfeitorias, o de quinho maior. Se as partes forem iguais, havero a parte vendida os comproprietrios, que a quiserem, depositando previamente o preo. Como o inventrio ainda no havia sido finalizado, o bem era comum e como tambm era, Emanuel no poderia ter vendido sua parte a estranho (Roberto) sem consultar a irm, pois Elisngela tem direito preferncia (preempo legal). Ainda de acordo com Carlos Roberto Gonalves, o condmino preterido pode exercer o seu direito de preferncia pela ao de preempo, ajuizando-a no prazo decadencial de cento e oitenta dias, contados da data em que teve cincia da alienao, e na qual efetuar o depsito do preo pago, havendo para si a parte vendida ao terceiro. Em linha de princpio, a orientao legal no sentido de evitar o ingresso de estranho no condomnio, preservando-o de futuros litgios e inconvenientes. A venda de parte indivisa a estranho somente se viabiliza, portanto, quando: a) for comunicada previamente aos demais condminos; b) for dada preferncia aos demais condminos para aquisio da parte ideal, pelo mesmo valor que o estranho ofereceu; c) os demais condminos no exercerem a preferncia dentro do prazo legal. O direito de preferncia de natureza real, pois no se resolve em perdas e danos. O condmino que depositar o preo haver para si a parte vendida. Tal no ocorrer se este fizer contraproposta diferente da que ofereceu o estranho. Por fim, importante deixar claro que essa forma de preferncia no se confunde com outras preferncias, como a preempo convencional (arts. 513 a 520 do CC) e com o direito de preferncia do locatrio (arts. 33 da Lei 8.245/1991), com ensina Flvio Tartuce.

QUESTO OBJETIVA 01 (OAB/RJ) Com relao ao contrato de compra e venda, NO CORRETO afirmar: (A) nula a pactuao firmada que deixa ao exclusivo arbtrio de uma das partes a fixao do preo (B) vlida a venda de ascendente solteiro a descendente, que obtm o consentimento dos demais descendentes, quando da realizao de avena (C) Na venda ad mensuram as referncias s dimenses do imvel so meramente enunciativas, no cabendo demanda quanto a uma eventual diferena nas medies (D) O condmino em coisa indivisvel, ao desejar vender a sua parte no bem, deve, antes de vend-la a um estranho, dar direito de preferncia na aquisio, tanto por tanto, aos demais condminos

QUESTO OBJETIVA 02 (Magistratura Federal/3 Regio 6) O contrato de compra e venda: (A) opera a transmisso da propriedade de bens imveis. (B) modo originrio de transmisso da propriedade. (C) no suficiente para operar a transmisso de bens imveis. (D) depende sempre de escritura pblica.

Das könnte Ihnen auch gefallen