Sie sind auf Seite 1von 11

12 Ano

Curso: Cincias e Tecnologias

Trabalho realizado no mbito da disciplina de Educao Fsica

Ttulo do trabalho: Triplo Salto

ndice:

Introduo...2

Caractersticas do Triplo Salto.3

Aptides fsicas dos atletas..6

Regras..7

Concluso8

Bibliografia.9

Introduo:

O triplo salto faz parte da competio olmpica desde a primeira edio moderna, em Atenas no ano de 1896. O primeiro campeo olmpico da modalidade foi o americano James Connolly. A prova de mulheres iniciou-se nos Jogos de Atlanta em 1996. A vencedora foi a ucraniana Inessa Kravets. Portugal pode orgulhar-se da qualidade dos seus atletas, no s a nvel do triplo salto, como tambm ao nvel de outras modalidades de atletismo. A verdade que Portugal rene um conjunto invejvel de atletas que tm trazido muitas medalhas de ouro e prata das mais variadas competies, inclusive, os Jogos Olmpicos. O marco do triplo salto em Portugal dos ltimos tempos o atleta Nlson vora, tambm praticante de salto em comprimento, que a 21 de Agosto de 2008, sagrou-se campeo olmpico, com a marca de 17,67m. Ao longo do trabalho, veremos as caractersticas do triplo salto, em que condies praticado, a tcnica de salto, algumas regras, as aptides fsicas que o atleta deve ter, entre outros.

Caractersticas do triplo salto

Figura 1: 1- Pista de balano 2- Tbua de chamada 3- Linha de chamada 4- Zona de queda (caixa de areia)

No triplo salto, o objetivo alcanar a maior distncia horizontal possvel (entre a zona de chamada e a zona de queda), numa sequncia de trs saltos seguidos. Como no salto em comprimento, ganha-se velocidade num corredor ou pista de balano (+/- 30-40 metros) e faz-se o primeiro salto sobre uma tbua de chamada. A diferena que no triplo salto a caixa de areia est mais distanciada da tbua de chamada, e antes de se aterrar na areia, efetuam-se dois saltos. Estes saltos tero de ser feitos com uma sequncia especfica consoante o p que efetua o salto na tbua de chamada, ou seja, se o primeiro salto realizado com o p direito, o segundo salto ser efetuado tambm pelo p direito (para isso, o atleta ter de fazer uma tesoura muito rpida), e o terceiro salto, ser realizado pelo p esquerdo. Em competies internacionais, a distncia entre a tbua de chamada e o incio da caixa de areia, est a 11m para as atletas femininas e a 13 m para os atletas masculinos. Os trs saltos tm uma designao especfica: 1salto (hop), 2-passada saltada (ou step) e 3salto (jump).

Figura 2: hop

Figura 3: Step

Figura 4: Sequncia de saltos no triplo salto

Figura 5: posio corporal de Nlson vora durante o terceiro salto (antes da queda)

No primeiro salto deve predominar a velocidade, enquanto que no segundo, dever existir um equilbrio entre velocidade e impulso. No ltimo salto predomina ento, a fora de impulso.

A execuo deste salto feita em condies muito precrias, pois a velocidade foi em muito anulada devido aos saltos anteriores. O ngulo de impulso muito elevado j que o atleta utiliza neste salto quase que exclusivamente a sua potncia. O segundo salto (o mais curto dos trs) realizado sob condies de maior dificuldade, j que a mesma perna que efetuou a primeira chamada tem de absorver o impacto do peso do atleta e imprimir-lhe uma nova acelerao.

Aptides fsicas dos atletas:


O lema olmpico "Mais alto, mais forte, mais longe" pode muito bem estar relacionado com os saltos no atletismo. Um atleta que pratique triplo salto deve possuir: velocidade, fora, potncia, equilbrio, flexibilidade, habilidade e deve ser robusto e alto ( volta de 1.85m). O poder de salto deve ser desenvolvido em ambas as pernas.

Figura 6: Nlson vora mede cerca de 1.85m e pesa 70kg.

Regras:

Figura 7: Exemplos de quando o salto nulo (X) ou vlido.

O salto considerado nulo se na chamada, o atleta pisar uma linha marcada com plasticina na tbua de chamada, se ultrapassar a tbua, ou uma parte do p passar o limite da tbua de chamada;

No se pode, ao saltar, cair fora da pista ou da caixa de areia; O segundo salto deve ser dado com a mesma perna que o primeiro; O terceiro salto deve ser dado com a perna contrria ao do primeiro e segundo salto;

O p inativo nunca pode tocar o solo, em exceo da queda na areia; Todos os saltos devem ser medidos a partir do ponto de queda mais prximo tbua de chamada

Concluso:
Com este trabalho, pode-se concluir que o triplo salto bastante complicado de ser executado, e como tal, necessita de uma grande habilidade, agilidade e empenho por parte dos seus atletas. As suas regras requerem, ainda, uma elevada concentrao aquando da execuo dos saltos que o definem.

Bibliografia: http://www.google.pt/ Wikipdia - http://pt.wikipedia.org/wiki/ Youtube - http://www.youtube.com/- Nelson vora recorde nacional triplo salto
Portugal

Youtube - http://www.youtube.com/- Jadel Gregorio Recorde Sul-Americano


Salto Triplo 17.90

Federao Portuguesa de Atletismo - http://fpatletismo.sapo.pt/ - Triplo Salto


COSTA, Jos David . 2012 . Jogo Limpo . Porto Editora . Porto

ROMO, Paula e outros . 2006 . Educao Fsica 2 Parte . Porto Editora . Porto

10

Das könnte Ihnen auch gefallen