Sie sind auf Seite 1von 5

DIR. CONSTIT. INTERN Professor: Ana Paula Teixeira Delgado Aluno: Walisson Melo Pinheiro Curso Direito Mat.

201001035607 Trabalho 01

Fortaleza, 04 de abril de 2012

Desenvolva uma anlise sobre como a ordem normativa interna tem dispensado tratamento aos tratados internacionais sobre direitos humanos, bem como a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal.
O organograma abaixo foi apresentado pelo professor Edson Vieira, na disciplina: Direito Constitucional II. Segundo o mesmo os tratados esto em um novo nvel. Supralegalidade. Abaixo da Constituio e acima das Leis.

O que quer nosso ordenamento jurdico? Como a Constituio Federal de 1988 trata os tratados internacionais de Direitos Humanos? Quanto ao tratamento jurdico dado por um ordenamento jurdico aos tratados internacionais de Direitos Humanos, temos trs possibilidades: 1) os tratados internacionais de Direitos Humanos so considerados leis ordinrias, de hierarquia infraconstitucional, estando sujeitos ao controle interno de constitucionalidade; 2) os tratados internacionais de Direitos Humanos so considerados emendas constitucionais, onde recebem o mesmo tratamento jurdico que aquelas quanto ao procedimento de incorporao ao ordenamento jurdico interno, e quanto matria a ser tratada; e Este seria o mais parecido com organograma das leis no Brasil hoje. 3) os tratados internacionais de Direitos Humanos so considerados normas supra-constitucionais, de hierarquia maior que a Constituio, de modo a derrogar os dispositivos constitucionais com eles incompatveis.

No caso brasileiro, atualmente, discute-se na doutrina e jurisprudncia qual destas posies deve ser a dos tratados internacionais de Direitos Humanos perante o nosso Ordenamento Jurdico. Para alguns e aqui inclui-se o professor Alexandre Coutinho Pagliarini , pelo disposto no artigo 5, 2 da Constituio Federal, os tratados internacionais de Direitos Humanos teriam status constitucional. Por outras palavras, apesar de os tratados internacionais de maneira geral serem, por fora constitucional, de hierarquia igual das leis ordinrias, os tratados internacionais que versem sobre matria de Direitos Humanos deveriam ser considerados como se fossem dispositivos constitucionais, revogando-se leis ordinrias, ou at mesmo derrogando dispositivos constitucionais com eles incompatveis. Visto que, o prprio Poder Constituinte estabeleceu uma facilidade e proteo especial aos tratados internacionais que versem sobre questes relativas aos Direitos Humanos, os quais deveriam ser considerados como parte integrante do rol de direitos constitucionalmente expressos. Para outros e aqui se inclui a jurisprudncia do STF os tratados internacionais de Direitos Humanos deveriam receber tratamento igual ao dispensado a qualquer outro tratado internacional, ou seja, seriam considerados como possuidores de hierarquia infraconstitucional de mesmo grau que as leis ordinrias. Face a estas duas posies distintas, estabelecidas no direito ptrio, cumpre assinalar que nos posicionamos de acordo com a corrente defendida pelo STF, a qual acertadamente entende que os tratados internacionais de Direitos Humanos possuem hierarquia infraconstitucional de nvel igual s leis ordinrias. Assim, em se considerando um tratado internacional de Direitos Humanos como possuindo status constitucional, estar-se-ia violando o quorum necessrio aprovao de Emenda Constitucional, estabelecido pela Constituio Federal. O referido dispositivo constitucional afirma que: Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. Assim, o que a Constituio afirma que, os direitos e garantias constitucionalmente expressos no excluem outros que no estejam elencados na Constituio. A idia de no-excluso completamente diferente da idia de incluso.

No-excluso significa que possvel que existam outros direitos constitucionais, ou no no-expressos pela Constituio, sem entretanto afirmar que estes seriam necessariamente parte da Constituio. Enquanto que, por outro lado, incluso significa que os direitos oriundos de tratados internacionais de Direitos Humanos estejam, necessariamente, includos dentro do rol de direitos constitucionalmente garantidos. O que se desejou com tal dispositivo apenas evitar que alguns pudessem defender a idia equivocada de que se algum novo direito oriundo de norma infraconstitucional (tratado internacional de Direitos Humanos, ou no) que no tivesse qualquer relao direta com os direitos e garantias expressos nesta Constituio fosse considerado como inconstitucional justamente por no estar expresso na Constituio Federal; o que bem diferente de se desejar conceder status constitucional a uma modalidade especfica de tratados internacionais. Hoje espera-se que de forma definitiva na histria do Brasil a Comisso Afonso Arinos, designada para apresentar estudos jurdicos que servissem de base elaborao da nova Constituio, que desejava deixar bem claro o repdio pelas prticas ditatoriais passadas, chegou a ter o resultado de seus trabalhos taxado de preconceituoso por um de seus integrantes (o prof. Ney Prado), que chegou a escrever em livro que ...o Anteprojeto : Preconceituoso : porque se preocupou em demasia com o passado, obstinando-se em contrari-lo (in Os notveis erros dos notveis, 1 ed. Editora Forense, 1987, pg. 5). Uma vez que o Congresso Constituinte chegou a repetir os erros (segundo entendimento do referido prof. Ney Prado) da Comisso dos Notveis como ficou conhecida a Comisso Afonso Arinos, dada a importncia de seus membros o preconceito acabou por fazer parte da Constituio de 1988; tanto que, em outro livro, o mesmo autor chegou a afirmar que no obstante toda nossa expectativa e esperana de que os constituintes de 1988 houvessem aprendido com nossos erros, lamentavelmente, a Carta Constitucional elaborada por eles acabou por repeti-los, quando no agravlos!... (in Razes das virtudes e vcios da Constituio de 1988, 1 ed. Editora Inconfidentes, 1994, pg. 6). Assim, fcil concluir que a inteno do legislador, este traumatizado com a ditadura e ausncia de diretios, queria romper com o passado de trevas que reinava no pas, apontando a simples possibilidade de existncia de direitos que pudessem ser criados posteriormente promulgao da Constituio Federal sem que estes direitos pudessem ser taxados de inconstitucionais apenas por no haver qualquer tipo de previso constitucional. Este o sentido da lei, no podendo contrari-lo sem, no mnimo, destruir a segurana jurdica que se espera de nosso ordenamento jurdico. O que finalmente Direitos Humanos?

De forma rpida, e de maneira superficial, podemos defini-los como sendo direitos inerentes ao ser humano, derivados de sua condio de ser humano, ou, por outras palavras, direitos intrnsecos ao ser humano. So, no dizer de Joo Baptista Herkenhoff, direitos que a ordem jurdica tem o dever de garantir e proteger. Assim, os Direitos Humanos dizem respeito aos direitos ligados personalidade e individualidade do ser humano, enquanto ser humano.

So, conforme defendido desde Rousseau, direitos dos quais no podemos abrir mo sem igualmente abrir mo de nossa condio de seres humanos. Assim, se no posso abrir mo de meus direitos sem concomitantemente abrir mo de minha condio de ser humano, sou impedido pelo Estado cuja funo promover o meu bem pessoal na medida em que este seja compatvel com bem comum de abrir mo destes direitos. Da surge a teoria da irrevogabilidade dos Direitos Humanos, de forma que se no se pode revogar os Direitos Humanos quer seja na esfera internacional, quer seja na esfera nacional ento a concluso a que se chega que, apesar de ser norma de hierarquia infraconstitucional, o tratado internacional sobre Direitos Humanos no pode ter seu contedo alterado no sentido de enfraquecer qualquer de seus direitos e/ou garantias. Tornar-se-iam verdadeiras clusulas ptreas infraconstitucionais, cuja alterao no seria possvel, nem mesmo por Emenda Constitucional. Bibliografia: JR, Enas C. Chiarini. Tratados Internacionais de Direitos Humanos perante a Ordem Jurdica Brasileira. Universo Jurdico, Juiz de Fora, ano XI, 25 de out. de 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen