Sie sind auf Seite 1von 85

iPod nano Manual do Usurio

Contedo

5 5 6 6 8 9 9 10 11 11 14 14 16 18 18 20 22 22 23 25 27 28 28 32 33 36 39

Captulo 1: Viso geral do iPod nano


Viso geral do iPod nano Acessrios A Tela Inicial cones de estado

Captulo 2: Introduo
O que voc precisa Como configurar o iPod nano

Captulo 3: Noes bsicas


Como usar o Multi-Touch Como obter informaes sobre o iPod nano Como conectar e desconectar o iPod nano Sobre a bateria Como personalizar a Tela Inicial Ajustes bsicos Como redefinir todos os ajustes

Captulo 4: Como sincronizar com o iTunes


Viso geral da sincronizao Painis de ajustes no iTunes Como sincronizar automaticamente ou manualmente Como transferir o contedo comprado para um outro computador

Captulo 5: Msicas e outros tipos de udio


Como reproduzir msica Como reproduzir podcasts, audiolivros e colees do iTunes U Como controlar o volume Como criar Listas no iPod nano Como usar os fones de ouvido Apple Earphones

42 42 44 45 47 48 49 49 51 53 53 56 58 60 60 62 62 66 66 66 69 69 70 70 76 77 77 81 82

Captulo 6: Rdio FM
Como ouvir rdio FM Como sintonizar o rdio FM Como colocar o rdio ao vivo em pausa Como selecionar msicas para sincronizar no iTunes Como configurar a regio da sua rdio

Captulo 7: Fitness
Como usar o iPod nano como um pedmetro Como usar o Nike + iPod

Captulo 8: Fotos
Como sincronizar fotos Como visualizar fotos no iPod nano Como assistir apresentaes de slides em uma televiso conectada ao iPod nano

Captulo 9: Outros recursos


Como realizar gravaes Como usar o iPod nano como um disco externo Como controlar o tempo

Captulo 10: Acessibilidade


Recursos de Acesso Universal VoiceOver udio Mono Branco sobre Preto

Captulo 11: Dicas e soluo de problemas


Sugestes gerais Como atualizar e restaurar o software do iPod

Captulo 12: Segurana e limpeza


Informaes de Segurana e Manuseio Importantes

Captulo 13: Mais informaes, servio e suporte


Regulatory Compliance Information

Contedo

Viso geral do iPod nano

1
Dormir/Despertar

Viso geral do iPod nano


Diminuir Volume Aumentar Volume

Barra de estado cones de menu e de aplicativos Tela Multi-Touch

Conector do Dock

Porta do fone de ouvido Clipe

Pressione o boto Dormir/Despertar para ativar ou desativar a tela enquanto escuta msica ou outro udio. Mantenha pressionado o boto Dormir/Despertar por alguns segundos para desativar o iPod nano completamente, ou reativ-lo. Pressione os botes Aumentar Volume ou Diminuir Volume para ajustar o volume enquanto escuta msicas ou outras mdias. Esses botes tambm controlam o volume de alertas e outros sons.

Acessrios

Os seguintes acessrios esto includos no iPod nano:

Fones de ouvido Apple Earphones

Cabo do Conector do Dock a USB da Apple

Use o Cabo do Conector do Dock a USB da Apple para conectar o iPod nano ao seu computador, para sincronizar o contedo e carregar a bateria. Voc tambm pode usar o cabo com o Adaptador de alimentao USB da Apple (vendido separadamente). Use os fones de ouvido Apple Earphones para ouvir msica, audiolivros e podcasts. Eles tambm podem ser usados como antena para ouvir as transmisses de rdio.

A Tela Inicial

Ao ligar o iPod nano, voc ver a Tela Inicial. Os pontos na parte inferior da tela indicam a quantidade de Telas Iniciais. medida que voc passa os dedos para a direita ou para a esquerda, o ponto que representa a tela atual realado.

Cada cone da Tela Inicial representa as opes para ouvir msicas ou podcasts, ou para usar recursos como Cronmetro ou Pedmetro. Toque em um cone para abrilo e, em seguida, use gestos para navegar (consulte Como usar o Multi-Touch na pgina 11).

Captulo 1 Viso geral do iPod nano

Aqui esto todos os cones da Tela Inicial:


cone Listas Funo Relaciona as listas sincronizadas da sua biblioteca do iTunes ou criadas no iPod nano. Fornece o acesso rpido ao udio que est sendo reproduzido no momento. Lista as msicas sincronizadas da sua biblioteca do iTunes, organizadas por artista. Lista as Selees Genius sincronizadas da sua biblioteca do iTunes. Abre o sintonizador de rdio FM, quando voc conecta os fones de ouvido ao iPod nano. Lista os podcasts sincronizados da sua biblioteca do iTunes.

Agora Reproduzindo

Artistas

Selees Genius

Rdio

Podcasts

Fotos

Exibe as fotos sincronizadas do seu computador.

Ajustes

Abre os ajustes do iPod nano e vrios de seus recursos.

Msicas

Lista msicas sincronizadas da sua biblioteca do iTunes, em ordem alfabtica. Lista lbuns sincronizados da sua biblioteca do iTunes, em ordem alfabtica. Lista msicas sincronizadas da sua biblioteca do iTunes, por gnero. Lista msicas sincronizadas da sua biblioteca do iTunes, por compositor.

lbuns

Gneros

Compositores

Captulo 1 Viso geral do iPod nano

cone Fitness

Funo Abre o pedmetro incorporado, o histrico dos exerccios e os recursos do Nike + iPod, se um receptor Nike + iPod ou equipamento de ginstica compatvel estiver conectado ao iPod nano. Abre o relgio, cronmetro e temporizador.

Relgio

Gravaes

Abre os controles para a gravao e gerenciamento das gravaes. Visvel somente se um microfone estiver conectado ao iPod nano, ou se existirem gravaes no iPod nano. Lista as colees do iTunes U sincronizadas da sua biblioteca do iTunes (no aparece se no existirem colees). Lista os audiolivros sincronizados da sua biblioteca do iTunes (no aparece se no existirem audiolivros).

iTunes U

Audiolivros

Voc pode organizar os cones na Tela Inicial na ordem que desejar. Consulte Como personalizar a Tela Inicial na pgina 18.

cones de estado

Os cones na barra de estado na parte superior da tela fornecem informaes sobre o iPod nano:
cone O que isso significa Mostra que uma msica, podcast, audiolivro ou episdio do iTunes U est sendo reproduzido. Mostra que uma msica, podcast, audiolivro ou episdio do iTunes U est em pausa. Mostra que o rdio est sendo reproduzido. Mostra que o pedmetro est ativado e contando os passos. Mostra o nvel da bateria ou o estado da carga.

Captulo 1 Viso geral do iPod nano

Introduo

ADVERTNCIA: Para evitar danos, leia todas as instrues de funcionamento e as informaes de segurana deste manual, antes de utilizar o iPod nano.

O que voc precisa

Para usar o iPod nano, voc precisa: Um Mac ou um PC com uma porta USB 2.0 de alta potncia e um dos seguintes sistemas operacionais:
Mac OS X verso 10.5.8 ou posterior Windows 7, Windows Vista ou Windows XP Home ou Professional (SP3) Resoluo de tela no seu computador definida para 1024 x 768 ou superior iTunes 10.0 ou posterior, disponvel em www.apple.com/br/itunes/download QuickTime 7.6.2 ou posterior Uma conta da iTunes Store (para compras na iTunes Store) Uma conexo com a Internet para o seu computador (banda larga recomendada)

Como configurar o iPod nano

Antes de poder usar o iPod nano, voc deve configur-lo no iTunes. Durante a configurao, voc pode criar uma conta da iTunes Store ou especificar uma conta existente. (A iTunes Store pode no estar disponvel em todos os pases ou regies.) O iTunes tambm exibe e registra o nmero de srie do seu iPod nano quando ele est conectado, caso voc o necessite. Para configurar o iPod nano: 1 Transfira e instale a ltima verso do iTunes em www.apple.com/br/itunes/download. 2 Conecte o iPod nano a uma porta USB 2.0 de alta potncia no seu Mac ou PC usando o cabo fornecido com o iPod nano.

3 Siga as instrues na tela no iTunes para registrar e sincronizar o iPod nano com as msicas da sua biblioteca do iTunes. Se voc precisar de ajuda sobre a utilizao do Assistente de Configurao do iPod nano, consulte Para definir a sincronizao do iTunes pela primeira vez: na pgina 22. Quando o iPod nano estiver sincronizando com o seu computador, ele mostra a mensagem Sincronizando Quando a sincronizao estiver concluda, o iTunes mostra a . mensagem "A Sincronizao do iPod est concluda". Para obter mais informaes sobre sincronizao, consulte Captulo 4, Como sincronizar com o iTunes, na pgina 22. 4 Deixe o iPod nano conectado ao seu computador durante um mximo de trs horas para carregar a bateria completamente. Voc pode desconectar o iPod nano antes que a bateria esteja completamente carregada, e pode sincronizar enquanto a bateria est carregando. Para obter mais informaes, consulte Sobre a bateria na pgina 16. 5 Desconecte o cabo do iPod nano quando estiver preparado para us-lo. No desconecte o iPod nano se vir a mensagem Conectado ou Sincronizando Para . evitar danificar os arquivos no iPod nano, voc deve ejetar o iPod nano antes de desconectar, quando vir essas mensagens. Para obter mais informaes sobre como desconectar seguramente o iPod nano, consulte Como desconectar o iPod nano do seu computador na pgina 15.

10

Captulo 2 Introduo

Noes bsicas

Como usar o Multi-Touch


Toque e toque duplo

A tela Multi-Touch e os gestos de dedo simples facilitam o uso do iPod nano.

Toque um cone para abri-lo ou selecione um item em um menu ou lista.

Toque em uma foto duas vezes para ampli-la rapidamente e, em seguida, toque duas vezes novamente para reduzi-la rapidamente.

Tocar e manter
Toque e mantenha em qualquer lugar da tela (exceto em um cone ou controle) para retornar Tela Inicial. Toque e mantenha um cone para reorganizar os cones nas Telas Iniciais quando os cones comecem a sacudir, arraste-os para uma nova ordem e, em seguida, pressione o boto Dormir/Despertar para salvar.

11

Passar os dedos
Passe os dedos lateralmente para mover para a tela seguinte ou anterior.

Arrastar
Arraste sobre barras de progresso ou controles deslizantes para mover seus controles.

Tocar levemente
Passe o seu dedo rapidamente para cima ou para baixo para rolar rapidamente. Voc pode esperar a rolagem parar ou tocar em qualquer lugar na tela para par-la imediatamente. Tocar na tela no selecionar ou ativar nada. Em algumas listas, como as Listas de reproduo, voc pode passar os dedos levemente para baixo para mostrar os controles de edio na parte superior.

12

Captulo 3 Noes bsicas

Girar
Voc pode girar a tela para que seja fcil visualizar quando voc anexa o iPod nano a algo. Coloque dois dedos na tela e gire na direo que deseja que a tela se mova, at que ela se posicione da forma que voc deseja.

Aqui esto mais controles e gestos do iPod nano:


Para Desativar o iPod nano completamente, ou ativ-lo novamente Faa o seguinte Mantenha o boto Dormir/Despertar pressionado por vrios segundos para desativar o iPod nano completamente. Qualquer udio que esteja sendo reproduzido desativado. Para reativar o iPod nano depois de desativ-lo dessa forma, mantenha pressionado o boto Dormir/Despertar por alguns segundos. Pressione o boto Dormir/Despertar. Pressione o boto Dormir/Despertar. Msica ou qualquer outro udio que estiver sendo reproduzido continua. Pressione qualquer boto ou toque a tela se a retroiluminao no estiver disponvel. Mantenha pressionado o boto Dormir/Despertar e o boto Diminuir Volume at que a tela fique escura. O logotipo da Apple aparece depois de alguns segundos e, em seguida a Tela Inicial. Toque no item. Passe os dedos para a direita. Passe os dedos para a esquerda. Toque na barra de estado na parte superior da tela.

Despertar o iPod nano Desligar a tela

Ativar a retroiluminao Redefinir o iPod nano (se no estiver respondendo)

Escolha um item V para a tela anterior V para a tela seguinte V para o topo de uma lista

Captulo 3 Noes bsicas

13

Para Veja tudo de uma msica, artista ou nome do lbum V diretamente para a Tela Inicial

Faa o seguinte Passe os dedos para a esquerda pelo nome. Passe os dedos para a direita ou toque e mantenha em qualquer lugar, exceto em um cone ou controle. Na Tela Inicial, toque em Fitness e, em seguida, toque em Pedmetro. Conecte os fones de ouvido Apple Earphones com Controle Remoto e Microfone (vendidos separadamente). Em seguida, na Tela Inicial, toque em Gravaes. Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Sobre. Ou, olhe na borda aberta no clipe do iPod nano.

Usar o pedmetro Realizar uma gravao

Localizar o nmero de srie do iPod nano

Como obter informaes sobre o iPod nano


Quantidade de msicas e fotos Nmero de srie, modelo e verso de software Copyright e informaes legais

Voc pode obter esses detalhes sobre o seu iPod nano em Ajustes: Capacidade e quantidade de espao disponvel

Para obter informaes sobre o iPod nano: m Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Sobre.

Como conectar e desconectar o iPod nano

Voc conecta o iPod nano ao seu computador para sincronizar arquivos e carregar a bateria do iPod nano. Voc pode sincronizar msicas e carregar a bateria ao mesmo tempo. Importante: A bateria no carrega quando o computador est em repouso ou em espera.

Como conectar o iPod nano ao computador


O iTunes sincroniza msicas no iPod nano automaticamente quando voc o conecta ao seu computador, a no ser que voc selecione outros ajustes de sincronizao no iTunes.

14

Captulo 3 Noes bsicas

Para conectar o iPod nano ao seu computador: m Conecte o Cabo do Conector do Dock a USB da Apple a uma porta USB 2.0 de alta potncia no seu computador. Conecte a outra extremidade ao iPod nano. Se voc tiver uma base de conexo iPod Dock, possvel conectar o cabo a uma porta USB 2.0 do seu computador, conectar a outra extremidade ao dock e depois colocar o iPod nano no dock.

Nota: A porta USB da maioria dos teclados no fornece potncia suficiente para carregar o iPod nano. Conecte o iPod nano a uma porta USB 2.0 do seu computador.

Como desconectar o iPod nano do seu computador


seguro desconectar o iPod nano se voc vir a Tela Inicial no iPod nano ou uma mensagem que indica que a desconexo possvel. Se a retroiluminao estiver desativada, pressione o boto Dormir/Despertar para ativ-la, para que voc possa ver ser a desconexo segura. Para desconectar o iPod nano: m Desconecte o cabo do iPod nano, ou se o iPod nano estiver no dock, remova-o do dock. No desconecte o iPod nano se vir a mensagem Conectado ou Sincronizando Para . evitar danificar os arquivos no iPod nano, voc deve ejetar o iPod nano antes de desconectar, quando vir essas mensagens. Se voc desconectar o iPod nano acidentalmente sem ejet-lo, conecte-o outra vez ao seu computador e sincronize novamente. Para ejetar o iPod nano: m No iTunes, clique no boto Ejetar (C) prximo ao iPod nano na lista de dispositivos no lado esquerdo da janela do iTunes. Se estiver usando um Mac, voc tambm pode ejetar o iPod nano arrastando o cone do iPod nano da mesa para o Lixo. Se estiver usando um PC com Windows, voc tambm pode ejetar o iPod nano em Meu computador ou clicando no cone Remover hardware com segurana da bandeja do sistema do Windows e selecionando iPod nano.
Captulo 3 Noes bsicas 15

Sobre a bateria

O iPod nano possui uma bateria interna, que no pode ser substituda pelo usurio. Para obter melhores resultados, ao usar o iPod nano pela primeira vez, deixe-o carregando por aproximadamente trs horas ou at que o cone de bateria mostre que a bateria est completamente carregada. Oitenta por cento da bateria do iPod nano carregada em cerca de uma hora e meia, e est completamente carregada em cerca de trs horas. Se carregar o iPod nano enquanto estiver adicionando arquivos, reproduzindo msicas, ouvido a rdio ou vendo uma apresentao de slides, ele pode demorar mais tempo.

Como carregar a bateria


Voc pode carregar a bateria do iPod nano de duas maneiras: Conecte o iPod nano ao computador.
Use o adaptador de alimentao USB da Apple, disponvel separadamente.

Para carregar a bateria usando o seu computador: m Conecte o iPod nano a uma porta USB 2.0 do seu computador. O computador deve estar ligado e no estar em repouso. Importante: Se aparecer uma mensagem Carregando, por favor, aguarde ou Conectar alimentao na tela do iPod nano, a bateria precisa ser carregada antes que o iPod nano possa comunicar-se com o seu computador. Consulte Se o iPod nano exibir a mensagem Conectar Alimentao na pgina 72. Se deseja carregar o iPod nano quando no estiver conectado ao seu computador, voc pode comprar um adaptador de alimentao USB da Apple. Para carregar a bateria usando o adaptador de alimentao USB da Apple: 1 Conecte o Cabo de Conector do Dock a USB da Apple a um Adaptador de alimentao USB da Apple. 2 Conecte a outra extremidade do Cabo de Conector do Dock a USB ao iPod nano. 3 Conecte o adaptador de alimentao USB da Apple a uma tomada eltrica.
Adaptador de alimentao USB da Apple (o seu adaptador pode ter uma aparncia diferente)

Cabo do Conector do Dock a USB

16

Captulo 3 Noes bsicas

Como entender o estado da bateria


Quando o iPod nano no estiver conectado a uma fonte de alimentao, um cone de bateria no canto superior direito da tela do iPod nano mostra aproximadamente a carga restante.
Bateria carregada menos de 20% Bateria carregada pela metade Bateria carregada completamente

Quando o iPod nano est conectado a uma fonte de alimentao, o cone de bateria se altera para mostrar que a bateria est sendo carregada ou est completamente carregada.
Bateria carregando (raio) Bateria carregada completamente (plugue)

Voc pode desconectar e usar o iPod nano antes que ele esteja completamente carregado. Nota: As baterias recarregveis possuem um nmero limite de ciclos de carga e podem eventualmente necessitar ser substitudas por um fornecedor de servios autorizado Apple. A vida til da bateria e os ciclos de carga variam de acordo ao uso e os ajustes. Para obter mais informaes, visite o site www.apple.com/br/batteries.

Como conservar a alimentao de energia


O iPod nano gerencia de forma inteligente a durao da bateria enquanto voc ouve udio ou usa o pedmetro. Para economizar energia, a tela do iPod nano reduz a iluminao se voc no toc-la por vinte segundos e, em seguida, desativada. Para ativar a tela quando ela desativada dessa forma, ou para desativ-la manualmente, pressione o boto Dormir/Despertar. Quando no houver atividade no iPod nano (nenhum udio reproduzido e nenhum movimento detectado se o pedmetro estiver ativado), ele desativado automaticamente. Para reativar o iPod nano quando ele for desativado dessa forma, pressione o boto Dormir/Despertar. Voc tambm pode desativar o iPod nano completamente mantendo o boto Dormir/ Despertar pressionado por alguns segundos. Quando voc desativar o iPod nano dessa forma, mantenha pressionado o boto Dormir/Despertar por alguns segundos para reativ-lo. Ao desligar o iPod nano: A msica ou outro udio que estiver sendo reproduzido interrompido
A rdio em pausa eliminada Interrompe uma apresentao de slides, se estiver sendo reproduzida

Captulo 3 Noes bsicas

17

Salva uma gravao, se estiver em andamento Para o pedmetro Para e salva os dados do exerccio do Nike+

Enquanto o iPod nano estiver desativado, voc no ouvir nenhum alarme se um temporizador expirar. Quando voc ativa o iPod nano novamente, os alarmes que ainda no expiraram ocorrero como programado.

Como personalizar a Tela Inicial

Voc pode reorganizar os cones na Tela Inicial para que os itens usados com frequncia sejam fceis de encontrar. Por exemplo, se voc usa o iPod nano diariamente durante seus exerccios fsicos, voc pode mover o cone Fitness para a primeira Tela Inicial para facilitar o seu acesso. Voc tambm pode escolher um fundo diferente para a Tela Inicial. Para reorganizar os cones da Tela Inicial: 1 Toque e mantenha o cone que deseja mover, at que todos os cones comecem a sacudir. 2 Arraste o cone para a nova posio. Se voc arrastar um cone para fora da tela para a esquerda ou direita, voc pode mov-lo para uma outra Tela Inicial. 3 Pressione o boto Dormir/Despertar para salvar suas alteraes.

Ajustes bsicos
Brilho Idioma Data e Hora

Voc pode alterar esses ajustes gerais para o iPod nano: Papel de parede

Regies de Rdio (consulte Como configurar a regio da sua rdio na pgina 48). Pausa ao Vivo (consulte Como colocar o rdio ao vivo em pausa na pgina 45). Acessibilidade (consulte Recursos de Acesso Universal na pgina 66).

Para definir a imagem de fundo: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Geral. 2 Toque em Papel de Parede. 3 Toque no padro que deseja usar. 4 Toque em Definir (ou Cancelar ,se desejar escolher um outro padro). 5 Passe os dedos para a direita para retornar Tela Inicial.

18

Captulo 3 Noes bsicas

Para ajustar o brilho da tela: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Geral. 2 Toque em Brilho. 3 Arraste o controle deslizante para ajustar o brilho da tela.

4 Se voc deseja restaurar para o ajuste original, toque em "Restaurar para o padro". 5 Passe os dedos para a direita para retornar Tela Inicial. Para definir o idioma: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Geral. 2 Toque em Idioma e, em seguida, toque no idioma que deseja usar. Uma marca aparece ao lado do idioma selecionado. 3 Toque em OK e, em seguida, passe os dedos para a direita para retornar Tela Inicial.

Como configurar a data e a hora


A data e a hora so ajustadas automaticamente a partir do relgio do seu computador ao conectar o iPod nano, mas voc pode alterar os ajustes. Para ajustar a data e a hora: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Geral. 2 Toque em Data e Hora e, em seguida, toque na Data (ou Hora). 3 Role as rodas giratrias at que o ms, dia e ano corretos (ou hora, minuto e hora do dia) estejam alinhados pelo centro. 4 Toque em OK. Voc pode definir o iPod nano para mostrar um relgio quando o desperta do repouso, para que voc possa rapidamente verificar a hora.

Captulo 3 Noes bsicas

19

Para mostrar o relgio ao despertar: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Geral. 2 Toque em Data e Hora. 3 Toque no interruptor On/Off ao lado de Hora ao Despertar para lig-lo. 4 Toque no Relgio e, em seguida, toque em Branco ou Preto para definir se o relgio ser branco ou preto.

Para usar o relgio de 24 horas: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Geral. 2 Toque em Data e Hora. 3 Toque no interruptor On/Off ao lado de Relgio de 24 Horas para ativ-lo.

Como redefinir todos os ajustes


Para redefinir todos os ajustes: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes.

Voc pode redefinir todos os ajustes para o padro sem afetar o contedo sincronizado.

2 Toque levemente para cima e, em seguida, toque em Redefinir Ajustes. 3 Toque em Redefinir ou toque em Cancelar se mudar de ideia. 4 Toque no seu idioma e, em seguida, toque em OK.

20

Captulo 3 Noes bsicas

Como sincronizar com o iTunes

Viso geral da sincronizao

O iTunes o aplicativo de software gratuito que voc usa para sincronizar contedo com o iPod nano. A sincronizao copia as informaes do seu computador para o iPod nano e, em seguida, mantm essas informaes em sincronia copiando as alteraes feitas em um local para o outro. Msica, audiolivros, podcasts, fotos e colees do iTunes U so sincronizadas a partir da sua biblioteca do iTunes. Se voc ainda no tem contedo no iTunes, a iTunes Store (disponvel em pases selecionados) facilita a pr-visualizao do contedo e o transfere para o iTunes no seu computador. Para informar-se sobre o iTunes e a iTunes Store, abra o iTunes e escolha Ajuda > Ajuda iTunes. Por padro, a sincronizao ocorre sempre que voc conectar o iPod nano ao seu computador. Voc pode ajustar as configuraes de sincronizao sempre que o iPod nano estiver conectado ao seu computador. Para definir a sincronizao do iTunes pela primeira vez: 1 Conecte o iPod nano ao computador, e abra o iTunes. 2 Digite um nome para o iPod nano. Voc digita um nome a primeira vez que conecta o iPod nano. Esse o nome que aparecer na lista de dispositivos do lado esquerdo da janela do iTunes. 3 Selecione as opes para sincronizar msica e fotos automaticamente. 4 Selecione o idioma que deseja usar no iPod nano a partir do menu local. Voc s precisa fazer isso a primeira vez, ou quando restaurar o iPod nano para os ajustes de fbrica. 5 Clique em OK. Se voc selecionar sincronizar msicas ou fotos automaticamente, a sincronizao iniciada imediatamente.

22

Painis de ajustes no iTunes

Quando voc conecta o iPod nano ao seu computador e clica no seu cone na barra lateral esquerda da janela do iTunes, os painis de ajustes aparecem no iTunes. As seguintes sees fornecem uma viso geral de cada painel de ajuste do iPod nano. Para obter mais informaes, abra o iTunes e escolha Ajuda > Ajuda iTunes.

Painel de Resumo
O painel de Resumo exibe o nome e o nmero de srie do iPod nano conectado, juntamente com a verso de software, sua capacidade e formato (Mac ou Windows). Na seo Verso, voc pode verificar e instalar as atualizaes de software ou restaure o iPod nano aos seus ajustes originais. Selecione os ajustes a partir das seguintes opes e, em seguida, clique em Aplicar quando houver terminado: Abra o iTunes quando este iPod estiver conectado: Selecione esta opo para abrir o iTunes e sincronizar o iPod nano automaticamente sempre que conect-lo ao seu computador. Cancele a seleo desta opo se desejar sincronizar somente ao clicar no boto Sincronizar no iTunes. Consulte Sincronizao automtica na pgina 26.
Sincronizar somente msicas selecionadas: Selecione esta opo se desejar que

o iTunes ignore os itens no selecionados na sua biblioteca do iTunes durante a sincronizao.


Converter as msicas com taxa de bits mais altas para 128 kbps AAC: Selecione

esta opo se desejar que o iTunes converta os arquivos de udio para o formato de udio padro do iTunes durante a sincronizao.
Gerenciar msicas manualmente: Selecione esta opo para desativar a sincroni-

zao automtica no painel Msica. Consulte Como gerenciar o iPod nano manualmente na pgina 26.
Ativar utilizao como disco: Selecione esta opo se voc desejar usar o iPod

nano como um disco externo para armazenar arquivos de dados. Consulte Como usar o iPod nano como um disco externo na pgina 62.
Configurar o Acesso Universal: Selecione essa opo se voc quiser usar as opes

de acessibilidade no iPod nano. Consulte Captulo 10, Acessibilidade, na pgina 66.

Captulo 4 Como sincronizar com o iTunes

23

Painel Msica
Por padro, o iTunes sincroniza a sua biblioteca inteira, incluindo os vdeos de msica. Se todas as suas msicas no couberem, ou se voc desejar sincronizar somente uma parte de sua biblioteca, voc pode configurar o iTunes para sincronizar somente as listas, artistas e gneros selecionados para o iPod nano. Se voc selecionar Sincronizar somente msicas selecionadas no painel Resumo, o iTunes sincronizar somente os itens que estiverem marcados no painel Msica e em outros painis. Selecione os ajustes a partir das seguintes opes e, em seguida, clique em Aplicar quando houver terminado: Sincronizar Msicas: Desmarque esta opo se no deseja sincronizar nenhuma msica para o iPod nano.

Biblioteca musical completa: Selecione esta opo para sincronizar todas as suas msicas. Uma mensagem aparece se a sua biblioteca for muito grande para a capacidade do iPod nano. escolher o contedo a ser sincronizado. Quando esta opo est selecionada, voc pode selecionar as listas, artistas, gneros e lbuns que deseja sincronizar no painel Msica.

Lista, artistas, lbuns e gneros selecionados: Selecione esta opo se voc desejar

Incluir videoclipes: Selecione esta opo para incluir videoclipes. Voc pode repro-

duzir somente o udio de videoclipes no iPod nano.


Preencher automaticamente o espao livre com msicas: Selecione esta opo

para preencher o espao livre com msicas que o iTunes escolhe. Voc somente visualiza esta opo se Lista, artistas, lbuns e gneros selecionados estiver selecionada.

Painis Podcasts e iTunes U


Use esses painis para escolher os podcasts e colees do iTunes U que deseja sincronizar. Selecione os ajustes a partir das seguintes opes e, em seguida, clique em Sincronizar quando houver terminado: Sincronizar Podcasts (ou Sincronizar iTunes U): Selecione estas opes para sincronizar os podcasts e as colees do iTunes U.
Incluir automaticamente: Selecione esta opo para sincronizar podcasts e cole-

es do iTunes U automaticamente a cada vez que conectar o iPod nano. Escolha estas opes a partir dos menus locais para especificar quais episdios ou colees quer sincronizar.

24

Captulo 4 Como sincronizar com o iTunes

Painel Livros
Voc pode comprar ou transferir audiolivros da iTunes Store ou do site audible.com, ou ainda importar audiolivros de CDs, para ouvi-los no iPod nano. Selecione os ajustes a partir das seguintes opes e, em seguida, clique em Aplicar quando houver terminado: Sincronizar Audiolivros: Selecione esta opo para sincronizar audiolivros.
Todos os audiolivros: Selecione esta opo para sincronizar todos os audiolivros na

sua biblioteca do iTunes.


Audiolivros selecionados: Selecione esta opo para escolher os audiolivros a se-

rem sincronizados. Quando esta opo est selecionada, voc pode escolher os captulos ou partes dos audiolivros, e incluir audiolivros nas Listas Inteligentes como Adicionados Recentemente.

Painel Fotos
Utilize o iTunes para sincronizar fotos para o iPod nano. Configure as seguintes opes e, em seguida, clique em Aplicar quando houver terminado: Sincronizar fotos de: Selecione esta opo para sincronizar fotos do seu computador. Em seguida, escolha uma origem no menu local. Se voc escolher o iPhoto como a origem, selecione uma opo para sincronizar tudo para a sua biblioteca do iPhoto ou somente os lbuns, eventos e rostos selecionados. Se voc escolher uma pasta como a origem, escolha-a na janela de navegao que aparece. As opes abaixo se alteram, dependendo se a pasta contm outras pastas. Voc pode sincronizar todas as pastas, ou selecionar aquelas que deseja sincronizar.
Incluir fotos de resoluo mxima: Selecione esta opo para adicionar arquivos

de imagem de resoluo mxima, os quais podem ser acessados depois que voc ativar a utilizao do disco. Consulte Como usar o iPod nano como um disco externo na pgina 62. Para obter mais informaes, consulte Como adicionar fotos do seu computador na pgina 53.

Como sincronizar automaticamente ou manualmente

H duas maneiras de adicionar contedo ao iPod nano: Sincronizao automtica: Quando voc conecta o iPod nano ao computador, ele atualizado automaticamente para coincidir com os itens que esto na sua biblioteca do iTunes. S possvel sincronizar o iPod nano automaticamente com um computador de cada vez.

Captulo 4 Como sincronizar com o iTunes

25

Gerenciar o iPod nano manualmente: Quando voc conecta o iPod nano, pode ar-

rastar itens individuais para o iPod nano e apag-los individualmente do iPod nano. Tambm possvel adicionar msicas de mais de um computador, sem apag-las do iPod nano. Quando voc gerencia as msicas manualmente, deve sempre ejetar o iPod nano do iTunes antes de desconect-lo.

Sincronizao automtica
Por padro, o iPod nano sincroniza sempre que voc o conecta ao iTunes. Voc pode impedir que o iPod nano sincronize quando voc o conecta a um computador diferente do computador com o qual voc normalmente faz as sincronizaes. Importante: A primeira vez que voc conecta o iPod nano a um computador com o qual ele no est sincronizado, uma mensagem aparecer, perguntando se voc deseja sincronizar as msicas automaticamente. Se voc aceitar, todas as msicas, audiolivros e outros contedos sero apagados do iPod nano e substitudos pelas msicas e outros itens que esto nesse computador. Para desativar a sincronizao automtica para o iPod nano: m Na aba Resumo do iTunes, cancele a seleo de Abra o iTunes quando este iPod estiver conectado e, em seguida, clique em Aplicar. Voc ainda pode sincronizar clicando no boto Sincronizar. Enquanto as msicas esto sendo sincronizadas do seu computador para o iPod nano, a janela de estado do iTunes mostra o progresso da sincronizao e um cone de sincronizao pode ser visto ao lado do cone do iPod nano na lista de dispositivos. Quando a atualizao for terminada, aparecer uma mensagem no iTunes dizendo A atualizao do iPod est concluda Uma barra na parte inferior da janela do iTunes . mostrar quanto espao de disco foi utilizado para os diferentes tipos de contedo.

Como gerenciar o iPod nano manualmente


Se voc gerenciar o iPod nano manualmente, pode adicionar ou remover msicas individuais e outros contedos. Voc poder tambm adicionar contedo de vrios computadores ao iPod nano sem apagar os itens que j esto nele. Configurar o iPod nano para gerenciar msica manualmente desativa as opes de sincronizao automtica nos painis Msica, Podcasts, iTunes U e Fotos. No possvel gerenciar alguns manualmente e sincronizar outros automaticamente, ao mesmo tempo. Voc pode reconfigurar o iPod nano posteriormente para sincronizar automaticamente. Nota: O Genius no funciona se voc gerenciar os contedos manualmente. Consulte Como reproduzir selees do Genius na pgina 39.

26

Captulo 4 Como sincronizar com o iTunes

Para configurar o iTunes para gerenciar o contedo manualmente: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Resumo. 2 Na seo Opes, selecione Gerenciar msicas manualmente . 3 Clique em Aplicar. Quando voc gerenciar contedo manualmente no iPod nano, no se esquea de ejetar o iPod nano do iTunes, antes de desconect-lo. Consulte Para ejetar o iPod nano: na pgina 15. Para adicionar uma msica ou outro item manualmente: 1 No iTunes, clique em Msica ou outro item abaixo de Biblioteca, do lado esquerdo da janela do iTunes. 2 Arraste uma msica ou outro item para o iPod nano na lista de dispositivos. Para remover uma msica ou outro item do iPod nano: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos. 2 Selecione uma msica ou outro item no iPod nano e, em seguida, pressione a tecla Apagar ou Retroceder do seu teclado. Se voc remover uma msica ou outro item do iPod nano, ele no ser apagado da biblioteca do iTunes. Para reconfigurar o iTunes para sincronizar automaticamente: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Resumo. 2 Cancele a seleo de "Gerenciar msicas manualmente". 3 Selecione as abas Msica e Podcasts, e selecione suas opes de sincronizao. 4 Clique em Aplicar. A atualizao comea automaticamente.

Como transferir o contedo comprado para um outro computador

O contedo que voc compra no iTunes em um computador pode ser transferido do iPod nano para uma biblioteca do iTunes em um outro computador. O outro computador deve estar autorizado para reproduzir o contedo da sua conta da iTunes Store. Para autorizar um outro computador: m Abra o iTunes no outro computador e escolha Loja > Autorizar Computador. Para transferir o contedo comprado para um outro computador: 1 Abra o iTunes no outro computador e escolha Loja > Autorizar Computador. 2 Conecte o iPod nano ao computador recm-autorizado. 3 No iTunes, escolha Arquivo > Transferir Compras do iPod.

Captulo 4 Como sincronizar com o iTunes

27

Msicas e outros tipos de udio

Como reproduzir msica

O iPod nano facilita buscar e ouvir msicas. Voc pode repetir msicas, avanar rapidamente, embaralhar e criar listas usando a tela Multi-Touch.

Como buscar msicas


As msicas so organizadas no iPod nano para facilitar a navegao. Toque nos cones na Tela Inicial para visualizar as msicas organizadas por: Nome de artista
Ttulo do lbum Ttulo da msica Gnero Compositor

Voc tambm pode buscar msicas agrupadas nas listas do Genius e nas Selees Genius, e pode criar suas prprias listas no iTunes ou no iPod nano. Toque levemente para navegar rapidamente em listas de msicas e de lbuns, e toque na barra de menus na parte superior de qualquer lista para retornar parte superior.

28

Se a lista possuir um ndice, arraste o seu dedo para baixo para mostrar uma letra de ndice grande sobre a lista. Quando voc encontrar a letra que deseja, levante o dedo.

Os ttulos e nomes que forem muitos longos para caber em uma lista sero reduzidos. Voc pode visualizar o ttulo inteiro passando os dedos sobre ele. O texto comea a rolar portanto voc pode ler todo o seu contedo.

Como reproduzir msicas


Durante a reproduo de uma msica, a capa do seu lbum (se disponvel) exibida na tela Reproduzindo Agora. Para reproduzir uma msica: 1 Toque em um cone na Tela Inicial (Listas, Artistas, Selees Genius, Msicas, lbuns, Gneros ou Compositores) para abrir a sua lista. 2 Toque a msica para iniciar sua reproduo. Em uma lista longa, toque levemente para cima ou para baixo para visualizar mais. Se voc tocar em um grupo como lbuns e Compositores, toque no que deseja e, em seguida, toque em uma msica ou programa para iniciar sua reproduo.

Voc pode procurar msicas e outros contedos no iPod nano, alterar os ajustes e organizar os cones enquanto estiver escutando msica ou outros contedos de udio. Um cone Reproduzir ( ) ou Pausar ( ) aparece na barra de estado na parte superior de outras telas. Nenhum cone de estado aparece na tela Reproduzindo Agora.

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

29

Como controlar a reproduo


Quando voc toca em Reproduzindo Agora na Tela Inicial, a capa do lbum da msica atual aparece. Toque na capa do lbum para mostrar os controles de msica. Passe os dedos para a esquerda para mostrar os controles na tela seguinte. Uma terceira tela mostra a letra da msica se voc a tiver adicionando no iTunes. Os pontos na parte inferior da tela indicam a quantidade de telas disponveis.

Veja o que voc pode fazer com os controles de msica do iPod nano:
Para Pausar uma msica Reproduzir uma msica em pausa Iniciar uma msica novamente Reproduzir a msica anterior Saltar para a msica seguinte Avanar rapidamente ou retroceder uma msica Repetir msicas Faa o seguinte Toque ou desconecte os seus alto-falantes.

Toque . O iPod nano deve ser ejetado do computador para reproduzir msicas e outros udios. Toque Toque Toque . duas vezes. . ou .

Mantenha pressionado

Toque . = Repete todas as msicas no lbum ou lista atual. = Repete somente a msica atual continuamente. Reproduzir uma msica e, em seguida, toque Toque . .

Criar uma lista do Genius Embaralhar msicas Saltar para qualquer ponto de uma msica

Arraste o cursor de reproduo pela barra de progresso. Deslize o seu dedo para cima para reduzir a taxa de progresso para obter uma maior preciso. Quanto mais acima voc deslizar o seu dedo, menores sero os incrementos.

30

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

Como controlar a reproduo com o boto Dormir/Despertar Voc pode clicar duas vezes no boto Dormir/Despertar para reproduzir a faixa seguinte ou alterar a configurao para que ao clicar duas vezes a faixa atual seja pausada ou reproduzida. Para definir o boto Dormir/Despertar: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque em Msica e, em seguida, toque no boto Dormir/Despertar. 3 Toque no interruptor On/Off. 4 Toque em Faixa Seguinte ou Reproduzir/Pausar.

Como reproduzir msicas de forma aleatria


Voc pode reproduzir msicas, lbuns ou listas em ordem aleatria, e configurar o iPod nano para embaralhar as msicas quando voc o sacode rapidamente. Para que o iPod nano reproduza todas as suas msicas aleatoriamente: m Toque em Msicas na Tela Inicial do iPod nano e, em seguida, toque em Aleatrio na parte superior da lista de Msicas. O iPod nano comea a reproduzir msicas da biblioteca de msica inteira do seu iPod nano de forma aleatria, ignorando os audiolivros, podcasts e colees do iTunes U. Para ajustar o iPod nano para reproduzir msicas aleatoriamente na tela Reproduzindo Agora: 1 Na Tela Inicial, toque em Reproduzindo Agora e, em seguida, toque na capa do lbum. 2 Passe os dedos esquerda pela parte inferior da tela e, em seguida, toque .

Agitar para reproduzir msicas de forma aleatria Quando a tela est ativada voc pode dar uma sacudida rpida no iPod nano para saltar para uma msica aleatria. Se a tela estiver apagada, pressione o boto Dormir/ Desperta antes de sacudir. Agitar para reproduzir msicas de forma aleatria est ativado por padro, mas voc pode desativ-lo em Ajustes.

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

31

Desative Agitar para reproduzir msicas de forma aleatria: m Na Tela Inicial, toque em Ajustes, toque em Msica e, em seguida, toque de Agitar para reproduzir msicas de forma aleatria .

ao lado

Como reproduzir podcasts, audiolivros e colees do iTunes U

Os podcasts so programas grtis que podem ser transferidos atravs da iTunes Store. Os podcasts esto organizados por programas, episdios dentro dos programas e captulos dentro de episdios. Se voc interromper a reproduo de um podcast e retomlo mais tarde, o podcast comea a reproduo de onde parou. O iTunes U uma parte dos recursos da iTunes Store, incluindo conferncias grtis, aulas de idiomas e mais, que voc pode transferir e desfrutar no iPod nano. O contedo do iTunes U est organizado por coletneas, itens dentro de coletneas, autores e fornecedores. Voc somente ver um cone do iTunes U na Tela Inicial se houver sincronizado o contedo do iTunes U a partir da sua Biblioteca do iTunes. Os programas de podcast e colees do iTunes U aparecem em ordem cronolgica, para que voc possa reproduzi-los na ordem em que foram lanados. Um ponto azul marca as apresentaes e episdios no reproduzidos. Quando voc termina de ouvir um episdio do podcast ou programa do iTunes U, o prximo episdio no reproduzido ou reproduzido parcialmente iniciado automaticamente.

Voc pode comprar e transferir os audiolivros da iTunes Store e ouvi-los no iPod nano. Quando voc ouve os audiolivros comprados na iTunes Store ou em audible.com, voc pode ajustar a velocidade de reproduo para mais rpida ou mais lenta que o normal. Como reproduzir podcasts, audiolivros e colees do iTunes U: 1 Na Tela Inicial, toque em Podcasts (ou iTunes U ou Audiolivros) e, em seguida, toque em uma apresentao ou ttulo. 2 Toque em um episdio ou captulo para reproduzi-lo. A tela Reproduzindo Agora exibe o podcast ou a capa do iTunes U (se estiver disponvel). 3 Toque na tela Reproduzir Agora para visualizar os controles de reproduo.
Toque

para pausar e

para retomar.

32

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

O podcast, audiolivro ou coleo do iTunes U comea a reproduzir onde foi deixada. Para os audiolivros, voc pode tocar em Retomar na lista de captulos.
Toque

ou para saltar para o captulo seguinte ou para o comeo do captulo atual no podcast.

4 Passe os dedos para a esquerda para visualizar controles de reproduo adicionais, descritos na seguinte tabela:
Saltar para qualquer ponto em um podcast ou coleo do iTunes U Arraste o cursor de reproduo pela barra de progresso. Deslize o seu dedo para cima para reduzir a taxa de progresso para obter uma maior preciso. Quanto mais acima voc deslizar o seu dedo, menores sero os incrementos. Toque .

Reproduzir os ltimos 30 segundos Definir a velocidade de reproduo

Toque . Toque novamente para alterar a velocidade. = Reproduz com o dobro da velocidade. = Reproduz com a velocidade normal. = Reproduz com a metade da velocidade.

Para obter mais informaes sobre um podcast ou coleo do iTunes U, toque na primeira tela de controles. Para obter mais informaes sobre os podcasts, abra o iTunes e escolha Ajuda > Ajuda iTunes. Em seguida, busque podcasts .

Como controlar o volume

Os botes de volume esto na parte superior do iPod nano. Pressione Aumentar Volume ou Diminuir Volume para ajustar o volume enquanto ouve. As seguintes sees descrevem outros ajustes que voc pode fazer para limitar o volume mximo e melhorar a qualidade do udio.

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

33

Como ajustar o limite mximo de volume


Voc pode ajustar um limite mximo para o volume do iPod nano e atribuir um cdigo para evitar que os ajustes sejam alterados sem o seu conhecimento. Nota: Os acessrios que se conectem usando o conector do Dock no so compatveis com limites de volume. Para configurar o limite mximo de volume no iPod nano: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque em Msica e, em seguida, toque em Limite de Volume. O controle de volume mostra o limite mximo do volume.

3 Arraste o controle deslizante para a esquerda para diminuir o limite mximo de volume, ou para a direita para aument-lo. Para exigir um cdigo para alterar o limite de volume: 1 Aps configurar o volume mximo, toque em Bloquear Limite de Volume. 2 Na tela que aparece, digite um cdigo de quatro dgitos. Se voc tocar um nmero por engano, toque desejado. e, em seguida, toque no nmero

Voc pode continuar tocando para apagar todos os nmeros e retornar tela Limite de Volume sem configurar um cdigo.

3 Quando solicitado redigite o cdigo, toque nos nmeros novamente. Se voc definir um cdigo, deve digit-lo antes de alterar ou remover o limite de volume.

34

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

Para remover o limite de volume: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque em Msica e, em seguida, toque em Limite de Volume. 3 Arraste o controle deslizante para a direita at o final. Se voc definir um cdigo, toque em Desbloquear Limite de Volume primeiro, digite o seu cdigo e, sem seguida, arraste o controle. Se voc esquecer o cdigo, pode restaurar o iPod nano. Consulte Como atualizar e restaurar o software do iPod na pgina 76.

Como reproduzir msicas no mesmo nvel de volume


O volume das msicas e de outros udios pode variar dependendo de como o udio foi gravado ou codificado. O nvel de volume tambm pode variar se voc usar fones de ouvido diferentes. Voc pode configurar o iTunes para ajustar automaticamente o volume das msicas para que elas sejam reproduzidas no mesmo nvel de volume relativo. Em seguida, voc pode configurar o iPod nano para usar os mesmos ajustes de volume do iTunes. Para configurar o iTunes para reproduzir as msicas no mesmo nvel de volume: 1 No iTunes, escolha iTunes > Preferncias, se estiver usando um Mac ou escolha Editar > Preferncias se usar um PC com Windows. 2 Clique em Reproduzir e selecione Verificao de Som, depois clique em OK. Para configurar o iPod nano para usar os ajustes de volume do iTunes: Se voc no ativou a Verificao de Som no iTunes, ajust-la no iPod nano no ter nenhum efeito. 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque em Msica. 3 Toque ao lado de Verificao de Som para ativ-lo.

Como usar o equalizador


Voc pode usar os pr-ajustes do equalizador para alterar o som do iPod nano para adequ-lo a um estilo ou gnero de msica em particular. Por exemplo, para que uma msica rock soe melhor, ajuste o equalizador para Rock. Para configurar o equalizador no iPod nano: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque em Msica e, em seguida, toque em EQ. 3 Toque em um pr-ajuste do equalizador (toque levemente para cima para ver mais opes).

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

35

Se voc associou um pr-ajuste do equalizador a uma msica do iTunes e o equalizador do iPod nano est configurado como Desativado, a msica reproduzida usando os ajustes do iTunes. Para obter mais informaes, abra o iTunes e escolha Ajuda > Ajuda iTunes.

Como diminuir e aumentar gradualmente o som entre as msicas


Voc pode ajustar o iPod nano para fazer cada msica terminar gradualmente e comear uma msica gradualmente na sequncia. Para ativar a diminuio e o aumento gradual do som entre as msicas: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque em Msica e, em seguida toque diminuendo. ao lado de udio com crescendo e

Como criar Listas no iPod nano

Voc pode criar suas prprias listas de msicas, podcasts e audiolivros; ou usar o Genius para criar as listas do Genius, mesmo quando o iPod nano no est conectado ao seu computador. As listas criadas no iPod nano so sincronizadas de volta para o iTunes a prxima vez que voc conectar.

Como criar e editar as listas


Para criar uma lista: 1 Na Tela Inicial, toque em Listas. 2 Toque levemente para baixo e, em seguida, toque em Adicionar. 3 Toque em uma categoria (Msicas, lbuns, Podcasts, etc.) e, em seguida, toque nos itens que deseja adicionar. No toque em OK antes de adicionar tudo que deseja incluir na lista. 4 Passe os dedos para a esquerda para continuar adicionando contedo. Voc pode adicionar o contedo de qualquer categoria. Por exemplo, voc pode misturar os podcasts com msicas em uma nica lista. 5 Quando terminar, toque em OK. A nova lista denominada Nova Lista 1 (ou Nova Lista 2 e assim por diante). A prxima vez que voc sincronizar, pode alterar o ttulo no iTunes. Quando voc sincronizar novamente, o ttulo da lista no iPod nano atualizada.

36

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

Para remover os itens de uma lista: 1 Toque em Listas e, em seguida, toque na lista que deseja editar. 2 Toque levemente para baixo e, em seguida, toque em Editar. 3 Toque ao lado do item que deseja apagar e, em seguida, toque em Apagar quando ele aparecer ao lado do item.

4 Quando terminar, toque em OK. Para apagar uma lista: 1 Toque em Listas. 2 Toque levemente para baixo e toque em Editar. 3 Toque ao lado da lista que deseja apagar e, em seguida, toque em Apagar quando ele aparecer ao lado da lista. Se voc tocou na lista incorreta, toque na que deseja apagar. 4 Toque em Apagar ou toque em Cancelar se mudar de ideia. 5 Ao terminar, toque em OK (ou passe os dedos para a direita para retornar Tela Inicial se cancelar). Como classificar msicas para criar listas inteligentes Voc pode atribuir uma classificao a uma msica (de zero a cinco estrelas) para indicar o quanto gosta dela. Voc pode usar a classificao de msicas para ajud-lo a criar Listas Inteligentes automaticamente no iTunes. Para classificar uma msica: 1 Inicie a reproduo da msica. 2 Na tela Reproduzindo Agora, toque na capa do lbum. 3 Toque no boto Informaes no canto inferior direito. 4 Toque ou arraste sobre os pontos de classificao na parte superior da tela ( ) para atribuir a quantidade de estrelas. As classificaes atribudas s msicas do iPod nano so transferidas para o iTunes quando voc sincronizar.

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

37

Como criar as listas do Genius


Uma lista do Genius uma coletnea de msicas que acompanha uma msica que voc escolheu na sua biblioteca. Voc pode criar as listas do Genius no iPod nano e sincronizar as listas do Genius criadas com o iTunes. O Genius um servio grtis, mas voc precisa ter uma conta da iTunes Store para us-lo. Para obter mais informaes sobre como configurar o Genius no iTunes, abra o iTunes e escolha Ajuda > Ajuda iTunes. Para criar uma lista do Genius no iPod nano: 1 Reproduza uma msica e, em seguida, toque na capa do lbum na tela Reproduzindo Agora. 2 Reproduza uma msica e, em seguida, toque .

A nova lista aparece. Voc ver uma mensagem se:


Voc no ativou o Genius no iTunes. O Genius no reconhece a msica que voc selecionou. O Genius reconhece a msica, mas no existem pelo menos dez msicas parecidas

na sua biblioteca. 3 Toque levemente para cima ou para baixo para visualizar as msicas na lista. 4 Toque em Salvar.

A lista salva com o nome do artista e o ttulo da msica que voc usou para cri-la. Para mudar a lista para uma nova baseada na mesma msica, toque em Atualizar. Se voc atualizar uma lista salva, a nova lista substitui a anterior e no possvel recuperar a lista anterior.

38

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

As listas do Genius salvadas no iPod nano so sincronizadas de volta ao iTunes ao conect-lo ao seu computador.

Como reproduzir selees do Genius


O iTunes cria automaticamente as Selees Genius que contm msicas da sua biblioteca que combinam entre si. As Selees Genius fornecem uma experincia musical diferente a cada vez que voc reproduzi-las. Para reproduzir uma Seleo Genius: 1 Toque em Selees Genius. 2 Passe os dedos para a esquerda ou para a direita para navegar pelas Selees Genius. Os pontos na parte inferior da tela indicam quantas Selees Genius esto no iPod nano. 3 Toque nas Selees Genius que deseja reproduzir.

Como usar os fones de ouvido Apple Earphones


ADVERTNCIA: Pode ocorrer a perda permanente da audio se os fones de ouvido forem usados com um volume muito alto. Com o passar do tempo voc pode se adaptar a um volume de som muito alto, que talvez parea normal, mas que pode estar danificando a sua audio. Se estiver ouvindo zumbido em seu ouvido ou se estiver ouvindo sons muito abafados, pare de utilizar os fones e faa um exame auditivo. Quanto mais alto o volume, menor o tempo necessrio antes que a sua audio possa ser afetada. Os especialistas em audio sugerem que, para proteger a audio, voc deve:
Limitar o tempo que utiliza fones de ouvido tipo auriculares ou comuns com um

volume alto.
Evitar aumentar o volume para bloquear os rudos externos. Abaixar o volume, caso no consiga escutar as pessoas falando perto de voc.

Para obter informaes sobre o ajuste de limite de volume mximo no iPod, consulte Como ajustar o limite mximo de volume na pgina 34.

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

39

Os fones de ouvido Apple Earphones fornecidos com o seu iPod nano se conectam porta do fone de ouvido situada na parte inferior do iPod nano. Coloque os auriculares em seus ouvidos conforme mostrado.

O fio do fone de ouvido ajustvel.

Fones de ouvido Apple Earphones com controle remoto e microfone


Os fones de ouvido Apple Earphones com controle remoto e microfone (mostrados aqui) esto disponveis separadamente. Eles apresentam um microfone, botes de volume e um boto integrado que permite que voc controle a reproduo de udio e oua anncios da faixa.

Boto do microfone

Conecte os fones de ouvido para ouvir msica ou para fazer gravaes usando o microfone integrado. Pressione o boto central no microfone para controlar a reproduo de msica e ouvir os anncios da faixa.

40

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

Para Pausar uma msica Saltar para a msica seguinte Saltar para a msica anterior Avanar rapidamente Retroceder Ajustar o volume Para ouvir o anncio da faixa atual

Faa o seguinte Pressione o boto Central. Pressione novamente para retomar a reproduo. Pressione o boto central duas vezes rapidamente. Pressione o boto central trs vezes rapidamente. Pressione o boto central duas vezes rapidamente e mantenha. Pressione o boto central trs vezes rapidamente e mantenha. Pressione o boto + ou . Pressione o boto central e mantenha por um segundo. Voc ouve o nome do artista e o ttulo da msica atual. Se estiver ouvindo um audiolivro, voc ouve o ttulo do livro e o nome do autor.

Se voc tiver os fones de ouvido Apple Earphones com controle remoto e microfone ou Headphones auriculares com controle remoto e microfone, poder tambm navegar pelas listas. Para obter mais informaes, consulte a documentao desses acessrios.

Captulo 5 Msicas e outros tipos de udio

41

Rdio FM

Como ouvir rdio FM

O iPod nano usa o fio do fone de ouvido ou do headphone como uma antena, portanto voc deve conectar os fones de ouvido ou os headphones ao iPod nano para poder receber sinal de rdio. Ao sintonizar uma emissora compatvel com RDS (Radio Data System), o ttulo da msica, nome do artista e informaes sobre emissora aparecem na tela.

Importante: As frequncias de rdio mostradas neste captulo so apenas para fins de ilustrao e no esto disponveis em todas as reas. Toque em qualquer tela de Rdio para mostrar o menu Rdio.

42

Para ouvir a rdio: 1 Conecte os fones de ouvido ou headphones ao iPod nano e, em seguida, toque em Rdio na Tela Inicial. 2 Toque na tela Reproduzindo Agora para visualizar os controles de rdio e, em seguida, passe os dedos para a esquerda para visualizar os controles Pausa ao Vivo.

Isso o que voc pode fazer com os controles de Rdio:


Para Ouvir uma rdio FM Desligar a rdio Sintonizar uma emissora de FM Faa o seguinte Na Tela Inicial, toque em Rdio. Voc deve conectar os fones de ouvido para ouvir a rdio. Toque ou desconecte os fones de ouvido ou headphones. Toque na frequncia da emissora de rdio e toque ou para ir para os Favoritos (se houver definido algum). Se nenhum favorito tiver sido definido, voc ouvir a emissora sintonizvel anterior ou seguinte. Para sintonizar em uma emissora em particular, arraste o sintonizador da rdio. Quando o sintonizador da rdio estiver visvel, toque ou para ir para a emissora sintonizvel anterior ou seguinte. Se voc tiver salvo algumas emissoras como favoritas, essa ao faz circular por essas emissoras. Quando a rdio estiver visvel, toque e mantenha ou at que a tela mostre Buscando Toque . em um ponto vazio na tela para parar a busca e, em seguida, toque para ouvir. Com o sintonizador de rdio visvel, toque .

Buscar emissoras de FM

Procurar emissoras de FM

Salvar uma emissora de FM como favorita Colocar em pausa e retomar o rdio ao vivo

Toque em Reproduzindo Agora ou em Rdio, passe os dedos para a esquerda pela parte superior da tela e, em seguida, toque . Toque para retomar a reproduo. Mudar de emissora de rdio apaga o rdio em pausa. Passe os dedos para a esquerda pela parte central da tela

Alternar entre o sintonizador de rdio e a tela Pausa ao Vivo

Captulo 6 Rdio FM

43

Selecionar uma msica no rdio

Toque na tela Reproduzindo Agora. A seleo somente est disponvel para emissoras de rdio que so compatveis com a Seleo do iTunes. Sincronize com o iTunes para ouvir uma amostra e comprar as msicas marcadas.

Voc pode clicar duas vezes no boto Dormir/Despertar para ignorar a faixa de rdio seguinte ou alterar a configurao de Dormir/Despertar para que ao clicar duas vezes a rdio ao vivo seja pausada ou reproduzida. Consulte Como controlar a reproduo com o boto Dormir/Despertar na pgina 31.

Como sintonizar o rdio FM

Voc pode sintonizar o rdio FM navegando pelas emissoras, buscando ou pesquisando as emissoras disponveis ou salvando suas emissoras favoritas e sintonizando-as diretamente. Para comear, use o iPod nano para procurar emissoras locais. Nota: Para uma melhor recepo, certifique-se de que os fios do fone de ouvido no estejam enroscados ou enrolados. Para localizar emissoras locais: 1 Na Tela Inicial, toque em Rdio. 2 Toque . 3 Toque em Emissoras Locais. O iPod nano busca as frequncias disponveis e lista as emissoras locais. 4 Toque ao lado de uma emissora para ouvi-la sem deixar o menu, ou toque na emissora para sintonizar a ela e retornar aos controles de rdio. 5 Quando voc terminar, toque para retornar aos controles de rdio.

Se voc deseja atualizar a lista, toque em Atualizar. Para localizar uma emissora de rdio: 1 Na Tela Inicial, toque em Rdio e, em seguida, passe os dedos para a esquerda para mostrar o sintonizador de rdio.

2 Proceda de uma das seguintes maneiras:

44

Captulo 6 Rdio FM

Para buscar manualmente, arraste o seu dedo pelo sintonizador de rdio. Para procurar emissoras, toque

ou

. e reconhecero somente os seus

Se voc selecionar qualquer emissora favorita, favoritos, no todas as emissoras disponveis.

Para procurar as emissoras disponveis, toque e mantenha

ou at que Buscando aparea na barra de estado. Voc ouve a uma amostra de cinco segundos de cada emissora antes de avanar prxima.

3 Para parar a busca, toque na tela (no toque em um controle). Para salvar uma emissora em Favoritos: m Sintonize a uma emissora que deseja salvar e, em seguida, toque .

As emissoras favoritas so indicadas no sintonizador de rdio com um tringulo amarelo, e alterado para quando voc sintoniza com uma emissora favorita. Para remover uma emissora de Favoritos: 1 Toque em qualquer tela de rdio para mostrar o menu Rdio. 2 Toque em Favoritos. 3 Passe os dedos levemente para baixo para mostrar o boto Editar e, em seguida, toque-o. 4 Toque ao lado da emissora que voc deseja remover e, em seguida, toque em Apagar ao lado do item. Voc tambm pode tocar em Limpar Tudo se desejar limpar a lista inteira. 5 Quando terminar, toque em OK. Voc tambm pode tocar em Favoritos. na tela da rdio para remover a emissora atual de

Como colocar o rdio ao vivo em pausa

Voc pode colocar uma transmisso de rdio em pausa e retomar a reproduo a partir do mesmo ponto ou at 15 minutos depois. Voc pode arrastar barra de progresso para retornar a ouvir em qualquer ponto da transmisso em pausa, ou para voltar rapidamente transmisso ao vivo. A barra de progresso completamente preenchida quando a pausa ao vivo alcana o limite de 15 minutos. Qualquer transmisso anterior aos 15 minutos ser apagada para dar espao transmisso sucessiva. A rdio em pausa limpada automaticamente se: Voc mudar de emissora.
Voc desligar o iPod nano. Voc reproduzir outro contedo de mdia ou fizer uma gravao. A bateria estiver com pouca carga e precisar ser carregada. Voc colocar o rdio em pausa por 15 minutos, sem retomar a reproduo.
Captulo 6 Rdio FM 45

Para colocar em pausa e retomar o rdio ao vivo: 1 Enquanto a rdio est reproduzindo, toque em Reproduzindo Agora ou em Rdio. 2 Passe os dedos para a esquerda para obter os controles de Pausa ao Vivo na ltima tela e, em seguida, toque . O cone alterado para . Conforme a Pausa ao Vivo continua, um tringulo amarelo indica o ponto onde a transmisso foi colocada em pausa. A barra de progresso continua a aumentar, indicando o tempo decorrido desde a pausa. 3 Para retomar a reproduo do programa, toque Proceda de uma das seguintes maneiras:
Toque

para iniciar no ponto onde pausou.

ou

para avanar ou retroceder em incrementos de um minuto. ou para avanar ou retroceder em incrementos de dez

Toque e mantenha

segundos. Voc pode navegar por uma rdio pausada apenas se a barra de progresso aparecer, no o sintonizador de rdio.

A Pausa ao Vivo usa a carga da bateria. Voc pode desativar a Pausa ao Vivo para conservar a bateria. Desativar a Pausa ao Vivo: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque em rdio. 3 Toque ao lado de Pausa ao Vivo, para desativ-la.

46

Captulo 6 Rdio FM

Como selecionar msicas para sincronizar no iTunes

Se uma emissora de rdio for compatvel com a Seleo do iTunes, voc pode etiquetar uma msica que ouvir para que possa escutar uma amostra e compr-la posteriormente na iTunes Store. As msicas que podem ser selecionadas so marcadas com um cone ao lado da tela Reproduzindo Agora.

Para selecionar uma msica: m Toque no canto inferior esquerdo da tela Reproduzindo Agora. Suas msicas selecionadas aparecem no menu Rdio em Msicas Selecionadas. Na prxima vez que sincronizar o iPod nano com o iTunes, suas msicas selecionadas sero sincronizadas e removidas do iPod nano. Elas aparecem no iTunes, onde voc poder escutar uma amostra e comprar as msicas na iTunes Store. Nota: Talvez este recurso no esteja disponvel em todas as emissoras de rdio. Para escutar uma amostra e comprar as msicas selecionadas no iTunes: 1 Sincronize o iPod nano com o seu computador. 2 No seu computador, clique em Selecionadas abaixo de Loja, do lado esquerdo da janela do iTunes. 3 Clique no boto Visualizar da msica desejada. 4 Para ouvir uma amostra da msica, clique duas vezes sobre ela ou clique no boto prvisualizar. Para comprar a msica, clique no boto Comprar. Se a emissora de rdio no for compatvel com a seleo, voc tambm pode ver uma lista das msicas ouvidas recentemente. Posteriormente, voc pode usar essa informao para procurar e comprar a msica. Para ver as msicas recentes: m Toque em qualquer tela de rdio e, em seguida, toque em Msicas Recentes. Voc ver o ttulo da msica, o nome do artista e todas as emissoras de rdio onde ouviu a msica.

Captulo 6 Rdio FM

47

Como configurar a regio da sua rdio

O iPod nano pode ser usado em vrios pases para receber sinais de rdio FM. Ele vem com cinco tipos de sinais predefinidos, identificados por regio: Amrica, sia, Austrlia, Europa e Japo. Para selecionar uma regio de rdio: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque em Rdio e, em seguida, em Regies de Rdio. 3 Toque na sua regio. Uma marca aparece ao lado da regio selecionada. Os ajustes de regio so determinados por padres de rdio internacionais e no pelas regies geogrficas reais. Se voc vive em um pas que no est listado no menu Regies de Rdio, escolha uma regio que melhor coincide com as especificaes de frequncia de rdio do seu pas. Importante: O iPod nano visa somente a recepo de transmisses pblicas. Ouvir transmisses que no so pblicas ilegal em alguns pases e os violadores podem ser processados. Verifique e obedea as leis e normas das reas onde voc planeja usar o iPod nano. A tabela a seguir especifica o intervalo de frequncia de rdio de cada regio no menu Regies de Rdio, junto com os incrementos entre emissoras (indicadas pelo sinal ).
Regio de rdio Amrica sia Austrlia Europa Japo Especificaes de frequncia de rdio 87,5-107,9 MHz / 200 kHz 87,5-108,0 MHz / 100 kHz 87,5-107,9 MHz / 200 kHz 87,5-108,0 MHz / 100 kHz 76,0-90,0 MHz/ 100 kHz

48

Captulo 6 Rdio FM

Fitness

Como usar o iPod nano como um pedmetro

Voc pode usar o iPod nano como um pedmetro para contar os seus passos e calcular as calorias queimadas durante uma caminhada, e registrar essas informaes com o tempo. Para usar o iPod nano como um pedmetro: 1 Na Tela Inicial, toque em Fitness e, em seguida, toque em Pedmetro. 2 Se voc estiver usando o pedmetro pela primeira vez, use o dial para definir o seu peso. Voc precisa definir o seu peso apenas uma vez, a no ser que ele mude.

3 Toque em OK. 4 Toque em Iniciar para comear a contar os passos.

5 Clipe o iPod nano na sua camiseta ou bolso. 6 No final da sesso, toque em Parar.

49

O pedmetro executado em segundo plano at que voc o interrompa, para que voc possa ouvir msica e seguir normalmente o seu dia enquanto seus passos so contados. O cone do pedmetro aparece na barra de estado para indicar que ele est ativado. Comeando meia-noite, quaisquer passos que voc d sero contados automaticamente para o dia seguinte, portanto voc pode deixar o pedmetro ativo todo o tempo e obter automaticamente uma contagem diria. Para definir uma meta de passos diria: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Pedmetro. 2 Toque em Objetivo de Passos Dirio e, em seguida, toque no interruptor On/Off. 3 Use o dial para definir a quantidade desejada de passos. 4 Toque em OK. Certifique-se de iniciar o Pedmetro. Definir um objetivo de passos no inicia o pedmetro se ele ainda no estiver ativado. Para ver os seus passos para o dia: m Na Tela Inicial, toque em Fitness e, em seguida, toque em Pedmetro.

A tela do Pedmetro mostra o total de passos dados na parte superior da tela. Passe os dedos levemente pela lista abaixo do boto Parar para ver essas estatsticas: O tempo total que o pedmetro esteve ativo
Calorias queimadas Total de passos dirios Total de passos da semana Total de passos do ms Total de passos gerais Seu objetivo dirio, se voc houver definido

50

Captulo 7 Fitness

Para visualizar o histrico do seu pedmetro: m Na Tela Inicial, toque em Fitness e, em seguida, toque em Histrico.

Voc pode escolher visualizaes diferentes do histrico do seu pedmetro em Totais dos Exerccios. Embaixo dele, as sesses listadas por data mostram detalhes das horas de incio e interrupo, calorias queimadas em cada sesso, e mais. Nota: As calorias queimadas so estimadas e as calorias reais podem variar. Para obter mais informaes, consulte o seu mdico. Configurar o iPod nano com o seu peso correto fornece as informaes mais precisas. Se o seu peso alterar, atualize o iPod nado com o novo peso. Para atualizar a configurao de seu peso: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque no Pedmetro e, em seguida, toque em Peso. 3 Configure o seu novo peso e toque em OK.

Como usar o Nike + iPod

Com o kit esportivo Nike + iPod Sport Kit (vendido separadamente), voc pode ouvir um feedback em udio sobre a sua velocidade, tempo decorrido e calorias queimadas durante uma corrida ou caminhada. Se voc possuir um monitor de batimentos cardacos, pode controlar as batidas do seu corao no iPod nano enquanto exercita. Quando voc conecta o iPod nano a uma mquina cardiovascular compatvel com o Nike + iPod, possvel controlar o iPod nano no equipamento e salvar os dados dos seus exerccios no iPod nano.

Captulo 7 Fitness

51

Para configurar o Nike + iPod no iPod nano: 1 Conecte um receptor Nike + iPod ao conector do dock no iPod nano. 2 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 3 Toque no Nike+iPod e, em seguida, faa os ajustes apropriados.

Consulte a documentao do Nike + iPod para obter informaes sobre a configurao e utilizao do Nike + iPod. Quando voc envia o seu pedmetro e outras informaes para o website do Nike+, voc pode controlar o histrico dos seus exerccios, competir com amigos, e mais. Voc precisa de uma conta Nike+, a qual pode ser configurada quando voc sincronizar o iPod nano com o seu computador.

Para carregar as informaes dos seus exerccios no Nike+: 1 Desconecte o receptor Nike + iPod do iPod nano. 2 Conecte o iPod nano ao computador, e abra o iTunes. 3 Clique em Enviar na caixa de dilogo que aparece e, em seguida, siga as instrues na tela para configurar sua conta Nike+. Assim que tiver configurado sua conta Nike + iPod, uma nova aba aparecer na janela do iTunes. 4 Clique na aba Nike + iPod e, em seguida, selecione a opo Enviar automaticamente dados do exerccio para Nike+ caso no esteja selecionada. 5 Clique em Aplicar. Para visualizar e compartilhar suas informaes no site Nike, clique na opo Visitar Nike+ no painel Nike + iPod quando o iPod nano estiver conectado ao seu computador, ou visite www.nike.com e inicie a sesso na sua conta.
52 Captulo 7 Fitness

Fotos

Como sincronizar fotos

O iPod nano permite que voc leve fotos consigo para que possa compartilh-las com sua famlia, amigos e associados. Voc pode sincronizar fotos do seu computador e visualiz-las como uma apresentao de slides no iPod nano ou na sua televiso.

Como adicionar fotos do seu computador


Se voc tiver um Mac e o iPhoto 8.0 (parte do iLife 09) ou posterior, pode visualizar suas fotos por eventos e rostos que identificar. Se voc tiver um PC ou um Mac, tambm poder adicionar fotos ao iPod nano de uma pasta de seu disco rgido. Pode levar algum tempo para adicionar fotos ao iPod nano pela primeira vez, dependendo de quantas fotos existem em sua biblioteca. Para sincronizar fotos de um Mac para o iPod nano utilizando o iPhoto: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Fotos. 2 Selecione Sincronizar Fotos... e, em seguida, escolha iPhoto no menu local. 3 Selecione se deseja incluir todas as suas fotos ou somente as selecionadas. Se escolher a segunda opo, clique no menu local para depurar ainda mais a sua opo. Em seguida, selecione os lbuns, Eventos e Rostos a sincronizar. 4 Clique em Aplicar. Cada vez que voc conectar o iPod nano ao seu computador, as fotos sero sincronizadas automaticamente. Para adicionar fotos de uma pasta de seu disco rgido para o iPod nano: 1 Arraste as imagens para uma pasta do seu computador. Se quiser que as imagens apaream em lbuns de fotos separados no iPod nano, crie pastas dentro da pasta de imagens principal e arraste as imagens para as novas pastas. 2 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Fotos. 3 Selecione "Sincronizar Fotos 4 Selecione Escolher Pasta no menu local e, em seguida, selecione a pasta da imagem. 5 Selecione Todas as Pastas ou Pastas Selecionadas .

53

Se voc escolher a segunda opo, selecione as pastas que deseja sincronizar. 6 Clique em Aplicar. Como adicionar arquivos de imagem de resoluo mxima ao iPod nano Quando voc adiciona fotos ao iPod nano, o iTunes otimiza as fotos para visualizao. Por padro, os arquivos de imagem de resoluo mxima no so transferidos. A adio de arquivos de imagem de resoluo mxima pode ser til se voc deseja movlos de um computador para outro, mas no necessrio para visualizar as imagens no iPod nano. Para adicionar arquivos de imagem de resoluo mxima ao iPod nano: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Fotos. 2 Selecione Incluir fotos de resoluo mxima . 3 Clique em Aplicar. O iTunes copia as verses de resoluo mxima das fotos para a pasta Fotos do iPod nano. Para recuper-las, consulte a seguinte seo, Como adicionar fotos do iPod nano a um computador.

Como adicionar fotos do iPod nano a um computador


Se voc adicionou fotos de resoluo mxima de seu computador para o iPod nano, elas estaro armazenadas na pasta Fotos do iPod nano. Voc pode conectar o iPod nano ao computador e adicionar essas fotos ao computador. Para adicionar fotos do iPod nano a um computador: 1 Conecte o iPod nano ao computador. 2 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Resumo. 3 Na seo Opes, selecione Ativar utilizao como disco . 4 Clique em Aplicar. Ao usar o iPod nano como um disco externo, o cone de disco do iPod nano aparece na mesa (Mac), ou como a prxima letra de driver disponvel no Windows Explorer (PC com Windows). 5 Arraste os arquivos de imagem da pasta Fotos no iPod nano para a mesa ou para um aplicativo de edio de fotos que esteja instalado no computador. Tambm possvel utilizar um aplicativo de edio de fotos, como o iPhoto, para adicionar fotos armazenadas na pasta Fotos no iPod nano. Consulte a documentao fornecida com o aplicativo para obter mais informaes.

54

Captulo 8 Fotos

Como remover fotos do iPod nano


Se o iPod nano estiver sendo usando como um disco externo, voc pode apagar as imagens de resoluo mxima da pasta Fotos no iPod nano. Para apagar fotos somente da pasta Fotos do no iPod nano: 1 Conecte o iPod nano ao computador. 2 Navegue at a pasta Fotos do iPod nano e apague as fotos que no deseja. 3 Ejete o iPod nano antes de desconect-lo. Voc pode alterar os ajustes de sincronizao para remover todas as fotos do iPod nano, incluindo imagens de mxima resoluo. Para apagar todas as fotos do iPod nano: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Fotos. 2 Selecione Sincronizar fotos de: A caixa de seleo j est selecionada, ao clicar nela novamente a seleo cancelada. Uma caixa de dilogo aparece pedido confirmao. 3 Clique em Remover Fotos na caixa de dilogo que aparece. Nenhuma foto removida antes de voc clicar em Aplicar. Se voc mudar de ideia, selecione Sincronizar Fotos novamente. 4 Clique em Aplicar. Para apagar as fotos selecionadas: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Fotos. 2 Selecione lbuns, eventos e rostos selecionados... 3 Desmarque os itens que deseja remover do iPod nano e, em seguida, clique em Aplicar.

Captulo 8 Fotos

55

Como visualizar fotos no iPod nano


Como visualizar fotos individualmente

Voc pode ver fotos no iPod nano individualmente ou como uma apresentao de slides.

Suas fotos so agrupadas em lbuns para facilitar a navegao no iPod nano. Se voc usar o iPhoto, tambm poder sincronizar Eventos e Rostos e, em seguida, visualizar as fotos dessa forma. Quando voc visualiza fotos individuais, pode ampliar ou reduzir, e mover uma foto ampliada/reduzida para exibir uma parte em particular da imagem. Para visualizar fotos no iPod nano: 1 Na Tela Inicial, toque em Fotos. 2 Toque em um lbum ou outro grupo de fotos (passe os dedos levemente para ver todos os lbuns). 3 Toque levemente para cima ou para baixo para visualizar miniaturas de suas fotos. Toque em uma miniatura para visualizar a imagem em tamanho real.

4 Passe os dedos para a esquerda ou para a direita para rolar por todas as fotos no lbum. 5 Toque em uma foto para ver os controles e toque da miniatura. para retornar para a visualizao

Voc pode tocar duas vezes para ampliar rapidamente uma foto para ver mais detalhes e, em seguida, arrastar a imagem para a posicionar a parte que deseja ver no centro da tela. Se voc usar Rostos no iPhoto, o toque duplo amplia o rosto do sujeito. Toque duas vezes novamente para reduzir para o tamanho real.

56

Captulo 8 Fotos

Aqui esto as formas que voc pode visualizar e manipular suas fotos:
Para Faa o seguinte

Encontrar rapidamente uma foto em uma visua- Passe os dedos levemente para cima ou para lizao em miniatura baixo. Visualizar a miniatura de uma foto no tamanho real Consulte a foto seguinte ou anterior em um lbum Ampliar ou reduzir uma foto rapidamente Visualizar uma parte diferente de uma foto ampliada Retorne visualizao de miniaturas do lbum Visualizar o lbum como uma apresentao de slides Toque na miniatura da foto. Toque a foto no lbum, passe os dedos para a esquerda ou direita pela foto e, em seguida, ou . Toque duas vezes o tamanho real da foto para amplia-la. Toque duas vezes novamente para reduzi-la. Arraste a foto na tela. Toque .

Toque em uma foto no lbum e, em seguida, toque . Se houver msica sendo reproduzida, ela se torna a trilha musical da apresentao de slides

Como visualizar as apresentaes de slides no iPod nano


Voc pode visualizar uma apresentao de slides com transies no iPod nano. A apresentao de slides padro usa a transio Ken Burns, mas pode alterar o efeito de transio, alterar a durao de cada slide na tela e fazer outros ajustes para criar uma apresentao de slides personalizada. Para visualizar uma apresentao de slides no iPod nano: 1 Na Tela Inicial, toque em Fotos. 2 Toque em um lbum ou em Todas as Fotos.

Captulo 8 Fotos

57

3 Toque na foto que deseja comear e, em seguida, toque nela novamente para mostrar os controles. Se voc tocou em um foto que no querida, toque para retornar o lbum para a visualizao de miniatura. Passar os dedos para a direita retrocede uma foto por vez.

4 Toque

para iniciar a apresentao de slides. para reto-

Toque na tela para pausar a apresentao de slides e, em seguida, toque mar. Para sair, toque para retornar ao lbum.

Para adicionar uma trilha sonora, comece reproduzindo uma msica ou uma lista antes de iniciar a apresentao de slides. Para alterar os ajustes da apresentao de slides: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Toque em Fotos e, em seguida, toque nesses ajustes para fazer as alteraes:
Tempo por Slide Repetir Fotos Aleatrias Transies (somente podem ser vistas no iPod nano, no em uma televiso) Sinal de TV

Como assistir apresentaes de slides em uma televiso conectada ao iPod nano

Se voc tiver um cabo AV, voc pode conectar o iPod nano sua televiso e visualizar apresentaes de slides de fotos. Use o campo AV Componente Apple ou o cabo AV Composto Apple. Voc pode adquirir os cabos na sua Apple Store local ou no site www.apple.com/br/ipodstore. Se voc usar um cabo de terceiros, certifique-se de que ele possui a etiqueta Made for iPod . Para conectar o iPod nano sua televiso: 1 Se voc usar o cabo AV Componente da Apple, encaixe os conectores de vdeo verde, azul e vermelho nas portas de entrada de vdeo componente (Y, Pb e Pr) da sua televiso.

58

Captulo 8 Fotos

Se estiver usando o cabo AV Composto da Apple, encaixe o conector de vdeo amarelo na porta de entrada de vdeo da sua televiso. A sua televiso deve ter portas de udio e vdeo. 2 Encaixe os conectores de udio branco e vermelho nas portas de entrada de udio analgicas esquerda e direita da sua televiso. 3 Encaixe o conector de 30 pinos no seu iPod nano ou Dock Universal. 4 Encaixe o conector USB no adaptador de alimentao USB da Apple ou no computador para manter o iPod nano carregado. 5 Ligue o iPod nano e a televiso para iniciar a reproduo.
Adaptador de alimentao USB iPod udio esquerdo (branco) udio direito (vermelho) Conector USB Vdeo em (Y, Pb, Pr)

Televiso Conector de 30 pinos

Se a televiso usa um padro de transmisso diferente da regio onde voc comprou o iPod nano, talvez seja necessrio alterar o ajuste no iPod nano para que corresponda com o da televiso. Para alterar o padro de transmisso da televiso: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Fotos. 2 Toque em Sinal de TV e escolha PAL ou NTSC. Se no tiver certeza sobre qual padro usar, consulte a documentao fornecida com a televiso. Para visualizar uma apresentao de slides na sua televiso: 1 Conecte o iPod nano ao computador (consulte pgina 58). 2 Ligue a televiso e ajuste-a para as portas de entrada conectadas ao iPod nano. Para obter mais informaes, consulte a documentao fornecida com a televiso. 3 Use o iPod nano para reproduzir e controlar a apresentao de slides. As transies da apresentao de slides somente podem ser vistas no iPod nano, no em uma televiso.

Captulo 8 Fotos

59

Outros recursos

Como realizar gravaes

Voc pode realizar gravaes usando os fones de ouvido Apple Earphones opcional com controle remoto e microfone (disponvel para venda na www.apple.com/br/ipodstore). Para realizar uma gravao: 1 Conecte os fones de ouvido Apple Earphones com controle remoto e microfone na porta do fone de ouvido do iPod nano. 2 Na Tela Inicial, toque em Gravaes. A tela Gravar aparece.

3 Toque

para retomar a gravao.

A barra de estado mostra o tempo decorrido.

4 Toque

para pausar e a gravao, e toque

para retomar.

Se voc usar os fones de ouvido Apple Earphones com controle remoto e microfone, voc pode pressionar o boto central no microfone para pausar ou para retomar. 5 Quando terminar a gravao, toque .

60

Para reproduzir uma gravao: 1 Toque na tela Gravaes. 2 Toque em uma gravao e, em seguida, toque ao lado da gravao.

As suas gravaes salvas so listadas por data e hora, mas voc pode etiquetar as gravaes para ajud-lo a identific-las. Para colocar uma etiqueta na gravao: 1 Na tela Gravaes, toque . 2 Toque em uma gravao na lista. 3 Toque na Etiqueta e, em seguida, toque em uma das opes. Voc pode escolher Memorando, Podcast, Entrevista, Palestra, Idia ou Reunio. A gravao aparece na lista com a etiqueta que voc escolher, juntamente com o dia e a hora da gravao. Para apagar uma gravao: 1 Toque na tela Gravaes. 2 Toque em Editar. 3 Toque ao lado da gravao e, em seguida, toque em Apagar onde ele aparecer.

4 Quando terminar, toque em OK. Para sincronizar as gravaes com o seu computador: Se o iPod nano for definido para sincronizar msicas automaticamente (consulte Sincronizao automtica na pgina 26) as gravaes no iPod nano sero sincronizadas para uma lista do iTunes chamada Gravaes (e removidas do iPod nano) quando voc conectar o iPod nano. As Gravaes so salvas como arquivos M4A em uma pasta Gravaes no iPod nano. Se voc ativar o iPod nano para uso como disco, possvel copiar as gravaes da pasta. Para obter mais informaes sobre a utilizao do iPod nano como um disco externo, consulte a seguinte seo, Como usar o iPod nano como um disco externo.

Captulo 9 Outros recursos

61

Como usar o iPod nano como um disco externo

Voc pode usar o iPod nano como um disco externo para armazenar arquivos de dados. O cone de disco do iPod nano aparece na mesa (Mac) ou como a prxima letra de unidade disponvel no Windows Explorer (PC com Windows). Arraste os arquivos para ou do iPod nano para copi-los. No modo de disco externo, voc no ver as msicas que adicionou usando o iTunes. E se voc arrastar arquivos para o iPod nano no Finder do Mac ou no Windows Explorer, no ser possvel reproduzi-los no iPod nano. Para ativar o iPod nano como um disco externo: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Resumo. 2 Na seo Opes, selecione Ativar utilizao como disco . 3 Clique em Aplicar. Se voc usar o iPod nano principalmente como um disco externo, voc deve evitar que o iTunes abra automaticamente ao conectar o iPod nano ao seu computador. Para impedir que o iTunes abra automaticamente quando voc conecta o iPod nano ao seu computador: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Resumo. 2 Na seo Opes, desmarque a opo Abrir o iTunes quando este iPod estiver conectado . 3 Clique em Aplicar.

Como controlar o tempo

Voc pode usar o temporizador no iPod nano para manter um controle sobre o tempo, fazer a contagem regressiva para um evento ou configurar um alarme.

Como usar o cronmetro


O iPod nano possui um cronmetro incorporado para marcar o tempo de eventos e controlar intervalos, como voltas. Voc pode reproduzir msicas ou outros udios enquanto usa o cronmetro. Para usar o cronmetro: 1 Na Tela Inicial, toque em Relgio.

62

Captulo 9 Outros recursos

2 Passe os dedos para a esquerda para visualizar os controles do Cronmetro.

3 Toque em Iniciar para comear o cronmetro.

Para gravar os tempos decorridos, toque em Voltas aps cada volta. Para pausar o cronmetro, toque em Parar. Toque em Iniciar para retomar. Para redefinir o cronmetro, toque em Redefinir quando o cronmetro estiver

pausado. Como revisar o tempo decorrido antes de iniciar uma nova sesso. Tocar em Redefinir apaga as informaes. Para revisar os tempos decorridos: m Toque ao lado da hora na barra de estado. O iPod nano armazena as estatsticas das voltas da ltima sesso.

Captulo 9 Outros recursos

63

Como usar o Temporizador


Voc pode usar o temporizador de contagem regressiva no iPod nano para definir um alarme ou configurar um temporizador de repouso que desativa o iPod nano automaticamente. O temporizador continua ativo quando o iPod nano desativado, mas voc no escutar o som do alarme. Para usar o iPod nano como um despertador: 1 Na Tela Inicial, toque em Relgio. 2 Passe os dedos para a esquerda duas vezes para visualizar os controles do Temporizador. 3 Passe os dedos levemente para definir as horas e minutos at que o alarme seja desativado e, sem seguida toque .

4 Toque em um alerta sonoro e, em seguida, toque em Definir. 5 Toque em Iniciar quando estiver preparado para iniciar o temporizador. Para apagar um alarme: 1 Na Tela Inicial, toque em Relgio. 2 Passe os dedos para a esquerda duas vezes para visualizar os controles do Temporizador. 3 Toque em Parar.

Voc pode configurar o temporizador de repouso para que ele desligue o iPod nano automaticamente aps reproduzir msicas ou outro contedo durante um perodo de tempo especificado.

64

Captulo 9 Outros recursos

Para ajustar o temporizador: 1 Na Tela Inicial, toque em Relgio. 2 Passe os dedos para a esquerda duas vezes para visualizar os controles do Temporizador. 3 Passe os dedos levemente para definir as horas e minutos e, sem seguida toque 4 Toque em Repousar iPod e, em seguida, toque em Definir. .

5 Toque em Iniciar quando estiver preparado para iniciar o temporizador.

Captulo 9 Outros recursos

65

Acessibilidade

10

Recursos de Acesso Universal

Os recursos de acessibilidade facilitam a utilizao do iPod nano por usurios com deficincias visuais, auditivas ou fsicas. Esses recursos incluem: VoiceOver
udio Mono Branco sobre Preto

Voc pode ativar ou desativar esses recursos no iPod nano ou no iTunes. Para ativar os recursos de acessibilidade no iTunes: 1 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Resumo. 2 Na seo Opes, selecione Configurar o Acesso Universal. 3 Selecione as opes que deseja usar e, em seguida, clique em OK. 4 Clique em Aplicar. Consulte as sees abaixo para obter informaes sobre como ativar ou desativar os recursos de acessibilidade no iPod nano. Para obter mais informaes sobre os recursos de acessibilidade no seu Mac e iPod nano, v para www.apple.com/br/accessibility.

VoiceOver

O VoiceOver descreve o que aparece na tela para que voc possa usar o iPod nano sem ver a tela. O VoiceOver fala no idioma que voc especificar nos ajustes de Acessibilidade no iPod nano. O VoiceOver est disponvel em vrios idiomas, mas no em todos. O VoiceOver lhe informa sobre cada elemento na tela que selecionado. Quando um elemento selecionado, circundado por um retngulo preto e o VoiceOver fala o nome ou descreve o item. O retngulo referido como cursor do VoiceOver.

66

Se texto for selecionado, o VoiceOver l o texto. Se um controle (como um boto ou alternador) for selecionado, o VoiceOver pode informar-lhe sobre a ao do item ou fornecer instrues por exemplo, toque duas vezes para abrir . Para configurar o VoiceOver no iPod nano: 1 Conecte os fones de ouvido ou headphones ao iPod nano. 2 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Geral. 3 Passe os dedos levemente para cima e, em seguida, toque em Acessibilidade. 4 Passe os dedos levemente para cima para definir qualquer uma dessas opes:

Falar Dicas: Explica sobre como interagir com o item no cursor do VoiceOver. Talvez

voc queira ativar essa opo para aprender como usar o iPod nano, e desativ-la posteriormente.
Velocidade da Fala: Aumenta ou diminui a velocidade da fala para o VoiceOver. Isso

no afeta a velocidade da fala em audiolivros e podcasts.


Idioma: Define o idioma para o VoiceOver. Isso deve coincidir com o idioma definido

para o iPod nano. 5 Toque no VoiceOver e, em seguida, toque no interruptor On/Off para ativar o VoiceOver. Se esta a primeira vez que voc ativa o VoiceOver no iPod nano, uma caixa de dilogo aparece.

6 Toque em OK na caixa de dilogo e, em seguida, toque duas vezes em OK para confirmar. Se voc no pode visualizar a tela, mova o seu dedo at ouvir boto OK e, em seguida, toque duas vezes com um dedo. Se no fizer nada em 15 segundos, a caixa de dilogo desaparece e o VoiceOver desativado.

Captulo 10 Acessibilidade

67

Quando o VoiceOver est ativado, voc usa um conjunto diferente de gestos para controlar o iPod nano. Se voc mudar de ideia e desejar desativar o VoiceOver, toque duas vezes com dois dedos para mover o interruptor para Off. Se voc navegar para fora da tela Ajustes, precisar usar os gestos do VoiceOver para retornar ao ajuste e desativ-lo. Para desativar o VoiceOver no iPod nano usando os gestos do VoiceOver: 1 Passe os dois dedos para a direita ou para a esquerda at ver ou ouvir "Tela dois de quatro. Rdio. Se os cones tiverem sido reorganizado, ou se existir mais de quatro Telas Iniciais, voc pode ouvir algo diferente. 2 Mova um dedo pela tela at ouvir Ajustes . 3 Toque duas vezes para abrir os Ajustes. 4 Mova o seu dedo para cima ou para baixo na tela at visualizar ou ouvir Geral e, em seguida, toque duas vezes. 5 Mova o seu dedo para cima ou para baixo na tela at visualizar ou ouvir "Acessibilidade" e, em seguida, toque duas vezes. 6 Mova o seu dedo para cima ou para baixo na tela at visualizar ou ouvir VoiceOver e, em seguida, toque duas vezes. 7 Toque duas vezes quando voc ouvir Boto do VoiceOver ativado . Voc ouve VoiceOver desativado para confirmar o ajuste. Voc pode usar novamente os gestos padro para controlar o iPod nano.

Gestos do VoiceOver
Quando o VoiceOver estiver ativado, use os seguintes gestos para controlar o iPod nano:
Para Leia a tela iniciando no topo Leia a tela a partir da seleo atual Faa o seguinte Passe dois dedos levemente para cima. Passe dois dedos levemente para baixo.

Pausar ou continuar a fala ao ler caixas de dilo- Toque na tela com um dedo. go e outro texto Selecionar um item no cursor do VoiceOver Ativar o item no cursor do VoiceOver Rolar para a esquerda uma tela Rolar para a direita uma tela Mover uma tela acima em uma lista ou menu Toque na tela com um dedo. Toque duas vezes com um dedo. Passe dois dedos para a direita. Passe dois dedos para a esquerda. Passe os dedos levemente para baixo com um dedo.

68

Captulo 10 Acessibilidade

Mover uma tela abaixo em uma lista ou menu Iniciar ou parar a ao atual Aumentar ou diminuir o valor de um controle selecionado

Passe os dedos levemente para cima com um dedo. Toque com dois dedos. Passe os dedos levemente para cima com um dedo para aumentar o valor ou passe os dedos levemente para baixo com um dedo para diminuir o valor. Toque duas vezes com um dedo e mantenha.

Retorna Tela Inicial

udio Mono

O udio Mono combina o som dos canais da esquerda e da direita em um sinal monaural que reproduz atravs de ambos os lados dos seus fones de ouvido. Isso permite que usurios com deficincia auditiva em um ouvido possa ouvir ambos os canais com um ouvido. Para ativar e desativar o udio Mono: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Geral. 2 Toque em Acessibilidade 3 Toque no interruptor On/Off ao lado de udio Mono.

Branco sobre Preto

Use Branco sobre Preto para inverter as cores na tela do iPod nano, o que pode facilitar a leitura na tela. Quando Branco sobre Preto est ativado, a tela se parece ao negativo de uma fotografia. Para ativar ou desativar Branco sobre Preto: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes e, em seguida, toque em Geral. 2 Toque em Acessibilidade 3 Toque no interruptor On/Off ao lado de Branco sobre Negro.

Captulo 10 Acessibilidade

69

Dicas e soluo de problemas

11

A maioria dos problemas do iPod nano podem ser solucionados rapidamente seguindo as recomendaes deste captulo.
Os cinco Rs: Redefinir, Repetir, Reiniciar, Reinstalar, Restaurar
Se tiver algum problema com o iPod nano, lembre-se dessas cinco sugestes bsicas. Tente seguir estes passos, um de cada vez, at que o problema seja solucionado. Se eles no ajudarem, continue lendo para encontrar solues para problemas especficos.
Redefinir o iPod nano. Consulte Sugestes gerais, abaixo. Repetir com uma porta USB diferente, se voc no conseguir ver o iPod nano no

iTunes.
Reiniciar o computador e certificar-se de que voc possui as ltimas atualizaes

de software instaladas.
Reinstalar o software do iTunes utilizando a verso mais recente disponvel na web. Redefinir o iPod nano. Consulte Como atualizar e restaurar o software do iPod na

pgina 76.

Sugestes gerais

A maioria dos problemas do iPod nano podem ser solucionados redefinindo-o. Para redefinir o iPod nano: m Em primeiro lugar, certifique-se de que o iPod nano est carregado. Em seguida pressione o boto Dormir/Despertar e o boto Abaixar Volume por 6 segundos, at que o logotipo da Apple aparea. Se o iPod nano no ligar ou responder m Talvez a bateria do iPod nano necessite ser recarregada. Conecte o iPod nano a uma porta USB 2.0 no seu computador ou a um adaptador de alimentao USB da Apple e deixe que bateria se recarregue. Veja se h um cone em forma de raio na tela do iPod nano para confirmar que o iPod nano est recebendo uma carga.
70

Nota: A porta USB da maioria dos teclados no fornece potncia suficiente para carregar o iPod nano. Conecte o iPod nano a uma porta USB 2.0 do seu computador. m Tente os cinco Rs um de cada vez, at que o iPod nano responda. , Se voc deseja desconectar o iPod nano, mas visualiza a mensagem Conectado ou Sincronizando m Se o iPod nano estiver sincronizando msicas, aguarde at ele terminar. m Selecione o iPod nano na lista do dispositivo do iTunes e clique no boto Ejetar (C). m Se o iPod nano tiver desaparecido da lista de dispositivos do iTunes, mas voc ainda estiver vendo a mensagem Conectado ou Sincronizando na tela do iPod nano, desconecte-o. m Se o iPod nano no tiver desaparecido da lista de dispositivos no iTunes, arraste o cone do iPod nano da mesa para o Lixo, caso esteja usando um Mac. Se estiver usando um computador Windows, ejete o dispositivo em Meu Computador ou clique no cone Remover hardware com segurana na bandeja do sistema e selecione o iPod nano. Se a mensagem Conectado ou Sincronizando ainda estiver aparecendo, reinicie o computador e ejete o iPod nano novamente. Se o iPod nano no estiver reproduzindo msicas m Certifique-se de que o conector do fone de ouvido ou do headphone est bem encaixado. m Certifique-se de que o volume est corretamente ajustado. Talvez um limite de volume mximo tenha sido ajustado. Voc pode alter-lo ou remov-lo em Ajustes. Consulte Como ajustar o limite mximo de volume na pgina 34. m Certifique-se de estar usando o iTunes 10,0 ou posterior (disponvel no site www.apple.com/br/itunes/download). As msicas compradas na iTunes Store usando verses anteriores do iTunes no sero reproduzidas no iPod nano se voc no atualizar o iTunes. m Se estiver usando uma base de conexo Apple Universal Dock, certifique-se de que o iPod nano est firmemente colocado na base de conexo e de que todos os cabos esto corretamente conectados. Se voc conectar o iPod nano ao computador e nada acontecer m Certifique-se de ter instalado a ltima verso do software do iTunes do site www.apple.com/br/itunes/download. m Tente conectar o iPod a uma porta USB diferente do seu computador. Nota: Uma porta USB 2.0 recomendada ao conectar ao iPod nano. As portas USB 1.1 so significativamente mais lentas que as USB 2.0. Se voc tiver um computador com Windows sem uma porta USB 2.0, talvez seja possvel adquirir e instalar uma placa USB 2.0. m O iPod nano talvez precise ser redefinido (consulte pgina 70).

Captulo 11 Dicas e soluo de problemas

71

m Se estiver conectando o iPod nano a um computador porttil usando o cabo de Conector do Dock a USB da Apple, conecte o computador a uma tomada antes de conectar o iPod nano. m Certifique-se de ter o computador e o software exigidos. Consulte Se quiser verificar os requisitos do sistema na pgina 75. m Verifique as conexes dos cabos. Desconecte o cabo nas duas extremidades e verifique se no h nenhum objeto estranho dentro das portas USB. Em seguida reconecte o cabo. Verifique se os conectores dos cabos esto corretamente orientados. Eles s podem ser inseridos em uma direo. m Tente reiniciar o computador. m Se nenhuma das sugestes anteriores solucionar seus problemas, talvez seja necessrio restaurar o software do iPod nano. Consulte Como atualizar e restaurar o software do iPod na pgina 76. Se o iPod nano exibir a mensagem Conectar Alimentao m Se a bateria do iPod nano estiver excepcionalmente baixa e precisar ser carregada antes do iPod nano poder se comunicar com seu computador, essa mensagem poder aparecer. Para trocar a bateria, conecte o iPod nano a uma porta USB 2.0 do seu computador. Deixe o iPod nano conectado ao computador at que a mensagem desaparea e que o iPod nano aparea no iTunes ou no Finder. Dependendo de quanta carga ainda reste na bateria, talvez seja necessrio carregar o iPod nano por at 30 minutos antes de reinici-lo. Para carregar o iPod nano mais rapidamente, use o adaptador de alimentao USB da Apple opcional. Se o iPod nano exibir a mensagem Use o iTunes para restaurar m Verifique se voc possui a ltima verso do iTunes em seu computador (transfira-a do site www.apple.com/br/itunes/download). m Conecte o iPod nano ao computador. Quando o iTunes abrir, siga as instrues da tela para restaurar o iPod nano. m Se restaurar o iPod nano no solucionar o problema, talvez o iPod nano necessite ser reparado. Voc pode solicitar manuteno atravs do site de servio e suporte do iPod: www.apple.com/br/support/ipod Se no conseguir adicionar uma msica ou outro item ao iPod nano m A msica pode estar em um formato que o iPod nano no compatvel. O iPod nano compatvel com os formatos de arquivo de udio abaixo. Incluem formatos para audiolivros e podcasting:
AAC (M4A, M4B, M4P, at 320 Kbps) Apple Lossless (um formato comprimido de alta qualidade)

72

Captulo 11 Dicas e soluo de problemas

MP3 (at 320 Kbps) MP3 Variable Bit Rate (VBR) WAV AA (audible.com palavra falada, formatos 2, 3 e 4) AIFF

Uma msica codificada usando o formato Apple Lossless possui som com qualidade de CD, mas ocupa apenas aproximadamente a metade do espao que uma msica codificada usando os formatos AIFF ou WAV. A mesma msica codificada nos formatos AAC ou MP3 ocupam ainda menos espao. Quando voc importa msica de um CD usando o iTunes, ela convertida ao formato AAC por padro. Usando o iTunes para Windows, possvel converter arquivos WMA no protegidos em formato AAC ou MP3. Esta ao pode ser til se voc possui uma biblioteca de msica codificada no formato WMA. O iPod nano no compatvel com o formato 1, MPEG Layer 1, MPEG Layer 2 ou arquivos de udio WMA. Se tiver uma msica no iTunes que no seja compatvel com o iPod nano, voc poder convert-la a um formato compatvel. Para obter mais informaes, consulte a Ajuda iTunes. Se o iPod nano exibir a mensagem Conectar ao iTunes para ativar o Genius m Voc no ativou o Genius no iTunes ou no sincronizou o iPod nano desde que ativou o Genius no iTunes. Consulte Como criar as listas do Genius na pgina 38. Se o iPod nano exibir a mensagem O Genius no est disponvel para a msica selecionada m O Genius est ativado mas no capaz de criar uma lista do Genius usando a msica selecionada. Novas msicas so constantemente adicionadas ao banco de dados do Genius na iTunes Store, portanto, tente novamente mais tarde. Se o iPod nano no conseguir receber um sinal de rdio m Certifique-se de que os fones de ouvido ou headphones estejam conectados completamente. m Tente reposicionar o fio do fone de ouvido ou do headphone e certifique-se de que o fio no esteja enroscado ou torcido. m Mova para uma rea com melhor recepo, como prximo a uma janela ou exterior. Se voc ajustou o iPod nano acidentalmente para usar um idioma que voc no entende Voc pode redefinir o idioma: 1 Na Tela Inicial, toque em Ajustes. 2 Digite o terceiro item de menu na parte superior (Geral).

Captulo 11 Dicas e soluo de problemas

73

3 Passe o dedo para o final da lista e toque o ltimo item de menu (Idioma). 4 Toque no seu idioma e, em seguida, toque no boto na parte superior do menu (OK). Voc tambm pode redefinir todos os ajustes (o seu contedo sincronizado no apagado ou modificado). Toque em Ajustes e, em seguida, toque no ltimo item no menu (Redefinir Ajustes) e, em seguida, toque no boto vermelho (Redefinir). Se voc no conseguir reconhecer o item de menu Redefinir Ajustes, poder restaurar o iPod nano ao seu estado original e escolher um idioma. Consulte Como atualizar e restaurar o software do iPod na pgina 76. Se o iPod nano no estiver respondendo e voc visualizar uma caixa em volta dos itens na tela: m Talvez o VoiceOver esteja ativado e voc deva usar os gestos do VoiceOver para desativ-lo (consulte Para desativar o VoiceOver no iPod nano usando os gestos do VoiceOver: na pgina 68). Se o iPod nano falar o texto na tela: m Talvez o VoiceOver esteja ativado e voc deva usar os gestos do VoiceOver para desativ-lo (consulte Para desativar o VoiceOver no iPod nano usando os gestos do VoiceOver: na pgina 68). Se no puder ver fotos na sua televiso m Utilize cabos compatveis com o iPod nano, como o Cabo AV Componente da Apple ou o Cabo AV Composto da Apple, para conectar o iPod nano sua televiso. Se voc usar um cabo de terceiros, certifique-se de que ele possui a etiqueta Made for iPod . m Verifique se a sua televiso est ajustada para a fonte de entrada correta (consulte a documentao fornecida com a televiso). m Certifique-se de que todos os cabos esto conectados corretamente (consulte Como assistir apresentaes de slides em uma televiso conectada ao iPod nano na pgina 58). m Verifique se a extremidade amarela do cabo AV composto da Apple est conectada porta de vdeo da sua televiso. m Toque em Ajustes, toque em Fotos e configure o sinal da televiso para PAL ou NTSC, dependendo do tipo de televiso que voc tiver. Tente os dois ajustes.

74

Captulo 11 Dicas e soluo de problemas

Se quiser verificar os requisitos do sistema Para usar o iPod nano, voc precisa: m Uma das seguintes configuraes de computador:
Um computador Mac com uma porta USB 2.0 Um computador Windows com uma porta USB 2.0 ou uma placa USB 2.0 instalada

m Um dos seguintes sistemas operacionais:


Mac OS X verso 10.5.8 ou posterior Windows 7 Windows Vista Windows XP Home ou Professional com Service Pack 3 ou posterior

m iTunes 10.0 ou posterior (o iTunes pode ser transferido do site www.apple.com/br/itunes/download) Se o seu computador Windows no tiver uma porta USB 2.0, voc pode comprar e instalar uma placa USB 2.0. Para obter mais informaes sobre cabos e placas USB compatveis, visite o site www.apple.com/br/ipod. No Mac, o iPhoto 8.1 ou posterior necessrio para poder usar todos os recursos de foto do iPod nano. Este software opcional. Talvez o iPhoto j esteja instalado no seu Mac, portanto verifique a pasta Aplicativos. Tanto em computadores Mac como Windows, o iPod nano pode sincronizar fotos digitais de pastas que esto no disco rgido do seu computador. Se quiser usar o iPod nano com um Mac e com um PC com Windows m Se estiver usando o iPod nano com um Mac e quiser us-lo com um PC com Windows, ser necessrio restaurar o software do iPod para us-lo com o PC (consulte Como atualizar e restaurar o software do iPod na pgina 76). A restaurao do software do iPod apaga todos os dados do iPod nano, incluindo todas as msicas. Importante: A restaurao do software do iPod apaga todos os dados do iPod nano, incluindo as msicas. No possvel alternar a utilizao de um iPod nano com um Mac para us-lo em um PC com Windows, sem apagar todos os dados que esto no iPod nano.

Captulo 11 Dicas e soluo de problemas

75

Como atualizar e restaurar o software do iPod

Voc pode usar o iTunes para atualizar ou restaurar o software do iPod. Voc deve atualizar o iPod nano para usar o ltimo software. Tambm possvel restaurar o software, o que faz o iPod nano voltar ao seu estado original. Se voc resolver atualizar, o software ser atualizado, mas seus ajustes e msicas no sero afetados.
Se voc resolver restaurar, todos os dados sero apagados do iPod nano, incluindo

msicas, vdeos, arquivos, fotos e outros dados. Todos os ajustes do iPod nano sero restaurados aos seus estados originais. Para atualizar ou restaurar o software do iPod: 1 Certifique-se de que voc possui uma conexo Internet e de que instalou a ltima verso do iTunes a partir do site www.apple.com/br/itunes/download. 2 Conecte o iPod nano ao computador. 3 No iTunes, selecione o iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Resumo. A seo Verso diz se o iPod nano est atualizado ou se precisa de uma verso mais nova do software. 4 Clique em Atualizar para instalar a ltima verso do software. Importante: A restaurao do software do iPod apaga todos os dados do iPod nano, incluindo as msicas. 5 Se necessrio, clique em Restaurar para restaurar o iPod nano para as suas configuraes originais (essa ao apaga todos os dados do iPod nano). Siga as instrues online para completar o processo de restaurao.

76

Captulo 11 Dicas e soluo de problemas

Segurana e limpeza

12

ADVERTNCIA: Para evitar danos, leia todas as instrues de funcionamento e as informaes de segurana deste manual, antes de utilizar o iPod nano. Mantenha estas informaes sobre segurana e o Manual do Usurio do iPod nano mo para consultas futuras. Para obter as verses do Manual do Usurio do iPod nano e as ltimas informaes sobre segurana, visite o site http://www.apple.com/br/support/manuals/ipod.

Informaes de Segurana e Manuseio Importantes


ADVERTNCIA: Se estas instrues de segurana no forem seguidas, podero ocorrer incndios, choques eltricos, ferimentos ou outros danos. Como carregar e operar o iPod nano O iPod nano contm componentes sensitivos. No deixe cair, desmonte, abra, comprima, dobre, deforme, perfure, fragmente, coloque no microondas, incinere, pinte ou insira objetos estranhos no iPod nano. No use o iPod nano se ele tiver sido danificado por exemplo, se o iPod nano estiver rachado, perfurado ou danificado por gua. A capa frontal do iPod nano feita de vidro. Este vidro pode se quebrar caso o iPod caia sobre uma superfcie dura ou receba um impacto grande ou se for pressionado, dobrado ou deformado. Se o vidro lascar ou rachar, no o toque nem tente remover o vidro quebrado. Pare de usar o iPod nano e leve-o a um fornecedor de servios autorizado Apple ou Apple para trocar o vidro quebrado. Vidros rachados devido ao mau uso ou abuso no so cobertos pela garantia. Se voc estiver preocupado com possveis arranhes ou abrasivos, voc pode usar uma das muitas capas vendidas separadamente.

77

Como evitar gua e locais molhados No use o iPod nano na chuva ou perto de pias ou outros locais molhados. Tome cuidado para no derramar comida ou lquidos no iPod nano. Caso o iPod nano se molhe, desconecte os cabos, pressione o boto Dormir/Despertar para desativar a tela do iPod nano antes de limpar, e permita que ele se seque completamente antes de ativar a tela novamente, ou conect-lo a um computador. No tente secar o iPod nano com uma fonte de calor externa, como um forno de microondas ou um secador de cabelos. Danos o iPod nano causados pelo contato com lquido no so cobertos na garantia. Como trocar a bateria e reparar ou modificar o iPod nano Nunca tente reparar o iPod nano voc mesmo. O iPod nano no contm nenhuma pea reparvel pelo usurio. Se o iPod nano tiver sido submergido em gua, perfurado ou sujeito a uma queda violenta, no o utilize. Leve-o a um fornecedor de servios autorizado Apple. Desmontar o iPod nano pode causar danos que no esto cobertos na garantia. Para obter informaes sobre servios, escolha a Ajuda iPod no menu Ajuda do iTunes ou visite o site www.apple.com/br/support/ipod. A bateria recarregvel do iPod nano s pode ser reparada por um fornecedor de servios autorizado Apple. Para obter mais informaes sobre baterias, visite o site www.apple.com/br/batteries. Como carregar o iPod nano Para carregar o iPod nano, s utilize o Cabo de Conector do Dock a USB da Apple com um adaptador de alimentao USB da Apple, ou uma porta USB de alta potncia em um outro dispositivo compatvel com o padro USB 2.0; outro produto ou acessrio da marca Apple projetado para funcionar com o iPod ou um acessrio de outras marcas certificado para uso com o logotipo Made for iPod da Apple. Quando voc utilizar o adaptador de alimentao USB da Apple (vendido separadamente no site www.apple.com/br/ipodstore) para carregar o nano, verifique se o adaptador de alimentao est encaixado corretamente antes de conect-lo a uma tomada. Em seguida, insira o adaptador de alimentao USB da Apple firmemente na tomada. No conecte ou desconecte o adaptador de alimentao USB da Apple com as mos molhadas. No utilize nenhum outro adaptador de alimentao que no seja o adaptador de alimentao da Apple para carregar o seu iPod. Talvez o Adaptador de Alimentao USB da Apple se aquea durante o uso normal. Deixe sempre um espao adequado para ventilao ao redor do adaptador de alimentao USB da Apple e tome cuidado ao manuse-lo. Desconecte o adaptador de alimentao USB da Apple se ocorrer qualquer uma destas condies: O cabo de alimentao ou o plugue esto desgastados ou danificados.
O adaptador foi exposto chuva, lquidos ou umidade excessiva. A caixa do adaptador est danificada. Voc acha que o adaptador precisa de servio ou reparos. Voc quer limpar o adaptador.

78

Captulo 12 Segurana e limpeza

Acessrios e carregadores de terceiros Antes de utilizar o iPod nano, leia todas as instrues sobre segurana de todos os produtos e acessrios. A Apple no responsvel pelo funcionamento de acessrios de outras marcas, nem pela conformidade dos mesmos com relao aos padres de segurana e normativa. Como evitar danos de audio Pode ocorrer a perda permanente da audio se os auriculares ou fones de ouvido forem usados com um volume muito alto. Ajuste o volume em um nvel seguro. Com o passar do tempo voc pode se adaptar a um volume de som muito alto, que talvez parea normal, mas que pode estar danificando a sua audio. Se estiver ouvindo zumbido em seu ouvido ou se estiver ouvindo sons muito abafados, pare de utilizar os fones e faa um exame auditivo. Quanto mais alto o volume, menor o tempo necessrio antes que a sua audio possa ser afetada. Os especialistas em audio sugerem que, para proteger a audio, voc deve:
Limitar o tempo que utiliza fones de ouvido tipo auriculares ou comuns com um

volume alto.
Evitar aumentar o volume para bloquear os rudos externos. Abaixar o volume, caso no consiga escutar as pessoas falando perto de voc.

Para obter informaes sobre como definir o limite mximo de volume no iPod nano, consulte Como ajustar o limite mximo de volume na pgina 34. Como dirigir e conduzir uma bicicleta com segurana O uso do iPod nano sozinho ou com fones de ouvido (mesmo que usado em apenas um ouvido) ao dirigir um veculo ou conduzir uma bicicleta no recomendvel e ilegal em algumas reas. Siga e obedea as leis e normas sobre o uso de dispositivos mveis como o iPod nano nas reas onde dirige ou anda de bicicleta. Tome cuidado e preste ateno enquanto dirige ou anda de bicicleta. Pare de usar o iPod nano se voc achar que ele perturba ou distrai a direo de qualquer tipo de veculo ou a realizao de outra atividade que exija sua ateno total. Convulses, perdas momentneas de conscincia e vista cansada Uma pequena porcentagem de pessoas pode ser suscetvel a perdas momentneas de conscincia ou convulses (mesmo que nunca tenham tido antes) quando expostas luzes intermitentes ou padres de luz, como ao jogar jogos ou ao assistir filmes. Se voc teve convulses ou perdas momentneas de conscincia ou tiver um histrico familiar de tais ocorrncias, consulte um mdico antes de jogar os jogos (se disponveis) ou de assistir vdeos no seu iPod nano. Pare de utilizar o dispositivo e consulte um mdico se sentir: dores de cabea, perdas momentneas de conscincia, convulses, contraes musculares ou nos olhos, movimentos involuntrios ou desorientao. Para reduzir o risco de dores de cabea, perdas momentneas de conscincia, convulses e vista cansada, evite o uso prolongado do iPod nano, segure-o a certa distncia dos olhos e utilize-o em uma sala bem iluminada, alm de fazer pausas regulares.

Captulo 12 Segurana e limpeza

79

Movimento repetitivo Quando voc faz atividades repetitivas no iPod nano, poder sentir desconforto ocasional nas mos, braos, ombros, pescoo ou outras partes do corpo. Faa pausas frequentes e, se tiver algum desconforto durante ou aps o uso, pare de us-lo e consulte um mdico. Como fazer exerccios Antes de comear qualquer programa de exerccios, voc deve consultar um mdico e obter um exame fsico completo. Faa exerccios de aquecimento ou alongamento antes de comear qualquer tipo de exerccio. Tome cuidado e preste ateno durante os exerccios. Diminua o ritmo, se necessrio, antes de ajustar o dispositivo durante as corridas. Pare imediatamente de se exercitar se sentir dores, se sentir que vai desmaiar, se sentir tontura, se ficar exausto ou com falta de ar. Ao se exercitar, voc assume os riscos inerentes aos exerccios fsicos, incluindo quaisquer ferimentos que podem ser resultantes de tal atividade. Como usar conectores e portas Nunca force um conector em uma porta. Veja se existem obstrues na porta. Se o conector e a porta no se unirem com certa facilidade, provavelmente eles no coincidem. Certifique-se de que o conector coincide com a porta e que voc tenha posicionado o conector corretamente com relao porta. Como manter o exterior do iPod nano limpo Para limpar o iPod nano, desconecte todos os cabos e desative o iPod nano (pressione o boto Dormir/Despertar). Em seguida, use um pano macio, levemente umedecido e sem fiapos. Evite que entre umidade nas aberturas. No utilize limpadores de vidro, produtos de limpeza caseiros, aerossis, solventes, lcool, amnia ou abrasivos para limpar o iPod nano. Como operar o iPod nano em temperaturas aceitveis Utilize o iPod nano em locais onde a temperatura esteja sempre entre 0 e 35 C (32 a 95 F). Em condies de temperaturas baixas, talvez o tempo de reproduo do iPod nano seja temporariamente reduzido e o tempo da carga da bateria do iPod nano seja aumentado. As condies de temperatura baixas ou altas podem causar a interrupo temporria no funcionamento correto do iPod nano. Evite alteraes dramticas na temperatura ou umidade durante a utilizao do iPod nano pois pode-se formar condensao no ou dentro do iPod. Guarde o iPod nano em um lugar no qual a temperatura esteja sempre entre -20 e 45 C (-4 a 113 F). No deixe o iPod nano dentro do carro, pois as temperaturas dentro de carros estacionados podem exceder esse limite. Quando o iPod nano est sendo utilizado ou quando a bateria est sendo carregada, normal que o iPod nano fique mais aquecido. A parte externa do iPod nano funciona como uma superfcie de resfriamento que transfere o calor de dentro da unidade para o ar mais frio do exterior. Como desfazer do iPod nano corretamente Para obter informaes sobre como desfazer corretamente do iPod nano, incluindo outras informaes de conformidade regulatria importantes, consulte Informaes sobre descarte e reciclagem na pgina 83.

80

Captulo 12 Segurana e limpeza

Mais informaes, servio e suporte

13

Consulte aqui informaes de servio e software relacionados ao iPod.


Para obter informaes sobre Faa o seguinte

Servio e suporte, debates, tutoriais e downloa- V para: www.apple.com/br/support/ipodnano ds de softwares da Apple Como usar o iTunes Abra o iTunes e escolha Ajuda > Ajuda iTunes. Para um tutorial on-line do iTunes (disponvel em algumas reas somente), v para: www.apple.com/br/support/itunes Abra o iPhoto e escolha Ajuda > Ajuda iPhoto. Registre o iPod nano. Para registrar, instalar o iTunes no seu computador e conectar o iPod nano. Olhe dentro da borda do clipe do iPod nano ou toque em Ajustes > Sobre e passe os dedos levemente para baixo. No iTunes (com o iPod nano conectado ao computador), selecione iPod nano na lista de dispositivos e clique na aba Resumo. Primeiro siga as instrues deste manual, consulte a ajuda na tela e tambm os recursos on-line. Em seguida v para: www.apple.com/br/support/ipodnano

Como utilizar o iPhoto (no Mac OS X) As ltimas informaes sobre o iPod nano Como localizar o nmero de srie do iPod nano

Como obter servio em garantia

81

Regulatory Compliance Information


FCC Compliance Statement
This device complies with part 15 of the FCC rules. Operation is subject to the following two conditions: (1) This device may not cause harmful interference, and (2) this device must accept any interference received, including interference that may cause undesired operation. See instructions if interference to radio or TV reception is suspected. This product was tested for EMC compliance under conditions that included the use of Apple peripheral devices and Apple shielded cables and connectors between system components. It is important that you use Apple peripheral devices and shielded cables and connectors between system components to reduce the possibility of causing interference to radios, TV sets, and other electronic devices. You can obtain Apple peripheral devices and the proper shielded cables and connectors through an Apple Authorized Reseller. For non-Apple peripheral devices, contact the manufacturer or dealer for assistance. Responsible party (contact for FCC matters only): Apple Inc. Corporate Compliance 1 Infinite Loop, MS 26-A Cupertino, CA 95014

Radio and TV Interference


This computer equipment generates, uses, and can radiate radio-frequency energy. If it is not installed and used properlythat is, in strict accordance with Apples instructionsit may cause interference with radio and TV reception. This equipment has been tested and found to comply with the limits for a Class B digital device in accordance with the specifications in Part 15 of FCC rules. These specifications are designed to provide reasonable protection against such interference in a residential installation. However, there is no guarantee that interference will not occur in a particular installation. You can determine whether your computer system is causing interference by turning it off. If the interference stops, it was probably caused by the computer or one of the peripheral devices. If your computer system does cause interference to radio or TV reception, try to correct the interference by using one or more of the following measures: Turn the TV or radio antenna until the interference stops. Move the computer to one side or the other of the TV or radio. Move the computer farther away from the TV or radio. Plug the computer in to an outlet that is on a different circuit from the TV or radio. (That is, make certain the computer and the TV or radio are on circuits controlled by different circuit breakers or fuses.) If necessary, consult an Apple Authorized Service Provider or Apple. See the service and support information that came with your Apple product. Or, consult an experienced radio/TV technician for additional suggestions. Important: Changes or modifications to this product not authorized by Apple Inc. could void the EMC compliance and negate your authority to operate the product.

Industry Canada Statement


This Class B device meets all requirements of the Canadian interference-causing equipment regulations. Cet appareil numrique de la classe B respecte toutes les exigences du Rglement sur le matriel brouilleur du Canada.

VCCI Class B Statement

Korea Class B Statement

Russia

European Community

82

Turkiye: EEE ynetmeligine (Elektrikli ve Elektronik Esyalarda Baz Zararl Maddelerin Kullanmnn Snrlandrlmasna Dair Ynetmelik) uygundur. European UnionDisposal Information:

This symbol means that according to local laws and regulations your product should be disposed of separately from household waste. When this product reaches its end of life, take it to a collection point designated by local authorities. Some collection points accept products for free. The separate collection and recycling of your product at the time of disposal will help conserve natural resources and ensure that it is recycled in a manner that protects human health and the environment. Union Europenneinformations sur llimination Le symbole ci-dessus signifie que vous devez vous dbarasser de votre produit sans le mlanger avec les ordures mnagres, selon les normes et la lgislation de votre pays. Lorsque ce produit nest plus utilisable, portez-le dans un centre de traitement des dchets agr par les autorits locales. Certains centres acceptent les produits gratuitement. Le traitement et le recyclage spar de votre produit lors de son limination aideront prserver les ressources naturelles et protger lenvironnement et la sant des tres humains. Europische UnionInformationen zur Entsorgung Das Symbol oben bedeutet, dass dieses Produkt entsprechend den geltenden gesetzlichen Vorschriften und getrennt vom Hausmll entsorgt werden muss. Geben Sie dieses Produkt zur Entsorgung bei einer offiziellen Sammelstelle ab. Bei einigen Sammelstellen knnen Produkte zur Entsorgung unentgeltlich abgegeben werden. Durch das separate Sammeln und Recycling werden die natrlichen Ressourcen geschont und es ist sichergestellt, dass beim Recycling des Produkts alle Bestimmungen zum Schutz von Gesundheit und Umwelt beachtet werden. Unione Europeainformazioni per leliminazione Questo simbolo significa che, in base alle leggi e alle norme locali, il prodotto dovrebbe essere eliminato separatamente dai rifiuti casalinghi. Quando il prodotto diventa inutilizzabile, portarlo nel punto di raccolta stabilito dalle autorit locali. Alcuni punti di raccolta accettano i prodotti gratuitamente. La raccolta separata e il riciclaggio del prodotto al momento delleliminazione aiutano a conservare le risorse naturali e assicurano che venga riciclato in maniera tale da salvaguardare la salute umana e lambiente.

Como Substituir a Bateria


A bateria recarregvel do iPod nano deve ser substituda apenas por um provedor de servios autorizado. Para saber mais sobre os servios de substituio da bateria, consulte: www.apple.com/br/support/ipod/service/battery

Informaes sobre descarte e reciclagem


O seu iPod deve ser descartado de acordo com as leis e normas que regem o descarte de detritos txicos. Como este produto contm uma bateria, ele precisa ser descartado separado do lixo domstico. Quando o seu iPod alcanar o final da sua vida til, entre em contato com a Apple ou com as autoridades locais para obter mais informaes sobre as opes de reciclagem. Para obter mais informaes sobre o programa de reciclagem da Apple, consulte: www.apple.com/br/recycling Deutschland: Dieses Gert enthlt Batterien. Bitte nicht in den Hausmll werfen. Entsorgen Sie dieses Gertes am Ende seines Lebenszyklus entsprechend der mageblichen gesetzlichen Regelungen. Nederlands: Gebruikte batterijen kunnen worden ingeleverd bij de chemokar of in een speciale batterijcontainer voor klein chemisch afval (kca) worden gedeponeerd. Taiwan:

83

Europeiska unionenuttjnta produkter Symbolen ovan betyder att produkten enligt lokala lagar och bestmmelser inte fr kastas tillsammans med hushllsavfallet. Nr produkten har tjnat ut mste den tas till en tervinningsstation som utsetts av lokala myndigheter. Vissa tervinningsstationer tar kostnadsfritt hand om uttjnta produkter. Genom att lta den uttjnta produkten tas om hand fr tervinning hjlper du till att spara naturresurser och skydda hlsa och milj. BrasilInformaes sobre descarte e reciclagem

O smbolo indica que este produto e/ou sua bateria no devem ser descartadas no lixo domstico. Quando decidir descartar este produto e/ou sua bateria, faa-o de acordo com as leis e diretrizes ambientais locais. Para informaes sobre o programa de reciclagem da Apple, pontos de coleta e telefone de informaes, visite www.apple.com/br/environment.

A Apple e o meio-ambiente
Na Apple, reconhecimentos nossa responsabilidade em minimizar os impactos ambientais de nossas operaes e produtos. Para obter mais informaes, consulte: www.apple.com/br/environment

84

K Apple Inc.
2011 Apple Inc. Todos os direitos reservados. Apple, o logotipo Apple, Finder, iLife, iPhoto, iPod, iPod nano, iTunes, Mac, Macintosh, Mac OS e o logotipo Made for iPod so marcas comerciais da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros pases. Multi-Touch e Shuffle so marcas comerciais da Apple Inc. Apple e iTunes Store so marcas de servio da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros pases. NIKE uma marca registrada da NIKE, Inc. e de suas afiliadas e usada sob licena. Outras companhias e nomes de produtos mencionados aqui podem ser marcas de fbrica das suas respectivas companhias. O Kit esportivo Nike + iPod est coberto por um ou mais nmeros de patente dos EUA 6,018,705, 6,052,654, 6,493,652, 6,298,314, 6,611,789, 6,876,947, and 6,882,955, sozinhos ou quando usados em combinao com um reprodutor de mdia iPod compatvel com Nike + iPod.

A meno de produtos de terceiros somente para propsitos informativos e no constitui nem um endosso nem uma recomendao. A Apple no assumes nenhuma responsabilidade com respeito ao desempenho ou uso destes produtos. Todos os acordos, contratos ou garantias, se houver algum, acontecem diretamente entre o fornecedor e os usurios potenciais. Foram feitos todos os esforos para garantir que a informao deste manual seja precisa. A Apple no responsvel por erros de impresso ou burocrticos. BR019-1941/2011-02

Das könnte Ihnen auch gefallen