Sie sind auf Seite 1von 6

28/05/12

REVISTA EQUIPE DE OBRA

Reparos de estruturas de concreto


Veja como realizar o corte da rea com "bicheira", a recuperao da armadura, a limpeza e o preenchimento do local com argamassa ou graute especial
Reportagem: Thays Tateoka

Corroses e bicheiras em estruturas de concreto so comuns devido a falhas de concretagem, quando a mistura no ficou homognea, o adensamento deixou arestas ou, ao ser especificado, o trao do concreto no foi respeitado. Com o tempo, surgem fissuras, trincas e lascamentos na estrutura. A armadura, se exposta ao ambiente, poder apresentar corroso por causa de agentes presentes no ar. O procedimento de pequenos reparos superficiais, em concreto, de certa forma simples, mas requer que se delimite uma rea de corte, seja feita a limpeza das armaduras e seja aplicada uma argamassa polimrica ou graute compatvel com a estrutura. O graute utilizado, geralmente, para preenchimento de reparos mais profundos e pode ser aplicado em camadas com at 5 cm de espessura, sem adio de brita ou pedrisco. O produto sofre um processo microexpansivo aps a aplicao, a fim de se travar nas paredes da rea reparada. J a argamassa polimrica recomendada para preencher reparos com at 2 cm de espessura, para garantir sua sustentao e aderncia rea reparada, antes da pega do material. necessrio tambm que a rea de reparo tenha profundidade uniforme e paredes em ngulos retos (90), para melhor ancoragem do material e evitar fissurao do graute ou da argamassa. Antes de comprar o graute ou argamassa necessrio, se possvel, conhecer todas as caractersticas do reparo, tais como: os agentes causadores de corroso presentes naquele ambiente, a resistncia de compresso necessria ao material, o grau de impermeabilidade, o tempo de cura e se o produto ser fluido ou moldvel. Veremos a seguir todos os cuidados que garantem um bom resultado em pequenos reparos estruturais e a variedade de produtos existentes no mercado.
www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/23/imprime139193.asp 1/6

28/05/12

REVISTA EQUIPE DE OBRA

Graute ou argamassa? Voc poder optar por qualquer um dos dois em pequenos reparos, ficando atento principalmente profundidade do local. possvel encontrar no mercado produtos para diferentes situaes, e no existe um padro comparativo devido falta de classificao e norma regulamentadora. comum encontrar denominaes como: uso geral, de reparo, altas temperaturas, para autonivelamento etc. De maneira geral, os reparos podem ser classificados em "estruturais" e "no estruturais". Os chamados grautes e as argamassas polimricas oferecem a estabilidade e a capacidade de proteo das armaduras suficientes para reparos no estruturais. Poder ainda escolher se o produto fluido - para preenchimento horizontal ou em locais com grande quantidade de obstculos que dificultem o adensamento - ou moldvel - que permitem adensamento perfeito ou aplicao em superfcies verticais , dependendo da dificuldade de acesso ao local a ser aplicado. O importante, no reparo, preencher totalmente a rea. O acabamento com verniz ou hidrofugante facultativo, pois a maioria dos produtos em oferta no mercado j levam em sua composio componente impermeabilizante. Mas caso opte por um produto sem hidrofugante, a impermeabilizao pode ser feita depois que a superfcie estiver curada. Passo 1

Marcao da rea De lim ite a re a com um ngulo re to, de pre fe r ncia re tangular, com um a folga de 10 cm a 15 cm da re a com biche ira ou com arm adura e x posta.

Passo 2

www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/23/imprime139193.asp

2/6

28/05/12

REVISTA EQUIPE DE OBRA

Corte C orte a re gio de m arcada com disco de corte apropriado, tom ando o cuidado de e fe tuar o cruzam e nto dos corte s nos cantos do re paro a fim de asse gurar a profundidade . Isso garante m aior facilidade para a lim pe za do local. Durante o corte , tom e cuidado para no rom pe r a arm adura, se houve r.

Passo 3

Remoo do concreto deteriorado C om ponte iro e m arre ta ou rom pe dor e l trico, apicoar e e lim inar todas as re as de te rioradas, criando um a supe rfcie re gular e lim pa.

Dica

www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/23/imprime139193.asp

3/6

28/05/12

REVISTA EQUIPE DE OBRA

Para re paros com arm adura, re m ova todo o concre to e m volta da arm adura corroda de ix ando, e m se u contorno, um vo suficie nte que passe a sua m o. Para continuar o re paro, a de te riorao da arm adura de ve r e star ape nas supe rficial, pois se a pe rda for m uito grande se r ne ce ssrio consultar um e spe cialista para re alizar a substituio.

Passo 4

Limpeza da rea de trabalho A supe rfcie do concre to de ve e star ise nta de partculas soltas e da pre se na de grax a e le os. A re a de ve e star rugosa para obte r boa ade r ncia.

Ateno

www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/23/imprime139193.asp

4/6

28/05/12

REVISTA EQUIPE DE OBRA

Lim pe a arm adura com lix a ou e scova de ao para e lim inar a fe rruge m . De pois, com um pince l aplique um a cam ada de um produto inibidor de corroso (prim e r e px i, rico e m zinco) e vitando m anchar o concre to. Im portante : ante s do prx im o passo ne ce ssrio obe de ce r o te m po de cura do produto e spe cificado pe lo fabricante .

Passo 5

Preparao da mistura e da rea Um e de a a re a com a brox a e e m se guida pre pare a argam assa ou graute de acordo com a re com e ndao do fabricante .

www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/23/imprime139193.asp

5/6

28/05/12

REVISTA EQUIPE DE OBRA

Passo 6

Recomposio do concreto Im e diatam e nte aps a pre parao da m istura, aplique a argam assa na re a do re paro m oldando com a colhe r de pe dre iro. Aplique por cam adas: com a argam assa, a e spe ssura de 2 cm , e no caso do graute possve l criar cam adas de at 5 cm . O te m po de cura varia de acordo com o produto argam assa ou graute - de cada fabricante . Em m dia, cada cam ada de argam assa de m ora se is h

Fonte : TC PO (Tabe las de C om posie s de Pre os para O ram e ntos) O ram e nto no inclui BDI (Be ne fcios e De spe sas Indire tas) C onside radas Le is Sociais:127,95% (AM; BA; C E; DF; MG; PA; PE; PR ; R S; SC ) e 129,34% (R J e SP) Apoio tcnico: Sika

www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/23/imprime139193.asp

6/6

Das könnte Ihnen auch gefallen