Sie sind auf Seite 1von 4

Jovem Naturalista O psiclogo e educador suo Jean Piaget famoso pelas suas teorias de aprendizagem e os diferentes estdios no desenvolvimento

o da inteligncia das crianas. Jean Piaget, filho de um historiador, nasceu a 9 de Agosto de 1896, em Neuchtel, na Suia. Grande parte da infncia de Piaget foi influenciada pelo que o mesmo via no seu pai, um homem intensamente dedicado aos seus estudos e trabalhos. Graas a isso, ainda em tenra idade, Piaget ganhou interesse pelos estudos, em especial, o estudo das cincias naturais. Aos 11 anos, os seus apontamentos sobre uma espcie de pardal albino foram publicados, sendo este o primeiro de centenas de artigos e acima de cinquenta livros. Por vezes, quando submetia os trabalhos para serem publicados, Piaget tinha de manter a sua idade em segredo. Muitos editores sentiam que um autor to jovem teria muito pouca credibilidade. Piaget ajudou ainda o Museu de Histria Natural de Neuchtel a classificar uma coleo de moluscos inspirado nos seus estudos. Um dos artigos, escrito quando Piaget tinha 15 anos, fez com que recebesse uma proposta de emprego no Museu de Histria Natural em Genebra, Suia. Piaget recusou a proposta para poder prosseguir com os seus estudos. Na Universidade de Neuchtel, Piaget terminou os seus estudos de Biologia em 1916 e concluiu o Doutoramento em 1918 graas sua pesquisa sobre moluscos.

Carreira Madrugadora Foi o Padrinho de Piaget que o introduzia Filosofia. Biologia foi ento misturada com Epistemologia, ambas pedras essenciais para as suas teorias de aprendizagem. O trabalho em dois laboratrios de Psicologia em Zurique, introduziram-no psicanlise. Em Paris, nos seus subrbios, estudou psicologia e doenas mentais, lgica e epistemologia e, em 1920 com Thodore Simon no laboratrio Binet, desenvolveu testes universais de raciocnio. Piaget pensou que esses testes quantitativos eram demasiado rigorosos e viu que as respostas erradas revelavam a sua qualidade de pensamento em diferentes fases do seu desenvolvimento. Isto levou questo que Piaget dedicaria a sua vida para responder: Como que as crianas aprendem?

Aps 1921 Piaget era director de pesquisa, director assistente, e ento codirector do instituto de Jean Jacques Rousseau, uma parte mais antiga da universidade de Genebra, onde era o professor de histria do pensamento cientfico (1929-1939). Ensinou tambm em universidades em Paris, em Lausana, e em Neuchtel. Era presidente do Departamento Internacional da Educao e era um delegado suo na Economia das Naes Unidas e no Comit Cientifico (UNESCO). Em 1955 fundou o centro de Epistemologia Gentica em Genebra com os fundos da fundao de Rockefeller, e em 1956 fundou e transformou-se director do Instituto de Cincia Educacionais em Genebra.

O estudo de crianas Piaget encontrou quatro estgios do crescimento mental ao estudar crianas, particularmente os seus prprios filhos: o estgio sensrio-motor, do nascimento aos dois anos de idade, quando as estruturas mentais se concentram em objectos concretos (ou reais); um estgio pr-operacional, desde os dois anos at aos sete anos de idade, quando as crianas aprenderem smbolos em linguagem, fantasia, no jogo, e nos sonhos; um estgio operacional concreto, dos sete aos onze anos, quando as crianas dominarem a classificao, os relacionamentos, os nmeros, e maneiras do raciocnio (chegar a concluses) sobre eles; finalmente, um estgio operacional formal, a partir dos onze anos, quando comearem a dominar o pensamento independente. Piaget acreditava que a compreenso das crianas ao longo das trs primeiras fases era diferente da dos adultos, estando a das crianas baseada em explorar activamente o ambiente em vez da compreenso lingustica. Durante estas trs fases as crianas aprendem naturalmente sem castigos ou recompensas. Piaget via a natureza biolgica (hereditariedade ou transmisso dos caracteres genticos) e o ambiente com um papel igualmente importante, sem que, nenhum sozinho seria a resposta final. Descobriu que as ideias das crianas sobre a natureza, o ambiente eram herdadas nem aprendidas mas sim construda graas as suas estruturas psicolgicas e experincias. O crescimento psicolgico acontece por integrao, ou aprendendo ideias de grau mais elevado atravs da consolidao de ideias de grau menor, e por substituio, ou substituindo explicaes iniciais por experincias ou ideias mais razoveis e lgicas. As crianas aprendem em estgios numa espiral crescente de entendimento, de percepo, como os mesmo problemas a serem resolvidos mas eficientemente a cada nvel superior. Os estgios definidos sobre o desenvolvimento da criana, de quando esta muda e amadurece, so resultantes das suas experincias com crianas. Essas ideias so favorecidas atravs da ltima teoria sobre o estimuloresposta de psiclogos behavoristas que estudam a aprendizagem animal As teorias de Piaget foram desenvolvidas durante anos. Experincias e explicaes posterios foram formadas mas sem nunca alterar as suas ideias e teorias bsicas.

Prmios e Legado Piaget recebeu prmios honorrios das universidades de Oxford e Harvard e fez muitas aparies como convidado em conferncias sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianas. Permaneceu mesmo assim uma pessoa discreta, preferindo evitar a luz da ribalta. Esse estilo de vida permitiu que desenvolvesse ainda mais as suas teorias. Piaget mantinha uma agenda ocupada dia inteiro. Costumava acordar todos os dias s quarto da manh e escrevia pelo menos quatro pginas para publicar antes de ir dar aulas ou para reunies. Depois de almoo, iria passear e reflectir nos seus interesses. Eu prefiro sempre pensar num problema antes de o ler, dizia Piaget. Lia extensivamente de noite antes de ir para a cama. Todos os Veres fazia frias nos Alpes e escrevia vrios trabalhos. Piaget viria a morrer no dia 17 de Setembro de 1980, em Genebra. Foi recordado pelo jornal New York Times como o homem cujas teorias eram to revolucionrias e libertadoras como as de Sigmund Freud.

SPRINTHALL, N., SPRINTHALL R., Psicologia Educacional, McGraw-Hill, 1993, p.102

Das könnte Ihnen auch gefallen