Sie sind auf Seite 1von 44

Habitao

AssoCiAo BrAsileirA de CoHABs e Agentes PBliCos de HABitAo e fruM nACionAl de seCretrios de HABitAo e desenvolviMento urBAno

Revista BRasileiRa da

Melhores projetos de habitao popular


Selo de Mrito reconhece aes de moradias em diferentes estados

ProPostA dA MorAdiA dignA AProvAdA eM CoMisso dA CMArA Jorge HeredA, dA CAixA, defende PoltiCA HABitACionAl Coerente

ENTREVISTA Marcio Fortes A habitao na agenda nacional

ABC: novA gesto BusCA fortAleCer setor

Foto: Ricardo Almeida

ano 1 n 1 DEZEMBRo/2009

Habitao
ano 1 n 1 dezembro 2009

Revista BRasileiRa da

21
selo de Mrito
Prmio da aBC valoriza projetos de habitao popular

MArCio fortes
Ministro das Cidades reconhece que falta tradio de planejamento na execuo da poltica habitacional
Ricardo Almeida

soCiedAde exige AProvAo


da PeC 285/08, que destina recursos para moradias populares

11 16 18
Ricardo Almeida Ricardo Almeida

Posse dA ABC e fruM


Mounir e Marun defendem fortalecimento do setor

Breve HistriCo
Jorge Hereda lembra que dficit habitacional tem origem na formao do estado brasileiro

Prefeitura Municipal de Campo Grande

ENTREVISTA

editoriAl

Habitao
ano 1 n 1 dezembro/2009 ISSn 2176-5693 revista Brasileira de Habitao uma publicao semestral da Associao Brasileira de Cohabs SCn Quadra 1, bloco e, ed. Central Park, 1907, 70711903, braslia/dF Tel.: (61) 3327.2003 Fax : (61) 3327.2006 Contato: revista@abconline.org.br exPediente Coordenao editorial: nelson nicolau szwec Jornalista responsvel: rodrigo farhat (mTb 4.139/mG) arte: grifo design reviso: denise goulart Fotos: divulgao ABC Impresso: grfica Athalaia Tiragem: 7 mil exemplares. ABC Presidente: Mounir Chaowiche (Cohab/Curitiba) Vice-presidente administrativo e Financeiro: Hlio Hamilton vieira Jnior (Cohab Santista) Vicepresidente dos Programas Habitacionais e arranjos Institucionais: lair Alberto soares Krenbuhl (CdHU/ SP) Vice-presidente de desenvolvimento Social: rafael greca de Macedo (Cohapar) Vice-presidente de desenvolvimento Tecnolgico: sebastio navarro vieira filho (Cohab/mG) Vice-presidente de assuntos do Sistema Financeiro de Habitao: edison Bastos gasparini Junior (Cohab/bauru). dIreTorIaS reGIonaIS norTe diretora: ilmara rodrigues lima (Cohab/aC) diretor adjunto: sidney robertson oliveira de Paula (Suhab/am). nordeSTe diretor: Marcelino de oliveira fonteles (adH/PI) diretor adjunto: Amaro Joo da silva (Cehab/Pe). CenTroOESTE diretor: Carlos eduardo xavier Marun (agehab/mS) diretora adjunta: silmara vieira da silva (agehab/Go). SUdeSTe diretor: ricardo Pereira leite (Cohab/SP) diretor adjunto: Antnio Barreto dos santos (CrHIS/ar). SUL diretora: Maria darci Mota Beck.(Cohab/SC) diretor adjunto: Joo Alberto versoa (Cohab/Londrina). ConSeLHo FISCaL Presidente: ricardo Augusto fabiano Chiminazzo (Cohab/Campinas) 1 Conselheiro: Paulo Cesar de Matos oliveira (emha/Campo Grande) 2 Conselheiro: Alfredo Amrico gadelha (Codesaima). fnsHdu Presidente: Carlos eduardo xavier Marun (Secretrio de Habitao/mS) 1 Vice-presidente: lair Alberto soares Krhenbuhl (Secretrio de Habitao/SP) 2 Vice-presidente: Humberto srgio Costa de lima (Secretrio das Cidades/Pe) Secretria Geral: emlia Correia lima (Secretria municipal de Habitao Social de Joo Pessoa/Pb). dIreTorIaS reGIonaIS CenTro-oeSTe diretor: Paulo roriz (Secretrio de desenvolvimento Urbano e meio ambiente/dF) diretor adjunto: Joaquim Curvo de Arruda (Secretrio de Habitao/mT). nordeSTe diretor: Afonso Bandeira florence (Secretrio de desenvolvimento Urbano/ba) diretor adjunto: Marco Antonio de A. firemann (Secretrio de Habitao/ aL). norTe diretora: Ana suely Maia de oliveira (Secretria de Habitao/Pa) diretor adjunto: Aleandro lacerda gonalves (Secretrio de Habitao e desenvolvimento Urbano/To). SUdeSTe diretor: leonardo Picciani (Secretrio de Habitao/rJ) diretor adjunto: Jorge Bittar (Secretrio municipal da Habitao do rio de Janeiro/rJ). SUL diretor: rafael greca de Macedo (Secretrio de Habitao/ Pr e Presidente da Cohapar) diretor adjunto: Marco Aurlio soares Alba (Secretrio de Habitao, Saneamento e desenvolvimento Urbano/rS).

Revista BRasileiRa da

Nasce uma publicao


direcionada luta pela moradia popular

esta primeira edio da Revista Brasileira de Habitao, conhea um pouco da histria das Companhias de Habitao (Cohabs) e das lutas das entidades e personagens brasileiros que tm como pauta a busca de solues para o dficit habitacional no Brasil, atualmente na casa dos 8 milhes de moradias. Nas prximas pginas, o presidente da associao Brasileira de Cohabs (aBC), Mounir Chaowiche, explica como ser sua gesto frente da entidade, que trabalha de forma harmnica e articulada com o Frum Nacional de secretrios de Habitao e desenvolvimento Urbano (FNsHdU), presidido por Carlos Marun. ambos foram empossados em agosto deste ano, para o exerccio de mandato de dois anos. voc vai poder, ainda, conhecer o que pensa o ministro das Cidades, Mrcio Fortes, sobre a retomada dos investimentos do Governo Federal no setor. aqui, ele assume que o aumento expressivo do volume de recursos aplicados no segmento conseguiu colocar a habitao na agenda nacional e tem servido como componente tanto de incluso social quanto econmica. tambm nesta edio, o vice-presidente de Governo da Caixa conta um pouco da histria dos investimentos brasileiros em moradia. Uma srie de matrias mostra os projetos habitacionais vencedores do selo de Mrito de 2008. esta publicao pretende acompanhar, semestralmente, a histria e as bandeiras do segmento, como a batalha pela aprovao da Proposta de emenda Constitucional 285/2008, que acrescenta artigo ao ato das disposies Constitucionais transitrias para dispor sobre a vinculao de recursos do oramento da Unio, do distrito Federal, dos estados e municpios aos Fundos de Habitao de interesse social. a mobilizao em torno dessa bandeira rene representantes de partidos de todos as matizes, assim como a sociedade civil organizada. Fique em sintonia com nossa luta, que tambm a de todos os brasileiros. Leia a Revista Brasileira da Habitao.

oPinio

Moradia digna:
mais do que um slogan, um direito
Mounir Chaowiche Presidente da associao brasileira de Cohabs
a moradia popular atinge novo patamar no Brasil. a Proposta de emenda Constitucional 285, a chamada PeC da Moradia digna, acaba de ser aprovada pela Comisso especial da Cmara Federal e est pronta para ir s discusses em plenrio. se aprovada a emenda como esperamos, a habitao de interesse social ganhar o suporte que precisa para a instituio de uma poltica de longo prazo para o setor. a PeC 285, da forma como foi aprovada pela Comisso especial da Cmara, prev a destinao de 2% das receitas com impostos federais e 1% da arrecadao dos estados e municpios habitao de interesse social, pelo prazo de 20 anos. Paralelamente tramitao da PeC, a associao Brasileira de Cohabs (aBC), o Frum Nacional dos secretrios de Habitao e desenvolvimento Urbano (FNsHdU), e outras importantes instituies, entidades e movimentos populares que trabalham com habitao, reunidos em mais 28 entidades representativas dos mais diferentes segmentos sociais, promovem a campanha Moradia digna, que pretende colher em todo o pas milhares de assinaturas de apoio emenda constitucional. a campanha tem se mostrado um instrumento til para ressaltar a importncia da questo habitacional e uma forma de garantir respaldo popular aprovao da proposta. Outro fato positivo que as discusses sobre a moradia esto inseridas num contexto amplo, no qual a unidade habitacional no tratada de forma isolada, mas dentro de uma viso de desenvolvimento urbano e preservao ambiental. alm disso, esse novo enfoque combina vrias polticas pblicas que se complementam e garantem o atendimento integral das famlias e uma efetiva melhoria da qualidade de vida. a moradia est associada ao planejamento urbano e deve ser um fator de incluso social, permitindo ao cidado acesso a todos os benefcios e servios que uma cidade deve proporcionar: sade, educao, transporte, cultura, lazer, abastecimento e emprego, entre outros. alm disso, no podemos nos esquecer do valor da moradia como elemento integrador das famlias e como direito fundamental do ser humano. ter um teto seguro , sem dvida, uma das mais caras aspiraes dos chefes de famlias brasileiros homens ou mulheres que lutam para dar o melhor a seus filhos e para lhes oferecer perspectivas de um futuro melhor. a instituio, pelo Governo Federal, de programas como o Minha Casa, Minha Vida, ao priorizar o atendimento parcela mais carente da populao as famlias com renda de at trs salrios mnimos vai prestar um grande servio ao pas. ainda h, no entanto, muito que fazer para que a habitao de interesse social no Brasil se torne uma poltica consistente e duradoura. Nesse sentido, ao garantir recursos permanentes para investimento em moradia digna, a PeC transformar o que uma poltica de governo em uma poltica de estado.

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

notAs
1 milho de empregos
O programa Minha Casa, Minha Vida dever gerar, em dois anos, quase 1 milho de empregos formais, beneficiando, principalmente, a populao de menor poder aquisitivo. entretanto, se aps a concluso do programa, os nveis de investimentos no setor voltarem ao patamar do ano passado, esses trabalhadores ficaro desempregados. Mais um grande motivo para aprovao da PeC 285/08, que vincula recursos dos oramentos da Unio, estados e municpios para habitao.

impacto sobre o PiB


segundo a Fundao Getlio vargas, o programa Minha Casa, Minha Vida vai impactar em 0,7% o crescimento do PiB, com um investimento de R$ 39 bilhes em habitao, em 2 anos. Com a PeC da Moradia digna, cerca de R$ 300 bilhes sero investidos no setor, nos prximos 15 anos.
shutterstock

Plano nacional de Habitao


a secretria nacional de Habitao do Ministrio das Cidades, ins Magalhes, afirmou, durante debate sobre habitao de interesse social, promovido pela Cmara dos deputados, no dia 12 de agosto de 2009, que a prioridade do Governo Federal reduzir o dficit habitacional das famlias com rendimento inferior a R$ 1,2 mil.

vila dignidade
a Companhia de desenvolvimento Habitacional e Urbano (CdHU) de so Paulo vai construir, com investimentos de R$ 1,8 milho, o primeiro conjunto habitacional destinado a idosos de baixa renda. a vila dignidade vai ter 22 casas, em avar.

Cohabs podero ser correspondentes bancrios


a aBC est firmando protocolo de intenes com a Caixa econmica Federal, de forma a auxiliar as contrataes no mbito do programa Minha Casa, Minha Vida. O primeiro passo foi a habilitao de quatro Companhias de Habitao para atuarem como correspondentes Caixa aqui Negocial Modalidade Habitacional. a Caixa treinar as equipes das Companhias de Habitao para atendimento e seleo dos interessados em adquirir imveis na faixa salarial acima de trs salrios mnimos, possibilitando a descentralizao do atendimento desse pblico e, consequentemente, maior agilidade no processo de contratao. atualmente, as Cohabs e os rgos das administraes estaduais e municipais, como autarquias e agncias, somente atuam na seleo das famlias com renda de at trs salrios.

representao
a diretoria do FNsHdU tem entre seus integrantes dois ex-ministros, dois deputados federais, dois estaduais e um distrital. J a aBC conta com um ex-ministro, dois deputados estaduais e um ex-prefeito.

Plano 2
as fontes de recursos para o Governo Federal manter a viabilidade do Plano Nacional de Habitao so o Oramento Geral da Unio, o FGts e o sistema Brasileiro de Poupana e emprstimos (sBPe), alm dos incentivos fiscais.

r$ 1 bilho para pequenos municpios


a aBC e o FNsHdU tiveram importante participao na alterao do texto original da Medida Provisria do programa Minha Casa, Minha Vida, incluindo dispositivo que garante R$ 1 bilho para aplicao nos municpios com at 50 mil habitantes. a forma de alocao desses recursos ser por meio da oferta pblica com a participao das Cohabs e outros agentes que j atuavam no Programa de subsdio Habitacional (PsH). a operao est sendo regulamentada pela secretaria Nacional de Habitao do Ministrio das Cidades e pela secretaria do tesouro Nacional. J est definido, entretanto, que sero destinados, a ttulo de subsdio pelo Governo Federal, at R$ 15 mil por unidade habitacional. estados e municpios interessados em celebrar parcerias vo complementar o valor da casa e podero cobrar, do proprietrio do imvel, parte do valor investido.

dezeMBRo/2009

AsPAs
"as COHaBs tiveRaM iMPORtaNte PaRtiCiPaO NO ateNdiMeNtO s deMaNdas POR HaBitaO, PRiNCiPalMeNte PaRa as FaMlias de Baixa ReNda. sO iMPORtaNte FatOR de iNteGRaO da adMiNistRaO CeNtRal COM atORes lOCais, CONtRiBUiNdO PaRa desCeNtRalizaR a POltiCa HaBitaCiONal. a CONstRUO de UM MOdelO sUsteNtvel eNtRe a Caixa e as COHaBs Passa Pela PaRCeRia COM a aBC e O FNsHdU." Jorge Hereda Vice-presidente de Governo da Caixa "a HaBitaO HOJe a estRela NO CeNRiO POltiCO, GRaas aO Minha Casa, Minha Vida." Carlos Marun Presidente do Frum nacional de Secretrios de Habitao e desenvolvimento Urbano (FnSHdU)

"O FRUM NaCiONal dOs seCRetRiOs de HaBitaO teM PaRtiCiPadO ativaMeNte dO deseNvOlviMeNtO da POltiCa HaBitaCiONal BRasileiRa." Mrcio fortes ministro das Cidades

entrevistA

Marcio Fortes
Ministro das Cidades
NeSta eNtreviSta, o MiNiStro daS CidadeS, MrCio ForteS, revela que o auMeNto expreSSivo do voluMe de reCurSoS apliCadoS No Setor relevaNte e o Fato ColoCou a habitao Na ageNda NaCioNal CoMo CoMpoNeNte taNto de iNCluSo SoCial quaNto de iNCluSo eCoNMiCa.

revista Brasileira de Habitao Como o Brasil chegou a um dficit habitacional de cerca de 6,3 milhes de casas, para a populao que recebe at trs salrios mnimos, mesmo a Constituio brasileira garantindo, em seu artigo 6, o direito moradia adequada? Mrcio Fortes - O Brasil , preponderantemente, urbano, depois de passar por intenso processo de migrao, na histria recente. assim, tambm, ocorreu com nossos vizinhos da amrica latina. a intensidade dessa urbanizao fica evidente, quando lembramos que, at 1940, a populao que no Brasil vivia em centros urbanos era de 26,3%. de acordo com o ltimo censo demogrfico, hoje h 180 milhes de brasileiros nas cidades (82% da populao). esse processo de urbanizao de to curto prazo no foi acompanhado, em nveis adequados, por obras de infraestrutura. ao contrrio, o crescimento da populao urbana foi seguido de enorme desigualdade socioespacial, alm dos problemas ambientais decorrentes da urbanizao. Mesmo no perodo do Banco Nacional de Habitao (BNH) importante marco de referncia na poltica habitacional, por ser a
Ricardo Almeida

nica de abrangncia nacional implementada em dcadas, com fartos recursos para financiamento e produo massiva , no se logrou viabilizar formas para atender maioria da populao. a execuo da poltica habitacional no tarefa fcil, pois nos falta tradio de planejamento dessa rea. alm disso, a descontinuidade das estruturas governamentais encarregadas do setor, em meados dos anos 80 e ao longo da dcada de 90, se destaca pela carncia de informaes adequadas para monitorar, avaliar e planejar a poltica habitacional. a poltica habitacional tem forte relao com outras polticas pblicas, sobretudo com a de desenvolvimento urbano. a prpria estrutura do Ministrio das Cidades, criada a partir de 2003, reflete a necessidade de planejar o desenvolvimento das cidades de forma integrada, articulando polticas de saneamento ambiental e outras obras de infraestrutura, como transporte e mobilidade. Uma das iniciativas do Ministrio das Cidades introduzir o planejamento habitacional no pas, por meio do Plano Nacional de Habitao (PlanHab), que pretende zerar o dficit habitacional brasileiro ao longo dos prximos anos.

dezeMBRo/2009

rBH - A realidade habitacional no Brasil no muito diferente da de outros pases em desenvolvimento. Como outras naes esto resolvendo essa questo? MF - se observarmos a trajetria do processo da urbanizao em diferentes pases em desenvolvimento, pode-se notar aspectos semelhantes, a despeito das especificidades sociais, econmicas e culturais envolvidas. Na maioria desses pases, faltaram alternativas para grande parte da populao, em especial para as camadas de menor renda, que encontram enormes dificuldades de acesso terra urbanizada e moradia adequada. Na maioria dos grandes centros urbanos, h um contingente da populao vivendo com graves problemas de habitabilidade, em assentamentos precrios caracterizados pela informalidade na posse da terra, pela ausncia ou insuficincia de infraestrutura, pela falta de acesso a servios sociais e de segurana. diante da complexidade da questo, as polticas para o atendimento do dficit habitacional devem ser planejadas em mdio e longo prazos, de forma a universalizar o acesso moradia. Os desafios so enormes, exigem a continuidade dos grandes investimentos, dos subsdios, de novos avanos institucionais e, ainda, maior envolvimento da cadeia produtiva da construo civil, que tem crescido na medida em que o governo demonstra compromisso com essa demanda social. a carncia de habitaes ainda realidade em pases em desenvolvimento. Os que avanam esto executando uma prtica de investimento de longo prazo. No se resolve um problema de dcadas da noite para o dia. Com o PaC, o programa Minha Casa, Minha Vida e o PlanHab, damos importantes passos, tambm, nessa direo.

rBH - Quais os principais mritos do programa Minha Casa, Minha Vida e os gargalos que ainda precisam ser resolvidos? MF - alm do aumento expressivo do volume de recursos aplicados no setor, altamente relevante o fato de a habitao ter sido colocada na agenda nacional como componente, no s de incluso social, mas tambm econmico. isso importante para o desenvolvimento de um mercado popular, tornando uma fatia da populao, que ganhou capacidade de pagamento, tambm consumidora do bem habitacional, que tem caractersticas de investimento de longo prazo. Com relao aos gargalos, a questo da terra se apresenta como um desafio importante; se apresenta como insumo fundamental para a implementao do programa. Nesse sentido, fundamental o apoio dos municpios na regularizao e na destinao de reas para o programa, bem como na reduo de impostos, com o apoio das assembleias legislativas. Cito, tambm, a implementao dos instrumentos do estatuto das Cidades e o desenvolvimento, pela indstria, de novas tecnologias sustentveis, proporcionando, alm de maior qualidade, o barateamento de materiais e do produto final. rBH - Quais as metas para 2009 e 2010, por faixa de renda? MF - Num total de 1 milho de casas, 400 mil so destinadas populao de zero a trs salrios, 400 mil para a populao de trs a seis salrios mnimos e 200 mil para famlias com renda entre seis e dez salrios mnimos. as metas por unidade da Federao foram divididas conforme o dficit habitacional, resultando numa distribuio de 34% para a regio Nordeste, 32% para o sudeste, 12% para o sul, 10% para o Centro-Oeste e 7% para o Norte do pas.

O programa no apresenta metas anuais. as contrataes sero realizadas na medida em que os projetos forem sendo apresentados. alm disso, o PaC segue seu curso, com forte interveno em favelas de regies metropolitanas. rBH - Cite as perspectivas do setor, aps o lanamento do programa Minha Casa, Minha Vida? MF - ser possvel resolver 16% do dficit habitacional, com a construo de 1 milho de casas, sendo que, at junho de 2010, a expectativa concluir entre 500 mil e 600 mil unidades.

CoM o prograMa, Ser poSSvel reSolver 16% do dFiCit habitaCioNal, CoM a CoNStruo de 1 Milho de CaSaS

rBH - Quais so as expectativas do Ministrio das Cidades em relao ao papel da ABC e do FNSHDU? MF - so atores fundamentais para a implementao do sistema Nacional de Habitao e a consolidao do mesmo, o que uma condio para a manuteno de uma poltica de longo prazo. aBC e FNsHdU cumprem, hoje, importante tarefa de sensibilizao da sociedade para a necessidade de recursos perenes para a habitao, o que vem fazendo por meio da parceria com os empresrios e os movimentos sociais na construo da campanha Moradia digna.

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

MinHA CAsA, MinHA vidA

Um milho de moradias
Com o programa, populao de baixa renda ter casa prpria com subsdio
a construo de 1 milho de moradias para a populao de renda de at 10 salrios mnimos garantir a aplicao de 34 bilhes de reais no setor habitacional, em 2 anos. alm de reduzir o dficit habitacional e contribuir para diminuir os riscos de impacto da crise internacional na economia brasileira, o programa Minha Casa, Minha Vida tambm trouxe tona o fato de que o problema da habitao para a populao de baixssima renda (at trs salrios) somente ser enfrentado se houver um grande aporte de recursos pblicos. isso porque essa populao no tem acesso ao financiamento bancrio e representa cerca de 90% de todo o dficit habitacional brasileiro. O programa prev a construo de 400 mil moradias para essa faixa de renda, com recursos pblicos, desatrelando-se o valor do imvel do valor a ser pago pelas famlias. Conforme explica o vicepresidente de Governo da Caixa econmica Federal, Jorge Hereda (ver artigo nesta edio), a adoo do critrio de pagamento de 10% da renda familiar, com valor mnimo de R$ 50,00, permitir que mesmo aquelas famlias que tenham renda em torno de um salrio mnimo possam ter acesso a moradias com valor entre R$ 38 mil e R$ 52 mil, dependendo da regio. as moradias so de dois tipos: casa trrea de 35 m2 e apartamento de 42 m2. Outras 400 mil sero destinadas populao de at seis salrios mnimos e 200 mil para famlias com renda entre seis e dez salrios mnimos. Mesmo nesses casos, haver uma parcela de subsdio. ainda conforme Jorge Hereda, para as famlias situadas na faixa salarial entre trs e seis salrios mnimos, os subsdios podem chegar a R$ 23 mil, e as famlias com renda entre seis e dez salrios mnimos podero contar com a segurana adicional do Fundo Garantidor.

Pblico mora em cidades de 50 a 100 mil habitantes


O pblico prioritrio do Minha Casa, Minha Vida mora em capitais, regies metropolitanas e municpios com mais de cem mil habitantes. O planejamento do programa prev, ainda, a contemplao de cidades entre 50 e 100 mil habitantes, de acordo com o dficit habitacional. so priorizados estados e municpios que oferecem maior contrapartida financeira; infraestrutura para o empreendimento; terreno; desonerao fiscal de impostos (iCMs, itCd, itBi e iss); menor valor de aquisio das unidades habitacionais e existncia prvia de infraestrutura. Outros critrios so o atendimento a regies que recebam impacto de grandes empreendimentos de infraestrutura (usinas, hidreltricas e portos) e reas atingidas por catstrofes. Para ser atendido, o cidado no pode ter sido beneficiado anteriormente em programas de habitao social do Governo Federal, nem possuir casa prpria ou financiamento. ele deve, ainda, estar enquadrado na faixa de renda familiar do programa. Para os municpios com populao de at 50 mil habitantes sero destinados R$ 1 bilho.

10

dezeMBRo/2009

shutterstock

PeC dA MorAdiA dignA

Proposta j foi aprovada pela Comisso Especial da Cmara


lideranas de movimentos sociais acompanharam a votao e se mobilizam para garantir a aprovao no plenrio
Representantes de movimentos sociais, centrais sindicais, presidentes de Cohabs, secretrios de habitao e empresrios do setor da construo civil esto defendendo a aprovao da Proposta de emenda Constituio (PeC) 285/08, que destina recursos para a construo de moradias populares no Brasil. a Comisso especial criada na Cmara dos deputados analisou e aprovou, por unanimidade, o relatrio do deputado zezu Ribeiro (Pt-Ba) sobre a PeC que vincula aos Fundos de Habitao de interesse social 2% das receitas da Unio e 1% das receitas dos estados, do distrito Federal e dos municpios. apresentada inicialmente por oito deputados de diferentes partidos, a PeC foi subscrita por 179 parlamentares. a medida vale por 20 anos. O presidente do Frum Nacional dos secretrios de Habitao e desenvolvimento Urbano (FNsHdU), Carlos eduardo Marun, lembra que faltam cerca de 8 milhes de moradias no pas e o crescimento vegetativo levar a uma demanda de 23 milhes de novas unidades habitacionais nos prximos 15 anos. a aprovao no vai ocorrer se no houver grande esforo nacional, argumenta Marun. Para isso, diversas entidades esto recolhendo assinaturas em um abaixo-assinado. a proposta , aps obter milhares de assinaturas, levar o documento

oito deputados
Angela Amin (PP-sC), Arnaldo Jardim (PPs-sP), Fernando Chucre (PsdB-sP), luiz Carlos Busato (PtB-Rs), luiza erundina (PsB-sP), Nelson trad (PMdB-Ms), Paulo teixeira (Pt-sP) e zezu Ribeiro (Pt-BA).

deputados federais participam de sesso da Comisso especial para discutir aprovao da PeC 285/08

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

11

ao Congresso Nacional, de forma a mostrar que essa uma bandeira da populao brasileira. Com a vinculao de percentual do oramento dos governos, a alterao de artigo constitucional vai permitir que se crie uma fonte de recursos compatvel para o enfrentamento do dficit e o atendimento das novas demandas. em 20 anos, teremos tempo suficiente para equacionar o dficit e passarmos a ter um atendimento adequado s novas demandas, declara o presidente da associao Brasileira de Cohabs, Mounir Chaowiche. a cincia de que teremos recursos significativos para a habitao vai permitir que os projetos sejam melhor elaborados e que as indstrias faam adequaes em seus parques produtivos. vai, ainda, estimular pessoas a se tornarem profissionais da rea da construo. assim, ganha todo o pas, defende Marun. PRIoRIDaDE - O relator da proposta, deputado zezu Ribeiro (Pt-Ba), disse que a questo da moradia popular deve ser priorizada pelos governos, a exemplo do que j acontece com sade e educao. O deputado diz que a parte mais fcil j foi feita: agora, preciso mostrar que essa luta uma exigncia da sociedade. O coordenador nacional da campanha pela aprovao da PeC da Moradia digna, Miguel sastre (CBiC), avalia que a aprovao do texto pela Comisso especial da Cmara dos deputados demonstra que a batalha pela reduo do dficit habitacional no Brasil comea a ser vencida. sastre lembra que a PeC, ao vincular percentuais das receitas da Unio, dos estados e municpios, uma poltica de longo prazo, de estado, e no uma poltica de governo. ele acredita, ainda, que, alm de diminuir o dficit de moradias, a construo de casas vai ajudar a

melhorar a questo da sade, da educao e contribuir com a reduo da criminalidade. O presidente da CBiC, Paulo safady simo, observa que a PeC 285 integra o projeto Moradia digna, desenvolvido em conjunto por diversos atores do mercado de habitao de interesse social. se aprovada, passa a ser a garantia de recursos perenes para a erradicao definitiva do dficit habitacional brasileiro. ele pontua que o setor de moradias populares social estava rfo, aps a extino do Banco Nacional da Habitao (BNH). Com o Ministrio das Cidades, o segmento comeou a ser reorganizado, diz. ele lembra que, com o lanamento do Minha

Casa, Minha Vida, o pas passa a ter um programa direcionado s famlias que compem o dficit habitacional e abre espao para projetos mais ambiciosos. no Plenrio O prximo passo a aprovao da PeC no plenrio da casa. Para isso, necessrio o reconhecimento da importncia da proposta pelos lderes da Cmara dos deputados, que podero incluir a matria na pauta do plenrio. O setor da construo, as centrais sindicais, os movimentos sociais e o FNsHd vo continuar mobilizados, inclusive j mantiveram vrias reunies com lderes partidrios na Cmara dos deputados.

dFICIT HabITaCIonaL
o dficit habitacional no brasil de 7,2 milhes de moradias. a faixa salarial com menos acesso habitao a que compreende zero a trs salrios mnimos (90,9%), segundo o Instituto brasileiro de Geografia e estatstica (IbGe). Veja os grficos para entender melhor o problema: 34,30%
nordeste

dficit habitacional por regio

36,40%
sudeste

10,30%
norte

12,00%
sul

Centro-oeste

7,00%

dficit habitacional por renda


90,90%
0 a 3 SM

3 a 6 SM

6,70%

6 a 10 SM
Fonte: IbGe Pnad 2007

2,40%

12

dezeMBRo/2009

SaIba Como a TramITao de Uma PeC


aps ser apresentada, a Proposta de emenda Constituio (PeC) analisada pela Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania (CCJC) da Cmara dos deputados. esse exame avalia o documento quanto constitucionalidade, legalidade e tcnica legislativa. Se aprovada, a Cmara dos deputados cria uma comisso especial para estudar seu contedo. essa comisso tem 40 sesses do plenrio para dar um parecer. a PeC da moradia digna foi aprovada por unanimidade, em outubro de 2009. agora, a proposta deve ser votada em dois turnos e necessita de, pelo menos, 308 votos em cada uma das votaes para ser aprovada. depois, o documento segue para o Senado, onde analisado pela Comisso de Constituio e Justia e depois pelo plenrio, onde tambm precisa ser votado em dois turnos. Se aprovar o texto como recebido da Cmara, a emenda promulgada por ambas as casas. Se sofrer alteraes, retorna Cmara, para ser votada novamente. a vinculao dos recursos da PeC temporal: ter validade at o trmino do dficit habitacional. na proposta, o prazo estimado em at 20 anos. alm disso, medida que os municpios forem eliminando o dficit, a vinculao ser imediatamente extinta.

deputado zezu ribeiro l relatrio aprovado durante sesso da Comisso especial, presidida pelo deputado renato amary. ao centro, o deputado Luiz Carlos busato

impacto sobre a economia relevante


alm dos recursos de emprstimos que continuaro disponveis, se aprovada a vinculao oramentria, o volume de recursos pblicos injetados no setor ser da ordem de R$ 223,5 nos prximos 10 anos, R$ 300 bilhes, em 15 anos, e R$ 400 bilhes, em 20 anos. ser resolvido o problema da moradia para a populao de baixssima renda, que no tem acesso ao crdito bancrio; sero criados e mantidos mais de 1 milho de no-

vos empregos com carteira assinada, beneficiando os trabalhadores da construo civil e da sua cadeia produtiva. estar criado, assim, um crculo virtuoso na economia, com crescimento, distribuio de renda e soluo de grave problema social. O quadro abaixo mostra a evoluo, ano a ano, dos recursos dos oramentos da Unio, dos estados e dos municpios a serem destinados para habitao. Nota-se que a previso de investimentos da Unio, para 2010, da ordem de R$ 11,6 bilhes, est bem prxima do valor j anunciado pelo governo.

receita destinada para habitao, com aprovao da PEC da Moradia Digna (R$ bilho 2006) ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 Total Unio (2% da receita) 11,643 12,108 12,593 13,096 13,620 14,165 14,732 15,321 15,934 16,571 161,748 estados (1% da receita) 2,704 2,812 2,925 3,042 3,164 3,290 3,422 3,559 3,701 3,849 37,574 municpios (1% da receita) 1,744 1,813 1,886 1,961 2,040 2,121 2,206 2,295 2,386 2,482 24,229 Total 16,091 16,735 17,405 18,101 18,825 19,578 20,361 21,175 22,022 22,903 223,553

observao: as projees do Produto Interno bruto (PIb), da receita pblica arrecadada e de sua distribuio entre Unio, estados e municpios so anteriores crise de 2008/2009, que gerou forte impacto negativo. fonte: Consrcio PlanHab - Instituto Via Pblica - FUPam/FaU-USP - Logos engenharia - SnH/ministrio da Cidades.

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

13

seminrios regionais debateram a PeC da Moradia digna


Mais de 500 pessoas lotaram, em 6 de outubro, o plenrio da assembleia legislativa de so Paulo para participar do seminrio Regional sobre a PeC da Moradia digna (PeC 285/08). a plateia era composta por representantes de todos os segmentos da Campanha Nacional pela Moradia digna empresrios, sindicalistas, movimentos populares e polticos de todos os partidos. assim como em so Paulo, Campo Grande (Ms), no dia 22 de setembro, salvador (Ba), no dia 29, Porto alegre (Rs), na data de 5 de outubro, e Belm (Pa), no dia seguinte, tambm foram palco para a mobilizao em favor da aprovao da PeC, durante as audincias pblicas organizadas pela Comisso especial da PeC da Cmara dos deputados. a comisso presidida pelo deputado Renato Hamary (PsdB-sP) e tem como relator o deputado zezu Ribeiro (Pt-Ba). O objetivo da emenda 285/08 garantir 2% do oramento da Unio e

1% dos governos estaduais, distrital e municipais para o investimento em moradia de interesse social pelos prximos 20 anos ou at o fim do dficit habitacional, estimado em 6,3 milhes de domiclios. aRgEntIna - as mobilizaes realizadas nessas cidades, alm de servir para o debate do tema, contribuem para o recolhimento de um milho de assinaturas de apoio iniciativa, a serem entregues ao Congresso Nacional. O Brasil tem quase uma argentina sem moradia. so trabalhadores humildes, idosos, ndios e quilombolas que tm o direito a uma moradia digna, livre de enchentes e com saneamento e teto firme, lembrou o deputado federal Paulo teixeira (Pt-sP), o primeiro signatrio da PeC, no encontro de so Paulo. O programa Minha Casa, Minha Vida j nos ensina o que preciso fazer, mas no tudo. temos de amplilo, fazendo com que tenhamos recursos para resolver o problema nos prximos 30 anos, disse teixeira. O deputado Fernando Chucre (PsdB-sP) lembrou que a moradia precisa ser equiparada, na Constitui-

o Federal, aos direitos essenciais. O presidente da Cmara Brasileira da indstria da Construo (CBiC), Paulo simo, destacou que o Brasil dos poucos pases de grandes dimenses que ainda no resolveram o problema. Moradia digna no apenas a garantia de um lar ao cidado. agregar a famlia, melhorar as condies de educao e reduzir a violncia, ressaltou. tEMoS PRESSa - a deputada luiza erundina (PsB-sP) declarou que a adeso das pessoas campanha ajuda a fortalecer a luta pelo direito constitucional moradia, um dever do estado. Miriam Hermgenes, diretora estadual da CMP (Central de Movimentos Populares) e representante dos movimentos de luta pela moradia na mesa do seminrio, afirmou que a PeC uma garantia de recursos para o Fundo Nacional de Habitao. a representante do Grupo de articulao para Moradia do idoso na Capital, Olga luisa leon de Quiroga, destacou que a aprovao da PeC precisa ser urgente. Muitos podem esperar mais 10 ou 15 anos, mas ns temos pressa.

audincias pblicas em 5 capitais serviram para debater, com a sociedade, a proposta de vinculao de recursos

14

dezeMBRo/2009

Francilene Martins

aprovao da PeC na comisso especial comemorada

Apoio vem de todas as partes do pas


No senado e na Cmara dos deputados, parlamentares de todos os estados e diferentes partidos apoiam a PeC que vincula recursos para a habitao de interesse social. O movimento ganhou o apoio da sociedade civil organizada. Conhea as entidades que lutam por sua aprovao: associao Brasileira da indstria de Materiais de Construo (abramat) associao Brasileira de Cimento Portland associao Brasileira de Cohabs e agentes Pblicos de Habitao (aBC) associao Brasileira de Fabricantes de tintas (abrafati) associao Nacional da indstria Cermica (anicer) associao Nacional dos Comerciantes de Material de Construo (anamaco) associao Nacional dos Fabricantes de Cermicas para Revestimento (anfacer) associao Paulista de empresrios de Obras Pblicas (apeope) Cmara Brasileira da indstria da Construo (CBiC)

Central de Movimentos Populares Central de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CtB) Central Geral dos trabalhadores do Brasil (CGtB) Central nica dos trabalhadores (CUt) Confederao Nacional das associaes de Moradores (Conam) Confederao Nacional dos sindicatos de trabalhadores nas indstrias da Construo e da Madeira Filiados CUt (Conticom) Conselho Regional de engenheiros e arquitetos do Rio de Janeiro (Crea-RJ) Federao interestadual de sindicatos de engenheiros (Fisenge) Federao Nacional dos arquitetos e Urbanistas Federao Nacional dos engenheiros (FNe) Fora sindical Frum Nacional de Reforma Urbana Frum Nacional dos secretrios de Habitao e desenvolvimento Urbano (FNsHdU) Frente Nacional dos deputados estaduais pela Reforma Urbana

Movimento Nacional de luta pela Moradia (MNlM) Nova Central sindical de trabalhadores (NCst) sindicato da Construo Civil de Grandes estruturas no estado de so Paulo (sinduscon-sP) sindicato das empresas de Compra, venda, locao e administrao de imveis Residenciais e Comerciais de so Paulo (secovi-sP) sindicato das empresas de Compra, venda, locao e administrao de imveis Residenciais e Comerciais do Mato Grosso do sul (secovi-Ms) sindicato dos engenheiros no estado de so Paulo (seesp) sindicato dos trabalhadores na Construo Civil do estado de so Paulo Unio dos vereadores do Brasil Unio dos vereadores do estado de so Paulo Unio Nacional dos legislativos estaduais (Unale) Unio Nacional por Moradia Popular PaRa saBeR Mais sOBRe a CaMPaNHa da MORadia diGNa, aCesse a iNteRNet: www.MORadiadiGNa.ORG.BR

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

15

novA gesto

Joaquim Lima (FGTS), deputado Paulo Teixeira, senador Valter Pereira/mS, Carlos marun, ministro mrcio Fortes, aleandro Lacerda, mounir Chaowiche, Ins magalhes, deputado eduardo Sciarra, Jorge Hereda e Paulo Simo prestigiaram a solenidade de posse

ABC e Frum de Secretrios empossam diretorias


em solenidade ocorrida no incio de agosto, em Braslia, tomaram posse as novas diretorias da associao Brasileira de Cohabs e agentes Pblicos de Habitao (aBC) e do Frum Nacional de secretrios de Habitao e desenvolvimento Urbano (FNsHdU). O evento que conduziu Mounir Chaowiche (presidente da Cohab Curitiba) presidncia da aBC e reconduziu Carlos Marum (secretrio de Habitao do estado do Mato Grosso do sul) presidncia do Frum, contou com a presena de autoridades do Governo Federal, deputados, senadores e representantes de entidades da sociedade civil vinculadas questo habitacional. as diretorias empossadas renem representantes de quase todos os estados. a relao completa dos diretores da aBC e do FNsHdU

pode ser conhecida no expediente desta publicao (pgina 4). a aBC e o FNsHdU, com sede em Braslia, atuam conjuntamente e vm tendo participao de destaque nas questes de habitao de interesse social. seus diretores mantm reunies peridicas com integrantes do Ministrio das Cidades e da Caixa econmica Federal para discusses e acompanhamento dos programas habitacionais; participam do Conselho das Cidades, do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitao de interesse social (FNHis), alm de vrios outros rgos colegiados nacionais. tambm integram a Coordenao Nacional da Campanha da Moradia digna, juntamente com os segmentos empresariais, os trabalhadores e o movimento social. ainda no plano institucional, encaminham e acompanham pleitos e projetos dos filiados, alm de promoverem encontros e seminrios para integrao e troca de experincia entre os agentes pblicos de habitao. HIStRIa - a aBC foi fundada em 1974, com a misso de articular e facilitar a troca de experincias entre as Cohabs e outros entes pblicos que atuavam como agentes financeiros do Banco Nacional de Habitao (BNH), que operava os recursos do Fundo de Garantia por tempo de servio (FGts).

as Cohabs e entidades afins so empresas pblicas, criadas por estados e municpios, a partir de 1965, para viabilizar a construo de moradias para a populao de baixa renda. Chegaram a ser mais de 50 entre os anos 1970 e 1990. Pelo modelo da poca, eram elas que desenvolviam os projetos e os submetiam ao BNH. O banco emprestava o dinheiro e as Cohabs construam as moradias e as vendiam para os inscritos. O pagamento era feito de forma parcelada, em at 25 anos. Com os valores recebidos, as Cohabs pagavam o emprstimo ao BNH. O prazo de financiamento era o mesmo. dessa forma, mais de 1,5 milho de moradias foram construdas em praticamente todo o pas. Com o fim do BNH e a mudana nas regras de financiamentos ao setor pblico, a Cohabs ficaram impossibilitas de tomar emprstimos. algumas fecharam, outras passaram apenas a funcionar como administradoras de contratos e vrias outras passaram a atuar como rgos promotores da poltica habitacional de estados e municpios, desenvolvendo trabalho de produo habitacional. todas ainda continuam devedoras dos emprstimos tomados e a aBC as representa junto aos rgos credores, que hoje so o tesouro Nacional e o FGts.

16

dezeMBRo/2009

Ricardo Almeida

Nesta seo da Revista Brasileira da Habitao, os presidentes da associao Brasileira de Cohabs (aBC) e do Frum Nacional dos secretrios de Habitao e desenvolvimento social (FNsHdU), Mounir Chaowiche e Carlos Marun, abordam as perspectivas do setor, da PeC da Moradia digna e dos planos para as gestes de ambas as entidades. Revista Brasileira da Habitao Como o Brasil chegou a um dficit habitacional de cerca de 6,3 milhes de casas, mesmo a Constituio brasileira garantindo, em seu artigo 6 o direito moradia adequada? Mounir Chaowiche - devido migrao de milhares de famlias para os centros urbanos na busca de melhores condies de vida, bem como em funo de acompanhamento no compatvel por falta de recursos e polticas habitacionais inadequadas. tambm a falta de uma melhor compreenso quanto questo de habitao como algo que vai alm da construo de uma casa. Carlos Marun - esse dficit histrico e nunca houve um governo que fizesse da habitao uma prioridade. at a sociedade brasileira passou a achar normal o fato de as pessoas morarem em favelas e barracos. acabou virando um fato cultural e, consequentemente, chegamos a esse dficit habitacional. RBH - Como a PEC da Moradia Digna poder reduzir o dficit habitacional brasileiro? MC - Com a vinculao de 2% do oramento do Governo Federal e 1% de estados e municpios, ela permitir que se crie uma fonte de recursos compatvel para o enfren-

tamento do dficit e o atendimento das novas demandas. CM - a aprovao da PeC uma forma de reconhecer que a ausncia de moradia digna inaceitvel, alm de a vinculao permanente de recursos ao setor habitacional dar oportunidade de planejar como esses recursos sero utilizados em favor da reduo do dficit habitacional no pas. RBH - Se aprovada, em quanto tempo o problema habitacional ser equacionado? MC - acreditamos que pelo prazo proposto (20 anos), teremos tempo suficiente para equacionar o dficit e passarmos a ter um atendimento adequado s novas demandas. CM - Precisaramos de, pelo menos, 20 anos para atender ao atual dficit e ainda suprir a demanda futura. RBH - Como a sociedade pode pressionar o Congresso Nacional de forma a aprovar, o mais urgentemente possvel, a PEC da Moradia Digna? MC - a meta das instituies, entidades e organismos que apoiam a campanha da Moradia digna conseguir reunir, em todo o pas, 1 milho de assinaturas de adeso PeC 285 e sensibilizar o Congresso Nacional a agilizar os procedimentos para votao da emenda Constitucional. alm disso, outras formas de presso so o envio de correspondncia e e-mails aos parlamentares providncia que tem se mostrado muito eficaz em algumas questes que despertam o interesse da populao. CM - aderindo Campanha Moradia digna, conversando com parlamentares conhecidos e enviando e-mails ao poder pblico. RBH - Quais as metas e projetos da atual gesto da ABC/FNSHDU para o binio 2009/2010? MC - Um dos principais objetivos fortalecer o papel das companhias de habitao e das entidades pblicas de polticas habitacionais, ampliando o desenvolvimento e a implementao dos programas habitacionais. tambm vamos assessorar associados nos relacionamentos e nas demandas junto aos rgos envolvidos na formulao e aplicao de polticas de habitao, como Ministrio das Cidades, Caixa econmica Federal, Ministrio da Fazenda e Cmara Brasileira da indstria da Construo (CBiC), entre outros. CM - interferir no programa Minha Casa, Minha Vida, no sentido de aprimor-lo e coloc-lo, efetivamente, em prtica em todo o territrio nacional. vamos atuar, ainda, politicamente para que a PeC da Moradia digna seja aprovada. essas so as duas principais metas da gesto 2009/2011.

Ricardo Almeida

Chaowiche e Marun defendem aprovao urgente da PEC da Moradia Digna

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

17

Artigo

Ricardo Almeida

Por uma poltica habitacional coerente


Jorge fontes Hereda Vice-presidente de Governo da Caixa
vRiOs FatORes POdeM seR iNvOCadOs PaRa JUstiFiCaR O elevadO dFiCit HaBitaCiONal BRasileiRO, a COMeaR PelO CResCiMeNtO desORdeNadO das Cidades, PassaNdO PelO aCeleRadO PROCessO de MiGRaO dO CaMPO PaRa as Cidades e Pela FORte CONCeNtRaO de ReNda, alM das desiGUaldades sOCiais. a CONJUGaO desses FatORes GeROU UM GRaNde CONtiNGeNte de FaMlias seM CONdies eCONMiCOFiNaNCeiRas PaRa adQUiRiR sUa Casa PRPRia e, aO MesMO teMPO, PROvOCOU esCassez e eNCaReCiMeNtO de teRRas URBaNas Falta lUGaR PaRa Os POBRes Nas Cidades e NeCessidade CResCeNte de iNvestiMeNtOs eM iNFRaestRUtURa BsiCa.

a ausncia do correto e permanente enfrentamento desse problema contribuiu para o surgimento das cidades ilegais, com os problemas decorrentes dessa situao, como sub-habitaes, ocupaes de reas imprprias ou de risco, cohabitao. embora o problema tenha sua origem quase que contempornea formao do estado brasileiro, somente ao final da primeira metade do sculo passado, precisamente em 1948, por meio da Fundao da Casa Popular, se verifica a primeira iniciativa do Governo Federal que pode ser considerada como tentativa de se estruturar uma Poltica Nacional de Habitao. a ausncia de aes efetivas, inclusive insuficiente alocao de recursos, fez com que os resultados fossem quase que incuos, levando extino da Fundao da Casa Popular e a criao, em 1964, do sistema Financeiro da Habitao (sFH) e do Banco Nacional da Habitao (BNH). dessa feita, tinha-se um marco regulatrio bem estruturado, porm, diversos desvios de rumos acabaram por impedir que esse novo sistema fosse capaz de enfrentar, com eficcia, o dficit habitacional do pas. sequer foi suficiente para atender demanda vegetativa e, por conseguinte, ao dficit habitacional continuou crescente. Contribuiram para esse insucesso, entre outras, a adoo de modelo de subsdios implcitos e/ou sem responsabilidade fiscal, bem como um foco claramente direcionado para o atendimento baixa renda. Como exemplo, entre outros, podem ser citados o Fundo de Compensao das variaes salariais (FCvs) e o Plano de equivalncia salarial, os quais, de maneira geral, beneficiavam mais quem ganhava mais, tratando de forma praticamente idntica quem financiava uma cobertura em ipanema ou quem comprava um barraco na favela da Rocinha. Como agravante, beneficiava a gerao presente, em detrimento das geraes

18

dezeMBRo/2009

futuras, uma vez que gerava um enorme passivo a descoberto, sem dizer como, quando e por quem seria paga essa conta. alm disso, a ausncia de um planejamento de longo prazo gerou uma poltica de stop and go, alternando perodos de grande alocao de recursos para produo e comercializao de unidades habitacionais com perodos de quase paralisia do setor habitacional. some-se a isso a crise econmica que se agravou a partir do incio da dcada de 1980, com elevados ndices de inflao, conjugado com conteno de salrios e desemprego, situao somente controlada a partir da segunda metade dos anos 1990, o que levou o sFH praticamente falncia. tudo isso contribuiu para o agravamento do dficit habitacional e, portanto, quando da promulgao da Constituio de 1988, o estoque do dficit habitacional j era medido em milhes de unidades habitacionais. dada a gravidade da situao vigente quela poca, o simples fato de se estabelecer o direito constitucional moradia, embora tenha se constitudo em grande avano social, no seria capaz de solucionar o problema de imediato, mesmo que este tivesse sido correta e tempestivamente enfrentado. Para se ter efetividade na erradicao do estoque do dficit habitacional e atendimento demanda vegetativa, as projees mais otimistas sinalizam um prazo mnimo de 15 anos e aporte de dezenas de bilhes de reais em subsdios.

o setor da construo civil e, assim, evitar a paralisao de empreendimentos j lanados, bem como a retrao de novos lanamentos, o que, se tivesse ocorrido, alm de implicar desempregos, teria provocado a desconfiana dos consumidores e recriado o efeito encol em maiores propores. a adeso de estados e municpios foi praticamente plena. at o momento, apenas um estado e duas capitais ainda no formalizaram o termo de adeso. a participao dos empresrios tem superado nossas melhores expectativas. O interesse do setor tem sido demonstrado tanto por mdias e pequenas empresas quanto por grandes construtoras, que, inclusive, tm implementado ajustes estruturais para se adequar produo de imveis para baixa renda. ao contrrio do que tem ocorrido na maioria dos demais pases, o setor da construo civil brasileiro vive um de seus melhores momentos desses ltimos anos. a expectativa que esse segmento mantenha sua tendncia de crescimento e, principalmente, que a mudana de foco da oferta para a mdia e baixa renda se d em carter definitivo, pois, afinal, nesse segmento que se concentra mais de 96% do dficit habitacional. do ponto de vista social, o PMCMv vai alm do incremento produo de 1 milho de novas unidades. O programa traz uma nova forma de atender s famlias de baixssima renda, aquelas com renda de at trs salrios mnimos, por meio de uma relevante carga de subsdios e, principalmente, desatrelando o valor do imvel ao valor a ser pago por essas famlias. a adoo do critrio de pagamento de 10% da renda familiar, com valor mnimo de R$ 50,00, permitir que mesmo aquelas famlias que tenham renda em torno de um salrio mnimo possam ter acesso a moradias com valor entre R$ 38 mil a R$ 52 mil, dependendo da regio. Para as famlias situadas

na faixa salarial entre trs e seis salrios mnimos, os subsdios foram elevados, podendo chegar a R$ 23 mil, e as famlias com renda entre seis a dez salrios mnimos podero contar com a segurana adicional do Fundo Garantidor. em sntese, o PMCMv est focado na base da pirmide do dficit habitacional, os subsdios so claramente progressivos, beneficiando mais quem ganha menos e, ainda, os subsdios ofertados, embora expressivos, guardam absoluto respeito ao princpio da responsabilidade fiscal, no gerando nenhum passivo a descoberto.

o deSaFio a Ser eNFreNtado a queSto da terra NoS graNdeS CeNtroS urbaNoS

O grande desafio a ser enfrentado a questo da terra, principalmente nos grandes centros urbanos, tanto em termos de disponibilidade quanto de preo. Por isso, importante a atuao dos municpios, que tm que garantir uma legislao urbanstica que mitigue impactos de intervenes desse porte nas cidades.

Perspectivas
a meta da Caixa, sem prejuzo das demais operaes, que tambm devem registrar novos recordes, contratar at o final de 2010, o total de 1 milho de unidades habitacionais previstas para o PMCMv. a Caixa tem sido demandada, constantemente, por investidores estrangeiros que desejam investir em empresas nacionais em funo do aquecimento do setor privado em decorrncia do PMCMv.

Minha Casa, Minha Vida


O PMCMv tem, no mnimo, dois grandes mritos: um de carter econmico e outro de carter social. do ponto de vista econmico, o programa foi estrategicamente importante para mitigar os riscos de impacto da crise internacional na economia brasileira. Portanto, foi fundamental para manter aquecido

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

19

SElo DE MRIto 2008

ABC estimula projetos de moradia popular


dcima primeira edio do prmio mostra solues inovadores de habitaes de interesse social
a associao Brasileira de Cohabs (aBC) premia, h 11 anos, aes e projetos de habitao popular com o selo de Mrito. a proposta estimular e divulgar aes relacionadas produo de habitao de interesse social, pesquisa, ao desenvolvimento de novas tecnologias e alternativas de produo, assim como reconhecer entidades que contribuem para o aperfeioamento, a melhoria e a qualidade do ambiente construdo destinado populao de baixa renda. Os projetos so avaliados por uma comisso julgadora formada por representantes do Ministrio das Cidades, da Caixa econmica Federal e da Comisso de desenvolvimento Urbano da Cmara dos deputados, o que garante ao prmio excelncia aos contemplados. Conhea nas prximas pginas desta edio da Revista Brasileira de Habitao alguns dos projetos premiados em 2008.
lus lima

Antnio Carlos

david Majella

so PAulo de CArA novA

Projeto revitaliza fachada de casas


Cores vivas e elementos geomtricos so tpicos da produo do arquiteto Ruy Ohtake
O aspecto rstico das periferias metropolitanas, marcado pelos blocos aparentes das casas sem acabamento e cores que variam do cinza-cimento ao laranja-tijolo no se aplica mais ao Jardim Pantanal, na zona leste da cidade de so Paulo. O local, que est sendo totalmente urbanizado pelo governo do estado, foi escolhido para receber o projeto-piloto do programa so Paulo de Cara nova, que revitalizou a fachada das casas com obras de reforma e pintura, de acordo com projeto cromtico exclusivo, assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake. O aspecto diferenciado das moradias pode ser notado logo na entrada do bairro. as cores vivas e os elementos geomtricos tpicos da produo de Ohtake esto presentes em todos os detalhes. O projeto-piloto do so Paulo de Cara nova foi elaborado, em setembro de 2008, pela Companhia de desenvolvimento Habitacional e Urbano (CdHU). O programa j recuperou, inicialmente, a fachada de 300 moradias na Unio de vila Nova, bairro que integra o Jardim Pantanal. O Brasil sempre foi o pas da cor, mas as grandes cidades esto perdendo a personalidade. as cores trazem mais vida e identificao dos moradores com seus lares, diz Ruy Ohtake. em breve, ser iniciada a segunda fase do programa, que vai beneficiar cerca de 5 mil imveis na localidade. autoEStIMa - alm de ampliar espaos e colorir bairros outrora monocromticos, o programa pretende melhorar as condies de moradia, acessibilidade e segurana e valorizar a paisagem urbana da periferia de so Paulo. segundo o chefe de gabinete da secretaria de estado da Habitao, eduardo trani, o objetivo do so Paulo de Cara nova no somente embelezar reas deterioradas da cidade, mas recuperar a cidadania e a autoestima da populao. Com a deteriorao do lar, a vida social do homem tambm se deteriora. Quem no se orgulha de onde mora no valoriza sua cidade e isso resulta em reduo da qualidade de vida, diz trani.

Fachadas foram revitalizadas

22

dezeMBRo/2009

Cores do vida s construes...

Resgatar o conceito de cidadania proposto pelo programa depende da participao ativa da comunidade. em Unio de vila Nova, foram os prprios moradores que escolheram as cores e se encarregaram da execuo da pintura, depois de passarem por um curso de capacitao profissional oferecido pela associao Brasileira de Fabricantes de tintas, que tambm doou a matria-prima. ao participarem diretamente do projeto, os moradores se sentiram inseridos em algo maior, diz o lder comunitrio wellington Paulino Bezerra, o pastor wellington. durante o curso, os aprendizes receberam uma bolsa-auxlio de R$ 450. Para Ruy Ohtake, a participao da comunidade na escolha das cores primordial. a mistura das cores

a partir da base escolhida pelos moradores faz aflorar a sensibilidade e incentiva a solidariedade, diz o arquiteto. CantEIRo - a revitalizao dos imveis com obras de urbanizao como as do so Paulo de Cara nova acabam por motivar a populao a melhorar sua moradia como um todo, incentivando at a economia local. O bairro est parecendo um canteiro de obras. as pessoas aproveitam para consertar um telhado danificado ou construir mais cmodos. Precisam ver o que abriu de lojas de materiais de construo por aqui, diz o pastor wellington. O so Paulo de Cara nova no ficar restrito zona leste do municpio de so Paulo, nem ao estado. O

programa atraiu a ateno de empresas pblicas de habitao e de governos de outros estados, como o do Paran, que, em junho de 2009, enviou uma comitiva de tcnicos a so Paulo para conhecer os programas do governo do estado na rea da habitao social. Outra experincia do programa fora da capital do estado ser no municpio de Mogi das Cruzes. O Mogi de Cara nova dever ser implantado em parceria com a prefeitura brevemente. em so Paulo, a secretaria da Habitao j programou a expanso do programa para os conjuntos habitacionais dos bairros Jardim Jaragu, Pirituba, santa Ceclia e so Miguel Paulista e as reas ao entorno deles. Pelo visto, o sucesso no Jardim Pantanal foi s o comeo do trabalho.
... e melhoram a qualidade de vida dos moradores

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

23

sO PaUlO CONCeNtRa 34% dOs dOMiCliOs eM sitUaO de iNadeQUaO FUNdiRia dO Pas

em maro de 2009, no Palcio dos Bandeirantes, cerca de 83 mil proprietrios de imveis irregulares foram beneficiados com a assinatura de convnios entre o governo do estado, por meio da secretaria da Habitao, e prefeituras de 25 municpios. durante a cerimnia, o prefeito de so Jos dos Campos, eduardo Cury, disse que o Cidade Legal vai ajudar a resolver um problema enfrentado por todas as prefeituras: a falta de regularizao fundiria. Ns conhecemos a dificuldade que temos na regularizao dos imveis, principalmente das pessoas de baixa renda. Com o programa, contamos com importante ajuda do governo, disse Cury. o DoCuMEnto SaIu - a prefeita da cidade de so Paulo em exerccio poca, alda Marco antonio, fez a entrega simblica da documentao de regularizao de ncleos habitacionais da capital, envolven-

do cerca de 27 mil imveis. Regularizar o pedao de cho sagrado no beneficia apenas a pessoa que recebe o documento, mas tambm seus filhos e netos, disse alda. ao todo, a prefeitura paulistana incluiu 4.302 ncleos irregulares no programa, auxiliando aproximadamente 3 milhes de pessoas. O secretrio de estado da Habitao, lair Krhenbhl, depositou, nas mos de antnio luiz Barra, morador do conjunto habitacional Cerejeiras, em atibaia, a escritura definitiva de seu imvel, irregular h mais de 20 anos. em menos de seis meses, o documento saiu. agora posso deixar alguma coisa para as minhas filhas, disse Barra, emocionado. Na mesma solenidade, cerca de 20 mil imveis da Companhia de desenvolvimento Habitacional e Urbano (CdHU), em todo o estado, distribudos em 109 conjuntos habitacionais, foram regularizados.

solues e parcerias
O Governo do estado de so Paulo adota como premissa que a regularizao fundiria to importante quanto a construo de moradias. desta forma, prioriza programas e medidas voltadas ao atendimento da demanda por regularizao e ao aperfeioamento das estruturas e instrumentos administrativos e legais com este foco de ao. Nesse sentido, foi criado o Programa estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais (Cidade Legal), institudo pelo decreto 52.052, de 13 de agosto de 2007, e aprovada a lei estadual 13.290, de 22 de dezembro de 2008, que dispe sobre os emolumentos por atos praticados pelos servios notariais e de registro. essa lei assegura custos acessveis para os municpios e para a populao-alvo de programas de construo e de regularizao de habitaes de interesse social.

alm disso, importante destacar a parceria com o Ministrio Pblico, por meio da Promotoria de Justia de Habitao e Urbanismo. Graas a essa parceria, o programa Cidade Legal, com a participao das prefeituras, busca a regularizao fundiria de qualquer tipo de parcelamento para fins urbanos.

Por QUe reGULarIzar


a ocupao irregular do solo est na origem dos principais problemas urbanos, como a desarticulao do sistema virio dificultando o acesso ao transporte coletivo, ambulncias, viaturas policiais e caminhes de coleta de lixo. Pode acarretar, ainda, o assoreamento de cursos de gua, ausncia de espaos pblicos para implantao de equipamentos de sade, educao, lazer e segurana, comprometimento dos mananciais de abastecimento de gua e do lenol fretico, alm de riscos de acidentes e incndios decorrentes de ligaes clandestinas de energia eltrica.

A garantia da regularizao
a regularizao dos ncleos habitacionais garante ao cidado: segurana jurdica direito ao uso e posse do seu imvel; possibilidade de transferncia de posse e propriedade estendida aos descendentes; utilizao do imvel como garantia para obteno de crditos e financiamentos; integrao do proprietrio ao sistema econmico; legalizao do imvel.

terCeirA idAde

Lanado programa Vila Dignidade


Parceria entre prefeituras e governo do estado prev construo de vilas destinadas a idosos
Oferecer condies de envelhecimento digno crescente populao idosa um dos grandes desafios brasileiros. em 10 anos, o nmero de pessoas acima dos 60 anos cresceu quase 50%, enquanto o crescimento da populao geral ficou em 21%. Para quem est na faixa dos 80, esse crescimento ainda maior: 86%. No estado de so Paulo, a quantidade de idosos ultrapassou o nmero de 4 milhes de habitantes, cerca de 10% da populao total, dos quais muitos so de baixa renda. Para garantir moradia e assistncia social a essa

parcela da populao, o governo paulista lanou, em abril de 2009, o programa Vila dignidade. O projeto prev a construo de pequenas vilas, especialmente desenvolvidas para os idosos. so dotadas de assistncia social, atividades socioculturais e de lazer. O Vila dignidade fruto de parceria entre prefeituras e diversos rgos do governo estadual, entre eles as secretarias da Habitao, de assistncia de desenvolvimento social, a Companhia de desenvolvimento Habitacional e Urbano (CdHU) e o Fundo de solidariedade e desenvolvimento social e Cultural do estado de so Paulo (Fussesp). as casas sero construdas de acordo com o conceito do desenho universal, que estabelece diretrizes arquitetnicas para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivduo com alguma dificuldade de locomoo. Os imveis tero diversos itens de acessibilidade, como barras de apoio, pias e louas sanitrias em

altura adequada, portas e corredores mais largos, entre outros. alm disso, esses recursos sero instalados nas reas comuns, de forma a facilitar a locomoo e dar segurana e conforto ao idoso. No vamos entregar casinhas, vamos entregar um estilo de vida, diz a presidente do Fundo de solidariedade, Mnica serra. em breve, o primeiro conjunto comear a ser construdo em avar, municpio distante 260 quilmetros de so Paulo. Outros seis municpios tambm vo participar da fase-piloto do Vila dignidade: Caraguatatuba, Cubato, itapeva, Ribeiro Preto, santos e so Jos do Rio Preto. em seguida, o programa dever ser expandido para todo o estado.

26

dezeMBRo/2009

CidAde legAl

So Paulo regulariza 1,2 mi de moradias


em todo o estado, cerca de 6 milhes de pessoas sero atendidas

O programa Cidade Legal foi criado para assessorar prefeituras na regularizao de ncleos habitacionais, como loteamentos, conjuntos, condomnios, assentamentos e favelas. dos 645 municpios, 184 j fecharam parceria com o estado e outros 139 esto em fase de formalizao. Por meio desses convnios, 1,2 milho de moradias esto em processo de regularizao, o que vai beneficiar cerca de 6 milhes de pessoas em so Paulo. a forma como se deu o crescimento urbano no nosso pas gerou enorme passivo de problemas socioambientais decorrentes da proliferao de assentamentos habitacionais ilegais e clandestinos, diz o secretrio de estado da Habitao, lair Krhenbhl. este um dos grandes desafios para a poltica habitacional, que busca o resgate da cidadania e a promoo de um ambiente urbano socialmente justo

e ambientalmente equilibrado, superando os passivos socioambientais decorrentes da irregularidade na qual vive nmero expressivo de famlias de baixa renda, completa. a regularizao fundiria um dos instrumentos mais importantes da poltica urbana e ordena as funes sociais das cidades e da propriedade urbana, garantindo o direito moradia ao cidado. Com a escritura do imvel registrada em cartrio, ele tem acesso ao mercado formal e ao crdito, alm da garantia de poder transferir ou deixar a propriedade para a famlia. O Cidade Legal oferece orientao, assessoria e apoio tcnico ao municpio interessado. Para aderir ao programa, o prefeito deve procurar a secretaria da Habitao e protocolar os documentos necessrios para a formalizao de convnio de cooperao tcnica.

3 milhes de pessoas vivem em situao irregular em so Paulo


apesar de no se dispor de levantamentos definitivos sobre a situao fundiria das cidades paulistas, existem referncias de que o nmero de famlias que vive em loteamentos precrios, favelas e cortios expressivo. Na regio metropolitana de Campinas, por exemplo, foi estimado pelo Centro de estudos de anlise e Planejamento, em 2008, que cerca de 223 mil pessoas, o equivalente a quase 10% do total da populao dessa regio, vivem em barracos s margens de crregos, beira de linhas frreas e em reas sem saneamento bsico, coleta de lixo ou energia eltrica. a situao da regio metropolitana de so Paulo ainda mais crtica. estimativas da prefeitura

da cidade apontam que somente em loteamentos irregulares vivem cerca de 3 milhes de pessoas e esses loteamentos correspondem a 17% do territrio da cidade, ou cerca de 250 km. a Fundao Joo Pinheiro estimou, em 2007, existirem, no estado de

so Paulo, cerca de 650 mil domiclios em situao de inadequao fundiria, concentrados nos aglomerados urbanos e nas regies metropolitanas. essa situao exige medidas especficas, articuladas com os poderes municipal e federal para seu equacionamento.

shutterstock

R$ 400 MIlHES

Intervenes em Curitiba beneficiam cerca de 30 mil famlias


o maior programa habitacional da cidade nos ltimos 20 anos
a Companhia de Habitao Popular de Curitiba (Cohab/Ct) est executando o maior programa habitacional da cidade nos ltimos 20 anos. as obras em andamento incluem urbanizao de vilas, construo de unidades para reassentamento de famlias em situao de risco ou insalubridade, regularizao fundiria para titulao de moradores que vivem em reas irregulares e construo de casas para famlias inscritas em seu cadastro de pretendentes a imveis. Os empreendimentos executados a partir de 2005 beneficiam 30,5 mil famlias. Os investimentos na rea tambm so recordes mais de R$ 400 milhes. Os recursos so originrios do oramento do municpio, financiamentos, contratos de repasse firmados com o Governo Federal, parceria com a Caixa econmica Federal e com a iniciativa privada. Nunca se fez tanta coisa ao mesmo tempo, resume o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche. Grande parte dos recursos est concentrada nas obras de urbanizao de reas irregulares as maiores j realizadas na histria da Cohab/Curitiba. as intervenes em andamento alcanam 10,7 mil famlias em 42 vilas, com um total de 5,9 mil reassentamentos a maior parte deles de famlias que moram nas margens dos rios que cortam a cidade. a atuao nas reas de sub-habitao chama a ateno tambm por suas caractersticas, pois os projetos contemplam no

30

dezeMBRo/2009

apenas a moradia mas abrangem, tambm, a recuperao ambiental dos locais degradados pela ocupao indevida, alm da realizao de trabalho social nas comunidades. esta viso diferenciada resultou na premiao da Cohab/Ct pelo selo de Mrito 2009, da associao Brasileira de Cohabs (aBC). SoluES - a urbanizao alcana um dos pontos mais crticos da questo habitacional, ao levar infraestrutura para reas nas quais as condies de moradia das famlias so muito precrias, explica Chaowiche. Os projetos preveem dois tipos de soluo: para as famlias que esto em locais onde no h restries ao uso habitacional, so feitas obras de infraestrutura e, quando necessrio, construo de equipamentos comunitrios. Nas reas onde h risco para as famlias, as condies so insalubres ou no permitida a permanncia de moradias, est previsto o reassentamento para loteamentos da Cohab. Para abrigar as famlias no novo local, esto em construo casas e sobrados de alvenaria. entre as reas nas quais h projetos de urbanizao em andamento est a vila Parolin, a mais antiga ocupao irregular da cidade, com mais de 50 anos de existncia. de acordo com Chaowiche, a atuao no local emblemtica, porque marca o ingresso do programa habitacional da prefeitura numa rea que considerada uma das mais complexas da cidade. ali, o projeto prev obras de infraestrutura para as 830 famlias que permanecero na vila, construo de 677 casas para reassentamento, construo de uma escola, recuperao ambiental na margem do rio e trabalho social. uRBanIZao - O mesmo acontece na vila Formosa e em outras cinco vilas prximas, que esto na abrangncia da bacia do rio Formosa. Nessas reas, a previso atender 1.584 famlias, das quais

571 sero reassentadas em outros locais. a construo de unidades para realocao est em andamento em trs locais diferentes. aps a transferncia das famlias, as obras de urbanizao nas vilas vo ganhar mais velocidade. Nas vilas 23 de agosto, Campo Cerrado, Osternak, Ulysses Guimares, Piratini, independncia, Gramados e Cristo Rei, que integram a bacia do ribeiro dos Padilha, as obras abrangem a construo de casas em quatro reas: Moradias Jandaia, Moradias assai, Moradias Castanheira e Moradias stio Cercado. Nesta bacia, a maioria das famlias atendidas 682 de um total de 901 ser reassentada e 219 permanecero onde atualmente esto morando. Nas vilas audi e Unio, que fazem parte da bacia do rio iguau, as obras em andamento incluem a implantao de um sistema de preveno de cheias e a construo de 419 casas. tambm est includo no projeto a construo de 103 unidades no Moradias Primavera (loteamento destinado ao reassentamento das famlias das vilas savana e lorena) e mais 89 casas no Moradias Nilo, que ir receber famlias que vivem em situao de risco na vila Nova. Outro projeto em execuo a urbanizao da vila terra santa, no tatuquara. ali, moram 1.077 famlias. Uma parte delas, 479, que vive em fundo de vale ou em pontos alagadios e insalubres, ser transferida para o Moradias laguna, um loteamento em implantao no mesmo bairro. PaRCERIaS - H tambm obras em execuo em vilas localizadas na abrangncia das bacias dos rios atuba (vilas Higienpolis i, ii e iii e Paraso) e Barigui (vilas Npolis, Malvinas, Nova Repblica, Rigone, Morro da esperana, Nova Barigui, alto Barigui, eldorado, Cruzeiro do sul, Bom Menino, Olinda e Recanaes incluem urbanizao de vilas, construo de casas e regularizao fundiria

o nmero de famlias atendidas, a partir de 2005

30,5 mil

R$ 400 milhes
o valor dos recursos investidos

42 vilas esto sendo beneficiadas

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

31

to da Paz). existem, ainda, cinco projetos de urbanizao nas vilas Unidos do Umbar, torres ii, Bom Menino, Nori e trs Pinheiros. alm disso, com recursos do Fonplata (sigla em espanhol para o fundo financeiro que atua nos pases do rio da Prata, na amrica do sul), h obras em andamento que beneficiam famlias das vilas Pantanal e Bela vista do Passana. alm da urbanizao de reas, o programa habitacional da Cohab Curitiba inclui tambm a entrega, em quatro anos, de 4.506 apartamentos para famlias inscritas no cadastro. em obras, h mais 1.044 unidades. Os empreendimentos, resultado de parceria entre a Cohab e a Caixa econmica Federal, utilizam recursos dos programas de arrendamento Residencial (PaR) e imvel na Planta. Outra parceria com a Caixa econmica Federal em andamento a implantao do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. de acordo com convnio as-

Intervenes alcanam 10,7 mil famlias em 42 vilas

sinado entre a prefeitura de Curitiba e a Caixa, a Cohab ficar responsvel pela organizao da demanda na faixa de um a seis salrios mnimos e deve viabilizar reas para receber novos empreendimentos. a projeo a construo de 6,4 mil unidades, das quais 320 j esto contratadas. Para estimular a participao da iniciativa privada no programa, a prefeitura conceder iseno de imposto sobre servio de Qualquer Natureza (iss) e imposto sobre transmisso de Bens imveis (itBi) durante o perodo das obras e tambm est flexibilizando os parmetros construtivos para projetos habitacionais destinados faixa de interesse social. Outra linha do programa habitacional beneficia famlias moradoras de reas que foram regularizadas. Com a regularizao, elas passam a ter documentos dos terrenos onde vivem em alguns casos, h mais de 20 anos. a entrega de escrituras alcanou, nos ltimos quatro anos, cerca de 3 mil famlias.

32

dezeMBRo/2009

lAres gerAes

Habitao popular prioridade poltica em Minas


Programa busca atender demanda por moradia de famlias com renda de at 3 salrios mnimos

O Programa lares Geraes Habitao Popular (PlHP) prioriza a reduo do dficit habitacional em Minas Gerais e mostra o compromisso do governo do estado em oferecer habitaes dignas a famlias que ganham at trs salrios mnimos e no tm condies de adquirir a casa prpria. esses so os segmentos sociais mais afetados pelo dficit que se acumulou em todo o pas, desde o esgotamento, no final da dcada de 80, dos antigos sistema Financeiro de Habitao e Banco Nacional da Habitao (BNH). Criado e implementado em meados de 2005, o PlHP to importante dentre as polticas pblicas estaduais que figura entre os projetos estruturadores elaborados e geridos sob direo do vice-governador do estado, professor antnio anastasia, e que compem o Plano Mineiro de desenvolvimento integrado. Na realidade, o programa reativou a Cohab/MG e a poltica habitacional em Minas, que, durante muitos anos, tinham permanecido praticamente inativas e agora se viabilizam mediante investimentos diretos do estado, parceria com os municpios e, eventualmente, com o Governo Federal.

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

33

Habitaes dignas
As casas construdas pela Cohab/MG integram conjuntos habitacionais com menor nmero de unidades do que os grandes conjuntos do passado. elas esto localizadas em terrenos com gua, esgoto, energia, pavimentao e drenagem. so moradias separadas, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, circulao e rea de servio. A rea de 36,27 m2 possibilita expanso horizontal no futuro. habitao digna e com padro de qualidade, catalogado como MG-80-i-2-36. inclui laje pr-moldada sobre o banheiro e a rea de circulao; telhado cermico com engradamento de madeira ou de ao metlico; piso cimentado natado na cozinha e no banheiro, que tm ainda barra impermevel com tinta a leo sobre o lavatrio e a pia de cozinha; pintura ltex interna e externa; janelas basculantes e portas metlicas.

a Cohab/MG iniciou a execuo do programa habitacional em meados de 2005, com a meta de construir 10 mil casas. em dezembro do mesmo ano, j havia iniciado a construo de 9.943 unidades habitacionais em 91 municpios mineiros. em seguida, com o sucesso obtido pela companhia em trs leiles de recursos pblicos do Programa de subsdio a Habitaes de interesse social, realizados pelo Ministrio das Cidades e secretaria do tesouro Nacional, a meta cresceu. ao final de 2007, j havia aumentado para 12.856 casas em 167 conjuntos habitacionais e 138 municpios de todas as macrorregies do estado, sendo que dez cidades tinham mais de um conjunto. PaRCERIaS - essa expanso foi concretizada em convnios de mtua cooperao entre a companhia e as prefeituras. Na maioria dos municpios, os investimentos em energia eltrica e sistema de abastecimento de gua so de responsabilidade das estatais concessionrias de servios de energia e de gua e esgoto: Cemig e Copasa,

respectivamente. Com isso, a participao do municpio se reduz, em mdia, para 18,4%. at agosto de 2009, j tinham sido entregues 18.364 casas em 210 municpios. Mais 1.528 casas estavam prontas em 26 cidades e, para serem entregues, aguardavam apenas a concluso de obras de infraestrutura urbana pelos municpios. Outras 3.121 se achavam em construo em 54 municpios. a meta do Plano Plurianual de ao Governamental 2008/2011 a construo, at 2011, de 20 mil casas, mdia de 5 mil por ano. InvEStIMEntoS - O volume de recursos alocados no PlHP durante , o binio 2005/2006, foi de aproximadamente R$ 258,5 milhes. a maior parte dos recursos do programa R$ 165,1 milhes proveio do Fundo estadual de Habitao. Os municpios so os principais parceiros da companhia e investiram R$ 47,6 milhes, por meio, conforme j foi citado, da doao de terreno urbanizado e de obras de infraestrutura.

34

dezeMBRo/2009

a meta mnima inicial era implantar aquecedor em um mnimo de 5 mil moradias, que recebero tambm cinco lmpadas fluorescentes compactas (lFC), destinadas a economizar eletricidade, mas sero adquiridos 7,5 mil aquecedores. atualmente, h aquecedores solares em 2.171 casas de diversos conjuntos habitacionais dos municpios de Betim, Candeias, Conquista, divinpolis, dores de Campos, Governador valadares, itatiaiuu, Piedade de Caratinga e so Joo del-Rei. desse total, o sistema j foi adotado em 1.050 casas construdas no mbito do PlHP . EnERgIa altERnatIva - a utilizao de energia solar no aquecimento de gua, no lugar do chuveiro eltrico, permite a reduo da demanda de energia da Cemig no horrio de ponta e da conta de consumo do muturio. Os donos das casas populares que recebem o aquecedor solar podem empregar, assim, o dinheiro economizado em outras despesas do oramento domstico, como alimentao, escola e vesturio. a economia de eletricidade, com os aquecedores solares, da ordem de 34,6%.

Mulheres integram pblico prioritrio


Na seleo dos candidatos compra das casas, os municpios aplicam critrios e procedimentos tcnicos de classificao institudos pela Cohab/MG, e as mulheres arrimo ou chefes de famlia recebem pontuao maior no s no quesito estado civil, mas tambm em relao aos demais quesitos. at agosto deste ano, 10.597 mulheres ou seja, 55,3 % do total de 19.150 compradores j haviam assinado contrato como titulares do financiamento. Reduziu-se, assim, o risco de as mulheres ficarem em desamparo, pela ausncia de marido ou companheiro. depois de consolidar a implantao do lares Geraes Habitao Popular, o governo de Minas deu outro passo pioneiro em direo aos objetivos sociais do programa: passou a adotar casas adaptadas para portadores de necessidades especiais, particularmente cadeirantes. CaSa ESPECIal - denominada tecnicamente de MG-88-i-2-51, a Casa especial Cohab/MG foi projetada para possibilitar ao cadeirante plenas condies de circulao e uso de todas as dependncias da

moradia. O projeto visa aumentar a mobilidade e autonomia do portador de deficincia fsica. trata-se de casa na qual o cadeirante pode morar sozinho, sem precisar de auxlio. atende, assim, norma da aBtN 9050/2004, que trata da acessibilidade a edificaes, espaos e equipamentos urbanos. Para candidatar-se seleo para aquisio das casas especiais, o interessado, alm de atender aos requisitos gerais de inscrio no PlHP deve compro, var, mediante laudo mdico, que ele ou seu dependente legal e direto portador de necessidade especial e que faz uso de cadeira de rodas. aquECEDoR SolaR - Um quarto fator de agregao de valor humano e social ao PlHP a instalao de aquecedor solar nas casas construdas pela Cohab/MG. No dia 4 de dezembro de 2008, a companhia e a Cemig distribuidora assinaram convnio, no mbito do Programa anual de Combate ao desperdcio de energia eltrica, da agncia Nacional de (aneel), com o objetivo de instalar o equipamento termossolar em todas as novas casas do programa habitacional do governo de Minas, sem qualquer custo para os futuros muturios.

Casas adaptadas
A inovao resulta da lei estadual 17.248/2007, sancionada em 27 de dezembro de 2007, que destina a essas pessoas at 12% das moradias dos novos conjuntos habitacionais. se o nmero de pessoas nessas condies no alcanar esse percentual, este se completa com a disponibilidade de vagas para idosos.

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

35

sustentABilidAde

Torre Sustentvel recebe prmios internacionais


Projeto em santa Catarina reduz custos com energia e gua
O projeto torre sustentvel para Habitaes de Baixa Renda, desenvolvido pela Companhia de Habitao do estado de santa Catarina (Cohab/sC) em parceria com o laboratrio de eficincia energtica de edificaes da Universidade Federal de santa Catarina (UFsC) recebeu, durante o 56 Frum Nacional de Habitao de interesse social, realizado no dia 15 de abril de 2009, em so Paulo, o selo de Mrito aBC 2008. O prmio, concedido h 11 anos pela associao Brasileira de Cohabs e agentes Pblicos de Habitao (aBC), busca estimular e divulgar aes relativas pesquisa, produo habitacional popular e ao desenvolvimento de novas tecnologias e alternativas de produo. a proposta certificada pela aBC utiliza energia solar, o uso racional da gua com mais conforto no sistema e a captao da gua da chuva para atividades domsticas de fins no potveis em moradias populares. alm dos benefcios ao meio ambiente, o projeto representa uma economia de aproximadamente 30% no uso de energia e gua das famlias de baixa renda, explica a diretora presidente da Cohab/sC, Maria darci Mota Beck. a ideia, desenvolvida pelos engenheiros Mrcio antnio andrade e Roberto lamberts e pela arquiteta Maria andra triana, foi classificada, em 2008, pela holcim Foundation for sustainable Construction como um dos 15 melhores projetos sustentveis, entre 5 mil enviados por profissionais de 90 pases. a Torre sustentvel recebeu, ainda, a terceira colocao no concurso holcim awards de Projetos de Construo sustentvel na amrica latina, realizado na Cidade do Mxico, no mesmo ano. Maria darci lembra que este apenas um brao do trabalho desenvolvido desde 2003 pela Cohab. a parceria com a UFsC, por exemplo, existe por meio de convnios que atuam em trs reas: desenvolvimento de projetos de casas de madeira tratada com qualidade e conforto para os moradores; avaliao de iniciativas e alternativas aplicadas em outros estados; e investimento em novas tecnologias na rea habitacional para a populao de baixa renda. a Cohab/sC est cada vez mais preocupada com a melhoria da qualidade das solues relacionadas habitao em santa Catarina, afirma a presidente.

Cohab amplia ao em santa Catarina


a gesto 2003/2009 da Cohab/ sC conseguiu firmar a companhia como agente financeiro do Plano Nacional de Habitao, a partir de 2005. O desafio foi iniciado com ajustes internos nas reas administrativa, financeira e de recuperao de crditos, dando nfase nova poltica de habitao, representada pelo nova Casa. O programa atua nas 293 cidades catarinenses, em parceria com rgos dos governos federal, estadual e municipais, cooperativas, sindicatos, movimentos sociais e beneficiados, na tentativa de resolver o dficit habitacional de santa Catarina, que hoje de 150 mil moradias. Com a informatizao da Cohab/ sC, foi criado um sistema eletrnico para o recebimento, via internet, de inscries, cadastros e tabulao de dados socioeconmicos. tambm foi colocado disposio do pblico, de forma gratuita, projetos de engenharia e sociais.

36

dezeMBRo/2009

setor de habitao na destinao de 2% da arrecadao anual de impostos da Unio, 1% dos estados e 1% dos municpios. santa Catarina tambm foi o primeiro estado a assinar o termo de adeso ao programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. a Cohab/sC ir participar do leilo nacional para municpios com at 50 mil habitantes, sendo que 130 municpios j possuem terrenos com projetos. Como base de apoio a este trabalho, o governo do estado lanou, em julho de 2009, o Programa lotes Urbanizados (Prolurb), destinado preferencialmente s famlias com renda de trs salrios mnimos. Por meio dele, o governo adquire terrenos, cede projetos urbansticos, arquitetnicos e parte da infraestrutura a outra parte fica sob responsabilidade dos municpios. at o momento, foram colocados disposio mais de R$ 33 milhes para a aquisio de reas em 92 cidades, que daro origem a 8 mil lotes. este programa dever ser o carro-chefe das aes da companhia at o fim da gesto, revela Maria darci Mota Beck.
Projeto Torre Sustentvel para habitaes de baixa renda
Antnio Carlos

Presidente maria darci mota beck recebe Selo de mrito abC

Outro resultado alcanado, no perodo, foi a reduo da alquota do imposto sobre Circulao de Mercadorias e Prestao de servios (iCMs) da Cesta Bsica de Material de Construo, de 17% para 12% em 30 itens da lista. a companhia conquistou, ainda, o certificado Top of Mind-Brasil, conferido pelo instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinio Pblica (inbrap), na categoria edificaes. tambm est coordenando a execuo do Plano Catarinense de Habitao de interesse social (PCHis), em cumprimento ao contrato de repasse com o Ministrio das Cidades, a Caixa econmica Federal e o governo estadual, firmado em abril de 2008. logo aps o desastre climtico que destruiu cidades catarinenses em novembro de 2008, o governo estadual, por meio da Cohab/sC, foi responsvel pela elaborao do Projeto Reao Habitao, por meio do qual oferece apoio tcnico e viabiliza recursos para a reconstruo e recuperao de 6 mil moradias. O projeto desenvolveu medidas para a desocupao de reas de risco e a relocao dessa populao para preveno de novas calamidades. alm dos gover-

nos federal e estadual, participam da iniciativa o instituto Ressoar, o instituto Guga Kuerten e o governo da arbia saudita. MoRaDIa DIgna - em 2009, a Cohab/sC lanou a Campanha pela Moradia digna, brao do movimento nacional, para alterar o artigo 95 da Constituio Federal e incluir o

Casa do projeto reao Habitao, em antnio Carlos


Possibilidade de mudana do ngulo do coletor solar, dependendo da latitude local. Possibilidade de mudana da orientao do coletor solar, dependendo da situao da habitao em relao ao norte.

n
RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

37

interesse soCiAl

Casa Quilombola
Projeto da Cohapar atende s comunidades tradicionais do Paran
O projeto Casa Quilombola uma ao indita do governo do Paran para atender cerca de 80 comunidades de descendentes de escravos no estado, desenvolvido pela Companhia de Habitao do Paran (Cohapar) foi premiado com o selo de Mrito 2008 da associao Brasileira de Cohabs (aBC). O projeto, que inclui tambm planejamento de escolas, acesso virio, esgoto e energia eltrica, obteve destaque entre os demais de moradias de interesse social do pas. Melhor do que a congratulao, a concluso das casas para estas comunidades em todo o Paran. isto obra de grande justia social e de resgate da cidadania dos descendentes de escravos que foram condenados no passado a se esconder para conquistar a liberdade, declarou o presidente da Cohapar, Rafael Greca, na solenidade de premiao. Greca lemboru, ainda, que o projeto Casa Quilombola fruto do trabalho de toda a equipe da Cohapar, coordenada pelo antroplogo Gustavo Mussi augusto e integrada pelos arquitetos Marcelo Ferraz e Carlos Guilherme

38

dezeMBRo/2009

a COHaPaR taMBM FOi PReMiada PelO PROGRaMa Casa da FaMlia iNdGeNa e PelO PROJetO dO BaiRRO NOvO dO GUaRitUBa
de albuquerque Cavalcanti. esta equipe faz parte da histria, ao melhorar, significativamente, a vida de muitas famlias que hoje vivem em situao precria nos quilombos, pontuou. a construo de outras 200 casas j foi autorizada pelo governo do Paran, nos quilombos de Palmital dos Pretos, em Campo largo, socavo, em Castro, e nas 13 comunidades de adrianpolis, no vale da Ribeira. SElo DE MRIto 2008 - O projeto do governo do Paran foi reconhecido como de grande importncia social pela comisso julgadora, formada por representantes da secretaria Nacional de Habitao do Ministrio das Cidades, da Caixa econmica Federal e do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat. a premiao do projeto o reconhecimento do trabalho de resgate histrico e social realizado pelo governo estadual e pelo fato de o programa respeitar a memria cultural das populaes afrobrasileiras, explicou Greca. O trabalho foi iniciado, em 2005, nas comunidades quilombolas. poca, foi criado o grupo especial de trabalho Clvis Moura, com a misso de formular um programa de servios pblicos exclusivos aos descendentes de escravos. O pas tem uma dvida e parte dela est sendo resgatada pelo governo do Paran em um trabalho executado por determinao poltica do governador Roberto Requio, afirmou Greca, explicando que a ao pblica nas reas nas quais vivem os descendentes de escravos exige esprito pblico dos servidores. eles enfrentam estradas de terra transitveis apenas em perodos de seca. O acesso a algumas comunidades feito a p, em picadas no meio do mato, e atravessando pequenas pontes improvisadas sob os rios, explicou. a maior parte das famlias vive em condies de pobreza, cultivando alimentos e pequenos animais para o prprio consumo. Muitos ainda moram em barracos de paua-pique misturado com barro, divisrias em bambu, pouca moblia, cho batido e fogo de barro a lenha. a cozinha fica, normalmente, do lado de fora, separada da casa. as casas concebidas pela Cohapar vo ter 54 metros quadrados e sero construdas de acordo com estudos feitos por tcnicos da Cohapar, auxiliados pelo grupo de trabalho Clvis Moura. a concepo do Casa Quilombola prev, ainda, a cozinha externa e uma varanda para convvio social.

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

39

inCluso

david Majella

Jardim Seminrio II e Residencial Tarsila do Amaral so reconhecidos


eMHa prioriza famlias indgenas e constri casas com aquecimento solar de gua

PelO teRCeiRO aNO CONseCUtivO, a aGNCia MUNiCiPal de HaBitaO de CaMPO GRaNde (eMHa) ReCeBe O selO de MRitO da assOCiaO BRasileiRa de COHaBs (aBC), ResUltadO dO tRaBalHO deseNvOlvidO NO lOteaMeNtO JaRdiM seMiNRiO ii e NO ResideNCial taRsila dO aMaRal. ReCONHeCidO e PReMiadO NaCiONal e iNteRNaCiONalMeNte, aMBOs Os PROJetOs HaBitaCiONais sO PRiORidade da GestO MUNiCiPal.

Por meio do Programa de acelerao do Crescimento (PaC), 223 moradias foram construdas no Residencial tarsila do amaral para atender s famlias que viviam em habitaes subnormais e irregulares na regio do bairro Nova lima.

40

dezeMBRo/2009

O diferencial do projeto est no desenvolvimento do trabalho tcnico social que contribuiu para a insero de 80 famlias indgenas terena, com os demais moradores, integrando culturas e costumes. O processo teve incio com o cadastramento das famlias, seguido, durante a execuo da obra, de reunies de orientao tcnica, cursos de qualificao e gerao de trabalho e renda. somente foi concludo aps a acomodao das famlias em suas novas habitaes. Construda em alvenaria, com telha cermica e rea predial de 34,68 m, a unidade padro tem dois quartos, sala integrada cozinha e sanitrio. atendendo normas de acessibilidade e cadastro da demanda local, foi ainda edificada uma moradia destinada a um idoso com mobilidade reduzida. a casa adaptada possui rea de 40,07 m e sua principal ampliao est no sanitrio, que recebeu a instalao de barras de apoio e porta sanfonada, permitindo circulao para o cadeirante. Rampas de acesso edificao

aprimorar a poltica habitacional e inovar os projetos e a forma de ocupao do espao urbano so prioridades da eMHa, afirma o diretor-presidente da companhia, Paulo Csar de Matos Oliveira. aquECIMEnto SolaR - O Jardim seminrio ii foi o primeiro loteamento do Mato Grosso do sul a receber a implantao do sistema de aquecimento solar de gua em todas as unidades habitacionais. O projetopiloto do Ncleo de tecnologia do Futuro foi criado na gesto do prefeito Nelson trad Filho. O equipamento de energia solar foi instalado para substituir o chuveiro eltrico, responsvel por grande parte do consumo de energia na residncia. O sistema composto por dois coletores solares de 1,0 m cada, um reservatrio trmico de 200 litros e parte da tubulao em cobre, interligados caixa dgua de 500 litros.

denlson secreta

e portas mais largas foram outras adaptaes criadas de forma a garantir mobilidade ao usurio.

Jardim Seminrio II foi o primeiro loteamento com sistema de aquecimento solar

Com classificao a do Programa Brasileiro de etiquetagem do instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade industrial (inmetro) e certificao de selo Procel do Programa Nacional de Conservao de energia eltrica, o conjunto de coletores solares tem eficincia energtica mdia de 62,4%, atingindo a melhor eficincia dentre os 225 coletores etiquetados pelo inmetro, quanto aos sistemas e equipamentos para o aquecimento solar de gua. todos os kits de aquecimento solar de gua foram instalados com recursos municipais, sem repasse de custo aos atuais moradores. O resultado est na reduo do consumo de energia eltrica nas residncias, como na fatura mensal de ilda Ferreira de souza, que no ultrapassa o valor de R$ 5,00. nECESSIDaDES ESPECIaIS - Campo Grande uma cidade com muitos crregos e nascentes em seu permetro urbano. Com a urbanizao do crrego segredo, 20 famlias que viviam em habitaes subnormais e irregulares receberam nova moradia no Jardim seminrio ii, localidade prxima rea de interveno. Com investimento da prefeitura e do Governo Federal, a eMHa construiu 20 unidades habitacionais, das quais duas adaptadas a portadores de necessidades especiais.

Prefeito nelson Trad Filho e presidente da emHa, Paulo matos, durante homenagem

david Majella

RevistA BRAsileiRA dA HABitAo

41

a eMHa lanou, em 2009, o programa Morar Bem Morena, ampliando possibilidades de atendimento, ao oferecer projetos especficos a cada segmento da demanda cadastrada. O programa foi organizado em cinco frentes: Minha Casa, Meu sonho; Morar Rural; Meu Terreno, Minha Casa; Lote Legal e Moradia digna. somente neste ano, a agncia atingiu o nmero de 4.588 unidades habitacionais em todos os seus projetos em andamento. entre janeiro e agosto, 1.312 famlias receberam as chaves da casa prpria em diferentes bairros da capital, sendo 422 pelo projeto Moradia digna e 890 pelo Minha Casa, Meu sonho. so 1.674 unidades habitacionais em execuo, e 1.602 em fase de projeto. aprovado recentemente pelo Ministrio das Cidades, os recursos provenientes do Fundo Nacional de Habitao de interesse social (FNHis) destinados construo de unidades habitacionais em Campo Grande vo beneficiar 300 famlias que vivem em habitaes subnormais no municpio. O objetivo transformar Campo Grande em uma cidade sem favelas, meta do projeto Moradia digna, diz Paulo Matos. a construo civil tem ocupado espao importante no cenrio da capital do Mato Grosso do sul. alm de investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade, sade, educao e obras de impacto urbano, o setor habitacional tem atrado muitos investidores cidade.
a construo civil tem prioridade em Campo Grande

Hoje, mais de 20 condomnios esto em construo, que vo totalizar, aproximadamente, 8 mil moradias, fator que gera milhares de empregos diretos e indiretos e impulsiona o comrcio e os servios locais. Com mais empregos e gerao de renda, a qualidade de vida da populao aumenta. e trabalhando com esse objetivo, o prefeito Nelson trad Filho tem somado esforos com os governos federal e estadual e parlamentares na busca de recursos que contribuam para o desenvolvimento urbano e a construo de novas moradias.

david Majella

eMHA amplia atendimento

42

dezeMBRo/2009

Prefeitura Municipal de Campo Grande

FrUm naCIonaL de SeCreTrIoS de HabITao e deSenVoLVImenTo Urbano


www.fnshdu.blogspot.com

aSSoCIao braSILeIra de CoHabS e aGenTeS PbLICoS de HabITao


w w w . a b c o n l i n e . o r g . b r

Das könnte Ihnen auch gefallen