Sie sind auf Seite 1von 3

Exerccio Escrito de Filosofia 10 3

Ano Lectivo: 2009/2010 7 de Maio de 2010 3 Perodo Durao: 90m

Nome: _____________________________________________________________________________ n ____



Leia com ateno as perguntas e responda apenas ao que solicitado, de forma clara o objectiva. No responder ao que pedido ou consultar auxiliares de memria externos ao EEF fornecido pelo Docente, acarreta a anulao da questo

GRUPO I (25 pontos)

O Grupo I constitudo por 5 questes de escolha mltipla. Cada uma seguida de quatro respostas possveis A, B, C e D mas s uma delas que est certa. Na sua folha de respostas, indique claramente o nmero da pergunta a que est a responder e a letra da alternativa que considera correcta. Se escolher mais do que uma alnea a resposta ser anulada. - A cotao de cada uma desta respostas de 5 (cinco pontos). Cada resposta correcta: 5 (cinco pontos). Cada resposta errada: -2 (dois pontos). Cada questo no respondida: 0 (zero pontos). A principal diferena entre elas reside no facto de se atribuir primeira (tica) um carcter abrangente, que lhe confere a qualidade de fenmeno universal e generalizvel e segunda (moral) as caractersticas de fenmeno cultural e especfico, relacionado aos valores de cada grupo social.
GARRAFA, Volnei (2002) Biotica, Poder e Injustia: Por uma tica de Interveno

1 Esta frase procura explicar que o objecto da tica diferente do objecto da moral porque a tica: A baseia-se nas noes de bem, dever, obrigao, entre outras normas morais que exprimem os modos de pensar normalizados numa sociedade especfica. B - estuda a natureza do pensamento moral, os seus fundamentos, os problemas concretos da vida e os conceitos envolvidos no raciocnio prtico com o objectivo de determinar como havemos de agir. C estuda os princpios ou critrios com o objectivo de determinar o que devemos fazer. D reflecte sobre a vida em sociedade procurando esclarecer os comportamentos morais dos indivduos.
______________________________________________________________________________________________

2 A teoria tica deontolgica : A uma tica do dever que se baseia em fins exteriores. B uma tica formal em que a aco avaliada segundo o seu valor extrnseco. C uma tica formal que se baseia no princpio da autonomia da vontade. D uma tica material segundo a qual uma aco correcta apenas se obedecer ao dever.
______________________________________________________________________________________________

Para Kant certo tipo de aces tais como matar, roubar e mentir, so absolutamente proibidas. So aces intrinsecamente incorrectas e os deveres que as probem devem ser respeitados independentemente das consequncias e das circunstncias. 3 Escolha, entre as proposies alternativas, aquela que se refere a um imperativo categrico: A No roubes para no defraudares as expectativas de quem em ti confiou B No mintas por melhores que possam ser as consequncias. C Paga os impostos porque podes ter dinheiro a receber D No deves conduzir se tiveres bebido demasiado.
______________________________________________________________________________________________

4. Segundo a teoria da justia de Rawls: A os princpios da justia resultam de um pacto estabelecido entre todos os membros da sociedade. B o bem-estar colectivo no tem prioridade sobre os interesses individuais. C o vu de ignorncia garante a imparcialidade na distribuio de bens e regalias sociais. D o princpio da igualdade garante a inexistncia de desigualdade social, pois cada pessoa tem direito a um conjunto de liberdades bsicas.

______________________________________________________________________

Os impostos sobre os rendimentos do trabalho (a tributao) so semelhantes ao trabalho forado. Algumas pessoas julgam obviamente verdadeira esta afirmao. Tirar o rendimento de x horas de trabalho como tirar x horas a essa pessoa e for-la a trabalhar x horas ao servio de interesses de outras pessoas. NOZICK (1974), Anarchy, state and utopia. NY: Basic Books 5 Aps a leitura do texto possvel dizer que a teoria a que Nozick se refere : A o igualitarismo. C o contratualismo. B liberalismo econmico (radical). D o anarquismo.

______________________________________________________________________
GRUPO II (100 pontos)
Nas respostas so critrios a considerar: a profundidade dos conhecimentos evidenciados; a clareza e interligao dos mesmos; a redaco coerente de ideias; o uso adequado dos conceitos; o rigor no tratamento das questes; o poder de sntese; a confirmao das afirmaes feitas e a busca de originalidade.

(...) O motivo nada tem a ver com a moralidade da aco, embora tenha muito a ver com o valor do agente; pois seguramente nenhum padro tico conhecido decide se uma aco boa ou m por ser praticada por um homem bom ou mau. Mill, Stuart (1861), Utilitarismo. Lisboa: Gradiva 1 (*) Explique em que consiste o princpio tico fundamental do utilitarismo que permite justificar a correco moral de uma aco. Justifique a sua resposta. (25 pontos)
(*) No ignore o excerto, tenha-o em considerao na sua resposta.

Uma aco praticada por dever tem o seu valor moral, no no propsito que com ela se quer atingir, mas na mxima que determina (...) o valor moral da aco no reside, portanto, no efeito (resultado) que dela se espera. No pode residir em mais parte alguma seno no princpio da vontade (no motivo), abstraindo dos fins que possam ser realizados por tal vontade. Kant, I. (1998) A Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Lisboa: Lisboa Editora 2 Partindo do texto, caracterize a tica deontolgica kantiana, monstrando por que razo classificada como no-consequencialista. Fundamente a sua resposta. (30 pontos) 3 Enuncie as duas formulaes do imperativo categrico. (20 pontos)
________________________________________________________________________________________________________

Imagine a seguinte situao: Um arquitecto de Lisboa receber uma grande quantia em dinheiro se testemunhar, em tribunal, a favor do Presidente da Cmara. O arquitecto sabe que o presidente da Cmara desviou fundos camarrios para a sua conta pessoal. Pedem-lhe que oculte as provas que tem e que minta, em troca receber alm do dinheiro a aprovao do presidente para financiar um projecto de construo de casas, um centro cultural e uma vasta zona verde para os habitantes de uma zona degradada da cidade. 4 (*) A partir dos princpios da moral deontolgica de Kant e da moral utilitarista de Stuart Mill, qual a deciso moralmente correcta? Porqu? (25 pontos)
(*) Pretende-se que seja diferenciada a resposta utilitarista (material) da resposta deontolgica.

GRUPO III (75 pontos) Desta guerra de todos os homens contra todos os homens tambm isto consequncia: que nada pode ser injusto. (...) A nica maneira de instituir um tal poder comum (...) garantindo-lhes assim uma segurana suficiente para que, mediante o seu prprio labor e graas aos frutos da terra, possam alimentar-se e viver satisfeitos, conferir toda a sua fora e poder a um homem ou assembleia de homens Hobbes, Thomas (2002) Leviat. Lisboa: INCM. 1 Descreva o estado de natureza segundo Hobbes. Justifique as afirmaes que fizer. (20) 2 (*) Explique em que consiste a soluo contratualista apresentada por Hobbes para sair do estado de guerra. Justifique a sua resposta. (25 pontos)
(*) No se esquea de incorporar o excerto na sua resposta e explicar por que razo melhor o homem optar por ser governado.

No h injustia no facto de alguns conseguirem benefcios maiores do que outros, desde que a situao das pessoas menos afortunadas seja, por esse meio, melhorada. Rawls, John (1971). Uma Teoria da Justia. Lisboa: Editorial Presena. 3 (*) Exponha a teoria da justia de Rawls (baseada nos dois princpios da justia). Fundamente a sua resposta. (30 pontos)
(*) No se esquea de explicar o processo pelo qual os homens chegam ao conceito de justia.

Cotaes Grupo I (escolha mltipla) Grupo: II (4 perguntas) Grupo III (2 perguntas) Total

25 pontos 100 pontos 75 pontos 200 pontos

Bom trabalho! A Professora, Joana Ins Pontes

Das könnte Ihnen auch gefallen