Sie sind auf Seite 1von 8

Endemia Designa-se como endemia qualquer factor mrbido ou doena espacialmente localizada, temporalmente ilimitada, habitualmente presente entre

os membros de uma populao e cujo nvel de incidncia se situe sistematicamente nos limites de uma faixa endmica que foi previamente convencionada para uma populao e poca determinadas. Difere da epidemia por ser de carter mais contnuo e restrito a uma determinada rea. Assim, por exemplo, no Brasil, existem reas endmicas de febre amarela na Amaznia, reas endmicas de dengue, etc. Em Portugal, a hepatite A pode ser considerada como endemia, j que existem, constantemente, novos casos. Por vezes, uma endemia pode evoluir para uma epidemia, existindo, nesse caso, uma doena endemo-epidmica. Esta oposio entre endemia e epidemia, entretanto, tem sido esbatida com os novos conhecimentos adquiridos quanto aos factores ecolgicos que condicionam o desenvolvimento de uma doena. O termo "endmico" passou a referir-se, de forma mais ajustada, ao grau de prevalncia de uma doena, ou seja proporo entre o nmero total de casos da doena e o nmero de indivduos em risco de a adquirir, numa rea geografica e temporalmente bem definida. Ao viajar para uma rea endmica aconselhvel e, por vezes, necessrio que o viajante seja vacinado.

Epidemia Uma epidemia se caracteriza pela incidncia, em curto perodo de tempo, de grande nmero de casos de uma doena. Este termo tem origem no grego clssico: epi (sobre) + demos (povo) e sabe-se ter sido utilizado por Hipcrates no sculo VI a.C.. A ocorrncia, numa comunidade ou regio, de casos de doena, acidente, malformao congnita, comportamento especificamente relacionado com a sade ou outros acontecimentos relacionados com a sade que ocorre em um determinado momento e espao, um fato at aqui normal, j que interagimos com o ambiente e outras formas de vida. Um surto epidmico ocorre quando h um grande desequilbrio com o agente (ou surgimento de um), sendo este posto em vantagem. Este desequilbrio comum quando uma nova estirpe do organismo aparece (mutao) ou quando o hospedeiro exposto pela primeira vez ao agente. Doena Epidmica O nmero de casos indicativos da presena de uma epidemia devida a um agente transmissvel varia de acordo com o agente, dimenso, tipo e estado imunitrio da populao exposta, experincia ou falta de experincia prvia com o agente responsvel e com o tempo, local, forma de ocorrncia e seu comportamento na populao. Umas das formas para se dizer se uma determinada doena epidmica ou endmica, baseia-se na seguinte equao:

Incidncia mxima esperada = Media da incidncia + 2 x Desvio padro Para sua utilizao necessrio conhecer a incidncia de uma determinada enfermidade em um determinado espao de tempo, que condiga com seu comportamento em uma determinada populao. Tcnica esta utilizada em Bioestatstica sob circunstancias rigorosas. Para exemplificar, pegaremos uma doena X, que tem sua incidncia medida de ano em ano. Se o nmero de casos que ocorreram no ano atual superar o valor da incidncia mxima esperada, temos um caso epidmico, se for inferior, temos um caso endmico. Portanto, uma situao epidmica no necessariamente deve ter como precedente uma situao endmica. A ocorrncia de um nico caso de uma doena transmissvel h muitos anos ausente na populao em causa (ex.: poliomielite) ou o primeiro caso de uma doena at ento desconhecida na rea (ex.: gripe do frango) requerem notificao imediata e uma investigao completa e j representam uma situao epidmica. Assim uma doena "nova" como a j citada gripe do frango comea como surto epidmico. Embora se tenha dado especial nfase s doenas transmissveis na descrio do termo, presentemente ele empregue em relao a quaisquer outros fenmenos de sade ou com ela relacionados. Temos o caso da gripe espanhola, a gripe suna,etc. Interao parasita hospedeiro Ao longo do tempo a relao entre agente e hospedeiro tende a mudar depredatria (favorecendo o agente) para comensal (que no favorece nem um nem outro). Com o tempo e um ambiente estvel a ocorrncia de doena passa de epidmica para endmica e depois para espordica. No estado natural o hospedeiro mais resistente tem maior probabilidade de sobrevivncia. Do ponto de vista ecolgico a produo de doena e a morte no favorece a perpetuao do agente. Portanto, a seleo natural favorece os microorganismos menos patognicos. A raiva e a Peste bovina so excees regra. Para exemplificar o que foi dito, pegamos o vrus da mixomatose intencionalmente introduzido na Austrlia para controlar os coelhos provocou uma mortalidade elevada (80% a 90%). Depois de alguns anos verificou-se que a taxa de fatalidade inicial de 99% passou para 90% e o tempo entre a infeco e a morte aumentou. Em 15 anos a populao de coelhos chegou aos 20%.

Pandemia Uma pandemia (do grego [pan = tudo/ todo(s)] + [demos = povo]) uma epidemia de doena infecciosa que se espalha entre a populao localizada em uma grande regio geogrfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta.[1] Aparecimento

De acordo com a Organizao Mundial da Sade, uma pandemia pode comear quando se renem estas trs condies: O aparecimento de uma nova doena populao. O agente infecta humanos, causando uma doena sria. O agente espalha-se fcil e sustentavelmente entre humanos.

Uma doena ou condio, no pode ser considerada uma pandemia somente por estar difundido ou matar um grande nmero de pessoas; deve tambm ser infeccioso. Por exemplo, cncer responsvel por um nmero grande de mortes, mas no considerada uma pandemia porque a doena no contagiosa (embora certas causas de alguns tipos de cncer possam ser). Exemplo Infeco das clulas hepticas pelo HBV (Hepatitis B Vrus) que se exterioriza por um espectro de sndromes que vo desde a infeco inaparente e subclnica at a rapidamente progressiva e fatal. Os sintomas, quando presentes, so : falta de apetite, febre, nuseas, vmitos, astenia, diarria, dores articulares, ictercia (amarelamento da pele e mucosas) entre os mais comuns. Sinnimos Hepatite srica. Agente HBV (Hepatitis B Vrus), que um vrus DNA (hepadnavirus) Complicaes/Consequncias Hepatite crnica, Cirrose heptica, Cncer do fgado (Hepatocarcinoma), alm de formas agudas severas com coma heptico e bito. Transmisso Atravs da soluo de continuidade da pele e mucosas. Relaes sexuais. Materiais ou instrumentos contaminados: Seringas, agulhas, perfurao de orelha, tatuagens, procedimentos odontolgicos ou cirrgicos, procedimentos de manicure ou pedicure etc. Transfuso de sangue e derivados. Transmisso vertical : da me portadora para o recm-nascido, durante o parto (parto normal ou cesariana). O portador crnico pode ser infectante pelo resto da vida. Fases Mundiais de Pandemia A Organizao Mundial de Sade (OMS) desenvolveu um plano de preparao de gripe global que define as fases de uma pandemia, esboos no papel da OMS, e faz recomendaes para medidas nacionais antes e durante uma pandemia.[2] As fases so: Perodo de Interpandemia Fase 1: Nenhum novo subtipo de vrus de gripe foi descoberto em humanos. Fase 2: Nenhum novo subtipo de vrus de gripe foi descoberto em humanos, mas uma doena, variante animal ameaa os humanos.

Perodos de alerta de Pandemia Fase 3: Infeco (humana) com um subtipo novo mas nenhuma expanso de humano para humano.

Fase 4: Pequeno(s) foco(s) com transmisso de humano para humano com localizao limitada. Fase 5: Maior(es) foco(s) mas expanso de humano para humano ainda localizado. Perodo de Pandemia Fase 6: Pandemia: aumenta a transmisso contnua entre a populao geral.

Pandemias e epidemias na histria J aconteceram vrias pandemias significativas na histria da humanidade, como a gripe e a tuberculose. [editar]Epidemias Algumas epidemias foram to intensas que quase chegaram a aniquilar cidades inteiras: Um padre abenoa doentes de Peste negra. Iluminura. (c.1360-1375) Peste do Egito (430 a.C.) - a febre tifide matou um quarto das tropas atenienses e um quarto da populao da cidade durante a Guerra do Peloponeso. Esta doena fatal debilitou o domnio de Atenas, mas a virulncia completa da doena preveniu sua expanso para outras regies, a doena exterminou seus hospedeiros a uma taxa mais rpida que a velocidade de transmisso. A causa exata da peste era por muitos anos desconhecida; em janeiro de 2006, investigadores da Universidade de Atenas analisaram dentes recuperados de uma sepultura coletiva debaixo da cidade e confirmaram a presena de bactrias responsveis pela febre tifide. Praga de Antonine (165180) - possivelmente causada pela varola trazida prximo ao Leste; matou um quarto dos infectados. Cinco milhes no total. Na plenitude de uma segunda pandemia (251266) 5.000 pessoas chegaram a ser mortas por dia em Roma. Peste de Justiniano (541-x). A primeira contaminao registrada de peste bubnica. Comeou no Egito e chegou Constantinopla na primavera seguinte, enquanto matava (de acordo com o cronista bizantino Procopius) 10.000 pessoas por dia, atingindo 40% dos habitantes da cidade. Foi eliminada at um quarto da populao do oriente mdio. Peste Negra (1300) - oitocentos anos depois do ltimo aparecimento, a peste bubnica tinha voltado Europa. Comeando a contaminao na sia, a doena chegou Europa mediterrnea e ocidental em 1348 (possivelmente de comerciantes fugindo de italianos lutando na Crimia), e matou vinte milhes de europeus em seis anos, um quarto da populao total e at metade nas reas urbanas mais afetadas. Pandemias A primeira pandemia reconhecida iniciou na sia no vero de 1580 e dentro de 6 meses havia se espalhado para a frica e Europa, e da para a Amrica do Norte. Houveram taxas elevadas da doena e uma caracterstica comum a futuras pandemias de gripe foi relatada no Reino Unido: a ocorrncia de vrias ondas de

infeco - no vero e outono daquele ano.[3] Alm da Gripe, outros tipos de pandemias tem sido registrados na histria, como a pandemia de Tifo da poca das cruzadas e as de Clera que tem sido registradas desde 1816. Um surto de conjuntivite hemorrgica aguda foi reconhecida primeiro durante 1969 em Gana e logo aps em outros pases africanos. O surto alcanou propores pandmicas, com dez milhes de pessoas envolvidas de 1969 a 1971.[4] Clera Ver artigo principal: Clera Primeira pandemia entre 1816 e 1826. Primeiramente restringida ao subcontinente indiano, a pandemia comeou em Bengala, ento espalhou-se pela ndia antes de 1820. Estendeu-se at a China e o Mar Cspio antes de retroceder. A segunda pandemia (18291851) comeou na Europa, chegando em Londres em 1832, em Ontrio e Nova Iorque no mesmo ano, e na costa do Pacfico, na Amrica do Norte, antes de 1834. A terceira pandemia (18521860), sendo a Rssia principalmente afetada, com mais de um milho de mortes. A quarta pandemia (18631875) espalhou-se principalmente na Europa e na frica. A quinta em 1866 havia uma contaminao na Amrica do Norte. A sexta em 1892. A clera contaminou a proviso de gua de Hamburgo, na Alemanha, e causou 8.606 mortes. A stima pandemia (18991923) teve pouco efeito na Europa por causa de avanos em sade pblica, mas a Rssia foi novamente afetada. Foi decorrente do bitipo eltor, reconhecido pela primeira vez em 1911.[5] A oitava pandemia comeou na Indonsia em 1961, e chegou a Bangladesh em 1963, na ndia em 1964, e a URSS em 1966.

Gripe Ver artigo principal: Gripe A primeira pandemia reconhecida, provavelmente de gripe, iniciou na sia no vero de 1580 e se espalhou para a frica e Europa, e Amrica do Norte.[3] A primeira pandemia reconhecida dos anos 1700 ocorreu entre 1729 e 1733. Se originou na primavera de 1729 na Rssia passou para a Europa e da para o mundo todo. A pandemia foi descrita como dois surtos no relacionados de gripe sendo o de 1729-1730 menos severo e o de 1732-1733 uma pandemia real.[3] A segunda pandemia do sculo XVIII iniciou no outono de 1781 na China e se espalhou para a Rssia. Em oito meses se espalhou para a Europa e da para o resto do mundo.[3] A pandemia de 1830-1833 iniciou na China no inverno de 1830 e se espalhou rapidamente para as Filipinas, India e Indonesia, cruzando atravs da Rssia para a Europa, alcanando a Amrica do Norte em 1831-1832. A doena

ocorreu recorrentemente duas vezes na Europa, em 1831-1832 e em 18321833.[3] Gripe Asitica (18891892) - foi detectada em maio de 1889 em Bukhara, Rssia.[6] Em outubro, tinha chegado a Tomsk e no Cucaso. Espalhou-se rapidamente pelo oeste e atingiu a Amrica do Norte em dezembro de 1889, Amrica do Sul entre fevereiro e abril de 1890, ndia entre fevereiro e maro de 1890 e Austrlia entre maro e abril de 1890. Era causada pelo subtipo H2N2 do vrus influenza[7] e teve uma taxa de mortalidade muito alta. A origem da pandemia de 1898-1900 no conhecida, mas ocorreram grandes epidemias na Europa, Austrlia, Amrica do Norte, Japo e ilhas do Pacfico. Soro recolhido em 1968 de pessoas vivas em 1898 indicaram a presena de anticorpos para o vrus Influenza A/H3.[3] Gripe espanhola (19181919) - identificada no comeo de maro de 1918 em tropas dos Estados Unidos que treinavam no Acampamento Funston, Kansas. Coincidiu com o fim da Primeira Guerra Mundial.[3] Em outubro de 1918 tinha espalhado-se para se tornar uma pandemia mundial, atingindo todos os continentes. Extraordinariamente mortal e violenta, quase terminou to depressa quanto comeou, desaparecendo completamente dentro de 18 meses. a pandemia mais devastadora que se conhece.[8] Esta epidemia foi extensivamente narrada e foi descrita como "o maior holocausto mdico da histria".[9] Em seis meses, 25 milhes de pessoas estavam mortas (algumas estimativas que esse nmero seja duas vezes maior). Calculou-se que 17 milhes de pessoas morreram na ndia, 500.000 nos Estados Unidos e 200.000 no Reino Unido. O vrus foi reconstrudo recentemente por cientistas do CDC que estudavam restos de cadveres preservados pelo permafrost no Alaska. Eles identificaram isto como um tipo de vrus H1N1. Gripe asitica (19571958) - o vrus H2N2 causou aproximadamente 70.000 mortes nos Estados Unidos. Identificado na China em fevereiro de 1957, a gripe asitica espalhou-se para os Estados Unidos em junho de 1957.[3] Gripe de Hong Kong (1968) - iniciou na China e o surto se espalhou para Hong Kong em julho de 1968 causando 500.000 casos em apenas duas semanas. A pandemia alcanou os Estados Unidos a partir de soldados que lutavam na Guerra do Vietnam. Na Europa a doena foi diagnosticada em setembro do mesmo ano tendo alcanado a Amrica do Sul e a frica do Sul um ano depois.[3] Gripe suna refere-se gripe causada pelas estirpes de vrus da gripe, chamadas vrus da gripe suna, que habitualmente infectam porcos, onde so endmicas[2]. Em 1976 houve um surto em New Jersey, mas as medidas preventidas evitaram que se espalhasse. possvel que tenha poderia ter sido uma pandemia mas que foi evitada.[3] Em 2009 todas estas estirpes so encontradas no vrus da gripe C e nos subtipos do vrus da gripe A. tambm conhecida como Influenza A H1N1

Nota: Se procura especificamente o surto de gripe suna de 2009, consulte: * Surto de gripe A (H1N1) de 2009 Tifo

Ver artigo principal: Tifo Surgindo durante as Cruzadas, o Tifo teve seu primeiro impacto na Europa em 1489, na Espanha. Durante a luta entre espanhis Cristos e os muulmanos em Granada, os espanhis perderam 3.000 pessoas na guerra e 20.000 com o tifo. Em 1542, 30.000 pessoas morreram de tifo enquanto lutavam contra os otomanos nos Blcs. A doena tambm teve um papel principal na destruio no fracasso de Napoleo na Rssia em 1812. O Tifo tambm matou inmeros prisioneiros nos campos de concetrao nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Efeitos da Colonizao Encontros entre os exploradores europeus e as populaes no resto do mundo introduziram vrias epidemias em diferentes locais. Metade da populao nativa da Amrica Espanhola em 1518 foi morta atravs da varola. A Varola atingiu o Mxico na dcada de 1520, matando 150.000 pessoas em Tenochtitln e o Peru na dcada de 1530, ajudando os conquistadores europeus. O Sarampo matou dois milhes de nativo mexicanos adicionais na dcada de 1600. Mais tarde, entre 1848 e 1849, entre 40.000 e 150.000 havaianos morreram de sarampo. Tambm h vrias doenas desconhecidas que eram extremamente srias mas desapareceram atualmente, assim a etiologia destas doenas no pode ser estabelecida. A causa do chamado "Suor ingls", no sculo XVI, na Inglaterra, que foi to temido quanto a peste bubnica, ainda desconhecida. Interesse sobre possveis pandemias no futuro O vrus Ebola e outras doenas rapidamente letais como a Febre de Lassa, vrus de Marburg e a Febre hemorrgica boliviana so doenas altamente contagiosas e mortais com o potencial terico de se tornar pandemias. A habilidade dessas doenas para espalhar-se e causar uma pandemia limitada, pois sua transmisso depende de contato ntimo com o vetor infectado. Mutaes genticas poderiam acontecer podendo elevar o potencial dessas doenas de se infectar, por isso, necessria uma observao constante por parte da comunidade cientfica. Resistncia antibitica Antibiticos resistentes tambm podem reavivar doenas consideradas controladas, so as chamadas superbactrias. Casos de tuberculose resistente a todos os tratamentos tradicionalmente efetivos emergiram, causando grande preocupao aos profissionais de sade. Tais bactrias comuns como Staphylococcus aureus e espcies de Enterococcus que desenvolveram resistncia a antibiticos disponveis mais fortes como vancomycin emersas nos ltimos 20 anos como uma causa importante de infeces hospitalares. Nos Estados Unidos, 2.000.000 pessoas por ano esto pegando infeces hospitalares depois tido sido admitido para hospitais para receber cuidado mdico por razes sem conexes. O mais recentes nmeros de infeces assusta, em 2006 surgiam 4 casos novos por minuto. Organizaes mundias de sade juntam esforos para erradicar estas novas doenas. Infeco de HIV Ver artigo principal: HIV e AIDS

O vrus HIV que causa a AIDS considerado uma pandemia global[10] agora com infeco taxa to alta quanto 25% na frica subsaariana. Educao efetiva sobre prtica sexual mais segura e treinar precaues ajudou reduzir a velocidade das taxas de infeco em vrios pases africanos que patrocinaram programas de educao nacionais. Taxas de infeco esto subindo novamente na sia e na Amrica. Devido a alta incidncia de infeco uma imensa perda de vidas nas frica central e leste esto devastando os pases destas regies.[10] SARS Ver artigo principal: SARS Em 2003, havia preocupaes que a SARS, uma forma nova e altamente contagiosa de pneumonia atpica causada por um coronavrus SARS-CoV, poderia se tornar pandemia. A ao rpida por autoridades nacionais e internacionais de sade como a Organizao Mundial de Sade ajudaram a deixar transmisso lenta, terminando as epidemias localizadas antes que eles pudessem se tornar uma pandemia. A doena no foi erradicada, porm, poderia re-emergir inesperadamente, enquanto autorizando monitorando e poderia embalar informando de casos suspeitos de pneumonia atpica. Gripe aviria Ver artigo principal: Gripe aviria Em fevereiro de 2004, o vrus da gripe aviria foi descoberto em pssaros no Vietn. Teme-se que, se o vrus da gripe aviaria combinar com um vrus de gripe humano (em um pssaro ou um humano), o subtipo novo criado poderia ser altamente contagioso e altamente letal em humanos. Tal subtipo poderia causar uma pandemia de gripe global, semelhante gripe espanhola, ou o mais baixo pandemia de mortalidade como a gripe asitica e a gripe de Hong Kong. Gripe suna (Gripe A) Pessoas usando mscaras no metr da Cidade do Mxico durante o surto de gripe suna na Amrica do Norte em 2009. Ver artigo principal: Gripe suna e Surto de gripe suna de 2009 Gripe suna o nome dado a uma doena causada pelo vrus H1N1, uma combinao das cepas dos vrus avirio e humano. A contaminao se d de um humano contaminado ou objetos contaminados para outro humano. No h riscos no contato entre porcos e humanos, nem no consumo da carne de porco.[11] Em 2009, em meio a um surto da doena, o governo mexicano anunciou 150 mortes ate o dia 29 de abril de 2009 causadas pelo H1N1 o que levou a Organizao Mundial da Sade a declarar que a doena tem grandes chances de se tornar uma pandemia..[12][13] No dia 30 de Abril de 2009 a OMS aumentou o nvel pandmico da gripe AH1N1 para fase 5. O nome Gripe Suna foi alterado pela OMS para Gripe A, pois o nome poderia afetar o comrcio suno. No dia 11 de junho de 2009 a OMS aumentou o nvel para 6, caracterizando uma pandemia. No momento do decreto eram registrados 27.737 casos de gripe A no mundo e 141 mortes.[14]

Das könnte Ihnen auch gefallen