Sie sind auf Seite 1von 19

O que A hemoglobina uma protena presente nos eritrcitos (hemcias), constituindo aproximadamente 35% de seu peso.

o. um pigmento presente no sangue responsvel por transportar o oxignio, levando-o dos pulmes aos tecidos de todo o corpo. Funes Alm de transportar oxignio, a hemoglobina tambm participa do processo de transporte de nutrientes a todas as clulas do corpo, processo este, no qual o sangue leva os nutrientes e recolhe as substncias secretadas pelas clulas, conduzindo-as, posteriormente, para fora do organismo. Para se combinarem com o oxignio, os eritrcitos precisam cont-lo em quantidade suficiente, e, isto, depende dos nveis de ferro presentes no organismo. A deficincia de ferro no organismo leva a um quadro conhecido como anemia. A hemoglobina capaz de transportar oxignio numa quantidade superior a vinte vezes seu volume. Entretanto, quando se une ao monxido de carbono, ela perde sua capacidade de combinar-se com o oxignio, o que implicar na perda de sua funo e, conseqentemente, em possveis danos ao organismo. O tempo mdio de vida dos glbulos vermelhos de aproximadamente 120 dias, aps este perodo, eles se degeneram no bao ou no sistema circulatrio , contudo, o ferro se reintegra nos novos eritrcitos (glbulos vermelhos) que se formam na medula ssea. Curiosidade: Os hematomas so formados pelo escape de eritrcitos aos tecidos. Isto geralmente ocorre pelo rompimento de um ou mais vasos sanguneos quando na ocorrncia de alguma leso. A degradao da hemoglobina se converte em pigmentos biliares, e, estes, so responsveis pela colorao amarelada dos hematomas.

A hemoglobina (frequentemente abreviada como Hb) a protena que contm ferro e transporta oxignio atravs dos glbulos vermelhos (eritrcitos) pelo organismo. A hemoglobina um tetrmero composto de dois tipos de cadeias de globina. Cada uma dessas cadeias contm cerca de 141 aminocidos. Existem quatro grupos heme por protena; estes possuem um on de ferro no seu centro, que liga a molcula de O2. uma protena alostrica, pois a ligao e a liberao do oxignio regulada por mudanas na estrutura provocadas pela prpria ligao do oxignio ao grupo hemo.. Tipos de Hemoglobina Embrionria: Gower 1 (22) Gower 2 (22) Hemoglobina de Portland (22) Fetal: Hemoglobin F (22) Adultos: Hemoglobin A (22) - O tipo mais comum. Hemaglobin A2 (22) - cadeias so sintetizadas no ltimo trimestre aps o parto, seu nvel normal de aproximadamente 2.5% Hemoglobin F (22) - No adultos a Hemoglobina F restrita a uma populao de clulas vermelhas (hemcias) chamadas clulas F. A distribuio de oxigenio feita atravs da interao da hemoglobina com o oxignio do ar (que pode ser inspirado ou absorvido, como na respirao cutnea). Devido a isto, forma-se o complexo oxi-hemoglobina, representado pela notao HbO2. Chegando s clulas do organismo, o oxignio liberado e o sangue arterial (vermelho) transforma-se em venoso (vermelho arroxeado). A hemoglobina livre pode ser reutilizada no transporte do oxignio. A hemoglobina distribui o oxignio para as todas as partes do corpo irrigadas por vasos sanguneos. **** A hemoglobina pode ser encontrada dispersa no sangue (em grupos animais simples) ou em vrias clulas especializadas (as hemcias de animais mais complexos). O aumento de glbulos vermelhos no sangue (eritrocitose) geralmente se d por uma adaptao fisiolgica do organismo em locais de altitude elevada. Uma vez que o aumento de glbulos vermelhos favorece o transporte de oxignio pelo sangue, seu uso melhora a performance de atletas, principalmente em esportes que necessitem muita resistncia. Quando os atletas realizam treino em locais de alta altitude, a pequena concentrao de oxignio estimula a produo natural de EPO (Eritropoietina, hormnio que aumenta o nmero de GV e da capacidade muscular)e ao retornar s baixas altitudes, seu corpo est mais preparado e sua resistncia est maior.

Hemoglobina um pigmento vermelho rico em ferro,encontrado nos glbulos vermelhos. Tem como principal funo o transporte de oxignio dos pulmes para os tecidos do corpo

FISIOLOGIA,HEMATOLOGIA

Fev 2, 2012 Eduardo Botelho Sem Comentrios

Hemoglobina
A hemoglobina a molcula mais importante do nosso organismo, pois tem a considervel tarefa de transportar oxignio aos nossos tecidos. Ela to importante que a hemcia muda toda a sua forma e, ainda, expulsa seu ncleo, somente para carregar essa molcula no seu citoplasma. Entender sua estrutura e funo indispensvel para o entendimento das hemoglobinopatias e fisiologia.

A sntese de hemoglobina comea j na medula ssea, quando as clulas esto na forma de proeritroblastos e termina no estgio de reticulcitos, momentos antes de serem liberados na corrente sangunea. A molcula de hemoglobina formada por quatro cadeias de globina. A globina um longo polipeptdio composto de mais de 100 aminocidos. Dentro de cada cadeia de globina est presente o grupo heme. O grupo heme formado por uma molcula chamadaprotoporfirina juntamente com um tomo de ferro. A molcula de oxignio se liga exatamente no ferro do grupo heme. Por conseguinte, cada molcula de hemoglobina tem a capacidade de transportar at quatro molculas de oxignio. Resumindo: Hemoglobina = Globina = grupo Grupo Heme = protoporfirina + ferro Tipos de Globina

4 heme +

globinas polipeptdios

Existem vrios tipos de globinas. As mais importantes so as do tipo e . As ligaes entre os tipos de globinas determinam os tipos das molculas de hemoglobina. Os genes responsveis pela formao da globina esto no cromossomo 16, enquanto que os genes da globina esto situados no cromossomo 11. Tipos de Hemoglobina Existem aproximadamente seis tipos diferentes de hemoglobinas. As mais importantes so a hemoglobina A (adulto) e hemoglobina F (fetal). A hemoglobina A formada por duas cadeias de globina e duas cadeias , portanto a frmula que encontramos nos livros essa: 22. Esse o tipo de hemoglobina predominante do adulto. A hemoglobina F formada por duas cadeias de globina e duas cadeias de globina , ento, a frmula que achamos 22. Esse tipo predominante no feto. Resumindo: Hemoglobina Hemoglobina F (22)

(22)

Os embries produzem outros tipos de hemoglobinas (Hb), as Gower 1 (22), Gower 2 (22) e Hb de Portland (22). A partir da 10 semana de gestao a Hb F predomina, mas seu reino dura at 2 semanas antes do parto, onde a Hb A passa a ter os maiores nveis. No adulto, permanecem alguns clones de eritroblastos, chamados clulas F, que constituem um pequeno reservatrio de clulas com capacidade de produzir Hb F. Eles so muito importantes em casos de anemias hemolticas graves, transplantes de medula ssea e quimioterapia, por aumentam os nveis de Hb F para compensar a baixa de Hb A, produzida pela medula ssea.

Eu amo medicina

ESTRUTURA E FUNO DA HEMOGLOBINA

Hemoglobina A

A HEMOGLOBINA uma das protenas mais bem caracterizadas pelo fato de ser facilmente obtida. Ela foi uma das primeiras a serem associadas a uma funo fisiologicamente especfica o transporte de oxignio. Porm, este transporte apresenta caractersticas especiais e sofisticadas de modo que um mesmo tecido pode receber quantidades diferentes de oxignio, conforme seu estado fisiolgico. A sofisticao do transporte de oxignio depende de caractersticas da hemoglobina, pois a especificidade com que ela se liga ou libera o oxignio se assemelha a eficincia e especificidade das enzimas. Por tal motivo, recebeu o ttulo de enzima honorria. Nos mamferos, a hemoglobina A uma protena tetramrica com estrutura quaternria alfa2beta2. As quatro cadeias so mantidas juntas por ligaes no covalentes. Estas duas subunidades so relacionadas estrutural e evolutivamente entre si e com a mioglobina. Essa estrutura foi elucidada por Max Perutz em 1934. Este cientista considerado o pai da cristalografia por raios X, trabalhou 30 anos, at que em 1968 conseguiu uma imagem de alta resoluo da hemoglobina do cavalo.

Max Perutz (1914-2002)

Alm da hemoglobina A h outras como a F (fetal), o que difere entre elas so as cadeias polipeptdicas que vo se ajustar s condies fisiolgicas diferentes (para mais informaes vejaMed.up.pt, 2006) Em resumo, a hemoglobina uma metaloprotena globular, que contm 4 cadeias e possui um grupo heme ligado a cada uma das cadeias de globina. O ferro est ligado ao grupo heme. A formao da hemoglobina acontece no citoplasma dos eritroblastos. O ferro chega pelo transportador- transferrina. Atravs de receptores especficos, o complexo ferro-transferrina liga-se membrana da hemcia. A membrana ento se invagina em alguns pontos, formando algumas vesculas com o ferro que penetrou e se desligou da transferrina, que por sua vez volta ao plasma sem o ferro para poder transportar outro tomo.

Esquema de transporte do ferro do plasma para o eritroblasto.

A produo do grupo Heme comea aps a entrada de ferro na hemcia. Quando h excesso de ferro na clula, os eritroblastos so chamados de sideroblastos, e quando nos eritrcitos, sidercitos. Essa sntese do grupo heme conta ainda com a participao de muitas enzimas. Quando h defeitos na produo dessas enzimas, podem surgir vrias patologias, chamadas porfirias.

Relembrando: o grupamento heme contm ferro e a poro da molcula que se

combina ao O2. Ele d a cor hemoglobina, pois protenas contendo um ou mais grupos heme tm uma colorao entre o cor-de-rosa e o vermelho.

Estrutura do grupamento HEME

O grupamento heme semelhante em todos os tipos de hemoglobina, alm disso, tambm est presente na molcula de Mioglobina, que amplia a velocidade de difuso e retm oxignio nos msculos. Ou seja, na hemoglobina, assim como na mioglobina, o ferro tem a funo de ligar-se a uma molcula de O2. Porm em relao a estrutura proteica estas duas molculas diferem bastante, pois a hemoglobina um tetrmero, enquanto a mioglobina um monmero, alm disso, suas cadeias polipeptdicas possuem apenas 18% de aminocidos idnticos.

Comparao entre a Mioglobina e Hemoglobina

Outra protena contendo o grupamento heme foi descoberta no crebro e por isso batizada de neuroglobina. Em 2003, foi descoberta a estrutura 3D da neuroglobina humana, que uma molcula semelhante a mioglobina, ou seja monomrica.

Representao da Neuroglobina

A funo da neuroglobina aumentar a concentrao de O2 no crebro. Isto vital

considerando-se que apesar do Crebro representar apenas 2% da massa do corpo humano ele consome 20% de todo o O2 transportado pela hemoglobina. A ligao do oxignio hemoglobina muda em 15 sua estrutura quaternria, aproximando as subunidades e estreitando o canal central da hemoglobina. Este rearranjo estrutural um elemento crucial no comportamento de ligao entre o O2 e a hemoglobina.

Comparao entre a desoxiemoglobina e oxiemoglobina

A ligao do O2 hemoglobina segue um traado sigmoide, que caracteriza uma ligao cooperativa. Isso significa que a ocupao de um stio pelo ligante afeta as seguintes ligaes. No caso do O2 a primeira ligao aumenta a afinidade da hemoglobina pelo O2 nos demais stios de ligao.

Efeito Bohr (pH)

Observaes:
1- Normalmente cerca de 97% de todo O2 transportado dos pulmes para os tecidos so transportados em combinao qumica com a hemoglobina, sendo que os trs restantes esto dissolvidos na gua do plasma; 2- Quando 100% da Hb esta ligada ao O2, a concentrao de O2 transportado em 20% ou seja, 100ml de sangue para 20mm de O2; 3- A uma PO2 de 104mmHg, 99% do O2 transportado pela protena Hb.

Funo tampo da hemoglobina


A Hemoglobina funciona como um tampo de O2 tecidual, ou seja, ela responsvel pela estabilizao da presso de O2 no plasma e nos tecidos. Nos tecidos a PO2 normal de cerca de 40mmHg, quando o sangue chega nos tecidos a sua presso varia de acordo com o seu metabolismo, quando a PO2 cai a concentrao de Hemoglobina tambm cai. Quando a concentrao de O2 da atmosfera se modifica acentuadamente o efeito tampo da Hb entra em ao, mantendo as presses de oxignio tecidual e sangunea

quase constantes, tanto na altitude, onde a PO2 dos alvolos pode cair pela metade, ou quando mergulhamos a altas profundidades onde a PO2 nos alvolos pode aumentar cerca de at 10 vezes. Em sntese: mesmo que a presso alveolar venha a se elevar at 500mmHg cerca de 5 vezes o seu valor normal, a saturao de oxiemoglobina nunca pode passar de 100%, ou seja, apenas 03% acima de seu valor normal que 97%. Como o fluxo sanguneo continua, ao passar pelos capilares teciduais a hemoglobina perde cerca de 05mm de O2, o que automaticamente reduz a PO2 do capilar para um valor que apenas alguns mm do valor normal de 40mmHg. Para o metabolismo celular necessria apenas presena de pequena presso de O2, para que ocorram as reaes qumicas intracelulares normais, sendo necessrio uma PO2 de apenas 1mmHg para que a PO2 deixe de ser um fator limitante para as reaes enzimticas das clulas. O Efeito Bohr o desvio da sigmoide de liberao do O2 para a direita ou para a esquerda, significando uma reduo ou aumento da afinidade da hemoglobina pelo oxignio em funo do pH, temperatura ou presso do CO2. Esta propriedade da hemoglobina foi descrita pela primeira vez em 1904 pelo fisiologista dinamarqus Christian Bohr (pai do fsico Niels Bohr). Quando ocorre reduo do pH, aumento da concentrao de dixido de carbono ou aumento da temperatura a curva sigmoide sofre um desvio para a direita, diminuindo a afinidade da Hemoglobina pelo O2. Quanto maior o metabolismo celular mais CO2 ser liberado pela clula, que necessitar de uma maior quantidade de O2. O aumento da temperatura do sangue que tambm favorece o desvio para a direita aumenta o transporte de O2 para os tecidos durante os perodos de maior atividade celular.

Efeito Bohr (temperatura)

Por outro lado, um desvio para a esquerda atrapalha a dissociao da Hb diminuindo a quantidade de O2 liberado, ele ocorrer, por exemplo, em situaes de aumento do pH. O aumento dos nveis de dixido de carbono no sangue tambm pode levar a uma diminuio do pH por causa da equilbrio qumico entre prtons e dixido de carbono. Isto ocorre porque as hemcias possuem a enzima anidrase carbnica que catalisa a reao H2O + CO2, que formara acido carbnico que por sua vez se dissociar em ons bicarbonato e H+, reduzindo o pH, induzindo a liberao do O2 (todo este processo ocorre dentro da hemcia). Dessa forma, ele fornece um mecanismo pelo qual os msculos muito ativos podem ser supridos com O2 adicional. O CO2 se dissolve bem no sangue, com uma facilidade muito maior que o O2, consequentemente a presso do CO2 ser tambm bem menor que a do O2. J a concentrao de CO2 muito maior que a de O2 (por isso sua concentrao mais importante que a de O2). Na circulao parte de todo CO2 transportado na forma de bicarbonato dentro da hemcia (maior parte), tambm na forma liquida no sangue e por ultimo ligado a hemoglobina Hb-CO2 (carboxiemoglobina): 70% na forma de bicarbonato dentro da hemcia; 23% Hb-CO2 e 07% CO2 dissolvido no plasma. Uma hiperventilao no aumenta a concentrao de O2 no sangue, a no ser que se

aumente o numero de hemoglobinas, j que praticamente todo O2 transportado pela hemoglobina. Por isso, o maior problema o acumulo de CO2, j que a maior parte dele transportada no citoplasma da hemcia sem acoplamento com a hemoglobina. Porm, h outros fatores alm da concentrao de CO2, pH e temperatura que afetam a curva de dissociao da oxiemoglobina. Na hemoglobina de mamferos h o composto BPG (D-2,3 bifosfoglicerato) que diminuiu a afinidade da hemoglobina pelo O2. Isso facilita a liberao deste gs nos tecidos. J a hemoglobina fetal (F)tem menor afinidade pelo BPG, aumentando sua afinidade pelo O2 e facilitando a transferncia do O2 da me para o feto.

Hemoglobinas anormais:
A Hemoglobina anormal mais bem estudada a hemoglobina S responsvel pela anemia falciforme. Nesta hemoglobina h a substituio de um glutamato (Glu) por uma valina (Val) nas posies 6 das cadeias beta. Em baixas pO2 a desoxiemoglobina S encaixa sua cadeia lateral de Val em uma concavidade hidrofbica na superfcie de outra desoxiemoglobina, formando um polmero linear que altera o formato da hemcia de arredondado flexvel para a forma de foice rgida.

O risco de polimerizao maior quando os eritrcitos passam pelos capilares. As hemcias alteradas no conseguem passar facilmente pelos capilares, bloqueando o fluxo de O2 para alguns tecidos, resultando em morte tissular. Alm disso, a fragilidade mecnica das clulas deformadas resulta em anemia hemoltica.

Esta uma das doenas hematolgicas herdadas mais comuns em todo o mundo, atingindo expressiva parcela da populao dos mais diferentes pases. Esta doena surgiu nos pases do centro-oeste africano, da ndia e do leste da sia, h cerca de 50 a 100 mil anos, entre os perodos paleoltico e mesoltico (17, 22).

O fato que motivou a mutao do gene da hemoglobina normal (HbA) para o gene da hemoglobina S (HbS) ainda permanece desconhecido. A substituio pontual de uma base nitrogenada, timina por adenina (GAT GTT), no sexto cdon do xon 1 no DNA do cromossomo 11, ocasiona o surgimento dessa hemoglobina patolgica.

Aspectos evolutivos das hemcias dos mamferos.


A hemoglobina dos vertebrados est contida nos glbulos vermelhos do sangue, denominados de eritrcitos ou hemcias.

O Eritrcito elimina seu ncleo na etapa final de formao, pouco antes de ser lanado na corrente sangunea.

Com o surgimento dos mamferos, o ncleo dos eritrcitos foi eliminado numa determinada fase do desenvolvimento da sua gnese. Esta perda do ncleo deu mais espao ao eritrcito, permitindo ser preenchido com 280 milhes de molculas de hemoglobinas, em mdia, e adaptar-se a vrias formas durante a circulao: bicncava ou em projtil, entre outras (veja figura abaixo).

Modificao da forma da hemcia: a- bicncova; b-projtil

Esses fenmenos de mudanas de formas so encontrados exclusivamente no sangue de mamferos, cujo processo facilita a liberao de oxignio e a captao de CO2.

CONTROLE DA RESPIRAO

O controle da respirao feito por duas vias: 1- Voluntria: controle das atividades da musculatura estriada esqueltica. 2- Metablica: relacionado com a qumica do sangue para garantir a respirao. Por exemplo, podemos prender a respirao atravs do controlador voluntrio, mas aps algum tempo o controlador metablico supera em nmero de estmulos o controlador voluntrio, realizando assim a inspirao. O SNA (sistema nervoso autnomo) controla todas as vsceras com exceo do pulmo, o nico lugar onde se tem musculatura lisa no pulmo nos brnquios, o que possibilita ao SNA fazer a bronquiodilatao e contrio. O restante do pulmo controlado por musculatura estriada esqueltica (MEE), que promove a ventilao. Para o controle metablico h quimiorreceptores que detectam alteraes de pH, PaO2, PaCO2 . Os quimiorreceptores centrais detectam a PaCO2 e pH no liquor, enquanto os quimiorreceptores perifricos detectam alteraes de PaCO2, PaO2 e pH no sangue. A cada respirao que realizamos os receptores perifricos e centrais entram em ao. Caso no haja estimulo para a respirao, ela no ocorre.

Hemoglobina
A hemoglobina uma protena globular, de estrutura quaternria, que contm 4 cadeias polipeptdicas (cadeias de globina) e um grumo heme ligado a cada uma das cadeias de globina.

A funo da hemoglobina absorver e transportar o oxignio no sangue e liber-lo no tecido. Isso ocorre graas capacidade de seus tomos de ferro se ligarem com o oxignio, reversivelmente. formada duas cadeias de globina do tipo alfa e duas cadeias de globina do tipo beta, sendo assim um tetrmero de cadeias. Isso faz que haja diferentes combinaes entre essas cadeias, determinando os 6 tipos de hemoglobinas produzidas na fase pr-embrionria e ps nascimento. A cada fase de desenvolvimento a sntese de hemoglobina vai se adaptando s mudanas sofridas pelo corpo. A parte da hemoglobina onde o ferro est ligado o grupo heme. O ferro chega at ele pelo seu transportador, a transferrina. Atravs de receptores especficos, o complexo ferro-transferrina liga membrana da hemcia. A membrana ento se invagina em alguns pontos, formando algumas vesculas com o ferro que

penetrou e se desligou da transferrina, que por sua vez volta ao plasma sem o ferro para poder transportar outro tomo de fero.

A produo do grupo Heme comea aps a entrada de ferro na hemcia. Quando h excesso de ferro na clula, os eritroblastos so chamados de sideroblastos, e quando nos eritrcitos, sidercitos. Essa sntese do grupo heme conta ainda com a participao de muitas enzimas. Quando h defeitos na produo dessas enzimas, podem surgir vrias patologias, chamadas porfrias.

A formao da hemoglobina acontece no citoplasma dos eritroblastos.

Das könnte Ihnen auch gefallen