Sie sind auf Seite 1von 38

Mdulo 3

UNIDADE

3
Mensurao da Mensurao da atividade econmica atividade econmica

39

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Objetivo
Nesta Unidade, voc vai aprender a distinguir a economia em nveis micro e macro. Na parte destinada ao estudo da Microeconomia, destacamos os mercados de concorrncia perfeita e imperfeita, e na parte macroeconmica, o sistema de contas nacionais e os indicadores sociais.

40

Mdulo 3

O sistema econmico

Caro estudante! Nesta Unidade, voc vai conhecer como funciona o sistema econmico, seus principais indicadores, como feita a mensurao das atividades econmicas e, ainda, os aspectos fundamentais da Microeconomia e da Macroeconomia. importante que, depois de ler esta Unidade, voc entenda como funciona o sistema econmico e compreenda o funcionamento de uma economia de mercado centralizada. Assim, poder distinguir as diferenas existentes entre as estruturas de mercado, entender a importncia do conceito Produto Interno Bruto e, por fim, conhecer o ndice de Desenvolvimento Humano. Portanto, faa a leitura da Unidade com calma, observe atentamente os exemplos, anote as dvidas e conte conosco para auxili-lo. Estaremos sempre sua disposio.

De maneira geral, as pessoas pensam e falam de economia em boa parte de seu tempo. A economia consiste em milhes de pessoas envolvidas em vrias atividades como comprar, vender, trabalhar, contratar, fabricar, produzir, distribuir, alocar, etc. Diariamente, milhes de pessoas participam de milhares de trocas em centenas de lugares. Se ocorrem milhares de trocas, sinal de que milhes de pessoas em algum lugar esto produzindo para milhes de pessoas. O objetivo da anlise econmica explicar o que faz com que a economia mundial e suas diversas partes funcionem do jeito que o fazem. Veja que, quanto mais se apreende e se analisa a respeito das relaes e do comportamento econmico moderno, mais capazes so as sociedades de direcionar suas energias para a produo de bens e servios que venham a proporcionar maior nvel de satisfao para toda a sociedade.
41

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Para Thompson e Formby (1998), o desafio analtico da Economia enorme e complexo, tendo-se em vista o conjunto de relaes e interaes que a cada minuto so feitas pelo mundo:
Considere que nos diversos pases do mundo as pessoas esto tomando bilhes de decises entre gastar seu dinheiro com as diferentes coisas de que necessitam e as que desejam. Em toda parte, empresas de todos os tipos e portes esto decidindo a respeito de quanto e quais bens e servios produzir e que tecnologias e recursos utilizar para ofert-los. Todos os tipos de agncias governamentais e instituies sem fins lucrativos esto coletando impostos e solicitando doaes para fornecer bens e servios ao pblico e a grupos especiais como os pobres, os idosos e os desempregados. (THOMPSON, JR.; FORMBY, 1998, p. 1)

GLOSSRIO *Modelo econmico modelo que procura representar a realidade econmica de forma simplificada, mediante equaes matemticas, estudando as relaes entre as variveis mais significativas para a anlise do fenmeno que est sendo pesquisado. Fonte: Lacombe (2004).

bom lembrar que o grande desafio da anlise econmica, portanto, dar um sentido, uma lgica a todas essas decises e, por conseguinte, propiciar o entendimento das conseqncias no conjunto da economia. A abordagem utilizada pelos analistas para dar sentido a todo esse conjunto de comportamento econmico dirio envolve alguns procedimentos como: tentar descobrir por que os eventos econmicos ocorrem de uma determinada forma; analisar fatos econmicos confiveis para tentar estabelecer relaes de causa e efeito mais ou menos plausveis; apresentar teorias econmicas formais; e, construir modelos econmicos*. Sendo assim, para melhor entender e analisar o mundo econmico, os economistas procuram simplificar esse mundo real complexo atravs do uso de modelos. Os economistas empregam modelos (simplificao da realidade) para descrever as relaes econmicas. Para isso ocorrer com seriedade, os estudiosos fazem uso do mtodo cientfico, apresentando suas teorias e seus modelos. O mtodo funda-

42

Mdulo 3

mental para que o conhecimento seja alcanado, ou seja, o conhecimento requer esforo para ser alcanado. Ento, o mtodo como se fosse um caminho que se deve percorrer quando se busca o conhecimento, embora ele, por si s, no garanta que se alcance a verdade.

Saiba mais...
Sobre a questo do mtodo na Cincia Econmica, leia o livro Mtodos da Cincia Econmica, organizado por Gentil Corazza. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003; e Metodologia da Economia de Mark Blaugb. So Paulo: Editora da USP, 1993.

Enquanto voc est lendo este material didtico, deve estar pensando: afinal, o que esse tal de sistema econmico? Como funciona essa coisa?.

Conforme chamam ateno os professores Hall e Lieberman (2003), neste momento, aparentemente ntimo, voc est acoplado ao mundo real por caminhos nunca antes imaginados. Seno, vejamos: para que voc possa ler este material, os autores tiveram de escrevlo. Voc se sentiu motivado a l-lo agora em funo da oportunidade de fazer este curso. Para que este material pudesse chegar s suas mos, muitas pessoas tiveram que ser incorporadas ao processo, tais como o pessoal da adaptao de linguagem, o revisor de portugus, o diagramador, a comisso editorial, o pessoal da grfica, da embalagem e a turma da distribuio. Veja que diversas pessoas participaram do processo de criao e distribuio deste material didtico. Alm das pessoas envolvidas, esteve tambm incorporada ao processo de produo deste material uma quantidade de papel e tinta, caixas, computadores, impressoras, transporte, carros, combustvel, etc. Note que estamos falando de um conjunto de pessoas e materiais que estiveram envolvidos na produo do material que est agora em suas mos, propiciando a voc conhecer melhor como funciona o sistema econmico*. GLOSSRIO *Sistema econmico sistema de propriedade, de forma de deciso sobre a alocao dos recursos produtivos, de determinao de preos, e demais mecanismos que caracterizam o sistema produtivo de uma sociedade e a distribuio dos produtos pelos agentes econmicos. Fonte: Lacombe (2004).

43

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Nesse mesmo caminho, podemos imaginar a cadeira em que voc est sentado, agora, a sala de sua casa, o seu local de trabalho, etc. Observe que, apesar desse isolamento de momento em que voc se encontra agora, ao estar folheando este material, voc est economicamente ligado a milhares de pessoas por centenas de caminhos que se comunicam atravs da produo, e da distribuio dos produtos e servios ora consumidos por voc. A pergunta que podemos fazer no momento : por que tantos bens e servios que ora consumimos so produzidos por outros? Por que somos to dependentes uns dos outros no que se refere ao bemestar material? Por que no vivemos como Robinson Cruso em uma ilha onde nossas necessidades materiais fossem todas produzidas por ns mesmos? As respostas a todas essas indagaes dizem respeito ao sistema econmico. Na maioria das vezes, nos apropriamos de coisas que o sistema econmico nos oferece, mas no damos a menor importncia sobre como essas coisas chegaram at ns.

Saiba mais...
Assista ao filme Robinson Cruso (Las Aventuras de Robinson Crusoe, Mxico/EUA, 1952), 1h29. Drama. Direo de Luis Buuel. Roteiro de Hugo Butler e Luis Buuel, com base no romance de Daniel Defoe. Com Dan OHerlihy, Jaime Fernndez e Felipe de Alba.) O enredo se passa em 1659, quando o nufrago ingls Robinson Cruso vai parar numa ilha tropical aparentemente deserta, na qual luta sozinho para prover sua subsistncia at encontrar o nativo a quem batiza de Sexta-Feira. A verso do cineasta para o clssico de Daniel Defoe (publicado em 1719) acentua o tema da dominao colonial e da opresso religiosa.

Para pensar um pouco mais sobre esse tema, chegada a hora de aprender como a economia serve a bilhes de pessoas, permitindo que sobrevivam e prosperem, apesar dos contratempos da vida atual, que penalizam milhares de

44

Mdulo 3

pessoas. No se esquea que tudo isso se refere ao sistema econmico, sua forma de organizar, produzir e distribuir seus bens e servios a todos os cidados.

A evoluo dos sistemas econmicos


A evoluo dos sistemas econmicos, nesses ltimos dez mil anos, foi marcada por duas caractersticas norteadoras de todo o processo: a especializao: sistema de produo segundo o qual cada indivduo se concentra em um nmero limitado de atividades; a troca: dar uma coisa por outra, substituir uma coisa por outra, permutar. Atravs da especializao e da troca, as naes puderam dispor de maior produo, e os padres de vida foram se elevando. Diante disso, todas as naes passaram a aumentar o grau de especializaes e de trocas. As razes pelas quais a especializao e a troca permitem o crescimento da produo podem ser observadas pela capacidade humana de aprender durante a vida. Isto significa que o ser humano possui a capacidade de aprender a fazer coisas durante a vida. Diante disso, a especializao torna-o mais hbil para fazer algumas poucas coisas, em vez de ser amador em vrias. Uma outra razo que se justifica pelo tempo necessrio para mudar de uma atividade para outra. Segundo Hall e Liberman (2003, p. 34), [...] quando as pessoas se especializam e, com isso, passam mais tempo realizando uma s tarefa, h menos perda de tempo decorrente da transio entre as tarefas. Percebe-se, com isso, uma alterao nos nveis de produtividade dessa economia, levando-a a um crescimento do nvel de produo.

45

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Uma forma simples de entender e visualizar como se organiza a economia, como seus participantes interagem uns com os outros, como compradores e consumidores se relacionam entre si e com o governo e, ainda, como a economia interna se relaciona com o setor externo, e assim por diante, se expressa atravs do diagrama do fluxo circular ampliado (Figura 1).

Organizaes

Consumidores

Governo Mercado Interno Setor Externo

MEIO AMBIENTE

Figura 1: Diagrama do fluxo circular Fonte: elaborado pelos autores

GLOSSRIO *Dialtica a arte do dilogo, da contraposio e contradio de idias que leva a outras idias. Fonte: Wikipdia (2007).

O diagrama do fluxo circular evidencia visualmente as relaes econmicas institudas e facilita o entendimento no que diz respeito ao funcionamento da economia, utilizando as seguintes categorias: produtores (organizaes), consumidores (famlias), governo e setor externo. No diagrama do fluxo circular, observa-se a existncia de relaes entre os diversos agentes que compem o mercado interno e tambm a relao desse mercado com o setor externo. Com a presena de pessoas, empresas (grandes, mdias, pequenas, formais e informais) e governos (municipal, estadual e federal), as relaes estabelecidas do sustentao ao mercado. Isto acontece em quase todos os lugares, e uma relao direta e indireta com o meio ambiente acaba sendo processada. Portanto, no d para pensar em produo de bens e servios sem considerar como elemento bsico da anlise a questo ambiental. Diante do exposto, podemos dizer que a atual discusso sobre o tema meio ambiente e desenvolvimento econmico reflete a relao dialtica* que se manifesta, por um lado, mediante o modelo de desenvolvimento adotado e os impactos provocados ao meio ambiente e, por outro, o que esses impactos ambientais podem provocar no modelo de desenvolvimento.

No podemos nos esquecer do meio ambiente em nossas anlises.

46

Mdulo 3

Como mensurar as atividades econmicas?


interessante que voc saiba que, no sistema econmico, tudo pode e deve ser avaliado monetariamente, de modo que toda a produo de bens e servios que uma economia produz pode ser transformada em valor, medido pelo dinheiro ou pela moeda. Quando as atividades econmicas de um pas so mensuradas, a sociedade passa a ter mais clareza do seu processo de desenvolvimento econmico. Acompanhe como se desenvolvem o Fluxo Real e o Fluxo Monetrio da economia, ilustrados nas Figuras 2 e 3, respectivamente.

Mercado de bens e servios


Demanda Oferta

Famlias
Oferta

Empresas
Demanda

Remunerao dos fatores de produo

Figura 2: Fluxo real da economia Fonte: elaborado pelos autores

Pagamento dos bens e servios Empresas Remunerao dos fatores de produo

Famlias

Figura 3: Fluxo monetrio da economia Fonte: elaborado pelos autores

Enquanto o Fluxo Real procura evidenciar as relaes de demanda e oferta existentes no mercado de bens e servios, o Fluxo Monetrio deixa claras a relao de pagamentos efetuados no mercado de bens e servios, e a remunerao dos fatores de produo. Portanto, mensurar as atividades econmicas significa quantificar essas relaes.
47

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Podemos dizer que o sistema econmico pode ser entendido como o conjunto de relaes tcnicas, bsicas e institucionais que caracterizam a organizao econmica de uma sociedade. Independentemente do seu tipo, todo sistema econmico deve, de algum modo, desempenhar trs funes bsicas, determinando: o que produzir e em que quantidade: deve-se escolher entre as possibilidades de produo de uma economia de modo a satisfazer o mais adequadamente a sociedade; como produzir tais bens e servios: toda sociedade deve determinar quem vai ser o responsvel pela produo, qual a tecnologia a ser empregada, qual o tipo de organizao da produo, etc.; e para quem produzir, ou seja, quem ser o consumidor: devem ser definidos o pblico-alvo e as maneiras atravs das quais o produto dever atingi-lo. importante perceber que essas trs funes so bsicas em Economia. interessante saber, agora, como as sociedades resolvem os seus problemas econmicos fundamentais: o que e quanto, como e para quem produzir? A resposta depende da forma de organizao econmica. Cada relao entre esses agentes caracteriza um mercado em particular. No campo da Microeconomia*, podemos analisar o mercado de petrleo, de soja, de mo-de-obra para o setor financeiro, etc., enquanto, no campo da Macroeconomia*, podemos estar atentos ao funcionamento do mercado de bens e servios, mercado de trabalho como um todo, mercado financeiro e mercado cambial. Uma questo importante, que surge na esfera do estudo econmico, diz respeito s distines entre as preocupaes macro e microeconmicas. Contudo, vale salientar que, embora, aparentemente dspares, no fundo, ambas tratam do mesmo objeto: o sistema econmico. Como j vimos, a Microeconomia trata do comportamento das unidades econmicas, enquanto a Macroeconomia aborda o conjunto da economia. Para tanto, sempre so feitas abstraes.

GLOSSRIO *Microeconomia preocupa-se com a eficincia na alocao dos fatores de produo, as quantidades de bens e servios ofertadas e demandadas, os preos absolutos e relativos dos bens e servios, e a otimizao dos recursos oramentrios de cada um dos agentes econmicos. Fonte: Lacombe (2004). *Macroeconomia estudo do comportamento da economia como um todo, isto , dos fenmenos econmicos abrangentes, como o nvel de preos, a inflao, o desemprego, a poltica monetria de um pas, etc. Fonte: Lacombe (2004).

48

Mdulo 3

Observe voc que, no mundo de hoje, entender de Economia e compreender como funcionam os mercados, em suas reais dimenses, problemas e implicaes em termos de bem-estar social, econmico e poltico, auxilia bastante nas tomadas de decises. O mercado possibilita enxergar outras variveis (outras relaes) que no se encontram apenas no campo da economia. Existem duas formas principais de organizao econmica: Economia de Mercado (ou descentralizada, tipo capitalista); e Economia Planificada (ou centralizada, tipo socialista). Os pases organizam-se dessas duas formas ou possuem algum sistema intermedirio entre elas.

Funcionamento de uma Economia de Mercado


Podemos dizer que as Economias de Mercado podem ser analisadas por dois sistemas: Sistema de Concorrncia Pura (sem interferncia do governo); e Sistema de Economia Mista (com interferncia governamental). Num sistema de concorrncia pura ou perfeitamente competitivo, predomina o laissez-faire*: milhares de produtores e milhes de consumidores tm condies de resolver os problemas econmicos fundamentais (o que e quanto, como e para quem produzir), como que guiados por uma mo invisvel. Isso sem a necessidade de interveno do Estado na atividade econmica. Na Unidade 2, falamos dessa mo invisvel. Voc se lembra?
49

GLOSSRIO *Laissez-faire a contrao da expresso em lngua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente deixai fazer, deixai ir, deixai passar. Fonte: Wikipdia (2007).

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

No contexto discutido, podemos dizer que a base da filosofia do liberalismo econmico, que advoga a soberania do mercado, sem a interveno do Estado. Nesse modelo, o Estado deve responsabilizar-se mais com questes como justia, paz, segurana, relaes diplomticas e deixar o mercado resolver as questes econmicas fundamentais. As crticas mais freqentes a esse tipo de sistema econmico so: trata-se de uma grande simplificao da realidade; os preos nem sempre flutuam livremente, ao sabor do mercado, em virtude de fatores como: fora dos sindicatos; poder dos monoplios e oligoplios; intervenes do governo via: impostos, subsdios, tarifas e preos pblicos (gua, energia, etc.); poltica salarial; congelamentos e tabelamentos de preos; e poltica cambial. O mercado sozinho no promove perfeita alocao de recursos. Em pases mais pobres, que querem se desenvolver, o Estado precisa prover a infra-estrutura bsica, como estradas, telefonia, siderurgia, portos, usinas hidroeltricas, que exigem altos investimentos, com retornos apenas em longo prazo, afastando o setor privado. Por pelo menos cem anos, do final do sculo XVIII, com a Revoluo Industrial, ao final do sculo XIX, predominava um sistema de mercado muito prximo da concorrncia pura. No sculo XX, quando se tornou mais presente a fora dos sindicatos e dos monoplios e oligoplios, associada a outros fatores, como aumento da especulao financeira e desenvolvimento do comrcio internacional, a economia tornou-se mais complexa.
50

A Revoluo Industrial aconteceu na Inglaterra, na segunda metade do sculo XVIII, e encerrou a transio entre feudalismo e capitalismo.

Mdulo 3

Basicamente, a atuao do governo justifica-se com o objetivo de eliminar as chamadas distores alocativas (isto , na alocao de recursos) e distributivas, e promover a melhoria do padro de vida da coletividade. Isso pode se dar das seguintes formas: o mercado sozinho no promove perfeita distribuio de renda, pois as empresas esto preocupadas em maximizar seu lucro, e no com questes distributivas; atuao sobre a formao de preos, via impostos, subsdios, tabelamentos, fixao de salrio mnimo; fornecimento de servios pblicos; e complemento da iniciativa privada, etc.

Funcionamento de uma Economia Centralizada


No sistema de Economia Centralizada, a forma de resolver os problemas econmicos fundamentais decidida por uma Agncia ou rgo Central de Planejamento, e no pelo mercado. Os preos so determinados pelo governo, que, normalmente, subsidia fortemente os bens essenciais e taxa os bens considerados suprfluos. Com relao ao lucro, uma parte vai para o governo, outra parte usada para investimentos nas empresas, dentro das metas estabelecidas pelo prprio governo. A terceira parte dividida entre os administradores e os trabalhadores, como prmio pela eficincia. Se o governo considera que determinada indstria vital para o pas, esse setor ser subsidiado, mesmo que apresente ineficincia na produo ou nos prejuzos

51

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Mercado
Todos os dias, voc ouve ou l algo que trata sobre mercado. Basta abrir os jornais, assistir televiso, visitar as ruas de sua cidade. Portanto, no nada to distante do seu dia-a-dia, pelo contrrio, algo que faz parte do seu cotidiano, de sua vida. Pindyck e Rubinfeld (2006) dividem as unidades econmicas em dois grandes grupos, de acordo com sua funo, ou seja, a de compradores e a de vendedores. Os compradores abrangem os consumidores, aqueles que adquirem bens e servios, e as empresas que adquirem mo-de-obra, capital e matrias-primas que utilizam para produzir bens e servios. Entre os vendedores, podemos listar as empresas que vendem bens e servios, alm dos trabalhadores que vendem seus servios e os proprietrios de recursos que arrendam terras e comercializam recursos minerais. A interao de compradores e vendedores d origem aos mercados. Em sentido geral, o termo mercado designa um grupo de compradores (lado da procura) e vendedores (lado da oferta) de bens, servios ou recursos que estabelecem contato e realizam transaes entre si. O lado dos compradores constitudo tanto de consumidores, que so compradores de bens e servios, quanto de empresas, que so compradoras de recursos (trabalho, terra, capital e capacidade empresarial) utilizados na produo de bens e servios. O lado dos vendedores constitudo pelas empresas, que vendem bens e servios aos consumidores e pelos proprietrios de recursos (trabalho, terra, capital e capacidade empresarial), que os vendem (ou arrendam) para as empresas em troca de remunerao (salrios, aluguis, lucros). Nas economias modernas, a maioria das decises sobre o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir so tomadas nos mercados. Para que possamos determinar quais os compradores e vendedores esto participando do mercado, devemos incorporar a idia do que seja a extenso do mercado. Por extenso de mercado, devemos entender os seus limites, tanto geogrficos quanto em termos da variedade de produtos que nele so oferecidos. Porm, percebemos que, em algumas situaes, o merca52

Mdulo 3

do falha nessa tomada de decises. Quando isso ocorre, preciso que o Estado intervenha no sentido de ajustar o processo. Percebe-se que o mercado , ao mesmo tempo, o meio mais simples e o mais complexo de alocao de recursos.

Que histria essa de meio mais simples e mais complexo de alocao de recursos? O que significa isso?

A necessidade da regulao torna-se premente em funo da constatao de que os mercados, no funcionando a contento, provocaro um processo de ineficincia econmica. Isto significa que, mesmo em situaes de livre mercado, h ocasies em que o mercado no capaz de fazer de maneira eficiente o processo de alocao e distribuio dos recursos. Portanto, nesta vertente terica, a necessidade da regulao surge em funo da existncia de falhas do mercado. Assim, ao se falar em regulao, est-se imaginando formas de contornar essas falhas luz do modo de produo capitalista, enquanto a desregulamentao significa deixar o mercado solto das amarras da regulao, pois, nestes casos, o mercado mais eficiente.

Voc j ouviu falar das agncias reguladoras no Brasil?

Muitas pessoas pensam que os significados dos termos oferta e demanda so sinnimos na Cincia Econmica. Quando debatem temas como sade, transportes, pobreza, moradia, etc., costumam afirmar que tudo isso se refere apenas questo de oferta e demanda. Outros, menos informados, costumam ainda usar e abusar dessa afirmao, tornando a oferta e a demanda uma espcie de lei inviolvel sobre a qual nada pode ser feito e a partir da qual tudo pode ser explicado. Voc precisa estar alerta para o fato de que tanto a oferta quanto a demanda fazem parte de um modelo econmico criado para explicar como os preos so determinados em um sistema de mercado. Obser53

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

ve que os preos determinam quais famlias ou regies sero beneficiadas com determinados produtos e servios, e quais empresas recebero determinados recursos. Em se tratando de Microeconomia, os economistas recorrem ao conceito de demanda para descrever a quantidade de um bem ou servio que uma famlia ou empresa decide comprar a um dado preo. Ento, a quantidade demandada de um bem ou servio refere-se quantidade desse bem ou servio que os compradores desejam e podem comprar. Observe, tambm, que vrias questes podem afetar os consumidores na hora da compra, tais como renda, gosto, preo, etc. A Teoria da Demanda deriva de algumas hipteses sobre a escolha do consumidor entre diversos bens e servios que um determinado oramento domstico permite adquirir. Essa teoria procura explicar o processo de escolha do consumidor diante das diversas possibilidades existentes. Devido certa limitao oramentria, o consumidor procura distribuir a renda disponvel entre os diversos bens e servios, de maneira a alcanar a melhor combinao possvel que possa lhe trazer o maior nvel de satisfao. A demanda no representa a compra efetiva, mas a inteno de comprar por determinado preo. Ao analisarmos como funcionam os mercados, percebemos que o preo de um bem ou servio exerce papel central. Na prtica, a quantidade demandada de um bem ou servio diminui quando o preo aumenta, e aumenta quando o preo diminui. Logo, a quantidade demandada negativamente relacionada ao preo, como pode ser observado na Figura 4:
Preos

P1

P0 D Q1 Q0
Quantidades

Figura 4: Curva de demanda Fonte: elaborado pelos autores


54

Mdulo 3

As variveis que podem deslocar a curva da demanda como um todo so: riqueza (e sua distribuio); renda (e sua distribuio); fatores climticos e sazonais; propaganda; hbitos; gostos e preferncias dos consumidores; expectativas sobre o futuro; e facilidades de crdito (disponibilidade, taxa de juros, prazos). Os deslocamentos da curva da demanda esto ilustrados na Figura 5:

Preos

D D D
Quantidades
Figura 5: Variaes da curva da demanda Fonte: elaborado pelos autores

55

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

A Teoria da Oferta muda o foco da anlise, pois o vendedor vai ao mercado com a meta de obter o maior lucro possvel. O vendedor (uma empresa) depara-se com uma restrio importante: a produo GLOSSRIO *Fatores de produo todos os insumos usados para produzir bens e servios: recursos naturais, informaes, energia, capital, trabalho, capacidade empresarial, etc. Fonte: Lacombe (2004). de bens e servios requer a utilizao de recursos produtivos, e essa quantidade depende do padro tecnolgico utilizado pela firma. Observe que a tecnologia de produo nos diz o que a empresa pode fazer. Portanto, o padro tecnolgico acaba se tornando um fator restritivo para a empresa poder produzir, alm dos preos dos outros fatores de produo* e do prprio preo praticado no mercado. Podemos definir oferta como a quantidade de um bem ou servio que os produtores (vendedores) desejam produzir (vender) por unidade de tempo. Nota-se que a oferta um desejo, uma aspirao. Assim, a quantidade ofertada de um bem ou servio refere-se quantidade que os vendedores querem e podem vender. Dessa maneira, existe uma associao de comportamento dos preos com o nvel de quantidade ofertada. A quantidade ofertada aumenta medida que o preo aumenta e cai quando o preo se reduz. Logo, a quantidade ofertada est positivamente relacionada com o preo do bem e servio, segundo pode ser verificado na Figura 6:

Preos

P1

P0

Q0

Q1 Quantidades

Figura 6: Curva de oferta Fonte: elaborado pelos autores

56

Mdulo 3

As variveis que podem deslocar a curva da oferta como um todo so: disponibilidade de insumo; tecnologia; expectativa; e nmero de vendedores. A Figura 7 demonstra o deslocamento a que estamos nos referindo.

O O O

Preos

Quantidades

Figura 7: Variaes da curva de oferta Fonte: elaborado pelos autores

J apresentamos a voc as mais diferentes condutas dos consumidores (demanda) e dos produtores (oferta) em separado. Agora, vamos combin-las para, numa interpretao conjunta, verificarmos como se determinam a quantidade e o preo de equilbrio de um bem ou servio vendido no mercado. A interseco das curvas de oferta e de demanda, que identifica o ponto em que tanto os consumidores quanto os produtores se encontram satisfeitos e dispostos a agir, o que ficou conhecido como equilbrio de mercado e est demonstrado na Figura 8.

57

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Preos
Excesso de Oferta

O S
Ponto de Equilbrio

Pe
Excesso de Demanda

D Qe
Quantidades

Figura 8: Equilbrio entre oferta e demanda Fonte: elaborado pelos autores

Pela Figura 8, podemos perceber que qualquer situao fora do ponto de equilbrio caracteriza um desequilbrio. Caso a oferta seja superior demanda, h excesso de oferta, e caso a demanda seja maior que a oferta, h excesso de demanda. Nota-se que o processo de ajuste ocorre sempre via preos, ou seja, a quantidade ofertada ou demandada a varivel dependente, e os preos, a varivel independente. No contexto discutido, h uma afirmao-chave: preo e quantidade de equilbrio dependem da posio das curvas de oferta e demanda. Quando, por algum motivo, uma dessas curvas se desloca, o equilbrio do mercado muda. Na Teoria Econmica, essa anlise conhecida como esttica comparativa, porque envolve a comparao de duas situaes estveis um equilbrio inicial e um novo equilbrio. GLOSSRIO *Elasticidade alterao porcentual em uma varivel em relao variao porcentual em outra. Fonte: Lacombe (2004). Para uma melhor compreenso dessa sistemtica sobre a conduta dos consumidores e produtores, vamos adicionar o conceito de elasticidade, que consideramos fundamental para analisar o mundo em que vivemos. Elasticidade* nada mais representa do que uma medida da resposta dos compradores e vendedores s mudanas no preo e na renda. Aprendemos que o preo do bem se ajusta para conduzir a quantidade ofertada e demandada ao equilbrio. Ento, dessa forma, precisamos ficar atentos para perceber no s a mudana dos preos, mas o quanto eles podem oscilar.
58

Mdulo 3

A elasticidade-preo da demanda mede o quanto a demanda reage a uma mudana no preo. A demanda por um bem considerada elstica se a quantidade demandada responder muito a uma dada variao no preo. Isto significa dizer que a demanda muito sensvel mudana de preo. Caso essa resposta seja pequena, a demanda por esse bem considerada inelstica, ou seja, a demanda insensvel mudana de preo. simples, basta dividir a variao percentual da quantidade demandada pela variao percentual do preo. No resultado encontrado, o coeficiente de elasticidade um nmero puro, independente de qualquer identificao com a unidade, nas quais as variveis foram expressas. O coeficiente da elasticidade-preo da demanda sempre negativo, uma vez que o preo e a quantidade demandada so inversamente relacionados. Pode ser expressa algebricamente como:

D%Q = variao das quantidades demandadas D% P = variao dos preos


Vejamos aqui alguns exemplos:

D%Q = D% P

bens com alta elasticidade da demanda (elstica): refeies em restaurantes, veculos automotores, viagem area, carne bovina, refrigerante, turismo, manteiga, etc.; e bens com baixa elasticidade da demanda (inelstica): insulina, sal, gasolina, petrleo, ovos, leite, etc. Ainda podemos observar que o aumento na renda do consumidor, normalmente, aumenta a demanda por um bem. Mantendo o preo constante, podemos avaliar a variao na quantidade demandada para uma dada variao na renda. A sensibilidade da quantidade demandada a uma variao na renda do consumidor chamada de elas-

59

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

ticidade-renda da demanda. Se a elasticidade-renda for maior do que zero, dizemos que o bem normal, e se for menor do que zero, o bem inferior. A elasticidade-renda varia muito de bem para bem. Pode ser expressa algebricamente como:

D%R = variao na renda do consumidor D% Q = variao na quantidade demandada


Vejamos aqui alguns exemplos:

D%Q = D% R

bem normal: bem em que um aumento na renda provoca o aumento na quantidade demandada. Os bens normais tm elasticidade-renda da demanda positiva. Exemplos: frutas frescas, computadores, viagens areas, lazer, carne de soja, etc.; e bem inferior: bem em que um aumento na renda provoca a diminuio na quantidade demandada. Os bens inferiores tm elasticidade-renda negativa. Exemplos: passagem de nibus, moradia, carne de segunda, po, batatas, etc. De modo semelhante elasticidade-preo-demanda e elasticidade-renda, temos a elasticidade cruzada da demanda. A elasticidade cruzada da demanda nada mais que uma medida utilizada para analisar a relao entre os diversos produtos. Entre dois produtos, a elasticidade cruzada da demanda mede a variao percentual na quantidade demandada do bem 1 em resposta a uma dada variao percentual no preo do bem 2.

O coeficiente de elasticidade cruzada pode ser positivo ou negativo. Quando positivo, dizemos que os produtos so substitutos um do outro. Sendo negativo, dizemos que os produtos so complementares.

60

Mdulo 3

Assim, analisando o comportamento da elasticidade cruzada da demanda, podemos compreender o que so um bem substituto e um bem complementar (Quadro 1):
O aumento de um produto no interfere na satisfao do consumidor, que imediatamente tem a possibilidade de substitu-lo por um outro. Exemplo: manteiga e margarina, cinema e locao de fitas de vdeo, carne de frango e carne de vaca, cerveja, refrigerantes. Se um aumento no preo de um deles ocasiona uma reduo na quantidade demandada do outro. Exemplo: gasolina e leo para motor, camisa social e gravata; sapato e meia, po e margarina, computador e software.

Bens substitutos

Bens complementares

Quadro 1: Exemplos de bens substitutos e bens complementares Fonte: elaborado pelos autores

Veja bem, esta abordagem da elasticidade tambm poder ser utilizada no lado da oferta. A elasticidade-preo da oferta mede o quanto a quantidade ofertada responde mudana de preo. A oferta de um bem chamada de elstica se a quantidade ofertada responde bem a mudanas no preo. Quando essa resposta na quantidade ofertada pequena s mudanas de preo, dizemos que a oferta inelstica. Diante disso, podemos afirmar que a elasticidade-preo da oferta depende da flexibilidade que os vendedores (produtores) tm para mudar a quantidade do bem que produzem. Ao contrrio da elasticidade da demanda, a elasticidade-preo da oferta positiva. Isso ocorre, porque as variaes de preo e quantidade se do no mesmo sentido. Voc se lembra do professor de Matemtica falando de funes crescentes? Podemos calcular a elasticidade da oferta dividindo a variao percentual na quantidade ofertada pela variao percentual no preo. Ento, a relao entre o preo de um produto e o volume de vendas muito importante para as empresas. Mas qual a razo disto? Isto ocorre, porque toda a relao descrita serve de base para a formao da poltica de preos, estratgia de vendas, e atendimento dos objetivos de lucro e participao no mercado. Assim, entender

61

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

como se comporta a elasticidade torna-se muito importante para o administrador contemporneo.

Estrutura de mercado
Na estrutura de mercado clssica, podemos distinguir dois casos extremos: monoplio: quando uma empresa a nica provedora do produto; concorrncia perfeita: quando a dimenso de cada empresa insignificante em relao s demais empresas. O termo concorrncia tem sentido mltiplo. Em Economia, acompanhado da palavra pura, significa justamente a inexistncia de competio, no seu sentido parcial. Em outras palavras, em um mercado no qual vigora a concorrncia pura, os competidores no tm rivalidade entre si. As condies bsicas para a existncia de concorrncia pura so: homogeneidade do produto: um requisito da concorrncia pura que todos os vendedores de um dado produto vendam unidades homogneas deste, e os compradores tambm consideram o produto homogneo; insignificncia de cada comprador ou vendedor diante do mercado: cada comprador e/ou vendedor precisa ser pequeno o suficiente para no ser capaz de influenciar, sozinho, o preo de mercado; ausncia de restries artificiais: no devem existir restries artificiais procura, oferta ou aos preos. Em outros termos, preciso que os preos sejam livres para oscilar de acordo com as exigncias de mercado; mobilidade: preciso que haja mobilidade de bens, servios e recursos. Novas firmas devem poder entrar sem dificulda-

62

Mdulo 3

de nesse mercado, assim como no deve existir impedimento sada; e pleno conhecimento (atributo da palavra perfeita): a concorrncia perfeita incorpora o pleno conhecimento do sistema econmico e de todas as suas inter-relaes por parte dos agentes partcipes desse mercado. O monoplio uma situao de mercado em que uma nica firma vende um produto que no tem substitutos prximos. De uma outra forma, monoplio uma situao de mercado em que existe um s produtor de um bem (ou servio) que no tem substitutos prximos. Devido a isso, o monopolista exerce grande influncia na determinao do preo a ser cobrado pelo seu produto. Conforme Vasconcellos (2004), o mercado monopolista se caracteriza por apresentar condies diametralmente opostas s da concorrncia perfeita. Nele existem, de um lado, um nico empresrio (empresa) dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores. No h, portanto, concorrncia nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, os consumidores se submetem s condies impostas pelo vendedor ou simplesmente deixam de consumir o produto. Hipteses bsicas do modelo monopolista: um determinado produto suprido por uma nica empresa; no h substitutos prximos para esse produto; e existem obstculos (barreiras) de novas firmas na indstria (nesse caso, a indstria composta por uma nica empresa). As dificuldades para as empresas se estabelecerem no mercado, aqui entendidas como barreiras de acesso, podem ocorrer de vrias formas. No caso de monoplio puro ou natural, devido elevada escala de produo requerida, exige-se um grande montante de investimento. Refinarias de petrleo, siderurgia, etc., podem ser enquadradas neste caso.

63

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Uma outra forma de empecilho instalao de novas empresas no mercado imperfeito se d atravs das patentes, direito nico para produzir um bem. Os laboratrios farmacuticos, encarregados da fabricao de medicamentos, valem-se deste instrumento de patentes ou controle de matrias-primas-chave. Finalmente, o monoplio estatal ou institucional, protegido pela legislao, normalmente ocorria em setores estratgicos ou de infra-estrutura. At pouco tempo atrs, no nosso pas, voc sabe que tnhamos como exemplo: energia eltrica, telecomunicaes, etc. Uma outra estrutura bastante conhecida, nos dias de hoje, no campo da competio imperfeita o oligoplio. um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno nmero de empresas que dominam a oferta de mercado. Podese caracteriz-la como um mercado em que h um pequeno nmero de empresas, como a indstria automobilstica, ou, ento, onde h um grande nmero de empresas, mas poucas dominam o mercado, como a indstria de bebidas. O setor produtivo brasileiro altamente oligopolizado, sendo possvel encontrar inmeros exemplos: montadoras de veculos, setor de cosmticos, indstria de papel, indstria de bebidas, indstria qumica, indstria farmacutica, etc. O oligoplio pode ser: puro: quando os concorrentes oferecem exatamente os mesmos produtos homogneos, iguais, substitutos entre si. Exemplo: cimento, da indstria de cimento; alumnio, da indstria de alumnio; ou diferenciado: quando o produto no homogneo. Exemplo: indstria automobilstica ou de cigarro. Ou seja, embora semelhantes entre si, esses produtos no so idnticos o Gol diferente do Fiat Uno, etc. O oligoplio apresenta como principal caracterstica o fato de as firmas serem interdependentes. Isso decorre do pequeno nmero de firmas existentes na indstria, e significa que as firmas levam em considerao e reagem s decises quanto a preo e produo de outras firmas.
64

Mdulo 3

No oligoplio, tanto as quantidades ofertadas quanto os preos so fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartis. O cartel uma organizao (formal ou informal) de produtores dentro de um setor que determina a poltica de preos para todas as empresas que a ele pertencem. Exemplo: Cartel da Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (OPEP), que estabelece o preo do petrleo no mercado mundial.

Ser que existe formao de cartel entre os distribuidores de lcool no Brasil? E entre os distribuidores de gasolina? Pense nisso!

Alm dos cartis, existe um outro modelo de oligoplio chamado de liderana de preo. Liderana de preo a forma de conluio imperfeito em que as empresas do setor oligopolstico decidem, sem acordo formal, estabelecer o mesmo preo, aceitando a liderana de preo de uma empresa da indstria. Esse modelo pressupe que a liderana decorre do fato de que uma das firmas rivais possui estrutura de custos mais baixos que as demais. Por essa razo, consegue se impor como lder do grupo. Inicialmente, os preos podem ser diferenciados. O mercado, entretanto, preferir o produto que esteja sendo oferecido a preos mais baixos. Desta forma, resta s firmas que oferecem o produto a preos mais elevados duas possibilidades: ou mantm o preo e, como conseqncia, so banidas do mercado, ou, ento, aceitam o preo praticado pela rival de menores custos, que mais baixo, e continuam no mercado, sem maximizar seus lucros. Assim que a firma lder de preo fica, atravs de um acordo tcito (isto , um acordo no formal), responsvel pela determinao do nvel de venda do produto. As firmas menos favorecidas em termos de preos tornam-se seguidoras dos preos fixados pela firma lder. A outra estrutura de mercado imperfeito a concorrncia monoplica ou concorrncia monopolista. Ela est presente em vrios setores da economia, mais do que voc imagina. Esta forma de merca65

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

do tem como caracterstica marcante empresas produzindo produtos diferenciados, embora sendo substitutos prximos. Nota-se, ento, que, na concorrncia monopolstica, a empresa tem determinado poder sobre a fixao de preos. A diferenciao do produto pode ocorrer por caractersticas fsicas, de embalagem ou pelo esquema de promoo de vendas. Como exemplo, temos os laboratrios farmacuticos, as indstrias alimentcias, automobilsticas, etc. Como o prprio nome diz, a concorrncia monopolista uma estrutura de mercado que contm elementos da concorrncia perfeita e do monoplio, ficando em uma situao intermediria entre essas duas formas de organizao de mercado. Ainda: no se confunde em nada com o oligoplio. As principais caractersticas da concorrncia monopolista so: margem de manobra para fixao dos preos no muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado; e nmero relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porm com segmentos e produtos diferenciados, seja por caractersticas fsicas, seja por embalagens ou prestao de servios complementares (ps-venda). Essas caractersticas acabam dando um pequeno poder monopolista sobre o preo de seu produto, embora o mercado seja competitivo da o nome de concorrncia monopolista.

Discutidos os principais aspectos ligados Microeconomia, vamos agora passar Macroeconomia.

No incio do sculo XXI, a abordagem dos economistas tem-se dirigido Nova Economia, tecnologia da informao, ao ajuste externo e interno, globalizao dos mercados, etc. Assistimos s evidncias do impacto dessas mudanas no nosso dia-a-dia, s vezes, sem nos preocuparmos muito com as conseqncias. Por isso, fazemos diversas indagaes:
66

Mdulo 3

quais so exatamente os efeitos dessas mudanas?; como elas podem afetar os padres de vida e a taxa de crescimento da economia?; como estas mudanas na economia atingem o emprego e o desemprego, os preos e o equilbrio do balano de pagamentos?; por que razo as rendas so atualmente mais elevadas do que em 1970 e por que, em 1970, eram mais altas do que tinham sido em 1930?; ainda, por que razo alguns pases tm inflao, alta enquanto outros tm preos estveis?; quais as causas da recesso e da depresso, e como as polticas pblicas podem evit-las?; por que a regio onde voc mora mais ou menos desenvolvida? Todas as questes levantadas acima esto no campo da Macroeconomia. No estamos mais preocupados em compreender ou discutir as unidades de forma isolada. Estamos, sim, analisando algo sobre a Economia como um todo: o sistema econmico completo (agregado). Na Macroeconomia, so observados os pontos principais da anlise do equilbrio parcial e geral, levando-se em conta a busca do pleno emprego. Como explicar taxas to elevadas de desemprego no Brasil e no mundo? Vrias so as explicaes para a questo do desemprego. Em muitos casos, a razo atribuda ao prprio indivduo, por no estar preparado para as exigncias do mercado de trabalho ou por no aceitar redues salariais. Na verdade, trata-se da dana das cadeiras, conforme argumentou Souza (2000). Ser que, por mais preparado que o indivduo esteja, haver local para ele sentar-se? Do ponto de vista individual,

67

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

estar melhor preparado significa a possibilidade de primeiro sentar-se na cadeira. Contudo, devemos analisar a questo na totalidade, ou seja, se a economia no capaz de gerar cadeiras suficientes, inevitavelmente, pessoas ficaro de p, por mais preparados que estejam. Bom, mas a argumentam que a inovao tecnolgica que destri as cadeiras existentes na economia; o trabalho humano passa a ser substitudo por mquinas. Estaramos vivendo a poca do fim do emprego, ou seja, nada podemos fazer, e o desemprego algo inevitvel. Novamente, ao observarmos a questo do ponto de vista individual, a inovao tecnolgica causa desemprego. Contudo, ao mesmo tempo em que destri, cria novos produtos, empresas, atividades econmicas e empregos. Em outras palavras, a inovao tecnolgica, embora possa modificar o nvel de emprego, no determina, a priori, seu resultado. Generalizando, os vrios argumentos, tais como rigidez no mercado de trabalho, altos encargos trabalhistas, salrios nominais rgidos, etc., so facilmente refutveis e no determinam, a princpio, o nvel de emprego. O que queremos argumentar que estar ou no empregado no uma mera escolha individual. O aumento do nvel de emprego ocorre quando a taxa de expanso da economia supera o aumento da produtividade do trabalho (que significa um mesmo indivduo passar a produzir mais no mesmo espao de tempo, fruto de inovaes tecnolgicas). Simplificando, o aumento da produtividade dispensa cadeiras. Contudo, o crescimento econmico deve ser capaz de gerar cadeiras suficientes para compensar as perdas e ainda absorver os jovens entrantes no mercado de trabalho. Deparamo-nos, ento, com duas variveis que, de fato, determinam, a priori, a quantidade de cadeiras existentes na economia: o crescimento econmico e a produtividade do trabalho. E quem so os atores que decidem sobre essas variveis? Como anteriormente afirmamos, a inovao tecnolgica, a princpio, no determina o nvel de emprego. Essa uma faceta menos grave do problema. A outra a questo do crescimento econmico. Vamos considerar como dada a varivel produtividade. Caso no houvesse um crescimento da economia suficiente para absorver os
68

Mdulo 3

entrantes no mercado de trabalho, inevitavelmente teramos desemprego, pois no haveria emprego para os novos profissionais. Percebe-se que isso o que acontece no Brasil atualmente. Dessa forma, a questo agora entender o porqu de taxas to medocres de crescimento, como por exemplo, o da economia brasileira, principalmente nos anos 1990 justamente a dcada em que assistimos a uma das maiores taxas de desemprego de nossa histria. Agora, trata-se de uma escolha, principalmente, poltica. Em suma, a verdadeira explicao para o desemprego justamente a estagnao do crescimento econmico. Os conceitos mais abrangentes de poltica so teis para definirmos poltica econmica, dado que esta no pode ser vista como um conjunto de procedimentos estanques e isolados. A poltica econmica abrange uma das partes integrantes da poltica pblica. Situa-se no campo da Economia Normativa, por se sustentar no apenas no conhecimento positivo da Economia, mas tambm em juzos de valor, decorrentes de posies filosficas e culturais assumidas pelos formuladores. Para ser direto, podemos resumir os objetivos da poltica econmica em quatro, a saber: crescimento da produo e do emprego; controle da inflao; equilbrio nas contas externas; e melhor distribuio da renda gerada no pas. Note-se que os objetivos de poltica econmica so amplos. Segundo Lanzana (2002), [...] preciso ter conscincia de que os objetivos de poltica econmica no so independentes, sendo, no mais das vezes, conflitantes. O crescimento econmico expresso usualmente por intermdio do acompanhamento de algumas variveis, traduzidas em indicadores. As anlises macroeconmicas tomaram impulso com o desenvolvimento da chamada contabilidade nacional, ou seja, de um instru69

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Sistema de Contas Nacionais (SCN): que segue o Manual de Contas Nacionais das Naes Unidas com o objetivo de evidenciar o processo produtivo e de melhor descrever todos os fluxos entre os agentes econmicos que ocorrem em uma economia. Fonte: http:// www.ibge.gov.br/ Existem trs formas de medir a atividade econmica de um pas: a tica da produo, que o prprio conceito de PIB; a tica da renda, que se refere remunerao dos fatores que participam do processo de produo como salrios, juros, aluguis e lucro; e a tica da despesa, que se refere aos agentes que compram a produo como as famlias, o investimento das empresas, os gastos do governo e as exportaes e importaes.
70

mental capaz de mensurar a totalidade das atividades econmicas praticadas em um determinado perodo de tempo. O crescimento econmico est entre as metas dos formuladores da poltica econmica e refere-se expanso da produo do pas, uma quantidade maior de bens e servios disposio da sociedade. O Sistema de Contas Nacionais, tal como empregado no Brasil e no resto do mundo, deve-se aos trabalhos de vrios economistas que se dedicaram tarefa de homogeneizar a linguagem e definiram as principais variveis como: consumo, investimento, renda, poupana, produto interno e nacional. Se observarmos o comportamento da economia de um determinado pas, facilmente notaremos que as atividades econmicas oscilam com o decorrer do tempo. Para medir as oscilaes referidas, entre os vrios tipos de indicadores, um dos mais representativos desta performance o Produto Interno Bruto (PIB), calculado trimestralmente e que deve ser acompanhado com ateno. O PIB faz uma radiografia de toda atividade econmica. O PIB identificado como o valor monetrio de todos os bens e servios finais produzidos em um pas em dado perodo de tempo. Dividindo-se o PIB pela populao residente no pas, voc acha o PIB per capita. Hipoteticamente, podemos dizer que, se a produo de bens e servios de um pas cresce mais rapidamente que a taxa de crescimento da populao, em mdia, a produo por pessoa deve aumentar. Contudo, lembre-se de que o que importa para as pessoas o valor real da moeda, traduzido no poder de compra da sua renda (salrios, juros e aluguis). Onde estiver ocorrendo um processo de mudana de preos (inflao ou deflao), vamos falar em PIB real. Portanto, o PIB real deve ser compreendido como uma medida de produto que leva em conta as alteraes dos preos e no pode ser desprezado. Mas o que determina o crescimento? Como explicitado anteriormente, a variao do PIB a medida do crescimento econmico. Assim, necessrio determinar quais so

Mdulo 3

os componentes do PIB para saber o que realmente determina o crescimento econmico de um pas. A seguinte equao representa os condicionantes do crescimento econmico: PIB = consumo das famlias + gasto do governo + investimento das empresas + exportao lquida. Vamos analisar, agora, cada um dos componentes separadamente. Consumo das famlias: ao se apropriarem de suas rendas, as famlias destinam uma parte ao consumo de bens e servios. Quanto mais as famlias consumirem, mais as empresas tero que produzir para suprir as demandas por bens e servios das pessoas. Vale ressaltar que famlias de baixa renda tendem a consumir proporcionalmente mais de suas rendas, pois no adquiriram todos os bens de que necessitam. Destaca-se, ento, a importncia de uma distribuio de renda eqitativa no pas, pois famlias de baixa renda consomem pouco e, caso tenham incrementos em seus ganhos, passaro a consumir mais, impulsionando o crescimento econmico. Investimento das empresas: uma das mais importantes variveis para o crescimento de um pas. Ao investirem, as firmas elevam o nvel de emprego, produto e renda. As indstrias, na maioria das vezes, no possuem recursos suficientes para realizar seus planos de investimento e, com isso, precisam recorrer a emprstimos junto s instituies financeiras, pagando uma determinada taxa de juros pelo dinheiro que tomam emprestado. Ao fazerem seus planos de investimento, as empresas calculam, aproximadamente, a rentabilidade que tal investimento vai lhe proporcionar. Caso a lucratividade do investimento seja maior que os juros que devero ser pagos pelo financiamento, a empresa realizar seus planos; caso contrrio, tal investimento torna-se invivel. Portanto, para que exista um nvel de investimento elevado na economia, necessrio que se mantenha a taxa de juros baixa.

71

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

Gasto pblico: ao fazer obras, construir, operar suas estatais, etc., o governo est empregando mais pessoas, expandindo o nvel de emprego e, ao mesmo tempo, dando condies para que as empresas produzam mais. Assim, ao comprar e produzir mais, o governo causa uma elevao da produo e do nvel de emprego, e aumenta o nvel de renda da economia. Exportao lquida: so as exportaes menos importaes de um pas. Quanto maior o saldo, maiores o nvel de emprego e o crescimento econmico, j que a produo deve aumentar; quanto menor o saldo, menor o nvel de emprego, pois produtos que eram produzidos aqui passam a ser comprados do exterior, piorando a produo da economia. bvio que nenhum pas fica sem comprar e vender para o exterior, mas o ideal aumentar o nvel de exportaes e diminuir o de importaes. O Sistema de Contas Nacionais e a conseqente mensurao dos agregados possibilitam uma avaliao quantitativa do produto que uma economia pode ser capaz de gerar num determinado perodo de tempo. Tal medida vem sendo considerada um importante indicador de desempenho econmico e mostra a capacidade de gerao de renda das economias. Portanto, quando o objetivo da poltica econmica for de crescimento econmico, automaticamente, se estar procurando expandir o nvel de produo e, conseqentemente, o nvel de emprego da economia. A mensurao das variveis econmicas possibilita a avaliao quantitativa do produto que uma economia se torna capaz de gerar num determinado perodo de tempo. Tal medida considerada um importante indicador de desempenho econmico e identifica a capacidade de gerao de renda da economia. Entretanto, se a preocupao for com a qualidade de vida da populao, o produto agregado mostra-se inadequado. Na avaliao da qualidade de vida da populao, faz-se necessrio considerar no apenas os aspectos econmicos, mas tambm aqueles ligados oferta de bens pblicos, como sade e educao, que afetam diretamente o bem-estar. A utilizao de indicadores sociais
72

Mdulo 3

como parte da avaliao da riqueza de uma regio insere-se na discusso entre crescimento e desenvolvimento econmico. A preocupao com o bem-estar da sociedade nos remete ao confronto de dois importantes conceitos: crescimento econmico versus desenvolvimento econmico. Desse modo, observa-se nas sociedades em fase de desenvolvimento ou subdesenvolvidas a ocorrncia de crescimento sem desenvolvimento. Se o crescimento for muito concentrado, isto , mal distribudo, a maior parte da populao no se beneficia da elevao da renda gerada na economia. Vale a pena observar que uma das formas de avaliar o desenvolvimento acompanhar a evoluo de alguns indicadores relativos sade e educao, porque seu comportamento fornece uma boa aproximao do que est ocorrendo com a qualidade de vida da populao. Algumas instituies internacionais, como o Banco Mundial e o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento PNUD , vm divulgando sistematicamente dados como os de expectativas de vida, mortalidade infantil, condies sanitrias, nvel e qualidade da educao do pas. Tais estatsticas, alm de permitirem avaliar a qualidade de vida de um pas, possibilitam comparaes entre os pases e fornecem uma idia mais precisa do que vem a ser caracterizado como um pas desenvolvido. O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), publicado nos Relatrios do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento PNUD, tem como objetivo avaliar a qualidade de vida nos pases. O PNUD calcula o IDH desde o incio dos anos 1990 e, atualmente, o estima para muitos outros pases. O IDH agrega, em sua metodologia de clculo, trs variveis: indicador de renda: a renda per capita, ajustada para refletir a paridade do poder de compra (PPP) entre os pases (portanto, renda avaliada em US$ PPP); indicador das condies de sade: a expectativa de vida (ndice de longevidade); e

73

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

indicador das condies de educao: uma mdia ponderada de outros dois indicadores, a taxa de alfabetizao de adultos e a taxa combinada de matrcula nos Ensinos Fundamental, Mdio e Superior. O IDH varia de zero a um e permite classificar os pases em trs grupos distintos: baixo desenvolvimento: IDH menor ou igual a 0,5; mdio desenvolvimento: IDH entre 0,5 e 0,8; e pases de alto desenvolvimento: IDH maior que 0,8.

Saiba mais...

Informaes sobre como calculado o PIB no Brasil e sua evoluo durante os ltimos anos nos endereos: http://www.ibge.gov.br/home/ http://www.ipeadata.gov.br/ipeaweb.dll/ipeadata?65370046

Pesquise tambm na Fundao IBGE Sistema de Contas Nacionais Tabela de recursos e usos - Metodologia. Diretoria de Pesquisa, texto para discusso interna nmero 88, dezembro de 1998 em: http://www.ibge.gov.br/home/

Sobre o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) e sua evoluo nos principais pases, em: http://www.pnud.org.br/home/ http://www.pnud.org.br/idh/

74

Mdulo 3

RESUMO
Esperamos que voc, na presente Unidade, tenha entendido pelo lado da Microeconomia como se formam as curvas de demanda e oferta, no caso de uma economia em regime de concorrncia perfeita, bem como a formao do preo de equilbrio, com destaques para os excessos de procura e oferta, e os conceitos de bens elsticos e inelsticos; e no caso de uma economia em regime de concorrncia imperfeita, o monoplio e o oligoplio. Na Macroeconomia, centramos a ateno na formao das polticas econmicas, com vistas ao crescimento da produo, controle da inflao, equilbrio das contas externas e melhor distribuio da renda gerada no pas.

Atividades de aprendizagem
Confira se voc teve bom entendimento do que tratamos nesta Unidade realizando as atividades. Boa sorte! Se precisar de auxlio, no hesite em fazer contato.

1. Que problemas microeconmicos e macroeconmicos tm sido destacados pelos noticirios nos ltimos dias? 2. Por que o sal de cozinha consegue manter a quantidade consumida mesmo com preo elevado? 3. O turismo pode ser considerado um bem suprfluo? Justifique sua resposta. 4. Escreva um texto sobre o significado de monoplio, apresente mais exemplos dessa estrutura de mercado e discuta as implicaes para o desenvolvimento de uma regio, com destaque para a sua.

75

Curso de Graduao em Administrao a Distncia

5. Explique o significado de oligoplio e de concorrncia monopolstica. 6. Discuta as caractersticas do mercado do principal produto comercializado em sua regio. 7. Quais so a elasticidade-preo e a elasticidade-renda desse produto? Elstico ou inelstico? Explique a sua resposta. 8. Identifique alguns aspectos do crescimento econmico na sua cidade, regio e Estado. 9. Qual o PIB dos Estados brasileiros? Identifique as atividades econmicas mais relevantes das nossas cinco regies.

Caro estudante! Chegamos ao final da Unidade 3, na qual voc conheceu ou relembrou como mensurada a atividade econmica. Esses conhecimentos so importantes para o bom entendimento das estruturas de mercado e da importncia do Produto Interno Bruto. Caso tenha ficado alguma dvida em algo que lhe foi apresentado, volte, releia e, se necessrio, faa contato com seu tutor para esclarecer.

76

Das könnte Ihnen auch gefallen