Sie sind auf Seite 1von 13

La Prensa Rosa

[Ano]

Disciplina: Cultura Espanhola Ano letivo: 2011 / 2012 Docente: Joo Garo Discentes: Antnio Jorge Gonalves, n. 811 urea Moreira, n. 611

INDICE

RESUMO INTRODUO PERIODISMO DEL CORAZN OU PRENSA ROSA DIFUSO EM ESPANHA FORMATO ESCRITO PRONTO HOLA! FORMATO TELEVISIVO CDIGO DEONTOLGICO, PRIVACIDADE E CONSTITUIO ALGUNS ARTIGOS PUBLICADOS SOBRE A PRENSA ROSA CONCLUSO WEBGRAFIA

3 4 5 7 7 7 8 9 10 11 12 13

Cultura Espanhola

Pgina 2

RESUMO O trabalho que nos propomos realizar visa uma apresentao sobre as linhas gerais e o impacto da Imprensa cor-de-rosa em Espanha, isenta de juzos de valor ou opinio prpria, com particular incidncia em fundamentos legislativos e factos histricos. O mesmo pressupe uma leitura relevante sobre o fenmeno do jornalismo do corao e a sua distribuio em Espanha. Neste seguimento, abordamos o conceito desta variante jornalstica nos vrios meios de comunicao e a sua proficiente difuso. Os factores de sucesso deste tipo de imprensa so enunciados com a apresentao que se segue. Fundamentamos a teoria com o cdigo deontolgico para a profisso, questionamos a lei da privacidade na Constituio Espanhola e provamos a multiplicidade de opinies sobre o tpico em anlise.

Acima de todas as liberdades, d-me a de saber, de me expressar, de debater com autonomia, de acordo com minha conscincia.
John Milton Cultura Espanhola Pgina 3

INTRODUO

La prensa rosa tiene un componente informativo en el que prima la finalidad de entretenimiento, por lo que no es exigible una precisin absoluta en su informacin y tampoco un especial esmero en la bsqueda de la trascendencia social de la noticia que transmite.

A ideia de que a imprensa, a rdio e o cinema podem influenciar e manipular os indivduos vem desde o final dos anos 30, princpios dos anos 40. Podemos observar o caso do regime nazi que recorreu frequentemente a tcnicas de propaganda para manipular multides. O Poder poltico tenta usar os meios de comunicao social em proveito prprio, principalmente a imagem: ela vale mil palavras. Mas em assuntos delicados e comprometedores ele zela cuidadosamente para que no circule nenhuma imagem. Neste caso trata-se de uma forma de censura, nem mais nem menos. Os relatos escritos, os testemunhos orais podem ser apresentados dado que nunca iro provocar o mesmo efeito. O peso das palavras no se compara ao choque das imagens. A imagem, quando forte, apaga o som e o olhar transporta-a at ao ouvido. Deste modo hoje existem por a imagens sob forte vigilncia, ou at mesmo, proibidas, que a maneira mais precisa de segur-las. Os meios de comunicao social disputam opinies entre os leitores. A televiso, o jornal, as revistas e, mais recentemente, a Internet so opinativos e exmios em criar emoes e sentimentos relativos a acontecimentos e situaes. Porm, dentro do jornalismo informativo, surge um nicho de mercado o jornalismo do glamour. Este jornalismo fundamentado na necessidade de um leitor curioso que se desprende da sua realidade rotineira para sonhar com a joie de vivre dos colunveis. Os Espanhis so um exemplo desta realidade, vivem a vida da sua sociedade (e, no s) atravs das cores vibrantes das suas revistas.

Cultura Espanhola

Pgina 4

PERIODISMO DEL CORAZN OU PRENSA ROSA

A imprensa rosa o nome que se d, genericamente (e principalmente na Europa), aos veculos de imprensa especializados em cobrir o quotidiano das pessoas, sejam elas celebridades ou gente comum, bem como especializao da profisso jornalstica em hbitos de comportamento. A origem desta designao provm da antiga seco denominada ecos da sociedade jornalstica, a qual tratava assuntos como casamentos; zangas; divrcios; gravidez; aniversrios; obiturios; funerais; sucessos; fracassos; festas; frias; compra de casa; operaes estticas; doenas; eventos sociais e outros eventos da alta sociedade e de celebridades, assim como assuntos ligados ao desporto, finanas, poltica ou entretenimento. D-se sobretudo primazia a contedos que tenham uma alta carga emocional e estejam relacionados com o sexo feminino. Hoje, em Espanha, h revistas dedicadas s a este tipo de notcia, por exemplo, as revistas Hola, Lecturas, Diez Minutos, etc que so consumidas por um pblico predominantemente feminino, sendo que o seu propsito no tanto o de informar, mas sim o de comover, emocionar. Este tipo de revistas evidenciam-se pelas suas boas ilustraes, pela alta qualidade da sua imagem fotogrfica, pois a mesma ocupa um espao mais relevante que o prprio texto, servindo de passerelle moda atual. O grafismo de alto pormenor garante que

Cultura Espanhola

Pgina 5

as manchetes dbias chamem ateno e provoca uma curiosidade no leitor que o leva a comprar a revista. A imprensa cor-de-rosa torna-se, assim, bastante aliciante. Contudo, por vezes as entrevistas a celebridades so fabricadas com a permisso do entrevistado, que no tem tempo para faz-la, de modo a que o jornalista oferea uma viso excelente e elegante da sua pessoa. Porque o que importa, em ltima anlise, o ensaio fotogrfico, muitas celebridades vendem as fotos dos seus eventos mais importantes na imprensa por grandes somas. Se a revista no for capaz de comprar essas histrias, contratam fotgrafos especializados em obt-las de forma furtiva, os chamados paparazzi. Certas revistas, por vezes, quando no tm nada para publicar, recorrem a um grupo constante de celebridades criadas por si, e pagam-lhes para inventar notcias: falsos divrcios, gravidez, crianas e eventos. Da muitas vezes serem acusadas de no respeitarem o cdigo deontolgico, pois para terem notcia recorrem a meios eletrnicos de forma a escutarem as conversas telefnicas de certas celebridades, como o caso descoberto em 2011, em Inglaterra, com o magnata Rupert Murdoch. Este tipo de imprensa escrita e televisiva oferece uma viso de luxo e otimista da existncia, carecendo, contudo, de compromisso moral e social, por isso so avidamente consumidas pela classe burguesa ou mdia que querem, de alguma forma, imitar ou reproduzir esse estilo de vida to fascinante e materialista, ou ento que apenas o invejam e, como tal, o queiram criticar. Outras personalidades apoiam-se nas edies das revistas cor-de-rosa para esclarecer situaes ou fazer comunicados, muitas vezes anteriormente provocadas e publicitadas por estas mesmas revistas. As revistas cor-de-rosa so igualmente criadoras de novos socialites, apoiando e sobrevivendo economicamente custa dos alpinistas sociais que, procurando ascender socialmente e viver luxuosamente, permitem-se ser fotografados juntos a outras personalidades. A duquesa de Alba e a sua famlia so, com frequncia, estrela nos tablides espanhis. Especialmente popular na Europa, no caso de Espanha os tablides tm a sua origem, provavelmente, enquanto suplemento nas pginas do jornal ABC, tendo um vasto pblico seu consumidor. Porm, tambm so criticados pela sua frivolidade. Dada a boa resposta a este tipo de contedo, cada vez mais a imprensa generalista insere, nas pginas de notcias, este tipo de notcias.
Cultura Espanhola Pgina 6

DIFUSO EM ESPANHA

Formato Escrito Seguem-se algumas das revistas mais famosas e mais procuradas pelos leitores espanhis.

Pronto Pronto uma revista espanhola que pertence imprensa do corao com publicao de periodicidade semanal. Os temas mais tratados so, geralmente, a beleza; experincias; Tv. guia; as chaves para ser feliz; o desafio das dietas; o quotidiano; a vida saudvel, entre outros. Esta a revista mais vendida em Espanha, com um milho de cpias, 973 mil revistas vendidas por semana, seguida da revista Hola! com meio milho, cerca de 475 mil cpias.
Cultura Espanhola Pgina 7

HOLA! A revista espanhola Hola! foi fundada em 1948 por Antnio Snchez Gmez, juntamente com a mulher e um irmo. Inicialmente conhecida como revista feminina, passou depois a pertencer imprensa do "corao" ou cor-de-rosa. Trata-se de uma publicao de periodicidade semanal toda impressa a cores, com aspeto luxuoso e de cariz cosmopolita. O seu fundador considera que a essncia da Hola! mostrar a "espuma da vida" e os temas tratados rodam sempre volta da vida de personalidades famosas. Esta revista s mostra amor, luxo, riqueza, alta sociedade e estrelas, evitando os escndalos que possam perturbar os protagonistas que aparecem regularmente nas suas pginas. A Hola! foi lanada pouco depois do final da Segunda Guerra Mundial e serviu para aproximar a destroada sociedade espanhola de ambientes onde reinava o bem-estar e a opulncia. Apesar de os tempos terem mudado, os fundadores da revista mantiveram-na dentro do mesmo estilo, j que as nicas alteraes que foram sendo implementadas tm a ver com a introduo de novas tcnicas de artes grficas. De qualquer forma, o aparecimento de concorrncia no mercado da imprensa cor-de-rosa levou a que a Hola!, em incios da dcada de 70, iniciasse a frmula de pagar exclusivos por reportagens. Esses exclusivos tm por norma um preo muito elevado. Apoiado e inspirado no sucesso da revista, o diretor Eduardo Snchez Junco, filho dos fundadores, resolveu lanar na dcada de 90 uma verso em ingls da Hola!, qual chamou Hello!. O passo seguinte foi o lanamento, em finais de 1998, de uma verso francesa, intitulada All. Esta revista, mesmo nas verses internacionais, nunca abandonou a filosofia inicial de no chocar o bom gosto dos leitores, optando por mostrar essencialmente momentos felizes da vida dos famosos. A famlia real de Espanha deve muito "!Hola!" e vice-versa. A mesma sustenta o regime e a monarquia com a devoo de um sbdito cheio de poder, e poder real. Nunca um dos escndalos da famlia transpirou nas suas pginas; a famlia aparece como a mais slida, decente e perptua instituio do Reino. Uma famlia onde a rainha, conhecida em Espanha por "A Alem", a fonte de toda a disciplina e dever. Quando nos sales de Madrid se murmurava sobre o ltimo episdio de "Su Majestad El Rey", a "!Hola!" vinha em seu socorro e fazia dez pginas de sorrisos e cabelos loiros.
Cultura Espanhola Pgina 8

Formato televisivo

S existem duas maneiras de fazer carreira em jornalismo.


Construindo uma boa reputao ou destruindo uma. (Tom Wolfe, jornalista e escritor)

Tambm na TV, mais propriamente os canais generalistas, gastam muito do seu contedo de programao para esta classe, devido ao seu grande sucesso. Tais programas incluem formatos, tais como entrevistas, tertlias e at mesmo os frente a frente entre os personagens. Os famosos mais mediticos que se destacam neste tipo de programao so a realeza; a aristocracia, atores, toureiros, cantores, atletas, apresentadores, personalidades da televiso, modelos, relaes pblicas e os concorrentes de alguns reality shows. Os responsveis por este tipo de programas e ou entrevistas da imprensa sensacionalista no so, necessariamente, jornalistas ou comentadores podem, simplesmente, serem famosos por serem amigos ou parentes de uma celebridade, ou ex concorrentes, entre outros. Estes programas, por procurarem audincias altas, deturpam, muitas vezes, a realidade, no respeitando a privacidade ou qualquer outro cdigo de conduta, especialmente na TV, onde o programa exige contedos mais agressivos, como o escndalo, destruio, crtica profana quando, pelo menos em teoria, estes programas deveriam ser orientados no sentido oposto. Este tipo de imprensa , geralmente, desvalorizada pela sociedade espanhola, embora haja algum grau de hipocrisia porque, apesar de quase ningum reconhecer assistir a programas do gnero sensacionalista, as audincias continuam a subir. Este tipo de imprensa criticada por ser extremamente sensacionalista, mrbida, hipcrita, no havendo fontes credveis que atestem as suas notcias.

Cultura Espanhola

Pgina 9

Cdigo deontolgico, Privacidade e Constituio A tica deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro. (Gabriel Garcia Mrquez, escritor) A questo de carater filosfico permanente: Respeitar ou no o cdigo deontolgico da profisso jornalstica, o que sensacionalista afinal? : o que diferencia um jornal dito sensacionalista de outro dito srio a intensidade, afirma o autor, para quem o sensacionalismo o grau mais radical de mercantilizao da informao: tudo o que se vende aparncia e, na verdade, vende-se aquilo que a informao interna no ir desenvolver melhor do que a manchete. (MARCONDES FILHO, 1989, p. 66). Tambm preciso considerar que um jornal ou telejornal destinado ao pblico popular no utiliza os mesmos recursos do um jornal tradicional. Afinal, a construo do discurso informativo parte de mapas culturais (HALL et alii 1999, p. 226). Cada tipo de publicao se legitima por intermdio do uso maior ou menor dos recursos narrativos, desenhados culturalmente (ALBUQUERQUE, 2000). O discurso informativo pode-se inspirar em determinadas formas narrativas e, no segmento popular, formas narrativas com caractersticas melodramticas, grotescas e folhetinescas so mais comuns. (Marcia Franz Amaral, Sensacionalismo, um conceito errante, 2005). Este tipo de informao recorrente e multifacetado, mas no dever ser tratado uniformemente. Se considerarmos o que sensacionalista, no seu todo, o mesmo que encorrer no recurso estlistico de enfatizar a emoo no leitor. No mbito geral da Privacidade, o Conselho Permanente do Conselho de Estado espanhol no Parecer n. 549/1999, de 25 de Maro salientou a necessidade de preservar a intimidade das pessoas que pode ser violada com a utilizao de novas tecnologias audiovisuais, lembrando que deve ser compatibilizada com a obrigao que os poderes pblicos tm de velar pela segurana das prprias pessoas. Da a necessidade de ponderao de acordo com o que, numa sociedade democrtica, constituem medidas necessriaspara a segurana nacional, a segurana pblica, a defesa da ordem e a preveno de delitos. A jurisprudncia espanhola tem entendido, em geral, que a recolha de imagens s poder ser feita sem autorizao judicial quando realizada em espaos, lugares ou locais livres e pblicos, em estabelecimentos oficiais, bancrios ou empresariais.http://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/principiosvideo.htm
Cultura Espanhola Pgina 10

A Constituio Espanhola reconhece o direito privacidade individual, de comunicao e a proteo de dados pessoais do cidado. O artigo 18 da Constituio indica (1) Os Direitos de Honra pessoal e privacidade familiar e de identidade so garantidos. (2) A casa inviolvel. Nenhuma entrada ou busca poder ser realizada sem autorizao legal exceto com o consentimento expresso dos donos ou em caso de flagrante delito. (3) Privacidade de comunicao, relativos a comunicao postal, telegrfica ou telefnica, garantida, excetuando o caso de ordem judicial. (4) A lei deve limitar o uso de processamento de dados para garantia da honra pessoal e familiar, privacidade dos cidados e o exerccio pleno dos seus direitos. https://www.privacyinternational.org/article/phr2006-kingdom-spain

Alguns artigos publicados sobre a Imprensa Rosa A imprensa pode causar mais danos que a bomba atmica. E deixar cicatrizes no crebro. (Noam Chomsky, linguista e filsofo americano)

Entre os variados artigos, vdeos e blogs sobre o tema em questo, encontram-se mltiplos formatos e opinies diferentes. Uns unicamente com o uso da palavra escrita, outros mais audazes usando o encanto da msica, no entanto, todos mostram a sua opinio sobre este assunto: a pertinncia da imprensa rosa. A Dra. Mrcia Amaral e Claudia de Quadros dissertam sobre estas questes no seu blog, http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n53/amaralquadros.html. Sobre o recente acrdo Espanhol, encontra-se o blog de opinio da portuguesa Estrela Serrano, comentado por Azeredo Lopes e apoiado no texto de Joel Neto do DN Opinio http://vaievem.wordpress.com/2011/02/15/jornalismo-deprimente-mas-qual-jornalismo/. Ainda sobre a realidade como dos famosos o online, ou encontra-se ANTI noutro msica PRENSA gnero moderna e

contempornea,

RAP

ROSA, CHIVI,

http://www.youtube.com/watch?v=C491-KxsDjo, http://www.youtube.com/watch?v=tjfwwLHue50.
Cultura Espanhola

Pgina 11

CONCLUSO O conhecimento de dois tipos: aquele que ns realmente sabemos e aquele que sabemos aonde encontrar a informao. (Samuel Johnson)

A imprensa rosa , e ser, indiscutivelmente, amada por uns e odiada por outros, sejam eles os colunveis ou os prprios leitores (intelectuais ou no). O jornalismo exercido pelos colaboradores no ser, de todo, considerado como srio e/ou imparcial. No entanto, em Espanha a imprensa rosa reflete um universo de um povo interessado na sua sociedade, nos seus artistas, desportistas ou representantes reais. Ser este facto suficientemente forte para rotula-lo parte da identidade nacional? Porventura no o ser e, provavelmente, manter-se- parte de uma sub-cultura popular que visa a informao como puro entretenimento.

Cultura Espanhola

Pgina 12

WEBGRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Imprensa_rosa http://es.wikipedia.org/wiki/Periodismo_del_coraz%C3%B3n http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/graciosa/ http://pt.wikipedia.org/wiki/%C2%A1Hola! http://aeiou.expresso.pt/hola-ou-o-negocio-da-vida-alheia=f597310 http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7637/3/Fidalgo%20J%20(2000)_Crono logias%20media_95-99.pdf http://www.meiosepublicidade.pt/2011/09/21/editora-luso-espanhola-lanca-revista feminina/ http://www.revistaohlala.com/

Cultura Espanhola

Pgina 13

Das könnte Ihnen auch gefallen