Sie sind auf Seite 1von 4

QUESTO 01: A figura ao lado sintetiza a interpretao sobre o espalhamento de partcula alfa feita por Rutherford o qual resultou

no modelo atmico muito diferente daquele proposto por seu mestre Thomson. De acordo com suas interpretaes sobre o experimento de partculas alfas podemos afirmar que: a) Na figura, as linhas tracejada representam as trajetrias dos tomos conhecidos como partculas alfa, sendo 1 o caminho das partculas alfas que passam pela pelcula delgada de ouro sem sofrer nenhum desvio, 2 as que sofreram pouco desvios por passarem perto do denso ncleo, e 3 as partculas que colidiram frente a frente com o ncleo macio do tomo. b) Na figura, as linhas tracejada representam as trajetrias das partculas alfa, onde a pelcula delgada de ouro apresenta apenas 4 tomo de ouro. Assim temos 1 como caminho das partculas alfas que passam pela pelcula delgada de ouro sem sofrer nenhum desvio, 2 as que sofreram pouco desvios por passarem perto do denso ncleo, e 3 as partculas que colidiram frente a frente com o ncleo macio do tomo. c) Na figura, as linhas tracejada representam as trajetrias das partculas alfa, onde a pelcula delgada de ouro apresenta apenas 4 tomo de ouro com um prton em cada ncleo. Assim temos 1 como o caminho das partculas alfas que passam pela pelcula delgada de ouro sem sofrer nenhum desvio, 2 as que sofreram pouco desvios por passarem perto do denso ncleo, e 3 as partculas que colidiram frente a frente com o ncleo macio do tomo. d) Na figura, as linhas tracejada representam as trajetrias das partculas alfa, sendo 1 o caminho das partculas alfas que passam pela pelcula delgada de ouro sem sofrer nenhum desvio, 2 as que sofreram pouco desvios por passarem perto do denso ncleo, e 3 as partculas que colidiram frente a frente com o ncleo macio do tomo. e) Na figura, as linhas tracejada representam as trajetrias das partculas alfa, onde a pelcula delgada de ouro apresenta apenas 4 tomo de ouro de nmero tmico 79. Assim temos 1 como o caminho das partculas alfas que passam pela pelcula delgada de ouro sem sofrer nenhum desvio, 2 as que sofreram pouco desvios por passarem perto do denso ncleo, e 3 as partculas que colidiram frente a frente com o ncleo macio do tomo. QUESTO 02: Qual desenho (modelo) no pode representar o tomo nuclear (neutro)? a) b) c)

QUESTO 03: Indique o nome do cientista que props cada um dos seguintes modelos atmicos: a) b) c) d) e) Sommerfeld, Bohr e Rutherford. Thomson, Rutherford e Dalton. Dalton, Thomson e Rutherford. Faraday, Dalton e Thomson. Rutherford, Thomson e Dalton.

QUESTO 04: Analise cada sequencia e indique a associao correta. I partcula subatmica da eletrosfera II partcula subatmica com carga positiva III bombardeamento de uma placa de ouro com partcula alfa. IV fluido positivo com disperso de cargas negativas A) Modelo de Thomson B) Experincia de Rutherford a) IA,IIB,IIIC,IVD. b) ID,IIC,IIIA,IVB. QUESTO 05 e 06: (Consultec-UESC-2005) J se passaram quase 100 anos desde que o fsico neozelands Ernest Rutherford (18711937) props que o tomo era, na verdade, formado por eltrons orbitando um ncleo central de carga positiva, cuja massa era muito maior que a dos eltrons. Estes ltimos haviam sido descobertos, em 1897, pelo fsico ingls Joseph John Thomson (1856-1940), interrompendo quase dois mil anos de uma viso segundo a qual o tomo era a unidade indivisvel da matria. Desde aquele incio do sculo passado, ocorreram avanos notveis em nosso conhecimento sobre a estrutura elementar da matria que compe o universo que nos rodeia.( J SE PASSARAM....In: CINCIA HOJE, 2003,p.40). QUESTO 05: Sobre a estrutura da matria, os tomos e os elementos qumicos, pode-se afirmar: a) b) c) d) O tomo eletricamente carregado possui o nmero atmico igual ao nmero de eltrons. As frmulas O2 e N2 representam os elementos qumicos oxignio e nitrognio. As substncias simples so formadas por tomos de diferentes elementos qumicos. O fenmeno da alotropia ocorre quando dois tomos apresentam o nmero de prtons diferente do nmero de eltrons. e) O tomo, no estado fundamental, eletricamente neutro, pois o nmero de eltrons na eletrosfera igual ao nmero de prtons do ncleo. QUESTO 06: Com relao aos modelos atmicos, correto afirmar: a) O fsico ingls Thomson trabalhou intensamente e determinou a presena de nutrons como um resultado do bombardeamento dos tomos por partculas alfas. b) Rutherford determinou experimentalmente que o ncleo do tomo de ouro seria 10 000 vezes menor que o raio do prprio tomo, concluindo que o ncleo atmico ocupava um espao muito pequeno e era muito denso. c) O modelo atmico de Dalton props que os eltrons seriam uma parte constituinte dos tomos, e estes eram pequenas partculas embutidas numa esfera de carga eltrica positiva. C) eltron D) prton c) ID,IIC,IIIB,IVA. d) IC,IID,IIIB,IVA.

d) O modelo atmico de Chadwick, modelo mais recente, semelhante ao sistema solar, em que os eltrons giram ao redor do ncleo em trajetria elpticas, como as planetrias. e) Os raios X foram importantes para a identificao das partculas positivas do tomo e, assim, um novo modelo foi proposto por Thomson, mostrando que as partculas alfas so iguais aos tomos de hlio. QUESTO 07: Ligao qumica o nome dado s formas de associao existentes entre tomos.(COVRE, 2000;pg 167). Quando temos dois elementos qumicos combinados entre si, afirmamos que eles fizeram uma ligao qumica e formaram uma substncia composta. Enquanto que a combinao (ligao qumica) entre tomos dos mesmo elementos formam as substncias compostas. Muitas teorias e regras foram criadas para buscar o entendimento do por que da existncia de tanta variedades de matrias; no mundo acadmico aceita-se a teoria da combinao de tomos de elementos qumicos para a formao dos diversos materiais existentes no mundo. Assim, o material da coisa que chamamos de madeira formado por tomos de elementos diferente: carbono e hidrognio.Enquanto que o material aucar formado por tomos dos elementos qumicos: carbono, hidrognio e oxignio.

Figura A: Modelo de ligao entre tomos.

De acordo com o texto e a figura A, podemos afirmar que: a) As ligaes qumicas se formam porque existe uma fora entre os tomos denominada de Regra do Octeto, onde cada tomo se liga para completar oito eltrons na ltima camada. b) As ligaes qumicas se formam porque existe uma fora entre os tomos denominada de Regra do Octeto, onde cada tomo se liga para ficar com a configurao do gs nobre mais prximo. c) As ligaes qumicas se formam porque existem foras entre os tomos denominada de Fora de Atrao (A1 e A2) que exercida entre do eletrosfera para com eletrosfera de cada tomo, e a Fora de Repulso (R1 e R2) que existe entre do ncleo para com ncleo e da eletrosfera para com eletrosfera de cada tomo. Assim, a ligao qumica o equilbrio entre essas fora como num cabo de guerra. d) As ligaes qumicas se formam porque existem foras entre os tomos denominada de Fora de Atrao (A1 e A2) que exercida entre do ncleo para com ncleo, e a Fora de Repulso (R1 e R2) que existe entre do ncleo para com eletrosfera,vice-versa, de cada tomo. Assim, a ligao qumica o equilbrio entre essas fora como num cabo de guerra. e) As ligaes qumicas se formam porque existem foras entre os tomos denominada de Fora de Atrao (A1 e A2) que exercida entre do ncleo para com eletrosfera, vice-versa, de cada tomo, e a Fora de Repulso (R1 e R2) que existe entre do ncleo para com ncleo e da eletrosfera para com eletrosfera de cada tomo. Assim, a ligao qumica o equilbrio entre essas fora como num cabo de guerra. QUESTO 08: De acordo com a figura ao lado podemos afirmar que: a) Duas esferas com cargas eltricas de mesmo sinal, positivo, por exemplo, se repelem com foras de repulso R, ao mesmo tempo que so ambas puxadas para baixo pela fora de gravidade G. Se R for maior que G, a esfera superior se afastar; caso contrrio, se aproximar da esfera inferior. b) As ligao entre os tomos acontecem, pois a Fora de Repulso aproxima os tomos. c) Se trata de duas esfera negativa com ncleo positivo.

d) As esferas positivas esto numa distancia (d) de equilbrio devido a intensidade do Vetor Fora de Repulso(R) ter maior mdulo do que o Vetor Fora de Atrao (G). e) As ligao entre os tomos acontecem, pois a Fora da Gravidade aproxima os tomos. A figura abaixo esta relacionada com as questes 09 e 10.

QUESTO 09: a) Os desenhos (modelos) acima representam a geometria molecular das substncias: gua, amnia, gs oxignio, dixido de carbono e cloreto de prata. b) Os desenhos (modelos) acima representam os tomos de: gua, amnia, gs oxignio, dixido de carbono e cloreto de prata. c) Os desenhos (modelos) acima representam a geometria molecular dos elementos qumicos: gua, amnia, gs oxignio, dixido de carbono e cloreto de prata. d) Os desenhos (modelos) acima representam os elementos qumicos: gua, amnia, gs oxignio, dixido de carbono e cloreto de prata. e) Os desenhos (modelos) acima representam apenas as ligaes dos elementos constituintes das molculas de: gua, amnia, gs oxignio, dixido de carbono e cloreto de prata. QUESTO 10: a) A substncia amnia possui geometria tetradrica. b) A geometria molecular da gua angular, diferentemente da geometria do dixido de carbono que linear, devido dois pares de eletrons livres na molcula da gua. c) A ligao no cloreto de prata linear porque depende da direo dos tomos no espao antes de efetuar a ligao qumica. d) O elemento qumico amnia possui geometria piramidal. e) A geometria molecular da gua angular. Diferentemente, a geometria do dixido de carbono que linear. Isso ocorre porque a hibridizao do tomo do elemento centralizado na molcula de gua e na molcula do dixido de carbono serem diferentes.

Das könnte Ihnen auch gefallen