Sie sind auf Seite 1von 17

ndice

1. Identificao da obra... 1 2. Introduo2 a) Descrio do edifcio.2 b) Tipo de obra3 3. Perodo e fases da obra observadas4 4. Caracterizao do solo. . 4 5. Tipo de fundao adoptada em obra5 6. Processos de construo adoptados.. 6 a) Escavao...6 b) Condies previas aos trabalhos de fundao. . 6 c) Cofragens7 d) Equipamentos e ferramentas7 7. Analise da fundao propriamente dita...8 a) Generalidades. . 8 b) Tipos de fundaes. . 9 c) Fundaes directas....9 d) O ensoleiramento geral...11 e) Beto de limpeza ....13 f) Matrias (beto/armaduras) . 13 g) Pormenores construtivos13 h) Betonagem14 8. Concluses. . 15 9. Bibliografia.16 10. Agradecimentos...16 11. Anexos

1. Identificao da obra Dono de obra C.M. de Setbal Localizao Rua Detrs da Guarda n 26 a 34 Setbal Destino/Uso da obra Casa da Cultura de Setbal Valor da obra 2.090.212,32 Data de incio Janeiro de 2011 Prazo de concluso 1 ano Empreiteiro geral STAP Reparao, Consolidao e Modificao de Estruturas, S.A. Fiscalizao C.M. de Setbal 2. Introduo Este trabalho insere-se no mbito da cadeira de Processos de Construo I, do 2 semestre do 2 ano, curso de engenharia Civil. Resultou o presente da observao e desenvolvimento da obra supra identificada: O trabalho em questo vai assim avaliar uma parte da obra, o ensoleiramento geral, um tipo de fundao directa, objecto principal do estudo deste grupo de trabalho e, que foi objecto de 3 relatrios das visitas obra, que se apresentam em anexo. a) Descrio do edifcio O imvel em causa insere-se no centro histrico da cidade de Setbal e construdo nos finais do sculo XVIII. Trata-se de uma casa senhorial, composta por 2 pisos e um ptio traseiro, com rea bruta de interveno de mais de 1300 m. A edificao inicial, era composta por paredes-mestras de alvenaria de pedra e argamassa, divisrias em tabique, lajes com vigamento em madeira, cobertura revestida a telha francesa com beirados portuguesa e guardas das varandas em ferro.

b) Tipo de obra Constitui a presente uma obra de reabilitao, ampliao e alterao profunda do edifcio, que se destina a Casa da Cultura de Setbal, como supra se referiu. Situada na malha urbana envelhecida, de caractersticas histricas, cuja fachada se pretende preservar. Da construo em apreo foram demolidas as diversas paredes secundrias, pisos elevados e pavimento trreo, tendo-se aproveitado as paredes-mestras perifricas e algumas poucas do interior.

Considerado como uma obra de recuperao e alterao profunda do edifcio, projecto, que do original s ficar as fachadas, a mtrica exterior e sala principal, situada esta no 1 andar. Em termos de ampliao vai ser ocupado o ptio traseiro e edificado mais um piso, ficando com 3. Um belo exemplo da requalificao patrimonial.

3. Perodo e fases da obra observadas A observao da obra iniciou-se em 29/03/2011, e em momento que se verificavam trabalhos de demolies visto tratar-se de uma obra de remodelao, esta incluiu remoo de frescos, com os cuidados apropriados. No decorrer das visitas foram observadas, as escavaes ao nvel do piso 0, reforo de paredes, preparao do solo e execuo da fundao com os seus pormenores de ligao com as paredes existentes. Ao fim de cinco visitas as nossas observaes findaram a 30/05/2011.

4. Caracterizao do solo Pde-se observar, conforme foto abaixo, que se trata de uma zona em que o nvel fretico se situa a uma cota muito elevada cerca e um metro abaixo da cota de soleira. Verifica-se ainda tratar-se de um solo fraco e de pouca coerncia.

5. Tipo de fundao adoptada em obra O tipo de fundao adoptado a descarga directa por ensoleiramento geral Este tipo de fundao resultou em grande parte (no nosso entendimento) de vrios factores: - Tipo de construo em causa, com reaproveitamento das paredes existentes, a funcionar como elementos estruturais. Tipo de solo existente, de caractersticas pouco coerentes Nvel fretico elevado, ou muito prximo do piso de soleira

Apesar de se classificar estas fundaes como de ensoleiramento geral, elas, por tratar-se de uma obra de reabilitao com as condicionantes de aproveitamento parcial do existente, no correspondem execuo de uma laje nica e continua, caracterstica mais comum deste tipo de fundaes, mas sim a um ensoleiramento por parcelas. No podendo assim, pelas condicionantes referidas, haver uma continuidade perfeita e homognea, como regra geral acontece neste tipo de trabalho. Porem as diferentes parcelas acabaram por se solidarizar com as paredes que ficaram inseridas nas fundaes e, entre as diferentes parcelas, de forma a conferirem ao conjunto uma continuidade estrutural. Este tipo de fundao apesar das circunstncias condicionantes referidas, corresponde porem soluo mais adequada, pelas razes seguintes: Permite consolidar as paredes existentes, transferindo destas para a laje de fundaes as cargas que tenham que descarregar no solo. Permite sobre a laje de fundao edificar, quaisquer novas paredes e aplicar sobre ela outras cargas, sem riscos de cedncia do piso, dadas as caractersticas pouco coerentes do solo. Permite-se assim uma dissipao das presses ao solo de forma mais reduzida (por aumento de rea) e uma mais uniforme distribuio de presses. Permite resolver o problema da subida da gua, proveniente do nvel fretico e mesmo da subida da humidade por osmose/capilaridade, associado a outras tcnicas (como veremos mais adiante), para a parte superior do piso ou das paredes.

6. Processos de construo adoptados Dadas as caractersticas da obra, os processos de construo adoptados, se por um lado se apresentam simplificados, por outro requereram outras exigncias, mais morosas e menos prticas, como caractersticas deste tipo de fundao como veremos: a) Escavao A nica escavao necessria foi a do rebaixamento do piso existente at cota de apoio da fundao. No foi necessrio proceder-se conteno de solos laterais, de taludes ou de contenes perifricas, devido s paredes existentes, do velho edifcio, que asseguraram essa funo. No houve necessidade da implantao de elementos estruturais, com excepo do poo do elevador que requereu uma localizao precisa e o rebaixamento da fundao. b) Condies prvias aos trabalhos de fundao O extracto abaixo da fundao foi regularizado mecanicamente e manualmente, com alguma incorporao de inertes, tendo estes tambm a funo de permitir uma melhor compactao do solo. Para o efeito houve necessidade de proceder ao escoamento de guas que se acumularam no extracto de assentamento da fundao.

Dada as caractersticas do solo j referidas procedeu-se incorporao de um elemento drenante, sobre o solo, composto por uma manta geotextil, uma camada de brita e sobre esta nova manta geotextil para evitar que desta forma a humidade do solo atinja os elementos nobres da estrutura. (pormenor tcnico e alguns consideraes includas no ponto 2 caracterizao do solo do 3 relatrio).

Esta barreira permite a circulao da gua e ao mesmo tempo impede a sua subida por capilaridade/osmose.

c) Cofragens As cofragens a executar compreenderam apenas as vigas perifricas do ensoleiramento e de ligao s paredes existentes, a qual foi executada sobre a laje de fundao j betonada, ao invs do que habitual, estas serem executadas em primeiro lugar. Foi ainda executada a cofragem do poo de elevador, para o qual teve que se rebaixar a respectiva laje de ensoleiramento. No houve necessidade de cofragens perifricas de delimitao do ensoleiramento, cuja funo tambm foi assegurada pelas paredes existentes. No que se refere s caractersticas a observar nas cofragens foram referidos no 3 relatrio no final da pgina 3 (anexo 3). d) Equipamentos e ferramentas Nas escavaes foram adoptadas bobcats, escavadoras de pequena capacidade, dada a limitao de espao de manobra. Estes trabalhos foram ainda complementados em pormenores por trabalho manual, executados com ps, maos e marretas.

Para a realizao dos trabalhos de betonagem foi adquirido beto pronto com recurso e utilizao dos seguintes equipamentos o o o o o o Camio betoneira Bomba de beto Vibradores Rguas niveladoras Ps Rodos espalhadores

O trabalho de moldagem de armaduras foi conseguido com mquinas elctricas de dobragem de ao e ferramentas de utilizao manual.

Analisamos ainda mais adiante outros processos de construo como a do beto de limpeza e da betonagem.

7. Anlise da fundao propriamente dita a) Generalidades As fundaes so elementos construtivos de base dos edifcios que fazem parte estrutura dos mesmos. Tm como finalidade fazer a ligao entre o edifcio e o solo, isto , transferir os esforos aplicados nos edifcios ou resultante dos mesmos para o terreno.

Estes esforos podem ser resultantes de diferentes aces como o prprio peso da superstrutura, do edifcio propriamente dito, factores climatricos, sismos e do uso do edifcio. Com esta transmisso de esforos preciso garantir em simultneo que as fundaes sejam apropriadas e bem distribudas no terreno, pois uma m implantao das mesmas ou uma fundao mal dimensionada e desadequada, poder causar rupturas no solo e afundamentos do edifcio. por isso requerido para o bom desempenho das fundaes que sejam capazes de cumprir as funes acima referidas, durante a sua construo, mas tambm, e especialmente, ao longo da sua vida. b) Tipos de fundaes Para tipificar as fundaes so tidos em conta trs aspectos, a profundidade de transmisso de cargas ao solo, o mtodo construtivo aplicado e tipo de material de construo utilizado. Em relao profundidade das estruturas de fundao, podemos caracteriza-las como superficiais ou directas (pequenas profundidades), semidirectas (profundidades mdias) e profundas ou indirectas (grandes profundidades). Para uma fcil distino entre elas pode-se analisar a relao entre as medidas de base e profundidade das mesmas, que a seguir se apresenta: Fundaes directas D < 4B Fundaes semidirectas 4B < D < 10B Fundaes indirectas D > 10B
B largura menor da base ; D profundidade da fundao

c) Fundaes directas Existem vrios tipos de fundaes directas e com diferentes variantes, mas podemos dizer que estas caracterizam-se por apenas utilizarem a face inferior da estrutura para a transmisso dos esforos ao solo, pois todos os efeitos devido s cargas nas faces laterais das fundaes so desprezveis. Os tipos de fundaes directas mais comuns so:

Sapata isolada Estas fundaes so aplicadas quando as estruturas suportadas no exigem assentamentos diferenciais especiais, o terreno onde assentam garante caractersticas constantes, as cargas encontram-se concentradas e afastadas ou no tm nveis de carga altos.

Sapata contnua Estas sapatas podem suportar cargas de nvel elevado e so habitualmente utilizadas quando existe um alinhamento e proximidade de cargas, frequentemente cargas distribudas por elemento de painel, no caso de paredes ou muros de suporte. Podem ser aplicadas devido a no existir um solo uniforme ou com fraca resistncia.

10

* Modelo de Sapata Contnua

Sapatas agrupadas por vigas de fundao empregue em terrenos com caractersticas variveis, em que a estrutura pode estar sujeita a assentamentos diferenciais e na existncia de sapatas excntricas, pois as vigas de fundao evitam ou atenuam os assentamentos diferenciais, como tambm absorvem os momentos criados nas sapatas devido sua excentricidade e no caso de sismos absorvem os momentos flectores na base dos pilares, resultante de aces horizontais

11

d) Ensoleiramento geral

este o nosso tipo de fundaao estudado e adoptado na obra em questao. O ensoleiramento constitui uma laje de fundao, com algumas variantes, de configurao (vigada, com capiteis ou plana entre outras) regra geral de elevada espessura e grande desenvolvimento em planta, sobre a qual se apoia o edifcio.

Processo construtivo cada vez mais utilizado, devido sua versatalidade e rapidez de execuao, e por isso com vantagens econmicas.

Trata-se da melhor soluo, a adoptar especialmente:

em situaes de nvel fretico elevado Em solos com caractersticas mecnicas elevadas a grande profundidade 12

Solos de caractersticas mecnicas susceptveis de receber cargas.

fracas,

mas

Oferece como caractersticas vantajosas principais:

Reduo dos assentamentos diferenciais da estrutura Distribuio de cargas de forma mais uniforme ao solo, proveniente da superstrutura Simplicidade de construo Economia sempre que a soluo por sapatas isoladas ocupe mais de 50% do solo

A laje em apreo, constituda por uma laje de espessura constante, e vigas de bordadura para ligao e solidarizao com as paredes perifricas.

e) Beto de limpeza Constitui uma camada de beto com cerca de 10 a 12cm de espessura e do tipo C12/15 (beto pobre) que se interpe entre o solo e a fundao

13

propriamente dita. No caso drenante/isolante e a fundao.

desta

obra

entre

elemento

Os objectivos e fins a que se destina a camada deste elemento esto descritos no anexo 3 3 relatrio f) Matrias (beto/armaduras) Para construo das fundaes foram utilizados os seguintes materiais: Beto C25/30 Anexo x Ao A500NR (varo nervurado) Ficha anexo

g) Pormenores construtivos Apresentam-se alguns pormenores construtivos, dos quais se destacam os seguintes: Seco tipo armaduras

Neste pormenor podemos observar a tcnica usada para ligao entre as paredes existentes e a laje de fundao Ligao esta constituda por vares de ao 16 afastados a 0.90 m (ferrolhos em quincncio). 14

A superfcie de parede foi previamente picada e limpa de elementos soltos de forma a estabelecer uma boa ligao com elevada resistncia de atrito entre esta e o beto de viga de bordadura.

Pormenor do enchimento constitudo por uma laje La1, tipo laje fungiforme com abobadilhas (cupolex C70) de forma a aproximar a parte superior da fundao com o nvel do piso, para receber o pavimento e o revestimento final. h) Betonagem As lajes de fundao (ensoleiramento) regra geral correspondem a consumos elevados de beto, devido s suas espessuras e dimensionamentos em planta, pelo que implicam quase sempre a formao de juntas de betonagem. Juntas estas que devem ser praticadas segundo critrios tcnicos de forma a obter-se uma boa ligao entre as duas betonagens, com superfcie rugosa, enrugada, inclinada e humedecida. No caso do presente edifcio dada a existncia de paredes e o ensoleiramento ter sido feito por painis separados no se verificou a necessidades dessas juntas. Cuidados idnticos aos das juntas de betonagem antes referido, foi adoptado na junta entre a laje e a betonagem final das vigas de bordadura.

15

Na betonagem h que ter especial cuidado com o recobrimento das armaduras, no caso de fundaes, de 5 cm de espessura, com vista a evitar que a humidade atinja este elemento e vai provocar a oxidao do ao corroso deste material que constitui a patologia mais comum a longo prazo. Para evitar esta situao muito concorre a camada de beto de limpeza como descrito no 3 relatrio, pgina 3 8. Concluses Conclumos, com o decorre de toda a apreciao da obra ao longo do trabalho, que foi adoptada a soluo tcnica e construtiva mais adequada para a reconstruo do tipo de edifcio em causa, tendo presente: O tipo de solo e o seu nvel fretico A necessidade de aproveitamento das paredes existentes e lhe conferir estabilidade acrescida Que a soluo que confere ao conjunto do edifcio uma maior estabilidade e com menor probabilidade de assentamentos diferenciais

Economicamente tambm nos parece constituir a soluo mais vantajosa por quanto permite obter vrios efeitos em simultneo como: Ser de fcil execuo sem necessidade do recurso a tecnologias mais complexas (estacas ou micro-estacas) Constituir uma barreira para impedir a subida das guas Permitir a solidarizao das paredes sem mexer nas fundaes destas Permitir a constituio de base a todo o pavimento do piso trreo, com elevada estabilidade.

16

Finalmente e na nossa perspectiva pessoal constatamos que apesar de se tratar de uma obra relativamente pequena, mas cujas caractersticas de localizao, tipo de solo, e projecto de reaproveitamento e ampliao ofereceram a possibilidade de apreciar um conjunto de procedimentos e processos de construo, no muito comuns, mas tecnicamente bem concebidos e por isso muito interessantes e enriquecedores no seu acompanhamento 9. Agradecimentos Para a elaborao deste trabalho foi indispensvel a colaborao do Eng. Joo Parreira, responsvel pelo gabinete de planeamento e controlo de obras da STAP e o encarregado Jos Papana, que nos acompanharam nas visitas obra, dando-nos esclarecimentos da mesma, pelo que aqui no podemos deixar de manifestar os nossos agradecimentos, pela ateno dispensada. 10. Bibliografia Sites: http://moodle2.estbarreiro.ips.pt/moodle/ http://www.lnec.pt/ Livros e outros: Sebenta de Processos de Construo I Projecto de Reforo da estrutura Casa da Cultura de Setbal 11. Anexos Anexo I 1 Relatrio Anexo II 2 Relatrio Anexo III 3 Relatrio Anexo IV Ficha tcnica do ao

Observ.: Neste trabalho no foi ainda adoptado o novo acordo ortogrfico

17

Das könnte Ihnen auch gefallen