Sie sind auf Seite 1von 50

Direito Administrativo 1

Licitao pblica
Prof. MSc. Aldemir Berwig

O que e qual a finalidade da licitao?


certame promovido por um ente pblico no exerccio de funo administrativa publicidade da necessidade de pactuar uma relao jurdica (bilateral ou unilateral) condies pr-estabelecidas no instrumento convocatrio disputa isonmica entre os interessados seleo da proposta mais vantajosa s convenincias pblicas
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Competncia legislativa
Art. 22, CR/88. Compete privativamente Unio legislar sobre: (...) XXVII normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para as administraes pblicas diretas, autrquicas e fundacionais da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas pblicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, 1, III; (Redao pela EC 19/1998)
Prof. MSc. Aldemir Berwig

O dever de licitar na CR/88


Art. 37, CF/88. (...) XXI ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Empresas estatais licitam?


Art. 173, CF/88. (...) 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: I - sua funo social e formas de fiscalizao pelo Estado e pela sociedade; II - a sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios; III - licitao e contratao de obras, servios, compras e alienaes, observados os princpios da administrao pblica; IV - a constituio e o funcionamento dos conselhos de administrao e fiscal, com a participao de acionistas minoritrios; V - os mandatos, a avaliao de desempenho e a responsabilidade dos administradores.

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Para transferir um servio pblico ou terceirizar, necessrio licitar?

Art. 175, CF/88. Incumbe ao poder pblico, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concesso ou permisso, sempre atravs de licitao, a prestao de servios pblicos.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Legislao infraconstitucional?
Lei 8.666/1993

criam modalidades
Lei 10.520/2002 Lei 8.987/1995 cria tipos Lei 11.079/2004 determina aplicao de tipos

Lei 12.232/2012: Dispe sobre as normas gerais para licitao e

contratao pela administrao pblica de servios de publicidade prestados por intermdio de agncias de propaganda e d outras providncias.

Lei 11.462/11: Regime Diferenciado de Contrataes - RDC (contrataes


para a copa do mundo)
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Lei 8.666/93
Art. 2 As obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes, concesses, permisses e locaes da Administrao Pblica, quando contratadas com terceiros, sero necessariamente precedidas de licitao, ressalvadas as hipteses previstas nesta Lei.
Pargrafo nico. Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre rgos ou entidades da Administrao Pblica e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formao de vnculo e a estipulao de obrigaes recprocas, seja qual fora denominao utilizada.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Princpios da licitao
Art. 3. A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhe so correlatos.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Lei 8.666/93
Art. 3, 1. vedado aos agentes pblicos: I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocao, clusulas ou condies que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu carter competitivo e estabeleam preferncias ou distines em razo da naturalidade, da sede ou domiclio dos licitantes ou de qualquer outra circunstncia impertinente ou irrelevante para o especfico objeto do contrato;
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Smula 177 - TCU


A definio precisa e suficiente do objeto licitado constitui regra indispensvel da competio, at mesmo como pressuposto do postulado de igualdade entre os licitantes, do qual subsidirio o princpio da publicidade, que envolve o conhecimento, pelos concorrentes potenciais das condies bsicas da licitao, constituindo, na hiptese particular da licitao para compra, a quantidade demandada uma das especificaes mnimas e essenciais definio do objeto do prego.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Questo a ser debatida

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Estudo de caso:
A sociedade empresria Por Menos Ltda. impetrou mandado de segurana contra ato do Presidente da Comisso Especial de Licitao da Secretaria de Administrao do Municpio de Iju, por ter sido excluda da fase de habilitao do procedimento licitatrio, em razo de ter entregado a documentao exigida quinze minutos aps o encerramento do prazo de recebimento disposto no edital de licitao. A empresa alega que a atitude da Comisso reflete exacerbado formalismo por parte da autoridade licitante, incompatvel com os princpios da competio e da razoabilidade que norteiam o procedimento licitatrio. Haveria, ainda, desvio de finalidade, pois se o objetivo da licitao a busca da oferta mais vantajosa, afastar-se-ia desse ideal a desclassificao da proponente por mseros dez minutos.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Estudo de caso (cont):


Em suas informaes, a Comisso destaca que agiu no estrito cumprimento do dever legal, tendo em vista que o art. 41 da Lei no 8.666/93 dispe: Art. 41. A Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. O supracitado artigo reflete um dos princpios basilares da licitao, consistente na vinculao da Administrao ao instrumento convocatrio. Com base nos seus estudos sobre os princpios constitucionais que regem a atuao da Administrao Pblica e, especialmente, os princpios da licitao, faa um estudo doutrinrio e jurisprudencial e responda aos seguintes questionamentos: tm fundamento jurdico as alegaes da sociedade empresria? Quais? Em sua anlise, considere a aplicao dos j estudados princpios da finalidade e da eficincia.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

STJ afasta a idia formalista de apego exagerado aos termos de um Edital

"DIREITO PBLICO MANDADO DE SEGURANA PROCEDIMENTO LICITATRIO VINCULAO AO EDITAL INTERPRETAO DAS CLUSULAS DO INSTRUMENTO CONVOCATRIO PELO JUDICIRIO, FIXANDO-SE O SENTIDO E O ALCANCE DE CADA UMA DELAS E ESCOIMANDO EXIGNCIAS DESNECESSRIAS E DE EXCESSIVO RIGOR PREJUDICIAIS AO INTERESSE PBLICO. POSSIBILIDADE. CABIMENTO DO MANDADO DE SEGURANA PARA ESSE FIM. DEFERIMENTO.
(...)

Consoante ensinam os juristas, o princpio da vinculao ao Edital no absoluto, de tal forma que impea o Judicirio de interpretar-lhe, buscando-lhe o sentido e a compreenso e escoimando-o de clusulas desnecessrias ou que extrapolem os ditames da lei de regncia e cujo excessivo rigor possa afastar, da concorrncia, possveis proponentes, ou que o transmude de um instrumento de defesa do interesse pblico em conjunto de regras prejudiciais ao que, com ele, objetiva a Administrao"
"
(Mandado de Segurana n 5.418/DF, Rel. Min. Demcrito Reinaldo, DJU 01.06.98, transcrito na obra de MARAL JUSTEN FILHO, "Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos", Ed. Dialtica, 1998, p. 73).

Prof. MSc. Aldemir Berwig

REsp 421.946/DF
ADMINISTRATIVO. LICITAO. DESCUMPRIMENTO DE REGRA PREVISTA NO EDITAL LICITATRIO. ART. 41, CAPUT, DA LEI N 8.666/93. VIOLAO.DEVER DE OBSERVNCIA DO EDITAL.

I - Cuida-se, originariamente, de Mandado de Segurana impetrado por SOL COMUNICAO E MARKETING LTDA, contra ato do Senhor Presidente da Comisso Especial de Licitao da Secretaria de Servios de Radiodifuso do Ministrio das Comunicaes, que a excluiu da fase de habilitao por ter entregue a documentao exigida para essa finalidade com 10 (dez) minutos de atraso. II - O art. 41 da Lei n 8.666/93 determina que: "Art. 41. A Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada."
Prof. MSc. Aldemir Berwig

III - Supondo que na Lei no existam palavras inteis, ou destitudas de significao deontolgica, verifica-se que o legislador imps, com apoio no Princpio da Legalidade, a interpretao restritiva do preceito, de modo a resguardar a atuao do Administrador Pblico, posto que este atua como gestor da res publica. Outra no seria a necessidade do vocbulo "estritamente" no aludido preceito infraconstitucional.
IV - "Ao submeter a Administrao ao princpio da vinculao ao ato convocatrio, a Lei n 8.666 impe o dever de exausto da discricionariedade por ocasio de sua elaborao. No teria cabimento determinar a estrita vinculao ao edital e, simultaneamente, autorizar a atribuio de competncia discricionria para a Comisso indicar, por ocasio do julgamento de alguma das fases, os critrios de julgamento. Todos os critrios e todas as exigncias devero constar, de modo expresso e exaustivo, no corpo do edital. (in
Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos, Editora Dialtica, 9 Edio, pg. 385)

Prof. MSc. Aldemir Berwig

V - Em resumo: o Poder Discricionrio da Administrao esgota-se com a elaborao do Edital de Licitao. A partir da, nos termos do vocbulo constante da prpria Lei, a Administrao Pblica vincula-se "estritamente" a ele.
VI - Recurso Especial provido.

Prof. MSc. Aldemir Berwig

REsp 354.977
RECURSO ESPECIAL. LICITAO PBLICA. EDITAL. PRINCPIO DA VINCULAO DO INSTRUMENTO

CONVOCATRIO. EDITAL FAZ LEI ENTRE AS PARTES.

O princpio da vinculao ao instrumento convocatrio se traduz na regra que o edital faz lei entre as partes, devendo os seus termos serem observados at o final do certame, vez que

vinculam as partes.
(Resp 354.977 SC, STJ, Rel. Min. Humberto Gomes de Barros).
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Princpio da vinculao ao instrumento convocatrio


Lei 8.666/93: Art. 3. (....) vinculao ao instrumento convocatrio

Art. 41, caput: A Administrao no pode descumprir as normas e condies do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. Art. 21, 4 Qualquer modificao no edital exige divulgao pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inqestionavelmente, a alterao no afetar a formulao das propostas.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Princpio do julgamento objetivo


O resultado do procedimento licitatrio deve ser o mesmo independentemente de quem julga pois o agente pblico somente aplica, de ofcio, as regras estabelecidas no edital

Prof. MSc. Aldemir Berwig

REsp 542.333
ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. FALTA DE

RECONHECIMENTO DE FIRMA EM CERTAME


LICITATRIO.

1. A ausncia de reconhecimento de firma mera


irregularidade formal, passvel de ser suprida em certame licitatrio, em face dos princpios da razoabilidade e proporcionalidade.
2. Recurso especial improvido. (Resp. 542.333, STJ, j. 20.10.2006.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Modalidades de licitao

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Modalidades de licitao
Lei 8.666/94, art. 22: I - concorrncia; II - tomada de preos; III - convite; IV - concurso; V - leilo.
Lei 10.520/02: VI - Prego
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Concorrncia
Art. 22, Lei 8.666/93:
1 Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Tomada de preo
Art. 22, Lei 8.666/93:
2 Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Convite
Art. 22, Lei 8.666/93: 3 Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Concurso
Art. 22, Lei 8.666/93:
4 Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Leilo
Art. 22, Lei 8.666/93:

5 Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. (Redao pela Lei n 8.883/1994)
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Prego
Lei 10.520/2002:
Art. 1 Para aquisio de bens e servios comuns, poder ser adotada a licitao na modalidade de prego, que ser regida por esta Lei. Pargrafo nico. Consideram-se bens e servios comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificaes usuais no mercado.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Tipos de licitao
Art. 45, Lei 8.666/1993: I - a de menor preo - quando o critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao determinar que ser

vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as


especificaes do edital ou convite e ofertar o menor preo; II - a de melhor tcnica; III - a de tcnica e preo. IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienao de bens ou

concesso de direito real de uso. (Includo pela Lei n 8.883/1994)


Prof. MSc. Aldemir Berwig

Lei 8.987/1995
Art. 14. Toda concesso de servio pblico, precedida ou no da execuo de obra pblica, ser objeto de prvia licitao, nos termos da legislao prpria e com observncia dos rincpios da legalidade, moralidade, publicidade, igualdade, do julgamento por critrios objetivos e da vinculao ao instrumento convocatrio.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Lei 8.987/1995
Art. 15. No julgamento da licitao ser considerado um dos seguintes critrios: I - o menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado; II - a maior oferta, nos casos de pagamento ao poder concedente pela outorga da concesso; III - a combinao, dois a dois, dos critrios referidos nos incisos I, II e VII; IV - melhor proposta tcnica, com preo fixado no edital; V - melhor proposta em razo da combinao dos critrios de menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado com o de melhor tcnica; VI - melhor proposta em razo da combinao dos critrios de maior oferta pela outorga da concesso com o de melhor tcnica; ou VII - melhor oferta de pagamento pela outorga aps qualificao de propostas tcnicas. (Includo pela Lei n 9.648, de 1998)
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Lei 8.987/1995
1 A aplicao do critrio previsto no inciso III s ser admitida quando previamente estabelecida no edital de licitao, inclusive com regras e frmulas precisas para avaliao econmico-financeira. 2 Para fins de aplicao do disposto nos incisos IV, V, VI e VII, o edital de licitao conter parmetros e exigncias para formulao de propostas tcnicas. 3 O poder concedente recusar propostas manifestamente inexequveis ou financeiramente incompatveis com os objetivos da licitao. 4 Em igualdade de condies, ser dada preferncia proposta apresentada por empresa brasileira. (Redao dada a todos pela
Lei n 9.648, de 1998)

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Ateno !
Modalidade de licitao: diz respeito ao procedimento ou rito processual a ser adotado (obrigatoriamente deve ser observado o mnimo exigido por lei)
Tipo de licitao: diz respeito ao critrio de julgamento

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Sempre obrigatria a licitao?

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Inexigibilidade de licitao
Art. 25. inexigvel a licitao quando houver

inviabilidade de

competio, em especial:
I - para aquisio de materiais, equipamentos, ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca, devendo a comprovao de exclusividade ser feita atravs de atestado fornecido pelo rgo de registro do comrcio do local em que se realizaria a licitao ou a obra ou o servio, pelo Sindicato, Federao ou Confederao Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes; II - para a contratao de servios tcnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; III - para contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Servios tcnicos especializados?


I - estudos tcnicos, planejamentos e projetos bsicos ou executivos; II - pareceres, percias e avaliaes em geral; III - assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) IV - fiscalizao, superviso ou gerenciamento de obras ou servios; V - patrocnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; VI - treinamento e aperfeioamento de pessoal; VII - restaurao de obras de arte e bens de valor histrico. VIII - (Vetado). (Includo pela Lei n 8.883, de 1994) 1 Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitao, os contratos para a prestao de servios tcnicos profissionais especializados devero, preferencialmente, ser celebrados mediante a realizao de concurso, com estipulao prvia de prmio ou remunerao. 2 Aos servios tcnicos previstos neste artigo aplica-se, no que couber, o disposto no art. 111 desta Lei. 3 A empresa de prestao de servios tcnicos especializados que apresente relao de integrantes de seu corpo tcnico em procedimento licitatrio ou como elemento de justificao de dispensa ou inexigibilidade de licitao, ficar obrigada a garantir que os referidos integrantes realizem pessoal e diretamente os servios objeto do contrato.

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Inexigibilidade de licitao
Art. 25. (...) 1 Considera-se de notria especializao o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experincias, publicaes, organizao, aparelhamento, equipe tcnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho essencial e
indiscutivelmente o mais adequado plena satisfao do objeto do contrato.

2 Na hiptese deste artigo e em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado Fazenda Pblica o fornecedor ou o prestador de servios e o agente pblico responsvel, sem prejuzo de outras sanes legais cabveis.
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Inexigibilidade de licitao
Ateno! A lista do art. 25 meramente exemplificativa, pois a questo de fato, a situao concreta no permite licitao ou no h constrio na quantidade de pessoas que podem contratar com a Administrao

Prof. MSc. Aldemir Berwig Prof. MSc. Aldemir Berwig

Dispensa de licitao
Critrios de dispensa:

I - em razo do valor: pega-se como parmetro o valor do convite II - casos especficos estabelecidos na lei (ou seja, a lei enumera os casos possveis)
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Dispensa de licitao
Art. 24. dispensvel a licitao: I - para obras e servios de engenharia de valor at 10% (dez por cento) do valor do convite = R$ 15.000,00 II - para outros servios e compras de valor at 10% (dez por cento) do limite previsto para o convite = R$ 8.000,00 III - nos casos de guerra ou grave perturbao da ordem; IV - nos casos de emergncia ou de calamidadepblica, quando caracterizada urgncia de atendimento de situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares, e somente para os bens necessrios ao atendimento da situao emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e servios que possam ser concludas no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrncia da emergncia ou calamidade, vedada aprorrogao dos respectivos contratos; (...)
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Licitao dispensada
Art. 17. A alienao de bens da Administrao Pblica, subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e obedecer s seguintes normas: I - quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos: a) dao em pagamento; (...) II - quando mveis, depender de avaliao prvia e de licitao, dispensada esta nos seguintes casos:
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Formalizao da inexigibilidade ou dispensa


Art. 26. As dispensas previstas nos 2 e 4 do art. 17 e no inciso III e seguintes do art. 24, as situaes de inexigibilidade referidas no art. 25, necessariamente justificadas, e o retardamento previsto no final do pargrafo nico do art. 8 desta Lei devero ser comunicados, dentro de 3 (trs) dias, autoridade superior, para ratificao e publicao na imprensa oficial, no prazo de 5 (cinco) dias, como condio para a eficcia dos atos. (Redao dada pela Lei n 11.107, de 2005)

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Ainda inexigibilidade e dispensa:


Pargrafo nico. O processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, ser instrudo, no que couber, com os seguintes elementos: I - caracterizao da situao emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; II - razo da escolha do fornecedor ou executante; III - justificativa do preo. IV - documento de aprovao dos projetos de pesquisa aos quais os bens sero alocados. (Includo pela Lei n 9.648, de 1998)
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Importante
Inexigibilidade as hipteses legais so exemplificativas (a lei estabelece alguns casos, mas sempre que existir objeto nico (singularidade do objeto)
Dispensa as hipteses legais so taxativas (a lei esgota as possibilidades)

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Ateno! Art. 24, Lei 8.666/93:


Pargrafo nico. Os percentuais referidos nos incisos I e II do caput deste artigo sero 20% (vinte por cento) para compras, obras e servios contratados por consrcios pblicos, sociedade de economia mista, empresa pblica e por autarquia ou fundao qualificadas, na forma da lei, como Agncias Executivas. (Redaodada pela Lei n 11.107, de 2005)
Prof. MSc. Aldemir Berwig

Estudo de caso:
A contratao de servios de advocacia pela Administrao Pblica, sem licitao, licita?

Prof. MSc. Aldemir Berwig

STJ - REsp 848.549


CRIMINAL. RESP. CRIME COMETIDO POR PREFEITO () I. A inviabilidade de competio, da qual decorre a inexigibilidade de licitao de licitao, deve ficar adequadamente demonstrada. II. Os casos de inexigibilidade de licitao ocorrem quando no h qualquer possibilidade de competio, diante da existncia de apenas um objeto ou pessoas capazes de atender s necessidades da Administrao Pblica. III. Hiptese em que a Administrao Pblica, a pretexto de utilizao do seu poder discricionrio, contratou advogado sem procedimento licitatrio, com base em sua experincia profissional, atravs da simples meno de que o causdico teve seu currculo aprovado pela comisso de licitao e pelo fato de que j prestara servios a outras municipalidades. IV. No demonstrada a inviabilidade de competio da qual decorre a inexigibilidade de licitao, e nem a licitude na utilizao de servio pblico. V. No obstante a orientao jurisprudencial desta Corte no sentido da necessidade de verificao do dolo para o recebimento da inicial acusatria nos crimes de responsabilidade de prefeito municipal, no presente caso tal entendimento no se mostra aplicvel, se a apontada ausncia de dolo na conduta do Prefeito no veio acompanhada de fundamentao suficiente a respaldar tal concluso. VI. Recurso provido, nos termos do voto do Relator.

Prof. MSc. Aldemir Berwig

Muito obrigado pela ateno!!!


Prof. MSc. Aldemir Berwig

Das könnte Ihnen auch gefallen