Sie sind auf Seite 1von 10

IX Simpsio Interdisciplinar do LaRS:

palavras e coisas
11, 12 e 13 de maio de 2011 Auditrio Rio Datacentro (RDC), PUC-Rio

Dilogos entre o Design e a Arte Conceitual de Sol LeWitt

Luis Vasconcelos, Gentil Porto Filho, Felipe Calado, Fbio Campos e Andr Neves Universidade Federal de Pernambuco
lalv4401@gmail.com

IX Simpsio Interdisciplinar do LaRS: palavras e coisas


Rio de Janeiro: Departamento de Artes e Design, PUC-Rio, 2011. ISBN: 978-85-99959-12-1 www.simposiodesign.com.br Esta obra protegida pela lei de direitos autorais

Em considerao aos princpios que vm sendo adotados pelo LaRS, no h um formato padro para os arquivos, respeitando-se as caractersticas individuais.

Dilogos entre o Design e a Arte Conceitual de Sol LeWitt


Dialogues between Design and Sol LeWitts Conceptual Art Vasconcelos, Luis; Mestrando; Universidade Federal de Pernambuco lalv4401@gmail.com Porto Filho, Gentil; PhD; Universidade Federal de Pernambuco gentilp@uol.com.br Calado, Felipe; Mestrando; Universidade Federal de Pernambuco felipemcosouza@gmail.com Campos, Fbio; PhD; Universidade Federal de Pernambuco fc2005@gmail.com Neves, Andr; PhD; Universidade Federal de Pernambuco andremneves@gmail.com

Resumo
Este artigo discute a Arte Conceitual a partir de conceitos do Design com o objetivo de estabelecer semelhanas e diferenas quanto aos mtodos de cada um dos campos. Inicialmente o trabalho apresenta o Design como processo, para em seguida abordar a Arte Conceitual a partir de vrios autores e da obra do artista norte-americano Sol LeWitt. Por fim, o trabalho realiza uma anlise comparativa dos temas apresentados, propondo a sistematizao dos principais resultados do estudo. Palavras Chave: Design; Arte Conceitual; Sol LeWitt.

Abstract
This paper discusses Conceptual Art through the perspective of Design, aiming to establish correlations between them and highlight their main differences, especially as regards to the method in both fields. To achieve this goal, the Design is initially discussed as a process and then the Conceptual Art presented according to different authors, eventually coming to the North American artist Sol LeWitt. Finally, it is performed a comparative analysis for the theme proposed and the main results obtained are systematized. Keywords: Design; Conceptual Art and Sol LeWitt.

1. INTRODUO
A discusso sobre o que define e distingue a Arte do Design antiga e controvertida. Apesar do senso comum admitir que os termos so essencialmente diferentes, nem sempre se verifica com clareza os limites de cada um [ONOLAN 2009]. As diferenas mais notveis podem se apresentar no apenas no mbito da aparncia ou do propsito, mas igualmente quanto ao pblico envolvido, aos critrios de julgamento e aos processos de concepo [BRADY 1998]. No caso da chamada Arte Conceitual dos anos sessenta, especialmente tal como foi descrita pelo artista norte-americano Sol LeWitt, , no entanto, possvel observar semelhanas com certos processos de Design, sistematizados em modelos elaborados na mesma poca do movimento artstico [JONES 1992]. Sendo assim, faz-se necessrio realizar uma anlise mais minuciosa dos procedimentos de LeWitt com o objetivo no s de identificar as principais ideias da Arte Conceitual, mas de possibilitar uma confrontao com os mtodos do Design. Nesse caso, a leitura da obra terica do artista direciona-se principalmente para os processos de concepo nela apresentados. Alm desta Introduo, o presente artigo composto de quatro sees. Na primeira apresenta-se conceitos de Design, explorando sobretudo questes metodolgicas. Na segunda discute-se a Arte Conceitual atravs de sua histria, enfatizando a prpria obra de Sol LeWitt. Na seo seguinte realiza-se uma anlise comparativa dos dois temas anteriores para, finalmente, apontar, na ltima seo, as principais concluses da pesquisa realizada.

2. PROCESSOS DE DESIGN
No dicionrio Oxford afirma-se que o termo Design foi utilizado pela primeira vez no sculo XVI e admite-se diversas acepes. Na primeira delas o Design corresponde a um plano ou a um esquema a ser realizado. A segunda definio apresenta o Design como o projeto preliminar de uma obra de arte. Por fim, define-se o Design como um objeto das artes aplicadas ou que possui utilidade para a execuo de uma determinada tarefa [BRDEK 2005]. Morris Asimow (1968) coloca o Design como a progresso do abstrato para o concreto, constituindo um processo iterativo de desenvolvimento de problemas. A sua aplicao industrial, por sua vez, uma atividade cujo propsito direcionado ao preenchimento e satisfao das necessidades humanas, especialmente aquelas relacionadas a fatores tecnolgicos ou culturais.

Bernd Lbach (2001) argumenta que o Design pode ser descrito como uma ideia, plano ou projeto para a soluo de um problema e que o ato de Design consiste em dar corpo e transmitir tal ideia. Para tornar perceptvel a soluo do problema em questo fundamental a elaborao de modelos, esboos e amostras. O processo de Design , em resumo, apresentado como um processo configurativo. No mbito da indstria, o autor acrescenta que o Design consiste genericamente numa atividade que transforma ideias em produtos fabricveis, caracterizando-se como um processo de comunicao designer-empresrio-objeto com vistas a satisfazer as necessidades de um determinado pblico. De acordo com Bernhard Brdek (2005), o Design um processo criativo que, entretanto, no pode ocorrer em um ambiente sem informaes prvias. Cada resultado obtido emerge por meio de um processo de desenvolvimento que tem seu andamento determinado por decises e condies definidas por um amplo contexto socioeconmico. Christopher Alexander (1964) define o processo de Design como o ato de inventar estruturas ou objetos reais que apresentam novas ordens fsicas, formais e organizacionais derivadas de determinadas funes. O autor ainda comenta que, embora o problema de Design possua requerimentos que devem ser bem definidos, as relaes e interaes entre tais requerimentos fazem do Design sempre uma atividade complexa. A partir dessas consideraes, torna-se patente que o Design consiste em uma atividade criativa que costuma submeter a intuio aos mtodos de planejamento e de tomada de decises e que, forosamente, se volta para a satisfao de determinadas necessidades de um pblico especfico. Um tratamento mais detalhado do Design requer uma discusso especfica sobre certas metodologias que veem contribuindo para aperfeioar a comunicabilidade de tais procedimentos e tcnicas. A metodologia do Design contribui ativamente, assim, para o aprendizado sistemtico e lgico neste campo [BRDEK 2005]. A figura 1 traz um esquema visual que ilustra um modelo metodolgico para o Design, no qual as etapas so representadas por caixas de texto e o movimento entre elas indicado por setas.

Figura 1: esquema genrico de modelo metodolgico de Design

De acordo com Nigel Cross, a Metodologia de Design caracterizada pelo estudo de procedimentos e princpios que tm como objetivo aprimorar a prtica do Design e apresentar uma orientao voltada ao processo [CROSS 1993 apud KROES 2002]. Para Gustavo Bomfim (1995), os mtodos de Design devem ser considerados apenas como instrumentos auxiliares de trabalho, que no necessariamente conferem garantia de sucesso. O resultado de determinado projeto depende da capacidade criativa e tcnica daqueles que o desenvolvem, de modo que os mtodos oferecem apenas um suporte lgico ao desenvolvimento do produto. Segundo Norbert Roozenburg (1996), a Metodologia de Design oferece ao designer maiores conhecimentos sobre o processo de concepo atravs de modelos que estruturam o pensamento e a ao no projetar. O estudo sistemtico dos mtodos de Design tambm apresentam terminologias e regras que podem instruir objetivamente o projetista em dadas situaes [ROOZENBURG & EEKELS 1998]. Embora no fornea garantias de xito, a Metodologia de Design valoriza explicitamente o carter lgico do processo de desenvolvimento de produtos, ao se utilizar da descrio e estruturao de mtodos e tcnicas para guiar o projetista.

3. ARTE CONCEITUAL
H pelo menos duas interpretaes para o Conceitualismo na Arte. A primeira delas, com um sentido mais restrito, diz respeito a um movimento artstico que esteve ativo entre meados da dcada de sessenta e o incio dos anos setenta. A segunda interpretao se refere a princpios e prticas questionadores, surgidos nessa mesma poca, que acabaram por expandir o campo da arte e definir os rumos do cenrio contemporneo [HICKERSON 2004].

Haworth (1997) argumenta que naqueles anos havia uma busca por mtodos mais objetivos de concepo em reao pura subjetividade do artista ou simples mimetizao de dados exteriores Arte. Difunde-se e consolida-se desde ento a noo do artista como pensador e formulador de conceitos no lugar de uma imagem tradicionalmente atrelada figura do arteso [HAWORTH 1997]. Segundo os "conceitualistas", at mesmo as tendncias abstracionistas apresentavam vestgios de uma arte ocidental "ilusionista"; ou seja, fundamentavam-se na representao de elementos alheios linguagem intrnseca da arte [BATCHELOR 1999]. Ao aplicar pigmentos na superfcie plana da tela, a arte abstrata inevitavelmente estabelecia diferenas perceptivas de profundidade espacial e criava a "iluso" de espaos tridimensionais, comprometendo, dessa maneira, a sua pretensa autonomia e auto-referencialidade. Para a Arte Conceitual, em contraste, as qualidades formais da obra tornam-se irrelevantes, na medida em contribuem apenas para o entendimento dos conceitos propostos pelo artista [HICKERSON 2004]. Sol LeWitt, artista norte-americano que cunhou o termo "arte conceitual" em artigo publicado em 1967, explicita essa mudana de direo assumida pela arte na dcada de sessenta. Segundo LeWitt (1967), o objeto artstico constitui apenas uma etapa de um processo intelectual que no necessariamente deve chegar ao fim; consiste na materializao do conceito de partida do processo criativo, servindo apenas como testemunho de uma explorao temtica proposta em um determinado momento [PORTO FILHO 2009]. De acordo com o artista, a abordagem conceitual torna suprflua a execuo do objeto. Mesmo que irrealizada materialmente e seca emocionalmente, a ideia pode se constituir na prpria obra, desde que seja mentalmente interessante para o espectador. No entanto, tais artifcios lgicos podem ser explorados de modos muito diversos, surgindo tanto para camuflar a inteno real do artista como at para gerar uma situao paradoxal, em que se cria no espectador a falsa impresso de um claro entendimento da obra. De todo modo, fica evidente que o plano inicial do trabalho deve ser mantido durante todo o processo, com vistas a minimizar a subjetividade do artista [LEWITT 1967, 1969]. O mtodo de LeWitt consiste basicamente, assim, em seguir um determinado plano que deve orientar toda a execuo de obras como a ilustrada na figura 2. Embora cada projeto se mostre distinto de outros, em todos eles o artista seleciona formas bsicas e determina regras para orientar a execuo ou a soluo do problema [LEWITT 1967]. Mesmo sabendo que o uso de tais procedimentos tem como razo principal a eliminao de arbitrariedades subjetivas, a expresso soluo de problemas torna-se no

mnimo discutvel, uma vez que o ponto de partida do mtodo de LeWitt sempre baseado numa intuio, e no na identificao de um problema a ser solucionado. Apesar de apresentar este tipo de inconsistncia quando confrontadas com a Metodologia de Design, as propostas de LeWitt tornaram-se fundamentais para a compreenso da Arte Conceitual daquele perodo.

Figura 2: Sol LeWitt, Cubo Aberto Incompleto 6/13, 1974.

4. ANLISE
possvel compreender o Design e a Arte no apenas como substantivos, mas tambm como processo ativo. De maneira geral, a Arte ainda vista como o produto acabado do trabalho de um determinado artista. Na Arte Conceitual, entretanto, os passos intermedirios rascunhos, anotaes, desenhos, modelos, estudos, pensamentos e conversas so frequentemente considerados mais importantes que o resultado final [LEWITT 1967]. O processo, nesse caso, torna-se a prpria obra de Arte. J no campo do Design, precisamente o processo de concepo de solues, e no o produto final, que usualmente se considera como Design. Enquanto na Arte uma mesma obra tende a ser assimilada de diferentes maneiras, no Design tende-se a gerar um sentido nico para o pblico envolvido. A Arte, seja ela conceitual ou no, pode ser, portanto, interpretada ou sentida, ao passo que o Design deve ser compreendido. Embora almeje evitar a subjetividade do processo criativo e interpretativo, o mtodo sugerido e aplicado por LeWitt subjetivo por si s, justamente porque o artista no se prope

a detalhar com rigor lgico um processo fundado na intuio. J nos modelos metodolgicos do Design, pretende-se, ao contrrio, explicitar do modo mais claro e estruturado possvel um processo de concepo que deveria ser decomposto em etapas e passos de maneira hierrquica. Todas estas etapas so montadas em funo da primeira delas, depois que algum problema identificado, contextualizado e explorado. Visando clarificar alguns dos principais tpicos apresentados por ambos os campos de estudo, a tabela 1 esquematiza certas oposies entre o Design e a Arte Conceitual proposta por LeWitt.

Tabela1: principais diferenas observadas entre o Design e a Arte Conceitual Design Obrigatoriamente h um propsito, utilitrio Parte de um problema a ser resolvido O artefato final avaliado As ideias so desenvolvidas atravs de tcnicas recomendvel que explore emoes A execuo de carter central O mtodo de Design envolvido composto por diversas etapas distintas que seguem uma ordem lgica Iterao e feedbacks ocorrem durante o processo A forma final relevante, seja por sua adequao funo ou por aspectos de apelo visual. Valorizao da esttica Arte Conceitual No h propsito, no utilitrio Parte de um conceito ou ideia A ideia, como obra, avaliada Ideias so geradas por intuio Deve ser emocionalmente seco A execuo um assunto perfunctrio O mtodo de criao envolvido se resume a ter uma ideia a partir de um conceito e finaliz-la com a menor quantidade de etapas possveis at sua concluso Devem-se evitar ao mximo alteraes durante o processo As formas no devem chamar ateno. Devem ser simples e bsicas. Boa aparncia formal no importante

5. CONCLUSES Embora normalmente trabalhem com composies visuais e se utilizem de conhecimentos comuns, a Arte e o Design contrastam especialmente quanto motivao e ao processo de concepo dos objetos. Enquanto a primeira est mais relacionada a artefatos

estticos, concebidos segundo processos intuitivos, o segundo diz respeito a artefatos de uso, projetados segundo certas regras metodolgicas. Assim, os principais aspectos de diferenciao entre o Design e a Arte Conceitual se situam nos mbitos da motivao inicial, do uso de tcnicas lgicas e iteraes durante a concepo dos produtos, e da utilidade e estrutura formal do resultado final. O Design foi bastante influenciado pelo movimento de aproximao das cincias sociais com as cincias naturais, que visava aperfeioar e formalizar estruturas e princpios lgicos. Em relao Metodologia do Design, tal movimento contribuiu particularmente, desde os anos sessenta, para a transformao de uma parte da caixa preta em modelos visveis e comunicveis. J no campo da Arte, os mtodos de concepo no parecem ter sido suficientemente explorados, seja pelas grandes dificuldades impostas por processos intuitivos ou pela simples ausncia de aplicabilidade do pensamento sistemtico em terreno de criao livre. Apesar da Arte Conceitual de Sol LeWitt colocar em primeiro plano as relaes entre concepo, produo e recepo do trabalho artstico, a Metodologia na Arte ainda se apresenta como uma questo a ser amplamente investigada, com grandes possibilidades de gerar um impacto significativo para o campo do Design.

REFERNCIAS ALEXANDER, C. Notes on the Synthesis of Form. Cambridge: Harvard University Press, 1964. ASIMOW, M. Introduo ao Projeto de engenharia. So Paulo: Editora Mestre Jou, 1968. BATCHELOR, D. Minimalismo. So Paulo: Cosac & Naify Edies, 1999. BOMFIM, G. Metodologia para desenvolvimento de projetos. Joo Pessoa: University Press/UFPB, 1995. BRADY, M. Art and Design: Whats the Big Difference? In: Critique Magazine, 1998. (http://www.unc.edu/~jbrady/Essays/Art_Design.html) Acesso em 10 dez. 2010. BRDEK, B. Design: history, theory, and practice of product design, 1st English ed. Boston, MA: Birkhauser-Publishers for Architecture, 2005. HAWORTH, J. Beyond reason: pre-reflexive thought and creativity in art. Leonardo, Vol. 30, No. 2, 1997.

HICKERSON, C. Three Essays on Concept in Art. In: Architectural Association School of Architecture, London, 2004. (http://crhickerson.com/media/crhickerson-theoryconcept.pdf) Acesso em: 06 dez. 2010. JONES, J. Design Methods. 2nd ed. Indianapolis: Willey, 1992. KROES, P. (2002). Design Me thodology and the nature of technical

artefacts. Design Studies. vol. 23(3) pp. 287-302. LEWITT, S. Paragraphs on Conceptual Art. Artforum, Vol. 5, No. 10, 1967. LEWITT, S. Sentences on Conceptual Art. In: Art &Language, Vol. 1, No. 1, 1969. LBACH, B. Design Industrial: Bases para configurao dos produtos industriais. Freddy Van Camp Translation. Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 2001. ONOLAN, J. The Difference Between Art and Design. In: webdesigner depot, 2009. Acesso em 20 nov. 2009. PORTO FILHO, G. Arte como teoria da arte: o paradigma lingustico na arte norte-americana dos anos sessenta. In: 18 Encontro da Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas, 2009, Salvador. Transversalidades nas artes visuais - Anais do Encontro Nacional da ANPAP. Salvador : EDUFBA, 2009. ROOZENBURG, N.; EEKELS, J. Product Design: Fundamentals and Methods. 2nd ed. Chichester: Willey, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen