Sie sind auf Seite 1von 7

2004 (dia 2)

1-

a) O candidato dever identificar, entre outras, as seguintes conseqncias: perda de terras pelas camadas mais pobres do campesinato; migrao dos lavradores expropriados para a cidade ou para reas rurais no atingidas pelos cercamentos; transformao do campons sem terras em jornaleiro ou assalariado; enriquecimento dos lavradores mais abastados, conhecidos como yeomanry, que arrendavam terras, principalmente entre 1450 e 1607.

b) O candidato dever identificar, segundo a tabela, que o perodo de maior incidncia dos enclosures foi entre 1608 e 1729. Do mesmo modo, o candidato ter de relacionar tal perodo com as revolues de 1640 e de 1688. Estas revolues resultaram na reduo da autoridade da monarquia, no declnio da antiga aristocracia e na formao de uma nova ordem poltica mais atenta aos interesses da chamada burguesia. Na revoluo gloriosa (1688) temos a consolidao da monarquia constitucional (consagrao da superioridade da lei sobre a vontade do soberano) e a declarao de direitos (entre eles o de liberdade individual e o da propriedade privada). O candidato poder tambm afirmar que, entre 1608 e 1729, foram estabelecidas leis que defendiam a propriedade privada e retiravam dos camponeses seus direitos tradicionais sobre a terra: as leis de 1646 aboliram os direitos feudais, concedendo aos nobres direitos de propriedade individual sobre suas posses; as leis de 1660 e 1670 impediam aos camponeses tradicionais a confirmao de seu acesso s terras que usavam. 2

a) Ambos os grficos mostram que os escravos constituam grupos socialmente ativos e capazes de interferir no desenvolvimento de suas vidas, seja por meio da acumulao de peclio ou de negociaes que poderiam redundar em sua libertao. Alternativamente, o candidato poder responder que a natureza socialmente ativa dos escravos se expressava por meio da conscincia de sua condio jurdica e do encontrar meios de ultrapass-la.

b) Ao aumentar a demanda por escravos, a expanso cafeeira resultou no aumento dos preos dos mesmos e, portanto, no preo da sua alforria. Isso explica o incremento das freqncias de alforrias obtidas gratuitamente em detrimento das alcanadas via peclio. 3 Eu me recuso a aceitar que a guia crave suas garras em outras terras.

a) O candidato dever considerar um dos seguintes motivos: o interesse de empresrios e do governo norte-americano em intervir no comrcio aucareiro de Cuba, responsvel poca por quase metade da produo mundial de acar; a importncia estratgica de Cuba por resguardar o acesso ao Mar do Caribe ; o desejo dos EUA de reduzir a presena europia na Amrica.

b) O candidato poder identificar: a opo pela neutralidade, ou seja, a no interferncia norte-americana nos conflitos internos europeus; a sinalizao feita aos pases da Europa para que esses, por sua vez, respeitassem a Amrica Latina como rea preferencial de influncia norte-americana. 4

a) Explique o papel dos currais eleitorais na sustentao poltica da Repblica Velha. a) O candidato dever explicar o papel dos currais eleitorais na sustentao poltica da Repblica Velha considerando que os mecanismos do processo (como o voto em aberto) permitiam um maior controle do voto das populaes rurais submetidas aos coronis . Estes, por sua vez, utilizavam-se do seu poder para garantir a eleio dos candidatos do governo que permitiam a reproduo do esquema poltico vigente no perodo. Era parte de uma rede de compromissos que comeava nos coronis, passava pelos representantes estaduais e chegava at a definio da Presidncia da Repblica.

b) O candidato dever identificar dois movimentos sociais surgidos na Primeira Repblica que se pensavam alternativos s estruturas polticas vigentes, entre os quais : a Rebelio de Canudos, a Revolta da Armada, a Revolta da Chibata , a Revolta da Vacina, a Rebelio do Contestado, o movimento sindical de base anarquista (que organizou os primeiros congressos operrios e tambm esteve presente nas greves de 1917 e 1918), o Tenentismo ( e seus desdobramentos, como a Coluna Prestes), a atuao dos grupos que fundaram o Partido Comunista do Brasil em 1922. 5

O texto permite identificar alguns valores que permeavam a ao alem na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a) Identifique no texto dois valores da ideologia nazista a) O candidato poder identificar no texto os seguintes valores: a defesa dos alemes enquanto uma raa superior (arianismo; racismo); a opo por uma prtica de governo autoritria; o direito dos alemes de saquearem as riquezas dos pases sob seu domnio; o direito de explorarem a mo-de-obra local; o dio ao estrangeiro (xenofobia). b) Cite duas razes que levaram o Brasil a participar da Segunda Guerra Mundial b) O candidato poder citar, dentre outras, as seguintes razes: o afundamento de navios brasileiros por naus do Eixo na costa nacional; a presso de grandes manifestaes populares favorveis entrada do Brasil na guerra; a presso norte-americana para que o Brasil se posicionasse ao lado dos Aliados; a

percepo de membros do governo Vargas e de empresrios brasileiros das possveis vantagens comerciais de se aliar aos Estados Unidos e, portanto, ao lado das foras anti-Eixo.

2004 (dia 3)
1 - PERFIL DOS ESCRAVOS FUGIDOS NO CARIBE E SUL DOS ESTADOS UNIDOS (1730-1805)

a) O candidato dever responder que o perfil sexual dos fugitivos corresponde, aproximadamente, ao desequilbrio sexual que caracterizava os escravos a bordo dos navios negreiros que aportavam na Amrica entre os sculos XVI e XIX.

b) O candidato dever explicar que a Revoluo Haitiana , no contexto da histria ocidental, a nica que redundou na tomada do poder pelos ex-escravos e seus aliados. 2

O candidato dever responder que o difcil acesso terra e a sobrecarga de impostos (pagos aristocracia, ao rei e Igreja) levavam os camponeses a condenarem os segundos casamentos, pois isto poderia representar para os filhos do primeiro matrimnio dividir escassos recursos agrrios com a madrasta e com os seus novos irmos.

3 Ficou clebre uma frase atribuda ao poltico pernambucano Holanda Cavalcanti: - Nada se assemelha mais a um saquarema do que um luzia no poder.

a) O candidato poder identificar um dos seguintes aspectos comuns: do ponto de vista ideolgico, no apresentavam diferenas significativas; visavam assegurar a posse do poder e com ele o acesso a prestgio e benefcios; apresentavam identidade de interesses quanto preservao da grande propriedade fundiria e do regime de trabalho escravo; utilizavam-se dos mesmos recursos polticos como a concesso de favores aos simpatizantes e o emprego da violncia aos indecisos e adversrios; defendiam a ordem, a estabilidade poltica, a unidade territorial e o pleno apoio ao Imperador como autoridade mxima do governo central. O candidato poder identificar tambm uma das seguintes diferenas: a defesa predominante entre os liberais do fortalecimento do poder da Cmara dos Deputados; a defesa predominante entre os conservadores de uma poltica tarifria favorvel a baixas taxas de importao; a defesa predominante entre os conservadores das restries s liberdades e ao exerccio da cidadania.

b) O candidato poder explicar uma das seguintes diferenas: o Imperador brasileiro indicava o Presidente do Conselho de Ministros (nosso equivalente ao Primeiro Ministro), ao contrrio do caso ingls em que o Chefe de Governo era escolhido pelo Parlamento; tambm na experincia do Segundo Reinado, o Imperador poderia dissolver a Cmara de Deputados e convocar novas eleies, caso esta no apoiasse o gabinete de preferncia do Chefe de Estado (o Parlamentarismo ingls no previa esses poderes para a Monarquia inglesa); de outro modo, o candidato poder explicar que, sobretudo, o que distinguiu a experincia brasileira do Parlamentarismo ingls foram as atribuies conferidas ao Imperador brasileiro por meio do Poder Moderador. 4

Os fragmentos apresentam o depoimento de dois soldados, um ingls e o outro alemo durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

a) O candidato poder identificar uma das seguintes caractersticas: o sofrimento da guerra, o tdio, o desespero e a indignao com as condies adversas (misria, fome). b) O candidato poder citar duas das seguintes conseqncias geopolticas: o desmembramento dos imprios austro-hngaro (surgimento da ustria, Hungria, Tchecoslovquia, Polnia e Iugoslvia) e turco-otomano (surgimento, entre outros, da Turquia); a perda de parcelas do territrio alemo para a Frana, Polnia, Blgica, Dinamarca e Litunia; a perda de territrios da Rssia para a Finlndia, Litunia, Letnia, Estnia, Ucrnia e Polnia; o surgimento da Albnia. 5

a) O candidato poder identificar, no texto, duas razes para que setores expressivos das Foras Armadas se colocassem contra o governo portugus, entre as quais: a perda de prestgio das Foras Armadas, o divrcio entre estas e a nao, a humilhao a que se consideravam submetidas e o fato de terem sido apresentadas ao pas como as responsveis mximas pelas derrotas nas lutas contra as independncias das antigas colnias.

b) O candidato poder explicar uma diferena do processo de descolonizao nas colnias portuguesas e inglesas na frica, considerando que: a Inglaterra reconheceu desde o final da dcada de 50 e na dcada de 60 a independncia em quase todas as suas reas coloniais (com exceo da Rodsia do Sul), enquanto Portugal s o fez a partir de 1974, aps um longo processo de luta armada; a presena de uma maior participao poltica dos nativos nas colnias inglesas permitiu que o processo, mesmo sendo fruto de conflitos, pudesse se definir majoritariamente por vias de negociao, enquanto que nas colnias portuguesas a falta de espao poltico contribuiu para um confronto militar prolongado em todas elas; os gastos militares do governo portugus com as guerras na frica foram maiores que os gastos ingleses. 6 Revoltosos do Exrcito marcham de Minas Gerais para depor Joo Goulart. Joo Goulart no mais o Presidente do Brasil.

O candidato poder explicar, entre outras medidas, duas das seguintes: o poder do Presidente da Repblica de fechar provisoriamente o Congresso, intervir nos estados e municpios, cassar mandatos e suspender direitos polticos, assim como demitir ou aposentar servidores pblicos. Poder ainda dar conta de que, com o AI-5, ficou suspensa a garantia de habeas corpus aos acusados de crimes contra a segurana nacional e de infraes contra a ordem econmica e social e a economia popular.

Das könnte Ihnen auch gefallen