Sie sind auf Seite 1von 2

Igreja de Cristo Internacional de Braslia Escola Bblica Mdulo I O Novo Testamento Prova VII Aulas XXV a XXVII

Nome: __________________________________________________________________________
Parte I Responda V (verdadeiro) ou F (falso) Cada resposta correta vale 1 ponto. Para cada resposta errada voc perde 1 ponto.

Questo 1 ( ) Embora os apstolos estivessem preparados para combater as heresias que surgiram na igreja nas ltimas quatro dcadas do primeiro sculo, eles foram tomados de surpresa, pois Jesus nunca havia deixado claro que surgiriam problemas dessa espcie to pouco tempo depois da sua morte. Questo 2 ( ) Embora a doutrina e a prtica sejam essenciais f crist, a prtica acaba tendo mais relevncia no dia-a-dia, pois o apstolo Paulo disse: o conhecimento traz orgulho (I Corntios 8:1). Questo 3 ( ) As cartas do Novo Testamento que se concentram, em geral, em lidar com doutrinas falsas, so: II Pedro, Judas, I, II e II Joo. Questo 4 ( ) Enquanto a primeira carta de Pedro lida principalmente com o tema do sofrimento, um perigo externo que confrontava a igreja, a sua segunda carta aborda a questo do falso conhecimento, que ameaava a igreja internamente. Questo 5 ( ) Em II Pedro encontra-se a famosa afirmao de que toda escritura inspirada por Deus e de que no devemos interpretar pessoalmente a Bblia. Questo 6 ( ) A epstola de Judas aborda questes similares s de II Pedro e apresenta trs exemplos histricos de julgamento: a destruio no deserto dos Israelitas que no confiaram em Deus, os anjos que abandonaram sua morada e Sodoma e Gomorra. Questo 7 ( ) Judas cita publicaes apcrifas na sua carta, que so escritos no reconhecidos como cnon sagrado. Questo 8 ( ) A carta de I Joo combateu vigorosamente uma escola de filsofos conhecidos como gnsticos.

Questo 9
( ) Os temas principais que Joo usa para redigir sua primeira carta so luz, amor e disciplina. Questo 10 ( ) Os gnsticos defendiam que Jesus, por ser Deus e por ter morrido na cruz, no pode ter vivido de verdade. Essa postura amplamente respaldada pela afirmao dos apstolos, ao se referirem a Jesus andando sobre as guas: um fantasma (Mateus 14:26). Questo 11 ( ) O livro de Apocalipse assumiu a forma de uma carta escrita a sete igrejas da sia pelo apstolo Joo. Questo 12 ( ) O livro de Apocalipse pertence literatura apocalptica, marcada pelas seguintes caractersticas: um desespero intenso presente nas condies atuais, uso de linguagem simblica, uso de poderes celestiais e demonacos e atribuio apcrifa a autores proeminentes do Velho Testamento. Apocalipse exibe todas as caractersticas citadas. Questo 13 ( ) O termo apocalipse deriva do grego e significa revelao.

Questo 14 ( ) Das sete igrejas da sia, vemos que nenhuma havia ficado firme frente s perseguies causadas pelo imprio romano, o que nos faz inferir que o amor de muitos j havia esfriado, conforme Jesus predisse em Mateus 24:12: devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriar. Questo 15 ( ) Apocalipse , em sua essncia, uma carta de encorajamento aos cristos, e no tem o propsito de inspirar temor a Deus em seus leitores. Questo 16 ( ) H vrias escolas de interpretao do livro de Apocalipse. No entanto, independente disso, podemos afirmar que o livro trata de eventos ocorridos no passado, de acontecimentos que esto se desenrolando desde os primeiros sculos at os dias de hoje e de coisas que ocorrero no futuro. Questo 17 ( ) O tema central de Apocalipse a pessoa de Cristo. Ele apresentado cheio de glria;, como o Cordeiro, aquele que capaz de abrir o livro em forma de rolo; como o Conquistador, o cavaleiro sentado em um cavalo branco; como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Questo 18 ( ) Apocalipse mostra, nos seus ltimos captulos, uma viso encorajadora a respeito do mal: embora os cristos tenham sofrido muito nos primeiros sculos, a ao de Satans iria ficar cada vez menos poderosa nesse mundo at que Jesus viesse destru-lo. Questo 19 ( ) Todos os livros do Novo Testamento eram conhecidos pela maioria dos cristos no fim do primeiro sculo. Questo 20 ( ) O processo de canonizao envolve reconhecer, usando critrios objetivos, quais livros foram inspirados por Deus. Questo 21 ( ) Um critrio decisivo para se reconhecer um livro como inspirado por Deus era a sua autoria. Os livros escritos por discpulos de Jesus e seus companheiros certamente eram inspirados por Deus, enquanto que outros no. O Evangelho de Mateus, dessa forma, considerado cannico, enquanto que o de Tom no. Questo 22 ( ) Os trs critrios principais para se reconhecer um livro como inspirado so o contedo intrnseco do livro, o seu efeito moral e o testemunho histrico da igreja. Questo 23 ( ) A lista atual de livros que compem o Cnon do Novo Testamento foi reconhecida no quarto sculo e nunca mais mudou. Questo 24 ( ) Alguns livros do Cnon, como I, II e II Joo, demoraram mais a ser reconhecidos do que outros. Questo 25 ( ) Os evangelhos e as cartas de Paulo foram reconhecidos pela maioria dos pais da igreja desde o segundo sculo como inspirados.

Das könnte Ihnen auch gefallen