Sie sind auf Seite 1von 80

EXPERIMENTE UM NOVO CAMINHO porJ.

Krishnamurti

Descrio do Livro

OMUNDO se acha num estado de crise, e observa-se desintegrao, degenerao. Vemo-nos


arrastados por essa onda de degenerao e parecemos totalmente incapazes de mover-nos para fora dela. Pois bem, para que estas palestras tenham algum valor, alguma significao, temos de averiguar o que necessrio fazer, para sairmos desta onda de degenerao.

Durante estas palestras e subseqentes perguntas e respostas, iremos tratar de descobrir por ns mesmos, sem nenhuma sombra de dvida, aquela extraordinria energia que surge espontnea e que, natural e inevitavelmente, nos impelir para fora da onda de degenerescncia.

S a mente que est completamente s pode achar a realidade. E existe uma realidade - no uma realidade terica, no uma certa coisa inventada pelas religies organizadas ou experimentada por uns poucos santos, conforme o peculiar condicionamento de cada um, porm uma realidade, uma imensidade que s pode ser descoberta pela mente que percebeu seus prprios movimentos e compreendeu a si prpria.

-J. KRISHNAMURTI

Pavilho de conferncias em Saanen

ZOAT Understandings

NDICE
SOBRE ESTE TTULO EXPERIMENTE UM NOVO CAMINHO NDICE E RESUMO DAS PERGUNTAS PALESTRAS EM SAANEN - SUA 1 - A mente sria 2 - O conflito e a deteriorao da mente 3 - Liberdade e religio 4 - O mundo das palavras, dos smbolos e das idias 5 - O medo e o amor 6 - A compreenso do sofrimento 7 - O medo morte 8 - A meditao 9 - Ao e inao 10 - A Realidade ou Deus KRISHNAMURTI ICK Contribuio Anual Contato - Para mais Detalhes

ZOAT Understandings

Titulo do original: TALKS BY KRISHNAMURTI IN EUROPE 1963 Copyright 1963 by Krishnamurti Writings, Inc. Copyright 1966 by ICK, RJ

v1.5 19-12-2004 Direitos de traduo para a lngua portuguesa adquiridos com exclusividade pela INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI que se reserva a propriedade desta traduo. Publicado no Brasil - Published in Brazil

Experimente um Novo Caminho

Palestras realizadas em SAANEN, Sua, em Julho de 1963

Publicado por

e-mail:zoat@directnet.com.br homesite:http://zoat.us

J. KRISHNAMURTI

EXPERIMENTE UM NOVO CAMINHO


Traduo de HUGO VELOSO

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI Rua dos Andradas, 29 Sala 1007 Rio de Janeiro - RJ Tel. (021) 2232-2646 Titulo do original: TALKS BY KRISHNAMURTI IN EUROPE 1963 Copyright 1963 by Krishnamurti Writings, Inc.

1966 - 2004
Direitos de traduo para a lngua portuguesa adquiridos com exclusividade pela INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI Rua dos Andradas, 29 Sala 1007

Rio de Janeiro - RJ que se reserva a propriedade desta traduo. Impresso no Brasil - Printed in Brazil

SUMRIO

NDICE E RESUMO DAS PERGUNTAS

1 - A mente sria Perguntas: 1- A deteriorao mental no resulta de distrao? 2- E' possvel o crebro ficar quieto, alguma vez? 3- Dado que a verbalizao instantnea, que se pode fazer a esse respeito? 4-Qual a relao do indivduo com a sociedade?

2 - O conflito e a deteriorao da mente Pergunta: 1- Qual a real funo do pensamento?

3 - Liberdade e religio Perguntas: 1- Como podemos estar cnscios do inconsciente? Como examin-lo, desvel-lo, "desenrol-lo"? 2- As intuies promanam do "desconhecido"? 3- Que entendeis por mente?

4 - O mundo das palavras, dos smbolos e das idias Perguntas: 1- Como podemos ficar livres da influncia, de modo que possamos ver um fato como um fato? 2- O crebro coisa morta; e como pode tornar-se vivo? 3- Como pode uma coisa mecnica como o crebro se tornar parte dessa totalidade chamada "a mente"?

5 - O medo e o amor

Perguntas: 1- Como ocorre a separao entre o pensamento e o pensador? 2- No a conscincia do tempo que cria a separao?
3- Conscientemente estamos de acordo com o que dizeis; mas, inconscientemente, atuamos de maneira completamente contrria. Por que acontece isso? 4- Ainda que escutemos com todo o nosso ser, isso, por si s, bastaria para influir no inconsciente?

6 - A compreenso do sofrimento Perguntas: 1- O bom humor uma fuga ao sofrimento? 2- Pode o sofrimento profundo transformar-se em profunda alegria? 3- Tenho raros momentos de lucidez total. Este meu destino para o resto da vida? 4- At que ponto atenuado o sofrimento pela aceitao dele?

7 - O medo morte Pergunta: 1- Morrer um ato de vontade, ou o prprio desconhecido?

8 - A meditao Perguntas: 1- Como pode ser mantida a ateno decorrente do percebimento? 2- O desejo de libertao no , em parte, a causa de nosso condicionamento?

9 - Ao e inao Perguntas: 1- Sem perfeita harmonia do pensamento e sentimento, possvel estar cnscio? 2- Para pensar claramente necessitamos de "espao" na mente. Como encontrar esse espao? 3- H diferena entre observar a si prprio, e observar um objeto exterior? 4- A ao espontnea ao correta?

10 - A Realidade ou Deus Perguntas: 1- Quem que percebe? H diferena entre percebimento e "observao pelo observador"? 2- Falais da "extraordinria energia" de que se necessita para a ateno completa. Como se pode adquirir essa energia?

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

PALESTRAS EM SAANEN - SUA

1 - A mente sria
7 de julho de 1963

COMO vamos realizar dez palestras, conviria estabelecermos, j na primeira, uma base correta, no s
verbalmente, mas tambm, se possvel, de uma maneira diferente e mais significativa. Essa maneira diferente exigir de todos ns ativa cooperao, e no simples e passiva audio do que se est dizendo - pois isso, em verdade, pouco significa. Mas se, ao mesmo tempo que estivermos escutando, tratarmos de examinar, refletida e seriamente, nosso prprio corao e mente e de fixar, em ns mesmos, as bases corretas, sero ento verdadeiramente significativas estas reunies.

Desejo agora, se me permitis, explicar o que entendo pela palavra "srio". Em geral, pensamos ser "srios", isto , dispostos a um exame refletido dos problemas da vida - e at certo ponto o somos, pois do contrrio no estaramos aqui. Despendestes grande soma de dinheiro, de energia e de tempo, sujeitando-vos aos incmodos de uma viagem, para virdes aqui; portanto, em certo grau, deveis ser srios. Mas, tratemos de averiguar juntos o que entendemos por essa palavra.

A mente vulgar, superficial, pode tambm tornar-se muito "sria"; mas, quando se torna "sria", torna-se tambm algo absurda. No sei se j notastes como as pessoas de mente vazia se mostram, freqentemente, muito srias. So muito loquazes, tomam ares importantes, e para essa mente tudo se torna um problema que cumpre estudar, analisar, penetrar; entretanto, continua a ser uma mente muito pouco profunda. E h, tambm, a mente muito lida, muito hbil no argumentar, no analisar, capaz de aduzir citaes, extradas de seu vasto reservatrio de conhecimentos. Como muito bem sabeis, Asse tipo de mente solerte, incisivo, hbil, mas eu no a chamaria uma mente sria, como assim no o chamaria mente superficial que quer mostrar-se sria. E h, ainda, a mente sentimental, emotiva, que facilmente se apaixona e se deixa levar a um sentimento de superficial qualidade, chamado "devoo"; mas essa mente, para mim, tambm no sria.

Por mente sria entendo aquela que profundamente religiosa. A mente religiosa pode ser intelectual, ser capaz de argumentar, de discutir, mas suas bases se acham num nvel completamente diferente. A mente religiosa no pertence a nenhuma sociedade, grupo ou religio organizada, em particular. Os componentes de tais grupos no so srios, em absoluto, ainda que se tornem monges e freiras, ainda que freqentem a igreja todos os dias ou trs vezes ao dia, ou o que quer que faam. No quero parecer dogmtico ou intolerante, mas ireis perceber, ao prosseguirmos, quanto necessrio, urgente, termos uma mente que no esteja simplesmente a buscar; porque a mente que busca est sempre em conflito. Apreciarei toda esta matria no decorrer destas dez palestras.

O importante termos uma mente que tenta - ou, pensando melhor, prefiro no empregar a palavra "tentar", que uma palavra burguesa, se assim me posso expressar, sem denotar condenao. No dou palavra "burgus o sentido que lhe do os comunistas. Quero apenas indicar que uma mente vulgar, embotada, aquela que diz "tentarei". Seriedade no questo de tentar, questo de ser.

Chamo sria pessoa que est constantemente olhando, observando, atenta a si prpria e a outros, observando seus prprios gestos, palavras, sua maneira de falar, sua maneira de andar; e que est tambm atenta s coisas que a cercam, s presses, s tenses, influncia do ambiente, da "cultura" em que se criou, e totalidade de seu prprio condicionamento. A mente da pessoa que est totalmente atenta, eu chamo mente sria. S essa mente capaz de exame refletido, de dedicar sua energia a descobrir algo alm das coisas construdas pelo homem - algo que se possa chamar Deus, ou como quiserdes.

Assim, eu sinto ser absolutamente necessrio nos conservarmos verdadeiramente srios durante estas trs semanas, se queremos alcanar uma compreenso das coisas que vamos examinar. Como disse, em geral pensamos ser srios; mas, a meu ver, a qualidade que consideramos como seriedade deve ser radicalmente modificada, porque, no sentido em que estou empregando a palavra, ns no somos srios. Muitos dentre vs me tm ouvido falar repetidas vezes - feliz ou infelizmente - nestes ltimos quarenta anos e, se deveras fossem srios, se teriam transformado completamente. E o mundo tem necessidade de tal transformao, de total mutao da mente. Mas essa mutao no pode ocorrer mediante uma certa prtica deliberada, ou pelo aderir a um dado conjunto de sutis idias teolgicas ou prticas. A transformao a que me refiro no se produz por meio de idia - sendo ".idia" uma concluso "racionalizada", lgica, um sistema de palavras e pensamentos, convenientemente organizados. Por mais que possamos organizar o pensamento e atuar em conformidade com ele, por meio desse pensamento e desse atuar no possvel a mutao. Trata-se de coisa toda diferente, de uma qualidade completamente diversa; a esse respeito que vou falar nesta srie de reunies.

Ora, uma das perguntas mais importantes que devemos fazer a ns mesmos esta: at onde, at que profundidade pode a mente penetrar em si mesma? Esta a qualidade de seriedade a que me refiro, porquanto implica que estamos atentos a toda a estrutura de nosso prprio ser psicolgico, como seus impulsos e "compulses"(1), seu desejo de preenchimento e conseqentes frustraes, suas angstias, tenses e ansiedades, suas lutas, e pesares, e inumerveis problemas. A mente que est perpetuamente s voltas com problemas no , de modo nenhum, uma mente sria; mas a mente que compreende cada problema que surge e imediatamente o dissolve, para que no seja "transportado" para o dia seguinte, essa a mente sria.

Mas, por infelicidade, ns somos educados erroneamente. Nunca nos mostramos verdadeiramente srios, a no ser quando se apresenta uma crise, uma exigncia tremenda, ou quando recebemos um golpe terrvel. Ento, tentamos tornar-nos srios, fazer alguma coisa - porm tarde demais. Crede-me, senhores, por favor: isto no sarcasmo de minha parte; estou apenas apontando-vos fatos.

Em que est interessada a maioria de ns? Se temos dinheiro, voltamo-nos para as chamadas "coisas espirituais", ou buscamos entretenimento intelectual, ou discutimos sobre arte, ou damos para pintar, a fim de expressarmos nossa personalidade. Se no temos dinheiro, a maior parte de nosso tempo se consome, dia aps dia, em ganh-lo, e ficamos presos nessa rede de aflio, de interminvel rotina e tdio. Em grande parte, somos preparados para funcionar mecanicamente, numa certa ocupao, entra ano e sai ano. Temos responsabilidades, mulher e filhos para sustentar e, vendo-nos completamente embaraados nas redes deste mundo insano, tentamos tornar-nos srios, tornar-nos religiosos; freqentamos a igreja, ingressamos nesta ou naquela organizao - ou, talvez, ouvindo falar a respeito destas reunies, e estando em frias, vimos ter aqui. Mas nada disso poder realizar aquela extraordinria transformao da mente.

O mundo se acha num estado de crise, e observa-se desintegrao, degenerao. Vemo-nos arrastados por essa onda de degenerao e parecemos totalmente incapazes de mover-nos para fora dela. Pois bem, para que estas palestras tenham algum valor, alguma significao, temos de averiguar o que necessrio fazer, para sairmos desta onda de degenerao. Em maioria, estamos envelhecendo; aqueles que, feliz ou infelizmente, me tm escutado nestes ltimos trinta ou quarenta anos, esto evidentemente muito mais velhos do que estavam quando comearam a ouvir-me. Fisicamente, degeneraram e, mentalmente ... bem, eles prprios sabem melhor do que eu se degeneraram. E durante estas palestras e subseqentes perguntas e respostas, iremos tratar de descobrir por ns mesmos, sem nenhuma sombra de dvida, aquela extraordinria energia que surge espontnea e que, natural e inevitavelmente, nos impelir para fora da onda de degenerescncia. Isso no quer dizer que iremos rejuvenescer, fisicamente - esta uma "daquelas" idias absurdas, fantsticas, romnticas. Eu me refiro a um estado mental interior que no degenera.

Vem a degenerao sempre que h conflito de alguma espcie, e o conflito o que faz de vs isso que comumente se chama "um indivduo". Pelo conflito, desenvolve-se o carter e, como dentro da estrutura psicolgica da atual sociedade sempre h conflito, temos de ter carter. Vede: carter significa resistncia. Para abandonar o mundo e tornar-se monge, um homem necessita de carter. Mas, no estamos falando a respeito de carter, coisa relativamente fcil de adquirir. Estamos falando a respeito da mente que est completamente livre de conflito; pois s essa mente - a mente totalmente livre de toda espcie de conflito, consciente e inconsciente - nenhum problema tem. Se algum problema surge, ela capaz de enfrent-lo e de dissolv-lo imediatamente. Essa mente individual, no genuno sentido da palavra; nica. E parece-me sobremodo importante que sejamos indivduos assim; mas, no o somos.

Falando de individualidade, refiro-me mente que est de todo s. Ainda que tenha passado por mil experincias, ainda que haja tido mil memrias, vivido mil anos, essa mente olhou a si prpria, frente a frente, e j no escrava da estrutura psicolgica da sociedade. Ela est s - o que no significa estar isolada. H enorme diferena entre esses dois estados. A mente que se isola torna-se neurtica. A mente isolada identificou-se com determinada idia ou crena, isto , com uma certa forma de conforto psicolgico; e, quanto mais assim se isola, tanto mais espera ficar livre de conflito. Mas, o prprio processo de isolamento conflito, resistncia. Examinaremos tudo isso enquanto formos prosseguindo; agora, porm, estamos falando a respeito da mente que se individualizou, pelo percebimento de seu prprio "processo", pela compreenso da estrutura, da psique prpria, tanto consciente como inconsciente. possvel ultrapassar o inconsciente; mas este no o momento oportuno para entrarmos. em mincias sobre a natureza do inconsciente e sobre a maneira de ultrapass-lo. O que nesta manh nos interessa estabelecer as bases para nossa ulterior investigao.

Ora, s a mente que est completamente s pode achar a realidade. E existe uma realidade - no uma realidade terica, no uma certa coisa inventada pelos cristos ou pelos hindustas ou experimentada por uns poucos santos, conforme o peculiar condicionamento de cada um, porm uma realidade, uma imensidade que s pode ser descoberta pela mente que percebeu seus prprios movimentos e compreendeu a si prpria.

maravilhoso uma pessoa descobrir por si mesma o que significa compreender uma coisa imediatamente, sem necessidade de palavreados; ver um fato como fato, completamente, sem argumentao. Desse ato de perceber pode-se passar argio, discusso, ao exame das mincias;

mas necessrio ter, primeiramente, essa extraordinria intensidade de percebimento - percebimento sem pensamento - que produz a transformao. Isso poder parecer um tanto absurdo, mas no o , como vereis quando mais tarde o examinarmos.

Olhamos para as coisas, escutamo-las, tal como agora estamos fazendo. O que escutamos so apenas palavras, e estas produzem certas reaes, conscientes ou inconscientes; e estas reaes interpretam o que escutais. Vs j sabeis a respeito de que o orador est falando, pois o vindes escutando h trinta anos; ou, tambm, tendes lido muito, no s sobre o assunto de que est tratando o orador, seno tambm sobre outros mais. Nesse fundo em vs existente, as palavras provocam uma reao, e essa reao vos impede o escutar, vos impede o ver. No sei se alguma vez j observastes, ao verdes subitamente algo muito belo - uma montanha majestosa, um rio de guas rpidas, ou um lindo sorriso de criana- no sei se j observastes de que maneira olhais isso, de que maneira o vedes. No primeiro momento da percepo, nenhum pensamento existe - trata-se de algo to maravilhoso, que no h palavras que o expressem. Mas, um segundo aps, entra em ao a verbalizao, e comeais a interpretar, a traduzir, a recorrer memria. Essa ao impede o ver, impede o escutar.

Pois bem: Mesmo que j me tenhais ouvido muitas vezes, no podemos, no prosseguimento destas palestras, trs vezes por semana, descobrir, por ns mesmos o que esse ato de ver, esse ato de escutar? Se pudermos faz-lo, tudo o mais vir por si, porque o prprio ato de ver produz transformao. Mas, para ver, para escutar, deve a mente estar completa e espontaneamente quieta sem ter sido forada, disciplinada para a quietude. S a mente verdadeiramente quieta pode escutar, pode ver, e no aquela que tem uma infinidade de problemas. Ao perceber a mente que no pode ver, por causa de seus numerosos problemas, esse reconhecimento da prpria incapacidade de ver d origem ao ato de ver.

Tudo isso requer excepcional ateno. Quando sois capaz de ateno completa, no-dividida - no apenas ateno intelectual ou verbal - capaz de estar atento com todo o vosso ser - corpo, mente, emoo - vos achais, ento, num estado de suprema sensibilidade. S ento a mente virtuosa.

Escutai isto, por favor: O homem que luta para alcanar a virtude no virtuoso. O homem que luta para ser bom, generoso, no bom nem generoso, porque a bondade, a generosidade, ou amor, s vem quando a mente se acha to completamente atenta, que nenhum conflito tem.

Espero que venhamos a compreender todas essas coisas no decorrer destas trs semanas, medida que formos avanando. Talvez desejeis fazer agora perguntas atinentes ao que estivemos dizendo, e possamos examinar algumas delas.

PERGUNTA:A deteriorao mental que se est processando em cada um de ns no resulta de distrao?

KRISHNAMURTI: Ora, senhor, por que razo somos distrados? E porque no devemos ser distrados? Enquanto vos falo, distrao escutar aquela corrente, escutar os pssaros, ver as folhas reluzindo ao sol? Isso, por certo, s se torna distrao, se desejais afastar tudo mais para o lado, a fim de vos concentrardes no que estou dizendo. Distrao denota conflito, no achais? Desejais prestar

ateno ao que estou dizendo, mas a mente se desvia para o pssaro, o rio, o trem, a folha. Resistis a essas fugas da mente, desejais det-las, obrigar a mente a voltar e, da, por conseguinte, resulta distrao, conflito. Mas, se, ao contrrio, puderdes escutar ao mesmo tempo a corrente e o que se est dizendo, no h distrao, no h contradio. Porque estais atento, no estais lutando contra a distrao. No momento em que se luta contra a distrao, h conflito e, por conseguinte, deteriorao.

Assim, para a mente que est atenta no h distrao. Experimentai o que estou dizendo. Escutai a corrente, ficai cnscio do pssaro que canta, notai aquela folha - se a estais vendo como eu a vejo, daqui - reluzindo ao sol, vede todas estas pessoas aqui presentes, vestidas de diferentes cores, olhando em direes vrias, escutando em diferentes posturas, e no vos irriteis com a importunao destas moscas. Vereis ento que no haver distrao alguma, e a mente estar, por conseguinte, sobremaneira vigilante. Mas a mente que est sempre a lutar contra a distrao, porque deseja concentrar-se numa dada coisa, acha-se em conflito e, por conseguinte, num estado de deteriorao.[sumrio]

PERGUNTA: possvel o crebro ficar quieto, alguma vez?

KRISHNAMURTI: Este com efeito um problema tremendo, uma vez que o crebro produto do tempo; ele vem existncia pela associao, por meio de reaes nervosas, e acumulou durante sculos um cabedal de memria ou conhecimento instintivo, mediante o qual reage. Isto um fato, e no uma explicao pessoal de cunho especulativo. O crebro humano desenvolveu-se, do macaco ao homem primitivo e deste ao homem civilizado. Aprendeu, acumulou vastssima experincia. Sabe quando h perigo, busca o prazer e procura evitar a dor. Tem inumerveis desejos, ambies, impulsos, exigncias, todos a solicit-lo em diferentes direes.

Ora bem, em vista de tudo isso, a questo se possvel ao crebro - que acumulou to extraordinria soma de experincia, na forma de memria, e que, neurologicamente sensvel, est sempre escuta, observando, sentindo, interpretando - se possvel ao crebro, em tais condies, ficar completamente quieto. Pode ele manter-se ativo, sensvel, e ao mesmo tempo completamente tranqilo? Digo que pode, no teoricamente, porm de fato; e s ento que a mente, o crebro, capaz de meditao. O ato da meditao uma coisa maravilhosa - mas no tratarei disto nesta manh.

O interrogante, pois, deseja saber se possvel ao crebro tornar-se quieto - esse crebro to altamente desenvolvido, com seu enorme cabedal de memria, mediante o qual est constantemente reagindo. Sendo produto de associao, experincia, de memria, resultado do tempo, pode, em algum tempo, o crebro ficar quieto? A maioria das pessoas se acha em conflito, dividida por inumerveis desejos: desejo de preencher-se, pintando, escrevendo, fazendo isto ou aquilo. Desejam tornar-se conhecidas, tornar-se algum, neste mundo monstruoso e estpido. E, nessas condies, pode o crebro - que tanto o consciente como o inconsciente - ficar totalmente silencioso? Se pode, de que maneira poder saltar de um estado para o outro? Iremos examinando esse problema enquanto formos prosseguindo.[sumrio]

PERGUNTA:Quando olhamos uma flor, em conseqncia da associao e da memria, lhe damos nome imediatamente, dizemos que uma rosa ou uma violeta. Dado que esta verbalizao instantnea, que se pode fazer a esse respeito?

KRISHNAMURTI: Entendestes a pergunta? Por favor, no penseis que estou fazendo pouco de vs; mas entendestes, todos, esta pergunta? Sim? Muito bem.

Ora, isso tambm no acontece convosco? Quando olhais uma flor, no dizeis imediatamente que uma violeta, que isto ou aquilo? Quando olhais para uma mulher, um homem, um amigo, no dizeis que fulano de tal? E quando se verifica esse processo de dar nome, ele vos impede de escutar com uma mente fresca o que essa pessoa est dizendo; ou, no estais verdadeiramente olhando a flor, porque vossa mente se prendeu a uma palavra, com todas as respectivas associaes, provindas do passado. Assim, que sucede realmente? Vamos analis-lo rapidamente, e vereis o que sucede.

Ao verdes uma certa flor, vossa reao imediata dizer que um narciso, porque, por efeito do tempo e da instruo que recebestes, tal flor est associada em vossa mente palavra "narciso", de modo que vossa memria reage prontamente com esse termo. Assim, que aconteceu? Destes nome coisa que vedes, dizeis que um narciso; e, com lhe dardes nome, fixastes mais ainda, em vossa memria, essa imagem, com todas as suas associaes. Esse processo de dar nome vos impede de olhar a flor "no botanicamente", isto , sem vosso cabedal de conhecimentos botnicos. Compreendeis?

Ora, possvel olhar sem dar nome? Podemos olhar para outro ser humano, sem denomin-lo alemo, russo, comunista, capitalista, hindusta, negro, isto ou aquilo? Por certo, para podermos olhar sem dar nome, temos de estar livres das palavras. Vossa mente escrava das palavras, porque sem elas no podeis pensar. Para qualquer espcie de comunicao, tendes de empregar palavras, e cada palavra tem suas associaes, suas nuanas de sentido. Mas, sois incapaz de esquecer a palavra e olhar. Deveis perceber a existncia, em vs mesmo, desse extraordinrio processo de dar nome, de associar; deveis perceber o desmedido valor que damos s palavras, em conseqncia de nossa educao e de nossa memria. O perceber, em sua inteireza, esse processo, e dele libertar-se, requer extraordinria vigilncia. Se o tentardes - "tentardes" no, se o fizerdes, tereis a possibilidade de descobrir. No tem sentido "tentar uma coisa". Ou a fazemos, ou no a fazemos.[sumrio]

PERGUNTA:Ao percebermos uma rvore ou uma flor, h geralmente dois estados mentais, um subseqente ao outro. Por uns segundos no estamos cnscios de estar olhando, estamos simplesmente olhando; mas, um momento aps, comeamos a traduzir o que vemos em conformidade com nossas idias estabelecidas, queremos verificar se pode ser fotografada, etc.

KRISHNAMURTI: Exatamente, senhor. Olhais aquela montanha, imensa, majestosa, e a prpria beleza dela apaga a vossa conscincia, torna-a quieta por um segundo. Depois, recuperando-vos do choque, comea a funcionar todo o "processo" da memria.

Esta pergunta exige muito exame. Nos primeiros segundos a conscincia est quieta, como resultado de uma influncia: a beleza da rvore, da montanha, vos empolgou, tornando-vos quieto. Mas, esta a verdadeira quietude? No um "processo" que se est verificando continuamente, no mundo? Se ides igreja assistir missa, a beleza, o aparato dessa cerimnia vos comunica um extraordinrio sentimento de fervor, de temor, inspirao, e vos tornais quieto. Mas isso no um "processo" de narcotizao da mente? Segui, por favor, o que estou dizendo.

Se algo de externo, por influncia de sua beleza, de sua majestade, de sua pompa, fora a mente a quietar-se, est vigilante esta mente? Ou a mente vigilante aquela que j se acha em silncio ao ver a montanha; ou que, no tendo sido silenciada pela beleza do que v, no se envolve em verbalizao? Essa mente observa sem dar nome, acha-se permanentemente num estado de silncio - mas, no quero empregar esta palavra, "permanentemente", porque podeis compreend-la mal. Pois isso o que desejais - quereis conquistar tal estado, para nele ficardes permanentemente - o qu pura infantilidade.

Vede primeiro, o problema, a beleza do problema. Um incidente faz-nos silenciar momentaneamente: um acidente de automvel, a vista de uma montanha majestosa ou de uma bela rvore, a morte de algum que amamos. Depois, comea o "processo" de verbalizao, de dar nome, associar, dizer "estou desolado", ou "que beleza!" Todos conheceis esses dois estados: o estado de silncio forado, seguido do estado de perptua verbalizao. Surge, assim, o problema: Como alcanar aquele estado em que a mente possa olhar sem dar nome; aquele silncio no ocasionado pela grandeza de algum, ou pela imponente grandeza de uma montanha? No sei se compreendestes o problema.[sumrio]

PERGUNTA:Qual a relao do indivduo com a sociedade?

KRISHNAMURTI: Qual a relao do indivduo - o indivduo real, a cujo respeito tenho falado - com a sociedade? E qual a nossa relao atual - a relao do chamado "indivduo" - com a sociedade? E que se entende por "relao"?

Comecemos com a "relao". Que se entende por esta palavra? Estar em relao estar em contato, em comunho com outro que me entende e a quem eu entendo; ter camaradagem, amizade com outro.' Quer se trate da relao de marido e mulher, entre pai e filho, quer da relao do indivduo com a sociedade, tal palavra tem para ns um sentido de comunho, de contato, fraco ou forte, superficial ou profundo. Penso ser isso o que em geral entendemos por "relao".

Ora, ns estamos em relao com algum? Estais em relao com vossa mulher ou marido? Por favor, investigai esta questo, sem meramente presumirdes que estais. Para estardes em relao com algum, deveis estar em contato com a pessoa, no apenas fisicamente, mas tambm emocional, intelectualmente - em todos os nveis. E estamos? Parece-me que no. Nossas atitudes, nossas atividades, nossas arrogncias, nosso orgulho, nos isolam; e, nesse estado de isolamento, procuramos estabelecer uma relao com outro, com a sociedade. Isto um fato, no inveno minha. Ns gostaramos de estar em relao, mas no estamos. Nesse "processo" que chamamos "relaes" - as quais constituem a sociedade - julgamo-nos indivduos, porque temos nome, famlia, conta no banco; nossos rostos diferem, trajamo-nos diferentemente, etc. etc. Tudo isso nos d um peculiar sentimento de individualidade. Mas, somos indivduos reais, ou mero produto condicionado de determinada sociedade, de determinadas influncias ambientes?

Ser indivduo ser nico, interiormente distinto, tranqilo, s. A mente que est s encontra-se liberta de todo o seu condicionamento. E qual a sua relao com a mente que se acha condicionada? Qual a relao de uma mente que livre, com outra que no o ? Pode haver relao entre elas? Se vs vedes e eu no vejo, que relao h entre ns? Podeis ajudar-me, guiar-me, dizer-me isto, aquilo ou aquilo outro; mas s pode haver entre ns um estado de relao, no exato sentido da palavra, quando ambos vemos, isto , quando podemos comungar imediatamente, no mesmo nvel e ao mesmo tempo. S ento,

por certo, h possibilidade de comunho - que amor, no achais?[sumrio]

(1) Compulsion: Impulso irresistvel execuo de atos irracionais (Die. "Webster Collegiate") N. do T.

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

2 - O conflito e a deteriorao da mente


9 de julho de 1963

SEMPRE acho um tanto difcil comunicar com exatido o que desejamos dizer. Temos de usar palavras. H outros meios de comunicao, mas podem conduzir a erro e, por conseguinte, devemos desconfiar deles. As palavras, tambm, podem ser torcidas; h muitas nuanas de sentido para cada palavra e, quando, se est comunicando algo que no puramente objetivo, requer-se certa flexibilidade da parte do ouvinte, certa sutileza da mente, uma qualidade no inerente s prprias palavras. Em qualquer lngua de que nos servimos - o francs, ou o ingls, ou o italiano - sempre difcil, penso eu, ultrapassar as palavras e apreender o verdadeiro significado daquilo que o orador deseja transmitir. Isso exige resoluta reflexo, penetrao, discernimento, e no simples argumentao, hbeis explicaes ou anlises sutis.
Para mim, o mais importante na vida termos uma mente religiosa, porque, ento, tudo o mais entra no correto estado de relao - tudo; ocupaes, sade, casamento, sexo, amor, e os inumerveis problemas e tribulaes que a vida nos oferece - tudo compreendido. A mente religiosa no uma coisa facilmente alcanvel, mediante a leitura de uns poucos livros, a audio de uma srie de palestras, ou pelo nos exercitarmos para uma certa postura. Mas, eu acho que ns precisamos de uma mente assim, e Oxal possamos encontr-la no decorrer destas palestras - no deliberadamente, no mediante qualquer espcie de cultivo, ou pelo desenvolvimento de certa capacidade, mas encontr-la "no escuro", inesperadamente, sem o sentirmos.

A mente, que inclui tanto o consciente como o inconsciente, , como j observamos, um vasto campo de contradio. Est toda envolvida em ingente luta, dilacerada por muitos conflitos, batalhas, choques do desejo; e, em tais condies, a mente no tem possibilidade de compreender o que significa ser religioso. O que quer que faa - se vai igreja, se l livros sagrados, ou se executa qualquer das demais coisas que costumamos fazer, em nossas pueris tentativas para descobrir se h Deus, se h vida futura, etc. essa mente nunca encontrar aquele extraordinrio estado religioso. Eis porque acho to importante, principalmente durante estas trs semanas, que estejamos profundamente cnscios deste campo interior de conflito. Parece-me que so raros os que esto perfeitamente cnscios desta batalha incessante que se trava continuamente dentro de cada um de ns; e, como estive mostrando outro dia, o importante no o que cumpre fazer em relao a isso, porm o importante que o vejamos, porque o prprio ato de ver a coisa libertador.

Desejo, pois, nesta manh, apreciar o fato relativo ao conflito e degenerao - pois os dois andam juntos, no so separados. Onde h conflito, consciente ou inconsciente, profundo ou superficial, ele destri a sensibilidade, a sutilidade, a agilidade da mente. O conflito produz embotamento, insensibilidade. Por conflito entendo "ter problemas"; e, para estarmos livres de conflito, de contradies, temos, por certo, de compreender essa coisa que se chama "conscincia", "mente" - a coisa que somos.

Vou examinar isso, no terica, abstratamente ou de maneira explicativa, mas examin-lo - assim espero - com vossa cooperao. Isto , vs e eu iremos "viajar" juntos; no ireis apenas escutar-me, porm, no prprio ato de escutar, observar o processo de vossa prpria conscincia.

Como sabeis, h duas maneiras de olhar uma coisa. Ou a olhamos, porque nos disseram que devemos olhar e o que devemos procurar; ou olhamos porque desejamos descobrir, e, assim, pomo-nos a caminho para descobrir. Quando sentis fome, tratais de comer, ningum precisa dizer-vos nada. Mas, o dizerem-vos que deveis comer e o sentirdes fome so duas coisas inteiramente diferentes. Este ponto, pois, nos deve ficar bem claro. No estou dizendo que deveis olhar ou o que deveis procurar, mas vamos olhar juntos, e juntos vamos descobrir. Isso ser para cada um de ns uma experincia "de primeira mo", porque nenhum de ns est dirigindo o outro. Espero que isto esteja claro.

Este um problema muito complexo, e para o examinarmos necessitamos de uma mente que seja capaz de olhar, de observar, sem logo dizer: "O que estou vendo me agrada, gosto disso", ou "No me agrada, no gosto disso." Necessitamos de uma mente "cientfica", uma mente que no desfigure, que no d colorido quilo que v. O importante produzir uma transformao no mesmo processo de nosso pensar, na prpria matriz, na prpria composio da mente. E' necessria uma revoluo - no revoluo econmica ou social, porm revoluo na conscincia, no verdadeiro centro de nosso ser; e tal revoluo s pode ocorrer quando se compreende esta questo do conflito. O conflito, em qualquer nvel da conscincia, superficial ou profundo, o fator da deteriorao.

No aceiteis isto, simplesmente; no aceiteis nada do que diz este orador. Mas tratemos de examinar juntos este problema do conflito, palavra que para mim significa auto-contradio, autocompaixo, e impulso para o preenchimento, com sua inevitvel frustrao. H ajustamento, imitao, e a contradio inerente ao desejar alterar o que para outra coisa que chamamos "o ideal" - a contradio entre o que eu sou e o que eu deveria ser. A contradio envolve competio, o desejo de ser uma pessoa admirvel, famosa, com todas as concomitantes lutas, o batalhar, o ansiar, o medo de no ser algo, a agonia do desespero; tudo isso, e muito mais ainda, est contido na palavra "contradio", e o fator da deteriorao.

Somos educados para viver em conflito perptuo: econmica, moral e espiritualmente, nossa sociedade est baseada no conflito, e todos os instrutores religiosos nos tm dito que devemos disciplinar-nos, que devemos lutar para sermos ou nos tornarmos algo. Temos sempre o modelo, o heri nacional ou religioso; imitamos o santo, o Salvador, aquele que atingiu a meta; h sempre esse abismo entre o homem que sabe e o homem que no sabe e se acha numa luta perptua para saber: o estpido que luta para se tornar inteligente. Tal a estrutura psicolgica de nossa sociedade. Somos impelidos pela ambio, adoramos o sucesso e condenamos o malogro; multiplicamos nossas angstias e vivemos numa luta incessante para nos libertarmos delas.

Esta batalha se trava continuamente, quer estejamos dormindo, quer acordados, quer saiamos a passeio, quer fiquemos sentados, imveis. Tal nosso destino; para ele fomos educados, e o aceitamos. o estado em que vivemos. Nessas condies, a mente nunca est lcida, porm sempre confusa, sempre em contradio consigo mesma.

Observai, por favor, vosso prprio estado. Mas, de que maneira vos observais? Observais como um observador que observa algo separado dele prprio, caso em que h uma diviso, uma contradio entre o observador e a coisa observada? Ou observais sem a presena do observador? Segui isto, por favor, porque importante. Quando estamos observando o processo extremamente complexo de nossa prpria conscincia, cuja vera essncia o conflito, devemos compreender o que entendemos por olhar, observar. Estou certo que a maioria de ns observa como algum que o faz pelo lado de fora a olhar para dentro. Estais cnscios de vossos conflitos, e estais a observ-los como censor, como juiz, como observador separado da coisa observada. isso o que em geral fazemos, e isso o que nos impede de compreender esta coisa to complexa que se chama "conflito" - seu enorme peso e contedo, suas variedades. Quando observais como quem est de fora a olhar para dentro, criais, sem dvida, conflito, no achais? No estais compreendendo o conflito, porm, apenas, tornando-o maior. Cnscio do conflito existente em si prprio, o observador diz: "Preciso alterar isto; no gosto de conflito. Gosto do prazer". O observador, pois, tem sempre essa atitude de julgar, de censurar, e, quando se observa dessa maneira, no se est compreendendo o conflito; pelo contrrio, ele est sendo multiplicado. Tornei bem claro este ponto?

Para mim, todo o processo psicanaltico redunda em intensificao do conflito, e no pode dar a libertao do conflito. Eu gostaria que percebsseis este fato, de uma vez por todas, que percebsseis sua verdade e beleza, pois sabereis, ento, o que significa olhar, no com olhos de censor, porm, olhar, simplesmente. Se olhardes com olhos de censor, ireis aumentar vosso conflito; mas, se observardes, sem ser de um centro, comeareis a compreender esse "processo" extraordinrio que se chama a conscincia, que a prpria essncia do conflito, da luta, que um lutar incessante para "vir a ser", reprimir, alcanar.

Observais aquelas montanhas cobertas de neve, aqueles morros e vales, e a terra verde; e como os observais? Vede-os de um centro que analisa? Ou vedes, simplesmente, sua beleza extraordinria? H, decerto, diferena entre percepo e anlise. Se se v com certa clareza esta diferena, ento, ficar tambm claro que a anlise no produz nenhuma revoluo. A anlise poder ajudar-vos a ajustar-vos sociedade, a remover algumas de vossas peculiaridades, de vossas idiossincrasias, de vossas neuroses; mas no disso que estamos tratando. Estamos falando de coisa muito mais fundamental do que o mero ajustamento a uma sociedade corrompida. Anlise supe analista e coisa analisada. O analista o censor, o juiz que examina, que interpreta, que condena ou aprova o que se est vendo, e, por conseguinte, cria mais conflito. No isso, absolutamente, o que estamos fazendo; estamos fazendo coisa completamente diferente, isto , tratando de compreender o conflito existente, no s no exterior, no mundo, mas tambm em nosso interior. Estou empregando a palavra "compreender" no sentido de "observar sem tomar posio". Quando assim procedeis, j tendes um campo de observao em que no existe conflito. No sei se estais percebendo a verdade disso.

Sabeis to bem como eu que h conflito exterior. Uma nao est colocada contra outra nao, e os governos soberanos, com seus exrcitos, se acham constantemente na iminncia de guerra. Vemos

competio, antagonismo criado pelas divises de raa e de classe, e a batalha constante do Oriente com o Ocidente, dos que esto bem nutridos com os milhes que padecem fome na sia. Observa-se um "explosivo" aumento de populao, com sua ameaa de fome geral, e a sombra temerosa de uma guerra nuclear. Tudo isso so fatos bvios, est nos lbios de todos os polticos, de todos os reformadores - a guerra fria que ora se verifica e que, a qualquer momento, poder tornar-se "quente".

E h, tambm, a batalha interior que se trava em cada um de ns: autocontradies, problemas no resolvidos e aqueles que s foram temporariamente resolvidos - produzindo, tudo isso, sua marca na mente. Desejamos ser pessoa importante, famoso pintor, escritor, orador, importante homem de negcios, e, se no o conseguimos, sentimo-nos frustrados - o que acarreta mais outra forma de conflito.

Temos, pois, conflito exterior e conflito interior; e o exterior no difere essencialmente do interior. So ambos parte do mesmo movimento, semelhante ao vaivm da mar. Separ-los coisa absurda, estpida, porque so uma s e mesma coisa. Deveis atender ao problema como um todo, e no dividi-lo em "interior" e "exterior"; do contrrio, nunca sereis capaz de compreend-lo. No momento em que separais o exterior do interior, aumentastes o conflito em que vos vedes envolvido.

Ora bem, vendo-se essa batalha incessante, essa autocontradio de cada um, que cumpre fazer? O conflito interior poder envidar um certo esforo, produzir um certo resultado. Pode, e no raro o faz, produzir quadros, poemas, literatura, movimentos religiosos (assim chamados), mas tudo isso permanece no campo do conflito, fator de degenerao. "Ajuda" outros a degenerar. Isto bem bvio. Assim, toda forma de conflito, quer dele estejamos cnscios, quer no, e toda ao resultante desse conflito, constituem fator de degenerao.

Por favor, no aceiteis o que estou dizendo, porque, aceit-lo significa apenas concordar verbalmente; e aqui no estamos para concordar ou discordar verbalmente. Isto aqui no uma sociedade de debates.

Vede, h sculos e sculos que estamos sendo criados nesta idia de que precisamos lutar para ser ou alcanar algo. Lutamos para ter xito neste mundo, e pensamos tambm que pelo conflito alcanaremos a divindade, ou criaremos algo, no sentido artstico ou religioso. Vede os inumerveis santos que consigo mesmos batalharam para alcanar um estado considerado espiritual, e como tal reconhecido pelas igrejas. O conflito, pois, uma "instituio" veneranda, coisa divinizada por ns. Vemo-lo representado em antigas pinturas egpcias e nas cavernas de Lescaux, onde se retrata o homem em batalha com os animais, o bem contra o mal, na esperana de que o bem prevalea sobre o mal. O conflito um processo histrico; como uma vaga descomunal que constantemente nos colhe - e dessa vaga fazemos parte.

Ora, para vermos o conflito - esse processo histrico-social de que fazemos parte - como fator deteriorante, necessitamos de muita ateno e de verdadeira inteligncia. Em maioria, no reconhecemos o conflito como fator de deteriorao, porque nos habituamos a ele. Na escola, nos negcios, em tudo o que fazemos, o conflito, a rivalidade nossa maneira de vida, e ningum quer admitir que ele seja profundamente destrutivo. Uns poucos podero admiti-lo teoricamente, mas no de fato. Assim, examinemos isso.

Como disse, h muitas variedades de conflito. As pessoas ditas religiosas tm suas variadas disciplinas. Controlam, subjugam a si prprias; ajustam-se a um padro que chamam espiritual, ou imitam um certo heri; aceitam a autoridade de um salvador, de um instrutor e, de acordo com seus ditames, lutam para viver. Se so verdadeiramente srias - como os monges cristos e certas pessoas da ndia que renunciaram ao mundo - sua vida uma perene batalha de autocontrole, autodisciplina.

E, consideremos nossa prpria vida. Alguns dentre vs talvez fumem. Podeis achar absurdo ser-se escravo de um hbito; entretanto, quanto vos difcil abandonar uma coisa to insignificante como o hbito de fumar, quantas torturas isso vos custa! Da resulta conflito; e, naturalmente, quando se trata de coisas mais emocionais, como o sexo, etc., o conflito se torna indizvel agonia. Mas, estais acostumados com o conflito, que se vos tornou hbito, vossa maneira de vida. O conflito foi santificado, tornou-se respeitvel; e, se vem uma pessoa, como eu, dizer-vos que se pode viver sem conflito, ou vos tornais sardnico e dizeis "Pobre coitado!", ou procurais imitar sua maneira de vida e, por conseguinte, de novo vos vedes em conflito.

Como disse, quer estejamos cnscios disso, quer no, a totalidade da conscincia, tudo isso que chamamos pensamento, conflito - pensamento como palavra, como smbolo, pensamento como reao da memria, no s a memria de ontem, mas a de muitos milhares de dias passados. E, se no penssseis, que aconteceria? Ficareis vegetando, satisfeito com o que sois, qual uma vaca? Ou "no pensar nada" representa um estado extraordinariamente vital, significando que compreendestes e vos libertastes completamente dessa reao mecnica da memria, que o crebro, a "responder" com todas as suas acumulaes de experincia, na forma de conhecimento?

Em geral, desistimos do esforo de nos libertarmos do conflito e deixamo-nos levar pela corrente, permitindo, assim, que a mente se embote; e se o conflito se torna demasiado doloroso, recorremos a uma crena em Deus, esperando, dessa maneira, encontrar a paz; mas isso, mais cedo ou mais tarde, se torna outra fonte de conflito. Ou, receando que, se nenhum conflito tivssemos, iramos vegetar, embotar-nos, quedar-nos satisfeitos, conservamos bem afiado o gume do conflito, argumentando intelectualmente com outros, lendo e instruindo-nos sobre as mais variadas matrias. Mas, h uma maneira de nos abeirarmos deste problema, que requer inteligncia na forma mais elevada, a mais alta sensibilidade, e esta maneira : observar, estar cnscio de todo esse processo de conflito, sem fazer escolha. Se nele entrardes, vereis que, nesse estado de percebimento, vossa mente compreende imediatamente todo problema que surge, de modo que no se proporciona ao conflito solo para enraizar-se.

Pois bem. sobre isto que vou falar, e no sobre como fugir ao conflito - o que, afinal, o que fazeis, recorrendo ao vosso deus predileto ou ao vosso analista favorito; vou falar sobre como compreender negativamente todo esse processo de conflito. Por compreenso negativa entendo o estado em que a mente olha um problema, ou uma montanha, sem "verbalizar": ela, apenas, olha. o estado da mente que no interpreta, que no censura ou escolhe, mas est cnscia sem escolha. A mente, ento, no diz: "Gosto disto e no gosto daquilo" - porm apenas observa com uma ateno total; e nesse estado mental vereis que toda espcie de conflito, em qualquer nvel de vosso ser, terminar. A mente sem conflito a nica mente religiosa; mas, ainda no conheceis esse estado. E por mais encantados que vos sintais com minha descrio, isso nenhum valor tem.

Para o homem ou a mulher que deseja verdadeiramente compreender a beleza, o extraordinrio

significado de uma vida livre de conflito - e eu digo que essa vida possvel - a coisa mais importante que se esteja totalmente cnscio de todo o contedo da conscincia. Estar "totalmente cnscio" no significa analisar, porm, simplesmente, observar. E a est nossa maior dificuldade, porquanto, atravs de um milnio de hbito, vimos sendo exercitados para julgar, para condenar, para comparar, para identificar-nos; esta nossa reao instintiva e, por conseguinte, nunca observamos realmente.

Assim, podeis, vs que viveis num mundo feito de conflito, que mantm o conflito atravs de preenchimentos e frustraes, e que exige que tambm vivais em conflito, num estado de auto-contradio - podeis, pela compreenso, pela sensibilidade a todo esse processo, ficar totalmente livres de conflito? Por certo, s a mente sem problemas, sem as cicatrizes do conflito, inocente; e s a mente inocente pode conhecer o Imensurvel.

Bem, discutamos agora o que estive dizendo nesta manh.

PERGUNTA:Qual a real funo do pensamento?

KRISHNAMURTI: De fato no o sei, mas averigemos. O pensamento tem alguma importncia? Se a tem, qual a sua significao em nossa vida? No estamos apresentando opinies a este respeito. No se trata do que vs pensais, do que eu penso, ou do que outro pensa; isso nenhum valor tem. Vamos investigar a verdade contida na questo. Para tal, temos de "hesitar", de esperar, olhar, escutar, tatear em redor, e no apenas repetir uma reao ou lembrana. Tendo lido um certo livro de filosofia, ou sobre o pensar, podeis lembrar-vos do que lestes e fazer citaes; mas, no estamos aqui para citar o que outros disseram. Aquele senhor fez uma pergunta muito sria. Estive dizendo que pensamento conflito, que o pensamento destrutivo, e ele recolheu o que eu disse e agora pergunta - "Que quereis dizer com isso? Se o pensamento destrutivo, qual ento a verdadeira funo do pensamento? Qual o lugar certo do pensamento em nossa vida?"

Ora, antes de respondermos a esta pergunta, precisamos averiguar o que pensar, no achais? Podemos dar-lhe a devida "colocao", dar-lhe o significado correto. Mas, se no compreendemos o inteiro processo do pensar e nos limitamos a dizer, em resposta, umas poucas palavras, isso no resolve a questo.

Assim, que pensar? Por favor, no me respondais; muito fcil dizer o que pensar, mas, se o fazemos, pomos fim nossa investigao. Fao-vos uma pergunta: Que pensar? E que ocorre, ento? H um desafio, na forma de pergunta, e vs "respondeis" a esse desafio. Entre minha pergunta e vossa resposta h uma demora, um intervalo de tempo, durante o qual a memria est em funo. Dizeis para vs mesmo: "Que significa isso? Onde li alguma coisa a este respeito?" etc. etc. Se a pergunta vos muito familiar, se vos pergunto vosso nome, vossa resposta imediata, porque no necessitais de pensar. Mas, se vos pergunto algo que no conheceis perfeitamente, hesitais, ocorre um intervalo de tempo, durante o qual estais a buscar, a pesquisar em vossa memria. Vosso pensar, por conseguinte, reao de vossa memria, pois no? Ide devagar, por favor; muito interessante entrar nisso com vagar.

Se se trata de uma pergunta com que estais familiarizado, vossa resposta instantnea. Quando no estais bem familiarizado com a pergunta, necessitais de tempo, e durante este perodo estais revolvendo

a memria em busca da resposta. E, quando se faz uma pergunta sobre a qual vossa memria nenhuma informao recolheu, ento, olhais, pesquisais e, por fim, dizeis: "No sei". (a) Vossa resposta instantnea; (b) precisais de tempo para responder; (c) dizeis "No sei". Mas, quando dizeis "No sei", estais esperando saber, esperando ser informado, esperando, at irdes biblioteca procurar a resposta; estais na expectativa de uma resposta. Assim, quando dizeis "No sei", esse "no sei" condicional. Esperais saber, daqui a uns dias, ou daqui a alguns anos - e isso condicional. Mas h tambm (d), que dizer "no sei" e que no condicional; a mente no est esperando, no est olhando, na esperana de encontrar uma resposta. Ela diz, simplesmente "No sei".

Pois bem, (a), (b) e (c) constituem um processo de pensar, no? Se perguntardes a um cristo se Deus existe, ele responder prontamente "Naturalmente, existe". Se fizerdes a mesma pergunta a um comunista, ele dir "De que estais falando? Naturalmente no existe". Seu deus o Estado, mas isso outro assunto. Assim, nossa "resposta" a qualquer desafio est em conformidade com o nosso condicionamento, em conformidade com a nossa memria. Se a memria precisa, clara, ativa, viva, nossas respostas sero fortes, e isso constitui todo o processo do que chamamos "pensar". Nosso pensar, simples ou complicado, inculto ou muito erudito e cientfico, est baseado nesse processo.

Mas, h o ponto em que dizeis "Com efeito, no sei" - e no estais esperando resposta. Nenhum livro vos pode informar. No h memria para dizer: "Aqui est!" Isso, por certo, muito diferente dos outros trs processos; (a), (b) e (c) no so a mesma coisa que (d), em que todo o pensar parou, porque no sabeis e no esperais ser informado.

Ora, de que ponto de vista estais fazendo a pergunta: "Qual o exato valor do pensamento?". com o fim de receber uma resposta, como em (a), (b) e (c)? Ou fazeis a pergunta no estado mental representado por (d), no qual no h pensamento? E, que relao tem o pensamento com o estado mental representado por (d)?

Estou-me explicando claramente, ou isso se est tornando complexo demais?

O pensamento tem valor, num certo nvel, no verdade? Quando vos dirigis ao escritrio, quando fazeis algo em qualquer esfera de atividade, o pensamento, obviamente, tem valor; em todas essas coisas h necessidade do pensamento. Mas, tem algum valor o pensamento quando dizeis "No sei", isto , quando a mente percorreu (a), (b) e (c), e se acha num completo "estado de no saber"?

Conforme apontei, se sois cristo e algum vos pergunta se existe Deus, respondereis com o vosso condicionamento, e vosso pensar ter ento um certo "valor", dependente de vosso cdigo de moralidade, da maneira como vos comportais, de freqentardes, ou no, a igreja, etc. etc. Mas o homem que diz "No sei se h Deus ou se no h" - que no afirma nem nega a existncia de Deus, e que verdadeiramente se acha num estado de "no saber", - esse homem no exerce o pensamento para descobrir; porque, se exerce o pensamento para descobrir, reverte ao conhecido. Estais percebendo?

Ora, eu tenho de rejeitar os trs pontos, (a), (b) e (c), a fim de descobrir. Compreendeis? Tenho de rejeitar toda a estrutura do conhecimento e crena, para achar-me no estado de "no saber". No h ento exerccio do pensamento, em nenhum modo, e por conseguinte minha mente no d valor ao

pensamento. Mas, naturalmente, o pensamento tem seu valor, em todas as outras esferas.

O conhecimento se acumulou mediante a experincia, mediante o pensamento; e o pensamento, que ele prprio produto do conhecimento, tem importncia na esfera do conhecimento. Nesta esfera, necessitais do pensamento. Mas, o conhecimento, que o conhecido, no vos ajudar a achar o desconhecido. A mente, pois, precisa estar livre do conhecido - e esta uma de nossas dificuldades.

Espero que tenha algum significado para vs tudo o que estivemos dizendo.[sumrio]

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

3 - Liberdade e religio
11 de julho de 1963

PARA muita gente, a religio provavelmente uma espcie de entretenimento. Os velhos recorrem
religio, e o mesmo fazem as pessoas algo neurticas. Com a palavra "religio", refiro-me no s s igrejas organizadas, com toda a segurana interior que oferecem, mas tambm s variadas e extravagantes formas de crena, dogma, ritual a que aderem tantas pessoas. A religio, para a maioria das pessoas, no coisa sria. Na Rssia, o governo est atualmente permitindo a religio organizada, porque, politicamente, ela no tem muita importncia; no contm o germe da revolta, no um centro revolucionrio e, portanto, deixam-na existir.

E qual ser a importncia que tem a religio na vida de cada um de ns, aqui presentes? Por "religio" estou agora entendendo algo inteiramente diferente, algo to importante, se no muito mais importante do que ganhar o prprio sustento. Para mim, religio algo a que damos todo o nosso corao e mente e corpo - tudo o que temos. No uma espcie de passatempo, ou coisa a que recorremos quando j velhos, "com um p na cova", porque no temos mais o que fazer; algo que se torna "devastadoramente" importante, extremamente necessrio, como verdadeiro roteiro de nosso viver, do despertar ao adormecer - para que cada pensamento, cada ato, cada movimento de nosso sentir seja observado, considerado, pesado. A religio, para mim, abarca a totalidade da vida. No coisa reservada aos especialistas, aos ricos ou aos pobres, elite ou ao intelectual. E, como o po, algo de que tendes necessidade. E no sei quantos de ns a levam to a srio - o que no significa que se deva ser intolerante, fantico, inacessvel, sectrio, ou uma pessoa excepcional. A religio no exige conhecimento ou crena, porm, to s, extraordinria inteligncia e, tambm, o homem religioso necessita de liberdade, liberdade completa.

Embora falemos de liberdade, a maioria de ns no deseja ser livre. No sei se j observastes este fato. No mundo moderno - em que a sociedade est altamente organizada, onde se observa progresso e mais progresso, onde a produo de utilidades se tornou to vasta e to fcil - o indivduo se torna escravo

das posses, das coisas, e nelas encontra sua segurana fsica e emocional. Por conseguinte, no desejamos realmente ser livres. Por "liberdade" entendo "liberdade total", e no liberdade numa certa direo; e penso que devemos exigi-la, com firmeza, de ns mesmos.

Liberdade diferente de revolta. Toda revolta contra alguma coisa; o indivduo se revolta contra algo e pr algo. Revolta reao, mas a liberdade no o . No estado de liberdade, no estais livre de alguma coisa. Quando estais livre de alguma coisa, estais, com efeito, em revolta contra essa coisa; portanto, no sois livre. Liberdade no significa "estar livre de alguma coisa"; a mente, em si prpria, livre. Este um sentimento extraordinrio: a mente ser livre em si prpria, conhecer a liberdade por amor prpria liberdade.

Ora, se o indivduo no livre, no vejo como possa ser criador. No estou empregando a palavra "criador" no estreito sentido de "homem que pinta quadros, escreve poesias ou inventa mquinas". Tais indivduos, para mim, no so criadores, absolutamente. Podero ter momentnea inspirao; mas, criao coisa muito diferente. S pode haver criao quando h liberdade total. Nesse estado de liberdade, h plenitude, e, ento, o escrever uma poesia, pintar um quadro, ou esculpir uma pedra, tem sentido completamente diferente. J no mera expresso da personalidade, nem resultado de frustrao, nem busca de compradores; coisa toda diferente. Acho que devemos reclamar nosso direito de conhecer esta liberdade, no apenas em ns mesmos, mas tambm no exterior; disto vou tratar por alguns instantes nesta manh.

Em primeiro lugar, acho que devemos diferenar entre liberdade, por um lado, e revolta ou revoluo, por outro lado. Revolta e revoluo so, essencialmente, reao. H a revolta da extrema-esquerda contra o capitalismo, e a revolta contra o predomnio da igreja. H, tambm, revolta contra o Estado policial, contra o poder da tirania organizada - mas, hoje em dia tal revolta no compensa, pois, muito calmamente, "eles" vos liquidam, se desembaraam de vs.

A liberdade, para mim, coisa inteiramente diferente. Liberdade no reao, porm, antes, o estado mental que se torna existente quando compreendemos a reao. Reao "resposta a desafio", prazer, clera, medo, dor psicolgica; e, na compreenso dessa to complexa estrutura de reao, encontraremos a liberdade. Vereis, ento, que liberdade no estar livre da clera, da autoridade, etc. Ela um estado per se, que devemos experimentar por causa dele prprio e no por estarmos contra alguma coisa.

Em geral, estamos interessados em nossa prpria segurana. Precisamos de companhia e esperamos achar a felicidade numa dada relao; queremos ser famosos, criar, expressar-nos, expandir-nos, realizar-nos; queremos poder, posio, prestgio. Em grau maior ou menor, isso, com efeito, o que interessa maioria de ns; e liberdade, Deus, verdade, amor, se tornam algo que se procurar depois. Assim, como disse, nossa religio uma coisa superficial, uma espcie de entretenimento sem muita importncia em nossa vida. Satisfazemo-nos com trivialidades e, por esta razo, no h o alertamento, o percebimento necessrio para se compreender esse complexo processo que se chama viver. Nossa existncia luta constante, esforo vo, interminvel - com que fim? Ela uma gaiola em que estamos aprisionados, gaiola que construmos com as nossas reaes, nossos temores, desesperos, ansiedades. Todo o nosso pensar uma reao; deveis lembrar-vos de que examinamos esta questo, h dias, quando foi feita a pergunta: "Qual a verdadeira funo do pensamento?" Examinamo-la, muito atentamente, e descobrimos que todo o nosso pensar reao, "resposta" da memria. Toda a estrutura

de nossa conscincia, de nosso pensamento, o resduo, reservatrio de nossas reaes. O pensamento, evidentemente, nunca poder produzir liberdade, porquanto a liberdade no resulta de reao. Liberdade no rejeio das coisas que nos causam dor e, tampouco, afastamento das coisas que nos do prazer e das quais nos tornamos escravos.

Por favor, como disse outro dia, no aceiteis nada do que est dizendo este orador. Olhai-o, sem aceit-lo, nem rejeit-lo, mas procurando perceber o fato, individualmente, pela observao de vs mesmo.

A conscincia constitui toda a esfera de nosso pensamento, todo o campo da idia e da ideao. O pensamento organizado se torna a idia, da qual resulta a ao; e a conscincia se constitui de muitas camadas de pensamento, ocultas e patentes, conscientes e inconscientes. E' a esfera do conhecido, da tradio, da memria do que foi. E' o que temos aprendido, o passado em relao ao presente. O passado transmitido atravs de sculos, o passado da raa, da nao, da comunidade, da famlia; os smbolos, as palavras, as experincias, o choque dos desejos contraditrios; as inumerveis lutas, prazeres e dores; as coisas que aprendemos de nossos antepassados e as modernas tecnologias que se lhes acrescentaram - tudo isso constitui a conscincia, o campo do pensamento, o campo do conhecido, e ns vivemos na superfcie desse campo. Somos exercitados desde a infncia para adquirir conhecimentos, competir; aprendemos uma tcnica, especializamo-nos numa certa direo, a fim de termos um emprego e ganhar a vida. Nisso consiste toda a nossa educao, de modo que continuamos a viver na superfcie; e, abaixo da superfcie, est o passado imenso, o tempo incalculvel. Tudo isso constitui o conhecido. Embora no estejamos cnscios do inconsciente, ele est, contudo, no campo do conhecido.

Tende a bondade de ir seguindo isto, observando a vs mesmos, observando vossa prpria conscincia. Quanto mais sensveis, quanto mais vigilantes fordes, tanto melhor percebereis o conflito existente entre o consciente e o inconsciente. Se esse conflito exige ao e no encontrais um modo de agir, tornais-vos neurticos ou ides acabar num hospcio; e, assim sendo, tendes inmeros psiclogos, analistas, que procuram lanar uma ponte sobre esse abismo, e resolver o conflito.

O inconsciente, embora esta palavra sugira algo oculto, de que no temos percebimento, faz tambm parte do conhecido; ele o passado. Podeis desconhecer o inteiro contedo do inconsciente, podeis no o ter examinado, observado, mas provavelmente tendes sonhos, comunicaes procedentes daquela vasta regio subterrnea da mente. Ela existe, e o .conhecido, porque o passado. Nela nada existe de novo; e devemos compreender por ns mesmos o que se encerra neste estado que no novo, j que "inocncia" independncia do conhecido.

Este um dos problemas mais importantes da vida moderna, porque somos educados, exercitados , condicionados para permanecer na esfera do conhecido, na qual existe ansiedade, desespero, sofrimento, confuso, aflio. S os "inocentes" podem ser criadores, so capazes de criar algo novo, e no apenas produzir mecanicamente um quadro, um poema, ou o que quer que seja. O inconsciente faz parte do "conhecido", e a maioria de ns permanece na superfcie do "conhecido", porque o roteiro que seguimos na vida. Dirigimo-nos todos os dias ao escritrio, sua rotina, seu tdio; tememos perder nosso emprego; sujeitamo-nos s exigncias, presses, tenses da vida moderna; somos solicitados por apetites sexuais e outros mais. Tal o nvel em que vivemos. Desse nvel queremos achar algo muito mais profundo, porque no estamos satisfeitos com ele, e, assim, nos voltamos para a msica, a pintura,

a arte, os deuses, as inumerveis religies. Quando tudo isso falha, passamos a adorar o Estado, como se fosse a suprema maravilha, ou a praticar a vida de comunidade - sabeis com quantas falcias gostamos de entreter-nos, quantas novidades inventamos, inclusive foguetes para irmos Lua. E, quando nos vemos insatisfeitos com tudo isso, voltamo-nos para dentro; ou, se somos muito intelectuais, analisamos, desmantelamos tudo, mas temos nosso Jesus, nosso Cristo particular. Tal nossa vida.

Ora, a nica liberdade verdadeira a que consiste em estar livre do "conhecido". Acompanhai-me por um instante. E' estar livre do passado. O conhecido tem seu lugar prprio, claro. Preciso conhecer certas coisas, para que possa "funcionar" na vida de cada dia. Se eu no soubesse onde resido, perder-me-ia. E h o saber acumulado das cincias, da medicina e de vrias tecnologias, o qual se vai acrescentando constantemente. Tudo isso est contido no campo do "conhecido", e tem seu lugar prprio. Mas o "conhecido' sempre mecnico. Toda experincia que tivestes, seja do passado remoto, seja apenas de. ontem, est no campo do "conhecido", e dai, desse fundo, reconheceis toda experincia ulterior. No campo do conhecido, h sempre apego, com os concomitantes temores e desesperos, e a mente aprisionada nesse campo, por mais extenso e amplo que seja, no livre. Poder escrever livros muito engenhosos, poder saber como se vai Lua, inventar mquinas as mais complicadas e maravilhosas - se tivestes ocasio de ver algumas dessas mquinas, sabereis que so realmente maravilhosas - mas essa mente est ainda aprisionada na esfera do conhecido.

A conscincia produto do tempo; o pensamento est alicerado no tempo, e o que o pensamento produz est sempre na sujeio do tempo. Assim, o homem que deseja livrar-se do sofrimento, precisar livrar-se do "conhecido" - o que significa que precisar compreender toda essa estrutura da conscincia. E pode-se compreend-la por meio da anlise, que tambm um "processo" depensamento? Que significa "compreender uma coisa"? Qual o estado da mente que compreende? Estou falando sobre compreender, e no sobre aquilo que se compreende. Entendeis o que quero dizer? Estou investigando o estado da mente que diz "compreendo". A compreenso resultado de pensamento e deduo? Examinais uma coisa crtica, razovel, s e logicamente e dizeis depois "compreendo-a"? Ou a compreenso coisa de todo diferente?

Outro dia, quando aquele senhor perguntou "Qual a verdadeira funo do pensamento?" - deveis lembrar-vos de que falamos sobre a "resposta" da mente a "desafio". Quando a pergunta nos familiar, a resposta imediata. Quando um pouco mais complicada, ou obscura, a resposta leva tempo, pois nesta demora estais a pensar, a rebuscar na memria, para depois responderdes, tal como os computadores, por associao. Uma pergunta mais complicada requer intervalo maior ainda. Ora, estas trs "respostas", que naquele dia chamamos (a), (b) e (c), constituem, todas, partes do "processo" do pensamento, e se acham no campo do "conhecido". Dentro desse campo, pode-se produzir, pode-se inventar, pode-se pintar quadros, fazer as coisas mais extraordinrias, at mesmo ir Lua; nada disso, porm, criao. Essa perene busca de grandes feitos e de expresso pessoal de todo em todo pueril, pelo menos para mim.

Ora, estar livre de tudo isso estar livre do "conhecido"; o estado da mente que diz: "No sei" - e no est procurando resposta. Essa mente se acha, toda ela, num estado, de "no-procura", de "no-expectativa"; e s nesse estado pode-se dizer "compreendo". o nico estado em que a mente livre, e desse estado podeis olhar as coisas conhecidas - mas no vice-versa. Do conhecido no tendes possibilidade de ver o desconhecido; mas, uma vez compreendido o estado da mente que livre, ou seja a mente que diz "no sei" e permanece "no sabendo" e , por conseguinte, "inocente" - ento, desse estado, podeis "funcionar", ser cidado, homem casado, etc. Ento, o que fazeis tem cabimento, tem

significao na vida. Mas, ns permanecemos no campo do conhecido, com todos os seus conflitos, lutas, disputas, agonias, e, desse campo, queremos encontrar o "desconhecido". Por conseguinte, no estamos verdadeiramente em busca da liberdade. O que queremos a continuao, o prolongamento da mesma velharia: do conhecido.

Assim, a meu ver, o importante compreendermos por ns mesmos esse estado em que a mente est livre do conhecido, porque s ento ela pode descobrir, por si mesma, se h ou no uma Imensidade. O ficar meramente a funcionar no campo do conhecido - quer esse funcionamento se verifique esquerda, direita, ou no centro(1) - materialismo grosseiro, ou como preferirdes cham-lo. A, no h soluo para nada, porque a s h desdita, luta, competio sem fim, a busca de uma segurana nunca encontrvel. E isso o que interessa maioria dos jovens, no? Querem, em primeiro lugar, segurana para si prprios, sua famlia, segurana em seus empregos, e mais tarde, talvez, se lhes sobrar tempo e tiverem inclinao para isso, iro procurar outra coisa mais. Quando a crise se torna demasiado intensa, tratais de procurar uma soluo feliz, conveniente, e com ela ficais satisfeito. No me refiro, absolutamente, a esta espcie de busca. Refira me a coisa toda diferente. Refiro-me mente que compreendeu por inteiro a funo do "conhecido"; e a mente no tem possibilidade de compreender esse campo to extremamente complexo, se no compreender a si prpria, a totalidade de sua conscincia.

Ora, ningum pode compreender a si prprio mediante auto-exame, introspeco, anlise. Isto bastante claro. No h necessidade de me estender a este respeito, h? A mente, de modo nenhum, pode compreender a si prpria por meio de anlise, porque, na anlise, h separao entre o analista e a coisa analisada, e, por conseguinte, conflito crescente e contnuo. Toda anlise, todo esforo de sondagem, indagao, pesquisa, parte do centro, j condicionado, carregado das acumulaes do tempo, que o conhecido. Por mais que tente penetrar o inconsciente, o analista faz sempre parte do "conhecido". Uma vez tenhais apreendido a verdade desta assero, ento - apesar de todos os analistas e psiclogos - vereis o total contedo do inconsciente e o compreendereis num relance de olhos. A compreenso s ocorre num sbito claro, e no no decurso do tempo, pela acumulao de conhecimentos livrescos, etc. Ou vedes uma coisa imediatamente, ou absolutamente no a vedes. Os sonhos podero dar indicaes, smbolos, sugestes a respeito de algo, mas esse algo ainda parte do "conhecido"; e a mente deve esvaziar-se, de todo, do "conhecido". Deve estar livre desse processo que chamamos "pensar".

Se estais ouvindo pela primeira vez esta assero de que deveis ficar livres do pensamento, talvez digais: "Pobre homem, perdeu o juzo!" Mas, se escutastes realmente, no s desta vez, mas em todos os anos em que - alguns dentre vs - vindes lendo a respeito desta matria, sabereis que o que se est dizendo de extraordinria vitalidade, contm uma penetrante verdade. S a mente que se "esvaziou" do conhecido, criadora. Esse estado ao. O que a mente cria ento no interessa a si prpria. Esse estado livre do conhecido, o estado em que a mente se acha em criao. Como pode a mente que se acha em criao estar interessada em si prpria? Por conseguinte, para poderdes compreender aquele estado mental, deveis conhecer a vs mesmo, observar o processo de vosso prprio pensar observ-lo, e no alter-lo, modific-lo; observ-lo, simplesmente, assim como vos vedes num espelho. Quando h liberdade, pode-se ento fazer uso do conhecimento, sem destruir a humanidade. Mas, quando no h liberdade e se faz uso do conhecimento, cria-se sofrimento para todos, no importa que isso acontea na Rssia, na Amrica, na China ou onde quer que seja. Chamo sria a mente que, cnscia do conflito do conhecido, nele (no conhecido) no se acha enredada, no est tentando modific-lo, melhor-lo; porque, por esse caminho, nunca ter fim o sofrimento e a aflio.

Podemos agora debater?

PERGUNTA:Podeis dizer alguma coisa sobre o problema do inconsciente? Como podemos estar cnscios do inconsciente? Como examin-lo, desvel-lo, "desenrol-lo" ?

KRISHNAMURTI: Percebeis, todos vs, o problema? No conheceis o inconsciente, no tendes percebimento dele, por conseguinte como podereis desvel-lo? Como poderei - enredado que estou nas dirias atividades e rotinas da mente consciente - examinar o inconsciente?

Ora, vede o que j fizestes ao formular esta pergunta. Criastes uma contradio. Entendeis? Vou explicar o que quero dizer. Com que instrumento ireis examinar o inconsciente? O nico instrumento de que dispondes a mente consciente, a mente "de todos os dias", aquela mente ativa que vai ao escritrio, que tem apetites sexuais e outros, que abriga temores; e com essa mente consciente ides examinar o inconsciente. Mas isso impossvel; e, depois de verificardes que impossvel, que acontece? Durante o chamado "sono", quando o crebro se acha relativamente quieto, o inconsciente comunica certas coisas atravs de sonhos, de smbolos, e, depois, ao despertar, a mente consciente diz: "Sonhei e preciso interpretar os meus sonhos". Por se achar muito ocupada durante o dia, a mente consciente s tem possibilidade de descobrir o contedo do inconsciente por meio dos sonhos. Por essa razo, o analista atribui aos sonhos desmedida importncia. Mas, vede s as complicaes da decorrentes! Os sonhos requerem interpretao correta, e para dar a correta interpretao, deve o analista conhecer o conjunto (background) de vossa conscincia, todo ele, porque, do contrrio, sua interpretao ser falsa. Essa interpretao poder ser freudiana ou junguiana(2), ou refletir as opinies de outra autoridade qualquer, mas no ser correta; e isso o que, em geral, acontece, visto que o analista no conhece todo o vosso background (todo o conjunto de vossa conscincia), nem pode conhec-lo. E, se vs mesmo comeais a analisar o inconsciente, a anotar e a interpretar cada sonho, vossa interpretao ter de ser sobremodo livre do inconsciente. Estais vendo, pois, a dificuldade. Estou examinando o problema negativamente; percebeis?

Essa coisa que chamais "o inconsciente" desconhecida - desconhecida, no sentido de que no estais familiarizado com ela, desconheceis o seu contedo. At agora no sabeis o que !e . Tendes tentado compreend-lo com uma mente que foi exercitada para acumular conhecimentos e com esses conhecimentos observar. Mas, descobristes agora que no por essa maneira - isto , por meio da anlise - que se pode sondar o inconsciente. E, quando dizeis "A anlise no o caminho certo", que aconteceu vossa mente? Entendeis? No sei se isto est claro.

Quando dizeis, a respeito de alguma coisa: "Este no o caminho certo", qual o estado de vossa mente? Ela se acha, por certo, num estado de negao. Ora, podeis permanecer nesse estado? E' s no estado de negao que tendes possibilidade de observar; assim, o importante abeirar-nos negativamente daquilo que desconhecemos. E' assim que nascem as invenes, no? Foi assim que se criaram os grandes foguetes. Mas, muito mais difcil nos abeirarmos negativamente de um problema psicolgico, porque estamos torturados, retidos em nosso prprio desconcerto emocional, e desejamos achar uma sada disso.

Assim, para desvelarmos o inconsciente, precisamos primeiramente ver com toda a clareza, por ns

mesmos, essa verdade, que s com uma mente vazia temos possibilidade de observar uma coisa que desconhecemos. Foi-vos recomendado analisar, mas a anlise no vos conduziu a parte alguma, a nada, nada; percebeis, pois, por vs mesmo, que a anlise no o verdadeiro caminho. Compreendida a futilidade da anlise, no trateis imediatamente de descobrir o que o inconsciente, porm, antes, investigai, para descobrir qual o estado em que a mente diz: "A anlise no o verdadeiro caminho". Esse estado, por certo, o estado de negao; nele, a mente pode observar, porque no est ento traduzindo, interpretando, julgando, porm apenas observando. Isso, podeis fazer em qualquer lugar sentado num nibus, no escritrio, quando vos fala o patro, quando falais com vossa mulher, vossos filhos, vosso vizinho, quando ledes o jornal. Com essa mente, pode ser observada cada reao do inconsciente; e, se o fizerdes intensamente - no apenas ocasionalmente, dia sim, dia no - se vos conservardes sobremodo vivo, vereis que no mais sonhareis. Que necessidade h de sonhos simblicos, quando a cada minuto do dia o inconsciente vos est revelando a suas reaes, descerrando o seu condicionamento, suas "memrias", suas ansiedades - quando tudo est sendo revelado, ao mesmo tempo que estais observando? A mente ento semelhante a uma tela em branco, na qual o inconsciente projeta o seu retrato, de momento a momento; de modo que, quando dormis, a mente, o crebro, repousa. E ele necessita de repouso, porque esteve afanosamente ativo durante a dia, no s exercendo sua ocupao, mas tambm observando. O crebro se torna, assim, sobremodo sensvel muito mais do que por meio da anlise e da introspeco. A mente, o crebro, que, durante o sono, se acha em absoluto repouso, se renova. Tem a energia necessria para ir mais longe ainda - mas no vou tratar disso agora.

Respondemos pergunta, no achais, senhor? O desvelar do inconsciente se verifica quando a mente se acha num estado de negao, num estado de vazio; quer dizer, quando est observando, sem interpretar.
[sumrio]

PERGUNTA:As intuies promanam do "desconhecido"?

KRISHNAMURTI: Claro que no. Temos intuies acerca de tudo, no verdade? Desejais realmente que eu responda a esta pergunta? Ser melhor faz-lo, pois ouo muitos de vs a dizer "sim".

Porque desejais intuies ou inspiraes? Quando estais intensamente observando a vs mesmo, observando cada movimento do inconsciente, sem nenhuma escolha, desejais ser inspirado, ter intuies? Intuies a respeito de qu? S quando estais todo envolvido em autocontradio, quando h tenso, rejeio, luta, desejais um certo alvio, uma certa esperana, uma promessa de algo diferente. Mas tudo isso to infantil - varrei-o para longe![sumrio]

PERGUNTA:Empregais a palavra "mente" em muitos e diferentes sentidos. Que entendeis por "mente"!

KRISHNAMURTI: Esta uma questo "veneranda". Por certo h diferena entre mente e crebro. Devemos examinar esta questo de maneira hesitante, "experimental".

A mente tudo, e tambm nada. A mente tudo abarca, e ao mesmo tempo vazia. Por favor, no concordeis, pois no sabeis a respeito de que estou falando. Ela no tem fronteiras e, por conseguinte,

no escrava do tempo. A mente nenhum horizonte tem, para o qual se est dirigindo, e, por conseguinte, completamente vazia. Mas, existe o crebro, resultante do tempo; ele se desenvolveu da simples clula complexa entidade que o ser humano. O crebro resultado do tempo, mas a mente no o . Promana de milhares de experincias, com suas cicatrizes, com suas "memrias", conscientes e inconscientes. O crebro resultado de associao, das experincias de que vos lembrais - de recentes experincias e, tambm, daquelas maravilhosas experincias da infncia. O crebro o futuro, por ele prprio inventado, em sua passagem do passado, atravs do presente, para aquele futuro. Tudo isso so partes do crebro. E - de tanto o torturarmos, maltratarmos, compelirmos, disciplinarmos, forarmos, exercitarmos - o crebro se tornou embotado, uma coisa morta, mecnica. Eis o que o crebro da maioria de ns - um simples mecanismo. No altamente sensvel, penetrante, ardoroso, vivo; e, com esse crebro mecnico, queremos compreender a mente. Toda a nossa literatura e todas as nossas falas e escritos relativos mente, provm das recordaes do crebro.

Assim, se examinardes vs mesmos esta questo, vereis que o que se requer um crebro altamente sensvel e capaz de so raciocnio, um crebro sadio e no neurtico, no baseado nas crenas e suposies dos telogos, dos comunistas ou outros, porque essas coisas s servem para tornar o crebro mecnico, embotado, estpido, ainda que possa ser muito sutil. Se examinardes bem, vereis que o crebro pode tornar-se sobremaneira ativo, em todas as suas partes. Mas s pode ser to ativo quando no h conflito, quando nenhum problema tem, quando no se acha em desespero e no est pensando em termos de futuro, quando est livre de ansiedades e aflies. Pode ento o crebro ser muito sensvel, ativo, no verdadeiro sentido da palavra; e s esse crebro pode encontrar-se com a mente que no tem horizonte, a mente que est completamente vazia e da, desse vazio, funciona.
[sumrio]

(1) "Esquerda", "direita", "centro", no sentido poltico. N. do T. (2) Relativo ass escolas de Sigmund Freud e Carl Jung.

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

4 - O mundo das palavras, dos smbolos e das idias


14 de julho de 1963

NESTA manh desejo falar, se possvel, a respeito de algo talvez um tanto obscuro e complicado.
Quase todos ns somos escravos das palavras, que se tornaram desmedidamente importantes. As palavras so necessrias como meio de comunicao, mas, para a maioria de ns, a palavra a mente, e das palavras nos tornamos escravos. Enquanto no compreendermos esta profunda questo da "verbalizao" e a importncia da palavra, e enquanto formos servis s palavras, continuaremos a pensar mecanicamente, quais computadores. O computador a palavra e o problema. Sem o problema e a

palavra, o computador no existiria, nenhum valor teria. Para a maioria dos entes humanos, tambm, a palavra e o problema so sobremaneira importantes. Assim sendo, cumpre examinar esta questo das palavras.

No sei se estamos bem cnscios de quanto estamos escravizados a palavra, ao smbolo, idia. Nunca pomos em dvida a importncia ou o significado da palavra. Empregando o termo "palavra", tenho em mente o smbolo, o "processo de dar nome", com sua extraordinria profundeza ou superficialidade, processo mediante o qual pensamos ter compreendido todo o significado da vida. No parecemos perceber, nenhum de ns, a extenso em que a mente, todo o processo do nosso ser, se acha na dependncia da palavra, do smbolo, do nome, do termo; e quer-me parecer que, enquanto formos escravos das palavras e nesse nvel permanecermos, toda a nossa atividade, fsica e psicolgica, ser necessariamente superficial.

Muito se fala e discute hoje em dia sobre "filosofia das palavras", e a construo de uma estrutura, um sistema de palavras. Penso que devemos estar bem cnscios desta questo e considerar o papel, superficial ou profundo, que ela tem em nossa vida; e devemos investigar, para descobrir se a mente pode em algum tempo libertar-se da palavra.

Ora bem; desejo examinar esta questo, porque a palavra, no meu sentir, o passado, no o presente ativo. Num mundo, como o atual, em que h tanta violncia, tanto dio e brutalidade, a palavra "compaixo" quase sem significao. Todos estamos bem cnscios do que se est passando no mundo: rivalidades, ambies e frustraes, enorme brutalidade, dio e violncia resultantes do choque dos partidos polticos - a direita contra a esquerda, a esquerda contra a direita. Certas palavras so "torcidas" conforme as convenincias e perderam de todo o seu verdadeiro significado. H violncia em todos ns, consciente ou inconscientemente. Existe agressividade, o desejo de ser ou "vir a ser" algo, o impulso para nos "expressarmos" custe o que custar, para nos preenchermos sexualmente, nas relaes sociais, no escrever, no pintar. Tudo isso so formas de violncia.

No sei em que profundidade cada um de ns est cnscio de tudo isso, sem necessidade de demonstrao. H crueldade em espantosa escala, num mundo em que pequeno grupo de pessoas assume o controle absoluto de milhes de seres, dirigindo-lhes tiranicamente a vida, como acontece no Oriente e na Rssia. E no sei, tampouco, em que profundidade estamos cnscios de nossa prpria crueldade, nossas prprias e agressivas ambies, nosso impulso para preenchermos a todo custo, de modo que uma palavra como "compaixo" pouco nos significa.

Se no ocorrer, como j disse, uma completa mudana, uma total mutao da conscincia individual, qualquer sociedade alicerada em impulsos aquisitivos e agressivos est fadada a tornar-se mais e mais cruel, mais e mais tirnica, mais e mais adepta dos valores materiais - significando isso que a mente se ir escravizando cada vez mais a esses valores. No sei se estais cnscios disso. Provavelmente, a maioria de vs ledes diariamente os jornais e, infelizmente, as pessoas se habituam com isso - a ler relatos de crueldades, assassnios, brutalidades. De tanto se lerem tais coisas, todos os dias, embota-se-nos a mente e, por conseguinte, com elas nos acostumamos. Nessas condies, desejo examinar ou apreciar nesta manh a questo de como romper as camadas desse feio e estpido condicionamento ambiente, que tornou a mente escrava das palavras, e tambm escrava da estrutura social em que vivemos.

Como tenho tentado explicar, acho que a crise surgida no mundo no econmica, nem social, porm uma crise na mente, na conscincia; e no pode haver soluo para esta crise, a menos que se verifiquemutao profunda, fundamental, em cada um de ns. Mas tal mutao s se tornar possvel, se compreendermos o inteiro processo da "verbalizao", ou seja a estrutura psicolgica da palavra. Por favor, no faais pouco caso disso, dizendo: "S isso?". Esta no uma questo de que possamos desembaraar-nos to facilmente, porque a palavra, o smbolo, a idia tem extraordinrio domnio sobre a mente. Estamos falando sobre a necessidade de produzir uma mutao na mente, e para tal requer-se a cessao da palavra. Ao ouvirdes pela primeira vez uma assero desta natureza, desconhecereis talvez o seu significado, e direis: "Que disparate!". Mas eu no vejo como a mente possa ser totalmente livre, enquanto no tivermos compreendido a influncia da palavra - e isso significa que temos de compreender todo o processo de nosso pensar, visto que todo ele est baseado na palavra.

Notai, por favor, que isto no uma palestra intelectual. Tenho horror mente intelectual, urdidora de palavras sem muita significao. Sujeitastes-vos a muitos incmodos para virdes aqui, e seria bastante lamentvel se no levsseis verdadeiramente a srio o que estamos dizendo. Por certo, devemos considerar este problema da palavra com toda a determinao e profundeza.

Ora, se removemos a palavra, que resta? A palavra representa o passado, no? As inumerveis imagens, as camadas de experincia, esto todas baseadas na palavra, na idia, na memria. Da memria provm o pensamento, e ao pensamento atribumos importncia desmedida; mas eu contesto decididamente esta importncia. O pensamento no pode, em circunstncia nenhuma, cultivar a compaixo. No estou empregando a palavra "compaixo" para designar o oposto, a anttese do dio ou da violncia. Mas, se cada um de ns no tiver um profundo sentimento de compaixo, tornar-nos-emos cada vez mais brutais e desumanos, uns para com os outros. Teremos mentes mecnicas, semelhantes a computadores, exercitadas nicamente para executar certas funes; continuaremos a buscar a segurana fsica e psicolgica, e perderemos a extraordinria profundeza e beleza, o significado integral da vida.

Falando de compaixo, no me refiro a uma coisa adquirvel. Compaixo no a palavra - mera coisa do passado - porm algo que est no presente ativo; ela o verbo, e no a palavra, o nome, ou substantivo. H diferena entre o verbo e a palavra. O verbo do presente ativo, enquanto a palavra sempre do passado e, por conseguinte, esttica. Podeis dar vitalidade ou movimento ao nome, palavra, mas isso no o mesmo que o verbo, sempre ativamente presente. No estou, absolutamente, empregando o termo "presente" no sentido "existencialista".

Em geral, vivemos num ambiente de agresso, violncia, brutalidade e, como os que nos rodeiam, somos impelidos pela ambio, pelo impulso a preencher-nos. Qualquer talento que tenhamos - qualquer insignificante capacidade para pintar quadros, escrever poesias, etc. - exige "expresso", e desta fazemos uma coisa de enorme importncia, por meio da qual esperamos conquistar glria ou renome. Em graus diferentes, tal a vida de todos ns, com todas as suas satisfaes, frustraes e desesperos.

Ora, a mutao deve verificar-se na prpria semente do pensamento, e no nas expresses exteriores dessa semente; e isso s acontecer se compreendermos o inteiro processo do pensamento - que a palavra, a idia. Tomai, por exemplo, uma palavra: "Deus". A palavra "Deus" no Deus; e s alcanaremos essa imensidade, essa coisa imensurvel, qualquer que ela seja, quando j no existir a palavra, o smbolo, quando j no houver crena nem idia - quando houver completa independncia da

segurana.

Referimo-nos, pois, a uma mutao que se deve operar na prpria mente, na prpria semente do pensamento. Como vimos h dias ao examinarmos esta questo, 'o que chamamos pensamento reao, a "resposta" da memria, a "resposta" de nosso fundo, de nosso condicionamento religioso e social; ele (o pensamento) reflete a influncia de nosso ambiente, etc. etc. Enquanto no se extinguir aquela semente, no haver mutao e, por conseguinte, no haver compaixo. Compaixo no sentimentalidade, no aquela "mole" comiserao(1) ou "empatia"(2) que conhecemos. A compaixo no cultivvel pelo pensamento, pela disciplina, pelo controle, pela represso, e tampouco pelo sermos amveis, cortezes, gentis, etc. A compaixo s comea a existir quando o pensamento deixou, radicalmente, de existir. Se estais ouvindo esta assero pela primeira vez, ela poder no ter significao para vs. Direis: "Como terminar o pensamento?", ou "Que acontecer mente que for incapaz de pensar?" Fareis inmeras perguntas. Mas, j nos estendemos sobre este assunto, j o examinamos suficientemente, embora, talvez, sem entrarmos em mincias.

O que desejo examinar nesta manh a questo relativa observao do "ego", do "eu". Mas, primeiramente, precisamos compreender o que significa "observar", para em seguida examinarmos o que significa esta palavra - "eu". Considerai a palavra "observao". Que significa ela? Em regra, observamos coisas mortas, coisas passadas, coisas acabadas. Nunca observamos uma coisa viva, em movimento, ativa.

Por favor, enquanto falo, enquanto explico, no vos deixeis enredar na explicao, na palavra, porm observai a vs mesmo; notai como vs vedes, como vs observais. O que agora vai ser considerado muito importante, e ser muito difcil compreend-lo, se se no compreender primeiramente a beleza da observao.

Em geral, observamos com o "senso" de concentrao, isto , de destacar a coisa observada da contextura da qual faz parte. H (para ns) "observador" e "coisa observada", e, por conseguinte, surge o conflito entre o observador e a coisa observada - a luta para elimin-la ou modific-la; ou, ainda, a pessoa se identifica com aquilo que foi observado, o que inevitavelmente acarretar outros problemas. Tal observao meramente um processo de anlise, a respeito do qual j falamos. isso o que na generalidade fazemos - analisamos aquilo que observamos. Eu desejo saber, desejo compreender essa entidade extremamente complexa, essa conscincia que sou eu prprio, e digo: "Observarei a mim mesmo". E, fazendo-o, fico "olhando" um nico pensamento, separadamente do processo total do pensamento. Isso como observar aquele rio recolhendo numa taa um pouco d'gua, e olh-la separadamente do movimento pleno, do fragor e da fora da prpria corrente. Para observarmos a corrente, devemos prestar ateno a cada onda que se forma, por mais Insignificante que seja, prestar ateno curva que descreve essa onda antes de quebrar-se na margem do rio; temos de mover-nos juntamente com aquelas guas extraordinariamente rpidas. Na observao, no h tempo para interpretarmos, no h tempo para dizermos que isto correto e aquilo errado, que isto belo, e aquilo feio, que isto deve ser e aquilo no deve ser. No h censor; quando se observa uma coisa que se move, uma coisa to vital como aquele rio, no pode de modo nenhum haver um censor, um juiz. S h censor, juiz, quando separamos uma pequena poro da gua do rio, para a olharmos.

Assim, por favor, compreendei bem claramente que, no momento em que separamos uma coisa da contextura de que faz parte, a fim de observ-la, damos nascimento ao censor e, por conseguinte,

apresenta-se o conflito, a palavra, todo o processo de verbalizao", com seu preenchimento e a agonia da frustrao. Vs vos separais da coisa que estais observando e, depois, dizeis: "Estive observando a mim mesmo e vi que sou isto, que sou aquilo e aquilo outro, mas no tenho possibilidade de ir mais longe." bvio que no, porquanto se trata das observaes de um observador exterior, que se separou da corrente, do movimento, da celeridade do pensamento. Se isto no est claro, examin-lo-emos no fim desta palestra.

Observar a si mesmo, sem conflito, como seguir a corrente, antecipando-se s cataratas, antecipando-se aos movimentos de cada onda, por mais insignificante, vendo cada seixo que faz a onda quebrar-se. Isto no teoria. Estou apreciando a questo "cientificamente", objetivamente; no me estou fazendo sentimental, nem formulando idias ou hipteses; estou sendo realista. Quando tiverdes apreendido realmente o profundo significado da observao, descobrireis que o prprio processo de observar, de ver, o fim do conflito, porque se eliminou a separao entre o observador e a coisa observada; apagou-se completamente esta diviso e, por conseguinte, no estais observando o pensamento como entidade separada. Vs sois esse pensamento, e no um pensador que observa o pensamento. Quando estais verdadeiramente seguindo algo que muito vivo, muito rpido, algo que est em espantoso movimento, no tendes tempo para julgar, para avaliar, para condenar, ou para vos identificardes com essa coisa. Ela to dinamicamente vital, que no tendes tempo - e isto importante - no tendes tempo para verbaliz-la, dar-lhe nome, aplicar-lhe um termo - tudo isso funes separativas.

Assim, se est compreendido isto, examinemos essa coisa complexa chamada "ego" - que o "eu", o campo da conscincia. Estamos tratando de descobrir se exato - e no apenas uma idia minha ou vossa - que, para se promover uma completa mutao, uma revoluo total na conscincia, o pensamento nenhuma interferncia pode ter nisso.

O pensamento no compaixo; seria totalmente absurdo pensar tal coisa. No se pode cultivar a compaixo, tampouco o amor. No importa o que faais, no podeis "produzir" amor com a mente, no podeis "fabric-lo" com o pensamento. Ora, pode-se observar os movimentos tanto conscientes como inconscientes dessa entidade total chamada "ego", tendo-se sempre em mente que o tempo no existe? Tempo a palavra. No momento em que dizeis: "Isto clera", "Isto cime", "Isto mau" - j separastes a coisa de vs mesmo e estais olhando para uma coisa morta; por conseguinte, no estais observando a vs mesmo. E, se no conhecerdes a vs mesmo, tudo o que vos diz respeito, vosso pensamento no tem raison d'tre, razo de ser; em todo movimento de pensamento, em toda ao, estais meramente funcionando s cegas, qual uma mquina. A maioria de ns no pensa de maneira completa, porm fragmentariamente; o que num nvel pensamos, contrariado noutro nvel por nosso pensamento. Sentimos uma coisa num dado nvel, e a negamos noutro nvel, de modo que nossa ao diria tambm contraditria, fragmentria, e essa ao gera conflito, aflio, confuso.

Notai, por favor, que tudo isso so evidentes fatos psicolgicos e que para os compreenderdes no necessitais de ler um nico livro de psicologia ou de filosofia, porque tendes o livro dentro em vs, o livro composto pelo homem atravs dos sculos.

Estamos, pois, no apenas tratando da ao, mas tambm da compaixo; porque a ao encerra a compaixo. A compaixo no uma certa coisa separada da ao, no uma idia qual se ajusta a ao. Tende a bondade de olhar isso, de consider-lo atentamente, porque, para a maioria de ns, a

idia importante, e dela nasce a ao. Mas a idia separada da ao gera conflito. A ao inclui a compaixo; no est apenas no nvel tecnolgico, ou no nvel das relaes entre marido e mulher ou entre o indivduo e a comunidade, porm um movimento total de nosso ser inteiro. Refiro-me ao total, e no ao fragmentada. Quando houver observao, e, por conseguinte, no houver observador - sendo "observador" a idia, a palavra - e comeardes a compreender toda essa complexidade chamada "ego", "eu", conhecereis ento essa ao total, e no a ao separativa, fragmentria, em que h conflito.

No sei se estais compreendendo.

Qual o significado do meu falar? Vs estais ai sentados, e eu falando. Qual o significado disso? Eu no estou falando para me preencher. No meu mtier, meu ganha-po. Porque, ento, estou falando? Porque estais escutando, e o que que estais escutando? Vs e eu estamos fazendo juntos uma viagem, para descobrirmos o que o fato, o que a Verdade - no uma idia abstrata da Verdade, uma palavra separada do fato, porm o fato real. V-se o estado catastrfico em que se acha o mundo, e sente-se a necessidade de uma tremenda revoluo, de completa mutao da mente, de modo que o ente humano seja um verdadeiro ente humano - um ente livre de problemas, livre do sofrimento, ente que viva uma existncia plena, rica, completa, e no seja a criatura torturada, coagida, condicionada, que ora . Eis porque falo, e espero que pela mesma razo me estejais escutando.

Agora, que significa observar, digamos, o movimento da ambio? Estou tomando para exemplo a ambio, como uma das coisas feias de nossa vida - ainda que alguns dentre vs a possam achar bela. Que significa observar a estrutura, a anatomia da ambio (no a palavra, porque a palavra no a coisa)? A palavra "rvore" no a rvore. Podeis dizer "Sim, com efeito"; mas, psicologicamente, quando observamos em ns mesmos a ambio, imediatamente nos identificamos com esse estado, com essa palavra, e nela ficamos enredados. fcil perceber que a palavra "rvore" no a rvore; mas outra questo muito diferente observardes em vs mesmos, sem a palavra, esse estado extraordinrio chamado "ambio". Esse estado formado em vs, em vosso pensamento, em vosso prprio ser, pela sociedade, pelo ambiente em que viveis, por vossa educao, pela Igreja, pelo agressivo esforo humano, atravs de sculos incontveis, para realizar, avanar, matar, etc. E o importante observar em vs mesmos esse estado, no s agora em que dele estamos falando, mas tambm observe-lo quando a caminho do escritrio, quando ledes no jornal o elogio de um certo heri ou homem bem sucedido. Se o observardes (esse estado) sem lhe dardes nome, vereis que no uma coisa esttica, porm um movimento no identificado com a palavra e, por conseguinte, no identificado com o nome, com vossa pessoa; e se o observardes com intensidade, com certa celeridade, transcendereis a ambio. Ela ter perdido sua importncia - e, todavia, podereis estar totalmente em ao. Mas, dificlimo observarmos esse estado em ns mesmos, olharmos o pensamento sem o "observador", sem o "pensador" que o observa.

A observao no exige nenhuma acumulao de conhecimento, ainda que o conhecimento seja obviamente necessrio, num certo nvel: o conhecimento do mdico, o conhecimento do cientista, o conhecimento da Histria, de todos os fatos passados. Afinal de contas, isto conhecimento: estar informado sobre os acontecimentos passados. No h conhecimento do amanh; s podeis conjeturar a respeito do que poder acontecer amanh, baseado em vosso conhecimento do passado. A mente que observa com o conhecimento incapaz de acompanhar com rapidez a corrente do pensamento. S pelo observar sem o crivo do conhecimento, comeareis a ver a estrutura total de vosso prprio pensar. E, nesse observar - que no significa condenar ou aceitar, porm simplesmente observar - vereis que o

pensamento terminar. A casual observao de um pensamento no conduz a parte alguma. Mas, se observardes o processo do pensar, sem vos tornardes um observador separado da coisa observada; se perceberdes o inteiro movimento do pensamento, sem aceit-lo nem conden-lo - ento, essa prpria observao dar fim imediato ao pensamento - e a mente, por conseguinte, se tornar compassiva, se achar num estado de constante mutao. Podemos agora discutir sobre o que acabo de dizer?

PERGUNTA:Como podemos ficar livres da influncia, de modo que possamos ver um fato como um fato?

KRISHNAMURTI: Em primeiro lugar, precisamos estar bem cnscios de toda esta questo da influncia, no achais? Estamos cercados de influncias por todos os lados, e estamos sendo influenciados. Quando abris um jornal, ledes um livro, escutais o rdio ou olhais a televiso, consciente ou inconscientemente estais sendo influenciado. Vossa educao toda ela uma srie de influncias e diretrizes; e, com esse condicionamento, como podeis ver um fato como fato? Naturalmente, no podeis. Assim, deveis comear por compreender a influncia.

Ora, possvel ficar-se livre de influncia? S podeis fazer esta pergunta, quando percebeis que estais sendo influenciado, e no antes disso. Provavelmente estais sendo influenciado por este orador. Se estais, neste caso no estais olhando o fato. Se, porque o orador tem uma certa reputao, aceitais o que ele diz, estais bviamente sendo influenciado. Esta a natureza da propaganda - mas aqui no estamos fazendo propaganda. Ou vedes por vs mesmo o que verdadeiro, ou no o vedes. Depende de vs. No minha inteno influenciar-vos; mas tudo na vida constitui influncia. Vossa mulher e vossos filhos vos influenciam, assim como vs os influenciais. A influncia pode ser consciente ou inconsciente. Se consciente, tendes alguma possibilidade de vos livrardes dela; isso relativamente fcil. Se vossa mulher vos importuna, podeis conformar-vos com isso, ou fazer alguma coisa - sair para a rua, por exemplo. Mas, se estais sendo influenciado inconscientemente, se a influncia profunda e no tendes conhecimento dela, muito mais difcil vos libertardes - e nosso problema este. A influncia assume mil formas. H a influncia da tradio, a influncia de palavras, como "comunista", "catlico", "protestante", a influncia do partido a que pertenceis, etc. etc.

Ora, possvel estarmos cnscios da torrente de influncias que sobre ns se despeja continuamente? Tende a bondade, no digais imediatamente "sim" ou "no", porque no sabeis. possvel isso? Por certo, para estardes livre de influncias, deveis possuir um corpo altamente sensvel, e tambm uma mente, um crebro no embotado pela tradio, pela sociedade, pela Igreja, com suas crenas e dogmas. Todas estas influncias, e muitas outras mais, esto embotando o crebro. Para nos tornarmos cnscios dessas inmeras influncias, e compreend-las, temos de libertar-nos do embotamento, da letargia que se apoderou da mente - e a maioria de ns no deseja tal coisa. Muitos de ns estamos confortavelmente instalados na vida. Somos catlicos, protestantes, comunistas - oh! sabeis a quantas coisas estamos apegados: nossas nacionalidades, nossas divises de classes, etc. etc. Instalamo-nos com agrado e conforto numa mente em estagnao. S sabemos dizer "sim"; tudo aceitamos e nunca contestamos nada.

Assim, precisamos estar cnscios das numerosas influncias, cnscios, simplesmente, nunca dizendo: "Sou a favor disto e contra aquilo". Para estarmos cnscios, temos de observar. Uma pessoa pode tornar-se cnscia das influncias que lhe so "despejadas" no inconsciente - completamente cnscia delas. Como outro dia verificamos, s quando o crebro est quieto (no resistindo, no embotado,

porm altamente sensvel, muito alertado e vigilante) pode perceber todas as influncias inconscientes e, assim, livrar-se delas. Pode-se ento ver cada fato como fato - e isso no muito difcil. Isto , o indivduo pode tornar-se cnscio de si prprio, com todas as tortuosidades da ambio. Qualquer pessoa pode observar em si mesma tudo isso, e observar todas as influncias inconscientes. V-se, ento, o fato como fato, a verdade no falso, e a verdade como verdade. No h diviso, um processo total.[sumrio]

PERGUNTA:O crebro coisa morta; e como pode tornar-se vivo?

KRISHNAMURTI: O crebro coisa morta? Ora, ele s est morto quando paralisado, quando os nervos j nenhuma sensibilidade tm. Mas, com a maioria de ns acontece que o crebro se torna embotado, por efeito do conflito, da dor, do sofrimento, das inmeras defesas e sanes de que vivemos cercados. Ele se torna embotado por causa do medo, dos preceitos e tabus da sociedade. Se vos especializastes numa nica direo, como mdico, cientista, engenheiro, o que quer que seja, uma parte de vosso crebro pode ser muito brilhante, mas o resto, bviamente, se embota. Sabendo tudo isso, observando tudo isso, e sondando o processo total do pensar, vereis que o crebro no inerte; portanto, temos de quebrar-lhe a inrcia, e no, simplesmente, aceit-la.[sumrio]

INTERROGANTE:Formulei mal a pergunta. O que eu queria perguntar era isto: Como pode uma coisa mecnica como o crebro se tornar parte dessa totalidade chamada "a mente"?

KRISHNAMURTI: Senhor, quando dizemos que o crebro mecnico, dizemo-lo a srio? Penso que no. Se um homem perde o emprego, ou se sua mulher se passa para outro homem, ele no diz "meu crebro mecnico". Torna-se presa da ansiedade, do cime. Estais vendo, pois, como so equvocas as palavras? Dizeis que o crebro mecnico, e no pensais mais nisso. No investigais, para ver se ele realmente mecnico. Se o crebro fosse coisa mecnica, como um computador, no teria problemas. Uma mquina no tem problemas; mas o homem que maneja a mquina tem problemas. Estais vendo quanto fcil cairmos na armadilha de uma palavra e nela ficarmos aprisionados?

Como vimos h dias, biolgica e psicologicamente, o crebro um instrumento que se pode tornar altamente penetrante, extremamente sensvel. Mas a sociedade - e com esta palavra me refiro s nossas relaes no emprego, na famlia, total estrutura psicolgica da sociedade - no ir torn-lo sensvel. Pelo contrrio, s quando, pela observao e a compreenso do processo do pensamento, se compreende por inteiro essa estrutura psicolgica da sociedade, de que fazemos parte - s ento que o crebro se torna penetrante, vivo, gil, alertado.[sumrio]

(1) No original: sympathy - commiseration, condolence, pity etc. (Die. Webster "Collegiate"). (2) empathy - imaginative projetion of one's own consciousness into another being. (projeo, pela imaginao, da prpria conscincia em outro ser). (Do grego: en - em, pathos - sofrimento) (Webster). N. do T.

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

5 - O medo e o amor
16 de julho de 1963

NESTA manh desejo falar sobre vrios assuntos; mas, antes disso, importa compreender como se
deve escutar. Com freqncia, tenho falado sobre o escutar, e aqueles de vs que o estais ouvindo pela dcima vez pensaro que estou a repetir-me. Mas, para mim, no h repetio nessas coisas. Se eu me achasse repetindo, isso me seria terrivelmente entediante. Para mim, o que se est dizendo nunca uma repetio. algo que de novo se descobre de cada vez. como a Primavera. Temos visto muitas e muitas primaveras, mas cada primavera diferente. Cada vez a folha nova tem como que uma cor diversa, uma delicadeza, um diferente movimento. Assim tambm, quando falo sobre estas coisas, isso de modo nenhum repetio. De cada vez se descobre algo original, totalmente novo.

Pretendo, pois, falar sobre o escutar; porque, parece-me, no escutar nenhum esforo existe. S h esforo, quando no se compreende bem a lngua que se est falando, as palavras empregadas. Quando tentais escutar, seguir o que est dizendo o orador, quando tentais concentrar-vos nisso, aplicar-lhe toda a vossa mente - esse esforo vos impede de escutar. O escutar supe completa ausncia de contradio interior; nada se tenta fazer, nenhum esforo se faz para apreender ou compreender algo; est-se, simplesmente, escutando - com facilidade, com uma ateno que no requer concentrao. E o que vou dizer precisa ser escutado muito profundamente - escutado, no meramente com os ouvidos, porm numa extraordinria profundidade. Se souberdes escutar assim, vereis que, por vs mesmos, tereis compreendido um grande nmero de coisas; e, no prprio ato de escutar, transforma-se a natureza da ao. Porque o escutar ao. No coisa separada da cotidiana atividade. Significa escutar vossa esposa ou marido, vossos filhos, vosso vizinho, escutar os rudos e todas as coisas feias que se passam na vida, todas as brutalidades, as palavras cruis, as palavras de prazer e de dor. E vereis que nesse ato de escutar se verifica uma mutao na natureza mesmo da prpria ao.

Esta manh desejo falar a respeito do medo e do amor, e sobre se possvel ficar-se totalmente livre do medo. Se, nas profundezas do inconsciente, nas prprias razes da conscincia, existe algum elemento ou sombra de medo, todo o nosso pensar, toda a nossa atividade se torna pervertida e conduzir a vrias formas de autocontradio, a um estado mental neurtico.

Ora, a maioria de ns anda em busca do preenchimento na famlia, ou nas relaes, ou em alguma espcie de atividade ou de expresso pessoal. O preencher-nos em alguma coisa se nos tornou sumamente importante. Se nenhum medo existisse, no haveria exigncia de preenchimento. E nossa constante atividade egocntrica que nos separa e faz nascer c medo, a ansiedade, uma imensa solido, um sentimento de isolamento, e, por conseguinte, temos necessidade de preenchimento, de alguma forma de expresso pessoal. A mente que no tem medo, de qualquer espcie que seja, nenhuma necessidade tem de preencher-se. Se se compreende esse fato, basicamente, ento, no somente no existir necessidade de preenchimento, mas tambm no existir frustrao. Porm, maioria de ns a vida s oferece frustrao, e, para se compreender por inteiro esse "processo" de frustrao, necessrio, no s estarmos bem cnscios de cada atividade, de cada pensamento, cada sentimento com que estamos

buscando preenchimento, mas tambm "rebent-los" - rebent-los, no no sentido de reao, porm de abri-los, descerr-los completamente, para os compreendermos.

Notai que "conhecer" diferente de "Conhecimento". O conhecimento vem do passado, coisa armazenada: conhecimento cientfico, conhecimento da arte de ler e escrever, o conhecimento de que se necessita para montar um rdio, etc. Esse conhecimento vai-se acrescentando de continuo, por meio da experincia, e muito diferente do "conhecer". Acho que no estou sutilizando, e considero muito importante compreender isto. O conhecer no implica acumulao. Est-se atento a todas as horas, aprendendo de tudo quanto se est passando, a cujo respeito no h conhecimento prvio. Acho necessrio compreender a diferena entre essas duas coisas. Estar cnscio da atividade egocntrica da mente significa, apenas, v-Ia, olh-la; mas, costumamos olh-la com conhecimentos prvios, isto , conferindo-a com o que anteriormente aprendemos, e esse conhecimento interpreta aquilo que estamos olhando ou escutando.

Tende a bondade de acompanhar-me, observando a vs mesmos. Observai cada movimento de vosso prprio pensamento, observai-o, apenas, e descobrireis como o estais observando: se o estais observando com tudo aquilo que anteriormente aprendestes a seu respeito, ou observando num estado de descobrimento. Descobrir olhar para uma coisa de maneira nova, como se fosse pela primeira vez, e isso no se pode fazer quando reconhecemos aquilo que estamos vendo. Espero me esteja fazendo claro. No momento em que, no processo de observar ou de conhecer a si prprio, h reconhecimento, isso significa que se trouxe para a observao o cabedal de conhecimentos - quer dizer, o que se est vendo j foi interpretado, traduzido, condenado ou justificado; por conseguinte, a pessoa no est observando, no est examinando, no est escutando todo o processo respectivo. Aquilo que estais observando - ou seja o pensamento e todo o fundo respectivo - no uma coisa esttica, porm movedia, viva; e se a observais com conhecimentos prvios, apenas a estais interpretando, no a estais descobrindo como coisa nova. Por conseguinte, no achais nada de novo, nela, e pensais que no h mais nada para aprender. Dizeis: "Sei que sou ciumento", ou "Sei que tenho medo". Isso significa que destes emoo um nome, a reconhecestes, tornando-a, assim, uma parte do que j conheceis. Mas, olh-la, como se estivesse sendo vista pela primeira vez - olh-la com uma mente que no interpreta, que no traduz, que no deseja modificar o que v - isso achar-se num estado de descobrimento.

Estou-vos comunicando o que desejo dizer?

S h mutao, quando a mente, o crebro, j no est em busca de experincia; e, sempre que uma pessoa comea a traduzir tudo o que v em termos do que j conhece, est apenas dando continuidade ao ciclo da experincia.

Vejo que vos estou causando uma certa perplexidade.

Existe essa entidade complexa chamada "Ego"(1), com todas as suas agonias, seu sofrer, suas nsias, seu desejo de preenchimento, de "vir a ser", de domnio, de posio, de segurana, seu desejo de ser algum, de "expressar-se" de diferentes maneiras. Esse "ego" se formou atravs de sculos, por meio da estrutura psicolgica da sociedade; ele produto de presses, influncias, propaganda, tradio. Com esse "Ego" vou olhando as coisas e, de acordo com ele, traduzindo-as; conseqentemente, muito natural pensar-se que nada existe de novo, uma vez que tudo est sendo contaminado pelo passado.

Ora, a inocncia algo no-contaminado, algo totalmente novo, fresco; um "estado de descobrimento", no qual a mente sempre jovem. Para averiguardes isso, por vs mesmo, no podeis continuar a transportar essa carga do passado. O passado, de um modo ou de outro, tem de findar, para que a mente possa descobrir aquela "coisa nova"; e ele deve chegar a seu fim, sem que seja necessrio esforo, disciplina, controle ou represso. O "velho" no pode achar "o novo", porque tudo o que o "velho" experimenta .uma continuao do "que velho". Pode o "velho" passar por variadas modificaes, mas tais mudanas constituem uma "continuidade modificada" da mesma coisa.

Compreendeis o problema? Essa entidade, o ego, produto do tempo, produto de um milhar de experincias, um milhar de contradies, batalhas, ansiedades, produto da "culpa" (sentimento de culpa), do sofrimento, da aflio, do prazer. o resduo do passado, com todos os seus temores e, por conseguinte, nenhuma possibilidade tem de descobrir o novo. O novo no pode ser posto em palavras; algo imensurvel, energia sem causa, sem fim, sem comeo; e para que a mente possa encontrar-se nesse estado de criao, o velho, o ego, deve findar. Mas, como faz-lo findar?

As religies organizadas ensinam que deveis controlar-vos, disciplinar-vos, exercitar-vos, e aguardar a Graa de Deus. Na ndia, na sia, na Europa, isso se expressa de diferentes maneiras, que afinal redundam todas na mesma coisa: que deveis exercitar-vos, controlar-vos, ser bom - conheceis bem as prticas morais que nos ensinam, e as respectivas sanes. Ensinam-nos a esperar, aguardar, contemplar, rezar, etc.

Ora, tudo isso para mim totalmente ilgico, irracional, sem significao; porque, em primeiro lugar, a mente que se disciplina se est ajustando a um padro, est imitando, restringindo sua prpria atividade, para ser ou "vir a ser" algo; qual o soldado submetido a instruo, ela obedece implicitamente, imediatamente, e, por conseguinte, no h liberdade. A disciplina, tambm, implica medo. Se tiverdes a bondade de observar com toda a ateno, observar realmente o que vos estou mostrando, vereis que, quando se est livre do medo, esta liberdade traz sua disciplina prpria, que no mero ajustamento e que nenhuma relao tem com a disciplina da compulso, da aquiescncia, da imitao. E quando falamos de "esperar que venha a ns a graa de Deus", isso implica uma profunda expectativa, significa que o crebro j se acha enredado em certa crena, numa certa esperana. Assim, todo esse disciplinar e rezar, essa expectativa de algo que dever suceder, proveniente de fora da prpria atividade mental tudo isso me parece ilgico, irracional, sem significao; por conseguinte, ponho-o de lado. Crer em Deus, em algo de superior, significa que o indivduo no se tornou sua prpria luz; e a mente que vive sem conflito, sem ansiedade, sem agitao, a luz de si prpria. Por conseguinte, essa mente j no busca.

O problema, por conseguinte, este: Existe. esse ego, resultado do tempo, resultado da experincia, do conhecimento. Esse ego pertence ao passado - o passado, que est sempre em movimento atravs do presente e moldando o futuro, sendo isso o tempo psicolgico. Com essa entidade sujeita ao tempo, procuro descobrir aquilo que no se acha na esfera do tempo e no pode ser compreendido em termos do passado. Ora, isso possvel? Compreendeis esta pergunta?

Por favor, no espereis resposta de mim - vs e eu estamos trabalhando juntos. No estais meramente escutando uma poro de palavras que estou dizendo, a fim de tentardes, depois, pr em prtica o que

tiverdes compreendido dessas palavras. Ns estamos viajando juntos.

Primeiro, eu digo que toda forma de esforo para captar o novo, ou para alterar o que foi, s pode dar mais vitalidade ao velho e produzir contradio. Isso bastante bvio, pois no? Irei prosseguindo, e se no compreenderdes, podereis depois fazer-me perguntas. Coma j tive ensejo de assinalar, no h necessidade de nenhum esforo ou anlise para a compreenso, porquanto no h separao entre o observador e a coisa observada. No h nenhum esforo para reprimir ou modificar a coisa observada. Vs sois essa coisa. Entendeis?

Agora, um momento! Est-se ouvindo um zumbido aqui neste pavilho. Aquele ventilador eltrico est funcionando e fazendo barulho. De que maneira escutais isso? Se esse barulho vos est irritando, se algo distinto de vs, ento, consciente ou inconscientemente lhe estais resistindo, porque quereis escutar. Mas, se aquele barulho, o zumbido do ventilador eltrico, faz parte de vossa ateno, no h ento resistncia. Vs sois aquele barulho. Com idntico estado mental, podeis olhar todo o processo de vossa conscincia, com suas contradies, desejos, ambies, impulsos, compulses, preenchimentos. Vs sois tudo isso. No sois um observador que est olhando algo separado de si prprio; por conseguinte, no h resistncia, no h conflito entre vs e essa coisa.

No sei se estais percebendo bem o que estou dizendo.

Considere-se, por exemplo, o medo. O medo sois vs,que o estais observando; por conseguinte, no h questo de como ficar livre do medo. Quando uma pessoa deseja livrar-se do medo, trata de desenvolver a coragem, isto , uma certa resistncia a que chama "coragem"; faz um esforo para ser ou "vir a ser" alguma coisa e, por conseguinte, se v de novo nas redes do medo.

Assim, a conscincia, que compreende tanto o consciente como o inconsciente, qual um vrtice que estais a observar, mas no como coisa separada de vs. Vs sois esse vrtice. Sois o pensador e o pensamento, o observador e a coisa observada; no h dois estados diferentes. Por conseguinte, todo esforo, toda anlise cessou; toda a luta para vos melhorardes, para mudardes, chegou a seu fim. Compreendeis o que sucedeu? Estais observando a vs mesmo, e no simplesmente me escutando. Vossa mente, vosso crebro, que foi educado para condenar, justificar, resistir, esforar-se para produzir uma mutao, desenvolver a coragem, etc.; vosso crebro, que foi condicionado para pensar em si mesmo como observador separado da coisa observada, j no est fazendo esforo algum para ser ou fazer alguma coisa. Vosso pensamento no est tentando dominar ou transformar a si prprio noutra coisa. Assim, eliminastes toda a resistncia; por conseguinte, j no h desejo de preenchimento e, por, tanto j no h medo. Refiro-me ao medo psicolgico, e no ao medo orgnico. As duas coisas diferem, pois no? Se no presto ateno, serei atropelado por um carro, cairei num precipcio, etc. Por essa razo, preciso estar sempre vigilante, sumamente atento: necessrio um certo "senso" de autoproteo orgnica. Mas, eu me refiro ao medo psicolgico - aos numerosos temores psicolgicos que desenvolvemos. Enquanto existir essa coisa chamada ego - com todas as suas futilidades, aspiraes, "intuies", todos os seus impulsos e compulses, e seu desejo de preenchimento - haver inevitavelmente medo; e em tal estado bem bvio que no pode haver amor. Para a maioria de ns, o amor um estado atormentado. Vemo-nos atenazados pelo cime, a inveja, o apego, a aflio. Temos medo de ficar ss, de perder algum, de no sermos amados - sabeis por quantas coisas passamos. Isso o que chamamos amor - mas faz parte do medo.

Quando observais, no em termos de tempo, essa conscincia integral; quando o pensamento j no escravo do tempo, j no uma reao, e se acha em completa quietude, ento, por estar o crebro totalmente quieto, no mais "experimentando", ser possvel penetrar at s razes da conscincia total. S ento se verificar a verdadeira mutao, a verdadeira transformao. Toda atividade ento completamente isenta de medo, e, por conseguinte, no h nenhuma exigncia de "expresso" pessoal ou de preenchimento.

Podemos debater sobre o que estive dizendo?

PERGUNTA:Como ocorre a separao entre o pensamento e o pensador?

KRISHNAMURTI: Sabeis que h esta separao, no sabeis? Estais cnscio dela? E como se verifica? Aceitamos como normal e inevitvel essa diviso; aceitamo-la to naturalmente, como "aceitamos" o sol e as nuvens, mas nunca perguntamos a ns mesmos como surge ela. H os que dizem que primeiro vem o pensador, que cria ento o pensamento - resultando, da, a diviso entre os dois. Sobre esta base est edificada toda uma filosofia. Mas, como nem vs nem eu lemos todos os livros filosficos sobre esta matria, bem podemos tentar descobrir, por ns mesmos, a verdade respectiva. Como surge esta diviso? Por favor, raciocinemos juntos. De que maneira ela surge?[sumrio]

PERGUNTA:No a conscincia do tempo que cria a separao?

KRISHNAMURTI: Que se entende por "conscincia do tempo"? A memria de ontem, o conhecimento, as experincias acumuladas, as coisas conhecidas; e aquele cavalheiro alvitra que a conscincia do tempo que cria a diviso entre o pensador e ,o pensamento.

Ora, porque estamos contestando esta separao? Porque, enquanto houver separao entre pensador e pensamento, haver necessariamente conflito. Vede, por favor, que a que est a raiz dessa separao. Compreendeis? Enquanto houver separao entre o observador e a coisa observada, entre o experimentador e a coisa experimentada, haver necessariamente conflito. E toda forma de conflito embota a mente, gasta o crebro; paralisa e insensibiliza o crebro. Assim, para se produzir o estado livre de conflito, necessrio compreender essa diviso.

Como surge tal diviso? H diviso, se no h nenhum pensamento? No pensar nada, absolutamente, sobremodo difcil; portanto, no digais: "Isso fcil: s ficar com a mente 'em branco' ". No a este estado idiota que me refiro, e tampouco insensibilizao do crebro por meio de drogas. Mas, obviamente, se no existe pensamento, no h diviso. Se ficsseis to completamente insensibilizado, paralisado, que fosse impossvel pensar, no haveria ento nenhuma autocontradio. Por conseguinte, o pensamento que produz a separao entre pensamento e pensador. E como a produz? O pensar um processo transitrio, no? Est continuamente a mudar, a mover-se, nunca o mesmo que antes era; acha-se num estado de constante fluidez; e, justamente esse "processo de pensar" deseja estabilidade, segurana, sentir-se bem abrigado. O pensar doloroso, criador de numerosos problemas, e porque o pensar no pode resolver os problemas por ele prprio criados, esperamos que Deus, ou alguma coisa, nos d de alguma maneira a segurana, a paz que desejamos.

Se me estais seguindo, podeis ver claramente, por vs mesmos, que no estou expondo nenhuma teoria. Os pensamentos e desejos contraditrios geram conflito, dor, sofrimento; e, assim, a mente diz: "Deve haver algo seguro, algo permanente - Deus, uma idia, ou uma parte divina de mim prprio, no atingida pelo conflito". Para o hindusta, isso o Atman, o Supremo; para o cristo outra coisa, e para o comunista outra coisa mais. O pensamento, pois, exige segurana, e foi por esta razo que edificamos uma sociedade que, psicologicamente, busca a segurana a todas as horas. O pensamento cria a diviso porque exige segurana, permanncia; e, depois de criar a diviso, diz o pensamento: "Como irei alcanar aquela permanncia?" Da procedem todos o: diferentes sistemas para se alcanar aquele extraordinrio estado de permanncia em que o crebro nunca se veja perturbado.

Por outras palavras, o pensamento projeta de si prprio aquilo a que chama "o permanente" - cu, nirvana, Deus paz, o estado perfeito. E depois, uma vez estabelecido o alvo o ideal, o pensamento se esfora por ajustar-se a ele. E isso o que estais fazendo. Desejais a paz perfeita, um estado ideal de relao com vs mesmo, com vosso marido ou mulher com a sociedade, etc. etc. Tendes uma idia, qual vos estai: ajustando. H, assim, o "vs", e a coisa de vs separada.

Ora, existe alguma coisa permanente? No apenas verbalmente, porm realmente, em vossas profundezas, existi alguma coisa permanente - permanente, no sentido de "fixo"i H alguma coisa permanente entre vs e vossa mulher oi. marido, entre vs e vossos filhos? H permanncia em algum idia? Mas vs desejais permanncia e, por conseguinte, quando se pe em dvida a existncia da permanncia, vos senti! agitados ou irritados.

Assim, observando e compreendendo em sua totalidade esse processo, a mente no vive em busca da permanncia no nome, nas atividades, nem nas relaes. E isso, decerto amor, no? Se exigis permanncia em vossa relao com vs mesmo, com vosso amigo, com vossa mulher e filhos vede s o que acontece - quantas torturas, cime, aflio confuso, sofrimento! Entretanto, isso o que chamamos "amor".

Comeamos, pois, a perceber que o pensamento - que reao da memria, resultado do tempo, resultado de muito: milhares de dias passados - est constantemente procurando estabelecer para si prprio um estado de certeza. Mas a mente que est certa nunca ser livre - tampouco a mente que est incerta.[sumrio]

PERGUNTA:Conscientemente, estamos em harmonia, perfeitamente de acordo com o que estais dizendo; nas inconscientemente, quando partimos daqui e nos vemos de novo engolfados em nossas atividades dirias, atuamos de maneira completamente contrria ao que temos escutado e compreendido. Porque acontece isso?

KRISHNAMURTI: Por uma razo bastante simples, no? De que maneira escutais? Escutais apenas as palavras? O que escutais apenas uma assero com a qual concordais ou de que discordais, intelectualmente? Ou escutais com todo o vosso ser, no apenas conscientemente, mas tambm inconscientemente? Quando assim escutais, no h concordar nem discordar. Vedes o fato em si, e no conforme apresentado por outra pessoa. Tambm, no podeis estar em harmonia com o fato.

Entendeis? Se procurais harmonizar-vos com um fato, inevitavelmente sois levado ao conflito. Mas, se vs sois o fato, no h conflito; por conseguinte, no h, depois de sairdes daqui, contradio entre o que ouvistes e o que fazeis. Vs ouvis e fazeis - um processo completo, unitrio. Por isso to importante escutardes - escutardes com todo o vosso ser, e no apenas intelectual ou verbalmente, s com o pensamento consciente. Alguma vez j escutastes com todo o vosso ser? Duvido.[sumrio]

PERGUNTA:Ainda que escutemos com todo o nosso ser, eu gostaria de saber se isso, por si s, bastaria para influir no inconsciente.

KRISHNAMURTI: Senhor, quando dispensais toda a vossa ateno ao que se est dizendo, no estais apenas escutando palavras e os respectivos significados, mas tambm, alm das palavras, o seu significado essencial; e o prprio ato de dispensardes vossa ateno total um ato em que se transforma a natureza de vossa ao. Por conseguinte, depois de sairdes daqui, haver uma ao total e no mera ao intelectual em contradio com vosso inconsciente.

Direis, agora: "Como irei escutar com ateno total? No sei escutar dessa maneira e, em verdade, no escuto realmente coisa alguma; assim sendo, peo-vos um mtodo, uma maneira, um sistema que me ajude a pensar com todo o meu ser". Ora, que aconteceria, se eu vos desse um tal sistema? Vosso esforo para escutar criaria uma contradio com o vosso hbito de no escutar, e, por conseguinte, de novo estareis na mesma situao de antes.

Senhor, quando tendes subitamente um grande pesar, que fazeis? Nesse momento, vos achais num estado de choque total, no verdade? A crise vos forou ao silncio; vede-vos, realmente, desafiado por algo que no compreendeis, e momentaneamente ficais paralisado, emudecido. Nesse estado de choque - se no tentais encontrar uma sada dele, ou afast-lo com explicaes - estais olhando, observando, escutando com ateno total. Ora, podeis escutar de igual maneira a vs mesmo? Todo o vosso ser se encontra num estado de constante fluidez, est sempre ativo, e jamais quieto: desejando isto, no desejando aquilo, contradizendo-se, preenchendo-se, em incessante agitao. E podeis escutar essa agitao sem vos tornardes neurtico? muito fcil um indivduo tornar-se neurtico, ligeiramente desequilibrado. o que acontece com a maioria das pessoas. Mas, se fordes capaz de escutar a vs mesmo, sem fugir, nem procurar modificar o que escutais - escutar simplesmente o "silencioso barulho" existente dentro em vs - esse ato de escutar produz uma transformao vital na prpria natureza da ao, e no h, ento, na ao, nenhuma contradio.[sumrio]

(1) No original: me (correspondente a moi, em francs).

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

6 - A compreenso do sofrimento
18 de julho de 1963

NESTA manh, desejo falar a respeito do sofrimento. Sendo um problema muito complexo, no possvel entrar em suas mincias e, assim, considerarei apenas, se me permitis, seus pontos essenciais.
Se no h compreenso do sofrimento, no h sabedoria; o fim do sofrimento o comeo da sabedoria. Para se compreender o sofrimento e dele se ficar livre completamente, requer-se compreenso, no s do sofrimento individual, particular, mas tambm do imenso sofrer humano. Para mim, se no estamos totalmente livres do sofrimento, no pode haver sabedoria e tampouco ter a mente possibilidade de investigar deveras essa imensidade que se pode chamar Deus, ou outro nome qualquer.

A maioria de ns est sujeita ao sofrimento em diferentes formas: nas relaes, quando ocorre a morte de algum, quando no podemos preencher-nos e decamos at nos reduzirmos a nada, ou quando tentamos realizar algo, tornar-nos importantes e tudo redunda em completo malogro. E temos tambm o "processo" do sofrimento no plano fsico: doena, cegueira, invalidez, paralisia, etc. Por toda a parte se encontra essa coisa extraordinria chamada "sofrimento" - com a morte espreita em cada volta do caminho. E no sabemos enfrentar o sofrimento e, assim, ou o divinizamos ou o racionalizamos, ou, ainda, tratamos de evit-lo. Ide a qualquer igreja crist e vereis que l se diviniza o sofrimento, tornam-no algo de grandioso, de sagrado, e diz-se que s pelo sofrimento, s pela mo de Cristo, o Crucificado, se pode encontrar Deus. No Oriente, h mtodos prprios de fuga, outras maneiras de evitar o sofrimento; e , para mim, um fato singular serem to raros - tanto no Oriente como no Ocidente - os que esto verdadeiramente livres do sofrimento.

Seria maravilhoso se, no processo de nosso escutar - sem emocionalismo nem sentimentalismo - o que nesta manh se est dizendo, pudssemos, antes de sairmos daqui, compreender realmente o sofrimento e dele ficar completamente livres; porque, ento, j no havei ia automistificao, nem iluses, nem ansiedades, nem medo, e o crebro poderia funcionar clara, penetrante, logicamente. E, ento, talvez chegssemos a conhecer o amor.

Ora, para se compreender o sofrimento necessrio investigar todo o "processo" do tempo. Tempo sofrimento, no s sofrimento do passado, mas tambm sofrimento que inclui o futuro - a idia de chegar, a esperana de algum dia nos tornarmos algo, com sua inevitvel sombra de frustrao. Para mim, essa idia de consecuo, de "vir a ser" algo no futuro (e isso tempo psicolgico) representa o sofrer mximo - e no o fato de perder um filho, de ser abandonado pela mulher ou marido, ou de se no alcanar xito na vida. Tudo isso me parece bastante trivial, se se me permite empregar esta palavra, que espero no seja mal compreendida. H um sofrimento muito mais profundo, que o tempo psicolgico: o pensar que mudarei em anos futuros; que, se se me d tempo, me transformarei, quebrarei as cadeias do hbito, alcanarei a liberdade, a sabedoria, Deus. Tudo isso exige tempo - e este, para mim, o sofrimento mximo. Mas, para podermos profundar o problema, temos de descobrir porque h sofrimento dentro em ns - essa onda de sofrimento que nos envolve e aprisiona. Compreendendo, primeiramente, o sofrimento existente em ns, talvez possamos tambm compreender o sofrimento humano coletivo, o desespero da humanidade.

Porque sofremos? E tem fim o sofrimento? H tantas maneiras de sofrermos! A doena uma forma de

sofrimento - a incapacidade de pensar, por debilidade do crebro, e tantas outras variedades da dor fsica. Temos, depois, todo o campo do sofrimento psicolgico - o sentimento de frustrao, por no se poder realizar nada, ou a falta de capacidade, de compreenso, de inteligncia, e tambm esta constante batalha dos desejos antagnicos, da autocontradio, com suas nsias e desesperos. E h, ainda, a idia de nos transformarmos atravs do tempo, de nos tornarmos melhores, mais nobres, mais sbios - idia que tambm encerra infinito sofrimento. E, por ltimo, o sofrimento ocasionado pela morte, o sofrimento da separao, do isolamento, o sofrimento de nos vermos completamente ss, isolados e sem relao com coisa alguma.

Todos conhecemos essas variadas formas de sofrimento. Os eruditos, os intelectuais, os virtuosos, os religiosos de todo o mundo, vem-se to torturados como ns pelo sofrimento, e se dele existe alguma sada, ainda no a encontraram. Investigar bem profundamente em ns mesmos saber que esta a primeira coisa que desejamos: pr fim ao sofrimento; mas no sabemos de que maneira comear. Estamos muito bem familiarizados com o sofrimento, vemo-lo em outros e em ns mesmos, e ele se acha no prprio ar que respiramos. Ide a qualquer parte, recolhei-vos a um mosteiro, caminhai pelas ruas apinhadas - o sofrimento est sempre presente, declarado ou oculto, expectante, vigilante.

Ora, de que maneira enfrentamos o sofrimento? Que fazemos em relao a ele? E como teremos possibilidade de nos libertarmos dele, no apenas superficialmente, porm totalmente, de modo que se torne completamente inexistente? Estar completamente livre de sofrimento no significa ausncia de sentimento, de amor, de compaixo, falta de bondade, de compreenso de outrem. Pelo contrrio, na completa liberdade, nesse estado livre de sofrimento, no h indiferena. E uma liberdade que traz grande sensibilidade, receptividade; e, como se alcana essa liberdade? Todos conheceis o sofrimento, no lhe sois estranhos. Ele est sempre presente. E como o enfrentais? Apenas superficialmente, verbalmente?

Tende a bondade de seguir isto. Passo a passo, caminhemos juntos, at o fim. Tentai, nesta manh, escutar com ateno completa, estar bem cnscios de vossas reaes e penetrar profundamente, junto comigo, este problema do sofrimento. Mas, isto no significa seguir-me - coisa extremamente absurda. Mas se, juntos, pudermos compreender esta coisa, investig-la ampla e profundamente, ento, talvez, ao sairdes daqui, possais olhar para o cu c nunca mais serdes atingidos pelo sofrimento. Ento, no mais haver medo; e, uma vez livres de todo temor, aquela Imensidade poder tornar-se vossa companheira.

Assim, como enfrentais o sofrimento? Parece-me que, em geral, o enfrentamos muito superficialmente. Nossa educao, nossa instruo, nosso conhecimento, as influncias sociolgicas a que estamos expostos - tudo isso nos torna muito superficiais. A mente superficial aquela que se refugia na igreja, em alguma concluso, conceito, crena ou idia. Tudo isso so refgios para a mente em sofrimento. E, quando nenhum refgio encontrais, construs em torno de vs uma muralha e vos tornais acrimoniosos, duros, indiferentes, ou buscais a fuga em alguma reao neurtica, fcil. Todas essas fugas ao sofrimento impedem a investigao mais aprofundada. Espero me estejais acompanhando, porque justamente isto o que faz a maioria de ns.

Pois bem; observai um crebro superficial - ou mente; notai, por favor que, quando digo "mente" ou "crebro", refiro-me mesma coisa. Outro dia estivemos considerando a distino entre "mente" e "crebro", mas tal distino s verbal, sem importncia. Empregarei e palavra "mente" e espero que sigais e compreendais o que se ir dizer.

A mente superficial no pode resolver este problema do sofrimento, porque sempre procura evitar o sofrimento. Foge ao fato - o sofrimento - por meio de uma reao fcil e imediata. Se tendes uma forte dor de dentes, naturalmente logo tratais de procurar o dentista, porque desejais livrar-vos dessa dor fsica; e isso uma reao normal e correta. Mas, a dor psicolgica muito mais profunda e sutil, e no h mdico, no h psiclogo, no h nada que vos possa extingui-la. No entanto, vossa reao instintiva fugir dela. Tratais de ligar o rdio, de ver televiso, de ir ao cinema - sabeis quantas distraes a civilizao moderna inventou. Qualquer espcie de entretenimento, seja uma cerimnia religiosa, seja uma partida de futebol, essencialmente a mesma coisa. E mera fuga vossa aflio, ao vosso vazio interior; e isto o que estamos fazendo em toda a parte: buscando em diferentes formas de entretenimento o auto-esquecimento.

E, tambm, a mente superficial que procura explicaes. Diz: "Desejo saber porque sofro. Porque devo eu sofrer, e vs no?" Est cnscia de no ter praticado, na vida, nenhuma iniqidade e, assim, aceita a teoria -de vidas passadas e a idia disso que na ndia se chama karma - causa e efeito. Diz ela: "Pratiquei antes alguma ao injusta, e agora estou pagando por ela"; ou "Estou agora fazendo algo de bom, e colherei no futuro os correspondentes benefcios". E assim que a mente superficial se deixa enredar nas explicaes.

Observai, por favor, vossa prpria mente, observai como vos livrais de vossos sofrimentos com explicaes, como vos absorveis no trabalho, em idias, ou vos apegais crena em Deus ou numa vida futura. E, se nenhuma explicao ou crena tiver sido satisfatria, recorreis bebida, ao sexo, ou vos tornais mordaz, duro, acrimonioso, melindroso. Consciente- ou inconscientemente, isso o que de fato ocorre com cada um de ns. Mas, a ferida do sofrimento muito profunda. Ela vem sendo transmitida de gerao em gerao, de pais a filhos, e a mente superficial nunca retira a atadura que cobre essa ferida: ela no sabe, em verdade, o que o sofrimento, no o conhece intimamente. Tem apenas uma idia a seu respeito. Tem uma imagem, um smbolo do sofrimento, mas nunca se encontra com ele prprio; s se encontra com a palavra "sofrimento". Compreendeis? Ela conhece a palavra "sofrimento", mas no estou certo se conhece o sofrimento.

Conhecer a palavra "fome" e sentir realmente fome, so duas coisas muito diferentes, no? Quando sentis fome, no vos satisfazeis com a palavra "comida". Quereis comida - o fato. Ora, quase todos nos satisfazemos com palavras, smbolos, idias, e com as nossas reaes a essas palavras, de modo que nunca estamos em intimidade com o fato. Quando subitamente nos vemos frente-a-frente com o fato do sofrimento, isso nos causa um choque, e nossa reao a fuga a esse fato. No sei se j notastes isso em vs mesmo. Tende a bondade de observar o estado de vossa prpria mente, e no fiqueis meramente escutando as palavras que esto sendo proferidas. Nunca nos encontramos com o fato, nunca "vivemos com ele". Vivemos com uma imagem, com a memria do que foi, e no com o fato. Vivemos com uma reao.

Ora, se ao enfrentar o sofrimento a mente tem um motivo, isto , se deseja fazer algo a respeito do sofrimento, no possvel compreend-lo, assim como tambm no possvel haver amor, se h motivo para amar. Entendeis? Em geral, temos um motivo quando encaramos o sofrimento: desejamos fazer alguma coisa em relao a ele. Isto , suponhamos que eu tenha perdido algum, por morte; profundamente, psicologicamente, j no posso obter o que dessa pessoa desejava, e vejo-me a sofrer. Se nenhum motivo tenho, ao olhar o sofrimento, ele ainda sofrimento, ou coisa totalmente diferente?

Estais seguindo?

Digamos que meu filho morre, e eu estou a sofrer porque me vejo s. Nele eu depositara todas as minhas esperanas e, agora, todo o meu mundo desabou. Desejara estabelecer para mim prprio uma certa espcie de imortalidade, uma continuidade, atravs de meu filho; ele deveria herdar meu nome, meus haveres, continuar com o meu negcio, e o acabar de tudo isso causou-me um choque. Ora, posso compreender o sofrimento em que me acho, se algum motivo existe, que me impele a olh-lo? E, se existe, atrs do amor, algum motivo, isso amor? Por favor, no concordeis comigo: observai-vos, apenas. Por certo, no deve haver motivo algum, se desejo compreender o sofrimento, se desejo descobrir a profundeza plena e a significao do sofrimento - ou do amor, pois os dois andam sempre juntos. A morte, o amor e o sofrimento so inseparveis, esto sempre juntos, e tambm os acompanha a criao; mas, esta outra questo, que examinaremos noutra oportunidade. Se desejo compreender profundamente, completamente, o fato do sofrimento, no posso ter um motivo a ditar minha reao ao fato. S posso viver com o fato e compreend-lo, quando nenhum motivo tenho. Entendeis? Se no, podeis fazer-me perguntas, depois, a respeito deste ponto.

Se vos "amo" porque podeis dar-me alguma coisa - vosso corpo, vosso dinheiro, vossa lisonja, vossa companhia, o que quer que seja - isso, por certo, no amor, ? E' claro que tambm vs obtendes algo de mim, e essa permuta, para a maioria de ns, se chama "amor". Sei que encobrimos isso com palavras bonitas, mas, atrs dessa fachada, est a nsia de ter, possuir, ser dono.

Agora, sofrimento no autocompaixo? De certa maneira, fostes despojado de alguma coisa, vossas relaes com outro redundaram em fracasso, no vos preenchestes no sentido de serdes reconhecido como pessoa importante, em atividades de reforma social, em atividades artsticas e tantas outras coisas mais - e todas as correspondentes frivolidades; assim, h sofrimento. Compreender o sofrimento viver com ele, olh-lo, conhec-lo como realmente ; mas no tendes possibilidade de conhec-lo quando o olhais com um motivo - que supe o tempo. A mente superficial, incessantemente ocupada em melhorar-se, em lastimar-se, em torturar-se numa dada relao; desejosa de libertar-se do sofrimento sem enfrentar o fato - essa mente prosseguir sofrendo indefinidamente. O fato que estais szinho. Em virtude de vossa educao, de vossas atividades, pensamentos e sentimentos, vos isolastes profundamente em vosso interior e no sois capaz de viver com esse extraordinrio sentimento de solido, no sabeis o que ele significa, porque dele sempre vos abeirais com uma palavra que desperta o medo.

Estais vendo, pois, a dificuldade - as maneiras sutis com que a mente preparou suas vias de fuga, tornando-se incapaz de viver com essa coisa extraordinria que chamamos "sofrimento". Para se ser livre do sofrimento, necessrio compreender, consciente e inconscientemente, todo o seu "processo", e isso s possvel vivendo-se com o fato, olhando-o sem motivo. Deveis perceber as manhas de vossa mente, suas fugas, as coisas aprazveis a que estais apegado e as coisas desagradveis de que desejais livrar-vos com rapidez. Cumpre observar o vazio, o embotamento e a estupidez da mente que s trata de fugir. E pouca diferena faz, se se foge para Deus, para o sexo, ou para a bebida, porquanto todas as fugas so essencialmente a mesma coisa. Compreendeis?

Que sucede quando perdeis algum, arrebatado pela morte? A reao imediata uma sensao de paralisia, e ao sairdes desse estado vos encontrais com o sofrimento. Ora, que significa esta palavra "sofrimento"? - A camaradagem, os colquios ditosos, os passeios e tantas outras coisas agradveis que

fizestes e planejveis fazer em companhia um do outro - tudo isso vos foi arrebatado num segundo, e ficastes vazio, desamparado, szinho. E contra isso que estais protestando, contra isto que vossa mente se revolta: ter ficado subitamente a ss consigo, isolada, vazia, sem amparo. Ora, o que verdadeiramente importa viver com esse vazio, com ele viver sem reao alguma, sem racionaliz-lo, sem dele fugir com recorrer a mdiuns espiritistas, doutrina da reencarnao, e outras futilidades que tais; viver com ele, com todo o vosso ser. E se, passo a passo, examinardes bem o fato, vereis que h um findar do sofrimento - um findar real, e no simplesmente verbal, no o findar superficial, resultante de fuga, de identificao com um conceito ou devotamento a uma idia. Vereis que nada h para proteger, porquanto a mente est toda vazia e j no reage no sentido de preencher o seu vazio; e quando assim o sofrimento termina completamente, tereis encetado uma outra jornada - jornada sem fim e sem comeo. Existe uma imensidade que ultrapassa todas as medidas, mas nesse mundo no ingressareis sem a prvia e total extino do sofrimento.

PERGUNTA:O bom humor uma fuga ao sofrimento?

KRISHNAMURTI: Antes de fazerdes uma pergunta, deveis guardar silncio por alguns instantes, refletindo, penetrando melhor o que se acabou de dizer. Se desengatilhais imediatamente uma pergunta, isso significa que nenhuma ateno destes ao assunto tratado. O que juntos estivemos considerando de suma importncia. No uma coisa barata, que se pode comprar para pr fim ao sofrimento e depois dizer: "Muito bem, acabei com o sofrimento". Isso seria pueril em extremo. Quando temos descortinado todo o campo da experincia humana, enriquecida por sculos de sofrimento, no podemos varr-la com uma simples palavra, com um smbolo, ou por meio de fuga. Para obterdes a resposta correta, deveis fazer a pergunta correta; e s podereis faz-la quando estiverdes verdadeiramente entranhado do problema, quando vos tiverdes aberto a ele.[sumrio]

INTERROGANTE:E se sofremos, no por ns mesmos, mas por outro?

KRISHNAMURTI: Antes de examinar esta pergunta, consideremos a anterior: "O bom-humor uma fuga ao sofrimento?". Se podeis rir-vos de vosso sofrimento, isso fuga? H essa coisa terrvel que chamamos "sofrimento"; e percebeis a que a reduzistes com vossa pergunta? Quando em sofrimento, talvez possais rir-vos disso, mas o sofrimento continua existente. V-se sofrimento, tortura, por todo o mundo: o tormento de no ter o que comer, de temer a morte, de ver e invejar o rico que passa em seu luxuoso carro, a brutalidade, a tirania existente no Oriente, etc. etc. Podeis rir-vos disso? Quer-me parecer que no estais verdadeiramente cnscio de vosso prprio sofrimento.

A segunda pergunta : Que dizer do pesar que sentimos pelo sofrimento de outrem? Quando vedes algum a sofrer, no sofreis tambm? Quando vedes um cego, um homem que no tem o que comer ou no tem quem o ame, todo envolvido em agonia, luta, confuso, no sofreis com ele? Sei que coisa sancionada, tradicional, respeitvel, o dizer: "Eu sofro juntamente convosco". Mas, porque deveis sofrer? Se tendes pouco, dais desse pouco. Dais vossa compaixo, vossa afeio, vosso amor. Mas, porque sofrer? Se meu filho contrai poliomielite e est morte, porque devo sofrer? Sei que isso vos parecer terrivelmente cruel. Se fiz todo o possvel por algum, se lhe dei meu amor, minha compaixo, trouxe-lhe o mdico, forneci-lhe os remdios, se fiz sacrifcios (trata-se realmente de "sacrifcio"? esta a palavra justa?), se fiz tudo o que pude, porque devo sofrer? Quando sofro por algum, isso sofrimento? Refleti nisto, profundamente; no aceiteis simplesmente o que estou dizendo. Quem vai ndia e a outros lugares do Oriente, v imensa pobreza - pobreza de que no se faz a mais ligeira idia no Ocidente.

Quando anda pelas ruas, roa com pessoas cobertas de lepra ou portadoras de outras doenas. Pode uma pessoa fazer tudo o que estiver a seu alcance, mas que necessidade tem de sofrer? O amor sofre? Oh! deveis considerar bem tudo isso. O amor, decerto, nunca sofre![sumrio]

PERGUNTA:Pode o sofrimento profundo transformar-se em profunda alegria?

KRISHNAMURTI: Podeis fazer uma tal pergunta, quando estais sofrendo? Dizei-me, por favor, de que estais falando?[sumrio]

INTERROGANTE:Falo de o sofrimento transformar-se, por si mesmo, em alegria.

KRISHNAMURTI: Se o sofrimento se transforma em alegria, em que ficais, no final de tudo? Senhor, certas pessoas - feliz ou infelizmente - me vm ouvindo h quarenta anos, o conheo bem tais pessoas. Temo-nos encontrado aqui e ali, atravs dos anos. Eu sofro porque elas no tm compreenso? Continuam a fazer perguntas relativas autoridade, expresso pessoal, a respeito de Deus - sabeis quantas puerilidades se perguntam. E eu sofro por isso? Sofreria, se dessas pessoas esperasse alguma coisa; ver-me-ia desapontado se me tivesse colocado na situao de assim me sentir, isto , de considerar-me um homem que est dando algo a outro homem. Espero estejais compreendendo c que quero dizer. Notai, por favor, que o importante no transformar sofrimento em alegria, ou se o sofrimento pode transformar-se em alegria, ou se devemos sofrer quando vemos outros sofrendo - todas estas questes nenhuma importncia tm. O importante compreenderdes vs mesmo o sofrimento, extinguindo-o assim. S ento, descobrireis o que existe alm do sofrimento. De outro modo, ficareis como quem est deste lado da montanha a especular sobre o que existir do outro lado. Estais apenas a falar, adivinhar. No atacais o problema, no o enfrentais, no penetrais fundo em vs mesmo, para observar, investigar, compreender; e no o fazeis porque isso, em verdade, significaria que tereis de abandonar muitas coisas - vossas idias favoritas, vossas tradicionais, respeitveis reaes.[sumrio]

INTERROGANTE:A gente sofre com a impossibilidade de socorrer a outrem.

KRISHNAMURTI: Se podeis socorrer algum, material ou economicamente, fazei-lo, e est acabado. Mas, porque sofreis, se no podeis faz-lo? Se vs mesmo no resolvestes o problema bsico, quem sois vs para "socorrer" a outrem? Os sacerdotes, em todo o mundo, esto "socorrendo" os outros - e isso significa o qu? Que esto ajudando a condicionar outros em conformidade com suas prprias crenas e dogmas. Dar de comer, desinteressadamente, aos que tm fome, criar uma comunidade melhor, um mundo melhor - isto ajuda. Mas dizer-se a outro: "Eu te ajudarei psicologicamente" - que presuno! Quem sois, psicologicamente, para socorrer a outro? Deixai isso aos comunistas, que pensam ser a Providncia e ter o poder de ditar a milhes de indivduos o que devem fazer. Mas, porque deveis sofrer, se no podeis socorrer a outrem? Fazeis tudo o que podeis, que pode no ser muito, para ajudar ou socorrer; mas, porque passar pela tortura do sofrimento? Oh! no estais percebendo, no aprofundastes deveras o problema real![sumrio]

PERGUNTA:Percebo que, para libertar-se completamente do sofrimento, a pessoa tem de estar totalmente vigilante, plenamente atenta, a todas as horas. Tenho raros momentos de lucidez total, mas no tempo restante vejo-me aprisionado num estado de desateno: este meu destino para o

resto da vida e, portanto, nunca terei possibilidade de libertar-me do sofrimento?

KRISHNAMURTI: Corno diz o interrogante, estar livre do sofrimento estar totalmente atento. A ateno, em si mesma, virtude. Mas, infelizmente, no posso estar sempre atento. Estou atento hoje, mas amanh no estou, e torno a ficar atento depois de amanh. Durante o perodo intermediria estou desatento, e ocorrem atividades de toda ordem, das quais no estou plenamente cnscio. Assim, o interrogante indaga: "Vejo-me aprisionado num estado de desateno, e significa isso que estou condenado a nunca ficar livre do sofrimento?"

Ora, senhor, a idia de ficar livre para sempre, supe o tempo, no? Dizemos, "No sou livre agora, mas, se me tornar atento, serei livre, e eu desejo que essa liberdade perdure at o fim de meus dias". Estamos, assim, interessados na continuidade da ateno. Dizemos: "De alguma maneira devo estar sempre atento, porque, do contrrio, estarei sempre em sofrimento". Desejamos que esse estado de ateno prossiga, dia aps dia.

Ora, que que continua? Que que tem continuidade? No me respondais, por favor; escutai, apenas, por alguns minutos, e vereis algo extraordinrio. Que que tem continuidade? Por certo, quando penso numa coisa, agradvel ou dolorosa, que ela tem continuidade. Compreendeis? Quando penso num prazer ou numa dor, meu pensar a respeito disso lhe d continuidade. Se gosto de vs, penso em vs, e meu pensar em vs d continuidade imagem aprazvel que de vs formei; assim, pela continuidade do pensamento, da associao, da memria, minha reao relativa vossa pessoa, se torna mecnica. no verdade? E' como a reao do computador, que responde na base da "memria", da associao, na base de uma imensa quantidade de dados armazenados.

Ora, com essa mesma mentalidade, dizemos: "Devo manter a continuidade da ateno". Estais seguindo, senhor? Mas, se vemos o que est implicado tanto na ateno como na continuidade, nunca juntaremos as duas coisas. No sei se compreendestes o que estou tentando transmitir. O erro que estamos cometendo o de relacionar a continuidade com a ateno. Desejamos que o estado de ateno tenha continuidade; mas o que ter continuidade ser o nosso pensa. mento relativo a esse estado, e, por conseguinte, isso no ser ateno. E o pensamento que d continuidade a isso que chamamos "ateno"; mas, quando o pensamento d continuidade ateno, no h o estado de ateno. Se a isso aplicardes, por inteiro, a vossa mente, e o compreenderdes, descobrireis um peculiar estado de ateno sem continuidade, fora do tempo.[sumrio]

PERGUNTA:At que ponto atenuado o sofrimento pela aceitao dele?

KRISHNAMURTI: Porque devo aceitar o sofrimento? Isso apenas uma outra atividade superficial da mente. No desejo aceitar o sofrimento, nem atenu-lo, nem fugir a ele. Quero compreend-lo, ver o que significa, conhecer-lhe a beleza, a fealdade, a prodigiosa vitalidade. No desejo convert-lo numa coisa que ele no . Aceitando o sofrimento ou dele fugindo, ou, ainda, dele me abeirando com um conceito, uma frmula, no estou em contato com ele.

Assim, a mente que deseja compreender o sofrimento, nada pode fazer em relao a ele; no pode transformar o sofrimento ou ameniz-lo. Para ficardes livre do sofrimento, nada deveis fazer em relao

a ele. E porque sempre estamos fazendo alguma coisa, em relao ao sofrimento, que ainda nos encontramos neste estado.[sumrio]

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

7 - O medo morte
21 de julho de 1963

ESTIVEMOS considerando muitos problemas atinentes nossa vida cotidiana, pois, sem a compreenso desses cotidianos problemas de conflito, avidez, inveja, ambio, agonias do amor - sem a completa compreenso deles, totalmente impossvel a uma pessoa descobrir, por si prpria, se algo existe alm das coisas construdas pelo crebro: a "respeitvel" moralidade da rotina diria, as invenes das numerosas igrejas do mundo inteiro, o muito bvio ponto de vista materialista e a atitude intelectual perante a vida.
Ora, a meu ver, todo problema humano que continua a ser "um problema" h de, inevitavelmente, embotar e insensibilizar a mente, porque esta fica a dar voltas e mais voltas, sem conseguir sair de sua confuso e aflio. E', portanto, vitalmente necessrio compreender e liquidar cada problema logo que surge. Creio que raros dentre ns compreendemos que qualquer problema humano que no seja imediatamente resolvido confere mente um senso de continuidade, com infinito conflito, que torna a mente insensvel, embotada, estpida. Este fato precisa ser claramente compreendido; necessrio, igualmente, compreender que no estamos falando com base em nenhum sistema de filosofia, ou considerando a vida segundo determinada linha de pensamento. Como sabeis, temos examinado vrias questes - mas no de um ponto de vista oriental ou ocidental. Tratamos de cada problema, no como cristos ou hindustas, ou budistas-zen, ou de qualquer outro ponto de vista tendencioso, porm, to-s, como entes humanos racionais, inteligentes, livres de tendncias e neuroses.

Desejo apreciar nesta manh uma questo importante, ou seja a morte - no s a morte do indivduo, mas tambm a morte como idia que vimos mantendo h sculos como problema, sem o termos at hoje resolvido. H, no s o medo individual morte, mas tambm uma monstruosa atitude coletiva em relao morte - tanto na sia como nos pases ocidentais - atitude que precisa ser compreendida. Vamos, pois, considerar juntos esta importante questo.

Quando consideramos um vasto e importante problema, as palavras s tm o fim de possibilitar a comunicao, a comunho entre ns. Mas, as prprias palavras podem facilmente tornar-se um obstculo, quando se est tentando compreender esta profunda questo da morte, a menos que lhe dispensemos ateno completa e no tratemos, apenas verbal, leviana ou intelectualmente, de descobrir uma razo para sua existncia.

Antes, ou mesmo no processo de compreender essa coisa extraordinria chamada a morte, teremos tambm de compreender o significado do tempo, outro fator importante em nossa vida. O pensamento cria o tempo, e o tempo controla e modela nosso pensamento. Estou empregando a palavra "tempo", no apenas no sentido cronolgico - ontem, hoje e amanh - mas tambm no sentido psicolgico - o tempo que o pensamento inventou, para alcanar, realizar, adiar. Ambos (o tempo cronolgico e o tempo psicolgico) so fatores em nossa vida, no? Precisamos estar cnscios do tempo cronolgico, pois de outro modo no poderamos reunir-nos aqui s onze horas. O tempo cronolgico evidentemente necessrio, nos eventos de nossa vida; esta uma questo simples e clara, que no h necessidade de examinarmos muito profundamente. Assim, o que temos de explorar, discutir e compreender o processo psicolgico que chamamos "tempo".

Por favor, como tenho dito em cada uma de nossas reunies, se vos limitardes a escutar as palavras, acho que no poderemos ir muito longe. Em geral, somos escravos das palavras e dos conceitos ou frmulas resultantes de combinaes de palavras. No faais pouco caso disto, pois cada um de ns tem sua frmula, conceito, idia, ideal - racional, irracional, ou neurtico - em conformidade com o qual estamos vivendo. A mente se est orientando por um certo padro, uma determinada srie de palavras, combinadas em conceito ou frmula. Isto verdade em relao a cada um de ns, e no vos enganeis a esse respeito - existe uma idia, um padro segundo o qual estamos moldando nossa vida. Mas, se desejamos compreender esta questo da morte e da vida, tm de desaparecer definitivamente todas as frmulas, padres e "ideaes" - que s existem porque no compreendemos o viver. O homem que est vivendo total e completamente, sem medo, nenhuma idia tem a respeito do viver. Sua ao pensamento, e seu pensamento ao; no so duas coisas separadas. Mas, porque tememos a coisa chamada "morte", separamo-la da vida; colocamos a vida e a morte em dais compartimentos estanques, separados por largo espao, e vivemos em conformidade com a palavra, a frmula do passado, a tradio do que foi; e a mente que se acha enredada nesse processo nunca ter a possibilidade de ver todas as implicaes da morte, e da vida, nem tampouco de compreender o que a verdade.

Se, investigando junto comigo esta questo, a estais investigando como cristo, budista, hindusta, ou o que quer que seja, vos vereis completamente confusos. E se, para esta investigao, trouxerdes o resduo de vossas numerosas experincias, o conhecimento adquirido dos livros e de outras pessoas, tambm assim no s ficareis desapontados, mas tambm algo confusos. O homem que realmente deseja investigar, deve estar, em primeiro lugar, livre de todas estas coisas, que constituem seu background, seu cabedal - e a se encontra nossa maior dificuldade. Precisamos libertar-nos do passado, mas no como reao, porque, sem essa liberdade, no possvel descobrir-se nada novo. A compreenso liberdade. Mas, como disse h dias, mui poucos de ns desejamos ser livres. Preferimos viver numa protetora estrutura construda por ns mesmos ou pela sociedade. Toda perturbao que se verifica dentro desse padro causa-nos grande inquietao, e, a ver-nos perturbados, preferimos uma vida de negligncia, morte e declnio.

Para investigarmos esta imensa questo da morte, no s devemos estar cnscios, sem escolha, de nossa escravido s frmulas, aos conceitos, mas tambm de nossos temores, nosso desejo de continuidade, etc. Para investigar, necessrio chegar-nos ao problema de maneira nova. Notai por favor, que isto muito importante. A mente deve estar lcida e no embargada por nenhum conceito ou idia, para podermos examinar uma coisa to extraordinria, como deve ser a morte. A morte deve ser algo extraordinrio, e no essa coisa que procuramos "enganar" e que tanto tememos.

Psicologicamente, somos escravos do tempo - que a memria de ontem, do passado, com todo o seu

acmulo de experincias; no s nossa memria como pessoa particular, mas tambm a memria do "coletivo", da raa, do homem atravs das idades. O passado se constitui dos sofrimentos do homem, individuais e coletivos, de suas aflies, alegrias, sua tremenda luta com a vida, com a morte, com a verdade, com a sociedade. Tudo isso o passado - o "ontem" milhares de vezes multiplicado; e, para quase todos ns, o presente o movimento do passado para o futuro. No h essas divises rigorosas de passado, presente e futuro. O que foi, modificado pelo presente, o que ser. Isso tudo o que sabemos. O futuro o passado, modificado pelos acidentes do presente; o amanh o ontem, remodelado pelas experincias, as reaes e o conhecimento de hoje. E' a isso que chamamos "tempo".

O tempo coisa que foi construda pelo crebro, e este, a seu turno, resultado do tempo, de milhares de dias passados. Todo pensamento resultado do tempo, reao da memria de ontem, das nsias, frustraes, fracassos, sofrimentos, iminentes perigos; e com esse fundo consideramos a vida, consideramos todas as coisas. Se h Deus, se no h, qual a funo do Estado, a natureza das relaes, como superarmos ou ajustarmo-nos ao cime, ansiedade, ao sentimento de culpa, ao desespero, ao sofrimento - todas estas questes consideramos com aquele fundo temporal.

Ora, o que quer, que consideremos com esse fundo, se desfigura; e quando muito grande a crise que nos exige ateno e a olhamos com os olhos do passado, atuamos neuroticamente, como o faz a maioria de ns, ou construmos para ns mesmos uma muralha de resistncia a ela (a crise). Tal o inteiro processo de nossa vida.

Notai, por favor, que estou expondo tudo isso verbalmente, mas se olhardes apenas as palavras e no observardes vosso prprio processo de pensar - e isso significa vos verdes tais como sois - ento, no levareis, ao sairdes daqui, nesta manh, uma compreenso completa da morte; e essa compreenso necessria, para que possais ficar livres do medo e ingressar numa esfera completamente diferente.

Como vimos, estamos perenemente traduzindo o presente em termos do passado, e desse modo conferindo continuidade ao que foi. Para a maioria de ns, o presente a continuao do passado. Encontramo-nos com os sucessos dirios de nossa vida - que tm sempre sua novidade, seu significado - com o peso morto do passado, criando dessa maneira aquilo que denominamos "futuro". Se tiverdes observado vossa prpria mente, no apenas a consciente, mas tambm a inconsciente, sabereis que ela o passado, que nela nada existe de novo, nada que no esteja corrompido pelo passado, pelo tempo. E h aquilo que chamamos "o presente". Existe um presente no contaminado pelo passado? Existe presente que no condicione o futuro?

Provavelmente nunca pensastes nisto, e teremos de examin-lo um pouquinho. Em geral, s queremos viver no presente, porque o passado to pesado, to oneroso, to inesgotvel, e o futuro to incerto. A mente moderna diz: "Vivei completamente no presente. No vos preocupeis com o que ir acontecer amanh, porm vivei para hoje. A vida, de qualquer maneira, to aflitiva, e j nos bastam os males de um s dia; portanto, vivei cada dia completamente, e esquecei tudo o mais". Isso, bviamente, uma filosofia do desespero.

Ora, possvel viver-se no presente sem se trazer para ele o tempo, que o passado? Decerto, s podeis viver nessa totalidade do presente quando compreendeis a totalidade do passado. Morrer para o tempo viver no presente; e s se pode viver no presente aps compreender-se o passado - e que

significa que devemos compreender nossa prpria mente, no apenas a mente consciente, que freqenta diariamente o escritrio, que acumula conhecimentos e experincia, que tem reaes superficiais, etc., mas tambm a mente inconsciente, na qual esto sepultadas as tradies acumuladas, da famlia, do grupo, da raa. Sepultado no inconsciente se acha tambm o imenso sofrer do homem e o medo morte. Tudo isso o passado, que sois vs mesmo - e deveis compreend-lo. Se o no tiverdes compreendido; se no tiverdes investigado os movimentos de vossa prpria mente e corao, de vossa avidez e sofrimento; se no vos conhecerdes completamente, no podereis viver no presente. Viver no presente morrer para o passado. No processo de compreenso de vs mesmo vos tornais livre do passado, que constitui vosso condicionamento - vosso condicionamento de comunista, de catlico, protestante, hindusta, budista, o condicionamento que vos foi imposto pela sociedade, e por vossa prpria avidez, inveja, nsias, desesperos, pesares e frustraes. E' vosso condicionamento que d continuidade ao "eu", ao "ego".

Como outro dia apontei, se no conheceis a vs mesmo - tanto vossos estados conscientes como os inconscientes toda a vossa investigao se desviar, receber uma tendncia. No tereis base para o pensar racional, claro, lgico, so. Vosso pensar seguir um certo padro, uma certa frmula ou sistema de idias - mas isso no constitui o pensar verdadeiro. Para se pensar lcida e logicamente, sem se tornar neurtico, sem se deixar prender a nenhuma forma de iluso, necessrio compreender todo esse processo da prpria conscincia, construdo pelo tempo, pelo passado. Mas, pode-se viver sem o passado? Isso, por certo, morte. Entendeis? Voltaremos questo do presente, aps vermos, por ns mesmos o que a morte.

Que a morte? Eis uma pergunta que interessa a moos e velhos; portanto, fazei-a a vs mesmo. A morte significa apenas o findar do organismo fsico? disso que temos medo? nosso corpo que desejamos continue a existir? Ou por uma outra forma de continuidade que ansiamos? Todos percebemos que o corpo, a entidade fsica se gasta pelo uso, por ao de vrias presses, influncias, conflitos, nsias, exigncias, sofrimentos. Alguns provavelmente gostariam se se pudesse fazer o corpo durar cento e cinqenta anos ou mais, e possvel que os mdicos e cientistas possam, juntos, encontrar afinal alguma maneira de prolongar a agonia em que em regra vivemos. Mas, mais cedo ou mais tarde, o corpo morre, o organismo fsico chega a seu fim. Como qualquer mquina, acaba por desgastar-se.

Para a maioria de ns, a morte algo muito mais profundo do que o findar do corpo, e todas as religies prometem uma certa espcie de vida alm da morte. Ansiamos por uma continuidade; queremos uma garantia de que algo subsistir aps a morte do corpo. Esperamos que a psique, o ego - esse ego que muito experimentou, lutou, adquiriu, aprendeu, sofreu, gozou; esse ego que no Ocidente se chama "alma" e que tem outro nome no Oriente - esperamos que esse ego subsista. Assim, o que nos interessa a continuidade, e no a morte. No queremos saber o que a morte; no querermos conhecer o extraordinrio milagre, a beleza, a profundeza, a vastido da morte. No desejamos investigar essa coisa que desconhecemos. O que queremos s - subsistir. Dizemos: "Eu, que vivo h quarenta, sessenta, oitenta anos; Eu, que tenho minha casa, minha famlia, meus filhos e netos; Eu, que h tantos anos freqento diariamente o escritrio; Eu, com minhas contendas e apetites sexuais - quero continuar a viver." S isso nos interessa. Sabemos que h morte, que inevitvel o findar do corpo fsico e, por conseguinte, dizemos: "Preciso de uma garantia da continuidade de mim mesmo aps a morte". Eis porque temos crenas, dogmas, ressurreio, reencarnao - mil-e-uma maneiras de fugir realidade da morte; e, quando nos vemos em guerra, erguemos cruzes em inteno dos desventurados que tombaram. Essa coisa vem acontecendo h milnios.

Ora, em verdade nunca nos aplicamos de corpo e alma a investigar o que a morte. Dela s nos abeiramos com a condio de nos ser garantida a continuidade numa vida futura. Dizemos: "Desejo que o "conhecido" continue existente" - e esse "conhecido" so nossas qualidades, nossas capacidades, a lembrana de nossas experincias, de nossas lutas, preenchimentos, frustraes, ambies; e, tambm, nosso nome e nossas posses. Tudo isso o "conhecido", que desejamos continue a existir todo inteiro. Uma vez nos seja dada a certeza dessa continuidade, talvez ento desejemos investigar o que a morte e se existe o "desconhecido" - que deve ser algo maravilhoso que cumpre descobrir.

Estais vendo, pois, a dificuldade. O que desejamos a continuidade, e nunca perguntamos a ns mesmos o que que constitui a continuidade, que d origem a essa cadeia, esse movimento da continuidade. Se observardes bem, vereis que o pensamento, e nada mais, que nos d a noo da continuidade. Por meio do pensamento vos identificais com vossa famlia, vossa casa, vossos quadros ou poesias, com vosso carter, vossas frustraes, vossas alegrias. Quanto mais pensais num dado problema, tanto mais fortaleceis a raiz e a continuidade desse problema. Se gostais de algum, pensais nessa pessoa, e esse prprio pensamento d a noo de continuidade no tempo. claro que deveis pensar; mas sois capaz de pensar momentaneamente e depois abandonar o pensamento? Se no disssseis: "Eu gosto disso, coisa minha - meu quadro, uma expresso de minha personalidade, meu Deus, minha mulher, minha virtude - e quero conserv-lo" - se no disssseis tal coisa, no tereis nenhum sentimento de continuidade no tempo. Mas, nunca pensais em cada problema de maneira clara e completa. H sempre o prazer que desejais conservar, e a dor de que desejais livrar-vos, o que significa que pensais em ambas essas coisas; e, assim, o pensamento d continuidade a ambas. O que chamamos "pensamento" reao da memria, da associao - essencialmente a mesma coisa que a "reao" de um computador; e chegastes ao ponto em que, por vs mesmo, percebeis a verdade disso.

Em geral, no desejamos descobrir por ns mesmos o que a morte; pelo contrrio, desejamos continuar a existir no "conhecido". Se morre meu irmo, meu filho, minha mulher ou marido, fico aflito, sozinho, a lastimar-me, sendo isso o que chamo "sofrimento", e sigo vivendo nesse perturbado, confuso, lastimvel estado. Separo a morte da vida, desta vida de disputas, amarguras, desespero, desiluses, frustraes, humilhaes, insultos, porque esta a vida que conheo, e a morte eu desconheo. A crena e o dogma me satisfazem, at morrer; e isso o que em geral, nos acontece.

Ora, esse senso de continuidade que o pensamento d conscincia inteiramente superficial, como se pode ver. Nele, no h nada de misterioso ou de nobilitante; e, ao compreenderdes o seu total significado, pensareis, quando necessrio, clara, lgica, smente, sem sentimentalismo, sem a constante nsia de preenchimento, de ser ou vir a ser algum. Sabereis, ento, viver no presente; e viver no presente significa morrer de momento a momento. Sereis ento capaz de investigar porque vossa mente, nada temendo, no tem iluses. Ser sem iluses absolutamente necessrio, e s h iluses enquanto existe medo. No havendo medo, no h iluso. Nasce a iluso quando o medo se enraza na segurana - segurana, na forma de determinada relao, de uma casa, uma crena, ou na forma de posio e de prestgio. O medo cria a iluso. Enquanto existir o medo, a mente estar enredada em vrias formas de iluso e, por conseguinte, nenhuma possibilidade ter de compreender a morte.

Vamos agora investigar o que a morte - eu, pelo menos, o vou investigar, expor; mas vs s compreendereis a morte, s podereis com ela viver completamente, conhecer-lhe a profundeza, o significado pleno, quando no tiverdes medo e, por conseguinte, nenhuma iluso. Estar livre do medo estar vivendo completamente no presente, e isso significa que no se est funcionando mecanicamente no hbito da memria. De modo geral, estamos interessados na reencarnao, ou em saber se

continuaremos a viver aps a morte do corpo - e tudo isso muito ftil. J compreendemos a futilidade desse desejo de continuidade? Percebemos que , Cinicamente, o "processo" do pensar, a mquina do pensamento, que exige continuidade? Uma vez tenhais percebido esse fato, compreendereis a extrema superficialidade, a estupidez de tal exigncia. O "eu" subsiste aps a morte? Que importa isso? E que esse "eu" que desejais continue existente? Vossos prazeres e sonhos, vossas esperanas, desesperos e alegrias, vossas posses e o nome de que sois portador, vosso insignificante carter e o conhecimento que adquiristes em vossa vida angustiada, estreita, conhecimento que foi acrescentado pelos professores, pelos literatos, pelos artistas. E isso que desejais subsista, s isso.

Ora, quer sejais velho, quer moo, tendes de acabar com tudo isso - extirp-lo radicalmente, "cirurgicamente", maneira do operador com seu bisturi. A mente se torna ento sem iluso e sem medo; por conseguinte, capaz de observar e de compreender o que a morte. O medo existe por causa do nosso desejo de conservar o "conhecido". O "conhecido" o passado vivente no presente e a modificar o futuro. Assim nossa vida, dia aps dia, ano aps ano, at morrermos; e como pode essa mente compreender aquilo que no tem "tempo", que no tem "motivo", que totalmente desconhecido?

Compreendeis? A vida o desconhecido, e vs tendes idias a respeito dela. Evitais encarar a morte, ou tratais de racionaliz-la, dizendo-a inevitvel; ou tendes uma crena que vos d consolo, esperana. Mas, s a mente amadurecida, a mente sem medo, sem iluso, e sem essa estpida busca de "auto-expresso" e de continuidade - s essa mente pode observar e descobrir o que a morte, j que sabe viver no presente.

Prestai ateno a isto, por favor: Viver no presente viver sem desespero, porque no h apego ao passado, nem esperana para o futuro; por conseguinte, a mente diz: "O hoje me basta". Ela no foge ao passado, nem fecha os olhos ao futuro, porm compreendeu a totalidade da conscincia, que no s individual, mas tambm coletiva, e, por conseguinte, no existe nenhum "eu" separado da multido. Com a compreenso total de si prpria, compreendeu a mente tanto o "particular" como o "universal"; por conseguinte, rejeitou a ambio, o preconceito, o prestgio social. Tudo isso desapareceu da mente que est vivendo toda no presente e, por conseguinte, morrendo, a cada minuto do dia, para tudo o que se torna conhecido. Vereis, ento, se tiverdes chegado at ai, que a morte e a vida so uma s coisa. Estais vivendo totalmente no presente, completamente atento, sem escolha, sem esforo. A mente est sempre vazia, e desse vazio vs olhais, observais, compreendeis, e, por conseguinte, viver morrer. O que tem continuidade nunca pode ser criador. S o que finda pode saber o que criar. Quando a vida tambm morte, existe a Verdade, h criao; porque a morte o desconhecido, como o so a Verdade e o Amor.

Desejais fazer perguntas e debater sobre o que estivemos dizendo nesta manh?

PERGUNTA:Morrer ato de vontade, ou o prprio desconhecido?

KRISHNAMURTI: Senhor, j morrestes, alguma vez, para vosso prazer - morrestes para ele, simplesmente, sem argumentar, sem reagir, sem procurar criar condies especiais, sem perguntar de que maneira abandon-lo ou porque deveis abandon-lo? Tereis de fazer isto ao morrerdes fisicamente, no verdade? Com a morte no se discute. No se pode dizer morte: "Dai-me mais alguns dias de vida". No h esforo de vontade no morrer - morremos, pura e simplesmente. Ou j morrestes alguma

vez para vossos desesperos, ambies - abandonando tudo isso, simplesmente, pondo-o de lado, como a folha que morre no outono, sem nenhuma batalha da vontade, nem ansiedade sobre o que vos ir suceder se o fizerdes? J fizestes isso? Parece-me que no. Quando sairdes daqui, morrei para algo a que estais apegado - vosso hbito de fumar, vosso apetite sexual, vossa nsia de ser famoso, como artista, como poeta, como isto ou aquilo. Abandonai isso, simplesmente, varrei-o para o lado, como o farteis com qualquer coisa estpida - sem esforo, sem escolha, sem deciso. Se vosso morrer for total e no apenas o desistir de fumar cigarros ou de beber - de que fazeis um problema tremendo - sabereis o que significa viver no momento presente - supremamente, sem nenhum esforo, com todo o vosso ser; e ento, talvez, uma porta se vos abrir para o Desconhecido.[sumrio]

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

8 - A meditao
23 de julho de 1963

DEVEIS ter notado que, durante as sete reunies aqui realizadas, no se fez referncia a nenhuma teoria, crena ou ideal. Para o homem religioso no existem teorias, nem crenas ou ideais de qualquer espcie, porque esse homem est sempre vivendo com plenitude, no presente ativo. Toda dependncia de idia, toda dependncia de padro, todo ajustamento a qualquer teoria ou crena, coisa totalmente estranha mente que busca o verdadeiro.
Ora, para a maioria de ns, certas palavras - tais como "morte", "sofrimento", "conflito'', "orao", "Deus" - esto "carregadas" de especial significado; tm para a mente extraordinria significao, e vivemos sob a influncia dessas palavras. Elas nos moldam a vida, obrigando-nos a ajustar-nos, a imitar, a disciplinar-nos de acordo com certo e consagrado padro. E esta manh vou empregar uma dessas palavras - palavra talvez para muitos um pouco estranha; para outros, entretanto, que porventura leram algo sobre o assunto, ter ela alguma significao. a palavra "meditao". A meditao, para a maioria dos Ocidentais, algo de extico, estranho, asitico; e para as pessoas, em geral, seja no Oriente, seja no Ocidente, algo que se precisa praticar quando se deseja encontrar a Verdade ou Deus. Sobre isso vou falar, porque, para mim, uma vida sem meditao uma vida perdida. Se se desconhece o profundo significado e importncia da meditao, torna-se muito superficial o viver de cada dia. Mas, para se compreender o contedo dessa palavra, e passar alm da palavra, requer-se um pensar muito claro, e uma mente alertada, ativa.

Antes de entrarmos nesta questo da meditao, precisamos ter uma noo bem clara do significado da disciplina. Para a maioria de ns, disciplina supe controle, ajustamento de nosso pensamento e atividade a um certo padro "ideacional" (ideational).(1) Ajustar-se, reprimir, seguir, imitar - tudo isso est implicado na palavra "disciplina".

Peo-vos, agora, acompanhar-me muito atentamente, pois isto vai tornar-se muito difcil, rduo, e, se

no me seguirdes bem de perto, ativando ao mximo a vossa mente, vos perdereis completamente no caminho. Necessitareis, com efeito, de vossa energia total, para seguirdes o que este orador vai dizer.

Sucede, com a maioria de ns, que nossa mente foi condicionada por meio de disciplina, moldada por inumerveis influncias, pensamentos, experincias, aes, de maneira que a disciplina se nos tornou uma quase segunda natureza. Comeamos a disciplinar-nos na escola e do mesmo modo prosseguimos pelo resto da vida, ajustando-nos s exigncias da sociedade, submetendo-nos ao padro consagrado moral e social - refreando-nos por medo, ajustando-nos opinio pblica, ao que consideramos correto, etc. Est condicionada nossa mente para buscar a segurana mediante disciplina e, apesar disso, pensamos que pela disciplina seremos capazes de descobrir o que a Verdade. Mas, por certo, para descobrir o que a Verdade, precisa o indivduo estar livre de toda disciplina que lhe foi imposta ou que a si prprio imps. S pode verificar-se o descobrimento do verdadeiro quando se est livre de ajustamento e de qualquer espcie de medo; h, ento, uma disciplina de natureza toda diferente. J no disciplina, no sentido de imitao, represso ou ajustamento a padro. E um movimento livre, pois no significa fazer algo pelo desejo de um certo resultado, ou por medo. Deve, pois, ficar claramente entendido que qualquer espcie de disciplina que conhecemos denota desejo de ajustar-nos, de pr-nos em segurana, e que, atrs desse desejo, est o medo - o medo insegurana, de no obter o que se deseja, de no descobrir a verdade final, etc. etc.

Outra coisa muito necessria estarmos cnscios de quanto estamos condicionados pela sociedade, pelas inmeras experincias que temos tido - e isso significa que devemos estar totalmente cnscios de nossa conscincia integral, e no apenas de certas partes dela. "Estar cnscio" requer espao para a observao - isto , que haja em nossa mente espao, de modo que possamos observar sem opinio, sem avaliao, sem concluso. Em geral, nenhum espao temos na mente, porque nos chegamos a tudo o que observamos com uma concluso, uma idia, uma opinio, um juzo, uma avaliao; condenamos, aprovamos ou justificamos o que vemos, ou com isso nos identificamos, de modo que nenhum espao existe dentro do qual possamos observar.

Por favor, no faais disso uma teoria ou coisa que se tem de praticar, pois isso seria terrvel, j que tudo o que se pratica se torna hbito. Infelizmente, quase todos vivemos numa srie de hbitos, agradveis ou desagradveis - o que extremamente destrutivo da inteligncia. Pela observao de vs mesmos, percebereis a verdade ou a falsidade desta assero.

Sabeis o que aprender? Aprender - no genuno sentido da palavra - no adicionar. No acumular conhecimento se, depois, pelo observar, pelo experimentar, acrescentar o que se aprendeu antes. Quando s se trata de acumular conhecimentos e de adicion-los ao que j se sabe, nunca h liberdade para observar; por conseguinte, no se est aprendendo. Compreendeis? Se no, discutiremos sobre isso, depois.

Por "percebimento", entendo um estado de vigilncia em que no h escolha. Estamos simplesmente observando o que . Mas ningum pode observar o que , se tem alguma idia ou opinio a respeito do que v, dizendo-o "bom" ou"mau", ou de outro modo o avaliando. A pessoa tem de estar totalmente cnscia dos movimentos de seu prprio pensa.mento, de seu prprio sentimento, tem de observar suas prprias atividades, tanto conscientes como inconscientes, sem avaliao. Isso requer mente alertada e ativa no mais alto grau. Mas, acontece que a mente da maioria de ns est embotada, semi-adormecida; s certas partes dela se acham ativas - as partes especializadas, pelas quais funcionamos

automaticamente, pela associao, pela memria, tal como um crebro eletrnico. A mente, para ser vigilante, sensvel, necessita de espao, no qual possa olhar as coisas sem nenhum fundo de conhecimentos prvios; e uma das funes da meditao levar a mente a uma extraordinria alerteza, atividade, sensibilidade.

Estais seguindo bem isto?

Estar vigilante o indivduo observar a prpria atividade corporal, a prpria maneira de andar, de sentar-se, os movimentos das prprias mos; ouvir as palavras que emprega, observar todos os seus pensamentos, todas as suas emoes, todas as suas reaes. Inclui o percebimento do inconsciente com suas tradies, seu conhecimento instintivo, e o imenso sofrer que ele acumulou - no apenas o sofrer pessoal, mas tambm o sofrer humano. De tudo isso deveis estar cnscio; e no o podeis, se estais meramente a julgar, a avaliar, a dizer: "Isto "bom", aquilo "mau"; conservarei isto e rejeitarei aquilo" j que todas essas coisas tornam a mente embotada, insensvel.

Do percebimento nasce a ateno. A ateno deflui do percebimento, quando nesse percebimento no h escolha; quando no se est escolhendo nem experimentando pessoalmente (sobre isto falarei mais adiante), porm simplesmente observando. E para se poder observar, necessita-se, na mente, de uma vasta poro de espao. A mente que est toda enredada na ambio, na avidez, na inveja, na busca do prazer e do auto-preenchimento - com os inevitveis pesares, dores, desespero, e aflio, que ocasionam - no dispe de espao, para observar. Est repleta de seus prprios desejos, a dar voltas e mais voltas nas guas represadas de suas prprias reaes. No podeis estar atento, se vossa mente no altamente sensvel, penetrante, racional, lgica, s, vigorosa, sem a mais leve sombra de neurose. Deve a mente explorar todos os seus prprios recessos, sem deixar um s por descobrir; porque, se houver um s recesso mental que temermos investigar, da brotar a iluso.

O cristo que v Cristo em sua meditao, em sua contemplao, pensa ter alcanado um estado maravilhoso, mas suas vises so meras "projees" de seu prprio condicionamento. O mesmo acontece com o hindusta que, sentado margem de -um rio, entra num estado de xtase. Tem, tambm ele, vises nascidas de seu prprio condicionamento, e o que v, por conseguinte, no constitui uma verdadeira experincia religiosa. Mas, pelo percebimento, pela observao livre de escolha - a qual s possvel quando h na mente espao para observar - dissolvem-se todas as formas de condicionamento e, ento, j se no hindusta, nem budista, nem cristo, porque todas as idias, crenas, esperanas e temores desapareceram definitivamente. Da vem a ateno, no ateno aplicada a uma certa coisa, porm um estado de ateno em que no h "experimentador" e, por conseguinte, no h experincia. Isto de enorme importncia e deve ser compreendido por todo aquele que se est realmente esforando por descobrir o que a Verdade, o que religio, o que Deus, o que existe alm das coisas construdas pela mente.

No estado de ateno, no h reao: a pessoa est, simplesmente, atenta. A mente explorou e compreendeu todos os seus prprios recessos, todos os inconscientes motivos, exigncias, preenchimentos, nsias, pesares; por conseguinte, no estado de ateno h espao, h vazio; no h experimentador a experimentar alguma coisa. Achando-se vazia, a mente no est "projetando", buscando, desejando, esperando. Compreendeu todas as suas prprias reaes e "respostas" (responses), sua profundidade, sua superficialidade,(2) e nada mais resta. No h diviso entre o observador e o que ele observa. No momento em que h separao entre "observador" e "coisa

observada", h conflito que o prprio intervalo entre ambos. J examinamos isso, e vimos quanto importante estarmos completamente livres de conflito.

Isso talvez seja um pouco mais complicado do que as coisas que estais acostumados a ouvir, pois estou falando sobre a meditao - algo que transcende todas as palavras.

Ora, s no estado de ateno que podeis ser vossa prpria luz, e ento todas as aes de vossa vida diria nascero dessa luz - todas as aes, quaisquer que sejam: exercer o emprego, cozinhar, lavar, remendar roupas, etc. Todo esse processo constitui a meditao, e sem ela a religio nada significa, torna-se mera superstio explorada pelos sacerdotes.

Para a maioria das pessoas que praticam o que chamam "meditao", esta uma espcie de auto-hipnose. Tendo tomado "lies de meditao" ou lido livros sobre a matria, pem se sentadas, de pernas cruzadas e percorrem toda a srie de "habilidades" que aprenderam - respirar com a mxima regularidade, controlar os pensamentos, etc. etc. H muitos sistemas de meditao, mas se compreenderdes um s deles, tereis compreendido todo o seu conjunto, porque todos eles visam ao autocontrole ou auto-hipnose, como meios de se alcanarem certas experincias consideradas maravilhosas, porm, em verdade, ilusrias. Essa forma de meditao de todo em todo infantil, sem nenhuma significao. Podeis pratic-la durante dez mil anos, e nunca descobrireis o que verdadeiro. Podeis ter vises, "experimentar" o que pensais ser Deus, a Verdade, etc., mas tudo ser coisa "projetada" por vossas prprias reaes, por vosso prprio condicionamento e, por conseguinte, sem significao alguma.

Mas, eu estou falando de coisa completamente diferente: O libertar da mente, pela intensa vigilncia, de todas as suas reaes, e produzir, assim, sem o exerccio de controle, de vontade deliberada, um estado de quietude interior. S a mente muito ardorosa, altamente sensvel, pode achar-se verdadeiramente quieta, e no aquela que est paralisada pelo medo, pelo sofrimento, pela alegria, ou entorpecida pelo ajustamento a inumerveis exigncias sociais e psicolgicas.

A verdadeira meditao inteligncia em sua forma mais elevada. No questo de se ficar sentado a um canto, de pernas cruzadas e olhos fechados, ou ficar de pernas para o ar, apoiado na cabea, ou o que mais seja. Meditar estar completamente cnscio, quando se est passeando, quando viajando de nibus, trabalhando no escritrio ou na cozinha; estar o indivduo completamente cnscio das palavras que emprega, dos gestos que faz, de sua maneira de falar, de comer, seu costume de empurrar os outros. Estar cnscio, sem escolha, de tudo o que se passa em torno de vs e dentro em vs - isto meditao. Se dessa maneira ficardes cnscio da incessante propaganda poltica e religiosa, das numerosas influncias que vos rodeiam, vereis com que rapidez sereis capaz de compreender cada influncia com que entrardes em contato, e dela vos libertar.

Mas, so rarssimos os que vo to longe, j que quase todos estamos condicionados por nossas tradies. Isso verdade, principalmente para quem vive na ndia, onde absolutamente necessrio fazer certas coisas - controlar completamente o corpo e, conseqentemente, controlar completamente o pensamento. Por meio desse controle, espera-se alcanar o Supremo, mas o que for alcanado ser o resultado da prpria auto-hipnose de cada um. No mundo cristo faz-se mesma coisa, de maneira diferente. Mas, eu me estou referindo a algo que requer inteligncia em sua mais elevada forma.

Ora, a mente que deseja experincia no inteligente; e, se observardes, vereis que a maioria de ns deseja experincia. Cansados dos rotineiros "desafios e respostas" que h tanto tempo conhecemos, apelamos para a chamada meditao, ou ingressamos em tal ou qual igreja, esperando que por esse ou qualquer outro meio misterioso, iremos ter novas e mais profundas experincias. Mas a mente que se acha no estado de "desejo de experincia" - por mais exaltada que seja tal experincia - no inocente; por conseguinte, no h isso que se chama "experincia religiosa". S a mente que est desejando, buscando, tateando, ansiosa, desesperada - s essa pede experincia. A mente que altamente sensvel, j que a luz de si prpria, no tem desejo nem necessidade de experincia, essa mente, por conseguinte, se acha num estado de inocncia; e s a mente inocente e altamente sensvel pode estar quieta. Quando a mente est totalmente quieta, porque cada uma de suas partes viva, sensvel, acha-se ento num estado de meditao; e da pode prosseguir, at descobrir o que a Verdade. Mas, enquanto no se achar nesse estado de meditao, toda tentativa que a mente faa para descobrir o que a Verdade, o que Deus, o que "essa coisa" existente alm dela prpria (da mente) - ser pura perda de tempo, e conducente iluso. O achar-se nesse estado de meditao requer extraordinria energia; e vs tereis pouqussima energia, enquanto estiverdes em conflito, enquanto tiverdes os problemas do desejo. Por essa razo que, como tenho dito desde o comeo, todo conflito, toda exigncia de preenchimento, com sua esperana e seu desespero, tm de ser compreendidos e dissolvidos. A mente, ento, no tem iluses, porque j no tem o poder de criar iluses.

A mente que est toda enredada em problemas, no medo, no desespero, no desejo de preenchimento prprio, est sempre criando a iluso e, por conseguinte, se encontra num estado de neurose. Esta a primeira coisa que necessrio compreender. Mas, quando a mente altamente sensvel e est livre de todas as iluses, ento, nessa claridade, nessa sensibilidade, h inteligncia; e s ento pode a mente estar quieta, completamente e sem esforo algum. Esse estado de quietude completa e livre de esforo o comeo da meditao.

Assim, pois, h primeiramente um percebimento, uma observao sem escolha, de todos os vossos pensamentos e sentimentos, de tudo o que fazeis. Nasce, da, um estado de ateno sem fronteiras, mas em que a mente pode concentrar-se; e desse estado de ateno resulta a quietude mental. E quando a mente est totalmente quieta, sem nenhuma iluso, sem qualquer espcie de auto-hipnose, vem existncia algo que no foi formado pela mente.

Apresenta-se-nos agora a dificuldade de expressar em palavras algo que inexprimvel - e esse algo que estamos buscando. Todos desejamos encontrar algo transcendental, fora deste mundo de agonias, de tirania, de fora e subjugao, mundo to indiferente, empedernido e brutal. Com nossas ambies, nossos nacionalismos, nossa diplomacia, nossas mentiras, estamos continuamente precipitando os horrores da guerra; e, cansados de tudo isso, desejamos a paz. Desejamos encontrar em alguma parte um estado de tranqilidade, de bem-aventurana e, assim, inventamos um Deus, um Salvador, ou um outro mundo que nos oferea a paz que desejamos, contanto que faamos ou creiamos em certas coisas. Mas uma mente condicionada, por mais que deseje a paz, s provoca a prpria destruio; o que se observa no mundo atual. Todos os polticos do mundo, tanto da esquerda como da direita, usam a palavra "paz", mas esta palavra nada significa. Falo, porm, de algo existente muito alm de tudo isso.

A meditao, pois, o esvaziar da mente de todas as coisas que juntou. Se o fizerdes - talvez no desejeis faz-lo, mas, sem embargo, escutai! - vereis abrir-se um extraordinrio espao em vossa mente,

e esse espao liberdade. Assim, deveis exigir a liberdade justamente no comeo, e no ficar aguardando, esperando alcan-la no fim. Deveis buscar o significado da liberdade em vosso trabalho, em vossas relaes, em tudo o que fazeis. Vereis, ento, que meditao criao.

"Criao" uma palavra que empregamos to levianamente, to facilmente! Um pintor espalha umas poucas tintas sobre uma tela e por causa disso se pe num extraordinrio estado de entusiasmo. Trata-se de seu preenchimento, de seu meio de "expresso"; do "mercado" em que ir ganhar dinheiro ou reputao. E a isso ele chama "criao"! Todo escritor "cria'', e h escolas onde se ensina a escrever "criadoramente"; mas nada disso tem a mnima relao com a criao. Tudo s reao condicionada de uma mente que vive em determinada sociedade.

A criao a que me refiro coisa inteiramente diferente. E' a mente no estado de criao. Ela poder expressar ou deixar de expressar tal estado. A expresso de muito pouco valor. Aquele estado de criao no tem causa e, por conseguinte, a mente que nele se acha est, a cada momento, morrendo e vivendo e amando e sendo. Tudo isso meditao.

Desejais discutir sobre isto?

PERGUNTA:Como pode ser mantida a ateno decorrente do percebimento?

KRISHNAMURTI: Senhor, peo vnia para dizer, mui respeitosamente, que acho que fizestes uma pergunta algo incorreta. Porque desejar manter a ateno? Que existe atrs desta palavra - "manter"? Desejo manter um certo estado de relao com minha mulher, meu marido, um amigo. Desejo conserv-lo vivo, em um certo nvel, num certo grau de "afinao", de modo que possamos sempre amar-nos e corresponder-nos completamente. Ou desejo conservar um certo sentimento. E como o conservarei? Dizendo "Quero mant-lo vivo" - isto , mediante a volio, a vontade. E que acontece quando mantendes alguma coisa pela ao da vontade? Essa coisa se torna quebradia e destruda. Pode-se manter o amor pela volio, pela vontade? Ora, deve haver uma maneira diferente de atender a esta questo.

Digamos que percebo, num rpido instante, o que significa "estar lcido". Percebo-o a pleno, e no apenas verbalmente. Surpreendi-me num momento de lucidez sem escolha, e compreendi o que isso significa verdadeiramente. Por um segundo, estou lcido, e percebo a extraordinria liberdade, a beleza e alegria existentes nesse estado. Digo ento de mim para comigo: "Preciso manter isso"; e, no momento em que desejo manter esse estado, ele se torna memria. O que estou mantendo no o fato, porm a memria do fato e, por conseguinte, uma coisa morta. Vede isto, por favor!

Lembro-me de meu irmo, meu filho, minha mulher, meu marido, que morreu, e estou vivendo nessa memria, conservando-a, com todos os seus deleites, desesperos, nsias - sabeis de tudo por que passamos. Mas no tratei de descobrir o que significa morrer uma pessoa; no estou cnscio do significado da morte. preciso, pois, estar-se cnscio do significado do fato, e no, simplesmente, viver numa memria. Compreendeis, senhor? "No viver numa memria" significa: nunca dizer, a respeito de uma experincia ligada a certa relao: "Quero conservar isto, quero que isto continue". Ento, a morte de algum no tem importncia. Isto no insensibilidade ou indiferena. Estai atento ao presente, a

cada minuto - e vereis.

Transmiti-vos alguma coisa?

A verdade no tem continuidade, porque est alm do tempo; e o que tem continuidade no a Verdade. A Verdade para ser percebida instantaneamente, e esquecida - "esquecida", no sentido de que no a levemos conosco como lembrana da Verdade que foi percebida. E porque vossa mente est livre da memria, a qualquer instante - no prximo minuto, no dia seguinte ou um pouco mais tarde - a Verdade reaparecer.

Como no tem continuidade, a Verdade s pode ser vista quando a mente toda inteira est livre desse processo, de manter, de rememorar, de reconhecer. Isso exige extraordinria ateno, j que muito fcil dizer-se: "Ontem eu vi isso, e quero viver com isso". Se ficardes "vivendo com isso", estareis vivendo com uma memria, coisa morta e sem significao, que vos impedir de ver a Verdade, sempre nova e fresca. Para ver a Verdade, ou a beleza daquela montanha, vossa mente deve estar sobremodo sensvel, no ter sido embotada pela memria de coisas passadas; e isso exige --como sabereis se vos observardes - penetrante ateno. Por conseguinte, no deveis permitir que vosso corpo se torne embotado, indolente. Deveis ter um corpo altamente alertado, sensvel; porque as condies do corpo influem no crebro, e o crebro influi em vosso pensamento. Psicossomticamente, necessrio estar-se plenamente lcido.

A memria mecnica, e tem naturalmente seu lugar prprio. Sem a memria, no sabereis onde morais, no sabereis ler e escrever, etc. Mas, com a maioria de ns acontece que a memria - que o passado - interfere na observao. Quando tiverdes compreendido este fato, tereis espao para observar; e nesse espao, por uma frao de segundo, por dez minutos, por uma hora - o perodo no importa - h percebimento. Mas, se converterdes esse percebimento em memria, nunca mais tornareis a ver.

Em geral, vivemos de memrias: memrias dos ditosos tempos da juventude, lembranas relativas ao sexo, lembranas de nossas alegrias e desesperos, etc. Vivemos no passado e, por isso, nossa mente insensvel; e nosso preparo tcnico, portanto, contribui para nos tornarmos autmatos. Estou falando de coisa muito diferente: tornar a mente sobremodo ativa e sensvel, pelo percebimento de tudo o que fazeis e deixais de fazer.[sumrio]

INTERROGANTE:Quando estou escutando o que aqui se diz, sinto-me muito vivo e sensvel; mas, quando me vou, a ss, ou quando me acho em casa, essa sensibilidade desaparece.

KRISHNAMURTI: Se s tendes sensibilidade enquanto aqui vos achais, nesse caso estais sendo influenciado, e isso nenhum valor tem. O que estais ouvindo , ento, mera propaganda e, por conseguinte, deveis evit-lo, rejeit-lo, destru-lo, pois assim que se criam os Mestres, os instrutores, as autoridades. Mas se, ouvindo-me falar, estivestes cnscio de vossas prprias reaes, a cada minuto, acompanhando o que estivemos dizendo durante mais de uma hora; se estivestes atento no s s palavras do orador, mas tambm aos movimentos de vosso prprio pensamento e sentimento, ento, ao sairdes daqui, sozinho, conhecereis o estado de vossa mente e nunca vos deixareis colher cegamente em

suas redes.[sumrio]

PERGUNTA:No achais que o desejo de libertao , em parte, a causa de nosso condicionamento?

KRISHNAMURTI: Naturalmente, senhor; o desejo de nos libertarmos de condicionamento s pode favorecer o condicionamento. Mas se, em lugar de tentarmos reprimir o desejo, compreendermos o seu inteiro "processo", ento, nessa prpria compreenso, surge a liberdade, a libertao do condicionamento. A libertao do condicionamento no um resultado direto. Compreendeis? Se me aplico deliberadamente a livrar-me de meu condicionamento, esse prprio desejo cria seu peculiar condicionamento. Posso destruir uma forma de condicionamento, mas fico enredado noutra. J se houver compreenso do prprio desejo - inclusive, tambm, o desejo de libertao - ento, essa mesma compreenso destri completamente o condicionamento. A libertao do condicionamento um resultado acessrio, e sem importncia. O importante compreender o que cria o condicionamento.
[sumrio]

(1) Ideational - de ideation: Criao e conservao de idias pela mente. (N. do T.) (2) Isto , as partes profundas e as partes superficiais (o inconsciente e o consciente). N. do T.

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

9 - Ao e inao
25 de julho de 1963

NA MODERNA civilizao, onde tudo se vai tornando altamente organizado, observa-se um contnuo
diminuir da liberdade na ao. Estamos perdendo a espontaneidade e a paixo, em nosso agir. Para a maioria de ns, a ao se tornou rotina. No ir para o escritrio todos os dias, no lavar pratos na cozinha, no escrever, no pintar, no que quer que seja, nossa ao se est tornando cada vez mais "canalizada", moldada por uma srie de padres. E, quando tudo o que fazemos , dessa maneira, reduzido a rotina, no h ento nenhum problema relativo ao, nenhuma vontade de investigar o que ao. A questo sobre o que correto fazer s se apresenta quando temos problemas; mas, ento, s cuidamos de analisar os problemas, ou ficamos a tatear no escuro, na esperana de uma soluo. Tal a nica ao que conhecemos. Mas, parece-me haver uma ao de qualidade completamente diferente, a qual, com efeito, inao; e desejo, se possvel, examinar isso um tanto profundamente, nesta manh.

Nunca perguntamos a ns mesmos ou tentamos investigar o que a ao independente de nossa rotineira "resposta" (reao) s dirias exigncias da sociedade, ou de nosso esforo para resolver um

certo problema de especial urgncia. Dentro dessa estreita esfera, tentamos descobrir o que correto fazer. Mas, penso que h uma mais ampla esfera de investigao, e possibilidade de busca mais profunda para se descobrir o que ao; e, se pudssemos descobri-lo, ento, nossas limitadas aes em "resposta" (response) s exigncias de uma dada sociedade - capitalista ou socialista - seriam muito mais significativas.

Que , pois, ao? No tencionamos averiguar o que se deve fazer num dado conjunto de circunstncias; isso ficar para mais tarde. Se nos restringimos ao que se deve fazer l num dado caso, a ao se torna superficial, limitada e pouco significativa. O que se pergunta no "Que fazer?" porm, antes, "Que ao?".

A ao, para a maioria de ns, tem motivos vrios, ou visa a ajustar-nos a um ideal. Nosso comportamento guiado por um conceito, uma frmula, uma idia, e h, assim, um intervalo entra a ao e a idia. Esse intervalo, essa separao, gera conflito, e com este perdemos energia; e, sem energia, no pode haver a verdadeira ao. A ao requer a energia da liberdade, da espontaneidade; e, se a ao estiver condicionada, limitada por uma idia, moldada em conformidade com uma frmula ou sistema racional de pensamento, perder seu mpeto prprio, sua espontnea fora propulsora.

Espero ter a possibilidade de explicar o que quero dizer, medida que formos avanando. No estou falando teoricamente. Como tenho acentuado repetidas vezes, eu no acalento teorias, meras idias. Em todas estas palestras o que nos interessa so os fatos, a ao.

Ora, enquanto a ao for limitada, restringida por uma idia, ela no s cria conflito, perdendo, assim, energia, mas tambm se ressentir da falta da espontaneidade geradora de energia. S conhecemos a limitada energia que em ns gerada pe;o conflito, pela competio, pelo atrito. Nossa "resposta a desafio" depende de um conceito, uma idia, uma frmula, e isso significa que a "resposta" limitada perdendo-se, assim, parece-me, a extraordinria vitalidade da ao.

Por outras palavras, se observardes a vs mesmo, vereis que h um conceito, uma imagem, uma idia, de acordo com a qual estais vivendo. Estais sempre ajustando vossa ao a essa idia, criando assim atrito, conflito, e perdendo energia. Mas, para podermos pensar muito claramente, ser altamente sensveis, sentir apaixonadamente a respeito de qualquer coisa, necessitamos de extraordinria energia. Parece-me, portanto, que para a maioria de ns o problema a falta de energia interior, embora exteriormente nos mostremos muitos ativos - freqentando assiduamente o escritrio, fazendo trabalhos caseiros, etc. Interiormente, no temos energia suficiente para atacar um problema diretamente e resolv-lo instantaneamente. "Transportamos" o problema de dia para dia, de maneira que ficamos carregados de problemas.

Ora, possvel atuar sem idia? Isto , pode um homem viver completamente no presente? Como vimos outro dia, viver completamente no presente, dar toda a ateno ao presente, significa morrer para o passado. Isso requer percebimento no s dos movimentos conscientes da mente, mas tambm de seus movimentos inconscientes. Temos de estar cnscios de todos os nossos pensamentos e sentimentos, de todas as nossas aes, no em conformidade com alguma idia ou frmula, porm simplesmente cnscios de todos eles, sem interpretao - estar to totalmente vivos no presente que a ao seja imediata e no um ajustamento a certa idia ou ideal.

Se estiverdes deveras cnscio do funcionamento de vossa mente, sabereis que estais constantemente observando com uma concluso, e em conformidade com ela aprovando, condenando, interpretando ou tentando modificar o que vedes. Ora, se nenhuma concluso houver, nenhuma interpretao, porm, to-s, observao pura, ento, essa mesma observao ao sem idia. Afinal de contas, o cultivo do pensamento, ainda que necessrio, no amor. O amor, assim me parece, ao direta, e no ao deliberada, ideada.

No sei se estou transmitindo bem o que desejo transmitir.

Vede, cada um de ns est necessitado de uma mutao total; necessita-se de completa transformao nas profundezas, nas razes de nossa conscincia, pois de outra maneira somos meros autmatos, vivendo num mundo inspido, superficial, cheio de conflitos, pesares, aflies, e "respondendo" ou reagindo apenas s mais superficiais exigncias e solicitaes. Para realizar essa fundamental revoluo interior, precisamos investigar o que ao; precisamos averiguar se existe ao no ditada pelas circunstncias, pela ambio, pelas exigncias sociais, pelas idias reformadoras, pelas presses nacionalistas ou outras. Para descobrir se existe tal ao, acho que a pessoa precisa penetrar muito fundo em si mesma - to fundo que a mente possa atuar sem ser de acordo com idias, concluses, lembranas, e seja, portanto, capaz de viver naquele presente total que, por si s, modifica a natureza mesma da ao.

Quer-me parecer que no estou conseguindo transmitir-vos nada.

Que comunho? Eu desejo transmitir-vos algo que sinto ser muito importante; e para que isso possa ser transmitido evidentemente necessrio haver cooperao entre ns, entre o ouvinte e o orador. Assim sendo, de que maneira cooperais? De que maneira escutais o que se est dizendo? Escutais apenas com o fito de "pegar" a idia, o significado das palavras? Ou estais escutando e ao mesmo tempo observando vossas prprias reaes e "respostas", tanto conscientes como inconscientes? Isto , estais escutando no presente ativo, ou apenas comparando vosso pensamento com o que se est dizendo? Eu desejo dizer algo, que o seguinte: A pessoa pode viver completamente no presente, sem nenhuma idia fixa, nenhum pensamento preconcebido, e esse viver completo no presente proporciona a tremenda energia de que se necessita para promover uma revoluo total na mente. E' isso o que quero transmitir, e no com meras palavras. Desejo transmiti-lo de maneira tal, que sintais a sua realidade, de modo que, ao sairdes daqui, se tenha efetuado uma mutao, uma tremenda revoluo.

Como estive dizendo outro dia, o pensamento se tornou para a maioria de ns sobremodo importante, sendo o pensamento idia, racional ou irracional, neurtica ou "normal". O pensamento guia nossas vidas, molda os nossos fins, e controla as nossas aes. Ora, para este orador, o que chamamos "pensamento" nenhuma importncia tem, porquanto mera reao da memria, a voz da tradio, das experincias passadas, acumuladas; e o passado no pode enfrentar o sempre mutvel presente. Para enfrentar o presente, deve a mente estar de todo livre do pensamento, para que haja a observao sem idia; e essa observao sem idia que proporciona a tremenda energia necessria para realizar-se a mutao. Isto , a mente deve estar livre de tudo o que a memria nela depositou. Necessitamos da memria para podermos funcionar, obrar, fazer coisas; necessitamos do passado, como conhecimento, mas sem deix-lo interferir de modo nenhum no presente, que ao, que energia.

Pois bem; escutastes o que se acaba de dizer. E de que maneira o escutastes? Escutastes e observastes de maneira que pudestes ver o fato por vs mesmo? Ou escutastes meramente com a idia de que " preciso viver no presente" e apreender o seu significado? A pessoa ou percebe o fato, ou tem uma idia a respeito do fato e, a seguir, interpreta o fato em conformidade com essa idia.

Vede, h muito pouco amor em nossas vidas; com efeito, no sabemos o que isso significa. Conhecemos o chamado "amor", sempre acompanhado de cime, inveja, irritao, confuso, aflio. Esse, todos ns conhecemos bastante. Mas, no sabemos de fato o que significa achar-se num estado de amor, no verdade? Podemos amar algum em particular, mas no conhecemos aquele "estado de ser" extraordinariamente vivo e lcido, que o amor. A maioria de ns tem muito pouco amor no corao, e por isso que o pedimos a outrem. Por no termos amor, encontramos em geral um meio de aliviar-nos, seguindo uma certa via de "autopreenchimento", que pode ser sexual, intelectual, ou de ordem neurtica; de maneira que nossos problemas crescem e se tornam mais e mais agudos.

Ora, eu me estou referindo mente que nenhum problema tem; ou, melhor, mente que, ao surgir um problema, capaz de compreend-lo e resolv-lo de pronto, de modo que o problema no deixa resduo ou marca. Isto ao; viver no presente. Teremos problemas constantemente, problemas de vrias espcies; e no poderemos, logo que surgir cada problema, resolv-lo to completamente, que ele no deixe marca - a memria de algo aprendido, com a qual nos abeiramos do novo problema? Se nos abeiramos do problema novo com uma lembrana, no podemos resolv-lo. O que estou tentando transmitir-vos que existe uma ao, que nenhuma idia inclui, ao que, por conseguinte, direta e no o produto de uma memria mecnica. Tal ao liberta considervel energia; e vs necessitais de "possante" energia, para descobrirdes o que verdadeiro, descobrirdes o que existe alm dos padres que o homem estabeleceu para si prprio, alm das coisas construdas pela mente.

Deixai-me formular a questo de diferente maneira. A maioria de ns vive vida muito superficial, e temporariamente nos satisfaz viver dessa maneira vulgar, estreita. Depois, compreendendo que estamos vivendo superficialmente, sentimo-nos descontentes e procuramos um modo de nos tornarmos profundos. Mas a mente superficial que quer tornar-se profunda, continua superficial. A mente superficial poder buscar Deus, mas ser sempre superficial e seu Deus ser tambm inferior. Ora, como transformar completamente a mente embotada, superficial, estpida, de modo que ela se torne totalmente viva? - Esta que a questo.

As terrveis condies em que se acha o mundo exigem uma mente nova, fresca, pois, do contrrio, os problemas iro aumentar. Haver mais morticnios, mais guerras, mais confuso, mais rivalidades, mais progresso (assim chamado) e mais escravizao s coisas. Se vossa mente no nova, ser colhida pelas circunstncias. E, mais, necessitais de uma mente fresca, uma mente nova, para poderdes descobrir se algo existe alm do mensurvel, alm das coisas criadas pela sociedade, alm das crenas e dogmas inventados pelos sacerdotes. Para tanto, necessita-se de vigorosa energia - energia que no seja produto de conflito, energia isenta de motivo. E s pode ser despertada essa energia demolidora, libertadora, clarificadora, depois de terdes compreendido e resolvido, em vs mesmo, todas as formas de conflito. S termina o conflito quando h autoconhecimento - o conhecimento da totalidade de vossa conscincia. J tratamos desta matria - a auto. investigao - e, portanto, no h necessidade de a examinarmos de novo.

Sem amor, vivemos no sofrimento, na aflio, em conflito perene. E o amor, por certo, sem conflito. Direis, porventura: "Isto apenas uma idia, um ideal, um estado teoricamente perfeito" - mas estais enganado. Nasce o amor ao comearmos a compreender realmente a totalidade de nosso prprio ser. Assim, o importante o indivduo descobrir por si mesmo, que se acha enredado em palavras, em idias. Somos escravos das frmulas, dos conceitos, e a percepo desse fato altera a prpria natureza da ao. Na mutao da ao, h paixo, que energia; e, com essa energia, que faz parte do amor, que faz parte da criao, tem a mente a possibilidade de ingressar num estado jamais concebido ou formulado por ela prpria, num estado desconhecido.

Vamos discutir sobre isso?

PERGUNTA:Para se estar cnscio, necessrio meditar; mas a meditao supe perfeita harmonia do pensamento e do sentimento. Se se incapaz desta perfeito harmonia, como possvel estar cnscio?

KRISHNAMURTI: Quando falais de estar "cnscio", que entendeis por esta palavra? Eu estou cnscio de vossa pessoa, e vs estais cnscio da minha. Vejo muitos rostos, muitas cores; vejo este pavilho, ouo o rumor do rio e o canto de uma ave; por aquela fresta percebo uma folha agitada pelo vento, etc. De tudo isso estou cnscio, e de minhas reaes a tudo isso. Estou tambm cnscio de que essas reaes nascem de meu condicionamento, de minhas lembranas, de meu saber acumulado. Vejo que tudo interpreto em termos de agrado ou desagrado, conforme meus peculiares preconceitos. Estou totalmente cnscio de meus motivos conscientes e inconscientes, de minhas necessidades e anseios. Quando emprega a palavra "cnscio", este orador a entende como abrangendo tudo isso, mas talvez assim no a entenda o interrogante.[sumrio]

INTERROGANTE:Se o indivduo neurtico ou louco, no pode "estar cnscio".

KRISHNAMURTI: Claro que no. Agora, um momento! Estai-vos referindo a algum que neurtico, ou percebeis que vs mesmo sois neurtico? No, por favor, no riais. Esta uma pergunta muito sria que vos fao. Se uma pessoa se torna cnscia de ser neurtica -- e dificlimo estar-se cnscio desse estado - ento, j est a sair da neurose. Mas a maioria de ns no est cnscia de suas peculiaridades, de seus estados de ligeiro desequilbrio, suas exageraes, idiossincrasias e inibies. O "estar cnscio" disso requer ateno constante, e em geral no temos nem energia, nem tempo, nem disposio para nos observarmos. Preferimos recorrer a um analista, a algum que faa por ns esse trabalho, e, desse modo, complicamos mais ainda a nossa vida. Assim, se sois neurtico, como o a maioria de ns, ento, para poderdes mudar, deveis estar cnscio de vs mesmo, no apenas superficial, mas tambm profundamente. Deveis observar cada palavra, todas as coisas que sentis ou pensais, investigando-vos profundamente. Talvez surja, ento, em virtude desse percebimento, a meditao. J tratamos disso, e no desejo faz-lo de novo.[sumrio]

INTERROGANTE:Quando uma me d luz um filho, comea imediatamente a cuidar dele. No h, nessa ao, amor, ainda que a me no tenha uma mente "inocente"?

KRISHNAMURTI: Senhor, no desejais descobrir por vs mesmo o que ao? No desejais descobrir o que significa viver totalmente no presente? No desejais despojar-vos de todas as coisas falsas que a sociedade e o ambiente vos impuseram, para descobrirdes o que a verdade, qual o significado do viver? Isto exige muita investigao, o evidentemente a maioria de ns no tem vontade de empreender essa investigao e, por isso, fazemos perguntas que me parecem um tanto fora de propsito.

Senhor, vs sabeis o que se est passando no mundo: ameaa de guerra, encarniada competio, insana brutalidade. Qual a vossa reao a tudo isso? No desejais averiguar como se deve agir em tais circunstncias? Ou, to preocupados estamos com nossas prprias pessoas, que no nos sobra tempo para as questes mais importantes? Tendes talvez resposta para todas essas coisas, dada por alguma autoridade e, por conseguinte, sabereis responder - mas a resposta ser apenas verbal, e no profunda, no vinda de vosso corao e de vossa mente, de vossas prprias profundezas. Foi por isso que nesta manh estive falando sobre a ao. Um ente humano tem de agir, seu prprio viver ao, mas sua ao o tem levado a muita aflio, corrupo, confuso; cabe-nos descobrir uma maneira completamente diferente de agir, uma diferente maneira de viver. No podemos viver meramente em conformidade com uma certa definio, em conformidade com as idias de Marx, de Lenine ou outra autoridade qualquer. Tudo isso temos de deitar abaixo, para descobrirmos por ns mesmos o que verdadeiro.[sumrio]

PERGUNTA:Dizeis que, para pensarmos claramente, observarmos diretamente, necessitamos de "espao" na mente - espao entre ns mesmos e aquilo que vemos. A maioria de ns no tem tal espao, nossa mente est repleta de idias, atulhada de memrias. Como encontrar esse espao?

KRISHNAMURTI: J falamos tanto a respeito disso! Pergunto a mim mesmo qual o grau de ardor e de intensidade com que vivemos. O mundo, nas condies em que est, exige a ao esclarecedora de uma mente em que no haja confuso, uma mente no neurtica, mente que no tenha nenhum ponto fixo de partida, para pensar. Antes de mais nada, percebeis a necessidade dessa mente? E se lhe percebeis a necessidade, de que maneira a conseguireis? Pode algum vo-la dar? Por certo, tendes de trabalhar ardorosamente, aplicar nesse sentido toda a vossa energia. Mas, vede, em geral falta-nos essa energia, porque temos tanto medo! Tememos perder as pequenas coisas que nos do segurana, nossos estreitos refgios, e esse temor nos rouba toda a energia que possumos. Tendes, pois, de enfrentar tudo isso; tendes de livrar-vos de todo medo. Havemos considerado esta matria nestas nove palestras; e, como tenho dito, quando puderdes ver que vossa mente est toda enevoada, cheia de medo, ento, esse prprio ato de ver produzir uma ao que destruir o medo.[sumrio]

PERGUNTA:H diferena entre observar a si prprio, e observar um objeto exterior?

KRISHNAMURTI: Quando dizemos "exterior" e "interior", que entendemos por estas palavras? Exteriormente, existem as montanhas, as rvores, o rio, pessoas. Interiormente, encontram-se meus prprios e secretos pensamentos, esperanas, temores, reaes; e h, tambm, o "pensador" que observa, julga, condena, avalia. Existe, pois, a separao psicolgica do "pensador" e do "pensamento", ou do "experimentador" e da "coisa experimentada" - e esse um aspecto do que se chama "interior" e "exterior"; e h a diviso mais bvia ainda do mundo objetivo, exterior, e do mundo subjetivo, interior. Minha mulher est no "exterior" e eu no "interior" - sendo EU minha ambio, minha avidez, minha brutalidade, minha crueldade, meu amor, etc. Ora, como observais o "exterior" e como observais o "interior"? Observais com uma mente que apenas "reage", isto , que diz: "Aquilo bom, isto mau",

"Aquilo uma montanha, isto uma rvore"? Ou observais sem pensamento, sem idia?

Talvez eu possa dizer isso um pouco mais claramente, de outra maneira.

Quando vedes uma flor, a observais "botanicamente" ou"no-botanicamente"? Isto , dais nome flor, ou a observais simplesmente, sem lhe dardes nome? Percebeis a diferena?

Aprofundemo-nos um pouco mais. Pelas circunstncias de nossa existncia, pela maneira como somos criados e educados, etc., que se todos ns nos tornamos embotados; vivemos semi-adormecidos e necessitamos de ser desafiados, pois do contrrio cair amos em sono profundo. Ora, vendo-me desafiado, sou forado a observar. Em geral, observo muito pouco.Observo apenas as coisas que diretamente me cercam, as coisas que diretamente me interessam. Mas, o desafio do mundo exterior - a sociedade, os problemas econmicos,os problemas das relaes, da morte, etc. - sacodem-me de minha letargia, de meu embotamento, de minha indolncia,e torno-me mais desperto, mais inteligente e sensvel. Comeo a interrogar-me, a investigar, a buscar, a tatear, a indagar, a exigir, e, assim, j no tenho necessidade de nenhum desafio exterior; e para o homem que no tem necessidade de desafio exterior, no existe diviso entre "exterior" e "interior". Ele se acha rum "estado de investigao", num estado de revoluo; est constantemente a observar, a indagar acerca de tudo o que se passa em redor e dentro de si mesmo. E se assim prosseguir, esse homem se tornar sua prpria luz; estar sempre completamente desperto e, por conseguinte, no necessitar de nenhum "desafio". Mas esse estado se acha muito distanciado da maioria de ns.

Dizemos que h "exterior" e "interior"; mas, psicologicamente, existe de fato tal diviso? Ou trata-se de um movimento semelhante ao da mar, que "sai" e que "entra"? Se escutastes esta pergunta e penetrastes em vs mesmo, a fim de averiguar a verdade respectiva, como olhais agora a montanha, a rvore, vossa esposa, vossos filhos, vosso prximo, vossas idias? Qual a vossa relao com a ciznia e os malefcios que correm pelo mundo? Sois uma parte disso? Sois o resultado da sociedade, de vosso ambiente? Ou, tendo-os compreendido (a sociedade e o ambiente), vos arredastes deles? Se o fizestes, sois j, ento, coisa completamente diferente; est-se verificando uma mutao, que vos d lucidez, ardor, o sentimento de amor sem motivo.[sumrio]

PERGUNTA: A ao espontnea ao correta?

KRISHNAMURTI: Sabeis quanto difcil ser-se realmente espontneo? Estando to condicionados pela sociedade, vivendo da memria, do passado, que possibilidade temos de ser espontneos? Sem dvida, fazer uma certa coisa espontaneamente agir sem motivo, sem clculo, sem sentimento egosta. No ao egocntrica. O que executais procede da plenitude de vosso ser. Mas, para serdes realmente "espontneo", precisais livrar-vos inteiramente do passado. S a mente inocente pode ser espontnea.[sumrio]

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

10 - A Realidade ou Deus
28 de julho de 1963

TALVEZ possamos, nesta manh, investigar juntos uma coisa que o homem vem buscando h sculos
e sculos e que, evidentemente, mui poucos conseguiram encontrar. Por causa de sua agitao e sofrer, de sua passageira felicidade, de sua confuso, criou o homem inumerveis dogmas e crenas relativos quela coisa, a que deu diferentes nomes no Ocidente e no Oriente. Chamai-a "Deus", "Realidade", o que quiserdes, cada um de ns est em busca dessa coisa; e, para que possamos explorar e descobrir, por ns mesmos, se existe ou no existe algo, alm das coisas criadas pela mente, necessitaremos de uma certa eficincia - a eficincia que nasce do prprio movimento de explorao. No se trata de, primeiro, nos tornarmos eficientes, para depois explorarmos; mas, no prprio processo de explorar, de descobrir, de penetrar, aparece a eficincia, a destreza, a lucidez necessria para olharmos. Mas, para explorar e investigar necessita-se, obviamente, de profundo ceticismo, de um certo elemento de dvida. Deve haver dvida, no s quanto s religies organizadas, mas tambm em relao a tudo quanto, neste movimento exploratrio, descobrimos dentro em ns mesmos. Nada se deve aceitar. No se deve aceitar o que a sociedade e as religies organizadas impuseram mente, nem tampouco as reaes que se verificam quando se est a explorar - as reaes que temos, porque desejamos algo que seja permanente, estvel, certo. Se, em virtude de vossa nsia de segurana, de permanncia, tendes certas experincias e com estas experincias vos satisfazeis, vos contentais, nesse caso, permanecereis, inevitavelmente, num estado de estagnao. Mas se, desde o comeo, se mantm uma atitude de indagao, de dvida, de ceticismo, perante tudo o que vemos, tudo o que sentimos, ento, esse mesmo ceticismo produz uma eficincia na observao, eficincia absolutamente necessria mente que deseja explorar ou investigar algo que no h possibilidade de conceber ou formular.

Sustentam as religies organizadas do mundo inteiro que algo existe, no produzido pelo homem, algo que no puramente mecnico, a que elas conferiram vrios atributos. H sculos, essas religies organizadas, com sua incessante propaganda, vm impondo mente certos conceitos, e cada um de ns, consciente ou inconscientemente, est condicionado por esta persistente e sutil propaganda. Para nos desembaraarmos de todo esse condicionamento, necessitamos de enorme soma de energia; e para explorardes, investigardes em vs mesmo, necessitais, afiano-vos, de extraordinria capacidade de dvida - dvida acerca de tudo quanto descobris.

As religies organizadas tiveram, a princpio, provavelmente, certa utilidade no tornarem o homem um pouco mais civilizado; mas hoje elas j nada significam, porquanto o homem perdeu de todo a noo de civilidade. Est disposto a matar milhares de seus semelhantes e a apagar do mapa, em obra de um momento, uma cidade inteira. Assim, vs e eu temos de averiguar, por ns mesmos (e acho que esta deve ser a inteno das pessoas mais inteligentes e mesmo mais intelectuais) se alguma coisa existe alm das criaes da mente. Averigu-lo, e no, aceitar ou simplesmente ter conhecimento do que a tal respeito tm dito as vrias religies; e, tambm, averiguar diferente do desejo de experimentar essa coisa. No momento em que desejais experiment-la, deixais de duvidar, j no tendes ceticismo, e vos tornais ento escravo de vossas experincias.

Observai, por favor, vosso prprio movimento exploratrio, ao mesmo tempo que este orador vai falando. No vos satisfaais com suas palavras, suas explicaes, porque, assim, ele estar fazendo a explorao szinho, e estareis apenas a ouvir palavras muito pouco significativas. Mas se, ao mesmo tempo que estais escutando, estais tambm tomando parte na explorao, descobrireis em vs mesmo a eficincia de uma mente vigilante, perspicaz, lcida, incisiva, e ento j no haver questo de aceitar qualquer autoridade que seja.

Mas, como sabeis, somos criados na base da autoridade. Toda a nossa vida est baseada na autoridade do passado - a autoridade do que ensinaram vrios instrutores religiosos, e a autoridade dos sacerdotes, que tm "direitos adquiridos" tanto no instrutor como no ensino. Fomos criados, condicionados, moldados pela autoridade religiosa, e o pr em dvida essa autoridade apenas exteriormente, de muito pouco valor. Mesmo no mundo comunista, onde a religio organizada era antes tabu, os sacerdotes j tm permisso para funcionar, porque, politicamente, a religio organizada, em todas as partes do mundo, se tornou mais ou menos inofensiva. Qualquer um pode praticar a crena religiosa que lhe convm e, enquanto no constituir ameaa aos poderes constitudos, deix-lo-o fazer o que quiser em matria. de religio. S quando o indivduo se recusa a ser nacionalista, quando se recusa a ir para a guerra, a matar em nome da ptria, etc., s ento se torna perigoso. No mundo ocidental, a religio organizada nunca se ops fortemente ao nacionalismo, . ao morticnio da guerra; pelo contrrio, sempre o encorajou. Assim, somos atualmente entes humanos "amansados", condicionados pelo medo, pela autoridade da igreja, do templo, do sacerdote, e a religio se tornou uma coisa morta com que costumamos entreter-nos aos domingos. A ela recorremos quando nos vemos em profunda aflio e desejamos conforto, consolao. Mas religio - a verdadeira religio - no d consolo. No uma coisa "mansa", que a gente pode levar consigo a toda parte. Ela severa, impiedosa, demolidora. o que vamos agora explorar, investigar.

Para explorar, no deveis olhar aquilo que vedes do ponto de vista de algum indivduo ou filosofia em particular. Para investigar, descobrir, tendes de livrar-vos completamente do passado. Para investigar, necessita-se de virtude, e no de costume. A moralidade se tornou costume, hbito, coisa superficial, condicionada pela estrutura psicolgica da sociedade a qual o que quase todos ns somos. Vivemos segundo as normas habituais, segundo a costumeira moralidade; e a virtude a que me refiro coisa totalmente diferente.

A ao da virtude no ao ditada por autoridade; mas, no mesmo processo de compreender a autoridade - compreend-la inteligente, eficiente, clara e profundamente - nasce a virtude. Assim como no se pode cultivar o amor, no se pode cultivar a virtude; mas, se se compreender o formidvel significado, as profundezas, a brutalidade da autoridade, dessa compreenso resulta a beleza da virtude.

No comeo, o homem indagava, buscava, tateava, mas essa investigao, essa busca inicial, se tornou tradicional; coisa pertencente ao passado, agora tornada costume. O prosseguimento da tradio, da autoridade do passado, criou os valores que a sociedade imps a mente, e com os quais formamos o nosso carter. Este carter se torna o fundo de autoridade, de onde vemos, observamos e experimentamos. Assim, se desejamos verdadeiramente investigar, explorar, necessitamos de libertar-nos desse fundo de autoridade.

Prestai ateno, por favor. Se, juntos, pudermos explorar seriamente esta questo, ento, talvez, quando sairdes daqui e voltardes a vossos lares, estareis habilitados a enfrentar vossos numerosos problemas e

aflies com uma mente diferente, um corao diferente, um diferente sentimento, em todos os sentidos. Afinal isto o que aqui estamos tentando: produzir uma completa revoluo, uma mutao na conscincia. E isso importantssimo, porquanto a mera mudana degenerao. Mudana implica, apenas, modificao do que foi. No revoluo. E ns estamos falando sobre revoluo, a mutao total de nossa maneira de pensar, de sentir, de ser. Tal mutao no pode, de modo nenhum, efetuar-se, se permanecermos meramente no nvel verbal ou intelectual. Eis porque, se tendes srio interesse em tudo isso, deveis explorar, penetrar at as profundezas de vosso ser. Com esta explorao, descobrireis por vs mesmo se existe ou no existe algo que excede todos os padres humanos.

A autoridade psicolgica, na forma de memria, como fundo que guia o indivduo, molda o seu pensamento e controla a sua ao, deve ser compreendida em toda a sua inteireza. Com essa compreenso nasce a verdadeira virtude. A virtude espontnea; no aquela coisa artificial que levantastes como muralha de resistncia e que tem a utilidade de conservar-vos fechados e bem protegidos em vossa atividade egocntrica. Explorao supe eficincia na observao, e para terdes essa eficincia deveis estar livre de toda autoridade - psicologicamente, e no legalmente entendido. Percebeis a diferena? Se desobedecerdes autoridade da Lei, autoridade do policial que vigia a rua, sereis detido e posto na cadeia. No disso que estamos falando, Referimo-nos liberdade em que se est livre da autoridade psicolgica - autoridade que criastes por meio do conhecimento; da memria, das experincias que tivestes. Enquanto estiverdes na dependncia de qualquer autoridade psicolgica, ou de qualquer crena que vos d conforto, vossa mente no ser gil nem suficientemente sutil para a verdadeira explorao. A mente que est explorando, indagando, investigando, no permanece num ponto fixo, no se firma numa posio, para dela tentar explorar. Est em movimento constante, e esse prprio movimento explorao.

Assim, quando comeais a explorar, no estais explorando algo existente fora de vs mesmo. Estais explorando todo o processo de vossa prpria conscincia, porque esta a base de vosso pensar e de vosso sentir. Deveis comear por examinar o prprio instrumento com que ides explorar. Compreendeis? Espero estar-me explicando claramente.

Afinal, ns possumos um nico instrumento - a mente, a sede do pensamento. E se a mente, com suas reaes, no for devidamente questionada, explorada e compreendida, ficaremos sem nenhum meio de investigao.

Tende a bondade de acompanhar-me muito atentamente, pois isto vai-se tornar um pouco difcil. Quando a mente comea a olhar suas prprias reaes, motivos, exigncias, impulsos, e as experincias conservadas como memria, apresenta-se uma separao entre o "pensador" e a "coisa observada", no verdade? o que de fato acontece. Ora, enquanto subsistir esta diviso entre o "observador" e a "coisa observada", criadora de conflito, no pode haver eficincia na observao e, por conseguinte, no pode haver verdadeira explorao. E requer-se penetrante percebimento, uma certa tenso na observao, para que no surja essa separao entre "observador" e "coisa observada". Essa separao s gera conflito; mas a eficincia na observao no nasce de conflito. Nasce de vossa ateno integral o que significa que "observador" e "coisa observada" so um s todo, e no coisas separadas. No observardes a vs mesmo, notareis que o instrumento do pensamento, do sentimento, se acha turvado pela vasta experincia de sculos, a qual, como o conhecimento instintivo, se tornou a autoridade que vos diz o que deveis fazer e o que no deveis fazer, e projeta no futuro certos quadros, certas imagens baseadas nas reaes condicionadas do passado. Mas necessrio estarmos livres de todo esse fundo (background) para podermos descobrir se h, ou no h, algo alm dos padres humanos.

Quando comeardes a investigar em vs mesmo, descobrireis que vossa mente est dividida em "consciente" e "inconsciente"; e, para se compreender a correta explorao, deve a conscincia constituir um todo harmnico, e no duas coisas separadas. Para se ter esse todo harmnico, no se deve "integrar" ou juntar artificialmente as duas coisas separadas. Essa harmonia, essa unidade s pode existir quando h compreenso do processo da conscincia, quer dizer, quando a mente capaz de observar a si prpria negativamente, e no positivamente; isto , quando a mente pode olhar suas prprias reaes, sem guiar, moldar, ou de outra maneira alterar o que est vendo. Por outras palavras, a mente deve estar cnscia de si prpria, sem escolha. Vereis, ento, como vossa mente se tornar sobremodo quieta, tranqila; e, nessa tranqilidade, pode observar muito mais profundamente seus prprios pensamentos.

Se desejais olhar realmente para uma coisa - um rio, uma montanha, uma rvore - vossa mente deve estar firme, tranqila, no perturbada. De modo idntico, para explorar toda a extenso da conscincia, a mente deve estar toda tranqila - mas no disciplinada para a tranqilidade. A mente aquietada a poder de disciplina mente superficial, mente morta, e h de degenerar, inevitavelmente. Mas, quando a mente explora e compreende todas as suas reaes, quando est cnscia de cada movimento de pensamento e de sentimento, desse percebimento nasce uma tranqilidade espontnea, uma extraordinria sensibilidade que sua prpria disciplina.

Em maioria, submetemo-nos a disciplinamento. A opinio da sociedade, do vizinho, dos jornais, livros e revistas que lemos - tudo isso influencia e molda o nosso pensamento e sentimento, nosso comportamento. Em reao, disciplinamo-nos para ajustar-nos a certa idia ou ideal, ou quilo que foi sancionado pelo instrutor, pelo Salvador, pelo Mestre. Toda disciplina dessa espcie mero ajustamento, represso, e no traz liberdade. Mas, quando a mente est totalmente cnscia de todos os movimentos de seu prprio pensar e sentir, desse simples e profundo percebimento nasce uma disciplina que nunca ajusta. Essa disciplina eficincia na observao. Tal eficincia de modo nenhum ser alcanada, se houver dependncia de qualquer espcie de autoridade - a autoridade do heri, do exemplo, do sacerdote, ou a autoridade daquilo que j sabeis - porquanto a autoridade vos molda e condiciona a mente e, por conseguinte, limita-vos a investigao, a sutileza, a eficincia na observao.

Vereis que s quando a mente se acha completamente tranqila, vazia, possvel perceber plenamente qualquer coisa. Tendes necessidade de espao, de vazio, para poderdes observar. No posso observar-vos, se no houver espao entre ns. De modo idntico, a mente que est paralisada pelo sofrimento, carregada de problemas, a mente que est toda cheia de suas prprias vaidades, suas frustraes, sua nsia de preenchimento, a mente que se prendeu ao nacionalismo e demais futilidades da vida - essa mente no est vazia, no dispe de espao e, por conseguinte, totalmente incapaz de observar. Quando essa mente diz: "Preciso explorar, a fim de descobrir se algo existe alm da mente" isso que diz sem significao. A mente deve, em primeiro lugar, explorar a si prpria.

Quando a mente est totalmente tranqila, vazia e isso requer extraordinrio percebimento, ateno sem esforo - verifica-se, como j disse, o comeo da meditao. 'Ela pode ento ver, observar, escutar, a fim de descobrir 'diretamente, por si prpria, se algo existe alm dos padres concebidos pelo homem para descobrir a realidade. Para este orador, existe uma Realidade, alm das coisas que o homem construiu. Mas este orador no autoridade para ningum. Cabe a cada um averiguar por si prprio. O indivduo deve achar-se num estado de tremenda revoluo e, em virtude desta mutao, h ao. No prprio processo de vos descobrirdes, de descobrirdes todo o contedo da conscincia, nesse prprio

processo h ao; e a mente ento "explosiva", em sua ao. Influi, ento, inevitavelmente, na sociedade; mas no lhe preocupa o exercer ou no exercer tal influncia.

Em geral, desejamos mudar, reformar a sociedade; mas toda reforma torna necessria nova reforma, e toda mudana produz desintegrao, visto que a negao da mutao completa. Refiro-me revoluo psicolgica, pois com esta revoluo h ao total, no ao parcial procedente de diferentes nveis de nossa conscincia. S a ao total, a ao procedente de nosso ser total, tem extraordinrio efeito no mundo.

Assim, a mente que est em busca da Realidade deve achar-se num estado de constante observao - e isso significa ausncia de acumulaes e ausncia de autoridade. Deve ela tambm achar-se num estado de inquirio, de dvida. Cumpre haver um so ceticismo em relao a tudo o que considera importante ou sem importncia; preciso que a mente se despoje de todos os seus confortantes sustentculos e esteja completamente s. S ento a mente inocente, s ento pode descobrir se h ou no h a Realidade.

Desejais discutir sobre isso, algum dentre vs?

PERGUNTA:Permiti-me perguntar quem que percebe, e se h diferena entre percebimento e "observao pelo observador".

KRISHNAMURTI: Quando escutais msica ou o que outrem diz, de maneira total, h algum que est escutando? Quando observais algo com ateno completa, existe observador? S quando a ateno est dividida, quando incompleta, existe um observador separado do observar; e perguntais, ento: "Quem o observador?".

De que maneira escutais qualquer coisa? Escutais parcialmente, no verdade? No prestais toda a vossa ateno. No estais profundamente interessado no que o outro est dizendo, e prestais muito pouca ateno; ouvis indiferentemente, e por isso h separao entre o escutar e aquele que escuta. Mas, se escutais uma coisa com ateno completa, no existe tal separao. Sabeis o que entendemos por "ateno completa": prestar ateno sem esforo. No digais: "Estou sujeito a distraes, e como posso prestar ateno sem esforo?" Se prestardes ateno a isso que chamamos "distrao", ento essa "distrao" deixa de ser distrao, no achais?

Em geral, no prestamos ateno, e por isso somos exercitados para a concentrao. Se, em vosso emprego, no vos concentrardes no que estiverdes fazendo, perdereis o emprego; por isso, sois exercitado, condicionado, disciplinado, para vos concentrardes. Tal concentrao implica excluso. Se vos obrigais a concentrar-vos numa coisa, sois tambm obrigado a excluir qualquer outra coisa. Quando vosso pensamento se desvia daquilo em que desejais concentrar-vos para aquilo que estais tentando excluir, chamais isso "distrao"; por conseguinte, a concentrao, para vs, uma forma de conflito que s o que conhecemos, quase todos ns.

Mas eu estou falando de coisa muito diferente: prestar ateno sem conflito. Isso significa escutar sem

tenso, sem perturbao - e isso escutar com ateno completa. Mas s se pode escutar com "ateno completa" quando no escutar no h ganho, no h motivo pessoal, nem exigncias, nem interpretao. A pessoa est, simplesmente, escutando. Nesse estado de "total escutar" no h entidade que est a escutar, no h quem escuta, separado do escutar. um processo unitrio, que se verifica quando estamos completamente interessados numa coisa.

J observastes uma criana com um brinquedo novo? Enquanto a criana no se acostuma com o brinquedo e dele se enjoa, o brinquedo absorve-a inteiramente. O brinquedo de tal maneira a atrai que, temporariamente, a criana fica unificada com ele; no h distrao alguma, porque o brinquedo a absorveu de todo. Ns tambm desejamos deixar-nos absorver completamente por alguma coisa Deus, o sexo, o amor, uma centena de coisas. Desejamos estar to intimamente ligados a uma certa coisa, que por ela sejamos inteiramente absorvidos; mas, essa absoro no ateno. Em geral temos, dentro em ns ou fora de ns, alguma coisa a que estamos ligados - uma crena, uma esperana, uma relao, uma certa ocupao ou distrao - e toda ligao dessa ordem sempre de fundo neurtico. E a sociedade em que viveis - comunista ou outra qualquer - exige que estejais ligado a alguma coisa - um partido, uma ideologia, a defesa do Estado - porque, de outra maneira, sois um ente humano perigoso. Mas, quando nem as coisas externas nem as internas vos absorvem, e quando tendes compreendido todo o processo da concentrao e excluso, ento, dessa compreenso, nasce um estado de percebimento simples, de ateno sem esforo, em que vosso corpo, vossa mente, todo o vosso ser est vigilante, completamente atento.

Senhor, escutai aquele trem que est passando. Se escutais o barulho, o estrondo que ele faz, sem nenhuma resistncia, nenhuma idia de levantar uma muralha contra ele, se o escutardes completamente, vereis que no h entidade que escuta.[sumrio]

PERGUNTA:Falais da "extraordinria energia" de que se necessita para a ateno completa. Como se pode adquirir essa energia?

KRISHNAMURTI: Como adquirimos energia? Uma das maneiras tomar alimentos adequados ou da qualidade de que necessitamos, fazer suficiente exerccio, e ter a justa poro de sono. E a maioria de ns, tambm, deriva energia da competio, da luta e do conflito, no verdade? s essa a energia que conhecemos. Restritos a essa limitada energia e desejando, portanto, expandir nossa conscincia, recorremos as drogas. H vrias drogas que tm o efeito de expandir a conscincia; e no momento dessa expanso provocada por uma droga, sentimo-nos extraordinariamente perceptivos, sensveis. Ela nos confere uma qualidade diferente, um vivo sentimento de "diversidade" (Otherness) (1). Tal efeito tem sido descrito por vrias pessoas que, de fato, fizeram uso de tais drogas.

Ora, como despertar em ns mesmos uma energia que tenha seu mpeto prprio, causa e efeito prprios, energia que no contenha resistncia e no esteja sujeita a deteriorar-se? Como alcan-la? As religies organizadas advogam vrios mtodos, e supe-se que, pela prtica de um certo mtodo, pode-se adquirir essa energia. Mas os mtodos no do tal energia. A prtica de um mtodo exige sujeio, resistncia, rejeio, aceitao, ajustamento, e com isso se consome a energia de que porventura dispomos. Se perceberdes a verdade desta assero, nunca mais praticareis mtodo algum. Isto, em primeiro lugar. Em segundo lugar, se a energia tem um motivo, um fim a que se dirige, essa energia autodestrutiva. E, no que respeita maioria de ns, a energia tem sempre motivo, no verdade? Somos movidos pelo desejo de alcanar, de nos tornarmos isto ou aquilo, e, por conseguinte,

nossa energia anula a si prpria. Em terceiro lugar, a energia se enfraquece, se degrada, quando se ajusta ao passado - e a talvez esteja nossa maior dificuldade. O passado no apenas os inmeros dias passados, mas tambm cada minuto que se lhes vai acrescentando, a lembrana daquilo que se passou h um segundo.

Assim, para despertar essa energia, no deve haver na mente resistncia, nem motivo, nem "fim em vista"; ela no deve estar enredada no tempo, sob o aspecto de ontem, hoje e amanh. A energia est, ento, a renovar-se constantemente e, por conseguinte, no degenera. A mente j no est ligada, a nada, totalmente livre; e s ento capaz de encontrar aquilo a que se no pode dar nome, aquela coisa extraordinria que transcende todas as palavras. A mente precisa libertar-se do "conhecido", para ingressar no Desconhecido.[sumrio]

(1) Otherness - Differentness. (Dic. Webster) - Isto , a pessoa se sente diferente, como se fosse outro. (N. do T.).

INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

ICK
INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

DIRETORIA Onofre Mximo Gilberto Fugimoto Rachel Fernandes CONSELHO FISCAL Lige Vieira Agnes Jansen

http://www.krishnamurti.org.br e-mail:ick@krishnamurti.org.br RUA DOS ANDRADAS, 29 - SALA 1007 20051-000 - RIO DE JANEIRO - RJ TEL. / FAX: (021) 2232-2646

ICK
INSTITUIO CULTURAL KRISHNAMURTI

FUNDADA por J.Krishnamurti, quando visitou o Brasil em 1935, a ICK no tem fins lucrativos. Trabalha em cooperao com as Fundaes Krishnamurti e demais ncleos de divulgao da obra de J. Krishnamurti (K) em todo o mundo. Contudo no est associada ou vinculada formalmente a nenhuma outra organizao.

Krishnamurti no RJ em 1935

Com sede no Rio de Janeiro, dispe de material para venda e consulta, como livros, vdeos e udio-cassetes, com palestras de K, dilogos e documentrios sobre sua vida e obra. Fornece tambm, gratuitamente, material informativo, bem como a circulao peridica para sua Mala Direta, de boletins informativos com novos lanamento e atividades no Brasil no exterior, e de textos de K. para estudo.

A ICK mantida basicamente por doaes e contribuies voluntrias e regulares de uma taxa de manuteno.

A ICK dispe de secretria eletrnica e fax para contato permanente. E o atendimento direto ao pblico, bem como o funcionamento da biblioteca e videoteca de consulta feito s quartas-feiras, das 13:00 s 18:00.

Para receber o material informativo e o boletim da ICK, ou qualquer outra informao, escreva para:
RUA DOS ANDRADAS, 29 - SALA 1007

20051-000 - RIO DE JANEIRO - RJ TEL. / FAX: (021) 2232-2646

Nota: Os livros de Krishnamurti tambm podem ser encontrados nas editorasCultrix eTerra sem Caminho .

Contribuio Anual

Acontribuio mdia anual de R$ 150,00. Mas ela no fixa. Voc pode enviar quando puder ou desejar.
Esteja certo de que a sua colaborao, qualquer que seja, nos ser extremamente til.

Mesmo quando voc no tem notcias nossas, a ICK est funcionando, pondo a obra de Krishnamurti acessvel a pessoas interessadas por todo o Brasil, estabelecendo contato entre elas e possibilitando espao, material de estudo e oportunidade para que partilhemos de algum modo o processo de aprendizado de Krishnamurti.

A ICK no tem grandes mantenedores. Somos todos ns, cada um a seu modo, que a preservamos ativa. DOAES Banco do Brasil - Agncia Saara - Rio de Janeiro - N 0183-X Conta Corrente n 32263 CNPJ 33.693.052/000140

AO fazer qualquer depsito para a ICK envie-nos o comprovante bancrio (ou xerox) com clara
descrio de sua finalidade.
Sempre bom lembrar de novo: a ICK no tem situao financeira confortvel. Se voc contribuinte, mas ainda no enviou sua ajuda este ano, e pode faz-lo, no retarde sua remessa. Obrigado.

Contato - Para mais Detalhes

O atendimento direto ao pblico, bem como o funcionamento da biblioteca e videoteca de consulta feito s quartas-feiras, das 13:00 s 18:00.

AICKj est na rede mundial de computadores. Anote o nosso endereo eletrnico:

http://www.krishnamurti.org.br e-mail:ick@krishnamurti.org.br RUA DOS ANDRADAS, 29 - SALA 1007 20051-000 - RIO DE JANEIRO - RJ TEL. / FAX: (021) 2232-2646

KRISHNAMURTI

H MAIS de quarenta amos - de 1924 a 1966 - vem Krishnamurti pronunciando palestras e


promovendo reunies de discusso, tanto no Oriente como no Ocidente, e tem tambm mantido entrevistas pessoais com representantes de todas as classes, nas diferentes partes do mundo. Durante doze anos consecutivos promoveu reunies e respondeu a perguntas no Acampamento Internacional de Omnen, Holanda. Em numerosas ocasies realizou palestras pblicas na ndia e nos Estados Unidos, dirigiu a palavra a amplos auditrios na Amrica Latim, Austrlia, Nova Zelndia, Escandinvia e em quase todas as capitais europias, inclusive Paris e Londres. Pelo sexto vero consecutivo realizou em Saanen, Sua, uma srie de dez palestras, alem de pequenas reunies, devendo ainda em 1966, falar em Nova York e em Oja, Califrnia, durante o outono.

ZOAT Understandings

Das könnte Ihnen auch gefallen