Sie sind auf Seite 1von 19

TRABALHO DE BIOLOGIA

Nome: Deivis A. Pereira Turma: 3211 Noite Sala: 601

Tipos de Tecidos Animais Epitelial de revestimento (epiderme) e Glandular. Conjuntivo de sustentao (sseo e cartilaginoso); de nutrio e transporte (sangneo); de reserva (adiposo). Muscular de movimento. Nervoso de estmulos. Tecidos de Revestimento Epitelial caracteriza-se por apresentar clulas justapostas com pouca substncia intercelular. avascular pois no apresenta vasos sangneos, suas clulas recebem nutrientes do tecido conjuntivo subjacente. Classificao do Tecido Epitelial de Revestimento: Simples Pavimentoso: uma s camada de clulas achatadas. Ex: Reveste vasos sangneos. Simples Prismtico: uma s camada de clulas prismticas. Ex: no estmago. Simples Cubide: clulas cbicas. Ex: Nos tbulos renais. Pseudoestratificado: uma camada de clulas com os ncleos em alturas diferentes dando a impresso de serem ais camadas. Ex: Traquia e Brnquios. Estratificado: vrias camadas celulares. Ex: Peles, Boca, Esfago. Epiderme: Tecido Epitelial de revestimento que apresenta vrias camadas de clulas e tem por funo proteger o organismo contra entrada de microorganismos e desgaste pelo atrito. Apresenta clulas que produzem a protena melanina, para a proteo contra os raios ultravioleta do sol. Revestimento rgos internos, esto as mucosas e serosas. As serosas revestem os rgos por fora (externamente) e as mucosas por dentro (internamente).

Tecido Glandular, Tecido de secreo Tecido Epitelial Glandular: nos animais forma as glndulas que podem ser excrinas, endcrinas ou mistas. So excrinas quando eliminam suas substncias para fora do corpo. So endcrinas as que eliminam suas secrees, chamadas de hormnios para dentro do sangue ou de rgos. O pncreas, chamado de glndula mista, por que tem as duas funes: produz hormnios como a insulina que despeja no sangue e o suco pancretico que elimina para o tubo digestivo. Tecidos de Preenchimento, Sustentao Reserva Tecidos Conjuntivos: caracterizam-se por apresentar clulas mergulhadas em grande quantidade de substncia intercelular e apresentar fibras como elastina, colgeno e reticulares. Apresenta clulas como as fibroblastos, que alm de originar as outras clulas do tecido conjuntivo, so as que regeneram este tecido. Quando nos ferimos, os fibroblastos se dirigem para o local do corte. Produzindo fibras colgenas, cicatrizando-o. Tipos de Tecidos Conjuntivos A - Tec. Conj. Propriamente dito *Frouxo- possui poucas fibras e espalhado por todo o corpo; d sustentao aos rgos e preenche espaos. *Denso- apresenta maior quantidade de fibras sendo mais resistente; ocorre na derme, nos tendes e nos ligamentos dos ossos. B- Tecido Adiposo- apresenta clulas adiposas com acmulo de gordura, os lipdios, com funo de proteo trmica e reserva de energia. C- Tecido Cartilaginoso- apresenta fibras colgenas e elsticas sendo um tecido firme e flexvel. Suas clulas so os condroblastos, que alm de formar a substncia intercelular, crescem e foram as clulas condrcitos. Sendo um tecido sem vasos sangneos, suas clulas recebem nutrientes do tecido conjuntivo denso que o rodeia, chamado pericndrio.

Tipos de Cartilagens:

Hialina- encontrada na traquia, entre as articulaes sseas, no osso externo e se ligam s costelas, sendo o primeiro esqueleto do embrio que ser substitudo depois pelo tecido sseo, apresenta pouca quantidade de fibras colgenas. Elstica- ocorre na orelha, na laringe e na epiglote. Apresenta mais fibras elsticas que colgenas. Fibrosa- forma os discos entre as vrtebras da coluna facilitando sua flexidade.

D- Tecido sseo- promove a sustentao do corpo dos animais formando o esqueleto. Protege os rgos vitais e serve de apoio aos msculos para que se realize o movimento. Sua principal clula o ostecito. Apresenta canais que levam nutrientes e oxignios para suas clulas. Revestindo o osso, encontra-se o peristeo, tecido conjuntivo responsvel pelo crescimento em espessura. Com idade, os ossos perdem massa ssea, tornando-se frgeis e quebradios a doena conhecida como osteoporose. Tecidos de Transporte e Nutrio E- Tecido Conjuntivo Sangneo formado por uma parte lquida, o plasma, com protenas e gua, por onde so transportados os nutrientes vindos dos alimentos, os hormnios e os produtos de excreo celular. Como elementos figurados, apresenta as hemcias, os leuccitos e as plaquetas: Hemcias- so os glbulos vermelhos do sangue. No possuem ncleo e apresenta a hemoglobina responsvel pelo transporte dos gases at as clulas. Leuccitos- so os glbulos brancos do sangue. So responsveis pela defesa do organismo contra elementos estranhos. So granulcitos se apresentarem grnulos no citoplasma como os:
A-

Neutrfilos- atravessam as paredes dos vasos sangneos por diapedese, e no tecido conjuntivo fazem a fagocitose de vrus e bactrias invasoras.

BC-

Acsfilos- dependem contra alergias e vermes fixando-se no corpo dos parasitas e libertando enzimas digestivas. Basfilos- saem dos vasos sangneos e apresentam gros de heparina (substncia anticoagulante) e histamina (substncia vasodilatadora liberada em processos de alergias).

Quando no possuem grnulos no citoplasma, os leuccitos so agranulcitos como os:


AB-

Linfcitos- T e B que atuam no sistema imunolgico de defesa. Moncitos- podem sair dos vasos sangneos e se transformarem em macrfagos, fagocitando clulas mortas nos tecidos e invasores como bactrias e fungos.

Plaquetas- so pedaos de clulas formadas na medula ssea a partir de clulas especiais. Atuam na coagulao do sangue, interrompendo ou prevenindo Hemorragias. Cogulo- unindo-se s fibras colgenos do tecidos conjuntivo, as plaquetas formam um tampo fechando o ferimento. Tecido Linftico Forma rgos importantes na defesa do corpo como o bao e as amgdalas. Apresenta a linfa, um fludo que banha os tecidos. Recolhendo resduos e devolvendose ao sangue atravs de uma rede de vasos linfticos. Tipos de Tecidos vegetais Meristemticos- so os primeiros a se formar nos vegetais a partir da germinao de semente e por estar e constante diviso celular originam os outros tecidos das plantas (crescimento). Permanentes- se dividem em: A- Sistema drmico ou de proteo epiderme e periderme. BSistema fundamental. Parnquima (preenchimento, reserva), colnquima e esclernquima (sustentao). CSistema vascular xilema (ou lenho, transporte da seiva bruta), floema (ou lber transporte da seiva elaborada). Tecidos de Revestimento vegetal Sistema drmico- revestem externamente o vegetal e impedem a desidratao.

Epiderme- revestem as partes jovens do caule e raiz e tambm as folhas. Tem clulas vivas sem clorofila e sobre estas uma substncia impermevel, a cutina. Os estmagos existentes na epiderme das folhas so aberturas por onde acontece a troca de gases na planta. Periderme- em plantas mais velhas, constitui a casca da rvore. Apresenta o sber, formando por vrias camadas de clulas mortas e bem reforadas de suberina (protena) que alm de ser um isolante trmico, protege contra a evaporao excessiva. Tecido Glandular, de secreo Sistema secretores nos vegetais As plantas possuem o nctar, lquido aucarado produzido por grupos de clulas secretores, o nectrio. Tambm podem apresentar grupos de clulas que produzem uma secreo leitosa, o ltex. Este ao escorrer, fecha ferimentos no vegetal facilitando a cicatrizao. Tecidos de Preenchimento, sustentao e reserva sistema fundamental: Constitudo pelos tecidos: Parnquima Colnquima Esclernquima. A- Parnquima- conjunto de clulas vivas, com parede celular de celulose. Tipos de Parnquimas: Clorofiliano- ocorre nas folhas e caules jovens podendo ser palidico ou lacunoso. rico em cloroplastos que acontece a fotossntese. Reserva- situado no interior de semente, razes, frutos ou caules, armazena amido (batata) gua (cactus) ou ar (plantas aquticas). B- Colnquima- formado por clulas vivas e com celulose na parede celular. Localizando em volta dos caules e folhas, logo abaixo da epiderme. C- Esclernquima- suas clulas so mortas porque apresentam parede de celulose com deposio de lignina, uma substncia rgida e impermevel que impede a entrada de gases e alimentos. As fibras do esclernquima de muitos vegetais, como cnhamo, linho e sisal, so usadas na indstria txtil, para a produo de tecidos.

Tecidos de transporte e nutrio Sistema vascular Os vegetais apresentam tecido condutor responsvel pelo transporte da gua e sais minerais no seu interior bem como, pelo transporte dos produtos elaborados na fotossntese. Os vasos condutores so: Xilema- formado por clulas mortais com lignina nas paredes. O conjunto destas clulas formam os vasos lenhosos que transportam a seiva bruta. B- Floema- composto de clulas vivas, que no conjunto formam os vasos liberianos, por onde circula a seiva elaborada, produto da fotossntese produzida nas folhas.
A-

1. Associe as colunas, relacionando os tecidos animais e vegetais. ( 1 ) Tecido epitelial no animal ( 2 ) Tecido conjuntivo animal ( 3 ) Sangue no animal ( 4 ) Tecido sseo no animal ( 5 ) Tecido epitelial glandular no animal ( 6 ) Tecido adiposo no animal ( 7 ) Vasos sangneos ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) Seiva bruta e elaborada no vegetal Xilema e floema Epiderme Nectrios Parnquima de reserva Esclernquima Parnquima palidico

2. Complete com o nome dos tecidos que formam os seguintes sistemas vegetais: A- Sistema drmico epiderme e periderme. B- Sistema fundamental parnquima, colnquima, esclernquima. C- Sistema vascular xilema e floema. 3. Cite os 4 principais, tipos de tecidos animais: Epitelial, Conjuntivo, Muscular, Nervoso. 4. Cite os tipos de tecido epitelial: Epiderme e Glandular. 5. Cite os tipos de tecido conjuntivo: Tec. Conj. Propriamente dito adiposo, cartilaginoso. 6. D a principal funo dos seguintes tecidos animais: A- Do tecido epitelial de revestimento R- Proteger o organismo contra entrada de microorganismos e desgaste pelo atrito.

B- Do tecido epitelial glandular R- Produz hormnios como a insulina que despeja no sangue e o suco pancretico que elimina para o tubo digestivo. C- Dos tecidos conjuntivos sseo e cartilaginoso R- sse- promove a substentao do corpo dos animais formando o esqueleto. Cartilaginoso- clulas so os condroblastos, que alm de formar a substncia intercelular. D- Do tecido conjuntivo adiposo R- de proteo trmica e reserva de energia. E- Do tecido conjuntivo cartilaginoso R- suas clulas so os condroblastos, que alm de formar a substncia intercelular, crescem e formam as clulas condrcitos. A- Do tecido sangneo R- formado por uma parte lquida, o plasma, com, protenas e gua, por onde so transportados os nutrientes vindos dos alimentos, os hormnios e os produtos da excreo celular. B- Do tecido hematopotico R- tecido sangneo levar, transportar gs carbnico e oxignio. C- Do tecido linftico R- forma rgos importantes na defesa do corpo como o pao e as amgdalas. 7.Diferencie tecido vegetal meristemtico de permanente. Meristemtico- so os primeiros a se formar nos vegetais a partir da germinao (crescimento). Permanentes- sistema drmico ou de proteo. 8. Diferencie xilema de floema, quanto a funo que cada um desempenha no vegetal. Xilema- formado por clulas mortas. Funo- Formam os vasos lenhosos que transportam a seiva bruta, composta pela gua e sais minerais do solo at as folhas.

Floema- composto de clulas vivas. Funo- Formam os vasos liberianos, por onde circula a seiva elaborada, produto da fotossntese produzida nas folhas.

9. Cite os elementos que formam o sangue R- Hemcias, plasma, plaquetas, leuccitos. 10. D a funo: A- Das hemcias no sangue R- So responsveis pelo transporte dos gases at as clulas. B- Dos leuccitos do sangue R- So responsveis pela defesa do organismo contra elementos estranhos. C- Das plaquetas R- Atuam na coagulao do sangue, interrompendo ou prevenindo hemorragias. D- Do plasma R- Por onde so transportados os nutrientes vindos dos alimentos, os hormnios e os produtos da excreo celular.
11.

Cite as camadas da pele anexos, plos e unhas.

12. Para que serve ao organismo animal: A- A pele- produzem a protena melanina, para a proteo contra os raios ultravioleta do sol. 2. As mucosas- o reveste por dentro. 3. As serosas- revestem os rgos por fora. 13. Relacione as colunas, tipos de glbulos brancos e suas funes: ( 1 ) Neutrfilo ( 2 ) Acidfilo ( 3 ) Basfilo ( 4 ) Lindcitos ( 5 ) Moncitos ( 4 ) Atuam no sistema imunolgico produzindo anticorpos ( 3 ) Contm histamina que liberam nas alergias

( 5 ) Fagocitam clulas mortas em tecidos e bactrias e fungos ( 1 ) Fazem a fagocitose de vrus e bactrias ( 2 ) Liberam enzimas digestivas defendendo o organismo contra alergias e vermes.

Tecido Muscular O tecido muscular tem sua origem do folheto embrionrio mesoderme. Formadas pelas protenas activa e miosina, as fibras musculares (os micitos) apresentam a propriedade de se contrarem e relaxarem proporcionando o movimento. O sistema nervoso tambm est envolvido e quando o estmulo chega na clula muscular, ons CA++, penetram nas fibras e as protenas de actina e miosina deslizam umas sobre as outras fazendo o msculo se contrair. Cada unidade de contrao muscular recebe o nome de mimetro a fibra muscular apresenta muitos destes mimeros que se encontram ao mesmo tempo. O que cibra? Na parte interna da fibra muscular, existe uma concentrao alta de potssio e externamente uma concentrao maior de sdio. Quando o impulso nervoso chega ao msculo, estas concentraes se invertem o que provoca a liberao do clcio ocorrendo a contrao muscular. O desgaste fsico produz uma carncia destes ons de sdio e potssio e o contrado, que produz a cibra. Tipos de msculos O organismo apresenta 3 tipos musculares distintos. Tecido muscular no estriado (liso) - clulas uninucleadas - contrao involuntria - com estrias longitudinais - ocorre nas vsceras. Esfago, estmago e intestinos, nos vasos sangneos e no tero. Tecido muscular estriado esqueltico - clulas multinucleadas - contrao voluntria - com estrias longitudinais e transversais - ocorre nas costas peito, braos e pernas. Tecido muscular estriado cardaco - clulas uninucleadas - com estrias longitudinais e transversais

- contrao involuntria - ocorre apenas no corao

1. Associe as colunas: ( 1 ) Clcio ( 2 ) Mimero ( 3 ) Micito ( 4 ) Cibra ( 5 ) Msculo no estriado ( 6 ) Msculo estriado esqueltico ( 7 ) Msculo estriado cardaco ( 8 ) ons sdio ( 9 ) ons potssio ( 10 ) Impulso nervoso ( 11 ) Actina e miosina ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( 8 ) Carncia de ons faz o msculo permanecer contrado 10 ) Ocorrem em maior concentrao fora da clula muscular 3 ) Produzem o movimento ao deslizarem umas sobre as outras 11 ) Penetra nas fibras impulsionando as protenas a deslizarem 4 ) Atual nomenclatura da fibra muscular 1 ) Provoca a inverso da concentrao de ons no micito 2 ) Unidade de contrao muscular 7 ) Involuntrio s ocorre no corao 6 ) Voluntrio ocorre nos membros superiores e inferiores 5 ) Involuntrio, existe nas vsceras, como o estmago 9 ) ons em maior concentrao na parte interna do micito.

2. Complete: A- A disposio dos filamentos das protenas actina e miosina que formam a fibra muscular (micito), d origem a faixas claras e escuras, dando o aspecto de estrias. B- Para que acontea o movimento em primeiro lugar deve ocorrer um estmulo clula muscular. C- Apresentar clulas multinucleadas e estrias transversais e horizontais caracterstica do msculo estriado. D- Ser involuntrio e apresentar apenas estrias longitudinais caracterstica do msculo no estriado.

3. Explique: A- Como acontece o movimento? Formadas pelas protenas actina e miosina, as fibras musculares apresentam a propriedade de se contrarem e relaxarem proporcionando o movimento. B- Por que acontece a cibra? O desgaste fsico produz uma carncia destes ons de sdio e potssio e o msculo demora mais tempo para relaxar ficando contrado, o que produz a cibra.

Tecido Nervoso No embrio em formao j nas primeiras semanas de vida, o tecido nervoso comea a aparecer. A sua principal clula o neurnio, que capaz de receber e transmitir impulsos. Como se transmite o impulso nervoso? Quando no estiver passando impulso, o neurnio encontra-se em repouso, tendo carga eltrica positiva de ons do lado externo e carga eltrica negativa do lado interno. Ao receber um estmulo, ocorre uma inverso de cargas eltricas, formando-se o potencial de ao. O sentido do impulso nervoso sempre acontece do detrito para o corpo celular para o axnio. Lei do tudo ou nada: Um neurnio s formar um potencial de ao se a intensidade do impulso for tanta que faa despolizar e repolarizar a sua membrana. Pouco impulso de nada adianta. Sinapse: Dos dondritos ao corpo celular e ao axnio, segue-se a transmisso eltrica despolarizando e polarizando a clula nervosa. A funo destes neurotransmissores, que podem ser a adrenalina ou acetilcolina, de transmitir quimicamente o impulso nervoso de um neurnio a outro, ou de neurnios para rgos e glndulas. Alguns neurnios apresentam uma bainha envolvendo o axnio, chamada bainha de mielina. A presena da bainha de mielina acelera a velocidade do impulso vai ocorrendo mais rapidamente que numa clula sem esta bainha. Fibras nervosas- Um conjunto de axnios, envolvidos por tecido conjuntivo, forma uma fibra nervosa. Ao conjunto de fibras nervosas chamados nervos. Os nervos no contm corpo celular de neurnio, apenas axnios. Os nervos podem ser: A) Sensitivos- quando recebem o estmulo e o levam at o centro nervoso que pode ser o encfalo ou medula. B) Motores- so os nervos que trazem uma resposta do centro nervoso para os rgos. C) Mistos- quando realizam as duas funes.

Arco reflexo A cada estmulo que captamos nosso organismo precisa emitir uma resposta para tanto, o nervo sensitivo percebe o estmulo e atravs do impulso nervoso o leva at o centro nervoso, que pode ser o crebro ou a medula espinhal. Mas quando a estamos retirando, o nervo sensitivo j enviou a mensagem at a medula e o nervo motor j trouxe a resposta fazendo-nos agir rpida e inconscientemente.

Leitura Complementar Drogas e o sistema nervoso lcool- em baixa concentrao no sangue, provoca euforia, aumento da autoconfiana e diminuio da timidez ocorrendo tambm um estmulo no apetite. Num indivduo alcoolizado, os reflexos se tornam mais lentos propiciando acidentes, a fala se modifica e o equilbrio afetado. Doses altas provocam gastrites e lceras bem como problemas hepticos que envolvem para cirrose. Maconha- Ataca o humor, a coordenao motora e a memria deteriorando a capacidade de desempenhar tarefas que exijam raciocnio. Outros sintomas so secura na boca e garganta e aumento do apetite. Doses elevadas provocam alucinaes e perda de conscincia. Cocana- Sensaes de bem estar e euforia, agitao e excitao. Com o tempo, o indivduo no se contenta mais com pequenas doses, partindo para doses maiores o que passa a provocar tremores, crises convulsivas, vmitos e depresso. Nicotina- Os problemas de sade causados pela nicotina tambm so graves. Entre eles esto arritmias cardacas, doenas cerebrovascular, aumento da mortalidade pr-natal, doenas nas gengivas, perda do tato e olfato. Exerccios
1) 2) 3)

4)

5)

Qual a principal clula do tecido nervoso e que partes a compe? Clula neurnio, partes que compe dentritos, corpo celular, axnio. O que potencial de ao? Quando ocorre uma inverso de cargas eltricas. Quais so os ons que polarizam a membrana da clula nervosa provocando o impulso eltrico? So os ons de carga eltrica positiva do lado externo e carga eltrica negativa do lado interno. Onde e como acontece a transmisso qumica do impulso nervoso? Na sinapse, quando transmitir quimicamente o impulso nervoso de um neurnio a outro, ou de neurnios para rgos e glndulas. O que diferencia um nervo sensitivo de um nervo motor? Sensitivo- quando recebem o estmulo e o levam at o centro nervoso que pode ser o encfalo ou medula. Motor- So os nervos que trazem uma resposta do centro nervoso que pode ser o encfalo ou medula.

6) Do que so formados o sistema nervoso central e o perifrico? Sistema nervoso central encfalo e medula Sistema nervoso perifrico nervos e gnglios nervosos. 7) Qual a importncia do crebro, do cerebelo e do bulbo? Crebro- que controla os atos voluntrios. Cerebelo- que comanda as funes de locomoo. Bulbo- responsvel pelo controle dos atos involuntrios como digesto, respirao, batimentos cardacos. 8) Explique arco reflexo: quando o estmulo do nosso organismo precisa emitir uma resposta. 2- Assinale a resposta correta: 1) O tecido nervoso tem origem: a) Do folheto endoderme do embrio a) Do folheto mesoderme do embrio b) Do ectoderme e endoderme c) Apenas da mesoderme d) Apenas do ectoderme 2) A principal clula do tecido nervoso : a) Neuroglia b) Epitelial c) Sangneo d) Neurnio e) Nervo 3) a) b) c) Os dendritos tem por funo: Conter neurotransmissores Receber o estmulo no neurnio Transmitir o estmulo para os neurnios seguintes d) o centro da clula

4) O sentido do estmulo nervoso sempre: a) dentrito axnio corpo celular b) corpo celular dentrito axnio c) dentrito corpo celular axnio d) axnio corpo celular - dendrito

5) Quando o estmulo passa pela clula nervosa, ela se despolariza. Isto caracteriza: a) a sinapse b) o dendrito c) o neurnio d) o potencial de ao 6) a) b) c) d) Sinapse : o sentido do impulso nervoso a inverso da polaridade no neurnio o potencial de ao espao onde ocorre a transmisso eltrica do impulso e) espao onde ocorre a transmisso qumica do impulso.

7) Os neurotransmissores tem por funo: a) estimular a membrana do neurnio seguinte b) formar os nervos c) transmitir o impulso eltrico no neurnio d) conter o ncleo do neurnio 8) As vesculas contendo os neurotransmissores no final do axnio de um neurnio, s se rompem quando: a) a clula estiver em repouso b) forem atingidas pelo potencial da ao c) passagem pela sinapse d) transmitirem impulso eltrico 9) Os nervos podem ser sensitivos ou motores. A diferena entre eles : a) o sensitivo leva mensagem do centro nervoso ao rgo b) o motor leva mensagem do rgo ao centro nervoso c) o sensitivo leva mensagem do rgo ao centro nervoso e o motor, traz a resposta do centro nervoso ao rgo 10)Ao conjunto de fibras nervosas envolvidas por tecido conjuntivo, d-se o nome de : a) glicitos b) sinapse c) nervo d) vescula

Das könnte Ihnen auch gefallen