Sie sind auf Seite 1von 12

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

MANUAL DE UTILIZAO APLICATIVO DE TESTES DE FUNCIONALIDADES

(adaptado ao manual NF-e 4.01)

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

Contedo
1. 2. 3. 4. 5. 6 7 8 9 10 Configurando parmetros no Regedit. .................................................................................................. 3 Gerando a primeira NF-e ........................................................................................................................ 4 Assinando a NF-e .................................................................................................................................... 5 Validando arquivo XML. ......................................................................................................................... 6 Gerar Lote ............................................................................................................................................... 7 Verificar Status do Servio...................................................................................................................... 8 Transmitir Notas Fiscais Eletrnica ........................................................................................................ 9 Consulta de Processamento ................................................................................................................. 10 Arquivo de Distribuio ........................................................................................................................ 11 Emisso do DANFE ............................................................................................................................ 12

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

1. Configurando parmetros no Regedit.


1.1 Importe a chave fornecido junto ao pacote: ..\nfe-app\nfe-parametros.reg 1.2 Acesse o regedit, chave [nfe] 1.3 Informe os dados correspondentes. 1.3.1 CNPJ: Informe o CNPJ da empresa emissora de NFe, apenas nmeros. 1.3.2 Para o parmetro NoSerieCertificado com valor xxx ir chamar sempre um formulrio de consulta de certificados digitais disponveis no repositrio do Windows. Caso o operador informe o nmero de serie1, este formulrio no ser exibido. 1.3.3 TipoDanfe: Poder ter o valor 1 (Retrato) ou 2 (Paisagem). 1.3.4 TotalizadorCfop: Serve para no DANFE na parte dos itens o sistema agrupar e totalizar por cfop. Ativo = 1, Inativo = 0. 1.4 Ambiente: 1 = Produo; 2 = Homologao (Testes). 1.5 URL para os WebServices: Os parmetros iniciados pelo prefixo NFe fazem parte das urls do WebService. Consulte o link abaixo para preencher corretamente de acordo com seu estado. Esta verso do pacote j compreende a utilizao dos novos webservices 2.0 liberados pela SEFAZ, portanto possvel utilizar os webservices anteriores, bastando informar um ou outro. A funo de forma automatizada j entende qual o modelo de arquitetura para o link correspondente, no precisando fazer nada com relao a isso. 1.5.1 URLs de Homologao (Ambiente = 2): http://hom.nfe.fazenda.gov.br/portal/WebServices.aspx 1.5.2 URLs de Produo (Ambiente = 1): http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/WebServices.aspx 1.6 Chave de Validao de Licena (val.ass): Esta chave fornecida com o pacote e deve estar junto com a DLL. Ela serve para exibir o texto para divulgao do software house. Este texto fica na parte inferior do DANFE e pode ser personalizado conforme solicitado ASS Componentes.

Veja o documento auxiliar: Configurando Numero de Serie do Certificado Digital

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

2. Gerando a primeira NF-e


2.1 Aps seguir os passos especificados no arquivo leiame.txt, na pasta ..\nfe-app, execute o aplicativo de Testes de Funcionalidades. 2.2 Na aba Gerar NF-e2, preencha com os dados correspondentes a empresa que est liberada junto SEFAZ3. Isto necessrio pois seno haver uma rejeio da transmisso, ex: Rejeio: IE do destinatrio no cadastrada 2.3 O campo Quant. de Itens4 serve para testar a estabilidade da DLL, ou seja, voc pode aumentar para 1000 se quiser para efeitos de testes. P.S: Uma NF-e no pode ser transmitida com arquivo maior que 500kb. Portanto, se aumentar ou diminuir no conseguir autorizao da NF-e, pois isto gerar divergncia no valor total da nota.

2.4 O checkbox Assinar NF-e, como prprio nome sugere, gera a NF-e assinando-a logo em seguida.

Para o caso do pacote VB6, no aba e sim um boto. Este preenchimento de dados para o pacote VB6 dever ser feito em tempo de projeto, devendo ser compilado nova verso com os dados do emitente correspondente. 4 Para o pacote VB6, isto est fixo no cdigo, para aumentar a quantidade de itens deve-se fazer em tempo de projeto.
3

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

2.5 Todas os arquivos gerados por esta opo ser inserido na pasta ..\nfe-app\ nfe\arquivos. Caso utilize o checkbox Assinar NF-e, o arquivo movido para a pasta ..\nfe-app\ nfe\arquivos\gerados e gerado um novo assinado para a pasta ..\nfeapp\ nfe\arquivos\assinado

3. Assinando a NF-e
3.1 Depois de gerado a(s) NF-e. V aba Assinar Arquivo e clique na opo Procurar. Localize uma NF-e gerada (sem estar assinada) ..\nfe-app\nfe\arquivos *.xml. Depois clique em processar:

Para o pacote Delphi ou C#, possvel gerar e assinar a NF-e em um nico mtodo.

3.2 Caso no regedit, parmetro NoSerieCertificado esteja preenchido o numero de srie do certificado o sistema ir solicitar a autenticao do certificado digital5 caso o tenha:

3.3 Aps a autenticao, a NF-e ser assinada e inserida na pasta ..\nfeapp\nfe\arquivos\assinado seguindo o seguinte padro de nomenclatura:
NFe35090302510357000100550010000007260000000994-assinado.xml

Alguns certificados no existe autenticao

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

4. Validando arquivo XML.


4.1 Podemos agora validar a NF-e, a fim de identificar minimamente algum eventual problema de formatao. A validao deve ser feita aps a assinatura do mesmo, caso contrario o sistema retornar um erro de formatao:
--------------------------Validao de NF-e --------------------------O elemento 'NFe' no espao para nome 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe' apresenta contedo incompleto. Lista de possveis elementos esperados: 'http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#:Signature'. Posio: 4 Linha: 6321 --------------------------OK ---------------------------

4.2 O campo schema serve para definir o layout de validao, ou seja, nfe_v2.00.xsd para NF-e, j o enviNFe_v2.00.xsd serve para o arquivo de lote. Os schemas esto na pasta ..\nfe-app\nfe\schemas. Neste pacote, o schema o PL_006d.zip de 13/03/2010. 4.3 importante ter o Notepad++ instalado na maquina para identificar eventuais problemas no arquivo XML principalmente nesta fase inicial de implementao do projeto. O notepad do Windows, quebra a linha, do arquivo XML assinado digitalmente, dificultando a localizao da coluna correspondente ao erro de validao, ex:
'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:cMunFG' element has an invalid value according to its data type. Posicao: 377 Linha: 1

Neste caso, basta localizar a posio 377 e identificar o problema, consultando o valor que dever obrigatoriamente ter, atravs do Manual do Contribuinte que acompanha o pacote.

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

5. Gerar Lote
5.1 Na aba Gerar Lote temos 2 opes importantes para o critrio de gerao de lote. 5.2 Selecionar NF-e: Ser exibido um formulrio com todas as NF-e pendentes, ou seja, que foram geradas, assinadas, mas no foi gerado o arquivo de lote, veja:

5.3 Gerar Lote de Todas as NF-e Assinadas: Com esta opo o sistema no exibe o formulrio acima, fazendo de conta que o operador marcou neste caso, as duas NF-e pendentes.

5.4 O arquivo de lote gerado na pasta ..\nfe-app\nfe\lotes com a seguinte nomenclatura: 000000000573-env-lot.xml

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

5.5 Esta disponibilidade de gerao de lote est presente apenas no pacote Delphi, para o pacote C# e VB6, a gerao de lote se dar apenas atravs do envio do path da nf-e correspondente. Caso queira gerar lote com mais de 1 nf-e, basta informar os paths separados por ;.

6 Verificar Status do Servio


6.1

Na aba WS Status do Servio, clique no boto Status do Servio. O sistema solicitar a autenticao do certificado digital e retornar a mensagem ao lado, ex: Servio em Operao:

6.2 6.3

O sistema retornando a mensagem acima quer dizer que o servio est pronto, configurado e preparado para a recepo de notas ficais eletrnicas. Neste mtodo, caso o certificado esteja para expirar, ser exibido uma mensagem de advertncia, com contagem regressiva, iniciando por 30 dias.

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

7 Transmitir Notas Fiscais Eletrnica


7.1

Na aba WS Recepo, clique no boto NFe Recepo, neste momento o sistema ir solicitar o arquivo de lote que est na pasta ..\nfe-app\nfe\lotes Caso j se tenha digitado o PIN do certificado digital o sistema salva esta informao e no pedir novamente. Se tudo ocorrer corretamente o sistema retornar esta mensagem: Lote recebido com sucesso#350090003127063. Isto no quer dizer que a NF-e foi aceita pelos servidores, veja o item 8 deste manual: Consulta de Processamento. O numero destacado em negrito trata-se do numero de recibo. Este nmero deve ser gravado no banco de dados da automao para posteriores consultas.

7.2

7.3

7.4

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

8 Consulta de Situao da NF-e


8.1

Verifique se a NF-e foi realmente aceita pelos servidores da SEFAZ atravs desta opo, disponvel na aba WS Consultar Situao. Atravs da chave da NF-e, no qual retornado na funo de gerao do XML (passo 2), consulte a situao da NF-e, exemplo de retorno: Autorizado uso da NF-e#0123456789012345

8.2

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

9 Arquivo de Distribuio
9.1 ATENCAO! Este mtodo j executado automaticamente pela DLL caso o retorno da funo de Consulta Situao seja Autorizao de Uso (cdigo 100). Antes de executar o mtodo, obrigatoriamente voc dever consultar a situao da NF-e do lote (NfeConsulta), pois atravs deste mtodo gerado o arquivo auxiliar necessrio para gerao do arquivo de distribuio. Execute o mtodo ArquivoDistribuicaoNFe, passando como parmetro a chave da NF-e (44 caracteres numricos) e o numero do PROTOCOLO (15 caracteres numricos). O numero de Protocolo retornado na funo NFeConsulta. O retorno do mtodo o path do arquivo de distribuicao. Ser criado o arquivo na pasta correspondente, ex:
..\arquivo\procNfe\42033222208506002344550010000011110000000991-procNFe.xml

9.2

9.3

9.4 9.5

Manual de Utilizao Pacote de Integrao NF-e

10 Emisso do DANFE
10.1 10.2 10.3

O DANFE poder ser emitido de 3 formas: Preview em Tela (parametro 3), em PDF (parmetro 2) ou direto para impressora DEFAULT (parmetro 1). Para emitir o DANFE, escolha o arquivo de Distribuio, localizado na pasta ..\nfe\arquivos\procNFe No caso da necessidade do DANFE em formulrio de Segurana, voc precisar emiti-lo atravs do arquivo assinado, que fica na pasta ..\nfe\arquivos\assinado, informando no parmetro da chamada de funo true (formSeguranca), ex: [delphi]: ImprimeDanfe(
c:\nfe-app\nfe\arquivos\procNFe\MinhaNFe.xml, //path do XML , //este parmetro serve para informar o path do PDF a ser gravado 3, //tipo de emisso, neste caso preview em tela true) //Emisso em formulario de segurana

Para vb6 e c# segue-se a mesma lgica.

Das könnte Ihnen auch gefallen