Sie sind auf Seite 1von 6

O Verdadeiro Sentido da Pscoa Texto base : xodo 12:2-13 Pscoa, na lngua hebraica pessach, que significa passagem ou passar

r por cima. E esta idia esta implcita em versos que referendam a esta festa em x 12.11,23,27. A pscoa celebrava-se com a morte de um cordeiro no dia 14 de Abibe (cf. x13.4). Abibe significa espigas verdes e corresponde ao primeiro ms do calendrio hebraico. Durante o exlio, este nome foi substitudo pelo nome babilnico Nis, que significa, comeo, abertura. Em nosso calendrio este ms corresponde a maro- abril. Neste estudo, estudaremos acerca do significado da pscoa.

Significado da Pscoa

O Homem moderno, em suas muitas ocupaes, tem se esquecido do profundo significado da festa da Pscoa. At porque, a verso secular desta data apenas comercial e no religiosa. Biblicamente, a Pscoa surge como a festa que marcava o fim da opresso escravizadora de Fara sobre o povo hebreu. A profecia a Abrao revelava que seus descendentes ficariam sob o domnio de uma terra estranha por 400 anos, mas que depois eles seriam libertados e sairiam com grande riqueza (cf. Gn 15: 13,14). E isto de fato ocorreu, mas no antes que esta festa fosse celebrada. E um pequeno detalhe, se esta festa era a festa da libertao, porque ento ela foi celebrada antes da libertao propriamente dita? Porque Deus quis ensinar que o sacrifcio expiatrio, a f e a nossa obedincia precedem a plena libertao, afinal, Israel no estava sendo liberto apenas de Fara, mas tambm do Anjo Destruidor. E isto implica que a libertao espiritual sempre precede a fsica. Se o sangue do cordeiro no fosse derramado e aspergido sob os umbrais da casa, o povo de Israel teria sido destrudo pelo Anjo. A libertao da pscoa reveste se, portanto, de um carter introspectivo, por mostrar a necessidade pessoal de libertao por meio da substituio. E um carter prospectivo, porque profetizava a libertao antes dela acontecer e prenunciava a obra de Cristo.

Neste sentido, a Pscoa devia ser celebrado por nos com profunda reverncia, afinal, Cristo foi a nossa Pscoa. Sua vida foi posta como cordeiro que sendo morto derramou seu sangue em favor de muitos. A nossa libertao espiritual plena foi conquistada por Cristo, a nossa Pscoa. Joo Batista o chamou de cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (cf. Jo 1.29). Paulo disse que ele a nossa pscoa (1Co 5.7), e ele mesmo prometeu a libertao a todos quantos crerem nele (cf. Jo 8.32,36 e Mt 11.28).

Aceitar o sacrifcio de Jesus feito por ns como diz as Escrituras, comer da pscoa, e estar no caminho da libertao espiritual. A Pscoa dos hebreus os libertou da escravido, opresso, misria e de seus pecados perante Deus. Esta libertao aponta para o comeo de uma nova vida, liberta de todos os seus terrores e opresso.

Em segundo lugar, a Pscoa significa tambm salvao da famlia. "...Aos dez deste ms tome cada um para si um cordeiro... para cada casa"(x 12:3). Observem que a promessa de Deus era que por meio do sacrifcio de um cordeiro cada casa era salva da destruidor. Fara havia dito ao povo hebreu que eles podiam ir, mas sem os seus filhos (cf. x 10:8-11) e nisto podemos entender a vontade do Diabo quanto as nossas famlias. Se voc um servo de Deus cuja vida Ele j libertou, Satans ir tentar cativar seus filhos. E a Pscoa nos desperta para o fato de que a obra de Jesus foi suficiente para conceder libertao tambm a nossa famlia. O Senhor nesta ocasio quer te despertar para o compromisso que voc, pai e me, tem diante de Dele para com sua famlia.

E em ltimo lugar, a Pscoa tem profundo significado para o cristo por representar a obra de Cristo para a nossa redeno. Eu j havia dito que a as festas eram "sombras das coisas futuras"( cf. Cl 2.17), ou seja, elas tipificavam aquilo que, como no caso da pscoa, um dia tornar-se-ia histria na encarnao do Senhor. E a Pscoa era exatamente uma antecipao figurativa da obra de Jesus no calvrio. Observemos agora algumas similaridades do cordeiro da Pscoa e de Cristo a nossa Pscoa.

A pureza

O cordeiro pascoal era separado no dcimo dia de Abibe (abril) e examinado minuciosamente antes do seu sacrifcio no dia 14 de Abibe, pois o cordeiro tinha que ser "... imaculado".

Quando Lucas registra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalm poucos dias antes da crucificao, o faz exatamente na hora em que o povo estava trazendo os seus cordeiros pascoais para serem examinados pelos sacerdotes. Segundo Hebreus 7: 26 Jesus tinha que ser declarado "... Santo, irrepreensvel, imaculado, e inviolado pelos pecadores".

O exame dos sacerdotes

O cordeiro da Pscoa era submetido a um exame pelos sacerdotes que o julgavam, com base no exame de sua perfeio, apto para ser sacrificado. Quando lemos o relato de Mateus 22 do

verso 15 ao 46, encontramos Jesus, o cordeiro de Deus, sendo examinado pelos herodianos, saduceus, escribas e fariseus e nenhum deles conseguiu achar nele nenhum defeito que o incriminasse e eles mesmo ficaram sem condies de responder-lhe nenhuma palavra ( cf. Mt 22:46).

Exame feito pelas autoridades civis

Em Jo 18:12, 28, encontramos Jesus sendo preso e levado ao tribunal na casa de Caifs, e como era ocasio da pscoa, os judeus no podiam entrar no tribunal para no se contaminarem, pois se assim fizessem no poderiam comer da pscoa. Naquele momento tambm, os cordeiros pascoais estavam tambm sendo examinados.

E Caifs queria evidncias para o entregar a Pilatos, mas no as encontrou; por isso, ao invs de apresentar ofensa, disse apenas que se Ele no fosse ofensor no seria entregue (cf. Jo 18.29). Pilatos por sua vez, aps ter examinado Jesus, "... no achou nele crime algum..." (cf. Jo 19.4). E com estas palavras, o veredicto legal e civil estava dado e trs vezes Pilatos declarou que Jesus era inocente (cf. Jo 18: 28; 19: 4, 6).

A lei dizia que o cordeiro teria que ser sem defeito algum, seno, ele no poderia ser sacrificado ao Senhor (cf. Dt 15:21). Jesus foi achado sem defeito diante de todos depois de profundo exame e s depois foi crucificado.

Tendo em vista que o sacrifcio do cordeiro pascoal era suficiente para justificar os hebreus diante do destruidor, o sacrifcio de Cristo tambm foi suficiente para justificar o homem diante de Deus satisfazendo a justia divina.

A aplicao da Pscoa

A pscoa, como comemorada pelo mundo, no nos traz qualquer beneficio, mas quando entendemos que nossa Pscoa Cristo, ento chega a hora de tiramos das reflexes e prticas correlatas, muitas importantes lies.

Primeiramente aprendemos que se Cristo a nossa pscoa, no faz sentido a comemorarmos com ovos e nem coelhinhos, tampouco com sacrifico de animais, mas atravs do sacramento ordenado por nosso Senhor Jesus Cristo, a ceia do Senhor.

"E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta pscoa, antes que padea; porque vos digo que no a comerei mais at que ela se cumpra no reino de Deus e, tomando o clice, e havendo dado graas, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vs; porque vos digo que j no beberei do fruto da vide, at que venha o reino de Deus e, tomando o po, e havendo dado graas, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto o meu corpo, que por vs dado; fazei isto em memria de mim. Semelhantemente, tomou o clice, depois da ceia, dizendo: Este clice o novo testamento no meu sangue, que derramado por vs." (LC 22: 15- 20).

Neste episdio, ocorrido pouco antes da priso e morte de Jesus, Ele introduz naturalmente a Ceia como substituta da festa pascoal do Antigo Testamento. Se observarmos, esta evidente que o Senhor no terminou a refeio pascoal antes de instituir a Ceia, antes, a ceia esta intimamente ligada refeio pascal. O po que era comido com o cordeiro na pscoa foi consagrado para um novo uso pelo Senhor e o terceiro clice, que era chamado de clice da bno, foi usado como segundo elemento na ceia. Desta forma percebemos que a Pscoa foi trocado por Jesus pela Ceia.

Ademais, os sacrifcios pascoais tinham significado simblico e apontavam para Cristo que haveria de ser apresentado em nosso lugar em sacrifcio. Quando este estava a ponto de ser morto e cumprir as escrituras e tudo aquilo que estes sacrifcios pascoais prenunciavam h sculos, houve a necessidade de mudar o smbolo e o tipo. Afinal, haveramos de continuar comendo cordeiros? Haveramos de comer a carne de Cristo sendo Ele nosso cordeiro pascoal? E calo que no.

Mas como ento comemorar este ato memorvel feito por Cristo seno atravs da festa que ele instituiu, a santa ceia?

Aprendemos ainda que na ocasio da pscoa e da ceia, deveramos meditar na to grande libertao que Cristo a nossa Pscoa nos proporcionou.

Jamais deveremos esquecer o significado da pscoa e foi por isto que Jesus nos ensinou a Cear com a seguinte admoestao, "... fazei isto... em memria de mim...".

A memria deste acontecimento nos permite gozar da certeza da libertao do pecado, da morte e da misria na qual estvamos, e nos permite olhar para o futuro com esperana j que cada vez que ceamos anunciamos a morte do Senhor at que ele venha ( cf. 1 Co 11.26). A nossa celebrao da ceia, to como foi a primeira celebrao da pscoa pelos Hebreus,

prenuncia que Cristo vira nos livrar da opresso deste mundo. Estamos anunciando que ele vira nos libertar deste mundo de angstias e que enquanto ele no vem, estaremos protegidos do Anjo Destruidor por efeito do seu Sangue que esta aspergido sobre sua igreja.

Em cada ocasio como esta devamos meditar no poder do Sangue de Jesus.

Aprendemos trs coisas com relao ao sangue do cordeiro de Deus: 1. O sangue sempre ser o instrumento de libertao espiritual e moral. 2. Pelo sangue somos protegidos do Destruidor. 3. Pelo sangue de Jesus liberta a ns como guarda nossa famlia neste mundo.

Eu no poderia terminar este artigo sem mencionar a questo do uso de smbolos como o ovo de pscoa e o coelhinho como representantes significativos da pscoa, por isto vejamos:

O ovo de Pscoa e o coelhinho

Com o correr dos tempos muitas festas e tradies de diferentes povos acabaram se mesclando com a pscoa secular que atualmente conhecemos. Nas religies orientais, na mitologia grega, nas tradies populares, o ovo sempre teve significado de principio de vida. O ovo aparentemente morto contm uma vida que surge repentinamente, acreditando-se por isto, que ele seja o smbolo da pscoa da ressurreio.

Outro fato que depois da quaresma e da semana santa, comer ovos era um mtodo conveniente e nutritivo para a preparao da pscoa. Embora haja divergncia sobre os ovos da pscoa vindo do antigo Egito, como por exemplo, para alguns os ovos enfeitados era uma tradio comeou na Idade Mdia. Sculos antes, porm, os chineses j costumavam colorir ovos que eram distribudos aos amigos na Festa da Primavera, como lembrana da continua renovao da vida.

Para os historiadores, da os missionrios trouxeram o costume que acabou se transformando nos ovos confeitados. No sculo XVIII, a Igreja catlica adotou oficialmente o ovo como smbolo da ressurreio de Cristo. Assim foi aceito um costume originalmente pago, e, pilhas de ovos coloridos comearam a ser benzidos antes da distribuio entre os fiis.

As lendas e estrias sobre os coelhinhos apareceram muito mais tarde por volta 1215 na Alscia, Frana. Uma mistura de mitologia pag, onde coelhos eram smbolos de fecundidade e abundncia, com a tradio catlica. O prprio sentido dos ovos como smbolo de vida se perdeu na histria, mas at hoje os ovos de chocolates so vendidos sob a propaganda de um coelhinho.

Em nossos dias os ovos de chocolate e os coelhinhos de chocolate so os preferidos da meninada, porm importante lembrarmos que estas coisas no possuem nenhuma relao com o sentido real da Pscoa. Tambm no so estes os elementos presentes na pscoa ou na ceia do Senhor, de forma que, se quisermos comprar ovos de chocolate, faamos isto como quem compra chocolate e no com reverncia pascoal, por que a introduo, tanto do ovo como do coelho nesta data, e de origem paga e no crist.

Que nesta data, depois desta simples exposio que fizemos sobre a Pscoa, procure pensar no real significado desta festa para nos, aplicando as lies que este tema sugere na sua vida, para que voc goze do privilgio da genuna libertao por meio de Cristo, nosso cordeiro pascoal.

Minha Fonte: Misso Evanglica no Brasil

Das könnte Ihnen auch gefallen