Sie sind auf Seite 1von 22

POLIFONIA

CUIAB

EdUFMT

V. 12

N. 2

p.107-128

2006

ISSN 0104-687X

O INGLS NA ESCOLA PBLICA: VOZES DE PAIS E ALUNOS


Maria Helena Moreira Dias* Ana Antnia de Assis-Peterson**

RESUMO: Neste artigo, pretendemos apresentar vozes de pais e alunos que raramente so ouvidas no contexto escolar. A nosso ver, a escuta da voz do outro nuclear para estabelecermos um currculo alternativo que vislumbre a natureza do conhecimento como socialmente negociado e pessoalmente relevante para professores e alunos. Se quisermos colaborar no processo de uma educao libertadora e emancipatria, almejando uma sociedade economicamente vivel e democraticamente contextualizada, precisamos viabilizar uma escola que acolha a participao ativa de seus membros e aceite habilidades de pensamento crtico que vo alm do que a escola tem oferecido at agora. Fazer o contraponto entre as vozes dos pais e alunos e a voz escolar oferece novos ngulos de anlise e de compreenso acerca das ideologias a perpassar as crenas acerca de ensino e aprendizagem de lngua estrangeira na escola pblica. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Lngua Estrangeira. Crenas. Ideologias.
Maria Helena Moreira Dias professora de lngua inglesa no Centro Universitrio de Vrzea-Grande (UNIVAG). Recentemente, concluiu a dissertao de mestrado O Lugar do Ingls na Escola Pblica: (Des)Crenas de Atores da Escola e da Comunidade da qual foram selecionados dados que propiciaram a escrita deste artigo. ** Ana Antnia de Assis-Peterson professora da Universidade Federal de Mato Grosso no Departamento de Letras e no Programa de Mestrado em Estudos de Linguagem.
*

107

THE ENGLISH LANGUAGE IN PUBLIC SCHOOLS: PARENTS AND STUDENTS VOICES ABSTRACT: In this article we intend to present parents and students voices that are hardly heard in the school context. In our opinion, hearing the voice of the other significant self is fundamental for the constitution of an alternative curriculum that previews the nature of knowledge as socially negotiated and personally relevant for teachers and students. If we want to collaborate in the process of an empowering education longing for an economically possible and socially democratic society, we need to put forward a kind of school that welcomes the active participation of its members and accept the abilities of critical thinking that go beyond what school has offered so far. To make the counterpart between the parents and students voices and the school voice is to put forward new facets of analysis and comprehension of beliefs and ideologies that permeate beliefs about teaching and learning of the foreign language at public schools. KEYWORDS: Foreign Language Teaching. Beliefs. Ideologies.

1. Prticas da lngua inglesa na escola pblica Inmeros relatos recentes de pesquisadores apresentados na literatura de ensino e aprendizagem de lngua estrangeira, embasados por pesquisas empricas, continuam a apontar um retrato bastante negativo no uso e na aprendizagem da lngua inglesa na sala de aula em especial da escola pblica. Vejamos alguns desses relatos:
Perin (2005, p. 150) Apesar de reconhecerem a importncia de se saber Ingls, os alunos tratam o ensino de Lngua Inglesa na escola pblica ora com desprezo, ora com indiferena, o que causa na maioria das vezes a indisciplina nas salas de aula [...]. [...] o professor trabalha com a sensao de que o aluno no cr no que aprende, demonstrando indisciplina e menosprezo pelo o que o professor se prope a fazer durante a aula. Por outro lado, os

108

alunos mostram-se cientes de que o professor, por no desenvolver um programa global, contnuo e progressivo [...], no se sente vontade para cobrar dos alunos os contedos de forma mais efetiva, por estar consciente do provvel fracasso dos mesmos. Gasparini (2005, p. 173) Falhas no ensino de lngua estrangeira na escola devem existir, mas a forma como o ensino de ingls no contexto escolar aparece nos dizeres aqui analisados contribui para a perpetuao das relaes de poder existentes na sociedade brasileira. [...] Na anlise aqui empreendida, foi possvel identificar uma discursividade que configura o ensino de lngua inglesa no contexto escolar como deficiente e precrio, configurando tambm os cursos particulares de idiomas como os nicos lugares onde o ingls pode ser aprendido de forma eficaz. Nessa direo, pudemos tambm constatar que professores e alunos de lngua inglesa na escola so, com freqncia, construdos como incapazes e ineficientes. Por outro lado, foi possvel identificar dizeres que constituem o ensino de ingls no contexto escolar como algo que pode ser efetivo graas aos superpoderes do professor, como se fosse possvel ao mestre fazer at mesmo o impossvel para solucionar os supostos problemas de ensino de lngua inglesa na escola.

Santos (2005), ao obter depoimentos de professoras e supervisoras1, acerca da incluso da lngua inglesa nas sries iniciais em escolas estaduais e municipais do interior de Mato Grosso, concluiu que a crena dominante relacionava as dificuldades dos alunos, em relao aprendizagem da lngua inglesa na 5 srie, falta de familiarizao com a lngua. O cerne da questo para que o ensino da lngua inglesa tenha sucesso comear mais cedo, familiarizando as crianas com a nova lngua via atividades ldicas, apresentando sons e vocbulos, incentivando as crianas ao prazer e no ao desprazer de aprender. Obviamente, essa crena baseia-se em uma outra: a de que o modo de ensinar e o processo de aprender a lngua inglesa,
1 Referimo-nos a depoimentos de 03 professoras e de 03 supervisoras, participantes da pesquisa de natureza qualitativa de Santos (2005).

109

a partir da 5 srie, pautam-se por uma histria de dificuldades e insucesso dos alunos. Todavia, o resultado da pesquisa realizada por Santos tambm apreendeu uma voz pouco audvel no universo escolar que se ope voz da escola: a voz dos pais. Eles demonstraram estar a par das vantagens em usar o ingls na sociedade brasileira na conquista de um bom emprego e reconheceram o seu valor simblico para sinalizar o que chique e bonito. Diferentemente do que pensam as professoras e supervisoras, atribuindo o fracasso falta de familiarizao com a lngua, para os pais, a incluso de mais aulas de ingls desde cedo est em sintonia com a capacidade que o crebro da criana tem para assimilar cognitivamente as informaes. Os pais acreditam na capacidade de aprendizagem de seus filhos e desconfiam que o ensino de ingls, oferecido pelas escolas pblicas, no suficiente para o grau de proficincia que desejam para seus filhos, em contundente contraste com o que pensam as professoras e supervisoras das escolas investigadas. Para elas, a incluso do ingls mais cedo serve para sanar deficincias de aprendizagem dos alunos geradas pelo que chamam do baque da 5 srie, quando os alunos so compelidos a lidar com graus de complexidade atribudos ao ensino da escrita e da gramtica. Dito de outro modo, se h, por parte das professoras, uma suspeita na capacidade intelectiva das crianas sugerindo que elas no aprendem na 5 srie, em contrapartida, os pais confiam na habilidade de aprender de seus filhos atribuindo a causa do problema ao modo de ensinar das escolas. Johnston & Nicholls (1995, p. 94), em um artigo bastante crtico do modus operandi das aulas de lnguas, retomaram o que Ira Schor (1986, p. 183) uma vez escrevera acerca da resistncia de alunos aos tipos de atividades de aprendizagem a que so expostos na escola.
Alunos resistiro a qualquer processo que no os emancipa. [...] rotinas escolares por demais conhecidas produzem esta alienao: fala de professor, instruo passiva de materiais j prontos [...] repeties mecnicas [...] a recusa de assuntos relevantes a eles, a excluso da coparticipao dos alunos no desenho do currculo e
110

governana, e o banir do falar popular a favor do uso correto (SCHOR, 1986, p. 183, em JOHNSTON & NICHOLLS, 1995, p. 94)2.

Com base nessa fala de Ira Shor, Johnston and Nicholls argumentaram que essa viso, bastante comum, se tomada literalmente, est a nos dizer que muitos alunos anseiam por ter uma voz na sua prpria escolaridade, por ser livres e construir suas prprias vidas vibrantes na escola3 (JOHNSTON & NICHOLLS, 1995, p. 94). Ouvir as vozes dos outros nos ajuda a achar as nossas prprias vozes. Ao reviver esses episdios e relatos apresentados at aqui, podemos perceber discrepncias entre conhecimento pessoal (voz pessoal) e conhecimento escolarizado (voz da escola) referentes ao uso/aprendizagem de lnguas. As vozes ouvidas nos episdios abrigados no cotidiano convivial das transaes sociais fora da escola nos levam a crer que as vozes de alunos e pais vibram fora da escola, mas no podem ser escutadas dentro da escola. Aqui, vozes so entendidas ao modo de Bakhtin, conforme citado em Johnston & Nichols (1995, p. 94), de personalidade falante, conscincia falante, no simplesmente a voz fsica ou audvel, mas as vises de mundo que so conflitantes, refletindo o ato de que no so de livre escolha e se desenvolvem dentro de transformaes sociais em andamento. Assim, neste artigo, pretendemos dar voz aos pais e alunos. A nosso ver, a escuta da voz do outro nuclear para estabelecermos um currculo alternativo que vislumbre a natureza do conhecimento como socialmente negociado e pessoalmente
No original: Students will resist any process that disempowers them . . . Familiar school routines produce this alienation: teacher-talk, passive instruction in pre-set materials . . . mechanical drills . . . the denial of subjects important to them, the exclusion of student co-participation in curriculum design and governance, and the outlawing of popular idioms in favor of correct usage. (SCHOR, 1986, p. 183 em JOHNSTON & NICHOLLS, 1995, p. 94). 3 No original: Taken literally, this vision, which is common enough, implies that most students yearn to have a voice in their own schooling, to be free and to construct their own vibrant lives in school. (JOHNSTON & NICHOLLS, 1995, p. 94).
2

111

relevante para professores e alunos. Quer dizer, precisamos lanar mo da construo de um trabalho coletivo, envolvendo no s as vozes de diretores, supervisores, professores, livros didticos e autoridades governamentais, mas tambm as de pais e alunos. Ademais, em linha com os princpios dos Novos Parmetros Curriculares e parafraseando Lincoln (1995), h de se buscar uma perspectiva de ensino que viabilize um processo complexo de reflexo sobre a realidade social, poltica e econmica. Se quisermos colaborar no processo de uma educao libertadora e emancipatria, almejando uma sociedade economicamente vivel e democrtica, precisamos viabilizar uma escola que acolha a participao ativa de seus membros e aceite habilidades de pensamento crtico que vo alm do que a escola tem oferecido at agora.

2. Na escuta das vozes de pais e aprendizagem de ingls na escola pblica

alunos

acerca

da

Dias (2006), uma das autoras deste artigo, se props a realizar uma pesquisa, via observao participante e entrevistas informais no contexto de uma escola pblica de ensino fundamental, com o propsito de examinar o que os atores da escola (supervisoras e professoras) e da comunidade (pais e alunos) pensam acerca do ingls na sociedade e de seu ensino na escola pblica. Tentaremos, pois, explicitar as vozes de pais e alunos4 em contraponto s vozes da escola para mostrar como interpretaes preconceituosas poderiam/podero ser evitadas se houvesse/ houver maior aproximao entre escola e comunidade. Tendo em vista a alteridade, Dias mostrou que possvel vislumbrar possveis ns de tenso (ou frices lingsticas, culturais e sociais), quase sempre invisveis, a permear a relao entre a escola e a comunidade. Nos dizeres de Dias (2006, p. 24), no
4 Referimo-nos a entrevistas realizadas por Dias (2006), em pesquisa de natureza qualitativa, com 09 pais, 08 filhos/alunos e 06 atores da escola (04 professores, 01 coordenadora e 01 diretora).

112

ensino de qualquer lngua, seja ela materna ou estrangeira, importante considerar os anseios sociais dos participantes envolvidos no processo de ensinar e aprender a lngua para melhor compreender o sucesso e as dificuldades de aprendizagem. Conforme aponta Mafesolli (1988, apud DELLA JUSTINA, 2006, p. 19-20), o discurso sobre o social deve saber escutar o discurso do social salvaguardando a representao de uma sociedade plural e dar ateno multiforme vida cotidiana. Entre as suas descobertas, feitas pelo trabalho de Dias, interessa-nos realar um dos aspectos conflitantes entre vozes da escola e vozes da comunidade, presentificado na noo de mundinho a permear as falas dos atores da escola para designar a populao do bairro em que a escola estava situada. A noo de mundinho se explicita mediante os seguintes tipos de enunciados: Quem no sabe ingls, est fora do mundo; Tudo que algum precisa fazer precisa de ingls sob o peso de ficar parado no tempo, de a gente ficar pra trs; Tudo hoje por computador, tem at nibus computadorizado e melhor nos adaptarmos a esse novo mundo globalizado ou seremos atropelados; Aqueles que souberem nadar [leia-se falar ingls], podero usufruir os bens culturais5. Por meio desses enunciados so notrios os efeitos do discurso da globalizao e das transformaes tecnolgicas, que na viso dos participantes da pesquisa, compe uma dicotomia entre mundo-moderno e mundinho. Para eles, a lngua inglesa o veculo que leva o indivduo a se inserir na modernidade-mundo (ORTIZ, 2003), a estar apto a ter sucesso na competio por um bom emprego. a ponte que liga o cidado ao mercado de trabalho. Essa crena oferece o contraponto de que, sem conhecimento da lngua inglesa, o indivduo no se insere na modernidade-mundo, no participa de setores profissionais que se modificam continuamente, tendo em vista os movimentos econmicos decorrentes do processo de internacionalizao de empresas, dos avanos tecnolgicos que mundializam idias, culturas e consumo. Assim sendo, para os atores da escola, o
5 Os termos e expresses contendo aspas referem-se fala dos protagonistas da pesquisa de Dias (2006).

113

mundo parece estar dividido em dois, global x local. Esse ltimo, na viso dos atores da escola, o mundo dos pais e alunos, emblematicamente caracterizado na noo de mundinho. emblemtico o retrato que a diretora faz do bairro onde est localizada a escola. Ela descreve que o bairro est muito distante do centro e a escola est cercada por mato. As condies das casas da comunidade so to precrias que parecem estar na idade da pedra, o pessoal ainda cozinha em fogo lenha, falta gua e comum ver mulheres com lata na cabea. Na sua voz, a distncia em quilmetros passa a adquirir o sentido de distncia entre as classes sociais em relao aos bens vitais para a sobrevivncia at aos bens de consumo, como a ausncia de aparelhos eletrnicos (computador, vdeo, TV) nas casas, tidos como bens necessrios para ter acesso a informaes e conhecimento. O fato de os alunos viverem em um mundinho, retratado fsica e metaforicamente como distante, isolado dos avanos tecnolgicos e do mundo globalizado, na viso da diretora, refora a crena de que aqueles que no sabem ingls esto fora do mundo. Quer dizer, passa, tambm na voz da diretora, a idia de atraso cultural. Os atores da escola, ao pensarem linearmente na histria, pensam que os pais e alunos ainda no chegaram modernidade, isto , o espao-tempo da comunidade no o da modernidade-mundo, mas da arcaicidade. A escola passa a ser para os atores da escola o nico espao capaz de libert-los do seu mundinho, aquele sem o alcance a informaes, ao computador e a bens de consumo.
[...] Ele talvez ainda no tenha acordado de que forma ele quer chegar perto da tecnologia, do conhecimento, mas eu acho que no fundinho todos eles tm essa ambio. Ento, ns temos que estar trazendo essas informaes aqui para a escola, pra perto deles, para que eles tenham interesse em estar saindo desse mundinho. Mundinho que eu digo em termos de informaes. (ENT. 23/03/05 Diretora) (DIAS, 2006, p. 63) E tem mais, tem aluno que nunca saiu do bairro, nunca foi ao shopping, por exemplo. Cinema, se temos 220 alunos, se cinco foram muito. Alguns trabalham, pegam

114

o dinheirinho deles, que pouco, mas eles so, mas uma minoria. A maioria nunca foi. Voc no foi ano passado, n? No passeio. Ento, ns levamos os alunos ao shopping, levamos duas turmas, fizemos uma cota e compramos um lanche do MaCDonalds para cada um. Voc precisava ver o olhar deles. No sei nem te explicar. Mas alguns no queriam nem entrar, parece que se sentiam pequenos perto daquilo tudo. Nossa. A impresso que eu tive que eles se sentiam pequenos diante daquilo. (ENT. 23/03/05 Diretora) (DIAS, 2006, p. 63) . . . O problema que eles no tm acesso a nada. No tem computador, no saem de casa. S ficam aqui no bairro. Ficam limitados na TV e na danadeza. Hoje em dia o Ingls muito importante. Basta olhar o mundo. Tem a globalizao. Se no sabe Ingls fica mais limitado ainda (...).(NC.09/11/04Coordenadora). (DIAS, 2006, p. 63) . . . Essa nossa clientela um pouco afastada. Por exemplo: no tem contato com um computador, com Internet, porque, normalmente, o aluno que usa a Internet, usa o computador ele reconhece a necessidade de aprender uma lngua, porque ali o obriga com vrios termos, vrias palavras. Eles vivem num ambiente muito voltado para a comunidade local. (ENT.28/03/05 Professora de Ingls) (DIAS, 2006, p. 63)

O computador e o ingls adquirem nas falas dos atores da escola um sentido de incluso no mundo desenvolvido, na era tecnolgica e moderna, um mundo que tem tudo em contraposio a um mundinho que no tem nada. Em outras palavras, ressalta-se, na voz da escola, a viso prpria do colonizador em que a diferena lida como carncia. A distncia fsica do bairro onde se localiza a escola e, em conseqncia, a distncia social que isola os membros da comunidade dos bens de consumo, como o computador e a prpria lngua inglesa, nos remetem ao conceito de distncia como um produto social, discutido por Moita Lopes (2003, p.18). Segundo o autor, nesse caso, a extenso dessa distncia depende da velocidade, da mobilidade que se tem para venc-la. Se no se

115

tem como pagar pelo acesso aos veculos capazes de vencer tal distncia, de acordo com o discurso da modernidade-mundo, o resultado a excluso do mundo. Os atores da escola, portanto, ao atriburem alto crdito lngua inglesa, que funciona como moeda de troca no mercado lingstico e simblico, acabam por localizar os alunos da escola em um mundinho local, fora do mundo global. Curiosamente, Dias observou durante sua permanncia na escola, que a diretora, como ela mesma declarou em seus depoimentos, no tem prtica em operar computadores. O mesmo ocorre com a coordenadora e outras professoras. Em geral, os textos, como por exemplo, bilhetes para os pais e planejamentos de aulas, eram manuscritos. Os ofcios e relatrios que precisavam ser digitados eram rascunhados e entregues a um funcionrio para digitao. Observou tambm que elas no tinham o hbito de acessar a rede mundial de computadores. Ao perguntar-lhes se costumavam ir ao cinema, obteve como respostas de vez em quando, s vezes. Contudo, nem por isso elas se proclamaram fora do mundo globalizado. Ademais, com exceo da professora de ingls, as outras entrevistadas no sabem ingls. E isso, claro, parece no as ter impedido de estar e permanecer no mercado de trabalho. Pode-se inferir, tambm, que, se para conseguir um emprego, seria necessrio saber ingls, a docncia uma exceo. O mesmo ocorre com relao a operar ou no computadores e acessar a Internet. Paradoxalmente, os atores da escola, embora no falem ingls, no usem computadores ou busquem acessar a Internet, vem-se dentro do mundo globalizado. Para eles, o mundinho se restringe, portanto, comunidade local. Talvez, tal viso decorra da compreenso de que possuem um nvel maior de escolaridade, por residirem em outros bairros, por disporem de recursos financeiros que lhes possibilitem acesso s informaes. O fato que esses atores no se incluem no mundo da comunidade, contribuindo com a crena de que existe uma ruptura entre o mundo da escola e o mundinho da comunidade. Os atores da escola se vem inseridos num mundo mais amplo, como o daqueles que falam ingls, apesar de no o fazerem.

116

Passemos, ento, a ouvir o que contaram os pais e filhos/alunos entrevistados pesquisadora. Ao contrrio do que possam pensar as supervisoras e professoras, de que o mundinho os mantm isolados dos valores do mundo globalizado, seus enunciados abaixo evidenciam que os atores da famlia compreendem o prestgio atribudo ao ingls pela sociedade brasileira e sua funo instrumental para obteno de profissionalismo e conhecimento formal e para a empregabilidade e o sucesso profissional.
Pesquisadora: Voc falou em aprender a falar, aprender ingls, na sua opinio o que seria ou aprender uma outra lngua, seria s falar? Celina: No... No seria s falar, mas assim... alm de falar e saber comunicar, saber usar mesmo a lngua, n? E poder tambm, atravs dessa lngua, poder servir pra alguma coisa... pra um trabalho, pra escola, pra uma profisso. preciso saber ingls pra arrumar bons empregos, ter bons salrios e mudar de vida. No aprender por aprender, mas aprender tambm pra poder servir no futuro, n? No ficar aqui aprender por aprender e deixar de lado. (ENT.18/12/04, Celina, Me) (DIAS, 2006, p. 67) Pesquisadora: E voc acha que quem sabe ingls tem mais oportunidade de trabalho? Nica: Tem. Tem. Tem sim. Tem muitas empresas que j exigem o ingls. A, se voc no souber... n? (ENT.18/12/04 Nica, Me) (DIAS, 2006, p. 68) Pesquisadora: Nesse caso, voc acha as oportunidades so melhores para quem falar ingls? Celina: Eu acho que quem fala ingls pode escolher entre os melhores empregos. Eu no duvido disso no. Entre um que fala... vo duas pessoas disputar a mesma vaga... um fala... um fala ingls, o outro no. Eu acho... eu acredito que vo escolher quem fala. Emprego bom sempre exige, n? Exige ingls, exige informtica... Eu acho, n? (ENT.18/12/04 Celina, me) (DIAS, 2006, p. 68)

117

Os pais acreditam que Querer estudar ingls sonhar alto, isto , pensam que, mediante a aprendizagem efetiva da lngua inglesa, seus filhos possam ter uma vida melhor, possam viajar ao exterior, possam ter uma profisso de sucesso.
Pesquisadora: Voc acha que importante para o Carlos estudar ingls? Celina: Eu tenho assim esse pensamento, eu no sei ele, n? Pra mim seria assim, no futuro no sei que profisso ele gostaria, mas eu pensaria que ele poderia estar viajando pra se especializar fora do pas. A lngua estrangeira seria fundamental, n? De fundamental importncia pra ele e at profissionalmente mesmo, n? Pra ele, eu acho, j penso muito longe no sei de repente eu posso estar sonhando muito alto, n? (ENT .18/12/04 Celina, me) Pesquisadora: Que importncia pode ter o ingls para seus filhos? Marlon: Olha, Dona, o que a gente quer dar estudo, coisa boa pros filhos e no futuro, hoje j, t todo mundo falando ingls. Eu acho que eles vo precisar. Pra viver melhor. o sonho, o gosto da gente. (ENT. 20/12/04 Marlon, pai) Pesquisadora: Voc disse que tem um sonho, voc poderia me contar, ou segredo? Nica: Meu sonho, assim... minha vida dedicada a essas crianas. Eu quero ver esse menino, assim... formado, falando ingls, viajando, ganhando bem [...] (ENT.18/12/04 Nica, me) Pesquisadora: Estudar ingls, a senhora acha que vai fazer alguma diferena na vida da Anglica? Marlene: Eu acho que vai. Vai sim. MH: Por qu? Marlene: Ela sonha desde menina ser advogada. De um tempo pra c ela t com muita vontade de estudar Ingls. Eu acho que bom. Bom, n? Ela t fazendo informtica j. Eu assim... sonho pra ela um futuro melhor que o nosso. Ah! Uma advogada que fala ingls, eu o Joo

118

vamos ficar muito orgulhosos. (ENT. 05/12/04 Marlene, me) Pesquisadora: E o senhor, Sr. Joo, o que o senhor acha? O Senhor concorda? Joo: Vai ser um orgulho. Orgulho mesmo. Eu sonho com essa menina falando ingls at pelo cotovelo. (ENT.05/12/05 Joo, pai)

Os alunos tambm acham que se conseguissem ou pudessem aprender ingls, seus sonhos poderiam se realizar.
Pesquisadora: Voc j teve contato com alguma pessoa que fala ingls? Anglica: [...] Tinha um intrprete l com eles. Fiquei imaginando eu, intrprete deles. Imaginando como seria bom eu saber falar ingls e ta l, l no mirante falando com um monte de americanos. (ENT. 05/12/04 Anglica, aluna) Pesquisadora: O que voc pretende estudar na faculdade? Anglica: Meu sonho mesmo ser advogada, mas poderia ser intrprete at eu me formar em advocacia. Seriam dois sonhos. E eu posso ir pros Estados Unidos defender o povo l. meu sonho tambm. (NC 08/12/04 Anglica, aluna) Pesquisadora: Voc j terminou a 8 srie, j est no ensino mdio e depois, quais so seus planos para o futuro? Voc pretende continuar estudando? O que voc pretende fazer quando terminar? Lia: Eu quero falar ingls. Meu sonho ser como a professora Cida. Quero ser professora de Ingls. Quero estudar ingls. Eu sei que sonhar alto, mas eu quero. Eu sonho alto. (NC. 22/02/05 Lia, aluna)

Os pais e seus filhos compreendem que estudar ingls (ou apenas o estudo per se) pode oferecer-lhes um meio para superar dificuldades financeiras e conseguir ter um padro de vida mais condizente com seus desejos. Mas, ao qualificarem que aprender ingls sonhar alto, demonstram estar cientes de que

119

muitos obstculos devero ser superados ou podero at mesmo no ser. Nesse caso, o sonho ou a esperana no se tornar realidade em virtude de uma outra crena que adquire um tom contundente a rebater o sonho e a esperana: a de que No se aprende ingls na escola, meio assim pra tapear.
... O Marcelino quer fazer um curso desse negcio... de ingls. A... a eu... assim... por mim.... por minha pessoa... eu acho que no curso que ele vai aprender mesmo. Na escola, no aprende na escola no, na escola meio assim pra tapear, pra dizer, n? (ENT.20/12/04 Marlon, pai) Ns temos vontade de colocar ela... e os meninos tambm... para fazer um curso. Desses que a gente escuta falar. Na escola... no vamos dizer que no aprende, s acho que no o mesmo tanto. (ENT04/12/04 Marlene, me) Eu acho que no. ... teria que fazer um curso mesmo, numa escola particular para ter um ingls fluente. Eu acho que a escola pblica deixa muito a desejar. (ENT. 18/12/04 Celina, me) Eu quero que eles sejam algum na vida, na sociedade, assim.... Ento o ingls vai ajudar. Mas na escola, eu acho que no aprende muito no. Eu sempre pergunto, no se ele no quer falar, mais ela fala que no sabe nada. (NC. 20/12/05 Marina, me) Aprender, aprender, acho que no aprende no. Um pouquinho s, eu acho, n? Seria bom fazer um curso... desses cursos de ingls... desses caros. Eu vejo assim... na escola ele estuda, estuda e no vejo que aprendeu, n? talvez fosse bom estudar assim... fora da escola, noutro lugar. Eu penso assim, n? No sei se estou certa. ( ENT.18/12/04 Nica, me)

A descrena no ensino de ingls na escola pblica, por parte dos pais, um eco do discurso dos atores da escola tambm. Contudo, as professoras e supervisores ampararam-se

120

em asseres atenuadoras tais quais os alunos aprendem ingls na medida do possvel, talvez na tentativa de preservarem a prpria face. Os enunciados acima tambm revelam que para os atores da famlia, a efetiva aprendizagem de ingls est localizada em outro local: nos cursos livres de idiomas, isto , fora da escola regular. Se eles pudessem pagar, seus filhos estudariam nessas escolas. Os pais acreditam que esse tambm seria o lugar ideal para os seus filhos perseguirem o sonho de aprender ingls e supostamente ter uma vida melhor. Alm do mais, no seu estudo, Dias observou que em contraponto voz da escola que retratou os pais como ausentes ou incapacitados (pela baixa escolaridade) de acompanhar ou incentivar seus filhos, a voz da famlia est sintonizada, atenta com o estudo e futuro de seus membros, como podemos verificar nos enunciados abaixo em que os pais dizem verificar se seus filhos esto estudando.
Acho, a escola no exige...no t exigindo que o aluno fale ingls... que ele fale mesmo. Antigamente quem estudava... tinha latim... e tinha que saber... Tem um primo meu que estudou no colgio dos padres e ele... ele contava... teve que decorar um negcio... uma tal de... de... (Declinao? Perguntei). Isso esse negcio de declinao. Hoje em dia no vejo as crianas estudando. No vejo decorando nada. Nem to preocupado. (NC.04/12/04 Joo, pai). Eu no sei se o professor, eu tiro por mim quando eu estudei ingls, assim os professores tem assim, ah os alunos da escola pblica, se eu for ensinar da maneira correta eles no vo conseguir aprender, ento, ensinam assim, nmeros, ... dias da semana, frutas, assim animais, assim mais eu no sei se a professora, eu acredito que eles devam saber, mas acho que por ter aquela viso assim... Ahmm... o aluno da escola pblica no vai conseguir aprender se eu for ensinar como se deve ser. A pesa por esse lado, n? De achar e no tentar, n? (ENT. 18/12/05 - Celina, me)

121

A me Celina, no ltimo trecho acima, vislumbra que talvez o problema da no-aprendizagem de ingls esteja no fato de os professores no acreditarem que os seus alunos possam aprender. De fato, essa crena de senso comum nas vozes dos participantes da escola encontra ressonncia em resultados de pesquisa realizada por psiclogos sociais. Rosenthal & Jacobson (1968a, 1968b) mostraram que o conceito da profecia da autorealizao (self-fulfilling prophecy), isto , a expectativa inicial que uma pessoa tem sobre o comportamento de outra, de alguma forma, sutilmente influencia a sua concretizao. Esses autores realizaram uma pesquisa experimental com professores de 18 turmas de uma escola primria. Aleatoriamente, escolheram algumas das crianas (20%) de cada sala e disseram aos professores que elas eram alunos auspiciosos (intellectual bloomers) e que teriam desenvolvimento notvel durante o ano. Os resultados mostraram que esses alunos alcanaram dois pontos a mais no QI de habilidade verbal e quatro pontos no QI em geral. Aparentemente, os alunos auspiciosos fizeram o que os professores esperavam deles. Dessa forma, a concluso do estudo de Rosenthal & Jacobson apontou que altas expectativas levam a alto desempenho; baixas expectativas a baixo desempenho. A voz saliente da famlia a de que o essencial para eles que seus filhos estudem, pois o estudo em si que lhes possibilitar a realizao pessoal e profissional. Os pais, como no estudaram, no puderem ter emprego fixo, trabalhar em firmas ou ter uma vida melhor, fazem todo o sacrifcio para que os seus filhos possam estudar. Escola/estudo sinnimo de vida melhor (em comparao com a que eles tm), por isso, no cansam de dizer aos filhos: Estuda, meu filho estuda.
Eu limpo cho. s vezes ele pede alguma coisa para mim e eu no posso dar. Se eu tivesse tido a oportunidade, quando eu era mais, jovem, antes mesmo de me casar e de eles nascerem, hoje a gente teria uma vida melhor. No passaria tanta dificuldade. Se eu tivesse estudado daria uma vida melhor para meus filhos. Sempre digo isso pra eles. (ENT.18/12/04 Merelim, me)

122

Para ns que somos pobres, a escola a nica esperana. (ENT.20/12/04 Marina, me) Eu sempre falo para ele: estuda meu filho, estuda. (ENT. 07/12/04 Adelina, me) Eu no estudei. Fui burra. Fui casar, arrumar filho... Agora no tenho como voltar porque tenho que trabalhar para terminar de criar os meninos. Mas eu quero que eles estudem. No quero que fique como eu. [...] Eu falo pra eles estudar, pra me ajudar mais tarde. [...] Eu ganho muito pouco e tivesse estudado, eu acho... Ah... acho que poderia ter um emprego decente, dar mais coisas pra eles [...]. (ENT.18/12/05, Nica, me) O estudo faz falta, dona. A gente trabalha a de sol a sol e no vence. Se ns tivesse estudado, a senhora v, a gente, quem sabe, praticamente, a gente tivesse mais condio. (ENT. 20/12/04 Marlon, pai)

Se, por um lado, os pais depositam f no estudo como nica sada para um futuro melhor, por outro, revelam tambm o quanto a escola pblica que seus filhos freqentam pode fazer por eles: quase nada, apontando para o drama vivenciado pelas classes menos favorecidas. Na fala dos atores da famlia, podemos perceber o jogo conflitivo entre as crenas. Se por um lado, existe a f no estudo vista como sada para ter xito profissional, tambm espelhada na crena de que saber ingls ajuda a arrumar bons empregos, ter bons salrios e mudar de vida, por outro lado, essas crenas so atravessadas por duas outras noempoderadoras: a ausncia de f na escola como espao de xito escolar na escola no se aprende tambm espelhada na crena querer estudar ingls sonhar alto.

3. As ideologias a permear as vozes Os atores da escola acreditam que papel da escola retirar os pais e seus filhos do seu mundinho local e introduzilos no mundo global mediante conhecimentos e informaes que

123

s a escola possui. Todavia, os pais no se vem excludos da modernidade-mundo. Eles observam vantagens em usar essa lngua mundial, confiam em seus filhos e depositam esperana nos estudos em funo de suas experincias. Alm disso, os pais observam o uso de expresses em ingls ou em outra lngua estrangeira no seu cotidiano, nos nomes de lojas no centro da cidade, em eletrodomsticos, em programas de televiso, em rtulos de produtos e em raros contatos com pessoas que falam ingls. A ttulo de ilustrao, segue o depoimento abaixo:
Uma vez eu tava no nibus e tinha duas mocinhas falando ingls. Elas falavam e riam. Deviam estar vindo da universidade, sei l, fazendo um trabalho. Eu fiquei assim... muito empolgada, empolgada mesmo. Achei lindo! Nossa! Fiquei querendo saber... entender o que elas estavam falando. Mas eu no sabia nem que era ingls. Tinha um homem, um senhor, assim do meu lado e ele olhou e riu tambm. Ento, porque ele riu, eu tive coragem de perguntar pra ele que lngua elas estavam falando. E foi ele que me disse que era ingls. (ENT. 18/12/04 Nica, me)

A ideologia a perpassar a noo de mundinho assentada na voz da escola no compartilhada integralmente pela voz da famlia. Os integrantes da famlia no se vem fora do mundomodernidade, pois so tocados pelo contexto da globalizao econmica e da mundializao do ingls ao associarem a ele a mesma fora que associam ao estudo para os seus filhos alcanarem uma vida melhor. Tambm para eles a aprendizagem de ingls imperativa no mundo atual. Compreendem realisticamente que, como num jogo, para realizarem seus sonhos (realizao pessoal, profissional e posio social) precisam lutar e superar obstculos. E, embora os membros da comunidade tenham dito no conhecer o significado de expresses em ingls, em outros depoimentos, eles mostraram saber para que servem e isso lhes tem bastado. Mesmo no tendo muito acesso a meios de comunicao mais caros, como Internet e TV a cabo, saindo pouco do bairro e com pouco acesso aos chamados bens culturais, o ingls est no caminho que percorrem para ir ao trabalho,

124

escola e chega at suas casas. Assim sendo, podemos concordar com (ORTIZ, 2003, p. 8) que somos cidados mundiais e mesmo quando no nos deslocamos o mundo hoje se desloca, chega at ns, penetra no nosso cotidiano. Os pais, como no estudaram, no puderem ter emprego fixo, trabalhar em firmas ou ter uma vida melhor, hoje fazem todo o sacrifcio para que os seus filhos possam estudar. Se tivessem condies financeiras, os seus filhos fariam o mesmo caminho das crianas de classe mdia, pois no se aprende ingls na escola [pblica], meio assim . . . pra tapear. A viso institucional (escola) perpassando as vozes das professoras e das supervisoras contempla a realidade social por uma tica negativa, pela excluso, pela falta. O bairro est cheio de mato, os pais que no tm condies financeiras, no tm tambm escolaridade, nem auto-estima positiva. Eles esto fora do mundo e, em conseqncia, no podem ajudar os seus filhos que acabam por no ter interesse nos estudos e em ingls. Essa voz da escola fomenta a ideologia da desigualdade social por atribuir precisamente classe social dos alunos o fracasso da escola. Em tempos de globalizao, ainda est em plena fora a teoria do dficit social e cultural e de culpabilizao da vtima. Resta escola a pedagogia a pequenos passos, evidenciada na crena das professoras e das supervisoras da escola que dizem: Aprende-se ingls na medida do possvel. Santos (2005) tambm notou essa mesma crena entre as professoras protagonistas da sua pesquisa. Essa crena encontra tambm sustentao nas pesquisas realizadas por Bernard Charlot (1995, p. 22) em escolas francesas, buscando compreender as relaes das crianas de classes populares com a escola e o saber. Conforme esse autor, para essas crianas, tudo to difcil que temos que fazer uma coisinha, depois outra ou dar um passinho e depois mais outro. Charlot argumenta que tal concepo ideolgica de pedagogia demonstra ao mesmo tempo uma enorme boa vontade e um profundo desprezo pelas crianas, pois ao transformar o saber em algo simples, sem nenhuma complexidade, no resta nenhum saber, s a tarefa que as crianas fazem para passar e ter uma profisso mais tarde.

125

No sem razo que os pais da escola brasileira, investigada por Dias, acreditam que: No se aprende ingls na escola, meio assim... pra tapear), refletindo descrena e um certo grau de desprezo pela escola pblica. Como ensina, refletidamente, uma das mes, Celina, em depoimento anterior, ento, ensinam assim, nmeros, ... dias da semana, frutas, assim animais, assim mais eu no sei se a professora, eu acredito que eles devam saber, mas acho que por ter aquela viso assim... Ahmm... o aluno da escola pblica no vai conseguir aprender. Quer dizer, a escola ensina s o lxico e no a estrutura. Charlot (1995, p. 11-12) props, h mais de uma dcada, que devemos reverter a tica da negatividade pela tica da positividade. A tica da negatividade em nada ajuda a relao das crianas das classes populares com o saber e a escola. Para ele, o fato de haver um elo entre o xito escolar e a condio social no nos permite absolutamente emitir uma opinio como a de que os pais so a causa do xito ou do fracasso. Tal viso determinista, como se a questo j estivesse resolvida. Para o autor, devemos investir na tica da positividade, pois o fracasso escolar no simplesmente uma falta de xito, tambm uma experincia plena de significados que atravessa a vida do aluno. Para Charlot (1995, p. 13-14), podemos/devemos ler a realidade social no pelo negativo, mas pelo que se passa nos processos que contribuem para constru-la. Assim diz: Falar em negativo, no handicap das crianas dos bairros populares, ou falar apenas dessa maneira, reproduzir no campo da teoria e da palavra, os efeitos de dominao dos quais elas j so vtimas no campo social. Havemos de concordar que h certas prticas sociais e culturais que, ao invs de conduzirem ao empoderamento de grupos scio-economicamente desfavorecidos, contribuem para deix-los margem. A tica da negatividade proeminente em escolas pblicas uma dessas. Ela se materializa em um dos conceitos mais importantes para explicar o baixo rendimento dos alunos das classes populares: a profecia da auto-realizao (ROSENTHAL & JACOBSON, 1968), presente na metfora modernidade-mundo versus mundinho.

126

Vale ressaltar que a escuta das vozes de pais e alunos pode nos oferecer outros ngulos para refletir sobre o ensino de ingls na escola pblica e sua funo social na vida dos alunos que a freqentam, bem como sobre a responsabilidade poltica atribuda aos atores da escola, j que nas vozes dos pais ressoa o mote: Para ns, que somos pobres, a escola a nica esperana (Marina, me, 20/12/04), e, particularmente, ao nosso trabalho na universidade como formadores de professores de ingls.

Referncias Bibliogrficas CHARLOT, Bernard. Relaes das crianas de classe populares com a escola e o saber. Cadernos de Graduao, Srie Reflexes, UFRJ, Sub-Reitoria de Graduao, 1995, p. 1-38. DELLA JUSTINA, Olandina. Presena e uso de anglicismos no cotidiano brasileiro: a viso de pessoas comuns. Dissertao de Mestrado, UFMT, 2006. DIAS, Maria Helena M. O lugar do ingls na escola pblica: (des)crenas de atores da escola e da comunidade. Dissertao de Mestrado, UFMT, 2006. GASPARINI, Edmundo N. Sentidos de ensinar e aprender ingls na escola de ensino mdio e fundamental uma anlise discursiva. Polifonia, n 10, 2005, p. 173. JOHNSTON, Peter H. & NICHOLS, John G. Voices we want to hear and voices we dont. THEORY INTO PRACTICE, Vol. 34, Number 2, Spring 1995, p. 94-100. LINCOLN, Yvonna S. In Search of Students Voices. THEORY INTO PRACTICE, Vol. 34, Number 2, Spring 1995, p. 88-93. MAFESOLLI, M. O conhecimento comum. So Paulo: Brasiliense, 1988. MOITA LOPES, Luiz Paulo (Org.) Discurso de Identidades. Introduo Socioconstrucionismo: Discurso e Identidades Sociais. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 13-35. ORTIZ, Renato (1994). Mundializao da Cultura. So Paulo: Brasiliense, 2003.

127

PERIN, Jussara O. R. Ensino/aprendizagem de lngua inglesa em escolas pblicas: o real e o ideal. Pelotas: EDUCAT, 2005, p. 143157. ROSENTHAL, Robert and JACOBSON, Lenore. Teacher Expectations for the Disadvantaged. Scientific American, 218, 1968. SANTOS, Leandra I. S. Crenas acerca da incluso de lngua inglesa nas sries iniciais: quanto antes melhor? Dissertao de Mestrado, UFMT, 2005. SCHOR, Ira. Culture wars: School and society in the conservative restoration 1969-1984. Boston: Routledge & Kegan Paul, 1986.

128

Das könnte Ihnen auch gefallen