Sie sind auf Seite 1von 15

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

APRESENTAO

AFC-CGU

Caros alunos de todo Brasil, sejam bem vindos! com grande felicidade que inicio mais este curso aqui no Ponto, com foco total no concurso para a POLCIA FEDERAL, tendo por base o edital do ltimo concurso. Antes de tudo, para que me conheam um pouco melhor, farei minha apresentao. Meu nome Pedro Ivo, sou servidor pblico h 10 anos e, atualmente, exero o cargo de Auditor-Fiscal Tributrio no Municpio de So Paulo (ISS-SP). Iniciei meus trabalhos no servio pblico atuando na Administrao Federal, na qual, durante alguns anos, permaneci como Oficial da Marinha do Brasil. Por opo, comecei a estudar para a rea fiscal e, concomitantemente, fui aprendendo o que o verdadeiro esprito de concurseiro, qualidade que logo percebi ser to necessria para alcanar meu objetivo. Atualmente, aps a aprovao no cargo almejado, ministro aulas em diversos cursos do Rio de Janeiro e de So Paulo, sou ps-graduado em Auditoria Tributria e psgraduando em Processo Penal e Direito Penal Especial. Agora que j me conhecem um pouco, posso, com certa tranqilidade, comear a falar de nosso curso. Digo isto porque espero, nas prximas semanas, poder estar conversando com vocs sobre o Direito Penal e Processual Penal em suas casas, no trabalho, no metr, no nibus, enfim, em qualquer lugar em que vocs estiverem lendo as aulas. Nosso curso ser no mtodo QP, ou seja, Quase-Presencial. Mas, professor... Eu nunca ouvi falar neste tal de QP, o que isso? o mtodo atravs do qual eu apenas no estarei fisicamente na sua frente, mas buscarei com que se sintam em uma sala de aula, aprendendo a matria atravs de uma linguagem clara e objetiva, voltada para a sua aprovao. Durante nossos encontros, buscarei evitar o mximo possvel o uso do juridiqus, ou seja, da linguagem que, via de regra, utilizamos na faculdade de Direito. claro que em alguns momentos no conseguiremos fugir da utilizao de termos jurdicos, pois alguns so adotados pelo CESPE e, assim, precisam passar a fazer parte do seu linguajar. O curso ser composto das seguintes aulas:

www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 00

NOOES INTRODUTRIAS PRINCPIOS DO DIREITO PENAL

AULA 01 AULA 02

AINFRAO PENAL: ELEMENTOS, ESPCIES. SUJEITO ATIVO E SUJEITO PASSIVO DA INFRAO PENAL. TIPICIDADE, ILICITUDE, CULPABILIDADE, PUNIBILIDADE.

IMPUTABILIDADE PENAL AULA 03 CONCURSO DE PESSOAS

AULA 04

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA PARTE 01.

AULA 05

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA PARTE 02.

AULA 06

CRIMES CONTRA O PATRIMNIO

AULA 07

CRIMES CONTRA A PESSOA

Cada aula ser composta de 40 a 60 pginas, com exceo da demonstrativa. Ao trmino de cada encontro, apresentarei exerccios comentados a fim de fixar a matria. Sero cerca de 20 questes por aula, totalizando aproximadamente 150 exerccios no decorrer do curso. Dito isto, futuros POLICIAIS FEDERAIS, vamos comear a subir mais um importante degrau rumo aprovao?

www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Bons estudos !!!

www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 00 DIREITO PENAL - NOCES INTRODUTRIAS


1.1 DIREITO PENAL 1.1.1 CONCEITO De acordo com o autor Jos Frederico Marques, o conjunto de normas que ligam ao crime, como fato, a pena como conseqncia, e disciplinam tambm as relaes jurdicas da derivadas, para estabelecer a aplicabilidade de medidas de segurana e a tutela do direito de liberdade em face do poder de punir do Estado. Resumindo, o Direito Penal o ramo do direito pblico que se destina a combater os crimes e as contravenes penais, atravs da imposio de uma sano penal. Aqui, surge um primeiro questionamento importantssimo, caro aluno, qual a diferena entre crime e contraveno?

CRIME

CONTRAVENO

Para encontrar a diferenciao entre estes dois termos to utilizados, devemos recorrer Lei de Introduo ao Cdigo Penal, que dispe em seu artigo 1: Art 1 Considera-se crime a infrao penal que a lei comina pena de recluso ou de deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contraveno, a infrao penal a que a lei comina, isoladamente, pena de priso simples ou de multa, ou ambas. alternativa ou cumulativamente. Logo, do exposto, podemos resumir: CRIME PENA DE RECLUSO OU DETENO (isoladamente,

alternativa ou cumulativamente com multa) CONTRAVENO MULTA. ISOLADAMENTE PRISO SIMPLES OU

Agora voc j sabe que a diferena primordial entre crime e contraveno a penalizao. Mas resta saber o que diferencia a recluso da deteno e da priso simples. Vamos esclarecer: Na prtica, no existe hoje diferena essencial entre recluso e deteno. A lei, porm, usa esses termos como ndices ou critrios para a determinao dos regimes de cumprimento de pena. www.pontodosconcursos.com.br 4

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Se a condenao for de recluso, a pena cumprida em regime fechado, semi-aberto ou aberto. Na deteno, cumpre-se em regime semi-aberto ou aberto, salvo a hiptese de transferncia excepcional para o regime fechado. A priso simples prevista para as contravenes penais e pode ser cumprida nos regimes semi-aberto ou aberto, no sendo cabvel o regime fechado. Para finalizar, dizemos que o direito penal um ramo do direito pblico por ser composto de regras aplicveis a todas as pessoas e por ter como titular exclusivo do direito de punir o ESTADO.

1.1.2 CARACTERSTICAS DO DIREITO PENAL Caro aluno, podemos afirmar que por cominar penalidades o Direito Penal predominantemente repressivo? claro que no. Na verdade, o Direito Penal tem como principal caracterstica a finalidade preventiva, ou seja, antes de punir o infrator estabelece normas proibitivas e comina penas visando evitar a prtica do crime. Havendo leso ao bem protegido, a sano abstrata, atravs do processo legal, transforma-se em efetiva, atuando sobre o infrator. Continuando com a caracterizao do nosso objeto de estudo, conforme os ensinamentos do renomado autor Magalho e Noronha, o Direito Penal cincia cultural normativa, valorativa e finalista.
NORMATIVO VALORATIVO PORQUE O DIREITO POSITIVO TEM COMO OBJETO A NORMA. PORQUE ESTABELECE A SUA PRPRIA ESCALA DE VALORES.

DEFINE QUAL DELITO MAIS PESADO E COMINA SANES MAIS RGIDAS. FINALISTA PORQUE VISA PROTEO DOS BENS JURDICOS

FUNDAMENTAIS COMO GARANTIA DE SOBREVIVNCIA DA ORDEM JURDICA.

Alm das j citadas caractersticas, podemos ainda dizer que o Direito Penal sancionador, pois no cria bens jurdicos, mas estabelece sanes que tutelam preceitos definidos para outros ramos jurdicos. Exemplo: A constituio garante o direito vida, mas ela fala o que deve acontecer se um indivduo matar algum? ai que surge o Direito Penal, sancionando a conduta.

www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Finalizando, o Direito Penal tem carter fragmentrio, pois no tutela TODAS as condutas. A proteo dada pelo Direito Penal eminentemente subsidiria, pois resguarda apenas as situaes em que a proteo oferecida por outros ramos do Direito no seja suficiente para inibir sua violao ou em que a exposio a perigo do bem jurdico tutelado apresente certa gravidade. Nesse sentido, posiciona-se o Professor Julio Fabbrini Mirabete: Muitas vezes as sanes civis se mostram insuficientes para coibir a prtica de ilcitos jurdicos graves, que atingem no apenas interesses individuais, mas tambm bens jurdicos relevantes, em condutas profundamente lesivas vida social. Arma-se o Estado, ento, contra os respectivos autores desses fatos, cominando e aplicando sanes severas por meio de um conjunto de normas jurdicas que constituem o Direito Penal. Justificam-se as disposies penais quando meios menos incisivos, como os de Direito Civil ou Direito Pblico, no bastam ao interesse de eficiente proteo aos bens jurdicos. O autor Heleno Cludio Fragoso complementa: as leses de bens jurdicos s podem ser submetidas a pena quando isso seja indispensvel para a ordenada vida em comum. Uma nova poltica criminal requer o exame rigoroso dos casos em que convm impor pena (criminalizao), e dos casos em que convm excluir, em princpio, a sano penal (descriminalizao), suprimindo a infrao, ou modificar ou atenuar a sano existente (despenalizao). Desde logo deve excluir-se do sistema penal a chamada criminalidade de bagatela e os fatos punveis que se situam puramente na ordem moral. A interveno punitiva s se legitima para assegurar a ordem externa. A incriminao s se justifica quando est em causa um bem ou valor socialmente importante. Agora, elencando as principais caractersticas, temos:

www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

1.1.3 DIVISES DO DIREITO PENAL Concurseiro, a doutrina apresenta diversas divises do Direito Penal, mas com FOCO NO EDITAL e no CESPE, nem todas so importantes para voc. Desta forma, apresentarei somente as que voc precisa saber. Vamos l: Abrange as regras penais aplicveis a todas as 1. Direito penal comum pessoas, e no s a uma determinada classe, como a dos funcionrios pblicos ou dos militares. A ttulo de exemplo podemos citar a lei n. 11.343/2006 (Lei de drogas). 2. Direito penal especial Aplica-se somente a pessoas que se enquadram em certas condies legalmente exigidas. Podemos citar como exemplos o Cdigo Penal Militar e o Decreto-lei 201/67, que trata da responsabilidade dos vereadores e prefeitos. o conjunto de normas em vigor impostas pelo 3. Direito penal objetivo Estado, a cuja observncia os indivduos podem ser compelidos mediante coero. o conjunto de normas que a todos vincula, constituindo um padro de comportamento em razo do qual se dir se uma conduta correta ou incorreta no plano jurdico. o direito que detm o ESTADO de punir o 4. Direito penal subjetivo indivduo que afrontar o Direito penal objetivo. O poder de punir do Estado tambm chamado de jus puniendi. 5. Direito penal material (tambm chamado de substantivo) Penal propriamente dito. 6. Direito penal formal (tambm chamado de adjetivo) Processual Penal propriamente dito. o Direito

o Direito

1.1.4 FONTES DO DIREITO PENAL Neste tpico no iremos nos aprofundar, mas ao menos um conceito bsico necessrio. Fonte, em sentido usual, o lugar de onde provm algo. Desta forma, podemos conceituar fontes do direito penal como o ponto de partida das normas, princpios e preceitos que norteiam este ramo jurdico. Dentre os diversos doutrinadores, a classificao que voc, concurseiro, precisa ter conhecimento a subdiviso das fontes em formais e materiais: 1 - Fontes materiais Aqui estamos tratando de quem ser responsvel pela edio de normas especficas sobre o Direito Penal no nosso Pas. Encontramos esta resposta na Constituio Federal que, em seu Art. 22, I, dispe: www.pontodosconcursos.com.br 7

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; (grifo nosso)

Desta forma, caro aluno, podemos afirmar que a nica fonte material do Direito Penal a UNIO, correto??? ERRADO!!! Excepcionalmente, lei estadual (ou distrital) poder tratar sobre questes especficas de Direito Penal, desde que permitido pela Unio por meio de lei complementar, nos termos do Art. 22, pargrafo nico, da Carta Magna. Observe:

Art. 22 [...] Pargrafo nico. Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo.

Aqui, diferentemente, estamos tratando da forma como as 2 - Fontes formais normas jurdicas so exteriorizadas. No Direito Penal brasileiro, temos como fonte formal a lei, que recebe a denominao de fonte imediata. Alm da fonte IMEDIATA, tambm existem fontes MEDIATAS que, embora no vinculem a atuao do Estado, servem de embasamento na atuao Estatal. So elas: Os costumes, os princpios gerais do direito, os atos administrativos, a doutrina e a jurisprudncia. Alguns doutrinadores tratam de outras fontes, mas para voc, caro aluno, que far uma prova do CESPE, so essas as fontes que so de conhecimento necessrio.

Podemos resumir o exposto da seguinte forma:

www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

REGRA: UNIO MATERIAIS EXCEO ESTADOS (DELEGAAO POR LC)

FONTES

IMEDIATAS

LEI

FORMAIS 1 COSTUMES MEDIATAS 2 PCP. GERAIS DO DIREITO 3 ATOS ADMINISTRATIVOS 4 DOUTRINA 5 - JURISPRUDNCIA

1.1.5 PRINCPIOS DO DIREITO PENAL O Direito Penal brasileiro regido por uma srie de princpios, cujo estudo aprofundado e exata compreenso de suma importncia para um bom aprendizado dos assuntos que esto por vir. Segundo o doutrinador Celso Antnio Bandeira de Mello: Princpio , por definio, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposio fundamental que se irradia sobre diferentes normas, compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para a sua exata compreenso e inteligncia, exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico. o conhecimento dos princpios que preside a inteleco das diferentes partes componentes do todo unitrio que h por nome sistema jurdico positivo". (grifo nosso)

www.pontodosconcursos.com.br

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

Dito isto, vamos conhecer aqueles que sero importantes para a sua prova:

Uma das caractersticas de vital PRINCPIO DA RESERVA LEGAL importncia do direito penal brasileiro o chamado princpio da reserva legal, o qual encontra previso no s no Cdigo Penal, mas tambm na Constituio Federal. Observe: Art. 5 (CF) [...] XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; O princpio da reserva legal no sinnimo do princpio da legalidade, seno espcie. A doutrina no raro confunde ou no distingue suficientemente o princpio da legalidade e o da reserva de lei. O primeiro significa a submisso e o respeito lei, ou a atuao dentro da esfera estabelecida pelo legislador. O segundo consiste em estatuir que a regulamentao de determinadas matrias h de se fazer necessariamente por lei formal. Segundo o Professor DAMSIO E. DE JESUS: "(...) O princpio da ou de reserva legal tem significado poltico, no sentido de ser uma garantia constitucional dos direitos do homem. Constitui a garantia fundamental da liberdade civil, que no consiste em fazer tudo o que se quer, mas somente aquilo que a lei permite. lei e somente a ela compete fixar as limitaes que destacam a atividade criminosa da atividade legtima. Esta a condio de segurana e liberdade individual. (...) Assim, no h crime sem que, antes de sua prtica, haja uma lei descrevendo-o como fato punvel. lcita, pois, qualquer conduta que no se encontre definida em lei penal incriminadora.

Este princpio tem base no j citado PRINCPIO DA ANTERIORIDADE art. 5, XXXIX, da Carta Magna e estabelece a necessidade de que o CRIME e a PENA estejam PREVIAMENTE definidos em LEI. Mas e durante o chamado vacatio legis, perodo entre a publicao da lei e a sua entrada em vigor, j pode um indivduo ser punido? A resposta negativa, e para o nosso curso lembre-se sempre de que:

www.pontodosconcursos.com.br

10

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

A LEI PENAL PRODUZ EFEITOS A PARTIR DE SUA ENTRADA EM VIGOR. NO PODE RETROAGIR, SALVO SE BENEFICIAR O RU.

PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA OU CRIMINALIDADE DE BAGATELA Este princpio surgiu com a idia de afastar da esfera do direito penal situaes com pouca significncia para a sociedade. Observe o que o STF diz sobre o tema no HC 92.961/SP 2007:

STF - HABEAS CORPUS: HC 92961 SP HABEAS CORPUS. PENAL MILITAR. USO DE SUBSTNCIA ENTORPECENTE. PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA. APLICAO NO MBITO DA JUSTIA MILITAR. ART. 1, III DA CONSTITUIO DO BRASIL. PRINCPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA [...] A mnima ofensividade da conduta, a ausncia de periculosidade social da ao, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da leso jurdica constituem os requisitos de ordem objetiva autorizadores da aplicao do princpio da insignificncia. [...]

Mas e se Tcio furta um gro de arroz de Mvio, podemos afirmar que o princpio ser aplicado e, portanto, a tipicidade afastada? A resposta negativa, pois o simples fato de um objeto ter um reduzido valor patrimonial no quer dizer que ele no importante para quem o detm. E se o supracitado gro de arroz tiver sido dado a Mvio por um parente prximo, poucos instantes antes de morrer, no ser valioso para ele? Ok, caro concurseiro, gro de arroz no leito de morte... Realmente peguei pesado, mas acho que agora voc no esquece mais!!! Vamos ver o que diz o STJ sobre o tema:

www.pontodosconcursos.com.br

11

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

STJ - HABEAS CORPUS: HC 60949 PE 2006/0127321-1 HABEAS CORPUS. DIREITO PENAL. FURTO DE PULSOS TELEFNICOS. APLICAO DO PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA. POSSIBILIDADE. ORDEM CONCEDIDA. 1. O pequeno valor da res furtiva (objeto do furto) no se traduz, automaticamente, na aplicao do princpio da insignificncia. H que se conjugar a importncia do objeto material para a vtima, levando-se em considerao a sua condio econmica, o valor sentimental do bem, como tambm as circunstncias e o resultado do crime, tudo de modo a determinar, subjetivamente, se houve relevante leso. Precedente desta Corte. 2. Consoante se constata dos termos da pea acusatria, a paciente foi flagrada fazendo uma nica ligao clandestina em telefone pblico. Assim, o valor da res furtiva pode ser considerado nfimo, a ponto de justificar a aplicao do Princpio da Insignificncia ou da Bagatela, ante a falta de justa causa para a ao penal.

Para finalizar este importante princpio, importante ressaltar que, obviamente, ele no se aplica s aos delitos contra o patrimnio, mas A QUALQUER CRIME. Durante o curso voltaremos a tratar deste tema.

Este princpio interessante e de fcil PRINCPIO DA ALTERIDADE entendimento. Imagine que Tcio, assim como o seu professor de penal, torcedor do Fluminense e a cada jogo que v na televiso ele, desesperado, comea a bater em si e fica todo machucado. Tcio poder ser condenado criminalmente por algo? A resposta NO, pois segundo o princpio da alteridade ningum pode ser punido por causar mal APENAS A SI PRPRIO.

PRINCPIO DA INTERVENO MNIMA Segundo este princpio, o Direito Penal deve ser utilizado com muito critrio, devendo o legislador fazer uso dele SOMENTE nas situaes realmente NECESSRIAS de serem rigidamente tuteladas. Veja como o STF trata o assunto:

www.pontodosconcursos.com.br 12

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

STF - HABEAS CORPUS: HC 92463 RS [...]

O sistema jurdico h de considerar a relevantssima circunstncia de que a privao da liberdade e a restrio de direitos do indivduo somente se justificam quando estritamente necessrias prpria proteo das pessoas, da sociedade e de outros bens jurdicos que lhes sejam essenciais, notadamente naqueles casos em que os valores penalmente tutelados se exponham a dano, efetivo ou potencial, impregnado de significativa lesividade. O direito penal no se deve ocupar de condutas que produzam resultado, cujo desvalor por no importar em leso significativa a bens jurdicos relevantes no represente, por isso mesmo, prejuzo importante, seja ao titular do bem jurdico tutelado, seja integridade da prpria ordem social. [...]

PRINCPIO DA INTRANSCENDNCIA Ningum pode ser responsabilizado por um fato que foi cometido por um terceiro. Tal princpio tem base constitucional. Veja:

Art. 5 [...] XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido; Segundo o STF, O postulado da intranscendncia impede que sanes e restries de ordem jurdica superem a dimenso estritamente pessoal do infrator.

www.pontodosconcursos.com.br

13

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

PRINCPIO DO NE BIS IN IDEM jurdico a DUPLA PUNIO.

No admitido em nosso ordenamento

Com base neste princpio, temos a smula 241 do STF que dispe: A reincidncia penal no pode ser considerada como circunstncia agravante e, simultaneamente, como circunstncia judicial. importante citar que no h que se falar em afronta a este princpio quando um indivduo sofre aes penais diversas por fatos distintos.

*************************************************************************************************

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS

-PREVENTIVO -NORMATIVO -CARACTERSTICAS DO DIREITO PENAL -VALORATIVO -FINALISTA -FRAGMENTRIO

-COMUM -ESPECIAL DIVISES DO DIREITO PENAL -OBJETIVO -SUBJETIVO -MATERIAL -FORMAL

www.pontodosconcursos.com.br

14

N o m e

d o

A l u n o -

C P F

d o

A l u n o

CURSO ON-LINE DIREITO PENAL TEORIA E EXERCCIOS P/ AGENTE E ESCRIVO DA POLCIA FEDERAL PROFESSOR PEDRO IVO

-RESERVA LEGAL -ANTERIORIDADE -INSIGNIFICNCIA PRINCIPAIS PRINCPIOS -ALTERIDADE -INTERVENO MNIMA -INTRANSCENDNCIA -NE BIS IN IDEM

******************************************************************************************************* Por enquanto s! Espero encontr-lo(a) em breve na nossa prxima aula. Abraos e bons estudos, Pedro Ivo

www.pontodosconcursos.com.br

15

Das könnte Ihnen auch gefallen